Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Enquanto isso tem enchente que corre o risco de ser histórica e MP forte a caminho. E nego discutindo Cucuias... :ok:

 

Minha empresa recebe em média 20 a 30 containers por semana no porto de Itajaí ou Navegantes. Há 10 dias, solicitamos que todas as cargas atraquem em Imbituba. Estou pagando frete a mais, pois é extremamente provável o bloqueio do porto nos próximos dias devido a chuva. Já passei por isso uma vez. As companhias marítimas alegam força maior e mandam tudo para Paranaguá ou Santos. Tu tem que pagar por ti mesmo o frete de volta para Itajaí apenas quando a situação melhorar e isso quando tiver espaço na agenda. Enquanto isso se paga armazenamento (demurrage) no porto. É complicadíssimo! Imagino o que afeta uma enchente dessas na economia de uma cidade como Itajaí. Isso sem falar é claro nas casas em zona de risco e etc! É onde a brincadeira aqui sai do hobby e vai para o profissional!

Link to comment
Share on other sites

É isso mesmo J.Vicente, fui lendo tentando ver alguma coisa legal, somente o avanço do frio até o Sul de Minas na manhã do dia 30, postado pelo William.

 

Fiquei impressionado com a subida rápida do rio do Peixe em Joaçaba, conforme relato no blog do Coutinho o nível do Rio passou de 1,61 para 7,71 metros, agora não explicaram em que dia estava em 1,61 metros, mesmo assim é uma subida extraordinária.

Link to comment
Share on other sites

Frio no litoral Argentino...-2,0 em Mar del Plata e -3,8 em Bahia Blanca hoje...Já a menor do Pais foi no Cerro Catedral em Bariloche com -07,1...

 

Mas o Cerro Catedral não representa nada da cidade de Bariloche!!! :mosking: :mosking:

 

GFS 12Z diminuiu o frio no RS, mas mantém ele subindo para o PR. As mínimas não serão tão boas, as máximas é que irão se destacar!!

Link to comment
Share on other sites

Frio no litoral Argentino...-2,0 em Mar del Plata e -3,8 em Bahia Blanca hoje...Já a menor do Pais foi no Cerro Catedral em Bariloche com -07,1...

 

Mas o Cerro Catedral não representa nada da cidade de Bariloche!!! :mosking: :mosking:

 

Meu..fazia tempo que não ria tanto ..quase cai da cadeira aqui....

 

:laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Preocupante à previsão de vento para à praia de Torres (RS) no domingo, GFS windfinder e windguru projetam rajadas de até 110 Km/h, pressão atmosférica de 1002 hpa e 120 mm de precipitação.

Bem onde à baixa vai se aprofundar na costa com ondas de 3 metros de altura.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Fiquei impressionado com a subida rápida do rio do Peixe em Joaçaba, conforme relato no blog do Coutinho o nível do Rio passou de 1,61 para 7,71 metros, agora não explicaram em que dia estava em 1,61 metros, mesmo assim é uma subida extraordinária.

 

O Rio do Peixe tem forte declividade. Enche e esvazia muito rápido. O nível atual(14h) em Joaçaba é de 9,07m. Não sei qual foi o horário do nível 1,61. Mas em 24h o rio subiu 6m.

http://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=245&Itemid=250

Link to comment
Share on other sites

Fiquei impressionado com a subida rápida do rio do Peixe em Joaçaba, conforme relato no blog do Coutinho o nível do Rio passou de 1,61 para 7,71 metros, agora não explicaram em que dia estava em 1,61 metros, mesmo assim é uma subida extraordinária.

 

O Rio do Peixe tem forte declividade. Enche e esvazia muito rápido. O nível atual(14h) em Joaçaba é de 9,07m. Não sei qual foi o horário do nível 1,61. Mas em 24h o rio subiu 6m.

http://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=245&Itemid=250

 

 

Segundo o site da ANA. http://mapas-hidro.ana.gov.br/Usuario/DadoPesquisar.aspx?org=5&bac=7&sub=72&est=27951280 mostra em

 

JOAÇABA I 25/06/2014 07:00:00 161

 

Se fosse em Rio do Sul, ja teriamos 2,5mts de agua acima do limite de enchente..

Link to comment
Share on other sites

O assunto principal é chuva mas não custa ver algumas mínimas de hoje em MG (INMET):

:vampire:

 

Monte Verde (Aut): 4,9°C

Caldas (Aut): 5,2°C

Maria da Fé (Aut): 6,1°C

Florestal (Aut): 6,8°C

São Lourenço (Conv): 7,0°C

Caparaó (Conv): 7,5°C

Bambuí (Conv): 7,6°C

São João del Rei (Aut): 8,5°C

Viçosa (Conv): 8,5°C

Manhuaçu (Aut): 8,7°C

Barbacena (Conv): 8,9°C

Conceição do Mato Dentro (Conv): 8,9°C

Divinópolis (Conv): 9,0°C

Machado (Conv): 9,0°C

Sete Lagoas (Conv): 9,2°C

Guanhães (Aut): 9,4°C

Caratinga (Conv): 9,6°C

Varginha (Aut): 9,7°C

Patrocínio (Aut): 9,9°C

Montalvânia (Aut): 10,1°C (Esta fica na divisa com a Bahia)

Link to comment
Share on other sites

E q frio é este no vale do Ribeira??

Pois é, parece que vai haver um "escoamento" do ar frio do Planalto paranaense para o Vale do Ribeira! Coisa linda mesmo!!

GFS dando de 0C a 3C para Curitiba no dia 01/07??

O lado paulista do vale do Ribeira costuma chegar próximo de zero em MP's muito fortes, mesmo sendo cidades na grande maioria abaixo de 100 m de altitude.

 

Alguns exemplos em 2000:

Iguape (Litoral, INMET): -2,2°C (17/07)

Registro (CIIAGRO): 2,8°C (18/07)

Jacupiranga (CIIAGRO): 1,2°C (21/07)

Cananéia (Litoral, CIIAGRO): 2,0°C (21 e 22/07)

Link to comment
Share on other sites

O assunto principal é chuva mas não custa ver algumas mínimas de hoje em MG (INMET):

:vampire:

 

Monte Verde (Aut): 4,9°C

Caldas (Aut): 5,2°C

Maria da Fé (Aut): 6,1°C

Florestal (Aut): 6,8°C

São Lourenço (Conv): 7,0°C

Caparaó (Conv): 7,5°C

Bambuí (Conv): 7,6°C

São João del Rei (Aut): 8,5°C

Viçosa (Conv): 8,5°C

Manhuaçu (Aut): 8,7°C

Barbacena (Conv): 8,9°C

Conceição do Mato Dentro (Conv): 8,9°C

Divinópolis (Conv): 9,0°C

Machado (Conv): 9,0°C

Sete Lagoas (Conv): 9,2°C

Guanhães (Aut): 9,4°C

Caratinga (Conv): 9,6°C

Varginha (Aut): 9,7°C

Patrocínio (Aut): 9,9°C

Montalvânia (Aut): 10,1°C (Esta fica na divisa com a Bahia)

 

Valores ótimos, Aldo. Obrigado pela compilação.

Link to comment
Share on other sites

Para mim, sem qualquer bairrismo, o clima das montanhas de MG é o melhor clima do mundo.

Vejam só as temperaturas mínimas e máximas + chuva nesse mês em:

 

Diamantina (altitude 1280 metros).

 

funkna.jpg

 

Barbacena (altitude 1160 metros)

 

291okf6.jpg

 

SE eu pudesse escolher viver em algum lugar seria nessas cidades...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Preocupante à previsão de vento para à praia de Torres (RS) no domingo, GFS windfinder e windguru projetam rajadas de até 110 Km/h, pressão atmosférica de 1002 hpa e 120 mm de precipitação.

Bem onde à baixa vai se aprofundar na costa com ondas de 3 metros de altura.

 

Frente Fria Estacionada, Enchentes, Ciclone, Vendaval, Mar Revolto, depois MP, negativas....

 

Muita emoção duma vez pro Sul!!

Link to comment
Share on other sites

Já disse, na prática as médias não retratam as mínimas, portanto não retratam o frio mais extremo, com base na ciência, as médias servem pra muito pouca coisa...

 

PHP, as médias retratam o TODO. As mínimas são apenas uma das variáveis desse TODO.

 

Para avaliar somente mínimas, temos que pegar apenas a médias das mínimas.

 

Eu sempre disse aqui nesse espaço: se queres conhecer um clima, tens que conhecer apenas 4 variáveis

 

1- média

2- amplitude térmica média diária

3- amplitude térmica média anual

4- regime de chuvas

 

Me dê essas 4 informações e terei plena noção de como é o lugar.

Link to comment
Share on other sites

com base na ciência, as médias servem pra muito pouca coisa...

 

Amigo PH...o que compõe a média..?? As 24 horas horas de um dia....ou seja, de manhã, no almoço, de tarde, a noite e de madrugada....enfim o dia inteiro....

 

O que compoe a temperatura minima....um intervalo minimo nas 24 horas que geralmente acontece entre 06:00 / 06:30 da manhã.....

 

Não posso afirmar que as médias servem para pouca coisa....e as minimas quase tudo....

 

Mas afirmo que no Baz , as minimas tem um peso de 90%...senão mais..dai te dou razão..!!

Link to comment
Share on other sites

Frio no litoral Argentino...-2,0 em Mar del Plata e -3,8 em Bahia Blanca hoje...Já a menor do Pais foi no Cerro Catedral em Bariloche com -07,1...

 

Mas o Cerro Catedral não representa nada da cidade de Bariloche!!! :mosking: :mosking:

 

Meu..fazia tempo que não ria tanto ..quase cai da cadeira aqui....

 

:laugh: :laugh:

 

:sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

Tarde de 26 graus / 34% de umidade na capital paulista ...mesma temperatura que Montreal no Canada...um dia muito bonito com muito sol e baixa umidade.

 

Tarde de 13ºC / 97% de umidade na capital da serra catarinense. Dia feio, com chuva de leve a moderada.

Link to comment
Share on other sites

Arthur, o PHP não disse que as médias mascaram a realidade local, apenas dissem que mascaram o que de fato ocorre com as mínimas.

 

Ele tem razão quanto a isso: não podemos utilizar a média para explicar o comportamento das mínimas de um local, pois médias explicam o TODO.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Colocaram 9 estações em S Joaquim graxaim e não conseguiram bater Urupema Siriema...pq será....

 

Interessante que a + fria delas (média) depois do Cruzeiro é claro...é justamente a estação do Inmet...depois vem a Chapada Seca que não tem nada a ver com a Chapada Bonita...tinha pensado que tinha mudado de nome , mas são na verdade duas, seca e bonita

Já disse, na prática as médias não retratam as mínimas, portanto não retratam o frio mais extremo, com base na ciência, as médias servem pra muito pouca coisa...

 

Média não serve pra nada! Muito mais importante é saber a mínima de um dia em fundo de baixada! Isso move o mundo! :mosking: :mosking: :mosking:

 

Desculpa, mas não deu pra passar essa!

Link to comment
Share on other sites

com base na ciência, as médias servem pra muito pouca coisa...

 

Amigo PH...o que compõe a média..?? As 24 horas horas de um dia....ou seja, de manhã, no almoço, de tarde, a noite e de madrugada....enfim o dia inteiro....

 

O que compoe a temperatura minima....um intervalo minimo nas 24 horas que geralmente acontece entre 06:00 / 06:30 da manhã.....

 

Não posso afirmar que as médias servem para pouca coisa....e as minimas quase tudo....

 

Mas afirmo que no Baz , as minimas tem um peso de 90%...senão mais..dai te dou razão..!!

 

Nisso o carlos tem razão.

 

A média é a melhor forma para conhcermos um clima, embora incompleta na minha opinião (expliquei antes pq). Se tivermos que pegar apenas uma variável, é ela que utilizaremos.

 

Não concorda, PHP?

Link to comment
Share on other sites

Adm Carlos, já que o sr. está fomentando um debate de tema que não é sobre monitoramento/previsão, por favor, poderia mover as respectivas mensagens a "discussão geral" ou a um tópico específico?

 

Vamos organizar o site.

 

:good2:

 

Ok chefe...vou mover as 34 msg's de hoje....e deixo pra voce as outras 723 do dia 01 ao dia 25....

 

:mosking:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.