Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Renan
 Share

Recommended Posts

  • Replies 414
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Será que dezembro e janeiro pode vir mais chuva pra SC?

 

Seria um desastre para o turismo do litoral do estado, justamente na alta temporada.

 

Claro que o desastre maior é para a populaçao local, mas os recursos vindos do turismo, poderia auxiliar financeiramente a economia da regiao.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

EM JOINVILLE JÁ ACUMULOU MAIS DE 911 mm, BLUMENAU ESTÁ PERTO DOS 900 mm.

 

Ronaldo, estou agora aqui na Univille, e acabei de ver do dia 1 até 25 de novembro, foram 917mm

 

 

Será que bate nos 1000 mm?!?!?!?

 

O leste catarinense já pode ser chamado de a Indonésia Brasileira?

 

Pô Brunão, como SC é subtropical, seria mais legal chamar de Valdívia brasileira (Maior cidade do sul do Chile, no início da faixa de clima temperado oceânico, na qual a normal anual de chuvas gira em torno de 3000 mm) , he he he, para não começar outra discussão sobre tropicalidade...

A enxurrada que desabou em SC no final de semana, atingindo 500 mm nos locais mais críticos - como São Francisco do Sul e arredores - é típico das chuvas de monção. Agora a gente entende porque quando há enchentes na Índia morrem 500 pessoas e ficas 2 ou 3 milhões desabrigadas. São essas enxurradas como as que ocorreram aqui, mas com três fatores superdimensionados:

1) o país é mais pobre como um todo e com infraestrutura mais precária, tornado as populações alvos mais fáceis de tragédias;

2) as montanhas não são os 1000 m do Planalto Meridional, mas os 4 ou 5000 m dos Himalaias;

3) há várias milhões de pessoas nas áreas. Pequenas porções do norte da Índia têm população igual à do Brasil inteiro!!!

Essa combinação só poder dar em morte.

 

Enquanto isso máxima de 37,6ºC em Uruguaiana, 36,6ºC em Alegrete, 36,1ºC em Quaraí, 31,5ºC no topinho do INMET de Soledade (mais quente que a minha casa aqui em POA :lol: ) e 27,4ºC em Canela.

 

É o verão gaúcho batendo a porta.

Pois é grande Brunão, tá com cara de janeiro, jeito de janeiro, pinta de janeiro, e volta aquele quadro de entrada de ar quente vindo da Argentina, que às vezes torna Soledade até mais quente que PF e outras mais ao norte,noroeste.

Só quero ressaltar que não é comum, tanto calor em Soledade em novembro.

Dia de verão mesmo! Bati 33,2° aqui em casa, o maior valor desde os 33,4° do dia 26 de março!!

 

Agora faz 22,5° com 76% e um moderado e excelente vento leste! 8)

 

Abraços tropicais!!

Link to comment
Share on other sites

Será que dezembro e janeiro pode vir mais chuva pra SC?

 

Seria um desastre para o turismo do litoral do estado, justamente na alta temporada.

 

Claro que o desastre maior é para a populaçao local, mas os recursos vindos do turismo, poderia auxiliar financeiramente a economia da regiao.

 

O TURÍSMO SE FOI...

 

 

VAI LEVAR DE MEIO ANO A UMA ANO PARA COMEÇAR A RECUPERAR.

 

A AGRICULTURA FOI PARA O SACO, ESTIMA-SE PERDAS ENORMES NA CEBOLA, O ARROZ, MILHO, PRODUÇÃO LEITEIRA, FUMO, ETC....

 

INDÚSTRIA NEM SE FALA, COMÉRCIO IDEM....

 

ATINGIU COM UM ENFARTO, QUASE FULMINANTE, O CORAÇÃO ECONÔMICO DE SC.

 

A CAPITAL, QUE JÁ É UM HORROR NO VERÃO, SERÁ UM CAOS EM DEZEMBRO DEVIDO AO TRÂNSITO. O LITORAL NORTE ESTÁ ESFACELADO.

 

PARA PIORAR, AINDA HÁ CHANCE DE MAIS 10/15 DIAS COM CHUVA.

 

TENHO MEDO DA REGIÃO DE JARAGUÁ DO SUL TER UM DESLIZAMENTO MONSTRO, HÁ RACHADURAS NOS MORROS. JÁ AVISEI A DEFESA CIVIL. ESPERO SER APENAS UMA PULGA FANTASMA NA ORELHA!!

 

VEJAM PELA RECORDE, É A MELHOR COBERTURA DA TRAJÉDIA, QUE AINDA NÃO ACABOU....

Link to comment
Share on other sites

Será que dezembro e janeiro pode vir mais chuva pra SC? SIM, DEPOIS A SECA E O "FRIO"

 

Seria um desastre para o turismo do litoral do estado, justamente na alta temporada.

 

Claro que o desastre maior é para a populaçao local, mas os recursos vindos do turismo, poderia auxiliar financeiramente a economia da regiao.

Link to comment
Share on other sites

Olha, eu estaria muito preocupado com o mês de dezembro. O canal primário de umidade que neste final de novembro e começo de dezembro estará mais ao Norte, trazendo mais chuva para o norte de MG, RJ, ES, e parte do NE do Brasil deve recuar para o Sul, trazendo mais temporais no decorrer de dezembro para o SE do Brasil, Paraná e o Litoral Norte de Santa Catarina. O solo ainda estará saturado em dezembro e podem ocorrer períodos de muita chuva. Eis uma receita para muitos e novos problemas.

Link to comment
Share on other sites

Será que dezembro e janeiro pode vir mais chuva pra SC?

 

Seria um desastre para o turismo do litoral do estado, justamente na alta temporada.

 

Claro que o desastre maior é para a populaçao local, mas os recursos vindos do turismo, poderia auxiliar financeiramente a economia da regiao.

 

O TURÍSMO SE FOI...

 

 

VAI LEVAR DE MEIO ANO A UMA ANO PARA COMEÇAR A RECUPERAR.

 

A AGRICULTURA FOI PARA O SACO, ESTIMA-SE PERDAS ENORMES NA CEBOLA, O ARROZ, MILHO, PRODUÇÃO LEITEIRA, FUMO, ETC....

 

INDÚSTRIA NEM SE FALA, COMÉRCIO IDEM....

 

ATINGIU COM UM ENFARTO, QUASE FULMINANTE, O CORAÇÃO ECONÔMICO DE SC.

 

A CAPITAL, QUE JÁ É UM HORROR NO VERÃO, SERÁ UM CAOS EM DEZEMBRO DEVIDO AO TRÂNSITO. O LITORAL NORTE ESTÁ ESFACELADO.

 

PARA PIORAR, AINDA HÁ CHANCE DE MAIS 10/15 DIAS COM CHUVA.

 

TENHO MEDO DA REGIÃO DE JARAGUÁ DO SUL TER UM DESLIZAMENTO MONSTRO, HÁ RACHADURAS NOS MORROS. JÁ AVISEI A DEFESA CIVIL. ESPERO SER APENAS UMA PULGA FANTASMA NA ORELHA!!

 

VEJAM PELA RECORDE, É A MELHOR COBERTURA DA TRAJÉDIA, QUE AINDA NÃO ACABOU....

 

Espero que se recupere, vou passar o carnaval no litoral norte!! Até lá tem que estar algo recuperado!!

Link to comment
Share on other sites

Choveu um pouco forte em Florianópolis, deu uma acalmada agora. Essa chuva piora as condições do solo que nas últimas 30 horas estavam melhores graças ao sol quase costante de ontem.

 

Chove no Norte, é preocupante, mais deslizamentos podem ocorrer.

 

pois eh Leonardo, aqui em joinville esta chovendo forte, a cidade esta com 300 areas de risco ( queda de barreiras), situacao, cada vez fica mais complicada

Link to comment
Share on other sites

Conversei com a minha namorada, e uma amiga dela cuja família é de Blumenau relatou hoje que o supermercado Angeloni (a maior cadeia de supermercados do Estado) hoje estava um caos. Era gente BRIGANDO DE SOCOS por comida. O pai dessa menina disse que a situação era semelhante ao caos mostrado no filme "Ensaio sobre a cegueira". O povo começou a perder a razão e partiu para o selvagem na ânsia de comer e beber.
Eu não vi isso, e fui ao Angeloni no domingo e na terça-feira. Tinha sim muita gente, fila de horas, falta de produtos, mas não vi ninguém brigando sequer batendo boca.

 

Tem 2 Angeloni em Blumenau, um (o da Fonte) pegou água, o outro (da Velha) não. Então tenho certeza que estamos falando do mesmo Angeloni ;)

 

Agora parece que em Itajaí a coisa foi diferente...

Link to comment
Share on other sites

EM JOINVILLE JÁ ACUMULOU MAIS DE 911 mm, BLUMENAU ESTÁ PERTO DOS 900 mm.

 

Ronaldo, estou agora aqui na Univille, e acabei de ver do dia 1 até 25 de novembro, foram 917mm

 

 

Será que bate nos 1000 mm?!?!?!?

 

O leste catarinense já pode ser chamado de a Indonésia Brasileira?

 

Pô Brunão, como SC é subtropical, seria mais legal chamar de Valdívia brasileira (Maior cidade do sul do Chile, no início da faixa de clima temperado oceânico, na qual a normal anual de chuvas gira em torno de 3000 mm) , he he he, para não começar outra discussão sobre tropicalidade...

A enxurrada que desabou em SC no final de semana, atingindo 500 mm nos locais mais críticos - como São Francisco do Sul e arredores - é típico das chuvas de monção. Agora a gente entende porque quando há enchentes na Índia morrem 500 pessoas e ficas 2 ou 3 milhões desabrigadas. São essas enxurradas como as que ocorreram aqui, mas com três fatores superdimensionados:

1) o país é mais pobre como um todo e com infraestrutura mais precária, tornado as populações alvos mais fáceis de tragédias;

2) as montanhas não são os 1000 m do Planalto Meridional, mas os 4 ou 5000 m dos Himalaias;

3) há várias milhões de pessoas nas áreas. Pequenas porções do norte da Índia têm população igual à do Brasil inteiro!!!

Essa combinação só poder dar em morte.

 

Enquanto isso máxima de 37,6ºC em Uruguaiana, 36,6ºC em Alegrete, 36,1ºC em Quaraí, 31,5ºC no topinho do INMET de Soledade (mais quente que a minha casa aqui em POA :lol: ) e 27,4ºC em Canela.

 

É o verão gaúcho batendo a porta.

Pois é grande Brunão, tá com cara de janeiro, jeito de janeiro, pinta de janeiro, e volta aquele quadro de entrada de ar quente vindo da Argentina, que às vezes torna Soledade até mais quente que PF e outras mais ao norte,noroeste.

Só quero ressaltar que não é comum, tanto calor em Soledade em novembro.

Dia de verão mesmo! Bati 33,2° aqui em casa, o maior valor desde os 33,4° do dia 26 de março!!

 

Agora faz 22,5° com 76% e um moderado e excelente vento leste! 8)

 

Abraços tropicais!!

 

A dinâmica climática causadora da tragédia em SC é muito mais comum em situações de primavera em regiões subtropicais / temperadas do que a das regiões tropicais, como é o caso das monções.

 

No caso das chuvas de monções, o driver é uma baixa quente continental no subcontinente Indiano, que provocam ventos quentes e úmidos provenientes do Índico (direção sudoeste, a alta no oceano é relativa, pois em valores absolutos tem-se pressões de 1005/1010 hpa), sendo que a época de ocorrência é o verão.

 

No caso do sul do Chile, a causa é justamente uma alta oceânica que provoca ventos de oeste que param na Cordilheira e precipitam sobre Valdívia e região. O auge da chuva por lá é o inverno / primavera. As enchentes da California têm causa semelhante, pois apesar das normais serem bem modestas, são comuns enxurradas de primavera no norte do estado, e até mesmo na região de LA. Muitas vezes, ocorrem severas inundações.

 

Pois bem: no caso de SC a maioria das enchentes se dá no final do inverno ou no início da primavera. As grandes enchentes do Vale do Itajaí são normalmente cusadas por frentes estacionárias no inverno / primavera, associadas ao jato subtropical (anos de El Niño), típico de regiões subtropicais. Mas essa não foi. A frente estacionária estava no Sudeste. O que tínhamos em SC era uma alta polar velha no mar, de alto potencial isobárico, provocando ventos do quadrante leste carregados de umidade, mas não quentes, que precipitavam ao encontrar o relevo da serra. Isso causou a enxurrada. Mas a razão para a tragédia não foi a enxurrada isoladamente e sim o estado do solo, encharcado por meses de chuvas fracas, mas constantes, típicas de climas temperados na primavera.

 

Por isso eu brinquei com associações com climas temperados.

Se eu fosse perguntado sobre a relação das mudanças climáticas com esse episódio eu diria "só se for o resfriamento global".

Link to comment
Share on other sites

Aqui no RS o período mais chuvoso é final de setembro e o mês de outubro. O motivo principal ao meu ver está relacionado ao fato do início da temporada de CCMs associada a ainda intensa atividade de frentes frias na região.

 

A temporada de chuvas na Califórnia é muito parecida com a do Chile. Aliás, estas duas regiões, apesar de distantes uma da outra, são muito parecidas geograficamente e climatologicamente. Ambas são úmidas nas latitudes mais altas e mediterrâneas nas latitudes mais baixas. Ambas possuem uma cadeia de montanhas considerável na sua porção leste e águas geladas à oeste. Visitei a Califórnia em fevereiro/1998 e conheci o Chile agora neste último setembro. São regiões sensacionais. Passei 5 dias abaixo de muita água em São Francisco. Era ano de El Niño é verdade, mas os moradores falam que muito comum o inverno ser de muita chuva na região. Tudo se concentra neste período. Por isso a imensa quantidade de neve que cai na Serra Nevada.

Link to comment
Share on other sites

Essa chuva NUNCA vai parar em SC ? :cry:

 

Estamos no verão, estação em que abundam umidade e calor...

 

Mas depois de um mês com mais de 800mm de chuva, continuar chovendo nesse ritmo será bem fora do padrão...

Quando a alta subtropical ir embora isso vai, pelo menos, ficar um pouco melhor.

 

Tinha de haver um ciclone na costa do RS e jogar ar de origem polar pelo interior de SC.

 

Abraços chuvosos!

Link to comment
Share on other sites

Essa chuva NUNCA vai parar em SC ? :cry:

 

Estamos no verão, estação em que abundam umidade e calor...

 

Mas depois de um mês com mais de 800mm de chuva, continuar chovendo nesse ritmo será bem fora do padrão...

Quando a alta subtropical ir embora isso vai, pelo menos, ficar um pouco melhor.

 

Tinha de haver um ciclone na costa do RS e jogar ar de origem polar pelo interior de SC.

 

Abraços chuvosos!

 

Do jeito que andam as coisas, capaz de dar meio metro de neve no Morro da Igreja! ahauhua :rolleyes:

Link to comment
Share on other sites

A chuva em outubro superou a média histórica com índices quase inéditos em alguns municípios.Se fosse por média diária, em Barros Cassal choveu 16mm por dia.Aliás, esse município não registrava quantidade assim de chuva desde a década de 80; choveu 520 mm em 31 dias.

Outros municípios também tiveram índices expressivos: Fontoura Xavier, 514mm; Arvorezinha 448mm; Tunas 419mm; Soledade 412mm;Ibirapuitã, 409mm; Mormaço 405mm; Casca 405mm; e Marau 386mm.A média histórica analisada desde 1998 é de 220 mm no mês de outubro.

Fonte: Coagrisol

Link to comment
Share on other sites

Vi em um jornal que meteorologistas (nao sei quais) disseram que chuvas e enchentes desse porte tem probabilidade de ocorrer a cada 30 anos no vale do Itajai.

 

A diferença é que agora a regiao, e principalmente algumas areas de morros, estao muito mais habitadas do que no passado, fazendo a tragédia a maior do que os eventos passados.

 

E daqui a 30 anos, quando a populaçao estara ainda maior?

Link to comment
Share on other sites

Vi em um jornal que meteorologistas (nao sei quais) disseram que chuvas e enchentes desse porte tem probabilidade de ocorrer a cada 30 anos no vale do Itajai.

 

A diferença é que agora a regiao, e principalmente algumas areas de morros, estao muito mais habitadas do que no passado, fazendo a tragédia a maior do que os eventos passados.

 

E daqui a 30 anos, quando a populaçao estara ainda maior?

 

Como eu gosto de gente inteligente.

Link to comment
Share on other sites

Vi em um jornal que meteorologistas (nao sei quais) disseram que chuvas e enchentes desse porte tem probabilidade de ocorrer a cada 30 anos no vale do Itajai.

 

A diferença é que agora a regiao, e principalmente algumas areas de morros, estao muito mais habitadas do que no passado, fazendo a tragédia a maior do que os eventos passados.

 

E daqui a 30 anos, quando a populaçao estara ainda maior?

 

Como eu gosto de gente inteligente.

 

Por isso que eu digo que Malthus errou o número, mas não o conceito....

Link to comment
Share on other sites

Vi em um jornal que meteorologistas (nao sei quais) disseram que chuvas e enchentes desse porte tem probabilidade de ocorrer a cada 30 anos no vale do Itajai.

 

A diferença é que agora a regiao, e principalmente algumas areas de morros, estao muito mais habitadas do que no passado, fazendo a tragédia a maior do que os eventos passados.

 

E daqui a 30 anos, quando a populaçao estara ainda maior?

 

Como eu gosto de gente inteligente.

 

Por isso que eu digo que Malthus errou o número, mas não o conceito....

 

E como errou no número! Com mudanças, o modelo de Verhulst já faz um trabalho bem melhor! Mas modelos são modelos... se não me engano, este funcionou bem até a II Guerra.

Link to comment
Share on other sites

Vi em um jornal que meteorologistas (nao sei quais) disseram que chuvas e enchentes desse porte tem probabilidade de ocorrer a cada 30 anos no vale do Itajai.

 

A diferença é que agora a regiao, e principalmente algumas areas de morros, estao muito mais habitadas do que no passado, fazendo a tragédia a maior do que os eventos passados.

 

E daqui a 30 anos, quando a populaçao estara ainda maior?

 

DESCONHECIMENTO TOTAL DA CLIMATOLOGIA DE SC. O LESTE DO ESTADO NUNCA TEVE UM PERÍODO TÃO PROLONGADO DE CHUVA E DEPOIS UM BALDE COMO ESTE, EM PELO MENOS 60/80 ANOS OU MAIS.

 

 

NÃO OLHAM OS DADOS, DÁ NISSO

Link to comment
Share on other sites

Vi em um jornal que meteorologistas (nao sei quais) disseram que chuvas e enchentes desse porte tem probabilidade de ocorrer a cada 30 anos no vale do Itajai.

 

A diferença é que agora a regiao, e principalmente algumas areas de morros, estao muito mais habitadas do que no passado, fazendo a tragédia a maior do que os eventos passados.

 

E daqui a 30 anos, quando a populaçao estara ainda maior?

 

Na verdade, a ocupação dos morros cresceu muito. Os lotes são bem baratos e ficam pontos de grande declive. Aqui em Brusque é assustador o crescimento de loteamentos, a maioria em morros. Mas a dimensão dessa tragédia é por causa das chuvas. Choveu muito, o sol não apareceu e o solo permaneceu úmido. Em Setembro ocorreram vários deslizamentos, agora com esse aguaceiro, não há morro que aguente.

Link to comment
Share on other sites

Meu cunhado que voltou para Blumenau hoje falou que as coisas por la estao feias, apesar das pessoas que nao sairam falarem que estão melhores hoje. Na regiao que ele se encontra ja voltou a energia e a agua, pelo menos naquela rua.

 

dscf0105nc2.jpg

 

E essa próxima foto mostra que se estivessem fazendo o treinamento no domingo e a parede não segurasse a força da terra provavelmente eu iria estar chorando, segundo meu cunhado tinha um barranco a uns 7 metros de distancia e veio abaixo.

 

dscf0101co5.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Quem conhece Joinville, aquele portico na entrada pela rua XV, que eh um dos simbolos de SC, esta ameacado, pelo morro ao lado que ameaca desmoronar tudo, aquela regiao esta interditada e mais 9 ruas da cidade.

 

Algumas localidades de Joinville continuam ilhadas, Na regiao do Dedo Grosso, na divisa com Guaramirim, as pessoas estao ilhadas e a Defesa Cilvil, somente chegou hoje la para levar comidas.

 

No Centre Eventos Cau Hansen, eh o centro de distribuicao de alimentos e roupas para os flagelados de Joinville, Garuva, Itapoa e Araquari. Sao 3 mil pessoas ainda desabrigadas em Joinville.

 

Mas uma vez a midia esquece de Joinville. ( TV ), simplesmente eh como se Joinville nao existisse.

Link to comment
Share on other sites

VOLUME DE CHUVA/AUTOMÁTICA/INMET - NOVEMBRO/2008 (Até dia 28) :

 

ITAPOÁ : 864,8 mm

FLORIANÓPOLIS : 572,6 mm

INDAIAL : 550,2 mm

MORRO DA IGREJA EM URUBICÍ : 466,0 mm

NOVO HORIZONTE : 260,0 mm

URUSSANGA : 235,6 mm

ARARANGUÁ : 193,8 mm

SÃO JOAQUIM : 189,4 mm

ITUPORANGA : 185,2 mm

XANXERÊ : 167,4 mm

DIONÍSIO CERQUEIRA : 164,0 mm

CABO DE SANTA MARTA EM LGAUNA: 160,8 mm

JOAÇABA : 151,4 mm

CAÇADOR : 147,8 mm

CURITIBANOS : 135,6 mm

SÃO MIGUEL DO OESTE : 104,8 mm

RIO NEGRINHO : 125,0 mm

 

SÃO JOAQUIM/INMET/CONV.; 226,7 mm

 

 

SÃO JOAQUIM/CLIMATERRA; 195,9 mm

 

FLORIANÓPOLIS/EPAGRI; 528,3 mm

 

 

 

NÃO DAVID

Link to comment
Share on other sites

A situação está ficando crítica aqui no norte do RS. Hoje fui em uma cidade vizinha a qual não chove a mais de 17 dias. Vi milho no pendoamento totalmente estressado por falta de chuva. A perda já pode ser contabilizada como grande por lá. E aqui em Sarandi, que teve sorte com algumas chuvas de verão, o bicho começa a pegar nos próximos dias.

Link to comment
Share on other sites

Essa é para os antiamericanistas:

 

A Embaixada dos Estados Unidos anunciou a liberação de 50 mil dólares (cerca de R$ 118 mil) para a aquisição de suprimentos de emergência e assistência aos flagelados em Santa Catarina. A encarregada de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos, Lisa Kubiske, autorizou uma Declaração de Auxílio a Desastres, liberando o dinheiro ao Estado. Já a Alemanha doará 200 mil euros (R$ 600 mil) para as vítimas. Um comunicado divulgado ontem pelo Ministério de Exteriores alemão afirma que os fundos serão destinados para a compra de barracas, alimentos, colchões, cobertores e água potável. O dinheiro será canalizado através de ONGs alemãs que operam na região em cooperação com o Consulado da Alemanha, em Porto Alegre.

 

http://www.embaixada-americana.org.br/?action=materia&id=7351&itemmenu=

Link to comment
Share on other sites

Essa é para os antiamericanistas:

 

A Embaixada dos Estados Unidos anunciou a liberação de 50 mil dólares (cerca de R$ 118 mil) para a aquisição de suprimentos de emergência e assistência aos flagelados em Santa Catarina. A encarregada de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos, Lisa Kubiske, autorizou uma Declaração de Auxílio a Desastres, liberando o dinheiro ao Estado. Já a Alemanha doará 200 mil euros (R$ 600 mil) para as vítimas. Um comunicado divulgado ontem pelo Ministério de Exteriores alemão afirma que os fundos serão destinados para a compra de barracas, alimentos, colchões, cobertores e água potável. O dinheiro será canalizado através de ONGs alemãs que operam na região em cooperação com o Consulado da Alemanha, em Porto Alegre.

 

http://www.embaixada-americana.org.br/?action=materia&id=7351&itemmenu=

 

Não sou antiamericano, pelo contrário. Mas esse valor vindo da maior potência mundial (será que ainda é?) é uma merreca... Mas ajudaram. E isto tem que ser levado em conta.

 

O valor dos alemães é bem maior mas tendo uma forte ligação cultural com Blumenau e outras cidades, o valor também está aquém, ao meu ver, do que deveria. Mas há a crise lá fora. Todos no aperto.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Todos no aperto la fora estão tentando ajudar mas esse valor pela economia dos países! Simbólico, só para falar que ajudaram.

 

Felipe Massa sozinho doou 50 mil mais o macacão autografado para fazer um leilao de ajuda as vitimas de SC.

A organizacao do evento das estrelas também doou 50 mil.

E a uma campanha para todos os pilotos doarem algo, acho que vai dar mais que o a Alemanha mandou. :lol:

 

Com o carro IGUAL, RUBINHO É O PRIMEIRO NA TOMADA DE TEMPO , por enquanto.

Link to comment
Share on other sites

Um deslizamento de terra ameaça a sede da RBS TV em Joinville e provocou a interdição de uma rua de barro que corta uma área mais alta e dá nos fundos da Prefeitura. A rua cedeu cerca de 1,5 metro e, segundo o coordenador da Defesa Civil, Jonathan André Schmalz, ainda corre risco de ter novos deslizamentos.

 

O vigilante Shirlei Francisco Thomas, de 26 anos, diz que o problema começou na terça-feira e o deslizamento foi aumentando. Na sexta-feira, mais uma parte cedeu. Casas em partes mais altas não são ameaçadas.

 

— Agora temos que dar uma volta maior para sair de casa e ir para o Centro. Isso prejudica, mas não ficamos com medo — diz o morador.

 

Na manhã deste sábado, água e lama escorriam barranco abaixo, em direção à RBS TV. Os fundos do prédio foram interditados pela Defesa Civil.

 

— O ideal é que ninguém fique perto dos fundos da sede. Não temos como calcular o risco real, saber se isso vai desmoronar ou não. Nossa missão é impedir qualquer morte em Joinville por causa das chuvas — afirma Schmalz.

 

 

Sera que agora, quando o seu quintal esta sendo atingindo, eles vao falar que Joinville tambem esta sendo atinginda por essas chuvas ?

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.