Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MARÇO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

Buenas!

 

VENTO FORTE DERRUBA PALCO E CANCELA SHOW DE GUNS N' ROSES no Rio de Janeiro :shock: :? ???...

 

Mafili, se formos estudar nossos mitos, ícones, totens, etc., teremos alguns dissabores... Recomedo o livro de Tau Golin: "Bento Gonçalves: O Herói Ladrão"... para mim, e tão somente, Giuseppe Garibaldi e Duque de Caxias foram mais outros mercenários que entraram em uma guerra para ganharem seu "quinhão" ... Enfim, ao fim e ao cabo, causas nobríssimas para a História e seus livros oficiais... Vargas, Médici, Figueiredo e Cia não foram "ditadores" e Lulalá com Fidel, Chaves, Morales e caterva são "exemplos de presidencias" :( :lol: ...

 

SyS!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 796
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Hoje o vento "terral" soprou por bastante tempo na cidade (rajadas fortes o suficiente para desequilibrar incautos na vertente norte de um mirante costeiro na zona oeste), o que elevou a temperatura máxima até a casa dos 38 graus em algumas estações meteorológicas (maior do mês), entre o final da tarde e o começo da noite nuvens carregadas se desenvolveram, e após passar por relâmpagos no bairro da Barra da Tijuca uma chuva fraca a moderada com clarões alcançou o carro no Alto da Boa Vista, seguindo assim até que eu chegasse na minha casa, agora chove fraco (já passando para moderado) e ainda troveja ocasionalmente, já faz algumas horas que está trovejando, embora com bons intervalos entre um trovão e outro, temperatura de 24 graus e vento refrescante.

 

Tudo me leva a crer que esta não será a última chuva da semana, teremos uma fraca frente fria nas proximidades capaz de ativar alguma instabilidade.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

André:
Aqui em Presidente Prudente-SP, capital do Oeste Paulista, tempo nublado, garoa e por vezes chuvas fortes. Agora, 23ºC, após um dia muito quente.

 

Creio que seja a região mais quente do estado de São Paulo...fechando uma espécie de crescente lá São José do Rio Preto.

 

 

Aqui é de torrar a moleira. Sem A/C, sem viabilidade de vida. 8-)

Prudente fica bem perto da terra Natal do S.Pinheiro meu pai,Santo Anastácio. :D

Link to comment
Share on other sites

A chuva em Americana começou por volta das 17h30 e se estende até neste momento. A temperatura caiu de forma impressionante e a previsão é de chuva mais contínua para amanhã. Depois de uma onda de calor que conseguiu extrapolar os termômetros americanenses à marcas de impressionantes 34°C e fazer os higrômetros da cidade ficarem perto dos 30%, a chuva fez a temperatura cair para 21°C depois de um início de tarde com marcas de 32°C. Realmente, este final de Verão ficará marcado na memória de muitos brasileiros. Dos 42°C dos cariocas, dos 41°C dos porto-alegrenses, dos 34°C dos curitibanos e dos 35°C dos paulistanos e americanenses no mês de Fevereiro. A partir de amanhã a temperatura deverá entrar em queda no estado de SP, e deveremos ter mínimas próximas dos 15°C em Americana na quinta e as máximas deverão ficar em torno de 27°C a partir deste dia.

Link to comment
Share on other sites

 

Brunão, a estação está ao lado da Araucária?

 

Nota 1000 pela iniciativa. Abração

 

A estação está numa área a céu aberto. Bate sol em 95% do dia. A exceção deve ficar num curto período pela manhã (ao redor das 9hs) quando um pinheiro elegance, situado à nordeste da estação, tapa por uns 15/20 min a estação. Outra hora é ao entardecer (ao redor das 16hs) quando um outro pinheiro tapa o sol por mais 15/20min. As máximas estão protegidas. Há muitas árvores ao sul da estação que não influenciam em nada nas máximas, porém podem conter um pouco a queda da temperatura durante à noite.

 

Existem muitos outros locais considerados ideais (áreas mais abertas) para a colocação da estação, porém tive um pouco de receio de colocá-la nestes locais pq o Castelinho é um local que recebe muitos turistas e nestes locais ela ficaria fora do ponto de vista das funcionárias do local, o que não inibiria a ação vândala de qualquer um que se achar mais espertalhão.

Link to comment
Share on other sites

Agora segue a chuva fraca e não troveja mais, embora alguns relâmpagos ainda apareçam de vez em quando, refrescou mais um pouco para 23 graus, bem agradável depois da tarde com até 38 graus.

Dos 42°C dos cariocas, dos 41°C dos porto-alegrenses, dos 34°C dos curitibanos e dos 35°C dos paulistanos e americanenses no mês de Fevereiro.

Nenhuma estação padronizada e confiável registrou 42 graus neste verão, nem a Praça Mauá que fica numa frigideira ao ar livre (41,8), num bairro perto de Bangu o pico foi de 40,3 graus no dia mais quente, e em grande parte da cidade a máxima ficou pelos 36/40 no mesmo dia.

Link to comment
Share on other sites

Bah, muito legal esse novo ponto de medição, Bruno!

 

Eu devo instalar minha estação, se tudo der certo, online, na divisa de Três de Maio e São José do Inhacorá. São 10km em linha reta, estão asfaltando.

 

sj2d.jpg

 

sj1.jpg

 

A cidade fica numa depressão, o ponto mais alto de TM fica a pouco mais de 400m contra 186m desse outro, grande parte da cidade está a 200m de altitude.

 

Tem boas vantagens sobre aquele outro lugar que eu possuía em Mato Queimado. Além de ser asfalto, fica em torno de 70m mais baixo, tem possibilidade de conexão com a internet, e é uma depressão com lugares bem descampados, já que aqueles pinheiros altos e umidade da mata atrapalhavam um pouco minhas mínimas.

Link to comment
Share on other sites

A mínima foi uma lástima: 21,5°. Sendo que estava 21,9° às 2 h, e não esfriou nada nessa noite. Desde o dia 1°/3 as mínima têm ficado em 20° ou 21° em todas as noites, à exceção dos 22,7° do dia 4 . Uma estabilidade incrível!

 

Agora o sol quer aparecer e faz 24,5° com 7%. Se esquentar, tomara que baixe essa umidade, porque abafamento de novo não dá. Venta de S a 4,7 km/h.

Link to comment
Share on other sites

A mínima foi uma lástima: 21,5°. Sendo que estava 21,9° às 2 h, e não esfriou nada nessa noite. Desde o dia 1°/3 as mínima têm ficado em 20° ou 21° em todas as noites, à exceção dos 22,7° do dia 4 . Uma estabilidade incrível!

 

Agora o sol quer aparecer e faz 24,5° com 7%. Se esquentar, tomara que baixe essa umidade, porque abafamento de novo não dá. Venta de S a 4,7 km/h.

 

Não reclama, o frio vem vindo!! Mas como chora esse Marcos!!! :lol: :lol: 8-)

Link to comment
Share on other sites

Agora segue a chuva fraca e não troveja mais, embora alguns relâmpagos ainda apareçam de vez em quando, refrescou mais um pouco para 23 graus, bem agradável depois da tarde com até 38 graus.
Dos 42°C dos cariocas, dos 41°C dos porto-alegrenses, dos 34°C dos curitibanos e dos 35°C dos paulistanos e americanenses no mês de Fevereiro.

Nenhuma estação padronizada e confiável registrou 42 graus neste verão, nem a Praça Mauá que fica numa frigideira ao ar livre (41,8), num bairro perto de Bangu o pico foi de 40,3 graus no dia mais quente, e em grande parte da cidade a máxima ficou pelos 36/40 no mesmo dia.

 

A estação do INMET em Santa Cruz atingiu 41,5°C no dia 08/02, estação essa TOTALMENTE CONFIÁVEL(ao contrário da Praça Mauá), aqui em casa claro que não é estação oficial mas tem sido coerente, registrou 42,0°C neste mesmo dia.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Agora falando sobre o tempo, após o intenso temporal de ontem(bem localizado na zona norte da cidade e na Baixada Fluminense, na Zona Sul, Zona Oeste e Centro até choveu bem forte na maior parte, mas não chegou perto da impressionante intensidade que foi registrada na maior parte da zona norte, em especial Grande Méier(minha área), Grande Madureira e Ilha do Governador), por aqui o acumulado total de ontem ficou em 101mm(tendo sido 95mm em apenas uma hora, e desses 95, 70mm foram em 35 minutos), nas estações da Geo-Rio tivemos até 102mm na Ilha, 88mm em Madureira, 87mm no Cachambi, 74mm em Anchieta, 72mm em Piedade, 61mm em São Cristóvão, 52mm em Irajá, Bangu e Mendanha, 51mm no Grajaú, 49mm na Urca e no Tanque, 48mm em Laranjeiras, 47mm na Saúde e na Penha, 46mm na Tijuca e 41mm em Guaratiba, nas demais estaçãoes abaixo de 40mm com mínimo de apenas 15mm no Vidigal e 16mm em Copacabana, o temporal com ventos de até 90km/h provocou além do desabamento do palco que ocorreria o show do Guns Rose na Apoteose, diversos alagamentos(algumas imagens são impressionantes, ruas e avenidas movimentadas viraram verdadeiros rios) e muitas quedas de árvores o que fez faltar luz em vários bairros(aqui felizmente a luz só piscou por alguns segundos por volta das 18h30), ainda há alguns bairros da zona norte sem luz até agora, onde estudo por exemplo(no Méier) não tivemos aulas hoje devido à falta de luz, agora temos um começo de tarde abafado com 31,7°C e mormaço desagradável.

Link to comment
Share on other sites

Dia nublado e um pouco abafado por aqui, temperatura de 32 graus, boa chance de chuva entre o final da tarde e a noite, nos próximos dias a circulação deve virar para sul podendo trazer chuviscos, chuva orográfica e temperaturas mais amenas.

 

A estação do INMET em Santa Cruz atingiu 41,5°C no dia 08/02, estação essa TOTALMENTE CONFIÁVEL(ao contrário da Praça Mauá), aqui em casa claro que não é estação oficial mas tem sido coerente, registrou 42,0°C neste mesmo dia.

 

Eu não concordo, como saber se a estação de Santa Cruz é totalmente confiável? Quase não falam desta estação e jogaram este dado naquele dia de uma estação climatológica auxiliar que pode muito bem estar com o abrigo em péssimo estado de conservação, se não cuidam nem da Praça Mauá que fica no próprio prédio do Inmet imagino como deve ser a manutenção de uma estação auxiliar num bairro distante sobre a qual ouvimos falar duas ou três vezes ao ano, no mesmo dia as estações mais próximas de Santa Cruz registraram máximas na casa dos 39 graus e a Vila Militar de 40,2 graus, não confio mesmo nestes 41,5 graus de lá, já a sua medição como você mesmo deu a entender não é padronizada para comparar com outras em gramados, embora possa servir para outros propósitos. Aqui em casa meço ao lado de uma parede onde bate sol a tarde inteira e não passou de 40,4 graus no dia mais quente (apenas para constar pois não anoto máximas por causa da má exposição), o que deve traduzir uma máxima real perto de 39 graus, eu moro num bairro que não é tão quente como as áreas mais quentes da cidade, mas que na maior parte dos dias tem um clima bem mais parecido com o dos bairros mais quentes que com o dos mais frescos, num dia de calor no carnaval a VM estava com 38, aqui com 36 e a orla da zona sul com 28. Imagino que a máxima do ano no bairro mais quente em condições ideais de medição tenha ficado entre 40 e 41 graus, o que é bem mais que nos anos anteriores mas não quebrou recorde algum já que marcas parecidas foram registradas em 2006 e 2005, lembro que quando a Praça Mauá funcionava junto com Bangu a primeira registrou máxima de 42,4 e a segunda 40,9 num dia em dezembro de 2002, o que dá uma diferença parecida com a que costumamos observar entre a Vila Militar e a Praça Mauá. É tão ruim a estação Praça Mauá que mesmo estando num bairro que passa longe dos mais quentes supera com facilidade a máxima dos bairros mais quentes na maior parte dos dias.

 

A vantagem da automatica é que, apesar de ter pouca manutenção e por vezes sair do ar (como até ontem todas as estações da Região Serrana, o que é uma vergonha, Teresópolis voltou hoje) o abrigo é de um material bom e pode passar bastante tempo sem superaqucer, já o de madeira se não tiver uma boa manutenção começa a esquentar sob o sol.

Link to comment
Share on other sites

A mínima foi uma lástima: 21,5°. Sendo que estava 21,9° às 2 h, e não esfriou nada nessa noite. Desde o dia 1°/3 as mínima têm ficado em 20° ou 21° em todas as noites, à exceção dos 22,7° do dia 4 . Uma estabilidade incrível!

 

Agora o sol quer aparecer e faz 24,5° com 7%. Se esquentar, tomara que baixe essa umidade, porque abafamento de novo não dá. Venta de S a 4,7 km/h.

 

Não reclama, o frio vem vindo!! Mas como chora esse Marcos!!! :lol: :lol: 8-)

Sim, o frio vem mesmo, mas em POA sempre temos uma incerteza: MM. Aqui nunca há garantia de frio intenso, a não ser em grandes massas de ar frio. Se há uma massa de ar frio mesmo intensa e o tempo nubla, sequer chegamos aos 5°.

 

Agora faz 26,1° com 65% e venta de ESE a 8,4 km/h.

 

Abraços pessimistas!

Link to comment
Share on other sites

Dia nublado e um pouco abafado por aqui, temperatura de 32 graus, boa chance de chuva entre o final da tarde e a noite, nos próximos dias a circulação deve virar para sul podendo trazer chuviscos, chuva orográfica e temperaturas mais amenas.

 

A estação do INMET em Santa Cruz atingiu 41,5°C no dia 08/02, estação essa TOTALMENTE CONFIÁVEL(ao contrário da Praça Mauá), aqui em casa claro que não é estação oficial mas tem sido coerente, registrou 42,0°C neste mesmo dia.

 

Eu não concordo, como saber se a estação de Santa Cruz é totalmente confiável? Quase não falam desta estação e jogaram este dado naquele dia de uma estação climatológica auxiliar que pode muito bem estar com o abrigo em péssimo estado de conservação, se não cuidam nem da Praça Mauá que fica no próprio prédio do Inmet imagino como deve ser a manutenção de uma estação auxiliar num bairro distante sobre a qual ouvimos falar duas ou três vezes ao ano, no mesmo dia as estações mais próximas de Santa Cruz registraram máximas na casa dos 39 graus e a Vila Militar de 40,2 graus, não confio mesmo nestes 41,5 graus de lá, já a sua medição como você mesmo deu a entender não é padronizada para comparar com outras em gramados, embora possa servir para outros propósitos. Aqui em casa meço ao lado de uma parede onde bate sol a tarde inteira e não passou de 40,4 graus no dia mais quente (apenas para constar pois não anoto máximas por causa da má exposição), o que deve traduzir uma máxima real perto de 39 graus, eu moro num bairro que não é tão quente como as áreas mais quentes da cidade, mas que na maior parte dos dias tem um clima bem mais parecido com o dos bairros mais quentes que com o dos mais frescos, num dia de calor no carnaval a VM estava com 38, aqui com 36 e a orla da zona sul com 28. Imagino que a máxima do ano no bairro mais quente em condições ideais de medição tenha ficado entre 40 e 41 graus, o que é bem mais que nos anos anteriores mas não quebrou recorde algum já que marcas parecidas foram registradas em 2006 e 2005, lembro que quando a Praça Mauá funcionava junto com Bangu a primeira registrou máxima de 42,4 e a segunda 40,9 num dia em dezembro de 2002, o que dá uma diferença parecida com a que costumamos observar entre a Vila Militar e a Praça Mauá. É tão ruim a estação Praça Mauá que mesmo estando num bairro que passa longe dos mais quentes supera com facilidade a máxima dos bairros mais quentes na maior parte dos dias.

 

A vantagem da automatica é que, apesar de ter pouca manutenção e por vezes sair do ar (como até ontem todas as estações da Região Serrana, o que é uma vergonha, Teresópolis voltou hoje) o abrigo é de um material bom e pode passar bastante tempo sem superaqucer, já o de madeira se não tiver uma boa manutenção começa a esquentar sob o sol.

 

Então já não sei o que você classifica como dado confiável já que quase todas as estações tem algum tipo de defeito na sua concepção, respeito sua opinião pois o mundo vive de opiniões diferentes mas não concordo, a estação de Santa Cruz quase não é falada justamente por não registrar muitos extremos, ou seja, natural a pouca divulgação, minha medição não é em gramado já que isso é praticamente IMPOSSÍVEL dentro de uma das maiores metrópoles do mundo, e não é a temperatura registrada sob condições ditas ideais para medição(gramado, distancia de construções) que a população sente mas sim a registrada na área urbana, se formos só considerar medições em gramados, com grande distância de construções e coisas do tipo, ficaremos sem dados não só no Rio mas também em outras cidades grandes, então não podemos ir nem tanto ao céu mas nem tanto à terra.

Link to comment
Share on other sites

Após uma manhã bastante agradável, a temperaura subiu rapidamente aqui em Jaraguá.

 

Na minha sacada tive máxima de 32,1ºC (agora 31,9ºC). Já Joinville conseguiu alcançar 33ºC no aeroporto.

 

Agora céu claro e bem pouco vento.

Link to comment
Share on other sites

Vento sul entrou com tudo aqui em POA!

 

Tempo abriu e refrescou! 17hs e 23C.

´

É verdade! Estava fora de casa e percebi a mudança no vento e na temperatura! Tive máxima de 26,9°.

 

O interessante é que a temperatura vem caindo e a umidade também! A u.r. mínima foi de 58% e agora está em 59% com 22,9°. Isso dá p.o. de generosos 14,4°! :D Venta de SO a 15,5 km/h. A MetSul dá 12° de mínima para as áreas mais frias amanhã de manhã. Baseado nessa previsão espero entre 14,5°/15° aqui.

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!!

 

E o ar frio ainda nao chegou aqui na regiao.Tivemos um amanhecer com uma fraca cerraçao e mesmo ao longo do dia,o sol saiu entre muitas nuvens,com precipitaçao de garoa ao longo da tarde.A temperatura passoiu dos 30°c aqui na baixada e o vento predominante foi do sentido norte.

 

TEMP.MIN: 16.0[bAIXADA] 16.0[iNMET]

TEMP.MAX: 30.2[bAIXADA] 29.1[iNMET]

Link to comment
Share on other sites

Uma linha bastante definida de nuvens corta Jaraguá neste momento. O vento está bem "maluco", sem direção definida, apesar de estar moderado. Além disso, a temperatura está caindo rapidaemnte. Agora pouco caiu 1ºC em cerca de apenas 4 minutos.

 

Agora está 28,6ºC.

Link to comment
Share on other sites

A tarde vai terminando por enquanto sem sinal de chuva, ar ainda um pouco abafado, durante a tarde o sol saiu em breves intervalos, sempre entre muitas nuvens. Ao contrário dos últimos 2 meses, março tem sido mais chuvoso no litoral fluminense que no paulista, em cidades como Santos a chuva está muito abaixo da média mensal.

Então já não sei o que você classifica como dado confiável já que quase todas as estações tem algum tipo de defeito na sua concepção, respeito sua opinião pois o mundo vive de opiniões diferentes mas não concordo, a estação de Santa Cruz quase não é falada justamente por não registrar muitos extremos, ou seja, natural a pouca divulgação, minha medição não é em gramado já que isso é praticamente IMPOSSÍVEL dentro de uma das maiores metrópoles do mundo, e não é a temperatura registrada sob condições ditas ideais para medição(gramado, distancia de construções) que a população sente mas sim a registrada na área urbana, se formos só considerar medições em gramados, com grande distância de construções e coisas do tipo, ficaremos sem dados não só no Rio mas também em outras cidades grandes, então não podemos ir nem tanto ao céu mas nem tanto à terra.

No meu post original eu disse que nenhuma estação confiável E padronizada registrou 42 graus, o que de imediato exclui a sua estação da minha lista (e a grande maioria das PWS que existem, inclusive a minha que é um lixo para máximas), eu disse também que uma estação na região que é considerada como a mais quente da cidade durante o dia registrou máxima de 40,3 graus no dia mais quente do ano (o que não exclui a possibilidade de ter passado um pouco disso em algum outro canto); já no caso de Santa Cruz, nenhum de nós conhece a estação, então você não pode garantir que seja totalmente confiável, eu também não posso garantir que o abrigo esteja malcuidado, mas tenho um motivo para levantar esta hipótese (estações próximas com máxima 2/3 graus menor), na parte final concordo em parte contigo, mas pelo menos na maior parte das capitais do Brasil o único dado "oficial" vem de um gramado, então comparar com dados tomados em condições diferentes de exposição no Rio como faz o Inmet diariamente é no mínimo uma omissão grave e alimenta o mito sobre o calor do Rio ser excepcional (nos últimos meses, por causa da nossa mídia irresponsável e infelizmente em parte alimentada por meteorologistas, já ouvi gente falando que o Rio é um dos lugares mais quentes do mundo). Agora se todas as cidades contarem com uma estação num terraço abafado, aí sim poderão pensar numa compração, mas para comparar um dado com outro tem de haver um mínimo de padronização, se não houver os dados se tornam incomparáveis, e colocar num gramado minimiza as influências não meteorológicas na medição da temperatura do AR.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aqui em SP, depois de uma bela máxima, o tempo refrescou bem, cm chuva. Tive que abrir a casa inteira para ventilar, estava muito quente la pelas 14 da tarde.

Em Campos, a chuva chegou no final do dia... faz 16 graus por lá.

Abs

Tchê Tucci

 

Hoje no Bom Dia Brasil (globo BR) apareceu um atleta aí de SP que teve seu carro atingido por uma árvore. O fulano ostentava o sobrenome "Tucci"! Teu parente o azarado?!

 

Saudações E N C A R N A D A S

Fala Duquia.... aparentemente não, não fiquei sabendo de nada até agora... mas do jeito que a sorte esta do meu lado ultimamente, eu não duvido que seja. :(

O Parmera por outro lado parece dar sinais de vida... ontem deu aula!

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Em Matão a temperatura simplesmente TRAVOU! Está há mais de 2 horas entre 23,5°C e 23,8°C.

Continua nublado, mas com o avanço do ar frio a temperatura deve cair de madrugada e pode chover o dia todo amanhã, com friozinho de tarde.

Agora 23,6°C e 80% de UR.

Link to comment
Share on other sites

Uma grande notícia para os amantes do frio! Recebi agora a pouco uma ligação do empresário dono do Castelinho e ele me trouxe três grandes notícias:

 

1 - Ele adorou a estação lá no Castelinho.

2 - Ele quer torná-la mais segura, portanto vai mandar cercá-la para evitar que turistas mau-educados estraguem a mesma.

3 - Vai colocar internet no local para poder disponibilizar os dados na net.

 

O detalhe mais importante disso tudo é que eu não fiz nenhuma das exigências acima. Foi ele que me ligou e disse que iria fazer tudo isso! :lol:

Link to comment
Share on other sites

Uma grande notícia para os amantes do frio! Recebi agora a pouco uma ligação do empresário dono do Castelinho e ele me trouxe três grandes notícias:

 

1 - Ele adorou a estação lá no Castelinho.

2 - Ele quer torná-la mais segura, portanto vai mandar cercá-la para evitar que turistas mau-educados estraguem a mesma.

3 - Vai colocar internet no local para poder disponibilizar os dados na net.

 

O detalhe mais importante disso tudo é que eu não fiz nenhuma das exigências acima. Foi ele que me ligou e disse que iria fazer tudo isso! :lol:

Mas também né Bruno, não é todo dia que aparece alguém pra colocar uma Davis no seu quintal :lol: Ele tinha é que murar sua estação :D:D

Link to comment
Share on other sites

Uma grande notícia para os amantes do frio! Recebi agora a pouco uma ligação do empresário dono do Castelinho e ele me trouxe três grandes notícias:

 

1 - Ele adorou a estação lá no Castelinho.

2 - Ele quer torná-la mais segura, portanto vai mandar cercá-la para evitar que turistas mau-educados estraguem a mesma.

3 - Vai colocar internet no local para poder disponibilizar os dados na net.

 

O detalhe mais importante disso tudo é que eu não fiz nenhuma das exigências acima. Foi ele que me ligou e disse que iria fazer tudo isso! :lol:

Pois é, Bruno!

bela notícia!

é algo pra ser divulgado pela mídia. Quando estivermos em pleno inverno!!!

Com certeza, o empresário está tendo esta visão.

Agora 17.5ºC aqui em casa!

bom para dormir! Internamente, 24ºC

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Aqui, após uma madrugada fria e uma manhã nublada onde batemos 11.4°C de mínima e 12°C de máxima (PO em 11°C), com o sol deu uma "disparadinha" na temperatura... Mas segue friolenta a manhã... SBSM com 17°C; 77% de URA e INMET com 14.9°C / 18.3°C e 74%... :D

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Mínimas em Canela nesta madrugada:

 

Em casa: 11,4C

INMET: 11,5C

Castelinho: 11,9C

 

O Mauro Silva pode confirmar se o tempo estava aberto durante a madrugada, pois ainda tenho as minhas dúvidas quanto a capacidade daquelas senhoras do Castelinho de fazerem a leitura correta. Elas dizem que seguiram as minhas instruções para fazer a leitura.

 

Estou começando a acreditar que o efeito baixada só tem o seu potencial demonstrado em noites realmente mais frias de inverno, vide o caso de dezembro quando estive em Canela numa noite de estabilidade atmosférica, mínima de 12C em casa, e no Castelinho não tive nenhuma diferença a menor. A situação da Valentina em Farroupilha hoje também corrobora com este meu pensamento. A mínima naquela baixada ficou em apenas 14,7C.

 

O negócio é esperar por massa de ar frio de inverno! Sem ar frio forte as baixadas da nossa serra não são grandes coisa pelo visto.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas em Canela nesta madrugada:

 

Em casa: 11,4C

INMET: 11,5C

Castelinho: 11,9C

 

O Mauro Silva pode confirmar se o tempo estava aberto durante a madrugada, pois ainda tenho as minhas dúvidas quanto a capacidade daquelas senhoras do Castelinho de fazerem a leitura correta. Elas dizem que seguiram as minhas instruções para fazer a leitura.

 

Estou começando a acreditar que o efeito baixada só tem o seu potencial demonstrado em noites realmente mais frias de inverno, vide o caso de dezembro quando estive em Canela numa noite de estabilidade atmosférica, mínima de 12C em casa, e no Castelinho não tive nenhuma diferença a menor. A situação da Valentina em Farroupilha hoje também corrobora com este meu pensamento. A mínima naquela baixada ficou em apenas 14,7C.

 

O negócio é esperar por massa de ar frio de inverno! Sem ar frio forte as baixadas da nossa serra não são grandes coisa pelo visto.

 

Bruno, acredito que em noites com PO e umidade baixa e com uma razoável massa fria, o Castelinho vai botar pra quebrar. Vamos ficar surpreendidos pela diferença com o topo (tua casa) e Inmet. Vai competir com as principais baixadões do Brasil nas onda mais intensas.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas em Canela nesta madrugada:

 

Em casa: 11,4C

INMET: 11,5C

Castelinho: 11,9C

 

O Mauro Silva pode confirmar se o tempo estava aberto durante a madrugada, pois ainda tenho as minhas dúvidas quanto a capacidade daquelas senhoras do Castelinho de fazerem a leitura correta. Elas dizem que seguiram as minhas instruções para fazer a leitura.

 

Estou começando a acreditar que o efeito baixada só tem o seu potencial demonstrado em noites realmente mais frias de inverno, vide o caso de dezembro quando estive em Canela numa noite de estabilidade atmosférica, mínima de 12C em casa, e no Castelinho não tive nenhuma diferença a menor. A situação da Valentina em Farroupilha hoje também corrobora com este meu pensamento. A mínima naquela baixada ficou em apenas 14,7C.

 

O negócio é esperar por massa de ar frio de inverno! Sem ar frio forte as baixadas da nossa serra não são grandes coisa pelo visto.

 

Bruno, acredito que em noites com PO e umidade baixa e com uma razoável massa fria, o Castelinho vai botar pra quebrar. Vamos ficar surpreendidos pela diferença com o topo (tua casa) e Inmet. Vai competir com as principais baixadões do Brasil nas onda mais intensas.

 

Tomara!

 

Também reparei que entrou vento na madrugada, o que pode ter prejudicado o efeito baixada.

 

Abração!

Link to comment
Share on other sites

Durante a madrugada de hoje uma frente "fria" chegou ao Rio trazendo uma chuva muito fraquinha, no momento o céu está nublado e bate uma brisa fresca, ainda pode voltar a chover fraco, a frente passou praticamente seca pelo litoral de SP, parece que a dinâmica de verão terminou cedo este ano.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas em Canela nesta madrugada:

 

Em casa: 11,4C

INMET: 11,5C

Castelinho: 11,9C

 

O Mauro Silva pode confirmar se o tempo estava aberto durante a madrugada, pois ainda tenho as minhas dúvidas quanto a capacidade daquelas senhoras do Castelinho de fazerem a leitura correta. Elas dizem que seguiram as minhas instruções para fazer a leitura.

 

Estou começando a acreditar que o efeito baixada só tem o seu potencial demonstrado em noites realmente mais frias de inverno, vide o caso de dezembro quando estive em Canela numa noite de estabilidade atmosférica, mínima de 12C em casa, e no Castelinho não tive nenhuma diferença a menor. A situação da Valentina em Farroupilha hoje também corrobora com este meu pensamento. A mínima naquela baixada ficou em apenas 14,7C.

 

O negócio é esperar por massa de ar frio de inverno! Sem ar frio forte as baixadas da nossa serra não são grandes coisa pelo visto.

Pra mim tá morta charada, tanto tua casa, quanto o Inmet, quanto o Castelinho têm bom armazenamento de ar frio, uma coisa é certa nenhum dos 3 é topo, O Castelinho é baixadão, o INMET provavelmente encosta ou semi-baixada, e o Bruno,idem...

Link to comment
Share on other sites

Noite um pouco fria, mínima de 14,1º (rídiculo o topinho do Inmet), aqui em casa , encosta, 10,9º.

Ao primeiro dado do Castelinho em noite com estabilidade, vamos tirar a teima se está ou não em baixada a aut Inmet de Canela... :D

PH, como você faz as medições? Aonde fica o sensor de temperatura, ta abrigado?

Link to comment
Share on other sites

Mínimas em Canela nesta madrugada:

 

Em casa: 11,4C

INMET: 11,5C

Castelinho: 11,9C

 

O Mauro Silva pode confirmar se o tempo estava aberto durante a madrugada, pois ainda tenho as minhas dúvidas quanto a capacidade daquelas senhoras do Castelinho de fazerem a leitura correta. Elas dizem que seguiram as minhas instruções para fazer a leitura.

 

Estou começando a acreditar que o efeito baixada só tem o seu potencial demonstrado em noites realmente mais frias de inverno, vide o caso de dezembro quando estive em Canela numa noite de estabilidade atmosférica, mínima de 12C em casa, e no Castelinho não tive nenhuma diferença a menor. A situação da Valentina em Farroupilha hoje também corrobora com este meu pensamento. A mínima naquela baixada ficou em apenas 14,7C.

 

O negócio é esperar por massa de ar frio de inverno! Sem ar frio forte as baixadas da nossa serra não são grandes coisa pelo visto.

Pra mim tá morta charada, tanto tua casa, quanto o Inmet, quanto o Castelinho têm bom armazenamento de ar frio, uma coisa é certa nenhum dos 3 é topo, O Castelinho é baixadão, o INMET provavelmente encosta ou semi-baixada, e o Bruno,idem...

 

Matou charada numa única noite? Numa única amostra? Não é assim que se deve tirar conclusões.

 

Vou repetir para ficar claro:

 

1 - Castelinho: baixada

2 - Inmet: planalto

3 - Minha casa: encosta

 

São locais distintos e com diferentes condições de armazenamento de ar frio. Hj tudo se igualou pq ventou durante a noite do quadrante norte/nordeste, exatamente a face aberta do Castelinho.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.