Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2010


Renan
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Marcelo, melhor que nada com certeza o ASAS é. O que contesto é o fato de muitos aqui nesse espaço acharem o ASAS a melhor coisa que existe.

 

Estamos ainda sob atuação do ASAS e gostaria de saber se há alguém vestindo casaco no Brasil nesse momento? Acho que só as vovozinhas tricoteiras.

Hehe, tem gosto para tudo :lol: :lol:

Mas é que alguns ficaram irritados pois marcas negativas foram atingidas (fato que não ocorreu em grande parte do sul) e foram desprestigiadas pois as máximas não eram baixas.

Mas enfim, bola para frente, pois pelo jeito teremos novidades nos próximos dias!!

 

 

Frio de verdade eu ainda nao tive.Se eu fizer uma exaustiva pesquisa dos ultimos 14 anos aqui na baixada,tenho certeza que nao encontrarei um ano em que o frio de verdade esteja demorando para chegar.A maior parte do municipio e da regiao nem geada registrou ainda,as partes mais elevadas da cidade e o centrao,nao registraram minima inferior a 5°c neste ano.

Link to comment
Share on other sites

Tua correção é exata.

Porém, SP está alta em relação a nós aqui, ou não?

Sim, altitudes entre 250-400 metros no oeste a 800-1000 no leste, sem contar as serras. Mas ainda assim, por ex, Campinas com 600-700 metros (onde há estações) registra 10-12ºC de mínima com o ASAS. Ou seja, mínimas na média, mas as máximas acima. Não ajuda nada...

Link to comment
Share on other sites

Tua correção é exata.

Porém, SP está alta em relação a nós aqui, ou não?

Sim, altitudes entre 250-400 metros no oeste a 800-1000 no leste, sem contar as serras. Mas ainda assim, por ex, Campinas com 600-700 metros (onde há estações) registra 10-12ºC de mínima com o ASAS. Ou seja, mínimas na média, mas as máximas acima. Não ajuda nada...

 

 

A temperatura cai mais pelo ar seco que pelo ar frio.FAKE COLD!!

Link to comment
Share on other sites

A temperatura cai mais pelo ar seco que pelo ar frio.FAKE COLD!!

Ah, mas de noite-madrugada-cedinho o frio em CDJ não é fake não. Ar seco, desértico, sem frio polar, não importa, 0ºC é frio em qualquer lugar!!

Alguns podem ficar sem manga, dizer que não tem vento, mas acho que aí já é demais...

Link to comment
Share on other sites

Tua correção é exata.

Porém, SP está alta em relação a nós aqui, ou não?

Sim, altitudes entre 250-400 metros no oeste a 800-1000 no leste, sem contar as serras. Mas ainda assim, por ex, Campinas com 600-700 metros (onde há estações) registra 10-12ºC de mínima com o ASAS. Ou seja, mínimas na média, mas as máximas acima. Não ajuda nada...

 

 

A temperatura cai mais pelo ar seco que pelo ar frio.FAKE COLD!!

 

 

Que besteira,frio é frio meu caro.

 

Ah...só lembrando,4.

 

:mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Não sei pq este auê do pessoal do sudeste, o frio que tem feito aqui nas baixadas não perde muito para o frio que tem feito por lá.Hoje por exemplo na encosta lá em casa a temperatura chegou perto dos 9º, e nas baixadas tranquilamente abaixo dos 5º... :roll: :twisted:

Istoi tudo sem atuaçãode ar frio, pois sob ar frio ,o sul dá uma tunda no sudeste...

Link to comment
Share on other sites

Não sei pq este auê do pessoal do sudeste, o frio que tem feito aqui nas baixadas não perde muito para o frio que tem feito por lá.Hoje por exemplo na encosta lá em casa a temperatura chegou perto dos 9º, e nas baixadas tranquilamente abaixo dos 5º... :roll: :twisted:

Istoi tudo sem atuaçãode ar frio, pois sob ar frio ,o sul dá uma tunda no sudeste...

Aí a briga já fica desleal né PH :lol:

Link to comment
Share on other sites

Não sei pq este auê do pessoal do sudeste, o frio que tem feito aqui nas baixadas não perde muito para o frio que tem feito por lá.Hoje por exemplo na encosta lá em casa a temperatura chegou perto dos 9º, e nas baixadas tranquilamente abaixo dos 5º... :roll: :twisted:

Istoi tudo sem atuaçãode ar frio, pois sob ar frio ,o sul dá uma tunda no sudeste...

PH, o que está se discutindo é a desvalorização de mínimas nas serras do Sudeste. CDJ teve minimas negativas nesta semana! Não se pode desvalorizar isso em qualquer lugar do Brasil, independente das condições que propiciaram tal marca.

Claro que com atuação de ar frio o sul tem que registrar mínimas menores, nada mais do que a obrigação para locais com latitude mais altas e que também possuem altitude!

Mudando o tema para não ficar chato, temos 25º no momento. Calorzinho, pois o ar mais seco não proporciona abafamento.

Link to comment
Share on other sites

Ronye, CArlos, não fiquem mordidos com o nosso turismo.

Não é o fato de estarmos atravessando uma eterna primavera no RS que impere o calor aqui.

Estamos sim num ciclo ruim de anos e anos.

Mas, aqui atrai turistas por causa do frio; como no RJ atrai pelo calor.

Ora, não queiram puxar a temperatura do extremos sul para o RJ.Assim como nós, gaúchos, não podemos puxar as altitudes de CJ para Bagé, Pinheiro Machado ou até Porto Alegre.

 

Hoje,vocês estão ganhando nas mínimas vampirísticas...

Mas, e depois?

Ainda ganharemos esse jogo.

 

Aqui um dia típico de outono, quase primavera.

 

É , convenhamos, extremamente confortável nas temperaturas...

13 e 14°c de manhã e 24 25 °C de tarde..

 

É um conforto térmico incrível. Basta nos concientizarmos que o inverno foi pras cucuias e vestirmos roupas adequadas ao clima que está fazendo

 

Isso já está se transformando numa competição,daqui á pouco quando uma boa MP entrar no sul vai ter sujeito falando o que não deve.

 

Não entendo o porque dessa desculpa:

 

"pode fazer 0ºC de manhã,mas se pela tarde a temperatura chegar á 20ºC não é frio..."

 

Ora...queriam o quê?dias seguidos com máximas siberianas em cidades situadas nos trópicos e que nem passam dos 2000 metros de altura?

 

Quantos dias nessa década SJ teve máximas inferiores á 5ºC ou até 0ºC?

 

Agora,11ºC e caindo.

 

Não exatamente por aí, mas o caminho é este, HNS. Em St Joks, frio mais pontual, com picos mais intensos e podendo persistir até mesmo pela tarde. Na Manti, frio mais constante, mostrando sua força principalmente à noite, mas com picos mais suaves que em St Joks.

São diferentes mecânicas de frio, e o fato do ASAS favorecer a mecânica mantiqueirense de frio não torna o frio da Manti melhor ou pior que o de St Joks. O que interessa é o desvio de uma estação em relação à sua média pra um determinado mês. Se um determinado desvio será conseguido com máximas baixas, mnais características de atuação de ar polar jovem, ou com mínimas baixas, mais característico de ASAS, não interessa!

Link to comment
Share on other sites

o frio do sudeste é de altitude, diferente do nosso que sofre ação direta das MPs quando entram.

Em São Paulo já não é tão pela altitude, veja o centro-oeste e sul de SP todas com mínimas normais, dependemos também da atuação do ar frio. O ASAS apenas permite que as mínimas baixem um pouco, mas nada além de 10ºC.

Só na Serra ou em baixadas que a ASAS tem efeito "benéfico", mas com certeza é melhor ter algum frio, pelo menos a noite, do que não ter nada.

 

E os 4 graus que São Lourenço da Serra registrou nesta semana, e mais de 1 vez? E é RMSP, abaixo dos 1.000m.

A questão é que o ASAS contribui pras mínimas, na proporção direta de "baixadice"do relevo, e da falta de urbanização. Mas... pra topos densamente urbanizados, aí sim, entramos no campo dos desvios positivos de temperatura na média ponderada.

Link to comment
Share on other sites

Marcelo, melhor que nada com certeza o ASAS é. O que contesto é o fato de muitos aqui nesse espaço acharem o ASAS a melhor coisa que existe.

 

Estamos ainda sob atuação do ASAS e gostaria de saber se há alguém vestindo casaco no Brasil nesse momento? Acho que só as vovozinhas tricoteiras.

 

Meu apê é face sul, assim que levantei (quase meio-dia) escancarei as janelas, mas só às 13h me libertei da jaqueta.

ASAS, dependendo da região e das características construtivas, não ajuda tanto assim a esquentar os interiores.

Link to comment
Share on other sites

o frio do sudeste é de altitude, diferente do nosso que sofre ação direta das MPs quando entram.

Em São Paulo já não é tão pela altitude, veja o centro-oeste e sul de SP todas com mínimas normais, dependemos também da atuação do ar frio. O ASAS apenas permite que as mínimas baixem um pouco, mas nada além de 10ºC.

Só na Serra ou em baixadas que a ASAS tem efeito "benéfico", mas com certeza é melhor ter algum frio, pelo menos a noite, do que não ter nada.

 

E os 4 graus que São Lourenço da Serra registrou nesta semana, e mais de 1 vez? E é RMSP, abaixo dos 1.000m.

A questão é que o ASAS contribui pras mínimas, na proporção direta de "baixadice"do relevo, e da falta de urbanização. Mas... pra topos densamente urbanizados, aí sim, entramos no campo dos desvios positivos de temperatura na média ponderada.

Correto Luciano, assim como Sumaré aqui na RMC teve mínimas em torno de 5ºC.

Creio que, como vc disse, essas marcas são particularidades da topografia e urbanização onde estão as estações.

Link to comment
Share on other sites

Só a mantiqueira em SP, Brunão. Está na média ou acima em várias partes do estado, nos outros estados infelizmente não sei.

Não fui completo, Marcelo! Quando falei sudeste, entende-se Mantiqueira.

 

Sobre as médias, sempre disse que à exceção de CDJ e baixadas, há anomalias positivas na maior parte do sudeste.

 

Já aqui no Sul, especialmente no RS, as anomalias estão entre +4C e +7C. Está gostoso.

Link to comment
Share on other sites

Mas, comemorações ASiaticas à parte, o fato é que latitude continua a influir sim.

Como exemplo, 2 auto do Cptec a 1200m e as médias dos últimos 3 a 4 dias:

 

Alto Quiriri-SC, perto da divisa com o PR: 13,0/20,0 (aritmética = 16,5)

Piatã-BA, latitude de Salvador: 15,0/20,5 (arit = 17,7)

 

Ou seja, tudo bem que a latitude está contando pouco nestas horas (1,2 graus de temp em 13 de latitude) mas continua a contar sim. A questão é que Piatã está normal ou com fraco desvio positivo, enquanto o AQ... han-han... E isto se deve à proipriedade da massa de ar conforme a região. O mesmo ar é um ar ameno na BA, e um ar razoavelmente quente (pra época) no AQ. Mas... entre ameno e quente teríamos o que? Em tese, o quentinho, o levemente acima da média. Mas não podemos esquecer do papel das baixadas em armazenarar frio nas noites estáveis de inverno. Aí podemos ir de leve anomalia positiva pra leve anomalia negativa.

Link to comment
Share on other sites

Istoi tudo sem atuaçãode ar frio, pois sob ar frio ,o sul dá uma tunda no sudeste...

 

Mas com ar frio até o Quênia dá tunda no Sudeste. Ou melhor, sem bloqueio e com o ar polar avançando amplamente pelo Brasil, o Sudeste fica tão bonito quanto o Sul (ou melhor, já que a altitude ajuda muito).

Link to comment
Share on other sites

Finalmente um frio decente começa a ser apontado pelo GFS a partir da próxima sexta. Entrou no campo de 160hs! Já é algo a ser comemorado. Talvez, eu disse talvez, o inverno comece no dia 08/07 esse ano. O cenário para a semana do encontro em SJ está pintando ser ao menos de um frio legal e forte. Vamos ver se aquele cenário ainda mais forte se confirma.

 

Bruno, desanimador talvez seja o termo a definir a "forecast" para a AAO (que está lá nas nuvens desde meados de maio) para as próximas semanas. Ela, juntamente com a PDO (positiva há vários meses), nos brindarão um 2010 sem inverno. Vejamos como a AAO se comportará até o final de julho.

Link to comment
Share on other sites

Rafael, acho que vc exagerou. Sob atuação de ar frio o sudeste não fica tão frio quanto o Sul. O que ocorre é que o sudeste fica mais frio do que sob atuação do ASAS, principalmente SP.

 

Daqui a pouco vão dizer que SE e Sul tem o mesmo clima....

 

Não falei que o inverno do Sudeste é mais frio ou igual ao do Sul. Disse que, numa situação hipotética, de o Sudeste receber a mesma quantidade (e com a mesma frequência) de MP's que o Sul, teríamos um clima muito parecido, e aí sim, tão ou até mais frio. Mas isso é SE apenas. Imagine BH com seus 900 m recebendo MP's como POA...

Link to comment
Share on other sites

Não sei pq este auê do pessoal do sudeste, o frio que tem feito aqui nas baixadas não perde muito para o frio que tem feito por lá.Hoje por exemplo na encosta lá em casa a temperatura chegou perto dos 9º, e nas baixadas tranquilamente abaixo dos 5º... :roll: :twisted:

Istoi tudo sem atuaçãode ar frio, pois sob ar frio ,o sul dá uma tunda no sudeste...

 

Paulo Henrique é obvio que o sul é mais frio,nem vou falar nada sobre latitude.

 

Aqui,perto de RIBEIRÃO PRETO(REGIÃO MAIS CONHECIDA COMO INFERNO PAULISTA) FEZ 9ºC NO CENTRO MEU CARO,NO CENTRO.

 

E na fazenda do meu amigo na Mantiqueira fez 2ºC(não vou falar da baixada senão é apelação),sem ar polar.

 

:twisted:

Link to comment
Share on other sites

Não sei pq este auê do pessoal do sudeste, o frio que tem feito aqui nas baixadas não perde muito para o frio que tem feito por lá.Hoje por exemplo na encosta lá em casa a temperatura chegou perto dos 9º, e nas baixadas tranquilamente abaixo dos 5º... :roll: :twisted:

Istoi tudo sem atuaçãode ar frio, pois sob ar frio ,o sul dá uma tunda no sudeste...

 

E na fazenda do meu amigo na Mantiqueira fez 2ºC(não vou falar da baixada senão é apelação),sem ar polar.

 

:twisted:

 

HNS, se chega nessa temperatura sem ar frio, então me explica porque não acontece a mesma coisa no verão? É óbvio que tem ar frio.

 

Sobre a temperatura chegar e passar dos 20 graus durante a tarde, definitivamente não tem cara nenhuma de inverno. Hoje chegou aos 23 graus aqui em POA, acabei de sair pra jogar futebol, de camiseta, obviamente senti calor! Sentir frio apenas no início da manhã e dizer que é um bom inverno, não pode ser verdade. Ao menos não na minha concepção!!

 

Agora, se tu encarar isso como sendo uma "desculpa" como se fosse algum tipo de inveja, então eu paro por aqui a discussão, porque eu estou falando de sensação de frio e de "inverno de verdade" e não de bairrismos...

Link to comment
Share on other sites

Rafael, acho que vc exagerou. Sob atuação de ar frio o sudeste não fica tão frio quanto o Sul. O que ocorre é que o sudeste fica mais frio do que sob atuação do ASAS, principalmente SP.

 

Daqui a pouco vão dizer que SE e Sul tem o mesmo clima....

 

Não falei que o inverno do Sudeste é mais frio ou igual ao do Sul. Disse que, numa situação hipotética, de o Sudeste receber a mesma quantidade (e com a mesma frequência) de MP's que o Sul, teríamos um clima muito parecido, e aí sim, tão ou até mais frio. Mas isso é SE apenas. Imagine BH com seus 900 m recebendo MP's como POA...

 

O Sul está tendo clima mais parecido com o SE agora com ASAS do que teria com invasões seguidas de polar clássico.

Basta ver meu post anterior sobre Piatã x Quiriri.

E em 2000, por exemplo, tivemos em julho:

-Inmet/Curita, no Centro Politécnico, boa área verde mas encravado na capital e a apenas 5 km do centro: -3,5. Ou, se vocês quiserem, podemos desconfiar deste dado e usar os -2 do Simepar, cuja estação é do ldo 50 m e mesma altimetria) da do Inmet.

- IAG/USP em Sampa, no meio do Parwue do Estado mas encravado na capital: -0,2

OK, tem a diferença de altitude, de 800 pra 930 a favor de Curita. Mas mesmo que descontássemos, Sampa ainda abaixaria pra singelos -0,8 ou -0,9. E são apenas 2 graus de latitude. Ou seja, é falso supor que com polar clássico o Sudeste veria diminuída sua dife em relação ao Sul. Observem que, usando dado do Simepar e nivelando as altitudes, Curita fica 1,1 grau melhor na fita do que Sampa. Numa situação de ASAS, um lugar ao sul de Curita fica apenas 2 graus melhor nas mínimas que outro na latitude de Salvador.

Assim como, quando tem polar clássico sobre o Sul, ficamos apenas um pouco piores que Bariloche. Mas, quando é Bariloche que recebe o polar clássico... no coments, a tunda é cruel. Não no sulistas, mas nos mendigos de Bariloche, claro.

Link to comment
Share on other sites

Renan, realmente o ASAS não sai de lá. Para isso ocorrer a baixa do Chaco tem que escorrer e descer para a costa gaúcha, substituindo o ASAS no oceano. No continente acontece o inverso, entrando uma alta no Chaco.

 

Ahn ? mas como exatamente isso ocorre ? por um acaso o jato polar precisa subir mais ao norte, por exemplo... eu

não sei... :?

Link to comment
Share on other sites

Não sei pq este auê do pessoal do sudeste, o frio que tem feito aqui nas baixadas não perde muito para o frio que tem feito por lá.Hoje por exemplo na encosta lá em casa a temperatura chegou perto dos 9º, e nas baixadas tranquilamente abaixo dos 5º... :roll: :twisted:

Istoi tudo sem atuaçãode ar frio, pois sob ar frio ,o sul dá uma tunda no sudeste...

 

Paulo Henrique é obvio que o sul é mais frio,nem vou falar nada sobre latitude.

 

 

Aqui,perto de RIBEIRÃO PRETO(REGIÃO MAIS CONHECIDA COMO INFERNO PAULISTA) FEZ 9ºC NO CENTRO MEU CARO,NO CENTRO.

 

E na fazenda do meu amigo na Mantiqueira fez 2ºC(não vou falar da baixada senão é apelação),sem ar polar.

 

:twisted:

 

Aí é que está o problema, muitos bazianos não quererm entender, mas a maioria das estações do sudeste está em baixada, pelo que observo algumas exceções, tal como Juiz de F Fora, aliás esta é um bom parâmetro para comparar topo com topo. ;)

Link to comment
Share on other sites

O pessoal fica bravo, mas não adinta eu mato a cobra e mostro pau, observem 3 cidades com estação em topo, mínimas hoje:

Soledade 13º

Juiz de Fora 13.3º

Xanxerê 13.6º

 

Anote estes outros topos Paulo :

 

Monte Verde MG : 01,7

Campos do Jordão SP (Conv) : 02,8

São Lourenço MG : 03,4

Itapetininga SP : 05,8

Extrema MG : 05,9

 

Você sabe que eu tenho razão, aposto que todas estas estão em baixada. ;)

Sem contar que CDJ o fator principal é a altitude, igualmente M Verde...

Link to comment
Share on other sites

O pessoal fica bravo, mas não adinta eu mato a cobra e mostro pau, observem 3 cidades com estação em topo, mínimas hoje:

Soledade 13º

Juiz de Fora 13.3º

Xanxerê 13.6º

 

 

Se o inmet tivesse sido instalado no topo daqui da cidade,as minimas registradas por lá seriam em media de 2 a 3°c mais elevadas que atualmente,a estaçao da RBS no alto do parque traduz a aberraçao das temperaturas daqui da cidade,acredito que o inmet esteja muito bem instalado,um meio termo climatico,nem tao alto nas minimas e nem tao baixo tambem,como ocorre aqui na baixada.Pore,1/3 da area da cidade esta em baixada,entao é bem consideravel o su papel no relevo do municipio.

Link to comment
Share on other sites

Antes era Sul do BrasilX África do Sul. Agora SulXSudeste, daqui a pouco será Centro-OesteXNorte. :lol:

 

Mas expondo meu ponto de vista, também acredito que a maioria das estações do sudeste esteja em baixada. Não sei só os amigos do sudeste para esclarecer. Mas supondo que a maioria destas estações esteja em baixada, para ficar tudo igual deveria colocar mais estações nas baixada das cidades sulinas, só assim para fazer as comparações. O sul é mais frio.

Link to comment
Share on other sites

sem ar polar.

 

 

Impossível, senão no verão ocorreria o mesmo. Trata-se de uma massa polar velha e seca.

 

E as máximas? Quase 30ºC, não? :P Lembra até um deserto, com elevada amplitude.

 

Curioso, que ninguém fala disso...8-)

 

 

Só nao esqueçam de adicionar aí,as noites mais longas e o sol bem mais fraco tambem.Quase cheguei a 29 hoje,será que tem ar frio aqui?

Link to comment
Share on other sites

Antes era Sul do BrasilX África do Sul. Agora SulXSudeste, daqui a pouco será Centro-OesteXNorte. :lol:

 

Mas expondo meu ponto de vista, também acredito que a maioria das estações do sudeste esteja em baixada. Não sei só os amigos do sudeste para esclarecer. Mas supondo que a maioria destas estações esteja em baixada, para ficar tudo igual deveria colocar mais estações nas baixada das cidades sulinas, só assim para fazer as comparações. O sul é mais frio.

 

 

O problema Allef,é que nem todas as cidades possuem baixadas suficientementes baixas ao ponto de influenciar a temperatura,te dou e exemplos: SAO LUIZ GONZAGA E SAO BORJA.Sao 2 cidades que eu aconheço e que nao há uma baixada dentro da cidade que possa ter mais de 10 metros de profundidamente em relaçao ao restante da cidade.O ideal seria o topo mesmo,pois toras as cidades tem um.

Link to comment
Share on other sites

Além do mais em altas continentais clássicas com certeza as baixadas do sul dão uma surra nas baixadas do sudeste. Imaginem o quanto deve fazer em noites de ar muito frio e seco nas grandes baixadas de SC e RS :!:

 

É verdade Ilson, mas também da para explorar as cidades que tem baixadas no sul e as cidade de baixadas no sudeste, e daí fazer as comparações. Mas se é melhor comparar topo com topo que seja. Realmente é bem melhor.

Link to comment
Share on other sites

Gente, não vamos mudar o foco e criar disputas.

A única ressalva feita por alguns aqui foi a desvalorização do frio (mínimas ocorridas no sudeste) com o argumento de que as tardes eram de tempeturas altas. Como já falei, são marcas importantes, ainda mais no Brasil. Apenas isso.

Não vamos continuar com disputas regionais sem fundamentos, de onde é mais frio ou coisas do gênero.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!!

 

E tivemos mais um dia do mesmo dos ultimos,ar muito seco,friozinho pela manha,calorzinho a tarde e ataque dos micro-climas,sem esquecer da elevadinha amplitude termica.

 

TEMP.MIN: 9.1[baixada]11.6[inmet]13.2[parque]14.6[alto parque]16.1[centro]

TEMP.MAX: 28.6[baixada]27.1[inmet]25.9[parque]25.0[alto parque]27.5[centro]

Link to comment
Share on other sites

Gente, não vamos mudar o foco e criar disputas.

A única ressalva feita por alguns aqui foi a desvalorização do frio (mínimas ocorridas no sudeste) com o argumento de que as tardes eram de tempeturas altas. Como já falei, são marcas importantes, ainda mais no Brasil. Apenas isso.

Não vamos continuar com disputas regionais sem fundamentos, de onde é mais frio ou coisas do gênero.

 

 

Marcelo de fato essas mínimas no sudeste são sim importantes, engano de quem julgou o contrário, como você bem disse essas disputas não tem fundamento e só serve para criar discórdia. O pessoal do sul está com uma invejinha. Brincadeirinha. :lol: :roll: O sul e o Centro-Oeste esta prejudicado com essa ASAS terrível. :evil: Vamos torcer para mudanças significativas nos próximos dias.

Link to comment
Share on other sites

sem ar polar.

 

 

Impossível, senão no verão ocorreria o mesmo. Trata-se de uma massa polar velha e seca.

 

E as máximas? Quase 30ºC, não? :P Lembra até um deserto, com elevada amplitude.

 

Curioso, que ninguém fala disso...8-)

 

Shima,de onde você tirou isso?

 

Hoje a máxima foi de 19ºC na estação do meu amigo.

 

Está fazendo quase 30ºC ai no sul(veja os registros de Santa Rosa,28ºC!) e no norte de SP,na Mantiqueira as máximas estão bem agradavéis.

 

PELO AMOR DE DEUS,VAMOS PARAR COM ESSAS BIRRAS,O SUL É MAIS E FRIO E PONTO!

 

O QUE ESTAMOS DISCUTINDO É QUE ATÉ AGORA O SUL ESTÁ LEVANDO UMA SURRA DO SUDESTE NESTE INVERNO,POIS SE COMPARARMOS AS LATITUDES DAS DUAS REGIÕES O SUL É QUE DEVERIA ESTAR NO TOP.

 

CALMA,QUANDO A ASAS SAIR FORA DO CAMINHO DAS MPs QUEM VAI LEVAR A MELHOR SÃO VOCÊS E NÓS IREMOS FICAR CHUPANDO DEDO.

 

abrs

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aqui em Matão a máxima hoje foi 27,0°C, após vários dias sem chegar a 26°C...30°C onde Shima? Só se for nas cidades mais quentes do norte e noroeste do estado, ou em alguma baixada nessas localidades... :roll:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.