Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Montanhas - Picos - Polos Frios - Acompanhamento


William Siqueira
 Share

Recommended Posts

Pessoal, sobre o PNI

 

Furnas no ar...Massena no ar após varias tentativas mesmo hoje pela manhã, o console insistia em ler a estação de Furnas e não do Massena mesmo em portas diferentes. A estação do Massena agora encontra-se a 2.581 metros de altitude de frente ao Posto Marcão.

 

Qto a estação do Campo Belo a Loba novamente foi no local e derrubou a caixa, mas não houve danos. O Console resistiu ao frio de 3.9 ontem a noite enquanto Furnas fez 5.2...

 

Acho que o objetivo agora seria colocar esta estação do Campo Belo no ar...pois este local realmente é especial situado a 2.438 metros de altitude e já mostrou seu potencial....Minha duvida é qdo fizer -5 ou -6....se o console vai resistir.....agora é só esperar pra ver....

 

 

Uuuufaaaa o milagre do dia!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Acho que o repetidor pra jogar o sinal do Campo Belo no Marcao seria mais util que a caixa pra deixar o console no Campo Belo , com o Repetidor matariamos dois coelhos de uma só vez , como colocar online e eliminar o risco do console do CB congelar , pois os mesmo vai ficar dentro da guarita como os outros !

Link to comment
Share on other sites

Que o cara de scientific sales mandou pra mim a um tempo

 

Por favor, consulte el modelo 7654 de largo alcance del repetidor y el Modelo 7660 Yagi Antenas. Estos tienen una gama de 3000m. El costo de envío es $ 169,00 Gracias.

 

Modelo 7564

 

http://www.scientificsales.com/7654-Long-Range-Repeater-Solar-Powered-p/7654.htm

 

+

 

Modelo 7660

 

http://www.scientificsales.com/7660-Yagi-Antenna-p/7660.htm

 

Total = 7654 Long Range Repeater, Solar Powered is $254.00 + 7660 Yagi Antenna is $127.00 + 169,00 Frete

 

Total $ 550,00

 

 

Pra ficar mais claro o valor final

 

 

Eu ajudaria contribuindo e ajudaria na instalação

 

clSyyDr.jpg

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, sobre o PNI

 

Furnas no ar...Massena no ar após varias tentativas mesmo hoje pela manhã, o console insistia em ler a estação de Furnas e não do Massena mesmo em portas diferentes. A estação do Massena agora encontra-se a 2.581 metros de altitude de frente ao Posto Marcão.

 

Qto a estação do Campo Belo a Loba novamente foi no local e derrubou a caixa, mas não houve danos. O Console resistiu ao frio de 3.9 ontem a noite enquanto Furnas fez 5.2...

 

Acho que o objetivo agora seria colocar esta estação do Campo Belo no ar...pois este local realmente é especial situado a 2.438 metros de altitude e já mostrou seu potencial....Minha duvida é qdo fizer -5 ou -6....se o console vai resistir.....agora é só esperar pra ver....

 

Excelentes notícias!

Link to comment
Share on other sites

Vamos arrecadar esse dinheiro eu vou ajudar tambem , quero ver aquele campo belo no ar seria lindo ver no inverno ja imaginou acompanhar ao vivo batendo -10C , MEUUUUU !

 

Consultaram ?

 

a- legislação brasileira no caso de potência e Anatel autorização, taxas, etc...etc...etc.

 

b- Instalar um equipamento desta potência em um local cheio de antenas repetidoras vai ser interessante.{ Não sei que diabos tem lá em cima hoje. Por definição eu não deixaria instalar um rádio naquelas paragens. Eu disse: Eu.

 

História Real:

 

Antes das transmissões por satélite de TV.

 

O grande link era a repetidora de Itatiaia.

 

Cena 1,

 

Pouso de uma Apolo na Lua.....Astronautas descem.....e ficam pulando....coisa típico de astronauta na Lua....convenhamos não é muito interessante.

 

Cena 2,

 

No mesmo horário há um jogo Corinthians x XV de Piracicaba em Piracicaba.

 

Locutor: Walter Abrahão, TV Tupi...

 

Cai o link,

 

Entra, Gerdy Gomes do estúdio.

 

_ Perdemos o contacto com Piracicaba. Voltamos a transmitir da Lua.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Vamos arrecadar esse dinheiro eu vou ajudar tambem , quero ver aquele campo belo no ar seria lindo ver no inverno ja imaginou acompanhar ao vivo batendo -10C , MEUUUUU !

 

Consultaram ?

 

a- legislação brasileira no caso de potência e Anatel autorização, taxas, etc...etc...etc.

 

b- Instalar um equipamento desta potência em um local cheio de antenas repetidoras vai ser interessante.{ Não sei que diabos tem lá em cima hoje. Por definição eu não deixaria instalar um rádio naquelas paragens. Eu disse: Eu.

 

História Real:

 

Antes das transmissões por satélite de TV.

 

O grande link era a repetidora de Itatiaia.

 

Cena 1,

 

Pouso de uma Apolo na Lua.....Astronautas descem.....e ficam pulando....coisa típico de astronauta na Lua....convenhamos não é muito interessante.

 

Cena 2,

 

No mesmo horário há um jogo Corinthians x XV de Piracicaba em Piracicaba.

 

Locutor: Walter Abrahão, TV Tupi...

 

Cai o link,

 

Entra, Gerdy Gomes do estúdio.

 

_ Perdemos o contacto com Piracicaba. Voltamos a transmitir da Lua.

 

Abraços

 

Mafili,

 

Relativo a frequencias de rádio, se o equipamento for de alcançe limitado, não haveria problemas. Relativo ao parque também acredito que não haveria restrição, já que há interesse da diretoria monitorar 3 pontos:

1) altos de montanha - já temos o Massena (e não acho que tenha sido burrada colocar lá)

2) fundo do vale - temos Furnas e Campo Belo

3) Lado úmido - encosta parte baixa - algo entre 1200 e 1500 de altitude - essa não temos, aí o interessante seria ver o quanto chove.

 

Pelo que entendi, o interesse é com relação mais a ventos e temperaturas mínimas atrativas para turistas, e combate a incendios conhecendo a dinamica de ventos lá em cima.

Link to comment
Share on other sites

Tive que sair do trabalho, só estudo hoje em dia... tive até que largar o carro :cray:

O máximo que posso oferecer é minha ajuda caso seja preciso para instalar algo!

 

Também estou na mesma situação de poder oferecer apenas alguma ajuda para alguma instalação.

 

Estou de licença médica do trabalho, porém, meu salário está extremamente defasado e, infelizmente, em fevereiro deste ano tive um imprevisto que acabou ferrando com minhas contas. Até agora estou tentando colocar a casa em ordem. :(

Link to comment
Share on other sites

O mais facil mesmo seria a antena repetidora da estaçao pro marcao ela tem alcance de 3km ..... Com isso podemos ver o "melhor" local do CB pra por a estaçao , ou se ele ja não esta no melhor local !

 

Mafili acho que esse que voce fala seria o radio igual do Diego né ? Creio que nao precisariamos de tal equipamento no PNI por que la ja tem internet , o equipamento do Diego seria indicado pra locais ramotissimos e isolados !

Link to comment
Share on other sites

Montagem porca que eu fiz , pra que nao entendeu ainda como ficaria a estaçao do compo belo online com o reptidor , lembrando que o repetidor ficaria ano maximo 300m da estaçao do CB , e ele jogaria o sinal pro marcao onde ficaria o console livre do congelamento , a distancia é de 1,2km se não estou enganado

 

namyFGg.jpg

Link to comment
Share on other sites

To desconfiado que são dados interpolados....e não dados reais....Vi isso qdo vi Calmon SC informando temperatura média.....O Epagri foi categórico e confirmou mesmo que não havia nenhuma estação ativa em Calmon...

 

Mesmo caso esta estação de Itatiaia no Parque....como pode ser se o próprio parque a desconhece....

 

Com certeza deve ser interpolação..

 

Também estranho, já que no site no INMET não há qualquer referência para essa estação.]

 

Porém, achei uma foto muito curiosa que parece ser o local totalmente reformado, e não aquela coisa "meia-boca" adaptada das antigas ruínas que eu tinha visto antes:

 

PNI1.jpg

 

Fonte: http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/images/Fotos/Agua_Branca/PNI1.jpg

 

Pela localização, tudo indica que fica realmente no caminho da Travessia Ruy Braga.

 

Esse local é o Abrigo Água Branca, um abrigo mais novo lá do parque. Pode inclusive ser reservado para uso público.

 

Fica "próximo" à Ruy Braga, digo "próximo" porque tem que dar uma boa saída da trilha, não é exatamente como o Abrigo Massena ou o Abrigo Macieiras que ficam no caminho.

Link to comment
Share on other sites

E qto a estrada do Vale do PNI começa com 2.458 metros de altitude no Posto Marcão, na área de Furnas fica em 2.470 metros, mais adiante 1200 metros o Campo Belo, com em 2.438 metros e chegando ao Abrigo Rebouças a 2,9km da Portaria a 2.403 metros. Seguindo pra frente do Rebouças + 1mil metros no fim deste vale fica a 2.373 metros de altitude.

 

YagTfyp.png

Link to comment
Share on other sites

Seguindo na linha vamos-brincar-no-google-earth...

 

Alguns dados interessantes:

 

Altitude média que varia de 2500 a 2520 mts;

Montanha mais alta do estado de SP, com 2798,39 metros de altitue, superando em pouco mais de 1 metro o cume do Agulhas Negras.;

Considerado o vale mais alto do Brasil, superando as altitudes alcançadas no vale do PNI;

Também considerado o local mais frio do Brasil por muitos aventureiros que lá passaram:

 

VALE DO RUAH!!!

 

I5gx7T9.jpg

 

Há relatos não oficiais de temperaturas que podem chegar a menos de -8 abaixo de zero. Quando tivermos as estações do PNI caminhando sozinhas ou que precisem de pouca manutenção, vou startar meu projeto de longo prazo que é conseguir monitorar o Vale do Ruah.

 

Este vale tem algumas características, como estar localizado mais ao sul que o PNI, estar voltado pra vertente atlantica, ou seja receberia mais umidade e ao mesmo tempo receberia antes que o PNI as porradas polares. Se tem um lugar além do cume do Agulhas onde a temperatura possa ter máximas negativas, é o cume da Pedra da Mina.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, só não citei o Vale do Ruah porque considero o local quase inacessível, muito diferente da parte alta do PNI.

Somente montanhistas com alguma experiência conseguem chegar lá em cima, após horas e horas de caminhada. É necessário pelo menos dois dias para subir e voltar.

 

Para quem tem o objetivo de ir até o topo da Pedra da Mina, a vantagem é que a trilha, ao contrário das Agulhas Negras, é uma espécie de escalaminhada, não sendo necessário o uso de cordas, mosquetões, etc... porém, mochila, sleeping bag, barraca e outros apetrechos desse tipo são indispensáveis. Estar em boa forma física também é fundamental. O acesso é feito pelo lado mineiro, à partir da cidade de Passa Quatro (bairro Paiolinho - Fazenda Serra Fina). Esse relato de um cara que subiu lá praticamente sozinho é muito interessante e indispensável para quem deseja conhecer a região:

 

http://www.mochileiros.com/pico-pedra-da-mina-2-797metros-de-altitude-t86409.html

 

Aí vai uma foto do Vale do Ruah:

 

411436.JPG

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias, troca uma ideia lá com seus "parentes" para viabilizar a instalação de uma Davis no Vale do Ruah. :laugh:

 

Boa Evandro..Realmente este Vale do Ruah deve ser muito agressivo em termos de frio mas tenho duvidas, ele me parece bem menor em relação ao vale do PNI. Outra coisa o Vale do Ruah se encontra a 2.520 metros...e ele está cercado por paredes na faixa de 2600 mais ou menos....então é diferente do PNI neste ponto também....spo acampando lá com uma Davis pra descobrir.....

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias, troca uma ideia lá com seus "parentes" para viabilizar a instalação de uma Davis no Vale do Ruah. :laugh:

 

Boa Evandro..Realmente este Vale do Ruah deve ser muito agressivo em termos de frio mas tenho duvidas, ele me parece bem menor em relação ao vale do PNI. Outra coisa o Vale do Ruah se encontra a 2.520 metros...e ele está cercado por paredes na faixa de 2600 mais ou menos....então é diferente do PNI neste ponto também....spo acampando lá com uma Davis pra descobrir.....

 

Tava pensando uma coisa também, há o paredão da Pedra da Mina fechando o vale, deve dar um vento impressionante lá em cima, o que mataria mínimas expressivas na maior parte dos dias...mas quando o vento parar em uma MP de inverno...meu, deve dar -12 lá!

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Linda foto Frost.....e parece mentira que temos hoje uma estação a 2.584 metros de altitude no Morro do Massena (2.609 mts). Esta estação fica exatos 207 metros abaixo dos Agulhas Negras e 214 metros da Pera da Mina....Acredito que estes dois pontos na média sejam cerca de 1 grau abaixo do Massena (topoxtopo)...

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

COMPARATIVO MM X MI

 

Morro do Massena MG

 

Latitude: -22.340

Longitude: -46.3418

altitude: 2.584 mts (8.476 pés)

 

Morro da Igreja SC

 

Latitude: -28.126992º

Longitude: -49.479610º

Altitude: 1.790 metros (5.871 pés)

 

Massena - Jun14: 08,0 (05,6 / 11,8 / 02,1 / 16,7)

M Igreja - Jun14: 08,6 (------------------------------)

 

Massena - Jul14: 06,0 (03,8 / 09,4 / 01,1 / 13,9)

M Igreja - Jul14: 07,8 (05,6 / 10,8/ -00,8 / 18,2)

 

Massena - Ago14: 08,5 (05,4 / 13,0 / 01,2 / 17,3)

M Igreja - Ago14: 09,9 (05,5 / 14,7 / -02,5/ 20,5)

 

Massena - Mai15: 07,9 (05,4 / 11,6 / 01,2 / 17,4)

M Igreja - Mai15: 09,0 (07,0 / 11,6 / 01,4 / 15,0)

Link to comment
Share on other sites

Descobri essa referência na Internet, que me faz relembrar, o que era amplamente divulgado nos livros didáticos do anos 70. Se não me falha a memória, essa informação abaixo, também estava registrada num livro grande da Região Sudeste do IBGE dos anos 70 ou 80. De cabeça, me lembro que a altitude da estação do Alto do Itatiaia, era de 2.199 m ou 2.399m. Nem sei, se essa estação ainda existe e por qual período ela funcionou.

 

"...No planalto do Parque Nacional de Itatiaia, a temperatura média anual é de 11,4º C, sendo janeiro o mês mais quente com 13,6º C; julho é o mês mais frio com 8,2º C. A máxima absoluta apurada foi de 21,4º C, em fevereiro, e a mínima foi de -15,4º C, em julho. As geadas intensas são comuns nos meses de inverno, verificando-se com frequência granizo e, raras vezes, breves nevadas...."

 

http://www.wikiparques.org/wiki/Parque_Nacional_do_Itatiaia

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Descobri essa referência na Internet, que me faz relembrar, o que era amplamente divulgado nos livros didáticos do anos 70. Se não me falha a memória, essa informação abaixo, também estava registrada num livro grande da Região Sudeste do IBGE dos anos 70 ou 80. De cabeça, me lembro que a altitude da estação do Alto do Itatiaia, era de 2.199 m ou 2.399m. Nem sei, se essa estação ainda existe e por qual período ela funcionou.

 

"...No planalto do Parque Nacional de Itatiaia, a temperatura média anual é de 11,4º C, sendo janeiro o mês mais quente com 13,6º C; julho é o mês mais frio com 8,2º C. A máxima absoluta apurada foi de 21,4º C, em fevereiro, e a mínima foi de 15,4º C, em julho. As geadas intensas são comuns nos meses de inverno, verificando-se com frequência granizo e, raras vezes, breves nevadas...."

 

http://www.wikiparques.org/wiki/Parque_Nacional_do_Itatiaia

 

2199 Metros....e que condiz estas marcas...Pelo que vimos nestas novas estações , temos um inverno de 6 graus e um verão de 12.....e qto a média anual na casa dos 9,0 graus...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

image(1).jpg.81a7f28a615ad8af973cbc3056b0684e.jpg

 

image(10).jpg.8476dad3d37b051653be53bab2fd0790.jpg

 

image(12).jpg.e0f2114218d8d54cc1c81bb8d4386f77.jpg

 

 

 

Por que o Pico das Agulhas Negras tem esse nome?

 

O maciço recebeu o nome de Agulhas Negras devido às suas grandes e profundas canaletas escuras e verticais, cuidadosa e lentamente esculpidas na rocha pela ação da água das chuvas ao longo dos tempos. Além disso, predominam nas rochas do planalto do Itatiaia a Nefelina-Sienito, rocha rica em sódio e potássio e pouco resistente ao ataque de ácidos que surgem com a decomposição de plantas como os líquens e musgos. Este dissolvem as rochas formando sulcos e depressões que podem ser observados na montanha (Júlio Spanner e Igor Spanner - Guia da região de Itatiaia, 2012).

 

Fonte consultada:

http://www.montanhasdoitatiaia.com.br/atrativos-do-parque/pico-das-agulhas-negras/

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.