Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e previsão - Abril 2009


Ricardo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 759
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

6,6ºc de diferença hoje entre aqui em casa e MQ!

 

Bairro: 11,8ºc

MQ: 5,2ºc (com geada)

Quer ver só um exemplo, hoje deu 3,9º na baixada do Almeida o termômetro no abrigo de cano PVC, cerca de 1m50cm do solo e 0º na relva.

Mas coloco este número apenas para curiosidade, pq ainda não instalei o abrigo com os pratos aqueles que o Luiz tem, mas não acho que tanta diferença assim entre este de PVC e o de pratos, pelo menos na mínima. ;)

Link to comment
Share on other sites

Neste momento, céu muito aberto, tempo seco (42% UR) e 27,8°C.

Está prevista uma nova onda de frio para esta quinta e sexta feira. Segundo o SOMAR, deve fazer 14°C em Matão, 15°C em Araçatuba, 16°C em São Paulo, 10°C em Campos do Jordão, 9°C em Curitiba, 2°C em Urupema, 12°C em Foz do Iguaçu, 11°C em Bagé, 12°C em Florianópolis.

Depois dessa, vários institutos e modelos preveem outra onda de frio, provavelmente a mais forte do mês para os dias 21 e 22, na qual o SOMAR prevê 8°C para FLORIANÓPOLIS. Consulte em http://www.defesacivil.sp.gov.br/novo/paginas.asp?pagina=meteorologia .

As máximas nessa onda devem ser baixas também.

Link to comment
Share on other sites

General Carneiro teve minima de 2,3°C, só que agora ja esta 26,0°C. Deve escoer o ar frio do Parana inteiro pra aquela baixada hehe.

 

Palmas e Guarapuava, quase 300m mais elevada e nao tao distante, tiveram 8°C, e Curitiba aos pés da maldiçao maldita que veio da serra do mar, parou nos 11,9°C no inmet e 10°C no aeroporto.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui uma mínima bem fraquinha de 17,8ºC, culpa da MM que surgia em vários momentos da madrugada. A noite mal começou e novamente "ela" está aqui, mantendo a temperatura em 20,8ºC no momento. Por este fato é que não tivemos a mínima que era esperada (entre 14/16 graus).

modelos acertam a minima com qual frequencia ?

Link to comment
Share on other sites

Na página da Climaterra já sairam as menores mínimas, mais uma vez a Villa Francioni despontou com 1,5oC seguida colada pela Climaterra com 1,6oC. O Cruzeiro decepcionou apesar de ter marcado uma bela negativa na relva, o que deve ter contribuído para bela geada mostrada há pouco na RBS TV.

 

O que impressionou foi a imensa amplitude térmica do dia. São Joaquim começou o dia sob total inverno, e no meio da tarde mais parecia verão (na automática do Ronaldo chegou a 25,2ºC se não me engano). Ar muito seco mesmo, e pouco frio em altitude !

 

Sobre a pergunta do Diego Dalcino, eu não tenho informações sobre a frequência com que os modelos acertam as mínimas, mas ao menos aqui para Juiz de Fora o ETA costuma ter uma boa confiabilidade a curto prazo.

Link to comment
Share on other sites

Florianópolis agora com 14oC no Aero. Coisa rara de se ver, ganhando de POA que marca 18oC e Curitiba com 15oC.

 

Muito frio na praia!! Muita gente foi praí no feriado da Páscoa.. mas no Inmet está menos frio!

 

Na praia deve estar bem mais ameno, a considerar que a mínima na Lagoa da Conceição não baixou de 20,1 graus hoje (PWS), acho que as águas mornas do começo de outono acentuam este microclima oceânico, se não fosse o mar agitado estaria ótimo para pegar uma praia.

 

Aqui no Rio novamente as nuvens, que estiveram presentes em grande quantidade durante a maior parte do dia e ameaçaram ir embora no final da tarde e no começo da noite, estão rondando, cheiro de MM que aqui no Rio não costuma falhar, mas como as nuvens estão bem finas já tem uma queda maior em algumas áreas da cidade.

 

Nas áreas mais urbanizadas faz 23 graus agora e se chegar até 21 é lucro, mas no Afonsos que tem 19 graus agora talvez bata a mínima do ano de 17 graus.

Link to comment
Share on other sites

Bela mínima aí Alexandre. A inversão térmica fez Belém Novo ganhar com facilidade até de Canela. Já aqui em Floripa as diferenças foram enormes, com destaque para o Aero, uma região bem descampada localizada no sul da ilha onde marcou 13oC. Aqui na Praia Brava mal encostamos nos 16oC.

 

Um ponto positivo a se destacar é a projeção para o mês de abril. Diferentemente do ano passado, quando abril e março foram muito parecidos, este tende a ser bem outonal. Pelo menos três incursões de ar frio estão aparecendo nos modelos até o fim do mês. A melhor concordância entre os modelos coloca já pra o final da próxima semana um bolsão de ar frio que deve novamente trazer noites frias e tardes agradáveis a partir de quinta-feira. Logo na sequência próximo ao dia 21 poderemos ter outra onda de frio, que varia entre forte e fraca nas diversas projeções. Chamando a atenção que modelos de alta confiabilidade já projetaram cenários muito fortes para o mês de abril. Pode ser a onda de frio do mês. E ainda com pouca confiabilidade algo começa a aparecer por volta do dia 26. Nada mau para um mês com poucas expectativas.

O que me preocupa é um início de outono frio. A se excluir anos consistentes como 1990 e 1996, anos que apresentaram outono frio desapontaram quando o frio deveria ser forte, junho e julho. As bordas ficaram frias e o miolo quente. Acho terrível este tipo de característica. Vamos acompanhar!

Link to comment
Share on other sites

A Somar continua prevendo frio para o final dessa semana em todo o Estado de São Paulo; mas de ontem pra hoje alterou alguns valores de temperatura. E agora prevê para a sexta-feira:

Campinas -> 11°C

Matão -> 12°C

Araçatuba -> 13°C

P.Prudente -> 14°C

São Paulo -> 15°C

 

Portanto, o próximo final de semana promte registrar frio recorde no Estado de São Paulo. Alguns modelos preveem temperaturas até 3°C inferiores às da Somar Meteorologia. Espero que estejam certos ;)

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Matão hoje, pela média de modelos, se previa 17°C, mas a minima foi 18,4°C. O céu está nublado, com algumas rápicas aparições do sol. A máxima chegou a 22,1°C. Agora faz 21,9°C. A máxima hoje à tarde deve chegar a 25°C. O único modelo que preve uma máxima baixa para cá hoje é o numérico Ensemble, que prevê máxima entre 21°C e 25°C; os outros, como Climatempo e SOMAR preveem maximas superiores a 30°C.

Reforçando a previsão, até os modelos mais pessimistas em termos de frio estão prevendo 14°C para cá nos dias 16 e 17.

Link to comment
Share on other sites

O que me preocupa é um início de outono frio. A se excluir anos consistentes como 1990 e 1996, anos que apresentaram outono frio desapontaram quando o frio deveria ser forte, junho e julho. As bordas ficaram frias e o miolo quente. Acho terrível este tipo de característica. Vamos acompanhar!

 

É o que penso também, como foi julho do ano passado. Bota preocupante nisso!

Link to comment
Share on other sites

Uma da manhã e Belém Novo está com 12,6 e caindo frouxo. Talvez bata a mínima da madrugada de sábado de 10,9, até agora a menor do ano em POA.

 

Menor mínima do ano em POA nesta madrugada: 10,5 em BN.

Não fosse a Metsul eu não imaginaria estas temperaturas tão baixas em Belém Novo dentro de POA.O público em geral se baseia muito pelas temperaturas das emissoras e suas ilhas de calor.

Aplausos para a Metsul!

Link to comment
Share on other sites

Esta massa de ar seco sequer fez cócegas aqui, esta noite ainda houve alguma queda de temperatura mas o domingo está úmido e cheio de nuvens, no satélite parece até que há uma ZCAS se espalhando pelo sudeste, este ano o canal de umidade da Amazônia está persistindo mais que o normal, e pior que os modelos não colocam ar seco no horizonte para cá, mas já aparece nos modelos o início da estação seca do Centro Oeste nos próximos dias, já começa a secar Brasília, que teve um verão seco e chuva acima da média só em abril, nos próximos dias.

Link to comment
Share on other sites

Em previsão do tempo é difícil dar certeza, mas podemos falar de duas fortes tendências.

A primeira é o resfriamento já falado aqui pelo Ronaldo por conta de um novo bolsão de ar frio com pressão máxima de até 1025mb que deve trazer um novo resfriamento com alguma chance de geada na quinta e na sexta próximas. Este centro de alta pressão tende a uma trajetória maritimizada, mas mesmo assim promete trazer um bom refresco aos estados do centro-sul.

A segunda tendência a partir do dia 18 é muito mais interessante de se acompanhar. Esta ainda configura-se como um quadro divergente entre os modelos, mas chama atenção algumas saídas importantes, como é o caso do Global do Inpe, que sugere uma trajetória muito continentalizada do anticiclone. Ao mesmo tempo chega a colocar uma potente área de baixa pressão no Prata, desenhando assim um quadro típico de ondas de frio invernais e de forte intensidade. Vale resaltar que essa saída tem suporte em outros importantes modelos globais, o que dá alguma credibilidade ao inusitado quadro de frio para o mês de abril. Ainda que o GFS não tenha colocado mais em suas saídas a mesma potência que já sugeriu para esta data, tenho muita desconfiança de que ele retorne com esta provável potente onda de frio para a época do ano.

Seria demais pensar num quadro alá 1999? Com certeza! Aquela onda de frio foi histórica por todos os seus efeitos, com aquela neve precoce desconhecida até entre os mais antigos. Mas obviamente não se pode descartar que este cenário possa sofrer alterações, onde acredito que devemos nos surpreender nas próximas rodadas. Mas não seria nada mau ver outro evento daquele se repetir, não é mesmo? Vamos acompanhar pois algo interessante começa a se desenhar no horizonte de 180hs!

Link to comment
Share on other sites

Preciso de um sinal cinza e um azul para cá!

 

1 azul para queda nas temperaturas, apenas entre quinta a noite e 9:00 de sábado ficou fresco, depois já voltou o calor, tive 30C hoje!!

 

1 cinza para chuuuuuva!

 

Caio, essa situação que descreveste logo acima, traria uma bela frente despejando chuva generalizada sobre o Sul ??

 

Abraços!! 20°C

Link to comment
Share on other sites

Aquela nevada de abril de 99 em São Joaca foi algo espetacular, além do que a sensação térmica daquele 16 de abril foi algo de congelante.

 

Eu estava lá em São Joaquim!!! Que lembrança boa!!! Fui ao casamento de meu primo lá e peguei esse frio. Que legal =)

 

Sinal amarelo para a neve em um lapso de tempo de uma semana. Não é brincadeira, mesmo os modelos ainda estarem na janela (PORTA na verdade) de erro, já se pode avistar um frio considerável para o final de semana que vem...

Link to comment
Share on other sites

199i foi um ano interessante, bem que podia se repetir.

 

Ultima vez que Curitiba teve média anual na casa dos 16°C (de la pra ca todos entre 17°C/18°C :cry: ), além das super ondas de frio de abril (minima de 1°C no aeroporto, 5 geadas no mes) e agosto (se nao me engano o centro da alta chegou perto dos 1045 Mpa, neve de sobra no Rs e SC). Sem contar que maio, junho e julho, apesar de nada espetacular, se mantiveram na média, o que ultimamente, pelo menos aqui, ja é lucro hehe.

Link to comment
Share on other sites

Preciso de um sinal cinza e um azul para cá!

 

1 azul para queda nas temperaturas, apenas entre quinta a noite e 9:00 de sábado ficou fresco, depois já voltou o calor, tive 30C hoje!!

 

1 cinza para chuuuuuva!

 

Caio, essa situação que descreveste logo acima, traria uma bela frente despejando chuva generalizada sobre o Sul ??

 

Abraços!! 20°C

Realmete é fato precisamos de chuva !

Link to comment
Share on other sites

199i foi um ano interessante, bem que podia se repetir.

 

Ultima vez que Curitiba teve média anual na casa dos 16°C (de la pra ca todos entre 17°C/18°C :cry: ), além das super ondas de frio de abril (minima de 1°C no aeroporto, 5 geadas no mes) e agosto (se nao me engano o centro da alta chegou perto dos 1045 Mpa, neve de sobra no Rs e SC). Sem contar que maio, junho e julho, apesar de nada espetacular, se mantiveram na média, o que ultimamente, pelo menos aqui, ja é lucro hehe.

 

Cara, maio foi show! A maior acumulação de neve no BR naquele ano foi em maio na região de SJ! Ficou tudo branco, da Serra do Rio do Rastro até o centro da cidade de SJ!

Link to comment
Share on other sites

199i foi um ano interessante, bem que podia se repetir.

 

Ultima vez que Curitiba teve média anual na casa dos 16°C (de la pra ca todos entre 17°C/18°C :cry: ), além das super ondas de frio de abril (minima de 1°C no aeroporto, 5 geadas no mes) e agosto (se nao me engano o centro da alta chegou perto dos 1045 Mpa, neve de sobra no Rs e SC). Sem contar que maio, junho e julho, apesar de nada espetacular, se mantiveram na média, o que ultimamente, pelo menos aqui, ja é lucro hehe.

 

Cara, maio foi show! A maior acumulação de neve no BR naquele ano foi em maio na região de SJ! Ficou tudo branco, da Serra do Rio do Rastro até o centro da cidade de SJ!

 

Maio foi realmente excelente, mas neste episódio a chuva começou no final da madrugada e acabou com a festa.

Link to comment
Share on other sites

Aqui a situação está se deteriorando bastante devido à seca! Tem locais com apenas 6mm de chuva desde março... No momento faz 21.6C, mais uma noite com luar incrivelmente belo, nada de vento.

 

Ricardo, qual foi o último dia de chuvas significativas na região? Foi aquela do carnaval?

Link to comment
Share on other sites

Aqui a situação está se deteriorando bastante devido à seca! Tem locais com apenas 6mm de chuva desde março... No momento faz 21.6C, mais uma noite com luar incrivelmente belo, nada de vento.

 

Ricardo, qual foi o último dia de chuvas significativas na região? Foi aquela do carnaval?

 

Leonardo, no pluviômetro da Defesa Civil a última chuva que superou 10mm aqui em Três de Maio foi dia 22 de fevereiro. De lá prá cá apenas pancadas isoladas, bem isoladas.

Link to comment
Share on other sites

Ricardo ...

jah existe alguma cidade por ae em estado de emergencia ?

 

Aqui próximo não, Diego, apesar da escassez de água até para o consumo humano! Mas pelos dados no Estado já são 104 os municípios que decretaram. Veja:

 

"Contudo, as perdas não se refletiram ao ponto de os municípios próximos a Três de Maio decretarem situação de emergência, como ocorreu no ano passado. Em 2008, a maioria dos municípios que compõem a Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa encaminharam o decreto. Porém, se persistir a estiagem, a situação de emergência poderá ser decretada como uma alternativa para amenizar os reflexos da estiagem na região Noroeste. "

 

Jornal Semanal

http://www.jsemanal.com.br/ed1048/ed1048_noticia08.htm

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.