Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2010


Renan
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Realmente inacreditável. Confesso que até o começo de junho eu tinha esperanças,mas agora DESISTO DE VEZ, LARGUEI DE MÃO, CHEGA!! :x:x:x :evil: :evil: :evil:

E tem gente que diz que isso é normal. Ora, se 20 dias com temperatura beirando os 30 graus, com temperatura até 10 graus acima da média em grande parte do Conesul em pleno julho é "normal", é no mínimo brincar com a inteligência das pessoas.

Sobre o fenômeno "La Niña"... sem comentários, julho está aí pra mostrar seus efeitos.

Pra mim esse ano JÁ ERA, venha o que vier em agosto e setembro.

-10 graus em 2/3 dias não é inverno e sim constância de frio.

LARGUEI, ATÉ 2011!!!!!

 

Concordo plenamente. E tem algumas pessoas ainda querendo nos convencer de que a dinâmica doinverno gaúcho não mudou. Por favor! Desde o início não acreditei nesta forte MP que comentavam. Este inverno já era...Sejamos realistas. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Realmente inacreditável. Confesso que até o começo de junho eu tinha esperanças,mas agora DESISTO DE VEZ, LARGUEI DE MÃO, CHEGA!! :x:x:x :evil: :evil: :evil:

E tem gente que diz que isso é normal. Ora, se 20 dias com temperatura beirando os 30 graus, com temperatura até 10 graus acima da média em grande parte do Conesul em pleno julho é "normal", é no mínimo brincar com a inteligência das pessoas.

Sobre o fenômeno "La Niña"... sem comentários, julho está aí pra mostrar seus efeitos.

Pra mim esse ano JÁ ERA, venha o que vier em agosto e setembro.

-10 graus em 2/3 dias não é inverno e sim constância de frio.

LARGUEI, ATÉ 2011!!!!!

 

Concordo plenamente. E tem algumas pessoas ainda querendo nos convencer de que a dinâmica doinverno gaúcho não mudou. Por favor! Desde o início não acreditei nesta forte MP que comentavam. Este inverno já era...Sejamos realistas. Abraços!

 

Jonh, a dinâmica não mudou...sempre foi assim!!!

 

coloca para ti uma declaração de um cara chamado Auguste de Saint-Hilaire-1820:livro Viagem ao Rio Grande do Sul, ed, itatiaia-BH e RJ, 1999.

 

Durante o tempo que estive em Porto Alegre, pude expimentar calores elevados seguidos imediatamente de excessivo frio.

 

Isto que era uma pequena era do gelo...

Link to comment
Share on other sites

Mafili, até junho a dinâmica era muito parecida com 1998. Porém, julho não!

 

Bruno, hoje é 4 de julho.

 

Pela velocidade de mudança de pensamento até que está coerente.

 

1998, 2000,1965, 1995...e amanhã?

 

abraços

 

Mafili, vou explicar pela ultima vez.

 

Não disse que estamos iguais a 1995. Disse que estamos pior.

 

Não disse que estamos iguais a 2000. Para isso ocorrer teríamos que ter uma reviravolta climática espetacular a partir do dia 11/07.

 

1998 eu já expliquei.

 

Por fim, falo de dinâmica térmica e atmosférica exatamente sobre o leste do RS. Não estou falando do mundo. Aliás, sempre falo do caso gaúcho. Quando não falo, explico de quem estou falando.

 

Por fim, para um bom entendedor, meia palavra basta.

Link to comment
Share on other sites

passei o dia no sitio que a minha mae esta querendo comprar esta a 1750 metros de altitude , la tem um termometro de mercurio e o caseiro falou que a temperatura la chegou a -1C ontem , e fiquei o dia todo la hoje e a temperatura nao passou dos 16C , to louco pra por uma estaçao meteorologica lá !!!

Link to comment
Share on other sites

passei o dia no sitio que a minha mae esta querendo comprar esta a 1750 metros de altitude , la tem um termometro de mercurio e o caseiro falou que a temperatura la chegou a -1C ontem , e fiquei o dia todo la hoje e a temperatura nao passou dos 16C , to louco pra por uma estaçao meteorologica lá !!!

 

Opa!! Agora a coisa ficou séria! É baixada? Se, afirmativo, é uma geladeira no Brasil tropical!

Link to comment
Share on other sites

passei o dia no sitio que a minha mae esta querendo comprar esta a 1750 metros de altitude , la tem um termometro de mercurio e o caseiro falou que a temperatura la chegou a -1C ontem , e fiquei o dia todo la hoje e a temperatura nao passou dos 16C , to louco pra por uma estaçao meteorologica lá !!!

 

Opa!! Agora a coisa ficou séria! É baixada? Se, afirmativo, é uma geladeira no Brasil tropical!

 

nao sei explicar pra voce como é vou la só nos fins de semana vou tirar umas fotos , mais tipo é aqui em Maria da Fé tem uma subida de mais ou menos uns 20 minutos de carro , é como se fosse um pico mais é grande e a em cima tem uma area plana tudo reto la em cima , venta muito , minha mae esta negociando ainda , vamos ver no que vai dar , ela esta querendo comprar para construir chalés la ! vou voltar la semana que vem ! o caseiro falou que essa semana amanheceu todos os dias branquinho de geada !! Aqui na cidade de Maria da Fé em minha casa a temperatura nao passou de 18C hoje !!!

Link to comment
Share on other sites

passei o dia no sitio que a minha mae esta querendo comprar esta a 1750 metros de altitude , la tem um termometro de mercurio e o caseiro falou que a temperatura la chegou a -1C ontem , e fiquei o dia todo la hoje e a temperatura nao passou dos 16C , to louco pra por uma estaçao meteorologica lá !!!

 

Opa!! Agora a coisa ficou séria! É baixada? Se, afirmativo, é uma geladeira no Brasil tropical!

 

 

Tambem é covardia,né William?Olha a alitude!! :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Convido voces a virem pro 3 festival de inverno da cidade de Maria da Fé , quem estiver de ferias ou morar aqui na serra da mantiqueira !!

 

 

 

FOLDER-FESTIVAL-2010-1-484x182.jpg

 

 

 

 

 

 

festival.jpg

 

 

 

 

 

Se eu morasse perto daí,pode ter certeza que eu iria,William!!!

 

 

 

 

Aqui sempre temos sorte em festas onde vem mais turistas e as temperaturas ficam baixas , exemplos aniversario da cidade a temperatura ficou entre 1C e 15C , festa de santo expedito atrai bastante de gente temperatura variou de 2C a 17C , e o ultimo evento que trouxe muita gente pra cidade o rodeio a temperatura variou de 0,5C a 16C , e na hora do show a temperatura esva em 2C !!! espero que nessa festa siga assim !!

Link to comment
Share on other sites

No fundo Dalleo gostaria de ter conhecido o Pantera :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

 

CONHECEU O CASTELINHO. A PROPÓSITO A ESTAÇÃO DO BRUNO ESTÁ PERTO DA CASA. NO LADO OPOSTO DA RODOVIA TERIA MÍNIMAS MAIS BAIXAS. É UMA BELA BAIXADA.

 

ONTEM E HOJE DEU; -0,8 E -0,4 E 20,4 E 21,6. NO PERICÓ, A ESTAÇÃO NÃO ESTÁ NA BAIXADA.

Link to comment
Share on other sites

O GFS não está nem um pouco animador...

 

A situação atual está me lembrando demais de julho de 2008. A diferença é que em 2008 os meses de abril, maio e principalmente junho tiveram excelentes episódios de frio, algo que ainda não tivemos em 2010.

Link to comment
Share on other sites

No fundo Dalleo gostaria de ter conhecido o Pantera :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

 

CONHECEU O CASTELINHO. A PROPÓSITO A ESTAÇÃO DO BRUNO ESTÁ PERTO DA CASA. NO LADO OPOSTO DA RODOVIA TERIA MÍNIMAS MAIS BAIXAS. É UMA BELA BAIXADA.

 

ONTEM E HOJE DEU; -0,8 E -0,4 E 20,4 E 21,6. NO PERICÓ, A ESTAÇÃO NÃO ESTÁ NA BAIXADA.

 

Também suspeito disso, Ronaldo. As minhas medições "caseiras" realizadas em anos anteriores eram sempre feitas no outro lado da rodovia, inclusive aqueles -9,0C do ano passado.

Link to comment
Share on other sites

Atenção, apelando para a memória de elefante (by Marcos), recordo muito bem, 1995 foi um dos anos com mais neve na Argentina (Centro-Sul), a Patagônia congelou com temperaturas de até -32º, eu escutava diariamente a Rádio Mitre de Buenos Aires...

Por favor, não me falem em 1986, este foi um ano sem inverno...

O Ronaldo me fez lembrar também dos anos 70, e realmente teve um deles em que fez bem pouco frio,talvez 1977 se encaixe...

Link to comment
Share on other sites

Em Rio Claro 4C hoje. Cordeirópolis (um pouco mais alta) teve 2,7C e Piracicaba (mais urbanizada) 5,7C. Todas com máxima de 25/26, no entanto.. isso não é inverno :x

 

Estive em Caraguatatuba entre sexta e hoje na casa de um amigo e sábado pela manhã registrei 10C e hoje cedo 9,5C. Realmente durante a noite está esfriando e até dá pra sentir frio na hora de dormir, mas assim que amanhece a temperatura sobe rapidamente. A única diferença para o interior é que aqui no litoral o sol está aparecendo entre muitas nuvens durante e o dia e não está esquentando tanto.

Link to comment
Share on other sites

Bom, nos resta torcer para que esse bloqueio seja quebrado e que, definitivamente, esse clima insosso que perdura por aqui mude. Conforme falado já, não está ruim, mas está sem graça e com cara de outono ou primavera.

 

Agora, as 22:00 horas aqui em Joinville:

 

Aeroporto: 18 graus Celsius, estava 16 há pouco, mas começou a nublar e daí, todos sabem o desfecho...

RBS: 19,5 graus Celsius

Minha PWS, localizada no Bairro Santa Catarina, zona Sul de Joinville: 16,6 graus Celsius, aumentando um pouco nesses instantes... :/

 

Abaixo está o banner da minha estação, e agradeço ao Bruno pela ajuda ;)

 

O abrigo do sensor de temperatura, do qual fiz uma experiência nova na construção, está suportando bem a incidência solar, com variações até aceitáveis por alguns dias, e outros dias nem tanto hahaha...mas estou com ela instalada há poucos dias, então vou aguardar mais um pouco para ter uma opinião formada.

 

No wunderground.com, basta procurar por ISCJOINV2... é só visitarem lá :D

 

Uma pergunta: alguém consegue os dados "quebrados" dos aeroportos?? queria tê-los para comparar com a minha PWS..

 

Abraços marasmáticos.

Link to comment
Share on other sites

Estava na casa dos meus avós hoje, em Palotina, extremo Oeste do Paraná, onde variei de 11° a 29° em uma medição bem caseira. Me deu saudades dos meus 15° a 24° no meu topinho em Cascavel. A percepção que temos de inverno é totalmente influenciado pelas máximas, médias é o escambal.

 

E aqui em Cascavel hoje variei de 15,4° a 24,7°, em um dia bem agradável.

Link to comment
Share on other sites

1 mês sem chuva em Cascavel - PR

 

 

Tempos dificeis pela frente,Lucas.

 

 

Em 2006 houve racionamento de água no Paraná, não?? Independente disso, foi um inverno muito seco!!

Coincidência ou não, julho/2006 terminou com anomalia de +4 em Porto Alegre!! :evil:

 

Se não me engano naquele ano, só teve uma onda de frio no final de julho, que chegou no dia 26,e junho que eu me lembre nenhuma...

 

Sds.

 

Junho teve sim, na última semana do mês. Chegou a 6,0 nos meus pais e a 5,X no Alex.

Link to comment
Share on other sites

Abaixo está o banner da minha estação, e agradeço ao Bruno pela ajuda ;)

 

O abrigo do sensor de temperatura, do qual fiz uma experiência nova na construção, está suportando bem a incidência solar, com variações até aceitáveis por alguns dias, e outros dias nem tanto hahaha...mas estou com ela instalada há poucos dias, então vou aguardar mais um pouco para ter uma opinião formada.

 

No wunderground.com, basta procurar por ISCJOINV2... é só visitarem lá :D

 

 

Parabéns pela estação, cara! É sempre bom ter mais mais informações sobre o clima da nossa região.

 

A tua PWS também já está nos meus favoritos e vou acessar sempre. ;)

Link to comment
Share on other sites

Dê ASAS à imaginação...continuamos na primavera.

 

:lol: :lol:

 

Essa foi otima.... :mrgreen:

 

E na contramão, Campos do Jordão deve estar comemorando , pois a cidade está lotada com o frio que vem fazendo aqui no Estado de SP. Mesmo na capital as pessoas comentam, vejam :

 

Como está fazendo frio esse ano, nunca tirei do armario meu casaco tantas vezes....O bom é que na almoço dá uma esquentada......

 

De fato... desde que este ASAS começou a atacar, até Santana está com médiaponderada (estmada, a 40% do caminho entre mínima e máxima) abaixo do normal pros julhos pós 2001.

Eaqui, com urbanização menor, está se abrindo um buraco entre minha média e a de Santana, maior do que de costume.

Desde 27/6 (início do atual ASAS):

casa: 12,9/19,5/15,5

Santana: 12,3/23,8/16,9 (normal pra julho 01-09 = 17,0. Ou seja, até topos megaurbanizados estão bem na foto.)

normalmente,a dife entre minha anela e Santana fica em 1 grau, mas com esta história de ASAS, a dife subiu pra 1,4.

casa:

Santana:

Link to comment
Share on other sites

Dê ASAS à imaginação...continuamos na primavera.

 

:lol: :lol:

 

Essa foi otima.... :mrgreen:

 

E na contramão, Campos do Jordão deve estar comemorando , pois a cidade está lotada com o frio que vem fazendo aqui no Estado de SP. Mesmo na capital as pessoas comentam, vejam :

 

Como está fazendo frio esse ano, nunca tirei do armario meu casaco tantas vezes....O bom é que na almoço dá uma esquentada......

 

De fato... desde que este ASAS começou a atacar, até Santana está com média ponderada (estimada, a 40% do caminho entre mínima e máxima) abaixo do normal pros julhos pós 2001.

E aqui, com urbanização menor, está se abrindo um buraco entre minha média e a de Santana, maior do que de costume.

Desde 27/6 (início do atual ASAS):

casa: 12,9/19,5/15,5

Santana: 12,3/23,8/16,9 (normal pra julho 01-09 = 17,0. Ou seja, até topos megaurbanizados estão bem na foto.)

Normalmente,a dife entre minha janela e Santana fica em 1 grau, mas com esta história de ASAS, a dife subiu pra 1,4.

Link to comment
Share on other sites

Atenção, apelando para a memória de elefante (by Marcos), recordo muito bem, 1995 foi um dos anos com mais neve na Argentina (Centro-Sul), a Patagônia congelou com temperaturas de até -32º, eu escutava diariamente a Rádio Mitre de Buenos Aires...

Por favor, não me falem em 1986, este foi um ano sem inverno...

O Ronaldo me fez lembrar também dos anos 70, e realmente teve um deles em que fez bem pouco frio,talvez 1977 se encaixe...

 

1977 até minha mãe com memória típica de senso comum, aclama este ano como pífio em frio. E é um dos piores julhos em Matão (by Lucyrio)

Confirmando o que foi falado, acho que pelo Colety, 95 foi mais trágico (muito mais!) pra Curita do que 98. 98 aqui foi um ano com episódios intensos de frio (sub 5) bem raros, mas quase não teve calor. A mençao DEShonrosa fica pra agosto.

Link to comment
Share on other sites

Em Rio Claro 4C hoje. Cordeirópolis (um pouco mais alta) teve 2,7C e Piracicaba (mais urbanizada) 5,7C. Todas com máxima de 25/26, no entanto.. isso não é inverno :x

 

Estive em Caraguatatuba entre sexta e hoje na casa de um amigo e sábado pela manhã registrei 10C e hoje cedo 9,5C. Realmente durante a noite está esfriando e até dá pra sentir frio na hora de dormir, mas assim que amanhece a temperatura sobe rapidamente. A única diferença para o interior é que aqui no litoral o sol está aparecendo entre muitas nuvens durante e o dia e não está esquentando tanto.

 

Aqui em Mauá idem... a partir das 15 começa a enevoar, e ao por do sol fica com predomínio de nublado. Esta situação segue até umas 21h, quando limpa e enevoa novamente, mas aí não mais por advecção de umidade, e sim nevoeiro radiativo.

 

Quanto a ser amante 8-) apaixonado :roll: do ASAS... confessso que eu preferia o polar clássico de início de junho, mas aqui pra SP não é falso dizer que ainda temos uma certa vantagem térmica com ASAS, pelo menos nas médias ponderadas.

Link to comment
Share on other sites

^^

nenhuma???? no Castelinho teve já né??

 

Entre Joinville e Campo Alegre, na Serra Dona Francisca, acho que teve apenas umas 3 ou 4, de fraca intensidade ainda por cima...pelo menos foi o que saiu no jornal aqui de Joinville quando foram fazer uma reportagem no local...

pouco, ainda mais que vínhamos de dois junhos muito bons em termos de mínimas e geadas..

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.