Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Montanhas - Picos - Polos Frios - Acompanhamento


William Siqueira
 Share

Recommended Posts

Por isso acho que o Morro do Couto a 2.680 mts...será mais interessante. . Alias o PNI me deu sinal verde pra colicarmos as estações. ..

 

O que preferem

 

- Massena online 2590 mts

Ou

- Morro do Couto 2680 mts com leituras quinzenais

 

Vocês já pensaram na possibilidade de instalar as estações via rádio? Bastaria ver se existem repetidoras pela região que usam APRS. De resto, precisaria de um modem TNC e um módulo Weatherlink APRS...

 

As vezes é uma boa solução..

 

Vamos ver a possibilidade Diego...O William é expert nesta possibilidade e podemos tentar...

Link to comment
Share on other sites

Vou dando uma estudada aqui Diego vlw

 

Alguem ja foi na pousada do Lobos ou dos Lirios ? Parece ser bem perto do marcão 10km e ficam a quase 1900m de altitude

 

comochegar.jpg

 

Eu já fui de carro, as 4 da madrugada e com o combustivel acabando...vou te falar, a estrada é ruim demais, não sei como consegui fazer o celta atravessar. No meu altimetro, deu 1950 metros nos lobos, realmente é uma boa descida até lá.

 

Frio pra %$##$¨@¨#@$ lá, como fica numa baixadinha, fica tudo muito gelado lá

Link to comment
Share on other sites

Vou dando uma estudada aqui Diego vlw

 

Alguem ja foi na pousada do Lobos ou dos Lirios ? Parece ser bem perto do marcão 10km e ficam a quase 1900m de altitude

 

comochegar.jpg

 

Eu já fui de carro, as 4 da madrugada e com o combustivel acabando...vou te falar, a estrada é ruim demais, não sei como consegui fazer o celta atravessar. No meu altimetro, deu 1950 metros nos lobos, realmente é uma boa descida até lá.

 

Frio pra %$##$¨@¨#@$ lá, como fica numa baixadinha, fica tudo muito gelado lá

 

Sabe quanto é a diária ali Artur?

Link to comment
Share on other sites

Vou dando uma estudada aqui Diego vlw

 

Alguem ja foi na pousada do Lobos ou dos Lirios ? Parece ser bem perto do marcão 10km e ficam a quase 1900m de altitude

 

comochegar.jpg

 

Eu já fui de carro, as 4 da madrugada e com o combustivel acabando...vou te falar, a estrada é ruim demais, não sei como consegui fazer o celta atravessar. No meu altimetro, deu 1950 metros nos lobos, realmente é uma boa descida até lá.

 

Frio pra %$##$¨@¨#@$ lá, como fica numa baixadinha, fica tudo muito gelado lá

 

Sabe quanto é a diária ali Artur?

 

Grande Frost! Cara, poe na faixa de 150 a 200, quando fui lá nao me hospedei pq ninguem atendeu, mas tomando como base as pousadas da região, vai ficar perto disso ai.

Link to comment
Share on other sites

MINIMAS - 03/02

 

Sudeste:

 

02,9 - Pq Nacional do Itatiaia RJ (PWS)

08,3 - Maria da Fé MG (PWS - Reserva)

09,1 - Campos do Jordão SP (Horto Florestal)

10,5 - Campos do Jordão SP (INPE)

10,5 - Monte Verde MG (Aut/Inmet)

11,2 - Campos do Jordão SP (Aut/Inmet)

11,2 - Campos do Jordão SP (Conv/Inmet)

11,2 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

12,3 - Maria da Fé MG (Aut/Inmet)

13,2 - Maria da Fé MG (PWS - Toa Toa)

13,7 - Gonçalves MG (PWS)

14,0 - Poços de Caldas MG (Aero)

14,2 - Nova Friburgo RJ (Aut/Inmet)

14,8 - São Lourenço MG (Conv/Inmet)

 

SUL:

 

11,8 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram)

11,9 - São José dos Ausentes RS (PWS)

12,4 - Morro da Igreja SC (Aut/Inmet)

13,1 - São Joaquim SC (Ciram - St Isabel)

13,2 - Bom Jardim da Serra SC (PWS)

13,4 - Morro das Torres SC (Aut/Inmet)

14,1 - São José dos Ausentes RS (Aut/Inmet)

14,5 - São Joaquim SC (Aut/Inmet)

15,7 - Urupema SC (Ciram)

Link to comment
Share on other sites

Pico da Neblina

 

Pegando Barcelos AM como referencia, seu fevereiro ficaria assim:

 

Barcelos - 26,9 (22,8 / 33,4 / 20,4 / 36,4)

 

O Pico da Neblina ficaria :

 

09,5 (5,4 / 16,0 / 03,0 / 19,0)

 

Na regra dos 170 metros de altitude, O Pico da Neblina teria uns do locais mais frios neste mês de fevereiro...com uma média na casa dos 10 graus..

Link to comment
Share on other sites

Pico da Neblina

 

Pegando Barcelos AM como referencia, seu fevereiro ficaria assim:

 

Barcelos - 26,9 (22,8 / 33,4 / 20,4 / 36,4)

 

O Pico da Neblina ficaria :

 

09,5 (5,4 / 16,0 / 03,0 / 19,0)

 

Na regra dos 170 metros de altitude, O Pico da Neblina teria uns do locais mais frios neste mês de fevereiro...com uma média na casa dos 10 graus..

 

No topo da montanha, a temperatura chega a 20 °C durante o dia e cai para 6 °C à noite

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pico_da_Neblina

Link to comment
Share on other sites

Informações técnicas

 

Distâncias: Portaria (P Marcão) ao Abrigo Rebouças - 2,9km (somente ida)

 

Abrigo Rebouças às Prateleiras - 2,6km (somente ida)

 

Altitudes:

 

Posto Marcão (Portaria) - 2.458 mts

Casa de Furnas - 2.473 mts

Abrigo Rebouças - 2.403 mts

Campos das Prateiras (lago) - 2.530 mts

Pico das Prateleiras - 2.548 mts

Link to comment
Share on other sites

Me expliquem uma coisa.......pelo fato desta área (Prateleiras - 2.540 mts) ser bem mais aberta....isso será positivo para termos mínimas mais baixas ou no Vale do PNI que é uma área mais fechada cercado de montanhas dos dois lados levará vantagem..??

 

No Vale do PNI. Se não houver vegetação nas encostas melhor ainda neste caso há de se tomar cuidado com a direção principal dos ventos (caso haja canalização de ventos é prejudicial às mínimas).

Link to comment
Share on other sites

Vejam estes comparativos :

 

Posto Marcão x Abrigo Rebouças

 

AR : 8,5 (2,0 / 15,9 / -5,2 / 20,5)

 

PM : 8,3 (2,3 / 15,1 / -5,7 / 19,9)

 

Período: 27 dias / maio 2014

 

Posto Marcão x Furnas (est. Atual) x Morro Massena

 

FU : 7,4 (-0,8 / 17,2 / -5,8 / 19,9)

 

PM : 8,6 (1,3 / 17,5 / -3,3 / 20,0)

 

MM : 10,0 (6,7 / 14,9 / 0,5 / 17,4)

 

Período : 16 dias

 

01 de setembro / 16 de setembro 2014

Link to comment
Share on other sites

Acho que ninguém falou ainda aqui sobre a influência da face da montanha na temperatura... isso é importante se as temperaturas baixas são o objetivo, assim a face da montanha (em relação ao Sol) onde será colocada a estação deveria ser levada em conta também.

 

No hemisfério norte, estações de esqui que tem pistas voltada para o norte (north face daí o nome da empresa de artigos para montanhismo) apresentam temperaturas mais baixas pela menor incidência solar devido ao ângulo de incidência do Sol. Esse efeito é maior em latitudes maiores (como era de se esperar) e quando o Sol atinge a maior distância angular durante o ano (solstício de inverno). Como consequência, a face norte é mais úmida/com menor temperatura e portanto mantém maior quantidade de neve durante a temporada

Já na direção leste/oeste, a face oeste é na maioria das vezes mais quente/seca.

 

Uma maneira de ver rapidamente a influência do Sol na face escolhida é olhar as diferenças de vegetação e procurar "áreas mais verdes".

 

s2xz5s.jpg

 

6pb05v.jpg

Link to comment
Share on other sites

http://www.wdcnet.com.br/telecom/marketing/solucao-para-acesso-internet-locais-remotos.pdf

 

Carlos, ligue e pergunte quanto custa levar o sinal de um ponto fixo (estação) até a internet.

 

Já chuta 6 km.

 

Alguém deve saber fazer isso.

 

Abraços

 

Ja trabalhei com isso , só a torre 15 conto , mais os equipamentos chuto uns 5 , mais a mao de obra e outras coisas mais uns 3 , fora que não teriamos liberação pra tal coisa la , pois a frequencia influenciaria nas torres proximas .... A unica coisa possivel era o envio de dados via radio como o Diego falou , colocariamos todos os consoles no marcão e repetiriamos o sinal até la ...

Link to comment
Share on other sites

Pessoal..eu e o Artur chegamos a um consenso e vamos fazer da seguinte forma:

 

- Estação Furnas (2.470 mts), online, já em funcionamento!!

 

- Estação Campo Belo (2.450 mts), leituras semanais

 

- Estação Morro do Couto , topo (2.630mts / 2.670 mts), leituras quinzenais

 

Decidimos retirar a estção do Morro do Massena e virtude de sua localização, já o M do Couto estará virado para o litoral. Mas o maior motivo é que o Massena praticamente não há trilha e tem difícil acesso....qualquer problema é um grande problema, já o Morro do Couto apesar da distancia o acesso é bem melhor além de ganharmos mais altitude.

 

Vamos concluir isso dia 28/03.

Link to comment
Share on other sites

http://www.wdcnet.com.br/telecom/marketing/solucao-para-acesso-internet-locais-remotos.pdf

 

Carlos, ligue e pergunte quanto custa levar o sinal de um ponto fixo (estação) até a internet.

 

Já chuta 6 km.

 

Alguém deve saber fazer isso.

 

Abraços

 

Ja trabalhei com isso , só a torre 15 conto , mais os equipamentos chuto uns 5 , mais a mao de obra e outras coisas mais uns 3 , fora que não teriamos liberação pra tal coisa la , pois a frequencia influenciaria nas torres proximas .... A unica coisa possivel era o envio de dados via radio como o Diego falou , colocariamos todos os consoles no marcão e repetiriamos o sinal até la ...

 

Ok, WILL....´não é o problema não é exatamente o preço.

 

O meu problema é entender o que tem que ser feito.

 

Se der para esclarecer agradeceria.

Link to comment
Share on other sites

Mafili basicamente , coloco uma antena na sua casa onde tenha internet , essa antena tem de ser forte o bastante pra alcançar o PNI , temos que ter um ponto a ponto la , ou seja da sua casa conseguir mirar a antena em uma que esteja la no PNI , uma milimetricamente mirada pra outra , assim voce " mandaria" internet pra la , mais esse ponto a ponto nao pode ter nada na frente obstruindo a visão , basicamente isso , voce tem o sinal ai e mira la , la recebe o seu sinal e temos internet e vivemos felizes pra sempre ....

 

Carlos convêm quotar a antena repetidora pro Campo belo ?

Link to comment
Share on other sites

Acho que ninguém falou ainda aqui sobre a influência da face da montanha na temperatura... isso é importante se as temperaturas baixas são o objetivo, assim a face da montanha (em relação ao Sol) onde será colocada a estação deveria ser levada em conta também.

 

Eu comentei isso no face com a galera, quem já foi lá em manha de inverno sabe que o lado oposto da nascente do campo belo (em relação a estrada) fica mais tempo na sombra, além disso existem umas baixadinhas poderosas daquele lado

 

Uma imagem vale mais do que mil palavras!

 

175.jpg

 

(O William é um desses de costas se não estou enganado kkkk)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

http://www.wdcnet.com.br/telecom/marketing/solucao-para-acesso-internet-locais-remotos.pdf

 

Carlos, ligue e pergunte quanto custa levar o sinal de um ponto fixo (estação) até a internet.

 

Já chuta 6 km.

 

Alguém deve saber fazer isso.

 

Abraços

 

Ja trabalhei com isso , só a torre 15 conto , mais os equipamentos chuto uns 5 , mais a mao de obra e outras coisas mais uns 3 , fora que não teriamos liberação pra tal coisa la , pois a frequencia influenciaria nas torres proximas .... A unica coisa possivel era o envio de dados via radio como o Diego falou , colocariamos todos os consoles no marcão e repetiriamos o sinal até la ...

 

Ok, WILL....´não é o problema não é exatamente o preço.

 

O meu problema é entender o que tem que ser feito.

 

Se der para esclarecer agradeceria.

 

 

Mafilão, tem uma questão que complica ai. não adianta colocar margem de 6 km, tem que levar em conta que mesmo que se coloque num ponto a 2600 metros, há montanhas tão ou mais altas ao redor que podem causar interferencias. Visada direta mesmo, considerando os topos lá, são o Massena II e o Agulhas Negras, ou aquelas montanhas como Asa do Hermes, e Ovos de Galinha, do lado do vale dos dinossauros. Acho que teria de pensar num range maior que 10 km, pra considerar as possiveis interferencias.

Link to comment
Share on other sites

Frost isso mesmo , mais não tem eu na foto não kkkkkkkkkkk

 

Os caras do Scientific me responderam assim sobre o repetidor

 

Por favor, consulte el modelo 7654 de largo alcance del repetidor y el Modelo 7660 Yagi Antenas. Estos tienen una gama de 3000m.

 

Que como ja comentado aqui seria essas duas peças , só não sei se a Antena é homologada pra comprar no Brasil , ou se poderiamos comprar uma aqui

 

7654-2.jpg

 

7656-2.jpg

Link to comment
Share on other sites

Frost isso mesmo , mais não tem eu na foto não kkkkkkkkkkk

 

Outra aqui com você e o Joel pra compensar :laugh:

Essa foto é legal por que mostra a geada logo na parte desprotegida do parte (antes de entrar no vale)

 

164.jpg

 

A titulo de curiosidade, falei outro dia que estava procurando as fotos do platozinho no topo do Massena protegido por vegetação... segue algumas imagens

 

223.jpg

 

224.jpg

 

225.jpg

Link to comment
Share on other sites

Uma imagem vale mais do que mil palavras!

 

Esta foto é do lado esquerdo ou direito do Campo Belo sentido Rebouças..??

 

A nascente fica do lado de lá (oposto ao local onde foi tirada a foto) da estrada, o Marcão fica para trás da foto.

 

Resumindo, o local da foto fica do lado esquerdo da estrada quando você está nela em direção às agulhas negras e a nascente do lado direito.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mafili basicamente , coloco uma antena na sua casa onde tenha internet , essa antena tem de ser forte o bastante pra alcançar o PNI , temos que ter um ponto a ponto la , ou seja da sua casa conseguir mirar a antena em uma que esteja la no PNI , uma milimetricamente mirada pra outra , assim voce " mandaria" internet pra la , mais esse ponto a ponto nao pode ter nada na frente obstruindo a visão , basicamente isso , voce tem o sinal ai e mira la , la recebe o seu sinal e temos internet e vivemos felizes pra sempre ....

 

Carlos convêm quotar a antena repetidora pro Campo belo ?

 

Will, faz muito tempo que não brinco com um outro hobby ( O Edison, também).

 

Entretanto suponho que a potência seja do transmissor e no caso do milimetricamente suponho uma antena parabólica ( a velha história que reflexão paralela ao eixo da parábola refle no foco da própria). Sendo necessário uma repetidora no meio do caminho suponho que deva ser um transceptor com amplificador ou não.

 

Coisas gostosas de brincar.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.