Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

  • Replies 898
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

A RBS(rede globodo sul) anunciou que a temperatura máxima em Porto Alegre no dia de hoje é a mais baixa dos últimos 99 anos, no mês de janeiro.

 

Sim, avisei o Cléo hoje de manhã pelo telefone que poderia haver recorde, afinal ele dizia no rádio que não estava tão frio. A MetSul informa eu seu blog desde o começo da madrugada e no Metroclima desde o começo da manhã que poderia haver recorde de MENOR MÁXIMA E não o dia mais frio como a RBS informou. Mensagem postada no BAZ às 8h26m de hoje:

 

A Depressão Central amanheceu neste sábado sob condições anormais e absolutamente atípicas de temperatura para o mês de janeiro. Fazia 13,2ºC em Rio Pardo e 14,5ºC no Jardim Botânico, em Porto Alegre, temperatura excepcionalmente baixa sob condição de tempo chuvoso para esta época do ano. A Capital se encaminha neste sábado para ter uma das menores máximas em janeiro na sua história. Entre 1910 e 1948, a menor máxima na cidade no mês foi de 21,8ºC em 24 de janeiro de 1943.

 

Como o povo não conhece a história climática da cidade, nem se tocaram que a situação era completamente anômala.

Link to comment
Share on other sites

Não recordo de máxima tão baixa em janeiro e idem sensação térmica.

Rajadas máximas de vento hoje em algumas cidades serranas:

Ausentes 82,4 km/h

Soledade 79,9 km/h

São Joaquim 70,5 km/h

Passo Fundo 64,4 km/h

Vacaria 63,3 km/h

Lagoa Vermelha 56,1 km/h

Bento Gonçalves 51,4 km/h

Canela 37,8 km/h

Link to comment
Share on other sites

Tenho 20,8°C agora, estrelas, algumas nuvens baixas e sensação de frio nas rajadas de sudoeste! Impressionante!

 

Não bastasse ser um dia com entrada de ar frio raro para janeiro e ainda por cima consegui capturar um sundog no pôr do sol quando o céu se abriu. Um não, dois!

 

0301aes5.th.jpg

 

Mais no tópico imagens diversas 2009.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui chove forte no litoral paulista com muito vento, tenho agora 24,1. Já na capital paulista ceu parc nublado com 21ºC , Campinas segue com 22ºC e na Mantiqueira , Campos do Jordão com ceu encoberto e 15ºC no Hotel Chateau

 

Aqui em Guarujá chove a 5 minutos, após vento forte. Chuva média. Ctba tem 16ºC.

Link to comment
Share on other sites

Fiz um vídeo hj por volta das 19:30hs aqui em Torres em cima do Morro do Farol. Ele mostra in loco a força de um ciclône quando ele está na nossa costa.

 

 

Reparem na coloração "nescau" da água do mar devido à grande agitação do mar.

 

Reparem também na primeira linha de arrebentação das ondas. Ela devia estar a cerca de 1km da costa. Elas parecem pequenas no vídeo pq estava em cima de um morro de 40 metros, mas elas tinham com certeza mais de 2 metros.

 

O vento era constante no local. Soprava ao redor de 50km/h - 60km/h. A temperatura, cfe termômetro do meu carro, era de 16,5C no momento.

Link to comment
Share on other sites

Cheguei a pouco em POA depois de ter ficado em Imbé (90 km ao S de Torres) do dia 24/12 o 4/1.

 

No sábado minha variação de temperatura foi de 15,4° - 18,6°!! Isso que a máxima foi pouco antes da meia-noite. Durante o dia não passou dos 18,0° e a mínima foi pouco depois do meio-dia!! :shock:

 

O vento era E moderado com rajadas fortes e chuva constante por vezes moderada! Estava incrivelmente frio! Eu jamais tinha visto algo igual no litoral!!

 

Aqui em casa tive mínima de 15,6° nesse período, e a máxima bateu 35,1° depois do Natal.

 

Agora tenho agradáveis 25,2° com 55%.

Link to comment
Share on other sites

Ontem à noite após às 22h choveu forte com uma ventania impressionante no litoral. O pico maior do vento foi entre umas 23h e 3h, quando ficava em torno de 60-70km/h e rajadas de até 90km/h de acordo com a automática na Praia das Pintagueiras, no Guarujá. Hoje pela manhã o mar estava muito agitado e estava quase batendo na mureta, nunca vi o mar subir tanto no verão! Sai de lá por volta de 12h com 25°C e, quando chego aqui, me deparo com garoa e menos de 20°C em pleno meio de tarde. Agora, 19h e 18,4°C!! Inverno no verão! :shock:

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Taubaté hoje, a temperatura não saiu do lugar, variou entre 18 e 19 graus, com sensação mais baixa por causa do vento frio; parecia um dia de Abril. Agora temos 16°C e uma garoa fina caindo.UMA BELEZA!!!!!!

Por outro lado, esse ciclone no oceano causou alguns transtornos aqui no litoral norte de SP, hoje a travessia de balsas entre Ilha Bela e São Sebastião ficou fechada das 00:00 hs até 16:00hs;os ventos atingiram quase 80 Km/h de rajadas; para quem decidiu voltar de Ilha Bela hoje, foi uma espera danada.

Link to comment
Share on other sites

Morro da Igreja é um pico, portanto nem se compara com cidades, e sim com outros picos, embora ainda não tenhamos no BR, os mais altos monitorados.

O morro da igreja é um morro, não um pico.

Tirou pra contrariar o sábio Luiz, é um pico sim senhor, olhe no dicionário:

pico- ponta de monte, cume, é cume portanto a parte mais alta de determinado local.Falei pico no sentido de estar muito acima da altitude em que se encontram as cidades do sul do BR... :wink:

Link to comment
Share on other sites

Houve chuva moderada em partes da cidade no início da noite, especialmente na região central. Aqui em casa não choveu. No momento, muitas nuvens escuras no céu e 19,7ºC.

 

Aqui várias cortinas de chuva no fim da tarde também, mas apenas uma que atingiu meu bairro deu menos de 1 mm.. Poucas nuvens agora, vento ainda de sul e constante e 19,9°C. Mais um dia e noite agradabilíssimos!

 

Mín.: 14,9°C

Máx.: 25,4°C

Link to comment
Share on other sites

O invernico acaba amanhã antes do meio-dia aqui no RS.

 

Foi um evento sensacional aqui no RS se levarmos em consideração a comparação da média das máximas com os dados obtidos (máximas) no sábado. Em Porto Alegre, por exemplo, houve um desvio médio de 12ºC em relação à média das máximas de janeiro. Isso equivaleria a uma máxima de apenas 7ºC em julho (e uma mínima de 5ºC), ou seja, a menor máxima da história moderna da cidade, já que a menor máxima absoluta da cidade é de 7,8ºC.

 

Com o grande volume de chuva que caiu com a perfeita formação do ciclone na costa de SC repetiríamos aquele episódio de 2 metros de neve em Vacaria (e em muitos outros pontos da serra) que hj muitos duvidam que tenha ocorrido. Aliás, teríamos neve consistente em todos os locais acima de 400 metros do RS, assim como ocorreu em 1965.

 

Temos que torcer para que esta engrenagem continue afinada no próximo inverno. Não temos episódios longínquos de frio, mas temos capacidade de ter episódios pontuais de frio capazes de trazer toneladas de neve para a serra, isso graças ao grande potencial que temos de ingresso de umidade com a formação destes ciclones na costa. A quantidade de chuva que caiu no nordeste do RS e sudeste de SC foi impressionante. Imaginem isso na serra com -1ºC?

 

Aqui vai mais um vídeo do mar de Torres hj à tarde antes de eu voltar à Porto Alegre. As ondas estavam perfeitas para o surfe, pois o mar não estava mexido e as ondas tinham mais de 2 metros com formação regular. Havia inúmeras arrebentações e a vida dos surfistas (os poucos que entraram na água gelada) não estava fácil. Reparem também como a faixa de areia da prainha (esquerda do morro) praticamente desapareceu neste episódio.

 

Eis o vídeo:

 

Link to comment
Share on other sites

Falou e disse, Bruno !

 

O sul do país possui volumes de chuva mensais quase uniformes ao longo do ano todo, o que significa dizer que durante o inverno, um ciclone como este traria mais ou menos a mesma quantidade de precipitação, e em alguns locais viria através de neve mesmo. Com tudo isso que aconteceu por aí, volto a ter esperanças com uma nevasca este ano. Tiraremos o atraso, se Deus quiser :D

Link to comment
Share on other sites

Utilizando o comentário do Renan para dar corda à observação do Bruno sobre isso ocorrer no inverno:

 

Incrível ! chegou a dar precipitação forte no Morro da Igreja com 5,7ºC e tudo isso em pleno JANEIRO !

 

Agora já não resta mais dúvidas que, fosse em Julho esse ciclone e essa MP, teríamos nevasca lá em cima.

Se isso fosse em julho não só taparia as áreas de 400 m para cima com neve como nevaria na totalidade do RS (e arriscaria dizer o litoral) e quase a totalidade de SC e grande parte do PR.

 

Outro detalhe muito relevante nessa "onda de frio de janeiro" aqui no RS foi o frio com vento leste e sudeste! Gente, a máxima de 18° que peguei em Imbé (minha casa estava a 900 m da orla) foi com vento marítimo!! As águas geladas favoreceram esse frio, mas ainda assim isso é extremamente significativo. Um evento desses no inverno somada à continentalidade traria um evento de marcar o século!

 

Abraços excepcionais!

Link to comment
Share on other sites

E que o seja então, Morro da Igreja comparem com o Morro Negro, com o Morro da Boa Vista, com o Pico da Pedra da Mina, com o Pico da Neblina, da Bandeira, do Jaraguá etc.

 

CONCORDO COM O LUIZ. PICO É PICO, PONTIAGUDO. O MI É UM CHAPADÃO ALMPLO. MONTE NEGRO É UM PICO OU QUASE. AGULHAS NEGRAS É PICO, DEDO DE DEUS É PICO, NEBLINA É PICO... NO MORRO DA IGREJA ANDAS DE CARRO, VÁRIOS ATÉ. NUM PICO NÃO.

Link to comment
Share on other sites

estou em Aspen, no Colorado. Acabei de voltar de um rstaurante a 4 quadras de onde estou hospedado. Faz -5F, doeu a espinha. Quase voltei na metade do caminho, frio muuuuito desagradavel.... Nao dah.

 

Que show, Tucci ! eu tenho uma amiga que está fazendo intercâmbio aí em Aspen neste momento. Da última vez que vi, estava -21C nesta espécie de "Campos do Jordão Americana" (e muitas vezes mais gelada, hehehe)

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.