Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2010


Renan
 Share

Recommended Posts

Amigos,

 

 

A temperatura vai despencando aqui na baixada,quase de 11°c em menso de 3 horas.Pressao em 1019 hpa,URA em 78% e nada de vento.Os micro-climas começam a aflorar na cidade:

 

17.8[baixada] 19.9[inmet] 22.8[alto parque]

 

A diferença de altitude entre o alto do parque e aqui na baixada,é de 120 metros.Outro mundo!!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O pessoal fica bravo, mas não adinta eu mato a cobra e mostro pau, observem 3 cidades com estação em topo, mínimas hoje:

Soledade 13º

Juiz de Fora 13.3º

Xanxerê 13.6º

 

Uma estação em topo, geralmente, só terá uma mínima mais baixa que uma estação em baixada

quando a região estiver sob influência de advecção de ar frio. QUando tudo se estabiliza, no entanto,

a baixada vai surrar o topo. Esta mínima aí de 13,3ºC é simplesmente QUASE 5 GRAUS MAIS ALTA

QUE A MINHA MÍNIMA, que foi de 08,7ºC. Já lhes mostrei fotos de onde moro, que é uma baixada

a 720m aproximadamente. O INMET está a 950m, no segundo ponto mais alto do município.

Link to comment
Share on other sites

O pessoal fica bravo, mas não adinta eu mato a cobra e mostro pau, observem 3 cidades com estação em topo, mínimas hoje:

Soledade 13º

Juiz de Fora 13.3º

Xanxerê 13.6º

 

Uma estação em topo, geralmente, só terá uma mínima mais baixa que uma estação em baixada

quando a região estiver sob influência de advecção de ar frio. QUando tudo se estabiliza, no entanto,

a baixada vai surrar o topo. Esta mínima aí de 13,3ºC é simplesmente QUASE 5 GRAUS MAIS ALTA

QUE A MINHA MÍNIMA, que foi de 08,7ºC. Já lhes mostrei fotos de onde moro, que é uma baixada

a 720m aproximadamente. O INMET está a 950m, no segundo ponto mais alto do município.

 

 

Quem me dera eu ter ter uma baixada de 230 metros em relaçao ao topo.A credito que no maximo dá ums 140 a 150 mmetros em relaçao ao topo de alguma area do inetrior da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Oi Gente!

 

Ontem as 22h estava voltando de Cascavel, foi bate volta, por isso nem tentei contato Lucas e joão, e verifiquei AS MAIORES DIFERENÇAS DE TEMPERATURA DA MINHA VIDA!!!

 

O carro marcava 16C num topo antes de Vitorino, 6km antes de Pato, no trevo de Vitorino foi a 13C, e antes da subida de 3km para um dos trevos de Pato foi a 10C, no trevo de acesso a Pato estava 17C!!!!!!! Em 3km, 7C!!!!

 

Ao chegar aqui em casa estava 14C, e no centro marcou 13C.

 

Vale lembrar que o C4 marca geralmente 2C a mais que o real, mesmo assim, o que impressionou foram os SETE GRAUS de diferença, a lá Santa Rosa ein!! ehehehe

 

Abraços gente

Link to comment
Share on other sites

Ilson, no caso daqui da minha cidade, a diferença entre minha baixada e o topão do INMET

é tão grande que na realidade lá em cima é mais frio na média. Já faço comparações entre

minhas médias mensais e as do INMET desde 2007, e quase sempre deu uma diferença de

aproximadamente 1 grau para lá. No verão a diferença chega a quase 2 graus de média.

Link to comment
Share on other sites

Ilson, no caso daqui da minha cidade, a diferença entre minha baixada e o topão do INMET

é tão grande que na realidade lá em cima é mais frio na média. Já faço comparações entre

minhas médias mensais e as do INMET desde 2007, e quase sempre deu uma diferença de

aproximadamente 1 grau para lá. No verão a diferença chega a quase 2 graus de média.

 

 

Renan,eu acredito que 1ºc esta dentro da margem de erro.Mas é por aí mesmo,no verao,minimas parelhas entre a baixada e o topo com maximas mais elevadas nas baixads e no inverno,maxima mais baixas no topo e uma diferença maior na minima em favor para as baixadas.Na media anual,dá quase a mesma temperatura.

Link to comment
Share on other sites

Oi Gente!

 

Ontem as 22h estava voltando de Cascavel, foi bate volta, por isso nem tentei contato Lucas e joão, e verifiquei AS MAIORES DIFERENÇAS DE TEMPERATURA DA MINHA VIDA!!!

 

O carro marcava 16C num topo antes de Vitorino, 6km antes de Pato, no trevo de Vitorino foi a 13C, e antes da subida de 3km para um dos trevos de Pato foi a 10C, no trevo de acesso a Pato estava 17C!!!!!!! Em 3km, 7C!!!!

 

Ao chegar aqui em casa estava 14C, e no centro marcou 13C.

 

Vale lembrar que o C4 marca geralmente 2C a mais que o real, mesmo assim, o que impressionou foram os SETE GRAUS de diferença, a lá Santa Rosa ein!! ehehehe

 

Abraços gente

 

Realmente é quase inacreditavel essas diferenças,Clovis.Só no centro daqui,já tem um microclima dentro de um microclima,o parcao e a rodoviaria sao as areas mais quentes da cidade,mas é só se afastar ums 300 metros tanto em direçao ao leste quanto aooeste,já temos uma queda na tempeartura,e se descermos a parte baixa da cidade entao,já vai fazer ums 3°c a menos ainda.Se eu subir o paredao que tem aqui ao lado de casa,distannte 50 mts daqui,com 20 metros de altura,já vai estar ums 2° mais quente e se eu for até a igreja em linha reta,na boca da baixada,400 metros daqui,já vai estar ums 4°c mais quente.Realmente é outro mundo e grande parte da populaçao o desconhece.

Link to comment
Share on other sites

Muito boa a ultima rodada do ETA!!!

 

E muito ruim a do GFS !

 

Pelo que vejo nos modelos, eles ainda estão indecisos sobre o deslocamento da alta. Pelo Global, a alta chega e fica bloqueada, causando bastante frio no sudoeste do MT e sul da Amazônia, e um pouco de frio para SP. O Global acoplado coloca a alta passando pelo RS e SC e saindo pelo mar.

Link to comment
Share on other sites

Muito boa a ultima rodada do ETA!!!

 

E muito ruim a do GFS !

 

Pelo que vejo nos modelos, eles ainda estão indecisos sobre o deslocamento da alta. Pelo Global, a alta chega e fica bloqueada, causando bastante frio no sudoeste do MT e sul da Amazônia, e um pouco de frio para SP. O Global acoplado coloca a alta passando pelo RS e SC e saindo pelo mar.

 

 

Muita agua vai passar por debaixo dessa ponte ainda.Haja coraçao!!

Link to comment
Share on other sites

Galera não se trata de competição, o que estou querendo dizer ( o pessoal falava de mínimas), é que que num quadro como o atual as serras do sudeste levam ligeira vantagem, mas a diferença não é assim tão grande, se compararmos locais com altitudes semelhantes.

Renan estou argumentando exatamente em tua defesa, não podemos pegar como referência apenas o topo de Juiz de Fora, acontece que aqui nas encostas e baixadas nos últimos dias a diferença também tem sido abismal com relação ao topo.

Link to comment
Share on other sites

Ilson, no caso daqui da minha cidade, a diferença entre minha baixada e o topão do INMET

é tão grande que na realidade lá em cima é mais frio na média. Já faço comparações entre

minhas médias mensais e as do INMET desde 2007, e quase sempre deu uma diferença de

aproximadamente 1 grau para lá. No verão a diferença chega a quase 2 graus de média.

Sob ar seco como agora o topão aí vai apanhar em 90% das vezes Renan, da tua estação...

Link to comment
Share on other sites

Ilson, no caso daqui da minha cidade, a diferença entre minha baixada e o topão do INMET

é tão grande que na realidade lá em cima é mais frio na média. Já faço comparações entre

minhas médias mensais e as do INMET desde 2007, e quase sempre deu uma diferença de

aproximadamente 1 grau para lá. No verão a diferença chega a quase 2 graus de média.

Sob ar seco como agora o topão aí vai apanhar em 90% das vezes Renan, da tua estação...

 

 

Literalmente uma tunda bem grande.... :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Agora eu consegui as temperaturas dos 5 pontos da cidade,sendo 3 dos meus abrigos,da RBS e do inmet.

 

Altitude dos abrigos:

 

BAIXADA[210 MTS]INMET[276 MTS]CENTRO[285 MTS]PARQUE[310 METROS]ALTO PARQUE-RBS[320 MTS]

 

13.0[baixada]17.4[inmet]19.6[parque]20.8[centro]21.1[alto parque]

 

Quanto masi elevada a altitude,maior é a temperatura.

Link to comment
Share on other sites

Para perceberem o efeito do vento na temperatura, elevação de 2ºC em 30 minutos na estação taquaral, em Campinas.

Reinava a calmaria e bastou um vento de 3 Km/h para alterar o padrão de queda da temp. (a estação fica em um parque, uma baixada urbana):

 

                Temp    Hi    Low    Out   Dew  Wind   Wind   Wind   Hi    Hi     
Date    Time      Out   Temp   Temp   Hum    Pt. Speed   Dir    Run Speed   Dir  
----------------------------------------------------------------------------------------            
3/07/10  20:20   13.7   13.8   13.7    77    9.8   0.0   ---   0.00   0.0   ---   
3/07/10  20:30   14.4   14.4   13.7    74    9.8   0.0   SSE   0.00   3.2   SSW   
3/07/10  20:40   15.5   15.5   14.4    70   10.0   0.0    SE   0.00   3.2   SSE   
3/07/10  20:50   15.7   15.7   15.5    70   10.3   0.0    SE   0.00   3.2    SE   
3/07/10  21:00   15.9   15.9   15.7    70   10.4   0.0    SE   0.00   1.6    SE

Link to comment
Share on other sites

Para perceberem o efeito do vento na temperatura, elevação de 2ºC em 30 minutos na estação taquaral, em Campinas.

Reinava a calmaria e bastou um vento de 3 Km/h para alterar o padrão de queda da temp. (a estação fica em um parque, uma baixada urbana):

 

                Temp    Hi    Low    Out   Dew  Wind   Wind   Wind   Hi    Hi     
Date    Time      Out   Temp   Temp   Hum    Pt. Speed   Dir    Run Speed   Dir  
----------------------------------------------------------------------------------------            
3/07/10  20:20   13.7   13.8   13.7    77    9.8   0.0   ---   0.00   0.0   ---   
3/07/10  20:30   14.4   14.4   13.7    74    9.8   0.0   SSE   0.00   3.2   SSW   
3/07/10  20:40   15.5   15.5   14.4    70   10.0   0.0    SE   0.00   3.2   SSE   
3/07/10  20:50   15.7   15.7   15.5    70   10.3   0.0    SE   0.00   3.2    SE   
3/07/10  21:00   15.9   15.9   15.7    70   10.4   0.0    SE   0.00   1.6    SE

 

Sem duvida.Se bater o minimo vento aqui embaixo,a temperatura dispara varios graus em minutos.O vento deve estar soprando nao muito acima daqui,talvez já possa ser sentido ums 30 ou 40 metros acima daqui.

Link to comment
Share on other sites

Para perceberem o efeito do vento na temperatura, elevação de 2ºC em 30 minutos na estação taquaral, em Campinas.

Reinava a calmaria e bastou um vento de 3 Km/h para alterar o padrão de queda da temp. (a estação fica em um parque, uma baixada urbana):

 

                Temp    Hi    Low    Out   Dew  Wind   Wind   Wind   Hi    Hi     
Date    Time      Out   Temp   Temp   Hum    Pt. Speed   Dir    Run Speed   Dir  
----------------------------------------------------------------------------------------            
3/07/10  20:20   13.7   13.8   13.7    77    9.8   0.0   ---   0.00   0.0   ---   
3/07/10  20:30   14.4   14.4   13.7    74    9.8   0.0   SSE   0.00   3.2   SSW   
3/07/10  20:40   15.5   15.5   14.4    70   10.0   0.0    SE   0.00   3.2   SSE   
3/07/10  20:50   15.7   15.7   15.5    70   10.3   0.0    SE   0.00   3.2    SE   
3/07/10  21:00   15.9   15.9   15.7    70   10.4   0.0    SE   0.00   1.6    SE

 

Sem duvida.Se bater o minimo vento aqui embaixo,a temperatura dispara varios graus em minutos.O vento deve estar soprando nao muito acima daqui,talvez já possa ser sentido ums 30 ou 40 metros acima daqui.

 

aqui em Maria da Fé estava um ventinho e a temperatura pregou no 7,4C agora parou e estamos com 5,9C ! espero que o vento nao volte !!!

Link to comment
Share on other sites

Não sei pq este auê do pessoal do sudeste, o frio que tem feito aqui nas baixadas não perde muito para o frio que tem feito por lá.Hoje por exemplo na encosta lá em casa a temperatura chegou perto dos 9º, e nas baixadas tranquilamente abaixo dos 5º... :roll: :twisted:

Istoi tudo sem atuaçãode ar frio, pois sob ar frio ,o sul dá uma tunda no sudeste...

 

Paulo Henrique é obvio que o sul é mais frio,nem vou falar nada sobre latitude.

 

 

Aqui,perto de RIBEIRÃO PRETO(REGIÃO MAIS CONHECIDA COMO INFERNO PAULISTA) FEZ 9ºC NO CENTRO MEU CARO,NO CENTRO.

 

E na fazenda do meu amigo na Mantiqueira fez 2ºC(não vou falar da baixada senão é apelação),sem ar polar.

 

:twisted:

 

Aí é que está o problema, muitos bazianos não quererm entender, mas a maioria das estações do sudeste está em baixada, pelo que observo algumas exceções, tal como Juiz de F Fora, aliás esta é um bom parâmetro para comparar topo com topo. ;)

 

Exatamente quantos % das estações do SE estão em baixada? Algo em torno de 51,46896578965786%? :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

sem ar polar.

 

 

Impossível, senão no verão ocorreria o mesmo. Trata-se de uma massa polar velha e seca.

 

E as máximas? Quase 30ºC, não? :P Lembra até um deserto, com elevada amplitude.

 

Curioso, que ninguém fala disso...8-)

 

Hoje fui de 12,2 a 19,2. Considerando que minha amplitude média tem sido uns 70% da de Santana, e que aqui pra Sampa a ponderada fica a 40% do caminho entre a mínima e a máxima, posso dizer que:

- se minha coleta fosse em quitnal eu teria em vez da amplitude de 7, uns 10.

Distribuindo estes 3 graus de diferença, daria uns -1,2 na mínima e +1,8 na máxima, ou seja, em torno de 11,0 a 21,0. 21 é quase = a 30! :mrgreen:

Ah, 800m. Falta um pouquinho pros 1600 de CDJ.

Link to comment
Share on other sites

Carlos quer uma coisa justa, compare Castelinho, General Carneiro,e Monte Verde, aí será baixada com baixada em que pese a maior altitude das duas últimas...

 

Não...... xomparemos Castelinho com Itapetninga com S. Lourenço. Aí podemos ter uma boa idéia de quanto a latitude está pesando pras baixadas.

Pelo menos, comparando 1200 na BA com 1200 em SC, não tá pesando quase nada. Mas a vantagem evidente que é de SC.

Link to comment
Share on other sites

Antes era Sul do BrasilX África do Sul. Agora SulXSudeste, daqui a pouco será Centro-OesteXNorte. :lol:

 

Mas expondo meu ponto de vista, também acredito que a maioria das estações do sudeste esteja em baixada. Não sei só os amigos do sudeste para esclarecer. Mas supondo que a maioria destas estações esteja em baixada, para ficar tudo igual deveria colocar mais estações nas baixada das cidades sulinas, só assim para fazer as comparações. O sul é mais frio.

 

É como mostrei já hoje, nos 1200 BA x 1200 SC... até com ASAS o sul é mais frio, mas que no ASAS a diferença é bem atenuada em relação a situações de polar clássico ou em bloqueios que ficam no meio do caminho entre Sul e BA, com certeza é.

Link to comment
Share on other sites

sem ar polar.

 

 

Impossível, senão no verão ocorreria o mesmo. Trata-se de uma massa polar velha e seca.

 

E as máximas? Quase 30ºC, não? :P Lembra até um deserto, com elevada amplitude.

 

Curioso, que ninguém fala disso...8-)

 

 

Só nao esqueçam de adicionar aí,as noites mais longas e o sol bem mais fraco tambem.Quase cheguei a 29 hoje,será que tem ar frio aqui?

 

Propriedades da mesma massa de ar conforme a regão... o ar que é ameno na BA é quente no RS. Assim como, quando tem polar clássico no Sul, comparativamente falando, Bariloche esta fervendo. A temp no Sul e em Bariloche fica quase a mesma nesta situação, mas bem acima da média em Bari.

Link to comment
Share on other sites

Antes era Sul do BrasilX África do Sul. Agora SulXSudeste, daqui a pouco será Centro-OesteXNorte. :lol:

 

Mas expondo meu ponto de vista, também acredito que a maioria das estações do sudeste esteja em baixada. Não sei só os amigos do sudeste para esclarecer. Mas supondo que a maioria destas estações esteja em baixada, para ficar tudo igual deveria colocar mais estações nas baixada das cidades sulinas, só assim para fazer as comparações. O sul é mais frio.

 

 

O problema Allef,é que nem todas as cidades possuem baixadas suficientementes baixas ao ponto de influenciar a temperatura,te dou e exemplos: SAO LUIZ GONZAGA E SAO BORJA.Sao 2 cidades que eu aconheço e que nao há uma baixada dentro da cidade que possa ter mais de 10 metros de profundidamente em relaçao ao restante da cidade.O ideal seria o topo mesmo,pois toras as cidades tem um.

 

O ideal seria topo E baixada. Quem me dera se eu ivesse uma baixada e um topo a 1200 na BA e o mesmo em SC pra fazerm um comparativo... afinal, o legalé investigar como o ASAS serelaciona com:

- latitude

- altitude

- topografia

Aí sim o comparativo ficaria perfeito, sem choradeiras nem gabolices regionais, simplesmente a verdade.

(mas que é divertido dar umas alfinetadas, é...)

Link to comment
Share on other sites

O PODER DAS BAIXADAS!!

 

No Ipê Golf Club, em Ribeirão Preto, faz agora apenas 9,5°C !!!!!

 

Coisa de louco...aqui em casa tenho 16,9°C (estava 15,5°C, mas bateu um ventinho e subiu pra 17,4°C, agora voltou a cair...isso porque não moro em baixada!)

Link to comment
Share on other sites

Além do mais em altas continentais clássicas com certeza as baixadas do sul dão uma surra nas baixadas do sudeste. Imaginem o quanto deve fazer em noites de ar muito frio e seco nas grandes baixadas de SC e RS :!:

 

É verdade Ilson, mas também da para explorar as cidades que tem baixadas no sul e as cidade de baixadas no sudeste, e daí fazer as comparações. Mas se é melhor comparar topo com topo que seja. Realmente é bem melhor.

 

Por que seria bem melhor comparar topo x topo do que baixada x baixada? Quer dizer que pra comparar atuação de ASAS tem que usar topo x topo e pra comparar mínimas absolutas em polar clássico tem que usar baixada x baixada? Tá ficando meio parcial o negócio... Shima e suas habilidades jurídicas terão que intervir, senão veremos saaaaaaaaaaaangue no BAZ! :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Turma,

 

ontem a noite comprei um barrilzinho de Heineken, e deixei ao relento para gelar. Acordei de manha e a cerveja estava trincando de gelada, pronta para o churrasco!

Tenho já 2,6C as 22:50, bastante frio e a cidade esta muito cheia.

A minima hoje foi de -0,9C na minha estação. Tirei fotos da geada de hoje de manha, foi realmente muito bonita.

Abraços, Tucci

 

dsc05778u.jpg

 

Mais imagens em http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=12&t=1810

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Turma,

 

ontem a noite comprei um barrilzinho de Heineken, e deixei ao relento para gelar. Acordei de manha e a cerveja estava trincando de gelada, pronta para o churrasco!

Tenho já 2,6C as 22:50, bastante frio e a cidade esta muito cheia.

A minima hoje foi de -0,9C na minha estação. Tirei fotos da geada de hoje de manha, foi realmente muito bonita.

Abraços, Tucci

 

dsc05778u.jpg

 

Que foto linda!

 

João,aquele lago perto do pico do Itapeva já teve,pelo menos,suas "margens" congeladas?

 

9,5ºC em Ribeirão?! :mrgreen:

 

Estou curioso pra ver qual vai ser a mínima.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada esqueçam este negócio de competição.Como colocou o Lucci, é importante comparar sim, para saber como o tempo se comporta tanto em ASAS, quanto sob ar polar.

Não estou pedindo nada demais.

Na medida do possível ter em cada município uma em baixada outra em topo.Senão as coisas ficam mascaradas.Observem Xanxerê,não dá para se dizer que ´tão fria quanto os dados de baixada passavam, nem tão quente quanto o topo agora passa... :D

Link to comment
Share on other sites

Eu, o Marcos e o AAA acabamos de jantar com Joe D'aleo, o guru americano da previsão do tempo. Eis a foto do encontro:

 

imagezno.jpg

 

O cara é uma aula. Fala com detalhes sobre eventos meteorológicos e se diz apaixonado por meteorologia desde a infância, quando um furacão atingiu Long Island inundando o primeiro andar de todas as casas da sua vizinhança. Ele diz que quase morreu. Ainda assim, se diz mais apaixonado por tempestades de neve.

 

O momento mais interessante da noite foi quando mostrei para ele pelo meu telefone que o nordeste americano iria ser atingido por uma onda de calor que trará temperaturas de até 36C para NYC. Na hora ele quase surtou. Queria acessar o GFS a todo e qualquer custo!!

 

Outra, falou que prefere utilizar o modelo europeu ao invés do GFS, embora reconheça que ambos os modelos não são Deus como muitos meteorologistas pensam. O feeling pessoal de cada meteorologista é fundamental para uma boa previsão do tempo. Ao menos é o que ele passa para os seus alunos.

 

Disse também que estamos prestes a entrar num período de cerca de 2 anos de La-Niña e que o nosso inverno será diferente na sua segunda metada. Que assim seja!!

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Eu estava lá e, como meu inglês é razoável, confirmo tudo o que o Bruno disse, hehe. E ele também alertou que o AAA fala demais e que, bem ou mal, estava com problema na voz, hehehe.

 

O D´Aleo é muito simpático e tem, obviamente, MUITO domínio no assunto. Não é de graça. Ele também foi o homem do tempo no programa Good Morning America, da ABC news!

 

Infelizmente ele vai embora amanhã e deixará de pegar um pouco do nosso frio, quase nada de comparado ao local que ele mora, pertinho de Boston.

 

Vindo para o tópico, tive máxima de 25,1°. Agora faz bons 16,1° com 79%. Espero chegar aos 13° nessa noite. O céu está limpo e não há vento.

Link to comment
Share on other sites

Eu estava lá e, como meu inglês é razoável, confirmo tudo o que o Bruno disse, hehe. E ele também alertou que o AAA fala demais e que, bem ou mal, estava com problema na voz, hehehe.

 

O D´Aleo é muito simpático e tem, obviamente, MUITO domínio no assunto. Não é de graça. Ele também foi o homem do tempo no programa Good Morning America, da ABC news!

 

Infelizmente ele vai embora amanhã e deixará de pegar um pouco do nosso frio, quase nada de comparado ao local que ele mora, pertinho de Boston.

 

Vindo para o tópico, tive máxima de 25,1°. Agora faz bons 16,1° com 79%. Espero chegar aos 13° nessa noite. O céu está limpo e não há vento.

 

 

Bah!!É realmente muito muito gratificante para toda a equipe da Metsul e para nós de modo geral,a presença de um grande meteorologista e cientista como o Joe. :D:D:D:D Que abrilhanta cada vez mais o trabalho da equipe do professor Eugenio.Parabens!!

Link to comment
Share on other sites

Agora faz 13C nos bairros baixos de POA, tal como no aeroporto Salgado Filho, que para quem não sabe fica dentro da cidade. Isso é uma temperatura que traz uma sensação de frio. O problema é que sob atuação do ASAS os bairros mais elevados não estão mais baixos que 17C nesse momento, fora o fato de que há uma sensação de tranqulidade no ar. Dá para ficar tranquilamente de camiseta na rua. É um inverno agradável e de mínimas não tão ruins. Porém as médias máximas e gerais......

Link to comment
Share on other sites

Benas!

 

Disse também que estamos prestes a entrar num período de cerca de 2 anos de La-Niña e que o nosso inverno será diferente na sua segunda metada. Que assim seja!!

 

Abs!

 

QUE BAITA ENCONTRO!!!...

 

Sobre ficarmos muito mais sob influencias de La niña ate 2012 já foi "ponto de discórdia" lá na Metsul há uns anos atrás, tudo graças à um "famoso" gráfico que o Mafili cansou de enviar a seção e onde chegamos à conclusão de que seguindo aquela previsão teríamos um sério problema... Enfim...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.