Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 04/25/18 in all areas

  1. Não tem haver diretamente com o clima. Mas é legal frisar que Porto Alegre teve sua orla revitalizada vai ser inaugurada em breve, e está muito bonito...
    3 points
  2. O Foreca indica tempo seco e calor nos próximos dias aqui em Umuarama. Estamos há 24 dias sem chuva. Janeiro, fevereiro e março deste ano foram chuvosos. Estou com saudade do verão:
    3 points
  3. Na única estação confiável fez 8,6C (INMET) Hoje esquentou mais por aqui, a temperatura foi de 18,1C a 30,6C e trintou no INMET também: 30,2C em Indaial.
    2 points
  4. Excelentes contribuições do Klinsmann, do Henrique e do Marcos sobre a dinâmica dos anticiclones polares na América do Sul. Para o interior da América do Sul, quanto mais continental for o anticiclone, melhor. Se não houver bloqueios atmosféricos pelo caminho, não há a necessidade de ciclones extratropicais para impulsionar o ar frio para latitudes baixas pelo interior do continente. O resfriamento é muito acentuado no Centro-oeste e Norte, e geralmente uma boa parte do Sudeste fica de fora da festa, pelos comentários já expostos pelos amigos. Como eu já comentei aqui outras vezes, as melhores MP's para a região Sudeste são aquelas de trajetória que começa continental e em seguida tomam a direção do oceano, com o núcleo do anticiclone passando "por cima" do RS ou Uruguai. As isóbaras formam um tracejado em diagonal que atinge em cheio o Sudeste. Essas também costumam ser as MP's mais abrangentes, ainda que não sejam as mais fortes para o Centro-oeste e Norte. Para uma massa polar 100% continental em toda a sua trajetória atingir em cheio o Sudeste, acredito que sejam necessários requisitos especiais. Estou falando daquelas altas polares cujo centro está no norte da Argentina e lá ficam até terminarem de se misturar com o ar quente do norte. Uma baixa pressão se formar sobre a região Sul ou SP é uma possibilidade, mas é um fenômeno raro, certo ?
    2 points
  5. Com essa semana trágica, com anomalias positivas enormes no sul, e a semana que vem, realmente, a América do sul sendo pisada sem dó. Pra ter uma ideia, essas máximas diárias de Chapecó adentrando maio, são mais altas que a própria máxima absoluta média do mês. A máxima absoluta é de 30,0 em 1984.
    2 points
  6. Mínimas abaixo dos 12°C em SC. 4,3 Bom Jardim/F.Keiser 5,9 S.Joaquim/F.Keiser 6,4 Urupema* 7,2 Urubici/Joel Faria 9,7 Fraiburgo* 9,9 Água Doce/DSoares 10,3 Painel/G.Hugen 10,4 Joinville/serra/DSoares 10,8 Frei Rogério* 11,3 Curitibanos/UFSC 11,7 monte Castelo* *Epagri 17,0°C Florianópolis/Epagri
    2 points
  7. Pior que aparentemente olhando por cima lá está normal, aqui que está sem comentários.
    2 points
  8. Várias estações, principalmente no Paraná e em Santa Catarina acumulam valores baixíssimos de precipitação em Abril:
    2 points
  9. A boa notícia é que parece que haverá uma maior sequência de ciclones no Patagônia a partir da virada do mês. Isto é FUNDAMENTAL para resfriar a TSM. O vento intenso e as chuvas (neve melhor ainda) arrancam mais calor das águas e fortalecem a corrente da Malvinas. Ademais, reparem como o Pacífico esfriou. O sul desse oceano estava bem acima da média desde pelo menos o início do ano. O ideal é que houvesse poderosos ciclones em sequência. Seria uma maravilha! Aqui 23,7° com 86%.
    2 points
  10. Os mapas acima fecham com os modelos que tenho acompanhado esses dias: o bloqueio no Uruguai não permitirá a entrada de mp´s no Brasil. A única vantagem ficará com o RS e em parte SC, que terão instabilidade a partir do dia 30 ou 1º/5. Mas mesmo assim sem frio algum. Só chuva mesmo. A única esperança está para depois da primeira semana de maio. Hoje a MetSul avisou que a primeira quinzena ainda será quente. Se a MetSul estive certa (e o mapa acima errado) talvez nem mesmo até daqui a 20 dias teremos algo significativo. Nesse caso seriam CINQUENTE DIAS sem entrar um mp!! Mas vamos ver o que vai dar. Hoje tive máxima de 29,9° sem baixar dos 61%!!! Dia terrível. Sente-se desconforto mesmo parado devido à umidade. Agora faz 24,9° com 79%.
    1 point
  11. GFS 12z: Bloqueio devastador seguido de um enfraquecimento do jato e sua consequente 'subida'? Porém só em meados de Maio:
    1 point
  12. Outro fator que ajuda num maior resfriamento no interior da América do Sul do que no Sudeste é o giro da alta polar e a presença dos Andes: com o giro anti-horário dos ventos, o ar frio encontra a cordilheira e é forçado a seguir para o norte. No Sudeste não há esse tipo de confinamento do ar frio que, além de estar raso, tem a liberdade de se esparramar pelo Atlântico ou seguir à Bacia do Paraná. Aqui 29,1° e 64%.
    1 point
  13. Eu citei a questão do relevo porque é perceptível que a maioria as massas polares continentais chegam primeiro ao Pantanal e ao estado de Rondônia do que em São Paulo, e que no seu ápice de atuação, é visível uma curvatura na diagonal inclinada na direção norte do país; as altitudes mais elevadas do Sudeste não bloqueiam totalmente o frio, apenas ajudam a drena-lo para o Noroeste do país. Para que uma massa polar avance totalmente sobre o Sudeste, sendo continental, é necessário ter um ciclone extratropical para funcionar como uma engrenagem dos ventos frios, deixando o sistema frontal mais ativo no leste do Brasil e afastando a ASAS para o oceano.
    1 point
  14. Não sei mto sobre o assunto, mas o leste da Austrália fica mais distante do centro de giro da Alta Subtropical do Pacífico Sul - fator de bloqueio, tendo um bloqueio mais no seu interior (deserto). Não é a toa que se formam ciclones por lá no verão, a 'ASAS' deles não parece ser tão forte pelo litoral.
    1 point
  15. Eu sempre fico com pé atrás nessa explicação das serras 'barrarem' o frio. Nossas elevações não são grandes o suficientes para barrar o ar frio. Se fosse assim Sao Paulo nunca esfriaria...Juiz de Fora nunca sentiria nada. Acredito eu que a explicação mais bem feita é o bloqueio da ASAS pelo oceano ou então um bloqueio continental, no centro do país. O Brasil tem uma atmosfera muito seca no inverno, tb por causa da ASAS, e por isso a umidade se perde quanto mais avança pro interior do país. Existem massas 'rasas' que não tem força suficiente pra avançar no interior do sudeste por causa de bloqueio. Nas terras planas do Acre, acredito tb ser mto mais uma questão posicional. Quando os centros polares avançam pro Oceano Atlântico, beneficiando o sudeste, eles acabam perdendo força e por isso o frio fica pífio. Ou seja, a ASAS é um grande protetor no leste do país. Pq as continentais perdem tanta força quando vão pro mar? Talvez pq não tem mais o fator 'terra' que faz o frio ser mais intenso. As marítimas, porém, são suavizadas, e trazem um frio menos intenso. Concluindo: raramente temos continentais fortes chegando no sudeste ou marítimas com poder 'semelhante' às continentais.
    1 point
  16. Isso porque a Austrália tem uma massa continental mais ao sul do que nós temos está o seu relevo possui na maior parte, baixas altitudes; o que facilita o avanço das massas polares por quase todos os paíndios, causando frio intenso inclusive no seu interior e nas áreas mais ao norte. Aqui, as tão aclamadas serras sulinas e Mantiqueira, apesar de propiciarem cenários invernais dignosde regiões mais temperadas, acabam por serem obstáculos ao maior avanço do frio sobre a região Sudeste do país.
    1 point
  17. O corredor de onde o ar frio entra no sudeste tem esfriado na ultima semana: Em compensação....
    1 point
  18. ^^ Ja voltamos a normalidade: Maximas de 12-14C e tempo instavel!!
    1 point
  19. Eu estarei feliz com dias nublados. Aqui é sol toda hora. As máximas estão matando. Quando vejo o sol de manhã já desanimo.
    1 point
  20. Hoje o dia amanheceu sob chuviscos/chuva fraca esparsa aqui em Pombal. Não choveu onde moro. Agora à tarde se formaram Cbs localizados. Um deles provocou 16,4 mm em Conceição - PB (Cemaden), localizada na tríplice fronteira PB/PE/CE. Enquanto isso, aproxima-se da costa leste nordestina um intenso Distúrbio de Leste, esperado para chegar amanhã. 1945 Z GOES 16
    1 point
  21. Saiu um boato dizendo que esse inverno seria o mais frio dos últimos cem anos,adoraria que fosse mesmo.
    1 point
  22. São Carlos, SP - INMET - Automática (86845) Instalação: 05/09/2006 Latitude: -21.980353º Longitude: -47.883927º Altitude: 859 metros
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.