Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Ricardo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

É impressionante a diferença de temperatura entre a minha estação em Canela e o INMET da mesma cidade em episódios de ingresso de ar quente e se co do norte. Hoje o INMET não baixou de 12,1ºC, enquanto que a minha estação chegou à 8,7ºC. Isso que elas distam cerca de 490 metros uma da outra e possuem a mesma altitude e situação de relevo. A única grande diferença é que ela está voltada para uma encosta de frente norte e eu para esta mesma encosta de frente sul e coberta por uma densa vegetação. As diferenças entre micro-climas são realmente surpreendentes e o principal resposável por isto no caso de Canela é a mata. Para mim ela serve como um retentor de ar gelado, melhorando e muito as minhas mínimas durante o ingresso de ar quente e seco. Porém, no ingresso de ar frio e o INMET é mais frio, pois essa mesma mata que me ajuda nos dias quentes, retém a temperatura nos dias mais frios.

 

O MESMO ACONTECEU COM URUPEMA E O ADEMAR.

 

AQUI E INMET; 9,8 E 9,5 E EM URUPEMA 4,7. NO ADEMAR ONTEM AS 21 HORAS; 7,6 E 11,2 NO INMET. VTO NORTE.

Link to comment
Share on other sites

É impressionante a diferença de temperatura entre a minha estação em Canela e o INMET da mesma cidade em episódios de ingresso de ar quente e se co do norte. Hoje o INMET não baixou de 12,1ºC, enquanto que a minha estação chegou à 8,7ºC. Isso que elas distam cerca de 490 metros uma da outra e possuem a mesma altitude e situação de relevo. A única grande diferença é que ela está voltada para uma encosta de frente norte e eu para esta mesma encosta de frente sul e coberta por uma densa vegetação. As diferenças entre micro-climas são realmente surpreendentes e o principal resposável por isto no caso de Canela é a mata. Para mim ela serve como um retentor de ar gelado, melhorando e muito as minhas mínimas durante o ingresso de ar quente e seco. Porém, no ingresso de ar frio e o INMET é mais frio, pois essa mesma mata que me ajuda nos dias quentes, retém a temperatura nos dias mais frios.

 

O MESMO ACONTECEU COM URUPEMA E O ADEMAR.

 

AQUI E INMET; 9,8 E 9,5 E EM URUPEMA 4,7. NO ADEMAR ONTEM AS 21 HORAS; 7,6 E 11,2 NO INMET. VTO NORTE.

 

Essa vastidão de estações estão me fazendo aprender muito sobre o clima.

Link to comment
Share on other sites

Estou registrando aqui em POA a maior temperatura em minha casa desde o dia 23 de maio. Agora tenho 28,6ºC.

 

Fazia 3 meses e 10 dias que não passava de 25,9ºC.

 

Teremos recompensa, Torales?

Calorão dos diabos hoje!! Cheguei em casa às 13 h e estava... 30°!!!

 

Agora tenho 31,3° com 38%. Já bati 31,4°. É a maior temperatura desde 9/4 quando tive 32,9°!!! Incrível foi a queda na pressão, agora em 1004,4 mb. Com a mínima de 15,0° de manhã minha amplitude já foi para os 16,4°.

 

Abraços tropicais!!

Link to comment
Share on other sites

Estou registrando aqui em POA a maior temperatura em minha casa desde o dia 23 de maio. Agora tenho 28,6ºC.

 

Fazia 3 meses e 10 dias que não passava de 25,9ºC.

 

Teremos recompensa, Torales?

 

 

E a tendencia é piorar, segundo a Somar este mês vai ser acima do normal..

 

O Salgado Filho já está 32 graus e a automatica 30,9. Setembro será um inferno e as medias irão explodir..

 

Quanto a recompensa só se for no Chile e olhe lá..

Carlos, o boletim da Somar diz que setembro será abaixo da média no RS e SC. Você leu errado.

Link to comment
Share on other sites

Estou registrando aqui em POA a maior temperatura em minha casa desde o dia 23 de maio. Agora tenho 28,6ºC.

 

Fazia 3 meses e 10 dias que não passava de 25,9ºC.

 

Teremos recompensa, Torales?

 

 

E a tendencia é piorar, segundo a Somar este mês vai ser acima do normal..

 

O Salgado Filho já está 32 graus e a automatica 30,9. Setembro será um inferno e as medias irão explodir..

 

Quanto a recompensa só se for no Chile e olhe lá..

Carlos, o boletim da Somar diz que setembro será abaixo da média no RS e SC. Você leu errado.

 

Verdade, tomaram que eles acertem pois 32 graus em POA não deve ser facil...

 

A única coisa que me faz não acreditar muito nestes boletins e modelos é que se tivessem acertado 10% no ano, teriamos neve umas 3 vezes no inverno no minimo.

Link to comment
Share on other sites

Teria que acontecer um repeteco de Setembro 2006 ou então Setembro 2002 para compensar a ausência de frio forte neste ruim inverno. Não me importa mais se vai chegar ou não o frio aqui, o que eu realmente quero ver é a volta da neve forte em São Joaquim e região, pois aquela região merece isso e PRECISA disso, para que o turismo mantenha-se com chances de crescimento.

Link to comment
Share on other sites

Estamos acostumados. Aliás, estamos acostumados a muito mais que isto!

 

Não esqueça que 32c é no aero. Lá as máximas são mais altas.

 

Lá em conheço bem mesmo me perdendo 3 vezes..é a Região do IBIS..

 

Além de ter se deslocado tudo isso para o encontro ainda teve a pachorra de se perder? Se precisar vendo GPS pra você. :lol:

Link to comment
Share on other sites

Fica na zona sul..

 

Zona Sul " RIO DE JANEIRO" ??

 

tb

 

Por um acaso vc nao esta falando do Leblon aonde fica o supermercado CUCA, aquele bairro é chamado também de Vila Anhanguera e conhecido como " VILA DO SAPO", realmente lá é um dos lugares mais quentes da Praia Grande durante o dia, porém durante a noite por estar mais próximo a areas verdes se torna mais gelado que a Orla.

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 12Z do MBAR aumenta em muito a chance de neve na metade sul do RS e também na serra do NE.

 

Ela coloca Bagé com muita chuva e 2,5ºC. Isso praticamente uma nevasca para Canguçu caso se confirme.

 

Em Canela e São Joaquim o modelo também coloca muita chuva com 2,5ºC para estas duas cidades.

 

Vamos torcer.

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 12Z do MBAR aumenta em muito a chance de neve na metade sul do RS e também na serra do NE.

 

Ela coloca Bagé com muita chuva e 2,5ºC. Isso praticamente uma nevasca para Canguçu caso se confirme.

 

Em Canela e São Joaquim o modelo também coloca muita chuva com 2,5ºC para estas duas cidades.

 

Vamos torcer.

Bruno, foi boa essa rodada do Mbar. Sábado será gelado na campanha e em poucos lugares passaria de 5°C! Com chuva! A chance de alguma precipitação de inverno é relativamente boa.

Na serra o frio vai entrar com tudo entre o sábado e domingo, chance de neve nos lugares mais altos no sábado e remota chance no domingo.

 

Isso é só uma leitura do mbar...

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 12Z do MBAR aumenta em muito a chance de neve na metade sul do RS e também na serra do NE.

 

Ela coloca Bagé com muita chuva e 2,5ºC. Isso praticamente uma nevasca para Canguçu caso se confirme.

 

Em Canela e São Joaquim o modelo também coloca muita chuva com 2,5ºC para estas duas cidades.

 

Vamos torcer.

Bruno, foi boa essa rodada do Mbar. Sábado será gelado na campanha e em poucos lugares passaria de 5°C! Com chuva! A chance de alguma precipitação de inverno é relativamente boa.

Na serra o frio vai entrar com tudo entre o sábado e domingo, chance de neve nos lugares mais altos no sábado e remota chance no domingo.

 

Isso é só uma leitura do mbar...

 

Nessas horas é que constato a nossa total falta de sorte quanto ao posicionamento das nossas serras. Estamos sempre no limite, tanto no sul do RS (menores altitudes) quanto no NE (maiores altitudes). Meu, colocasse Cambará e Ausentes ali em Bagé, Livramento, Canguçu, Pelotas e Uruguaiana e teríamos um episódio de 1 metro de neve.

Link to comment
Share on other sites

Rodada 18Z coloca quase 40mm de chuva sobre POA na sexta feira com uma temperatura em superfície na casa do 8ºC por mais de 12 horas seguidas. Em anos normais isso era = a neve em altitudes acima de 700 metros no RS. Porém, como o frio em 850hpa estará em 0,8ºC, as informações acabam sendo conflitantes para prever neve.

 

A situação é dramática!!

Link to comment
Share on other sites

Bah! Mas para a região de Bagé parece que melhorou muito!

 

Tá mostrando 2,2ºc em superfície -2,3ºc a 850 e precipitação no período!

 

Indica 17mm com 1,8ºc em superfície! e -1,6ºc a 850

 

P.S.: não coloquei as coordenadas exatas de Bagé, sem muito tempo, cliquei sobre a região da fronteira. De fato, cliquei um pouco, ao lado, não muito, mísero detalhe, para Bagé em si, indica 12mm e -1,6ºc a 850.

Link to comment
Share on other sites

Algo me chamou a atenção hoje. A temperatura no Morro da Igreja chegou a "tórridos" 20.3ºC nesta terça. É a temperatura + alta neste inverno ?

 

17 de julho deu 20.9 graus, 27 de agosto deu 21.1 no dia que bateu nos 25 em SJ. Ambos muito próximos da máxima do verão 2008 que se não me engano foi 22,?

 

 

Aqui no Rio setembro começou com mínimas mais baixas que as menores de agosto em boa parte da cidade, de dia fresquinho, nos próximos dias vai esquentar e vou até gostar porque agosto foi um limbo só, não teve frio mas pelomenos se tivesse um veranico forte para movimentar, mas nem isso teve, qualquer extremo me agrada igualmente, mas ameno não tem graça. :cry:

Link to comment
Share on other sites

Se as previsões se confirmarem, não tenho dúvida de que será o evento mais significativo de frio do inverno e quiçá do ano. Prefiro dias com mínimas de 3 graus e máxima de 6 graus, em comparação com dias com mínimas de -1 grau e máxima de 11/12 graus. Com chuva e vento então, melhor ainda.

Vai ser um final de semana e tanto!!!

Link to comment
Share on other sites

Deveria estar indicando bem mais frio do que estas rodadas indicam. Coisa de 3oC a menos.

 

No Eta 20, a coisa já fica bem mais vergonhosa em Lages que em Vacaria e Bento Gonçalves.

 

Pelo Ensemble, POA deve ficar nos 8 mesmo. Portanto, negativas só no alto do Planalto Sul de SC.

 

Pelo Global 100: devemos considerar que ele prevê amplitudes bem abaixo das que realmente aconecem. Entao, os 10 a 15 que aparecem no grafico podem ser considerados 8 a 17. Novamente, chance de negativa, apenas nas areas mais altas.

 

GFS:o unico que está prevendo coisa boa no grid pra 180h, pra Curita, com chance de minima por volta dos 4 no domingo.

 

mbar: por enquanto prevê minima matinal de 13 o sabado e termina a grade.

 

Balanço até agora: a meu ver, pra Curtia, as maiores chances sao de vir algo como o que veio neste findi: suficiente pra lembrar a gente de que ainda não é primavera, mas longe do frio propriamente de inverno.

 

Pelo INPE chega a ser pior que neste findi.

 

O GFS murchou bem o frozote, mas o Eta 20 vem melhorando gradualmente, e passou a constar com louvor (minima de 5 em setembro) no mbar. Quando já aparece no mbar, é um bom sinal. Uma das poucas vezes que o vi falhar, foi no inicio de maio de 2002, quando uma previsao de frio de 8 foi frustrada pelo bloqueio poderosissimo daquele ano.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.