Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JUNHO 2010


Recommended Posts

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

As minhas suspeitas acho que devem se confirmar. Um ciclone deve se formar na altura do Prata em 140 hs e impulsionar ar bastante gelado para o Sul do Brasil a partir de terça da semana que vem.

 

Teve um reforcinho de ontem pra hoje mais pro RS?

 

Pareçe que atingiu um pouco o PR também, não? Curitiba tem agora 14ºC, mais baixa que ontem no mesmo horario...

Link to comment
Share on other sites

O BAZ está fora do ar, porém eu consigo acessá-ló via iPhone, hehehehe. Me sinto como se estivesse sozinho num salão após o baile de carnaval agora escrevendo este post!! Não tem ninguém online há horas!!!

Bruno,

 

Eu acessei agora ao BAZ via desktop. Talvez já tenha voltado ao normal. Abraços Canelenses. Rsrsrs

Link to comment
Share on other sites

O meu é da Vivo tb...

 

Bom, algumas considerações das capitais hje, pelo inmet:

 

POA 9,3ºC / 16,3ºC

Ctba 9,0ºC / 17,3ºC

SP 11,6ºC / 20,1ºC

RJ 11,5ºC / 26,5ºC

Vitória 15,2ºC / 26,1ºC

Campo Grande 16,1ºC / 28,7ºC

 

- POA que vinha apanhando até de BH, pareçe que começo acorda pro inverno hehe...

- Curitiba vem mantendo uma média muito boa. Depois dos fiascos pós-2000, com anomalias de até +4ºC em junho, pareçe que o mes voltou ao normal na cidade nos ultimos anos...

- RJ minima igual a SP. (ok, tem ilha de calor, estação de SP pessima, etc.)

- 15ºC em Vitória, é consideravel para os capixabas!!

- Campo Grande é uma cidade bipolar de frio, ou 8 ou 80 hehe

Link to comment
Share on other sites

Hoje o dia foi nublado e sempre um pouco frio aqui em Jaraguá. Nos próximas dias as máximas deverão ser baixas e no domingo o GFS tem mostrado uma mínima ao redor de 7ºC.

 

E cadê todo mundo??? Eu não tive nenhum problema para acessar hoje... :|

Link to comment
Share on other sites

Eu não consigo acessar pela banda larga, apenas pelo celular da Vivo.

Acessei normal pelo meu desktop. O detalhe é que não aceitou a minha senha tradicional, tive que pedir uma senha nova, que foi enviada para o meu e-mail. Depois, tudo ok. Minha banda larga é Embratel, via rádio.

 

Apenas para registro, ontem pode ter nevado em São Chico (neve granular), conforme a MetSul.

http://www.metsul.com/blog/

Link to comment
Share on other sites

Que estranho... eu não consigo acessar pelo celular (TIM), mas no desktop está sem problema algum. No meu caso estava horrível na semana passada, na sexta eu acho.

 

Bem, hoje está mais uma vez nublado. :roll: Durante a manhã o sol até ameaçou aparecer, mas logo em seguida o tempo voltou a fechar.

Link to comment
Share on other sites

Os problemas de acesso foram anunciados com bastante antecedência no fórum comunidade e tiveram relação com a renovação do domínio. Tive contratempos esta semana e atrasei em um dia o procedimento. No dia seguinte efetuei, ao voltar da faculdade, a renovação. Mas esta só seria contabilizada no dia seguinte à noite.

 

Até amanhã o acesso se normaliza completamente. Por enquanto, haverá servidores em que o DNS não foi atualizado.

Link to comment
Share on other sites

Consegui acessar o BAZ depois de uns 3-4 dias sem fazê-lo. Alguém sabe dizer o que houve? :mrgreen:

 

Aqui em Ctba :ugeek: uma fria tarde de sábado. 12oC no aero agora.

 

Imagina como estariam os repórteres da Globo em Gramado, Canela, SJ ou Soledade, he he he! Tenho reparado que o pessoal parece vestido para o frio da Russia quando a temperatura em Johannesburgo é algo tipo 12oC! :x

 

Mesmo o pessoal de SP paga mico. Tava ouvindo a Bandnews ontem com 10oC em Ctba Às 18 horas e 11oC em JOhannesburgo Às 23 horas. O pessoal lá falava em "fria noite de inverno", he he he. :D

 

Comentando sobre as rodadas do GFS: depois dessa baleia oceanica ficaremos meio mornos até a entrada oficial do inverno, quando deve vir uma boa MP, que ainda não sabemos se virá continental, continentalizada ou marítima. Nas rodadas nas quais ela vem continental a temperatura chega a -4oC em 850 hpa sobre as serrras do sul, mas a precipitação é nula ou pouca.

 

Vamos acompanhar! :arrow:

Link to comment
Share on other sites

Voltamos a ativa. Estou aqui em Campos, tentando arrumar os sistemas novamente...

Muito frio. Temperatura o dia todo entre 6 e 9 graus, com garoa fina e vento. Ta chato até... lareira acesa 24 horas aqui para aquecer a casa. Não temos estrutura para ter frio, nem nas cidades onde o frio é mais comum.

ABraços!

Link to comment
Share on other sites

O sábado vai terminando com frio no Rio.Apesar da chuva na madrugada e da manhã nublada, com mínima do dia em 16,1°C aqui na zona norte, o tempo abriu no final da manhã e a tarde foi de bastante sol, apenas com algumas nuvens.Mesmo assim o vento frio soporou por todo o dia e a máxima não passou de 22,4°C por aqui, relativamente baixa, ainda mais levando-se em conta que tivemos sol por toda a tarde.Agora temos um anoitecer de céu parcialmente nublada e faz apenas 18,8°C, a temperatura está em queda livre e a noite vai ser bem fria, agora a mínima amanhã vai depender da nebulosidade, não me arrisco a prever um valor exato(já que pode nublar a qualquer momento, ainda mais que ainda há bastante vento marítimo), mas se não fechar muito o tempo são grandes a chances de bater o recorde do ano, registrado na última terça feira: 14,5°C por aqui e até 11,0°C na Vila Militar.

Link to comment
Share on other sites

Voltamos a ativa. Estou aqui em Campos, tentando arrumar os sistemas novamente...

Muito frio. Temperatura o dia todo entre 6 e 9 graus, com garoa fina e vento. Ta chato até... lareira acesa 24 horas aqui para aquecer a casa. Não temos estrutura para ter frio, nem nas cidades onde o frio é mais comum.

ABraços!

 

Tem q deixar ela pronta para julho :ugeek:

Link to comment
Share on other sites

SIM, O BAZ VOLTOU, GRACIAS ! *.*

 

Hoje, com a influência da baleia polar de 1040hpa, tivemos um

dia frio, com máxima de apenas 17,7ºC. O tempo intercalou

entre parcialmente nublado a totalmente nublado, sempre com

bastante vento. Uma delícia !

 

Agora o tempo abriu totalmente, o vento diminuiu e a temperatura

cai velozmente. Já faz 13,0ºC aqui em casa e 11,2ºC no INMET. :o

 

Teremos bastante frio realmente pela madrugada. Frio severo no

Pico do Couto também, com 4ºC apenas e muito vento. Tá parecendo

o Morro da Igreja, hehehe ! Isso mostra que tem muito frio em altura

no Sudeste. E este frio, aliado à umidade que vem do oceano, fez

com que a Metsul não descartasse a ocorrência de neve nos pontos

mais altos do estado do RJ hoje. Não sei se houve alguma precipitação

nival por lá, ao menos não recebemos notícias ainda.

 

O fato é que esta é a MP mais forte do ano até agora aqui pra muitas

partes do Sudeste, então vamos curtir o excelente frio ! :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

SIM, O BAZ VOLTOU, GRACIAS ! *.*

 

Hoje, com a influência da baleia polar de 1040hpa, tivemos um

dia frio, com máxima de apenas 17,7ºC. O tempo intercalou

entre parcialmente nublado a totalmente nublado, sempre com

bastante vento. Uma delícia !

 

Agora o tempo abriu totalmente, o vento diminuiu e a temperatura

cai velozmente. Já faz 13,0ºC aqui em casa e 11,2ºC no INMET. :o

 

Teremos bastante frio realmente pela madrugada. Frio severo no

Pico do Couto também, com 4ºC apenas e muito vento. Tá parecendo

o Morro da Igreja, hehehe ! Isso mostra que tem muito frio em altura

no Sudeste. E este frio, aliado à umidade que vem do oceano, fez

com que a Metsul não descartasse a ocorrência de neve nos pontos

mais altos do estado do RJ hoje. Não sei se houve alguma precipitação

nival por lá, ao menos não recebemos notícias ainda.

 

O fato é que esta é a MP mais forte do ano até agora aqui pra muitas

partes do Sudeste, então vamos curtir o excelente frio ! :mrgreen:

 

Para vcs do sudeste o ASAS, ainda mais de 1044hpa, é algo sensacional. Para gente aqui no sul é algo muito "fronha" e "broxante". Até faz um friozinho, mas nada que empolgue.

 

Esse outono/inverno 2010 é de empolgação ZERO no RS. Coloco as minhas fichas para o bimestre Julho/Agosto.

Link to comment
Share on other sites

Voltamos a ativa. Estou aqui em Campos, tentando arrumar os sistemas novamente...

Muito frio. Temperatura o dia todo entre 6 e 9 graus, com garoa fina e vento. Ta chato até... lareira acesa 24 horas aqui para aquecer a casa. Não temos estrutura para ter frio, nem nas cidades onde o frio é mais comum.

ABraços!

 

Tem q deixar ela pronta para julho :ugeek:

Olha... trouxe tudo o que pude hoje, mas nao consegui. O roteador que eu trouxe da Europa é incompativel, infelizmente... vamos ver. Vou me organizar melhor com as coisas e tentar voltar aqui no próximo final de semana.

 

PS: A cidade esta incrivel hoje. Esta inteiramente decorada para o inverno e cheia de stands de lojas, montadoras, etc. Hoteis bem cheios e milhares de turistas passeando, muitos casais comemorando o dia dos namorados tomando vinho e chocolate quente. Faz em media 6 graus no Capivari nesse inicio de noite. Venta... as mulheres (inclusive a minha) reclamam muito do frio hehe.

Vou ver se tiro umas fotos para voces verem.

Abs

Link to comment
Share on other sites

Voltamos a ativa. Estou aqui em Campos, tentando arrumar os sistemas novamente...

Muito frio. Temperatura o dia todo entre 6 e 9 graus, com garoa fina e vento. Ta chato até... lareira acesa 24 horas aqui para aquecer a casa. Não temos estrutura para ter frio, nem nas cidades onde o frio é mais comum.

ABraços!

 

Tem q deixar ela pronta para julho :ugeek:

Olha... trouxe tudo o que pude hoje, mas nao consegui. O roteador que eu trouxe da Europa é incompativel, infelizmente... vamos ver. Vou me organizar melhor com as coisas e tentar voltar aqui no próximo final de semana.

Abs

 

amigo ai de campos do jordao voce falou que ai hoje ficou nublado com goroa em boar parte do dia , nao entendi uma coisa estou em Maria da Fé MG serra da mantiqueira estou a mais ou menos a 80 KM de campos do jordao e aqui na cidade o dia todo ficou com sol e sem nem uma nuven se quer como acontece isso pois estamos relativamente perto nao acha ???? obrigado

Link to comment
Share on other sites

Meu irmão está em São Paulo e colocou no Twitter que estava mais frio lá do que em POA. Naquele momento fazia 14° no aero de SP e 18° no aero daqui.

 

Como perdi contato com o BAZ desde a noite do dia 8, aqui vão meus dados desde esse dia até hoje:

 

8/6 - 11,1°/17,6°

9/6 - 10,0°/15,7° (menor máxima do ano até agora)

10/6 - 8,8°/16,3° (mínima do ano até agora)

11/6 - 12,8°/19,0°

 

Com o BAZ parado deixei de divulgar minhas menores máxima e mínima até agora em 2010. Como se pode ver, uma lástima, ainda que a tarde do dia 9 fosse a única de inverno até agora no ano. A mínima só não baixou dos 8,8° porque nublou em torno das 4 h da manhã, e o INMET deu 6,9° na convencional. No Metroclima deu 5,5° no Belém Novo. Estivesse ficado limpo e minha estação teria diminuido um pouco a diferença em relação ao INMET e teria dado 5,5°/6,0° lá em 6,5°/7,0° aqui.

 

Reforço que a dinâmica térmica de 2010 está com cara de 1998. Esse friozinho confirma essa tendência.

 

Hoje minha variação foi de 12,0° à 20,1°, sempre com vento e muitos cirrus. Não temos praticamente frio, mas sensação de frio. Agora faz 15,5° com 71% e vento de SSE a 10,0 km/h. Deu rajada de 27,2 km/h. Ontem cheguei a 38,2 km/h.

Link to comment
Share on other sites

 

amigo ai de campos do jordao voce falou que ai hoje ficou nublado com goroa em boar parte do dia , nao entendi uma coisa estou em Maria da Fé MG serra da mantiqueira estou a mais ou menos a 80 KM de campos do jordao e aqui na cidade o dia todo ficou com sol e sem nem uma nuven se quer como acontece isso pois estamos relativamente perto nao acha ???? obrigado

 

Pois eh wylyam, mas te confirmo. Não vimos o sol por aqui o dia todo... nubladao, maxima baixa. Aqui estamos mais perto do mar que voce, nao? Pode ser isso. Abraços

Link to comment
Share on other sites

 

amigo ai de campos do jordao voce falou que ai hoje ficou nublado com goroa em boar parte do dia , nao entendi uma coisa estou em Maria da Fé MG serra da mantiqueira estou a mais ou menos a 80 KM de campos do jordao e aqui na cidade o dia todo ficou com sol e sem nem uma nuven se quer como acontece isso pois estamos relativamente perto nao acha ???? obrigado

 

Pois eh wylyam, mas te confirmo. Não vimos o sol por aqui o dia todo... nubladao, maxima baixa. Aqui estamos mais perto do mar que voce, nao? Pode ser isso. Abraços

 

acho que pode ser isso mesmo estou 80KM acima de voce !!

 

quanto de temperatura voce tem agora aqui em casa to com 6C agora !!

Link to comment
Share on other sites

No final de domingo e na 2ª-feira o jato de baixos níveis entra pelo N e centro da Argentina, talvez provocando um bom aquecimento no O do RS. Vai se formar um ciclone junto ao litoral do Pampa, quase na Patagônia, e a frente só vai evoluir para o RS na 3ª-feira, quando aquece mais por aqui e no O da Região Sul. Parece que teremos chuvas fortes entrando pelo O na 3ª e se espalhando por todo o RS e também SC na 4ª. Talvez 5ª-feira haja chuva forte para cá e SC. O GFS aponta chuva mais forte para cá na 4ª.

 

Quanto ao frio, parece que vamos ficar chupando dedo. O ciclone jogará ar frio na própria Argentina.

 

Agora faz 15,2° com 71% e venta de ESE a 5,3 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Fiquei completamente sem pai e sem mãe com o BAZ fora do ar!!!

Olhando, ao mesmo tempo, aquela enorme baleia pola que chegou a 1044hpa desperdiçada completamente...no mar!!!

tivesse ela avançado um pouco mais para cima e teríamos algo histórico em todo o sul do Brasil.

Claro, ela joga frio lá pra cima da mantiqueira. Mas, aqui é uma decepção.

Hoje tive temperatura de 12.9°C. máxima de 18.9°C.

Realmente, decepcionante!!!

Link to comment
Share on other sites

Que saudade do BAZ :lol:

Foram dias de sensação térmica bem baixa, e muito, mas muito vento, hoje virou um nordestão gelado, a rajada máxima foi de 62,6 km/h e na última hora com 12º e rajada de 51,8 km/h, sensação de 0.1º 8-)

Soledade e Campinas iguais hoje, 12ºC e rajadas de 50 Km/h na ultima hora no aero. A rajada máxima foi de 79 Km/h na unicamp.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Paulo o mês de junho segue com muito frio. Até agora, a MÁXIMA MAIS ALTA DO MÊS FOI DE 22,7°C no meu bairro :shock:

 

Agora faz apenas 10,9°C! :D

Meu irmão está em SP e disse que aí está mais frio do que POA. Efeito do ciclone em alto-mar jogando ar frio na costa do Sudeste até o S da Bahia.

 

Aqui tenho 14,6° com 74% e vento ESE a 10,0 km/h. Variada nebulosidade.

 

Abraços paulistanos!

Link to comment
Share on other sites

Consegui acessar o BAZ após 4 dias!! Que saudade pessoal :lol: .

Nesses 4 dias constatei que estou mesmo viciado no fórum :oops: .

 

Extremas desde o dia 08:

 

08/06: 7,7/24,9

09/06: 9,7/24,1

10/06: 12,7/23,9

11/06: 11,5/22,4

12/06: 8,2/21,9

 

A semana que vem toda deve ter mínimas abaixo de 10°C, de domingo a 6ª feira. Há chance pequena de geada amanhã e chances boas na 2ª e 3ª feira. Amanhã começa a caça! Neste momento faz 11,7°C. O vento acalmou há pouco.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Paulo o mês de junho segue com muito frio. Até agora, a MÁXIMA MAIS ALTA DO MÊS FOI DE 22,7°C no meu bairro :shock:

 

Agora faz apenas 10,9°C! :D

Meu irmão está em SP e disse que aí está mais frio do que POA. Efeito do ciclone em alto-mar jogando ar frio na costa do Sudeste até o S da Bahia.

 

Aqui tenho 14,6° com 74% e vento ESE a 10,0 km/h. Variada nebulosidade.

 

Abraços paulistanos!

Por aqui é o mês mais frio em mais de 5 anos (comecei as medições em agosto de 2005, mas posso garantir que em 2005 não fez frio assim). Até agora: média das mínimas em 11,5°C, das máximas em 19,8°C e média simples de 15,6°C :shock:

Link to comment
Share on other sites

Noite gelada no Rio: agora na zona norte apenas 16,5°C e algumas nuvens no céu(após o tempo ter ficado nublado entre 22h e 23h, o que me fez odiar muito as "MMs", :lol: ).A mínima ficou em 16,0°C, registrada minutos atrás.Nas ruas, todos usam casacos, alguns pesados.Muito bom esse clima de inverno.Se a MM não atacar, amanhã terei a mínima do ano.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Paulo o mês de junho segue com muito frio. Até agora, a MÁXIMA MAIS ALTA DO MÊS FOI DE 22,7°C no meu bairro :shock:

 

Agora faz apenas 10,9°C! :D

Meu irmão está em SP e disse que aí está mais frio do que POA. Efeito do ciclone em alto-mar jogando ar frio na costa do Sudeste até o S da Bahia.

 

Aqui tenho 14,6° com 74% e vento ESE a 10,0 km/h. Variada nebulosidade.

 

Abraços paulistanos!

Por aqui é o mês mais frio em mais de 5 anos (comecei as medições em agosto de 2005, mas posso garantir que em 2005 não fez frio assim). Até agora: média das mínimas em 11,5°C, das máximas em 19,8°C e média simples de 15,6°C :shock:

 

Junho de 2005 foi o apocalipse, tanto que pra Curita conseguiu ser pior em calor que o de 2002.

 

Aqui em Mauáboro, mês interessante pela média, que estimo estar empatando com a de um julho pós-2001 na área urbana de Curita. Meus extremos ém junho estão em 8,7 e 20,2 e corrigindo a amplitude térmica diária (que é muito menor na janela do apê do que na rua ou num quintal) ficariam por volta de 7,7 e 21,7. 12 dias de ausência de ameaça de calor.

Link to comment
Share on other sites

Hoje a noite está bem fria pros padrões cariocas!

Andado agora pela noite nas ruas termometros todos marcando,15,16,17 ou o maximo 18 graus,o que é bem frio pra nós aqui.

Na vila militar ,de acordo com a estação automatica do INMET a temperatura já chegou a 11.8 nessa primeira hora do dia.

essa deve ser a madrugada mais fria dos cariocas esse ano,acredito eu! :)

Link to comment
Share on other sites

Pico das Agulhas Negras: termômetros registram 7,1ºC negativos

 

A temperatura chegou a 7º negativos por volta das 6h30 desta manhã (8), na parte alta do Pico das Agulhas Negras – o ponto mais alto do Sul do Estado. Chegou a gear na madrugada. A nossa equipe esteve por lá registrando esse frio

 

Pergunta, não ofensiva.

 

O abrigo era a famosa pazinha de lixo?

 

 

E SE FOI NO PICO, BAITA MENTIRA.

 

VENDO O VÍDEO, MAIS AINDA CREIO QUE NÃO PASSOU DE DE -2/-3 COM BOM GOSTO. COLOQUE UM SENSOR AO AR LIVRE, SEJA NA GRAMA OU NO CAPÔ DO CARRO E TERÁ UMA BELA MÍNIMA.

 

DETALHE; MUITO POUCA ROUPA PARA UM JORNALÍSTA ACOSTUMADO NO RIO E NEM VAPOR SAÍA DA BOCA. POUCA GEADA PARA ESTA TEMPERATURA.

 

SE LÁ DEU -7,1 EM CAMPO ALEGRE DEU -5,2

 

Quanto aos -7,1 tenho muitas reservas, já que em 20 anos de dados uma área a 2100m na região teve uma mínima absoluta de -6. Mas... qual é o menor frio necessário pra formar pipcrake? Eu tive impressão de ter visto isto no vídeo.

Link to comment
Share on other sites

MINIMAS entre 12 e 13 graus no Rio. E fiquei sabendo que no alto da boa vista registrou sensação termica de 6 graus de madrugada esses dias O_O

Os dias estão bem frios, temperatuas em torno dos 15/16 graus de manhã e 20/21 ao meio dia, o que gela mesmo é o vento.

 

O tempo ta ótimo, tem coisa mais gostosa que dormir com esse friozinho em pleno Rio de Janeiro? As pessoas ficam mais calmas, o clima fica mais agradável e até as noites são melhores.

Além é claro da sensação de conforto que sentimos em casa, algo que normalmente é ao contrário em dias ensolarados de verão por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Outro fato interessante em relação a este 2010, Marcos, é que aqui em Canela obtive até agora uma mínima absoluta de apenas 4,6C e que possivelmente não conseguirei quebrar nos próximos 7 dias.

 

A maior prova da monotonisse é que a comparação do atual ano com o modesto ano de 2008 chega a ser cômica. Olhem:

 

Mínimas

abril/2008: +1,0C

abril/2010: +7,8C

 

maio/2008: -1,4C

maio/2010: +5,5C

 

junho/2008: -1,4C

junh0/2010: +4,6C

 

Não vou nem comparar com outros anos, como 2007 e 2009 pq iria ser de chorar. Mesmo em anos com médias horríveis como 2005 e 2006 houveram extremos melhores.

 

A única coisa boa deste 2010 até agora vem sendo a média das máximas. As máximas estão tão baixas que estão sendo capazes de manter a média geral sob controle. Conclusão? Monotonia!!! Temos máximas baixas e mínimas altas!!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Mauháboro poucas nuvens e 10,8. A mínima absoluta do sábado foi de 11,3 às 24h.

Olhando o comportamento das temps em PR e Sampa nestes últimos dias e ainda amanhã, o cenário é de ar polar marítimo. Mas de segunda até mais 21/6, o visual dos modelos é de ASAS, com médias de 13,5/23 pra Sampa (usando a curva azul do Ensemble do Cptec) e 11/23 pra Campinas. Apesar do clima natural de Campinas se rmais quente que o de Sampa, o modelo pra Sampa parece ser alimentado com dados que sofrem influência da ilha de calor. Por aqui, fico nos 13,5 a 21, creio eu. Manhãs que pedem uma blusa, e tardes que autorizam uma camiseta.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.