Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - NOVEMBRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

Porém, no geral do ano, não parece que POA está realmente enfrentando uma estiagem perigosa:

 

graf_chuv_acu_6190_sim_anual.php?codEst=83967&mesAno=2011

 

Esse setembro já destoou, muito seco para o padrão do RS. Aí o novembro com chuva bem abaixo da média acabou sendo potencializado, já que a evapotranspiração nessa época já é alta devido ao calor!

Tomara que dezembro normalize, porque janeiro e fevereiro historicamente são suscetíveis a veranicos!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 503
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Muito quente desde cedo nesta terça-feira, mas pelo menos o vento sul conseguiu segurar um pouco as máximas.. Variação: 21,2°C / 32,8°C.

Essa é pra você Silvio, tempestade muito isolada que fotografei hoje a tarde e pelo radar estava entre a sua terrinha Campo Mourão e Peabiru. Novamente precipitações muito isoladas. A esperança fica para a frente fria que vai chegar na quinta-feira, que traga volumes bons para muitas localidades, mas acredito que não vai chover na maioria das cidades do interior paranaense.

 

m_P1010550.jpg.33e676fa75d15e4cc895f7ceeee2eaa5.jpg

Link to comment
Share on other sites

Silvio, relembrando a tenebrosa primavera de 2008 com um post meu de setembro deste ano:

 

 

E parece que os grandes "drivers" de nosso clima continuam refletindo aspectos de de La Nina em um padrão atmosférico que continuará apresentando sucessivas erupções de ar frio. Neste momento temos:

 

Pacífico abaixo da média (especialmente Nino 1+2 em constante queda e cada vez mais frio) + Atlântico abaixo da média + AAO em longa fase negativa + SOI em fase positiva

 

Não tivéssemos a grande massa de ar quente tão forte e estabilizada neste ano no Brasil-Central, certamente as erupções polares estariam ainda mais fortes, adentrando pelo interior do continente. Durante esta semana teremos uma sequência de mínimas baixas e tempo mais frio na Serra Geral e áreas mais a leste nas regiões Sul e Sudeste. E assim setembro vai confirmando a tendência de fechar abaixo da média em grandes porções do Sul do Brasil.

 

Daqui para frente preocupa o fato da atmosfera continuar favorável ao ingresso de massas de ar frio marítimas ao longo da primavera, especialmente com esta conjuntura de índices favoráveis a este comportamento dos últimos dias. Em 2008 (análogo, com chuva excessiva e frio na primavera) houve novo mergulho em direção a La Nina no final do ano, e um comportamento muito semelhante ao que vem ocorrendo agora, quando as anomalias ficaram negativas em setembro, outubro e novembro. Muitas massas de ar polar tiveram uma trajetória maritimizadas e influenciaram o tempo na costa, ocasionando circulação de umidade vinda do oceano que favoreceu a ocorrência de seguidas "lestadas".

 

Em 2008 o mês de setembro destacou-se pelo frio conforme mensagem do amigo Ronaldo Coutinho em 11/10/2008

 

"ESTE FOI O QUINTO SETEMBRO, JUNTO COM 1987, MAIS FRIO JÁ REGISTRADO EM SÃO JOAQUIM (1955/2008) E NA MAIOR PARTE DE SC FICOU ENTRE 1 A 2ºC ABAIXO DO NORMAL. TIVEMOS O 15 DIAS SEGUIDOS COM MÉDIAS DIÁRIAS IGUAIS OU ABAIXO DE 10,0ºC EM SÃO JOAQUIM E PODERÁ TER SIDO O MAIOR PERÍODO DE FRIO FORTE SEGUIDO JÁ REGISTRADO EM SETEMBRO (1955/2008)."

 

 

Outubro daquele ano também manteve o padrão de frio como pode ser visto na referência de São Joaquim. Dados Ronaldo Coutinho:

 

"CLIMATERRA; 18,1/9,6/13,2/23,9/3,3/311,5/933 HF DESVIO; -2,3/-0,1/-1,2

 

INMET; 17,4/9,6/12,9/23,7/3,7/382,8 MM/883 HF; -1,5/+0,5/-0,4 RECORDE DE CHUVA DE OUTUBRO"

 

 

Nosso amigo Coutinho em 20/10/2008 também observava:

 

É A PRIMAVERA MAIS FRIA DESDE 1999 AQUI NA NOSSA REGIÃO E, CREIO SER, TAMBÉM EM BOA PARTE DE SC. OUTRA ASSIM FOI EM 1987

 

 

Em 21/11/2008 eu mesmo fiz uma observação a respeito do longo período chuvoso que Florianópolis atravessava desde setembro (do dia 22 ao 30 atualizado com os dados do Wunderground/Aeroporto):

 

Realmente estamos passando por um "período nunca antes visto neste país". Florianópolis tem vivido o período chuvoso mais longo desde que me conheço por gente. E não é impressão minha, é consenso na cidade. Mesmo para aqueles que não estão acostumados em acompanhar as variáveis climatológicas como eu.

Observem abaixo o levantamento que fiz desde setembro nas observações do aeroporto da cidade. Os dias marcados com chuva foram aqueles que registraram o fenômeno em alguma das leituras. E não pensem que foram pancadas ali e outras aqui, é chuva que não acaba mais. Todos os dias. Poucas foram as vezes que a chuva foi em apenas uma leitura do dia, mas tenham certeza de que o dia inteiro foi acizentado. É um período negro para a história climatológica da cidade, ninguém aguenta mais tanta chuva, tantas núvens. Já não lembro mais a cor de um céu claro.

 

*Final de semana

 

Setembro

 

1-n

2-n

3-n

4-n

5-chuva

6-chuva*

7-n*

8-n

9-chuva

10-chuva

11-chuva

12-chuva

13-chuva*

14-n*

15-n

16-n

17-n

18-n

19-n

20-chuva*

21-chuva*

22-n

23-n

24-n

25-chuva

26-chuva

27-chuva*

28-chuva*

29-chuva

30-chuva

 

Outubro

 

1-chuva

2-chuva

3-n

4-chuva*

5-n*

6-n

7-n

8-n

9-n

10-chuva

11-chuva*

12-chuva*

13-chuva

14-chuva

15-chuva

16-chuva

17-chuva

18-chuva*

19-chuva*

20-chuva

21-chuva

22-chuva

23-chuva

24-chuva

25-chuva*

26-chuva*

27-n

28-n

29-chuva

30-n

31-n

 

Novembro

 

1-n*

2-chuva*

3-chuva

4-chuva

5-chuva

6-chuva

7-chuva

8-n*

9-n*

10-chuva

11-chuva

12-chuva

13-chuva

14-n

15-chuva*

16-chuva*

17-chuva

18-chuva

19-chuva

20-chuva

21-chuva

22-chuva*

23-chuva*

24-chuva

25-chuva

25-chuva

27-chuva

28-chuva

29-chuva*

30-chuva*

 

 

Com estas observações quero mostrar que em um ano análogo recente tivemos uma primavera fria, excessivamente chuvosa e com trajédias climáticas e humanas. Comportamento que neste ano temos observado desde agosto e tende a continuar ocorrendo no Sul do Brasil até o final da nova estação. Chamo a atenção que a metade leste do Sul do Brasil ainda corre riscos no decorrer deste ano pela tendência observada, pelas projeções futuras e pelo análogo de 2008.

por Caio César

Dom Set 11, 2011 5:17 pm

 

Fórum: Acompanhamento Meteorológico e Climático

Tópico: Monitoramento e Previsão - Brasil - SETEMBRO 2011

Respostas: 952

Exibições: 10187

Ir à mensagem

Link to comment
Share on other sites

Que massa de ar frio forte está prevista para chegar no sul do país nos próximos dias. A temperatura em 850hpa chega a

valores entre 2-4ºC em boa parte do RS, e as cidades serranas podem mesmo beliscar no 0ºC. GFS por exemplo dá 0 grau pra

São Chico na Sexta.

 

 

Não tinha visto e fiquei muito impressionado, Renan. É muito frio para dezembro e cabe até verificarmos os recordes. É um pulso frio com característica sinótica invernal.

Link to comment
Share on other sites

Temperaturas despencam a partir de amanhã no Sul, parte de MS, SP e MG

 

A partir desta quinta-feira a temperatura despenca em toda a Região Sul, além de partes de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Segundo previsão da SOMAR Meteorologia, em algumas localidades o frio da madrugada prosseguirá até a próxima segunda-feira (5), porém o ápice será visto na sexta-feira (2), com mínima entre 3°C e 6°C na Serra Geral e entre 6°C e 12°C em boa parte dos três Estados da Região Sul.

Link to comment
Share on other sites

Uau!! GFS arrebentando!! Incrível que o modelo está pegando uma área inteira na casa do 0°. Se isso se confirmar, vai negativar nas baixadas. Também chama a atenção o contraste com as áreas baixas, com mínimas entre 10° e 12°.

 

Com o ciclone é bom ficar atento, porque a frente rapidinho vai provocar mais chuva no Sudeste.

 

Enquanto a chuva não vem (está ali na Laguna dos Patos), pré-frontal brabo aqui em POA!! A mínima foi de 22,0°, mas o aquecimento foi muito rápido!! Cheguei aos 30,0° às 10:20 (sol das 9:20) e o vento NO aumentou.

 

Agora os cirrus estão aumentando e JÁ faz 32,1° com 55%! Venta de NO a 14,7 km/h. Pressão afundando e em 1001,9 mb.

 

VEM CHUVA!!! ALELUIA!!!

Link to comment
Share on other sites

Silvio, relembrando a tenebrosa primavera de 2008 com um post meu de setembro deste ano:

 

Com estas observações quero mostrar que em um ano análogo recente tivemos uma primavera fria, excessivamente chuvosa e com trajédias climáticas e humanas. Comportamento que neste ano temos observado desde agosto e tende a continuar ocorrendo no Sul do Brasil até o final da nova estação. Chamo a atenção que a metade leste do Sul do Brasil ainda corre riscos no decorrer deste ano pela tendência observada, pelas projeções futuras e pelo análogo de 2008.

por Caio César

Dom Set 11, 2011 5:17 pm

 

Se considerarmos o análogo 2008/2009, e que agora temos novamente uma La NIña bem formada e mais estabelecida que naquele momento, além de outros índices que estão mais favoráveis agora do que daquela oportunidade, vai se desenhando um cenário bastante interessante para o ano de 2012. Chamo a atenção para o outono do ano que vem, que deve ser bastante ameno se considerarmos o que vem acontecendo aqui na Am. do Norte. Pelo padrão americano, frio deve chegar cedo, mas sem extremos.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Que massa de ar frio forte está prevista para chegar no sul do país nos próximos dias. A temperatura em 850hpa chega a

valores entre 2-4ºC em boa parte do RS, e as cidades serranas podem mesmo beliscar no 0ºC. GFS por exemplo dá 0 grau pra

São Chico na Sexta.

 

 

Não tinha visto e fiquei muito impressionado, Renan. É muito frio para dezembro e cabe até verificarmos os recordes. É um pulso frio com característica sinótica invernal.

 

Incrível, o padrão vem mantendo uma boa semelhança com o ano passado também...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Céu PRETO sobre a Grande POA!!! Começou um vento S moderado a mais ou menos 1 h atrás, ativando o sistema ao norte. Está caindo o mundo por lá!!

 

Aqui está cada vez mais escuro e faz 30,5° com 54%. A máxima foi de 33,1°C. Vento ESE a 15,3 km/h. Acabo de ouvir um trovão bem ao longe.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, aqui no centro cheveu de balde. Deve ter dado entre 10 e 15 mm em 10 minutos.

PQP!! ENXURRADA MOMUMENTAL!!! POA DESAPARECEU!!!!!!!!!!! :shok: :shok: :shok:

 

Eu imaginei que tu ainda não tinha visto o pior, hehehe. Os teus adjetivos ainda estavam bastante modestos, hehehe. A chuvarada chega antes aqui no centro para depois ir para aí no leste. :mosking: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Marcos, aqui no centro cheveu de balde. Deve ter dado entre 10 e 15 mm em 10 minutos.

PQP!! ENXURRADA MOMUMENTAL!!! POA DESAPARECEU!!!!!!!!!!! :shok: :shok: :shok:

 

Eu imaginei que tu ainda não tinha visto o pior, hehehe. Os teus adjetivos ainda estavam bastante modestos, hehehe. A chuvarada chega antes aqui no centro para depois ir para aí no leste. :mosking: :mosking:

Cara, meu Deus!!! Os edifícios da Nilo Peçanha, a uns 500 mm daqui, ficaram quase invisíveis!! O início da enxurrada foi monumental, algo que a gente vê poucas vezes!!!

 

Agora estou com 24,2° e 79%. Vento NNE a 7,6 km/h. Chove forte. Até agora acumulei 12,7 mm a um ritmo de 76,2 mm/h e aumentando!!

 

Abraços alagados!

Link to comment
Share on other sites

PQP!! ENXURRADA MOMUMENTAL!!! POA DESAPARECEU!!!!!!!!!!! :shok: :shok: :shok:

 

Eu imaginei que tu ainda não tinha visto o pior, hehehe. Os teus adjetivos ainda estavam bastante modestos, hehehe. A chuvarada chega antes aqui no centro para depois ir para aí no leste. :mosking: :mosking:

Cara, meu Deus!!! Os edifícios da Nilo Peçanha, a uns 500 mm daqui, ficaram quase invisíveis!! O início da enxurrada foi monumental, algo que a gente vê poucas vezes!!!

 

Agora estou com 24,2° e 79%. Vento NNE a 7,6 km/h. Chove forte. Até agora acumulei 12,7 mm a um ritmo de 76,2 mm/h e aumentando!!

 

Abraços alagados!

 

Po os edifícios são colados aí na tua casa, hein, Marcos?? :laugh:

Link to comment
Share on other sites

O pior, Marcos, é que já vejo céu azul à oeste!

 

A frente passou voando. :mosking:

Claro, né!! Tu achas que o sistema passa como? De ônibus?? :rofl: :rofl: :good2:

 

Cara, meu Deus!!! Os edifícios da Nilo Peçanha, a uns 500 mm daqui, ficaram quase invisíveis!! O início da enxurrada foi monumental, algo que a gente vê poucas vezes!!!

 

Agora estou com 24,2° e 79%. Vento NNE a 7,6 km/h. Chove forte. Até agora acumulei 12,7 mm a um ritmo de 76,2 mm/h e aumentando!!

 

Abraços alagados!

 

Po os edifícios são colados aí na tua casa, hein, Marcos?? :laugh:

Bah, é verdade!! São 500 m!! Hehe.

 

Acumulei 13,4 mm. Mas a primeira metada da enxurrada foi memorável. São Pedro enxugou as lágrimas do mundo!!

 

Agora faz 23,5° com 83% e venta de ONO a 2,4 km/h. Quase não venta.

 

Abraços alagados!

Link to comment
Share on other sites

E a frente fria passa por aqui sem a ocorrência de chuva alguma. TERRÍVEL! Esta porcaria de La Niña, que muitos tanto amam, irá decretar uma quebra do milho aqui na região assustadora. Caso não chova próximos dias, o prejuízo será incalculável!

Triste a situação.

Sds.

 

Tomasini, eu sei que o milho é exigente naquela específica que ele precisa de água na formação das espigas. Mas até semana passada, o pessoal dizia que estava tudo perfeito na região, digo de maneira geral na região do planalto...

Enfim, a quantos dias não chove com bom volume?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z mantém o frio e aumenta ligeiramente para SC. Vem coisa bem forte para o amanhecer de sábado, com geada e possível negativa nas baixadas da serra!

 

O frio em SC chama atenção, mas o que impressiona mesmo é que esse frio pode até "subir" bem pegando áreas do Paraná e MS, não com geadas claro, mas com temperaturas baixas para dezembro!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O frio em SC chama atenção, mas o que impressiona mesmo é que esse frio pode até "subir" bem pegando áreas do Paraná e MS, não com geadas claro, mas com temperaturas baixas para dezembro!!!

 

Sds.

 

Silvio, na página anterior postei uma mensagem pra você que mostra a tenebrosa e sombria primavera de 2008 aqui no litoral catarinense. Triste e memorável!

Link to comment
Share on other sites

Grande Caio, já tinha visto e até respondido!!! :good2:

 

Só ocultei os dados diários para ficar mais adequado na mensagem! Esse padrão de primavera tendendo pra fria e chuvosa no litoral, e mais seca no interior parece que vem se repetindo agora no final da estação e início do verão.

Esse padrão de Mps marítimas avançando bem pelo Brasil foi deveras interessante! Seria o padrão para o início do outono no ano que vem?

 

 

Silvio, relembrando a tenebrosa primavera de 2008 com um post meu de setembro deste ano:

 

Com estas observações quero mostrar que em um ano análogo recente tivemos uma primavera fria, excessivamente chuvosa e com trajédias climáticas e humanas. Comportamento que neste ano temos observado desde agosto e tende a continuar ocorrendo no Sul do Brasil até o final da nova estação. Chamo a atenção que a metade leste do Sul do Brasil ainda corre riscos no decorrer deste ano pela tendência observada, pelas projeções futuras e pelo análogo de 2008.

por Caio César

Dom Set 11, 2011 5:17 pm

 

Se considerarmos o análogo 2008/2009, e que agora temos novamente uma La NIña bem formada e mais estabelecida que naquele momento, além de outros índices que estão mais favoráveis agora do que daquela oportunidade, vai se desenhando um cenário bastante interessante para o ano de 2012, talvez bem mais interessante que 2009. Chamo a atenção para o outono do ano que vem, que deve ser bastante ameno se considerarmos o que vem acontecendo aqui na Am. do Norte. Pelo padrão americano, frio deve chegar cedo, mas sem extremos. Parece que o "boom" vai ser no final de dezembro e janeiro por aqui, o que é um cenário bastante interessante!

 

Sds.

 

 

Caio, se essa La Niña se intensificar mais um pouquinho, e perdurar até o outono de 2012, poderemos ter um análogo de 2009(ótimo inverno no RS), porém "turbinado".

Vamos acompanhar!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Eu estou preocupado, alguém sabe sobre os relatos da visita do Coutinho à Blumenau/Indaial? Temo pela vida dele, pois hoje está sendo a pior pré-frontal desde o úlltimo verão :laugh: 35.2°C índice de calor em 39°C, no Inmet um pouco melhor com 33.7°C, que baita azar.

 

ahahahaa... climaterra ta umas 48h sem atualizações.

 

Fpolis hoje teve o dia mais quente de novembro na maioria de suas estações.

Por volta das 19h peguei uma chuva de granizo (pequeno) no estreito em Fpolis, também soube da ocorrência na região central.

Fazem cerca de 2 horas que tem bastante descarga elétrica na grande Fpolis.

 

Urupema BAZ 21hs 12,8 C

a minima hoje foi 12,2 C as 5:11am.

Link to comment
Share on other sites

GFS vai acertando na mosca.. A chuva vai ficando restrita a pontos muito isolados em todo o estado paranaense e o vento já até virou para S-SW. Virada seca. Cheiro de seca. Ao menos vem bom refresco para as próximas manhãs. A esperança de chuva mais volumosa e abrangente fica para o decorrer de dezembro.. A máxima chegou hoje aos 34,8°C, bem pior pois foi calor pré-frontal.

Link to comment
Share on other sites

Caio, se essa La Niña se intensificar mais um pouquinho, e perdurar até o outono de 2012, poderemos ter um análogo de 2009(ótimo inverno no RS), porém "turbinado".

Vamos acompanhar!

 

O inverno de 2009 foi ótimo, mas com ressalvas. Não vejo o mesmo análogo pois estávamos com El Nino, e ainda não dá pra acreditar em anomalias de +1oC para o core do próximo inverno. O frio ficou represado e a linha de 0oC em 850 mal passou de SC, pela ausência de ciclones e pequena abrangência das MP´s. O que desfavoreceu a neve, fraca e muito restrita.

 

Por tudo que tenho visto e pelo histórico recente no momento estou inclinado a um padrão similar e análogo a 2010. Pacífico em "Cool-neutral" com a atmosfera no inverno respondendo ainda ao La Nina agora presente. Ainda que me intrigue esse acompanhamento do pacífico no período 73-75. Teremos 10-12 um episódio similar? Será 2012 nosso 1975? Ainda há tempo, e o a resposta vale alguns milhões.

 

comp.png

Link to comment
Share on other sites

Eu estou preocupado, alguém sabe sobre os relatos da visita do Coutinho à Blumenau/Indaial? Temo pela vida dele, pois hoje está sendo a pior pré-frontal desde o úlltimo verão :laugh: 35.2°C índice de calor em 39°C, no Inmet um pouco melhor com 33.7°C, que baita azar.

 

ahahahaa... climaterra ta umas 48h sem atualizações.

 

Fpolis hoje teve o dia mais quente de novembro na maioria de suas estações.

Por volta das 19h peguei uma chuva de granizo (pequeno) no estreito em Fpolis, também soube da ocorrência na região central.

Fazem cerca de 2 horas que tem bastante descarga elétrica na grande Fpolis.

 

Urupema BAZ 21hs 12,8 C

a minima hoje foi 12,2 C as 5:11am.

 

 

E FOI A DEDO O DIA ESCOLHIDO, SORTE QUE A SOLENIDADE FOI AS 9:30, MAS SAI DE BLUMENAU AS 15h E JÁ ESTAVA ENTRE 33/34°c, DEU 35,5°C NA RBS! TAVA UM HORROR!!! AGORA ESTOU NO MUNDO CIVILIZADO, 14,7°C E AMANHÃ PODEREMOS TER MÍNIMAS ENTRE 3/5°c E TALVEZ GEADA......COISA BOA!

Link to comment
Share on other sites

GFS vai acertando na mosca.. A chuva vai ficando restrita a pontos muito isolados em todo o estado paranaense e o vento já até virou para S-SW. Virada seca. Cheiro de seca. Ao menos vem bom refresco para as próximas manhãs. A esperança de chuva mais volumosa e abrangente fica para o decorrer de dezembro.. A máxima chegou hoje aos 34,8°C, bem pior pois foi calor pré-frontal.

 

Vi alguns amigos reclamando hoje no facebook, sobre o clima em Maringá. Segundo eles, estava desértico, quente e seco!!! A umidade relativa aí na região está assim também?

Digo isso porque sei que as vezes apesar da pequena distância, Maringá costuma ser um pouco mais quente.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Caio, se essa La Niña se intensificar mais um pouquinho, e perdurar até o outono de 2012, poderemos ter um análogo de 2009(ótimo inverno no RS), porém "turbinado".

Vamos acompanhar!

 

O inverno de 2009 foi ótimo, mas com ressalvas. Não vejo o mesmo análogo pois estávamos com El Nino, e ainda não dá pra acreditar em anomalias de +1oC para o core do próximo inverno. O frio ficou represado e a linha de 0oC em 850 mal passou de SC, pela ausência de ciclones e pequena abrangência das MP´s. O que desfavoreceu a neve, fraca e muito restrita.

 

Por tudo que tenho visto e pelo histórico recente no momento estou inclinado a um padrão similar e análogo a 2010. Pacífico em "Cool-neutral" com a atmosfera no inverno respondendo ainda ao La Nina agora presente. Ainda que me intrigue esse acompanhamento do pacífico no período 73-75. Teremos 10-12 um episódio similar? Será 2012 nosso 1975? Ainda há tempo, e o a resposta vale alguns milhões.

 

comp.png

 

 

Caio, esse comportamento da SOI tão semelhante ao período 73-75 é no mínimo intrigante! O análogo de 1974 foi citado tantas vezes esse ano aqui nos E.U.A, se referindo a 2011, que perdi a conta!!! É ficar de olho na SOI nos primeiros meses do ano que vem, e conferir.

Quantos aos análogos recentes, realmente em 2009 o frio ficou sempre represado e os ciclones foram raros, mas houve um longo período de frio em Junho/Julho, apesar de nada de neve. Já em 2010 a La Niña veio mto tarde, e o padrão do inverno foi típico de El Niño, não houve uma frequência alta de Mps, e sim um longo período sem nenhum sistema cruzando o centro-sul, e duas bombas pontuais, uma em Julho e outra em Agosto! O frio foi "torto", nas 2 ocasiões não houve ciclone, o que deixou o frio isolado ao Oeste em Julho, e a leste em agosto. A neve foi sem ciclone, o que me deixa pouco animado com o análogo de 2010.

Em termos de abrangência, 2011 e 2008 foram melhores que 2009, apesar de que 2008 também teve mtas ressalvas. A verdade é que não temos muito pra onde correr, não temos tido eventos de frio se destacando historicamente como tem ocorrido na Am. do Norte, onde pode-se comparar os inverno atuais com os invernos das décadas de 70 e 80 por exemplo.

Vamos acompanhando!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Notícia fora de tópico, se preferirem, removam.

 

Rodovia Artur Pagani começou a receber cobertura asfáltica

 

A tão sonhada pavimentação asfáltica na Rodovia SC 439 que ligará os municípios de Urupema a Rio Rufino começou a ganhar cara nova. A obra que esteve parada por mais de seis meses, está desde a retomada, a todo vapor e já foram iniciadas na manhã desta terça-feira, dia 29, a cobertura asfáltica definitiva.

 

O Engenheiro do Deinfra, Waldir Zanetti, em visita a obra com o Prefeito Municipal Amarildo Luiz Gaio, afirmou que os equipamentos e maquinários da empreiteira Dalba Engenharia não sairão do município sem que esta seja concluída, e isso deverá acontecer até o mês de abril de 2012. Segundo os funcionários da empreiteira haverá paralisação apenas no período de 20 de dezembro a início de janeiro por conta do recesso natalino, fato que se deve a maior parte deles ter residência fixa no estado vizinho, Paraná.

 

Começaram a ser asfaltados o trecho que vai da pedreira, localizada no km 5 até Rio Rufino. Enquanto isso está sendo preparada a base de Urupema até a referida pedreira, local este onde está instalada a usina que produz o asfalto.

 

O prefeito municipal Amarildo Luiz Gaio lembrou a trajetória da pavimentação “é uma obra muito difícil de fazer por conta do clima frio, tipo de solo, entre outros, e muitos esforços concentrados para que essa ligação acontecesse”, disse o prefeito. “Agora está se tornando realidade e é de extrema importância para o desenvolvimento da região”, completou.

 

O custo total da obra está estimado em 14 milhões, recursos do governo do estado. Com a cobertura asfáltica aumentará a demanda de veículos de grande porte, melhorando as condições de escoamento da safra agrícola, uma antiga reivindicação dos produtores da região. Além disso, com o novo visual a cidade estará preparada para receber investidores e turistas que apreciam o clima e as belezas naturais do município.

 

Marília Oliveira para Agência São Joaquim Online http://saojoaquimonline.com.br/rodovia-artur-pagani-comecou-a-receber-cobertura-asfaltica

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.