Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e previsão - Abril 2009


Ricardo
 Share

Recommended Posts

INSTALADO O ABRIGO NO VALE DA NEVE, NUMA "BAIXADA" OU DEGRAU, A 1416 m

 

Agora o bicho vai pegar!

Amanhã vou pegar com o Bruno o abrigo que ele usava em Canela. :D:D:D Além de ser um legítimo radiation shield, agradeço ao Bruno pelo estímulo e o preço camarada. :D:D:D

 

No que pegar o material já instalo aqui em casa.

 

Abraços protegidos.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 759
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Tenho observado que nos últimos anos no começo de maio foi significante em relação ao frio. Até o momento o Global Acoplado não indica nada ou muito pouco em relação ao frio para o próximo mês. Eu sei que é muito cedo pra falar, mas se as previsões to tal modelo se concretizar o que esperar mais pra frente? :oops:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

INSTALADO O ABRIGO NO VALE DA NEVE, NUMA "BAIXADA" OU DEGRAU, A 1416 m

 

Agora o bicho vai pegar!

 

Vai mesmo!! Bem que o ROnaldo poderia postar aqui os dados de lá! Esta deve bater a Villa. Chuto uma normal de julho em torno de 7oC! Aquele barranco fica congelado por muitos dias no outono-inverno, mesmo sem nenhuma MP sensacional! Peguei gelo na pista em 2007 por lá as 10:30 da manhã, isso uns 6/7 dias depois de ter nevado e algo tipo 4/5 dias sem ter feito negativa na Climaterra / INMET. A Villa, pelas minhas estimativas com as temperaturas de junho, julho e agosto do ano passado (baseado na diferença para INMET e Climaterra) teria normal em torno de 7,5oC/8oC em julho.

Link to comment
Share on other sites

Tenho observado que nos últimos anos no começo de maio foi significante em relação ao frio. Até o momento o Global Acoplado não indica nada ou muito pouco em relação ao frio para o próximo mês. Eu sei que é muito cedo pra falar, mas se as previsões to tal modelo se concretizar o que esperar mais pra frente? :oops:

ate maio ainda tem muita agua pra rola ... ou melhor pouca :lol:

Link to comment
Share on other sites

Estive na praia de Atântida (pertencente à Xagrilá, 60 km ao S de Torres) e posso garantir que o frio noturno por lá foi bem significativo. A manhã de 6ª-feira foi fresca e com nuvens. A mínima ficou em 16,6° com o sensor junto à janela colado à parede. À tarde ventou moderado de SO e o céu estava limpíssimo!

 

A mínima atingiu generosos 11,7°, porém com o sensor a céu aberto junto à grade da casa. Levando em conta de ele estar espremido entre duas casas, a mínima de sábado ficou seguramente na casa dos 12,X°. À tarde passou dos 27° e a praia tinha bastante gente. O ar estava sequíssimo com u.r. abaixo dos 40%. Durante a noite anterior, toda a madrugada e todo o dia o céu estava surpreendentemente limpo!!! Céu azul como raramente se vê. Tanto nas noite de 6ª para sábado e de sábado para domingo era possível soprar a "fumacinha" da boca em torno da meia-noite. Não havia um ventinho sequer e havia névoa úmida.

 

No domingo, sim, o sensor ficou abrigado junto à casa e a mínima foi de 13,0 e a máxima de 26,5°. Começou a soprar de NE perto do meio-dia e foi aumentando ao longo das horas.

 

Para efeito de comparaão, Tramandaí, 30 km ao S, teve estes registros:

 

10/4: 15,3° - 23,2°

11/4: 13,5° - 27,5°(u.r. 25%; p.o. 1,9°!!!)

12/4: 13,9° - 25,7°

 

O frio que esperimentei lá, numa casa a 500 m da orla, foi mais intenso do que aqui em casa, onde registrei 13,5°, possivelmente na manhã de sábado (domingo de manhã as mínimas foram mais expressivas fora da área urbana e no INMET).

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa (POA) tive variação de 13,5° à 29,7° entre sexta e domingo. A mínima provavelmente foi no sábado, mesmo o INMET baixando mais no domingo (o oficial acusou 13,2° sábado e 12,3° domingo) já que o domingo teve maior efeito do ar seco na queda de temperatura e a área urbana reteu bem mais calor (http://www2.portoalegre.rs.gov.br/metroclima/default.php?reg=224&p_secao=6) O p.o. atingiu 8,7° or aqui.

 

Já a u.r. atingiu baixíssimos 32% no sábado, sendo apenas 24% no INMET!!!! :shock: :shock:

 

O termômetro no aparamento da minha namorada, a uns 5/6 m do chão e junto à parede do edifício no bairro Jardim Botânico, acusou mínima modesta de 14,4° no período.

 

Agora faz 19,6° com 68% e céu limpo. Pressão em 1013,0 mb e não há vento!

Link to comment
Share on other sites

INSTALADO O ABRIGO NO VALE DA NEVE, NUMA "BAIXADA" OU DEGRAU, A 1416 m

 

Agora o bicho vai pegar!

 

Excelente notícia, Ronaldo ! Essa daí entra para, quem sabe, competir com o Morro da Igreja ? ou já seria exagero ?

Nos dois anos de medição lá em cima, tivemos Julho/2007 com 06,5ºC de média e Junho/2008 com 7ºC de média como sendo os mais frios até agora. Será que a estação do MI ainda não mostrou seu verdadeiro potencial, ou as médias ficam por ai mesmo ? Vamos ver se o vale da neve conseguirá superar....quando fui lá, percebi a grande diferença de temperatura.

Link to comment
Share on other sites

Em Extrema com céu limpo , peguei minima de 10,8ºC na sexta, 12,7ºC no sabado e domingo com 10,1ºC.

 

Meu termometro ficou em uma baixada a 1010m.

 

Nada mal, pois Monte Verde deu 08,4 neste FDS....

 

 

Pois é Carlos, porém as máximas sexta e sabado ficaram acima dos 28ºC e domingo ficando nos 25ºC.

Link to comment
Share on other sites

Troyano, estive em Campos do Jordão à convite do João Tucci. As mínimas que peguei lá foram: 8,0C (sexta), 8,9C (sábado) e 8,1C (domingo). Todas essas medições foram feitas na casa do Tucci pela sua estação que é o meu sonho de consumo: uma Davis Vantage Pro 2. Por sinal, falei para o Tucci que achava que a sua estação estava mal localizada. Há muitas árvores de cerca de 20 metros de altura ao redor da mesma, o que prejudica a perda de calor na região onde está a estação. O ideal seria colocar a estação num outro local do fabuloso terreno que a casa possui, um local mais aberto e que certamente estaria mais de acordo com a realidade local. Qual seria esta realidade? Acho que teríamos mínimas ainda menores (devido a fata de cobertura vegetal) e máximas maiores. As médias entendo que ficariam intactas. O Dani (sim, é assim que chamam o Tucci em família, he he he) ficou um pouco receoso, pois o novo local ficaria cerca de 1 metro mais baixo que a atual localização. Ficou com medo que achássemos que ele estivesse "forçando a barra" das mínimas. Falei para ele que a nova localização estava aprovada pelos "Padrões Bruno Saraiva de Qualidade" :lol: O Tucci ficou de pensar.

 

Sobre a cidade e a região, achei um local realmente exótico. CDJ é muito acidentada. É morro e ruela para todos os lados. A cidade é uma grande e enorme baixada. Fica quase toda ela entre 1600 e 1650 nas partes baixas e vai até cerca de 1900 nas partes altas. Há um grande potencial de frio de baixada na cidade. Os morros ao redor da cidade também trazem um efeito muito bom sobre as médias da região. O sol só começa a aparecer depois das 8hs da manhã e se põe logo depois das 16hs. No inverno o sol ilumina e aquece muito pouco a região. Se somarmos isso ao grande efeito baixada proporcionado pelas noites de céu claro e secas, explica-se perfeitamente pq registra-se médias tão baixas para aquela latitude. CDJ tem um microclima que a favorece para médias de temperatura muito baixas. O grande agravante da cidade certamente é a sua latitude. É um desperdício muito grande tudo aquilo lá não ter sido erguido aqui no RS! Teríamos todas essas variáveis sendo impulsionadas pelas virtudes do paralelo 30S. Mas enfim, somos grandes azarados aqui no Brasilo no quesito latitude x altitude.... :cry:

 

Comparando CDJ com Gramado eu ainda prefiro Gramado com o cidade, porém CDJ tem algumas vantagens. A principal dela é a badalação. Aquele que quiser se "arranjar" na cidade não encontrará dificuldades. O ímpeto da juventude paulistana parece estar todo concentrado em CDJ. Há muita boate e chavecagem. Muito mais que em Gramado, que parece ser mais família que CDJ. Gramado só chega ao estágio de badalação de CDJ no festival de cinema, quando muitos jovens vão para a região.

 

Sobre a estadia, sensacional! Não poderia ter sido melhor recebido. A casa, a parceria, os demais convidados do Tucci, o astral, tudo foi realmente 10! Só faltou a geada, né, Tucci!! hehehehe

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

INSTALADO O ABRIGO NO VALE DA NEVE, NUMA "BAIXADA" OU DEGRAU, A 1416 m

 

Agora o bicho vai pegar!

 

A estação fica por ali onde fizemos uma reportagem em 2004? Onde também o Luiz perdeu um termômetro? he he

 

Se for ali, é um baixadão que faria o PHP perder seus últimos fios de cabelo e candidatar-se em SJ na próxima eleição!

Link to comment
Share on other sites

Comparando CDJ com Gramado eu ainda prefiro Gramado com o cidade, porém CDJ tem algumas vantagens.

 

Mas não tem CTG como em Soledade.

 

http://gramadosite.com.br/cultura/autor:gramadosite/id:11644/xcoluna:1/xautor:1 :D

Faz muito tempo que Soledade perdeu o cartaz de cidade tradicionalista :lol:

O que tá segurando as pontas é o setor das Pedras Preciosas :D

Mas gurizada, era o que eu temia :lol: , os hombre começarem a monitorar baixadas elevadas de SJ e arredores :lol: :evil:

Link to comment
Share on other sites

Parem de chorar e curtam os termômetros disparando!! Aqui em casa sopra aquele vento tropical de NO a 6,8 km/h e já faz 29,5° depois de uma mínima de 17,7°. U.r. em 56%.

 

---

 

Tomasini, quanto ao pessoal do MST é simples: instale uma automática e indique-a como a primeira instalação realmente fixa do movimento! 8-)

 

Abraços politizados!

Link to comment
Share on other sites

Vejam só: a mínima oficial de POA hoje foi de 16,0°; Caxias do Sul teve 16,2°. É evidente que o INMET de Caxias não reflete a realidade da cidade. Ademais, o vento NE faz um estrago nas mínimas do litoral: Tramandaí manteve vento a quase 40 km/h e teve mínima de 20,6° (auto) ao passo que Torres, onde o vento quase parou e virou para terra-mar teve mínima de 15,7° (15,5° no oficial).

 

Agora estamos fritando por aqui: faz 31,6° com 50%. Vento O a 12,2 km/h. Pelo INMET POA está com as mesmas temperaturas de Erechim e teve mínima menor que Soledade com 16,5°. Agora faz 29,1° por lá.

 

O Planalto Médio vem tendo temperaturas um tanto altas em relação ao seu potencial nesses últimos dias.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Marcos, as automáticas de Soledade e Bento estão em topo. Caxias não é automática, mas também é um topo baixo como em Soledade. Ausentes também é topo, porém é um topo alto.

 

A única automática serrana que está bem posicionada (não é topo, nem baixada) é a de Canela. Está numa longa e vasta planície, assim como toda a cidade. É planaltão.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, as automáticas de Soledade e Bento estão em topo. Caxias não é automática, mas também é um topo baixo como em Soledade. Ausentes também é topo, porém é um topo alto.

 

A única automática serrana que está bem posicionada (não é topo, nem baixada) é a de Canela. Está numa longa e vasta planície, assim como toda a cidade. É planaltão.

Sim, o dado de Caxias do Sul é da estação convencional. Sobre Soledade, é evidente que as mínimas de lá não são das áreas mais frias, mas as máximas são reais. Lá está apenas 1° menos quente que em POA no momento.

 

Agora tenho 31,8° e 49%. Show de horror!

 

Abraços tropicais!

Link to comment
Share on other sites

Muitos brasilienses foram acordaram mais cedo nesta segunda-feira e com uma visão nada animadora: carros boiando na garagem. Com o temporal que caiu na madrugada em Brasília, a água invadiu as garagens de vários prédios da Asa Norte. No prédio do Ministério da Saúde, a água chegou a 2 metros.

O volume de chuva que caiu na capital federal foi muito elevado e impressionou até os meteorologistas. De acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia choveu 98,1 milímetros, a maior quantidade registrada este ano em um período menor ou igual a 24 horas.

 

climatempo.com.br

Link to comment
Share on other sites

199i foi um ano interessante, bem que podia se repetir.

 

Ultima vez que Curitiba teve média anual na casa dos 16°C (de la pra ca todos entre 17°C/18°C :cry: ), além das super ondas de frio de abril (minima de 1°C no aeroporto, 5 geadas no mes) e agosto (se nao me engano o centro da alta chegou perto dos 1045 Mpa, neve de sobra no Rs e SC). Sem contar que maio, junho e julho, apesar de nada espetacular, se mantiveram na média, o que ultimamente, pelo menos aqui, ja é lucro hehe.

 

Cara, maio foi show! A maior acumulação de neve no BR naquele ano foi em maio na região de SJ! Ficou tudo branco, da Serra do Rio do Rastro até o centro da cidade de SJ!

 

Maio foi realmente excelente, mas neste episódio a chuva começou no final da madrugada e acabou com a festa.

 

É, mas eu já vi foto noturna das ruas de SJ com mais de 5 cm neste episódio! Caras, 5 cm ali no centro da Cidade eu mal vi em 2000... Imaginem o Cruzeiro na madruga daquele maio de 1999.

Link to comment
Share on other sites

Muitos brasilienses foram acordaram mais cedo nesta segunda-feira e com uma visão nada animadora: carros boiando na garagem. Com o temporal que caiu na madrugada em Brasília, a água invadiu as garagens de vários prédios da Asa Norte. No prédio do Ministério da Saúde, a água chegou a 2 metros.

O volume de chuva que caiu na capital federal foi muito elevado e impressionou até os meteorologistas. De acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia choveu 98,1 milímetros, a maior quantidade registrada este ano em um período menor ou igual a 24 horas.

 

climatempo.com.br

Foram 60,8 mm em apenas uma hora, entre 4 e 5 h da manhã! :shock:

 

Por aqui todo mundo fritando: 32,9° e 42%!! Quente vento ONO a 13,2 km/h.

 

Abraços tropicais!

Link to comment
Share on other sites

Rodada das 12Z projeta pela primeira vez uma Onda de frio com "O" maiúsculo na grade de 7 dias. Porto Alegre deve ver pela primeira vez no ano a linha de 5ºC em 850hpa cruzando o seu céu, assim como em cerca de 60% do Estado gaúcho.

 

Bruno, segundo o GFS?

Para o noroeste não vi mudança significativa... :roll:

Link to comment
Share on other sites

Rodada das 12Z projeta pela primeira vez uma Onda de frio com "O" maiúsculo na grade de 7 dias. Porto Alegre deve ver pela primeira vez no ano a linha de 5ºC em 850hpa cruzando o seu céu, assim como em cerca de 60% do Estado gaúcho.

 

Bruno, segundo o GFS?

Para o noroeste não vi mudança significativa... :roll:

 

Sim, pelo GFS.

 

Em POA vamos ter 4,xºC em 850hpa.

 

Na tua região fica na casa dos 9,xºC ao mesmo nível.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, as automáticas de Soledade e Bento estão em topo. Caxias não é automática, mas também é um topo baixo como em Soledade. Ausentes também é topo, porém é um topo alto.

 

A única automática serrana que está bem posicionada (não é topo, nem baixada) é a de Canela. Está numa longa e vasta planície, assim como toda a cidade. É planaltão.

Onde é que eu assino Bruno? Perfeito.

Acho que já estou sendo pelo menos compreendido :lol:

Link to comment
Share on other sites

PHP, disso eu nunca duvidei!

 

Apenas digo que Soledade e região são apenas mais algumas cidades serranas dentre tantas outras, não se configurando como a região mais fria do Brasil como tanto defendes.

Se eu for sincero contigo, vou te afirmar que as baixadas de Itapuca, Arvorezinha, Fontoura Barros Cassal, São José do Herval são até mais frias que as de Soledade :lol:

Mas enfim, vou esquecer um pouco a minha terra e convido a gauchada para um desafio:

Vamos achar alguma baixadona tauras, baguais, daquelas que a geada emenda na outra, e existem muitas destas no RS, vamos mostrar pros barrigas -verdes que o frio das nossas serras não perde pro deles :lol:

Tá saindo muito barato para São Joaquim, olha que existem baixadas cuiúdas ali perto de Ausentes, Cambará nas quais aposto minhas fichas num duelo com São Joaca :lol:

Link to comment
Share on other sites

Concordo plenamente com tudo que foi dito acima, tchê, Paulo, não quero que me entenda mal, claro que acredito nas temperaturas baixíssimas aí de Soledade, e também sei que o topo do Inmet não representa a maior parte da cidade, sempre que viajo de ônibus e fazemos paradas no Italians, é muito frio! Apenas quero que compreenda, também, que se TM e SR não tem altitude, ao menos podem contar com a força suprema da continentalidade e do ar extremamente seco! Pretendo em algumas manhãs no ápice do inverno ir à MQ, aquele lugar deve ficar enregelante, tudo congelado, chego a acreditar em temperaturas de até -7/-8!

 

Hoje a diferença entre meu bairro e lá foi muito grande, Mato Queimado teve 9,7ºc enquanto aqui obtive 17,8ºc, foram 8,1ºc :!:

 

Vamos achar alguma baixadona tauras, baguais, daquelas que a geada emenda na outra, e existem muitas destas no RS, vamos mostrar pros barrigas -verdes que o frio das nossas serras não perde pro deles

 

É isso aí, não "podemo se entregar pros home" :lol:

Link to comment
Share on other sites

http://image51.webshots.com/51/8/83/95/%20...%20OMy_ph.jpg

 

Dá isso Bruno.

 

Forbidden

 

You don't have permission to access /51/8/83/95/544088395cPeOMy_ph.jpg on this server.

 

É proibido ver tal baixada!! Top Secret!! :lol:

Sds.

 

Para mim também está aparecendo! Porém, ao dar o "refresh", ela volta a aparecer!

 

Apertem o refresh.

Link to comment
Share on other sites

Uma baixada que pode, de repente, trazer dados tãos baixos quanto o Vale da Neve, é a baixada do Vale das Trutas em Ausentes. Aquilo lá é um buraco. Não é uma baixada. O pessoal da pousada poderia colher dados com tranquilidade.

 

 

Conheço o Vale das Trutas. Meu GPS apontou, na área das cabanas, altitude de 1.070 m. Os morros ao redor estão a uns 1.220m.

Link to comment
Share on other sites

Concordo plenamente com tudo que foi dito acima, tchê, Paulo, não quero que me entenda mal, claro que acredito nas temperaturas baixíssimas aí de Soledade, e também sei que o topo do Inmet não representa a maior parte da cidade, sempre que viajo de ônibus e fazemos paradas no Italians, é muito frio! Apenas quero que compreenda, também, que se TM e SR não tem altitude, ao menos podem contar com a força suprema da continentalidade e do ar extremamente seco! Pretendo em algumas manhãs no ápice do inverno ir à MQ, aquele lugar deve ficar enregelante, tudo congelado, chego a acreditar em temperaturas de até -7/-8!

 

Hoje a diferença entre meu bairro e lá foi muito grande, Mato Queimado teve 9,7ºc enquanto aqui obtive 17,8ºc, foram 8,1ºc :!:

 

A perceber as diferenças INCRÍVEIS entre teu bairro e MQ, não duvido nada dessas temperaturas. Nos garanta, Ricardo, que você vai ir lá em um dia bastante frio do alto inverno, e tirar umas belas fotos congeladas ! :mrgreen:

 

Interessante que a diferença das mínimas entre minha casa e o INMET raramente é superior a 3ºC, e olha que a diferença de altitude é bem grande (250m). valeu !

Link to comment
Share on other sites

esse efeito de baixada é um fenomeno fisico, independe de cidade, regiao ou latitude. O ar frio é mais pesado que o ar quente, havendo qualquer diferença de temperatura na superficie, o ar menos quente vai descer pela gravidade para locais proximos mais baixos. Da pra pensar como se o ar frio fosse agua (fluido mais pesado) sendo despejada em uma superficie irregular, onde houver uma descida (encostas) a agua vai escoer, e onde houver depressoes ou vales a agua vai acumular.

 

Como o relevo no sul/sudeste do Brasil é na maior parte bem irregular, a maioria das cidades deve ter locais com minimas muito menores que as oficiais registradas.

Link to comment
Share on other sites

Exato, Shimutz. Todos os dias MQ tem mínima menor que aqui em na encosta, em nenhum dia, até agora, ocorreu o contrário. Além de uma grande baixada e da falta de urbanização, o tipo de zona rural também influencia. Na maioria das localidades do interior aqui do noroeste é muito difícil encontrar algum local sem lavouras, já ao se aproximar de Mato Queimado há muitos morros e encostas com mata nativa, mesmo! Há pouquíssimas terras em que há algum tipo de cultivo sazonal, como soja, trigo, e milho.

 

PS.: AINDA há de se considerar que essa encosta onde moro é um dos locais com pior mínima aqui de Três de Maio, para se ter uma idéia, mesmo Santa Rosa com seus 100m a menos de altitude registrou entre seus 4 termômetros no dia de hoje 14,0ºc de mínima no local mais quente e 10,5ºc na baixada... Coisas que não entendo!

Link to comment
Share on other sites

É verdade, Shimutz. Aqui em casa, apesar de ser sítio, ao redor daqui há muitas casas, ruas e edifícios, apesar de ser em um número infinitamente menor do que no centro da cidade.

 

Além disso, a baixada em que estou não é fechada, e comparando com outra baixadas daqui, meu sítio não fica em uma situação tão privilegiada assim. Quisera eu fazer como o Ricardo, colocar estações em outros lugares.....mas aqui é impossível, em cidade "grande" (em termos de interior) há um forte risco de furto e destruição dos aparelhos.

 

Bem, mas espero poder registrar uma verdadeira geada este ano, pois a de 2007 foi muito "paraguaia" :lol:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.