Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JUNHO 2010


Recommended Posts

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Esta minima nos Agulhas de hoje deve ter sido igual os -09,0 do Pantera do ano passado.......ou foi talvez um termometro abrigado com os dedos...

 

:mrgreen:

 

 

NESTE -9 ACREDITO, POIS TINHA AR FRIO FORTE E FOI NUM ABRIGO, TALVEZ FICASSE EM -6/-7 NUM ABRIGO DECENTE.

 

AGORA ALÍ É PARA JORNAL MESMO.

 

-7 COM AQUELA ROUPA!

Link to comment
Share on other sites

-7 não foi, realmente... precisava de um abrigo padrão para sabermos

o valor real, que deve ter girado ao redor dos -4/-5. Mas,

é inegável que aquela região pode produzir estas temperaturas,

provavelmente registra todos os anos aliás. Creio que os

baixadões da serra catarinense registram as menores temperaturas

anuais do Brasil, mas as baixadas a 2400m da Mantiqueira possivelmente

possuem o maior número de dias abaixo de zero.

Link to comment
Share on other sites

Carlos, a diferença entre a minha casa e o Castelinho é de cerca de 5C/6C em noites onde o dia anterior atingiu UR mínima de 50% e de 6C/7C quando a UR mínima do dia anterior chega à 30%.

 

No dia 25 de julho de 2009 a UR mínima na minha casa foi de 32% e a mínima da noite posterior foi de -0,7C. Tirando 7C de diferença, a mínima do Castelinho teria sido -7,7C no abrigo padrão.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Creio piamente nos -7°C dos caras, afinal Canela teve -2°C há poucos dias não foi???... E não adianta o argumento de "temperatura oficial", "abrigo", o "escambau"... Naquele momento foi aferido -7°C, ponto!!!... Assim foi em Canela, naquele momento foi aferido -2°C...

 

P.S: Há um tempo atrás as "desocupadas" diziam: "sou promoter"... Hoje dizem: "sou modelo" :lol: ... Modelo do/de quê????....

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Pico das Agulhas Negras: termômetros registram 7,1ºC negativos

 

A temperatura chegou a 7º negativos por volta das 6h30 desta manhã (8), na parte alta do Pico das Agulhas Negras – o ponto mais alto do Sul do Estado. Chegou a gear na madrugada. A nossa equipe esteve por lá registrando esse frio

 

Pergunta, não ofensiva.

 

O abrigo era a famosa pazinha de lixo?

 

 

E SE FOI NO PICO, BAITA MENTIRA.

 

VENDO O VÍDEO, MAIS AINDA CREIO QUE NÃO PASSOU DE DE -2/-3 COM BOM GOSTO. COLOQUE UM SENSOR AO AR LIVRE, SEJA NA GRAMA OU NO CAPÔ DO CARRO E TERÁ UMA BELA MÍNIMA.

 

DETALHE; MUITO POUCA ROUPA PARA UM JORNALÍSTA ACOSTUMADO NO RIO E NEM VAPOR SAÍA DA BOCA. POUCA GEADA PARA ESTA TEMPERATURA.

 

SE LÁ DEU -7,1 EM CAMPO ALEGRE DEU -5,2

 

Mas é incrivel, se fosse na serra catarinense seria bem diferente, neh? Não entendo, o que o simples fato de não sair vapor da boca tem a ver com isso? Hoje de manha saia fumaça até do meu nariz com 12°C e orvalho forte! :roll: O reporter pegou uma lamina de gelo de, no mínimo, uns 2cm de espessura nas mãos!!! Tem outras fotos na NET, depois eu posto. O gelo na mantiqueira criou até esculturas.... O Lugar é um Freezer!!!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Creio piamente nos -7°C dos caras, afinal Canela teve -2°C há poucos dias não foi???... E não adianta o argumento de "temperatura oficial", "abrigo", o "escambau"... Naquele momento foi aferido -7°C, ponto!!!... Assim foi em Canela, naquele momento foi aferido -2°C...

 

P.S: Há um tempo atrás as "desocupadas" diziam: "sou promoter"... Hoje dizem: "sou modelo" :lol: ... Modelo do/de quê????....

 

SyS!

Quando querem sensacionalizar, qualquer termometro do "zé da silva" vale!!!

Link to comment
Share on other sites

Veja o video Mafili.........

 

Vi.

 

Gostei da Priscila.

 

Sem abrigo não há conversa....(Não mostra nem a pontinha do sensor....papo furado)

 

Então, vale as mesmas críticas feitas a todos no passado.

Pseudo frio.

 

Talvez um frio holandês de origem latina.

 

VAN PIROS

 

 

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Mafili, vc é uma figura hein... Cuidado com os VAN PIROS nas quartas de final da copa!!! :twisted:

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente se observa que conforme o local, o descrédito ou opinião contrária é notável.

 

Se fosse no MI diriam que -7 era a máxima... :roll: :roll:

 

A gente tem que ser mais imparcial. Afirmar sem prova alguma é complicado...

 

Concordo 100% Shimutz....

 

Algo incrível, concordo com Shimutz 100%.

 

Se o pico fosse do Paraná para o sul, poderia ter até um de mercúrio que ja valeria, seria apenas a foto.

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente se observa que conforme o local, o descrédito ou opinião contrária é notável.

 

Se fosse no MI diriam que -7 era a máxima... :roll: :roll:

 

A gente tem que ser mais imparcial. Afirmar sem prova alguma é complicado...

 

Concordo 100% Shimutz....

 

Algo incrível, concordo com Shimutz 100%.

 

Se o pico fosse do Paraná para o sul, poderia ter até um de mercúrio que ja valeria, seria apenas a foto.

 

Discordo! Afinal o quê foi que discutimos aqui durante a manhã inteira? Estávamos todos colocando em cheque a mínima de Campo Alegre/SC.

Link to comment
Share on other sites

Menores máximas no Brasil até as 15hs (amostra dirigida):

 

Morro da Igreja: 11,3C

Canela: 11,6C

Ausentes: 12,0C

Canguçu: 13,0C

Soledade: 14,2C

Pico do Couto: 14,7C

São Joaquim: 15,1C

Vacaria: 15,5C

Campos do Jordão: 17,1C

Inácio Martins: 17,3C

Porto Alegre: 18,1C

Monte Verde: 18,8C

Curitiba: 19,2C

São Paulo: 19,9C

General Carneiro: 20,1C

Link to comment
Share on other sites

Depois de um amanhecer frustrante em POA (tive mínima de 12C), acredito que hoje haja mais potencial para a queda. Mesmo com algumas nuvens no céu, tenho PO mais baixo e estou com temperatura mais baixa já nesse horário. Entrou um reforço de ar frio, visivelmente.

 

No momento, 18,4C

P.O. em 11C.

 

Pois é... Tens toda a razão. O frio até agora é um "frio normal", muito comum nesta época. Não sei quanto ficará a média final de junho, mas pelo quadro até agora nem o RS e nem SC devem ter ondas de frio tão expressivas a ponto de chamar atenção.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Menores máximas no Brasil até as 15hs (amostra dirigida):

 

Morro da Igreja: 11,3C

Canela: 11,6C

Ausentes: 12,0C

Canguçu: 13,0C

Soledade: 14,2C

Pico do Couto: 14,7C

São Joaquim: 15,1C

Vacaria: 15,5C

Campos do Jordão: 17,1C

Inácio Martins: 17,3C

Porto Alegre: 18,1C

Monte Verde: 18,8C

Curitiba: 19,2C

São Paulo: 19,9C

General Carneiro: 20,1C

Aqui no Centro da Cidade, termometros de rua ainda não passaram dos 20°C mesmo com sol! Vento gelado!!! Se parar de ventar, continuar essa secura, estimo que esta noite será mais fria ainda!!!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Depois de um amanhecer frustrante em POA (tive mínima de 12C), acredito que hoje haja mais potencial para a queda. Mesmo com algumas nuvens no céu, tenho PO mais baixo e estou com temperatura mais baixa já nesse horário. Entrou um reforço de ar frio, visivelmente.

 

No momento, 18,4C

P.O. em 11C.

Desculpe estragar tua alegria, mas mesmo com o reforço do ar frio a mínima será uma droga porque deve nublar. O vento está de S e por vezes SE e ainda tem muita nebulosidade baixa. Duvido que fiquei limpo à noite. Creio que não vamos sequer baixar dos 10° no INMET. Sentemos e choremos.

 

Ainda assim está uma tarde fria. A máxima foi de 17,6° perto das 12:30, e na última hora caiu bem. Está 15,8° com 68% e venta de SSe a 15,5 km/h. P.o. em 9,9°.

 

Abraços pessimistas!

Link to comment
Share on other sites

Mas é incrivel, se fosse na serra catarinense seria bem diferente, neh? Não entendo, o que o simples fato de não sair vapor da boca tem a ver com isso? Hoje de manha saia fumaça até do meu nariz com 12°C e orvalho forte! :roll: O reporter pegou uma lamina de gelo de, no mínimo, uns 2cm de espessura nas mãos!!! Tem outras fotos na NET, depois eu posto. O gelo na mantiqueira criou até esculturas.... O Lugar é um Freezer!!!

 

Quando querem sensacionalizar, qualquer termometro do "zé da silva" vale!!!

 

1 - As temperaturas da serra catatrinense que integram o ranking ou qualquer aviso oficial são registradas em abrigo padrão. Quando é mencionada uma baixada qualquer não se leva em consideração para ranking. Apenas como curiosidade.

 

2 - Já no sudeste está se tomando essa medição absolutamente fora de qualquer mínimo padrão para se divulgar aos quatro cantos. Coloca-se ainda um tom de vitimização (contra a supremacia sulista) para conferir alguma legitimidade a medição.

 

3 - Se essa medição valer para fins de ranking (objeto de pesquisa e comparação futura) gostaria que qualquer medição sem o mínimo padrão também valesse.

Link to comment
Share on other sites

Esta minima nos Agulhas de hoje deve ter sido igual os -09,0 do Pantera do ano passado.......ou foi talvez um termometro abrigado com os dedos...

 

:mrgreen:

Não entendi a tua comparação, no Pantera estava a 1m80cm e abrigado não tinha contato direto com o ar frio e até concordo parcialmente com o Ronaldo quem sabe num abrigo padrão poderia ter dado uns -8º.

Alô gurizada do sudeste a guerra tá declarada :lol: :lol: :lol: , tá na hora de mostrar a força destas baixadas, eu parece que adivinho.Gente eu li um baita artigo do IBGE e dos bons e ele escancara que a região do Brasil com maior número de dias de geada/ano é a do Alto Itatiaia, e eu creio que seja.

Concordo como Shimutz, não dá pra duvidar sem saber se foi mesmo.Quanto à Campo Alegre, seria bom verificar o equipamento, não que eu duvide.

Mas até que enfim não estou sozinho, agora já tem mais bazianos que a ficha caiu, aqui tem dois pesos e duas medidas :lol: :lol: :lol: :lol:

Quem ficar fora do eixo, fica em segundo plano :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Agora quando se trata de máximas , Canela dá o espetáculo Bruno, isto eu reconheço.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Aqui, no Vale, INMET registra 16°C com URA em 70% e indicativo de rajada (Se) em 24Km/h... Segundo rádio local (So-S da cidade), 16.4°C e URA em 54%... A máxima até o momento, segundo INMET, bate 17.3°C... Visivel com está limpando e "secando" de So-S-Se...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Menores máximas no Brasil até as 16hs :

 

Morro da Igreja SC : 11,3

Canela RS : 11,6

São José dos Ausentes RS : 12,0

Canguçu RS : 13,0

Soledade RS : 14,2

Bento Gonçalves RS : 14,3

Caçapava do Sul RS : 14,4

Jaguarão RS : 14,5

Rio do Campo SC : 14,6

Pico do Couto RJ : 14,7

Chuí RS : 14,8

São Joaquim SC : 15,1

Lagoa Vermelha RS : 15,4

Vacaria RS : 15,5

Bagé RS : 15,6

Passo Fundo RS : 16,2

Santana do Livramento RS : 16,2

Major Vieira SC : 16,5

Erechim RS : 16,9

Campos do Jordão SP : 17,1

PARELHEIROS -SP : 17,3°C

Inacio Martins PR : 17,3

Santa Maria RS : 17,3

Rio Negrinho SC : 17,9

São Gabriel RS : 18,0

Porto Alegre RS : 18,1

Santiago RS : 18,2

Monte Verde MG : 18,8

Link to comment
Share on other sites

Marcos, agora eu acho que tu exagerou!

 

Meu, tivemos uma madrugada de céul limpo e nublou justamente ao amanhecer! Passamos o dia inteiros mais ou menos nublados e agora ao entardecer, com o advento do vento sul, o céu limpou!!

Estava limpo de madrugada? Então outro evento atrapalhou a queda à noite. Talvez alguma brisa muito leve de SE, não sei... E agora à noite não vai limpar. Vai ficar nebuloso, talvez até nuble. Não confio nisso.

 

Entrou nebulosidade de SE e agora está relativamente nublado. Mas está esfriando. Faz 14,6° com 72% e venta de S a 10,1 km/h. P.o. em 9,6°. Pressão em 1022,6 mb.

 

Abraços nebulosos!

Link to comment
Share on other sites

Mas é incrivel, se fosse na serra catarinense seria bem diferente, neh? Não entendo, o que o simples fato de não sair vapor da boca tem a ver com isso? Hoje de manha saia fumaça até do meu nariz com 12°C e orvalho forte! :roll: O reporter pegou uma lamina de gelo de, no mínimo, uns 2cm de espessura nas mãos!!! Tem outras fotos na NET, depois eu posto. O gelo na mantiqueira criou até esculturas.... O Lugar é um Freezer!!!

 

Quando querem sensacionalizar, qualquer termometro do "zé da silva" vale!!!

 

1 - As temperaturas da serra catatrinense que integram o ranking ou qualquer aviso oficial são registradas em abrigo padrão. Quando é mencionada uma baixada qualquer não se leva em consideração para ranking. Apenas como curiosidade.

O que não se deve discutir é o potencial de frio da região. Isso é notável!!!Essa região precisa ser mais estudada. Acredito que teremos mais surpresas!!!

2 - Já no sudeste está se tomando essa medição absolutamente fora de qualquer mínimo padrão para se divulgar aos quatro cantos. Coloca-se ainda um tom de vitimização (contra a supremacia sulista) para conferir alguma legitimidade a medição.

Ahh, por favor Caio, e os -17 do Morro da Igreja?

Link to comment
Share on other sites

NO M.DAS TORRES FOI REGISTRADO -16/-17, NÃO LEMBRO O VALOR EXATO. CONHEÇO QUEM FEZ A LEITURA, ABRIGO PADRÃO, FOI NO COMEÇO DOS ANOS 90. HOJE TALVEZ FALE COM ELE NA ACADEMIA.

 

O M.I, COM CERTEZA JÁ DEVE TER FICADO ENTRE -12/-13, EM 1991 A ISOTERMA DE -12 ESTAVA A 1800 M, E EM S.JOAQUIM DEU -10 COM VENTO.

Link to comment
Share on other sites

1 - As temperaturas da serra catatrinense que integram o ranking ou qualquer aviso oficial são registradas em abrigo padrão. Quando é mencionada uma baixada qualquer não se leva em consideração para ranking. Apenas como curiosidade.

O que não se deve discutir é o potencial de frio da região. Isso é notável!!!Essa região precisa ser mais estudada. Acredito que teremos mais surpresas!!!

2 - Já no sudeste está se tomando essa medição absolutamente fora de qualquer mínimo padrão para se divulgar aos quatro cantos. Coloca-se ainda um tom de vitimização (contra a supremacia sulista) para conferir alguma legitimidade a medição.

Ahh, por favor Caio, e os -17 do Morro da Igreja?

 

Ronye

 

1 - Essa região é discutida e admirada no BAZ. A falta de dados e as observações absolutamente fora do padrão (como a de hoje) somente prejudicam qualquer consideração mais séria a respeito do potencial de frio. Todos saem perdendo. É realmente uma pena não dispormos de uma Epagri, Climaterra, Metsul ou Simepar por essas bandas.

 

2 - Alhos com bugalhos. Os -17oC no Morro da Igreja recebem alguma consideração onde há absoluta ignorância sobre a circunstância da referida medição. Não é o caso do BAZ. O BAZ tem compromisso com a qualidade da informação, não fosse isso os observadores deste espaço não disporiam de estações de última geração, abrigos e cuidados com a coleta de dados. Portanto, não digo que não se deva constatar o fato de hoje na mantiqueira, que foi notável. Mas perante uma consideração mais séria ele merece cuidados. Somente não se deve deixar os cuidados de lado a fim de nutrir um sentimento de revanchista competitivo. A seriedade dos dados requer um ritual mínimo. Que neste caso não fora observado, nem por isso deverá ser tanto descartado como vangloriado.

Link to comment
Share on other sites

Campo Alegre perfeitamente pode haver grande diferenças de temperaturas, o Ronaldo já até comentou que dentro de São Joaquim já houve diferenças de quase 10°C, claro não estou aqui dizendo que a estação esteja certa ou não, até pode estar com algum problema la na estação da Epagri em Campo Alegre, mas pelos alguns argumentos acho que deva ser a falta de "créditos" a Campo Alegre.

Link to comment
Share on other sites

NO M.DAS TORRES FOI REGISTRADO -16/-17, NÃO LEMBRO O VALOR EXATO. CONHEÇO QUEM FEZ A LEITURA, ABRIGO PADRÃO, FOI NO COMEÇO DOS ANOS 90. HOJE TALVEZ FALE COM ELE NA ACADEMIA.

 

O M.I, COM CERTEZA JÁ DEVE TER FICADO ENTRE -12/-13, EM 1991 A ISOTERMA DE -12 ESTAVA A 1800 M, E EM S.JOAQUIM DEU -10 COM VENTO.

Acho difícil que tenha dado num pico (topo) estes -17º, se fosse numa baixada elevada acima de 1500m, até acreditaria. ;)

Não quero colocar em dúvida a informação Ronaldo, mas em que circunstâncias?

Que massa de ar frio tão poderosa poderia provocar tal acontecimento?

Foi em noite de céu claro, nublado, neve????

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!

 

E o shoW dos micro-climas chegou ao ''auge'' ou ''apogeu'' nesta manha,tivemos a maior diferença de temperatura entre o centro e aqui na baixada,sendo registrado a 3º geada do ano e a 1º negativa tambem.A temperatura disparou a tarde,passando dos 23°c.

 

TEMP.MIN: -0.2[bAIXADA] 3.7[iNMET] 4.9[PARQUE] 7.4[CENTRO]

TEMP.MAX: 23.3[bAIXADA]20.9[iNMET]20.2[PARQUE]21.5[CENTRO]

Link to comment
Share on other sites

NO M.DAS TORRES FOI REGISTRADO -16/-17, NÃO LEMBRO O VALOR EXATO. CONHEÇO QUEM FEZ A LEITURA, ABRIGO PADRÃO, FOI NO COMEÇO DOS ANOS 90. HOJE TALVEZ FALE COM ELE NA ACADEMIA.

 

O M.I, COM CERTEZA JÁ DEVE TER FICADO ENTRE -12/-13, EM 1991 A ISOTERMA DE -12 ESTAVA A 1800 M, E EM S.JOAQUIM DEU -10 COM VENTO.

-10 com vento eh de lascar!

Link to comment
Share on other sites

A baixada do Ilson é um fenômeno em se tratando de frio noturno (vampiro) :o

Por aqui a amplitude foi alta também, com mínima de 7,4ºC e máxima de 24,0ºC.

 

Agora, frio novamente, com 13,0ºC.

 

 

Pois é Renan.E ainda encontro gente aqui an cidade dizendo que nao faz muito frio no inverno. :lol: :lol: :lol: Essesd dias um senhor que mora na ilha de calor do centro me disse que quase nao faz frio em santa rosa,até porque ele quase nao ve geada no centro.Entao eu expliquei pra ele sobre os microclimas da cidade,efeito baixada etc....Ele ficou completamente chocado. :o:o:o:o Quando cheguei na rodoviaria as 6:40 da manha,eu comentei com uma senhora que estava ao meu lado do banco do onibus,que tinha dado um geadao pela manha e ela ficou espantada.É a total desinformaçao do proprio clima da cidade em que moram,incrivel!!

Link to comment
Share on other sites

Depois de um amanhecer frustrante em POA (tive mínima de 12C), acredito que hoje haja mais potencial para a queda. Mesmo com algumas nuvens no céu, tenho PO mais baixo e estou com temperatura mais baixa já nesse horário. Entrou um reforço de ar frio, visivelmente.

 

No momento, 18,4C

P.O. em 11C.

Desculpe estragar tua alegria, mas mesmo com o reforço do ar frio a mínima será uma droga porque deve nublar. O vento está de S e por vezes SE e ainda tem muita nebulosidade baixa. Duvido que fiquei limpo à noite. Creio que não vamos sequer baixar dos 10° no INMET. Sentemos e choremos.

 

Ainda assim está uma tarde fria. A máxima foi de 17,6° perto das 12:30, e na última hora caiu bem. Está 15,8° com 68% e venta de SSe a 15,5 km/h. P.o. em 9,9°.

 

Abraços pessimistas!

É. Não deu outra. Nublou totalmente. Já era. Tive queda de 1° em quase 4 horas e meia. Agora estou com 13,6° e 70%. Venta de SE a 19,3 km/h.

 

Com o tempo fechadão e ventando assim acho bom a gente rezar para baixar dos 11°, porque aqui eu casa eu divido muito que baixe dos 12°. Se der uma abridinha até vai, mas o frio intenso à noite eu considero morto e enterrado. Vamos chegando a 10 dias do inverno sem saber o que é noite realmente fria. Trágico.

 

Abraços confirmados!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.