Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Julho de 2008


Recommended Posts

Julho atípico em SC

 

 

10/07/2008

Publicado por: Janaina_laurindo

Esta primeira quinzena de julho foi marcada por pouca chuva e por temperaturas mais elevadas para época do ano em SC. Durante este período as frente frias chegaram ao RS, desviando para o mar, chegando ao Litoral catarinense com fraca atividade. Desta mesma forma estão se comportando as massas de ar frio, que avançam pelo extremo sul do América do Sul e quando passam a influenciar o tempo em SC, já estão com o centro sobre o Oceano Atlântico e conseqüentemente com suas características alteradas. Por isso, a umidade do ar está permanecendo mais elevada, principalmente no Litoral, com nevoeiros persistentes que se formam pelo resfriamento noturno, ocasionado pela perda de calor. E para os próximos dias não há perspectivas de mudanças nestas condições de tempo, as massas de ar seco permanecerão predominado em SC, mantendo assim a presença de sol, os ventos da direção nordeste e a condição de formação de nevoeiros ao amanhecer. No período noturno e nas madrugadas, as temperaturas ficam mais baixas devido a perda radiativa (perda de calor da superfície para os níveis mais altos da atmosfera), podendo inclusive ocorrer geada de forma muito isolada nas áreas mais elevadas da Serra catarinense. Mas durante o dia, as temperaturas permanecem elevadas para a época do ano no estado. O mar permanece pouco agitado em todo o Litoral catarinense, apresentando somente agitação local provocada pelo vento nordeste mais intenso no Litoral Sul. Francine Gomes / Gilsânia Cruz - Meteorologistas Setor de Previsão de Tempo e Clima - Epagri/Ciram

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

é enquanto o sul aquece o sudeste manda bala nas mínimas!!

Hoje perdemos até pra SP, tive a horrível mínima de 11ºC em SJP, culpa da ff que nublou o céu e provocou chuva rápida.

No momento tenho sol e 19,5ºC aqui em QB. Tem ar frio começando a entrar!

 

No mais,estou tendo mínimas na casa dos 3-6ºC com alguma geada e máximas de 17-20ºC todos os dias, uma estabilidade irritante...

Hoje o tempo mudou com a passagem da ff, que pelo visto não fará nem cócegas em SP. Parafraseando o colega Caco, são climas muiiiiiito parecidos :twisted:

 

Máximas de 17ºC/20ºC em Curitiba nos últimos dias? Não seria coisa de 20ºC/23ºC não? É o que mostra os dados do Inmet... Olha que em dias de céu aberto, sem vento, estabilidade atmosférica os microclimas de uma região podem dar valores de mínima discrepantes, eu concordo (como é o caso de QB, SJP e centro de Curitiba), porém as máximas são parecidas, não há alteração de valor significativo.

 

Quanto à FF colega Bettega que não faria cócegas em SP: às 3 da madrugada desta 4ª feira, tinha 8,4ºC. As 6 da manhã, subi para 12,1ºC!

 

Agora (19:00) desta quarta feira, tenho céu nublado, 15,3ºC e vento Sul da frente fria, que chegou rapidinho após passar na vizinha Curita :lol:

 

Ctba tem registrado 20 a 23 em todas as estações e no aeroporto, com pico de 25 ontem. Discordo veementemente porém de você qto às máximas equivalentes, pois minha média de maximas está em 21.1, enquanto que no INMET convencional é 23.1 e na automática de 22.4. Vale lembrar o posicionamento das estações oficiais da cidade (região urbanizada).

Minha chácara então, pena que não tenho termômetro lá... mas pelo carro à tarde já medi valores 3 a 4 graus menores por lá comparado com regiões de asfalto da cidade.

 

Como explicar as medições do dia de hoje então?

 

G Viana (Altitude aproximada de 800m): 30 km Oeste Marco zero da cidade SP/ Região quase Rural, MUITO URBANIZADA

 

MÍNIMA: 8,3ºC

MÁXIMA: 22,2ºC

 

SP/Inmet (Altitude aproximada de 780m):

 

MÍNIMA: 12,2ºC

MÁXIMA: 21,1ºC

 

É o que eu falo: com estabilidade atmosférica, as minimas tem variações sisnificativas, as máximas, NÃO!

 

GViana, momento (19:30): 14,2ºC

Link to comment
Share on other sites

é enquanto o sul aquece o sudeste manda bala nas mínimas!!

Hoje perdemos até pra SP, tive a horrível mínima de 11ºC em SJP, culpa da ff que nublou o céu e provocou chuva rápida.

No momento tenho sol e 19,5ºC aqui em QB. Tem ar frio começando a entrar!

 

No mais,estou tendo mínimas na casa dos 3-6ºC com alguma geada e máximas de 17-20ºC todos os dias, uma estabilidade irritante...

Hoje o tempo mudou com a passagem da ff, que pelo visto não fará nem cócegas em SP. Parafraseando o colega Caco, são climas muiiiiiito parecidos :twisted:

 

Máximas de 17ºC/20ºC em Curitiba nos últimos dias? Não seria coisa de 20ºC/23ºC não? É o que mostra os dados do Inmet... Olha que em dias de céu aberto, sem vento, estabilidade atmosférica os microclimas de uma região podem dar valores de mínima discrepantes, eu concordo (como é o caso de QB, SJP e centro de Curitiba), porém as máximas são parecidas, não há alteração de valor significativo.

 

Quanto à FF colega Bettega que não faria cócegas em SP: às 3 da madrugada desta 4ª feira, tinha 8,4ºC. As 6 da manhã, subi para 12,1ºC!

 

Agora (19:00) desta quarta feira, tenho céu nublado, 15,3ºC e vento Sul da frente fria, que chegou rapidinho após passar na vizinha Curita :lol:

 

Ctba tem registrado 20 a 23 em todas as estações e no aeroporto, com pico de 25 ontem. Discordo veementemente porém de você qto às máximas equivalentes, pois minha média de maximas está em 21.1, enquanto que no INMET convencional é 23.1 e na automática de 22.4. Vale lembrar o posicionamento das estações oficiais da cidade (região urbanizada).

Minha chácara então, pena que não tenho termômetro lá... mas pelo carro à tarde já medi valores 3 a 4 graus menores por lá comparado com regiões de asfalto da cidade.

 

Como explicar as medições do dia de hoje então?

 

G Viana (Altitude aproximada de 800m): 30 km Oeste Marco zero da cidade SP/ Região quase Rural, MUITO URBANIZADA

 

MÍNIMA: 8,3ºC

MÁXIMA: 22,2ºC

 

SP/Inmet (Altitude aproximada de 780m):

 

MÍNIMA: 12,2ºC

MÁXIMA: 21,1ºC

 

É o que eu falo: com estabilidade atmosférica, as minimas tem variações sisnificativas, as máximas, NÃO!

 

GViana, momento (19:30): 14,2ºC

 

Bom, amigo Pacheco, então SP é um caso a parte. Veja os meus números:

 

Hoje o dia inteiro foi de sol com algumas nuvens. A madrugada foi nublada.

 

SJP: Mín. 8,9ºC

Máx: 17,2ºC

 

QB: Mín. 8,5ºC

Máx: 16,5ºC

 

Curitiba (Inmet): Mín. 11ºC

Máx: 19,7ºC

Link to comment
Share on other sites

é enquanto o sul aquece o sudeste manda bala nas mínimas!!

Hoje perdemos até pra SP, tive a horrível mínima de 11ºC em SJP, culpa da ff que nublou o céu e provocou chuva rápida.

No momento tenho sol e 19,5ºC aqui em QB. Tem ar frio começando a entrar!

 

No mais,estou tendo mínimas na casa dos 3-6ºC com alguma geada e máximas de 17-20ºC todos os dias, uma estabilidade irritante...

Hoje o tempo mudou com a passagem da ff, que pelo visto não fará nem cócegas em SP. Parafraseando o colega Caco, são climas muiiiiiito parecidos :twisted:

 

Máximas de 17ºC/20ºC em Curitiba nos últimos dias? Não seria coisa de 20ºC/23ºC não? É o que mostra os dados do Inmet... Olha que em dias de céu aberto, sem vento, estabilidade atmosférica os microclimas de uma região podem dar valores de mínima discrepantes, eu concordo (como é o caso de QB, SJP e centro de Curitiba), porém as máximas são parecidas, não há alteração de valor significativo.

 

Quanto à FF colega Bettega que não faria cócegas em SP: às 3 da madrugada desta 4ª feira, tinha 8,4ºC. As 6 da manhã, subi para 12,1ºC!

 

Agora (19:00) desta quarta feira, tenho céu nublado, 15,3ºC e vento Sul da frente fria, que chegou rapidinho após passar na vizinha Curita :lol:

 

Ctba tem registrado 20 a 23 em todas as estações e no aeroporto, com pico de 25 ontem. Discordo veementemente porém de você qto às máximas equivalentes, pois minha média de maximas está em 21.1, enquanto que no INMET convencional é 23.1 e na automática de 22.4. Vale lembrar o posicionamento das estações oficiais da cidade (região urbanizada).

Minha chácara então, pena que não tenho termômetro lá... mas pelo carro à tarde já medi valores 3 a 4 graus menores por lá comparado com regiões de asfalto da cidade.

 

Como explicar as medições do dia de hoje então?

 

G Viana (Altitude aproximada de 800m): 30 km Oeste Marco zero da cidade SP/ Região quase Rural, MUITO URBANIZADA

 

MÍNIMA: 8,3ºC

MÁXIMA: 22,2ºC

 

SP/Inmet (Altitude aproximada de 780m):

 

MÍNIMA: 12,2ºC

MÁXIMA: 21,1ºC

 

É o que eu falo: com estabilidade atmosférica, as minimas tem variações sisnificativas, as máximas, NÃO!

 

GViana, momento (19:30): 14,2ºC

 

Bom, amigo Pacheco, então SP é um caso a parte. Veja os meus números:

 

Hoje o dia inteiro foi de sol com algumas nuvens. A madrugada foi nublada.

 

SJP: Mín. 8,9ºC

Máx: 17,2ºC

 

QB: Mín. 8,5ºC

Máx: 16,5ºC

 

Curitiba (Inmet): Mín. 11ºC

Máx: 19,7ºC

 

No momento tenho 10,5ºC em QB.

Link to comment
Share on other sites

Do TKR (que eu preferia que tivesse nome):

 

Ae galera. Peguei 4,7°C hoje às 6:00am na baixada do Clube Ferreira Pacheco aqui em Goiânia.

 

Coordenadas exatas do local para o Google Earth: 16 38 26.55 S, 49 15 15.85 W

 

O vídeo tosco e rápido, só pra registrar mesmo. Link do vídeo:

 

http://www.youtube.com/watch?v=F4c6Xxf94lw

 

 

A hora que eu assopro aí era pra mostrar a quantidade de fumaça, que não apareceu. =/ Tinha aparecido muita num vídeo de ontem.

 

 

PS: Só para mostrar que isso não é impossível como muitos podem pensar, a estação Auto-Inmet de Morrinhos-GO, que fica 100km ao sul de Goiânia e tem a mesma altitude, registrou 5,9°C na mesma hora.

 

Outros valores interessantes em Goiás hoje:

Vianópolis 4,5°C

Morrinhos 5,9°C

Santa Helena 6,4°C

Jataí 6,6°C

 

 

Meu termômetro, já em casa:

frio-goiania-47c-100708.jpg

 

 

 

 

COMENTA AÍ GALERA. :wink:

Link to comment
Share on other sites

Esta primeira quinzena de julho foi marcada por pouca chuva e por temperaturas mais elevadas para época do ano em SC. Francine Gomes / Gilsânia Cruz - Meteorologistas Setor de Previsão de Tempo e Clima - Epagri/Ciram

 

Ao que consta quinzena é uma palavra que deriva do vocábulo quinze. Que dia é hoje ?

 

O homi não perdi a oportunidade :lol:

Link to comment
Share on other sites

A rodada 18Z para o campo de 180hs eu achei muito boa.

 

Acho que a monotonia está chegando ao fim. Vamos torcer para que o meu último fds de férias na serra seja com chence de neve, pelo menos.

 

É excelente! No campo mais distante coloca o anticiclone encontrando dificuldadas para vencer o bloqueio, que ao meu ponto de vista, inexiste neste momento. Já pode-se afirmar: esta erupção de ar frio É UMA CERTEZA.

Link to comment
Share on other sites

é enquanto o sul aquece o sudeste manda bala nas mínimas!!

Hoje perdemos até pra SP, tive a horrível mínima de 11ºC em SJP, culpa da ff que nublou o céu e provocou chuva rápida.

No momento tenho sol e 19,5ºC aqui em QB. Tem ar frio começando a entrar!

 

No mais,estou tendo mínimas na casa dos 3-6ºC com alguma geada e máximas de 17-20ºC todos os dias, uma estabilidade irritante...

Hoje o tempo mudou com a passagem da ff, que pelo visto não fará nem cócegas em SP. Parafraseando o colega Caco, são climas muiiiiiito parecidos :twisted:

 

Máximas de 17ºC/20ºC em Curitiba nos últimos dias? Não seria coisa de 20ºC/23ºC não? É o que mostra os dados do Inmet... Olha que em dias de céu aberto, sem vento, estabilidade atmosférica os microclimas de uma região podem dar valores de mínima discrepantes, eu concordo (como é o caso de QB, SJP e centro de Curitiba), porém as máximas são parecidas, não há alteração de valor significativo.

 

Quanto à FF colega Bettega que não faria cócegas em SP: às 3 da madrugada desta 4ª feira, tinha 8,4ºC. As 6 da manhã, subi para 12,1ºC!

 

Agora (19:00) desta quarta feira, tenho céu nublado, 15,3ºC e vento Sul da frente fria, que chegou rapidinho após passar na vizinha Curita :lol:

 

Ctba tem registrado 20 a 23 em todas as estações e no aeroporto, com pico de 25 ontem. Discordo veementemente porém de você qto às máximas equivalentes, pois minha média de maximas está em 21.1, enquanto que no INMET convencional é 23.1 e na automática de 22.4. Vale lembrar o posicionamento das estações oficiais da cidade (região urbanizada).

Minha chácara então, pena que não tenho termômetro lá... mas pelo carro à tarde já medi valores 3 a 4 graus menores por lá comparado com regiões de asfalto da cidade.

 

Como explicar as medições do dia de hoje então?

 

G Viana (Altitude aproximada de 800m): 30 km Oeste Marco zero da cidade SP/ Região quase Rural, MUITO URBANIZADA

 

MÍNIMA: 8,3ºC

MÁXIMA: 22,2ºC

 

SP/Inmet (Altitude aproximada de 780m):

 

MÍNIMA: 12,2ºC

MÁXIMA: 21,1ºC

 

É o que eu falo: com estabilidade atmosférica, as minimas tem variações sisnificativas, as máximas, NÃO!

 

GViana, momento (19:30): 14,2ºC

 

Bom, amigo Pacheco, então SP é um caso a parte. Veja os meus números:

 

Hoje o dia inteiro foi de sol com algumas nuvens. A madrugada foi nublada.

 

SJP: Mín. 8,9ºC

Máx: 17,2ºC

 

QB: Mín. 8,5ºC

Máx: 16,5ºC

 

Curitiba (Inmet): Mín. 11ºC

Máx: 19,7ºC

 

No momento tenho 10,5ºC em QB.

Máximas com pouca variação funciona bem no clima tropical lá no Brasil, aqui no Sul as coisas são diferentes :lol:
Link to comment
Share on other sites

Esta primeira quinzena de julho foi marcada por pouca chuva e por temperaturas mais elevadas para época do ano em SC. Francine Gomes / Gilsânia Cruz - Meteorologistas Setor de Previsão de Tempo e Clima - Epagri/Ciram

 

Ao que consta quinzena é uma palavra que deriva do vocábulo quinze. Que dia é hoje ?

 

HEHE...pior é que eu nem percebi tamanha aberração. se o quinze vale dez, o Mês será curtinho...BAHHH!!

Link to comment
Share on other sites

Aqui, total lixeira... o bloqueio está sendo péssimo pra nós.

Afinal, o fato do Aero daqui ter, nos 10 primeiros dias:

 

- média das mínimas: 8,0

- média das máximas: 21,5

 

é relamente lamentável. Destaque pra mínima de 5 graus, que aliada ao céu claro e à ausência de vento, é totalmente desfavorável à geada. E além disto, estamos com a infernal máxima absoluta mensal de 25 graus, cujo uso clama por ar-condicionado e ventiladores, especialmente quando combinado com a elevada ur de 26% que fazia no momento.

Mas, enfim, mesmo os 2 meses de julho mais surreais que já vi, 95 e 2006, não passaram em branco, e tiveram bons ares polares na última dezena.

Link to comment
Share on other sites

Tomara que o frio dos últimos dias do mês se confirme, senão continuaremos "assando" em julho.

 

Assando ?? Este têm sido um mês atípico não apenas pela ausência de frio intenso, mas também de calor, afinal calor de 30 graus em POA em julho não é nenhuma raridade e ocorreu em inúmeros meses com temperatura muito abaixo da média. Está sendo o julho da coluna do meio. Nada de calor e nada de frio.

Link to comment
Share on other sites

Tomara que o frio dos últimos dias do mês se confirme, senão continuaremos "assando" em julho.

 

Assando ?? Este têm sido um mês atípico não apenas pela ausência de frio intenso, mas também de calor, afinal calor de 30 graus em POA em julho não é nenhuma raridade e ocorreu em inúmeros meses com temperatura muito abaixo da média. Está sendo o julho da coluna do meio. Nada de calor e nada de frio.

 

Não estou duvidando Alexandre, mas quantos julhos apresentaram um sequencia de dias tão quentes, mesmo que esse mês ainda não tenha acabado, como o desse ano ? No mínimo mais uma semana de calor teremos...

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Tomara que o frio dos últimos dias do mês se confirme, senão continuaremos "assando" em julho.

 

Assando ?? Este têm sido um mês atípico não apenas pela ausência de frio intenso, mas também de calor, afinal calor de 30 graus em POA em julho não é nenhuma raridade e ocorreu em inúmeros meses com temperatura muito abaixo da média. Está sendo o julho da coluna do meio. Nada de calor e nada de frio.

 

Não estou duvidando Alexandre, mas quantos julhos apresentaram um sequencia de dias tão quentes, mesmo que esse mês ainda não tenha acabado, como o desse ano ? No mínimo mais uma semana de calor teremos...

 

Abraço!

Tche, eu acho que a questão é: não está quente (nem frio). Máximas de 20/23°C na super quente Blumenau não é o que a gente por aqui chamaria de calor.

Só para citar um exemplo, durante o veranico em maio, chegávamos aos 28/30°C com facilidade.

 

(Estou me baseando na estação de Indaial, a 15km daqui, pois as máximas na minha estação ainda estão um tanto descalibradas por causa do abrigo)

Link to comment
Share on other sites

sequencia de dias tão quentes, mesmo que esse mês ainda não tenha acabado, como o desse ano ? No mínimo mais uma semana de calor teremos...

 

Abraço!

 

Não estamos tendo dias quentes por aqui. Não estamos tendo dias frios. A ausência de frio não corresponde a calor. O mês vai terminar acima da média, tô falando isso desde junho aqui no fórum no meu embate com o Ronaldinho, mas isso não decorrerá de calor. Não tem feito calor, gente, por aqui. O noroeste do RS é exceção.

Link to comment
Share on other sites

sequencia de dias tão quentes, mesmo que esse mês ainda não tenha acabado, como o desse ano ? No mínimo mais uma semana de calor teremos...

 

Abraço!

O noroeste do RS é exceção.

 

Pois é... Fui até tomar sorvete em dois dias dessa semana!

 

Ainda que seja quente, aqui em Três de Maio a máxima dos últimos dias foi de 25,2ºc, um calorzinho "saudável", nada demais.

Link to comment
Share on other sites

Anomalia de temperatura nos primeiros 10 dias de julho na Grande Porto Alegre: 2,8 GRAUS !!! Como toda a próxima semana terá temperatura acima da média, mesmo que esfrie nos últimos dez dias de julho, este mês não terminca com desvio menor do que +1 / +1,5 na Grande Porto Alegre.

 

 

Eu ainda confio que após o dia 20, pelo menos uma onda de frio típica de julho entrará!!! Porto alegre ficará no lucro ainda com +1.5, pois junho foi muito abaixo da média!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Anomalia de temperatura nos primeiros 10 dias de julho na Grande Porto Alegre: 2,8 GRAUS !!! Como toda a próxima semana terá temperatura acima da média, mesmo que esfrie nos últimos dez dias de julho, este mês não terminca com desvio menor do que +1 / +1,5 na Grande Porto Alegre.

 

 

Eu ainda confio que após o dia 20, pelo menos uma onda de frio típica de julho entrará!!! Porto alegre ficará no lucro ainda com +1.5, pois junho foi muito abaixo da média!!!

 

Sds.

 

Eu não me lembro de ter vivenciado um mês de julho sem onda de frio típica. Se isso ocorrer, será mais um recorde da década de 2000 para o caderninho. Marasmo total, tempo intediante.

Link to comment
Share on other sites

Eu que havia duvidado da previsão da Rede SOMAR para o período de inverno, agora tenho que admitir que eles acertaram. A temperatura en julho já está acima da média.

Se for confirmada a projeção dos modelos para os próximos 10 dias, estaremos num julho quente demais.

Nada que nos surpreenda. Afinal, temos períodos de calor no meio do inverno e períodos de frio durante o verão.

Após assistir a uma reportagem no jornal da BAND agora de noite, foi colocado um biólogo no ar falando que a chegada de pinguins na costa de SP é fruto do " aquecimento global".

Bah! Só me faltava essa!!!

Quantas e quantas vezes já assistimos a esta cena de pinguins chegando aqui na costa. Indo até o RJ?

Tudo virou aquecimento Global. É uma piada!!!!

Link to comment
Share on other sites

A última solução do GFS é desesperadora, talvez pouco confiável. Enquanto isso alguns modelos continuam sugerindo a entrada de um anticiclone no Cone Sul por volta do dia 19. Com a entrada prevista pelo sul da Patagônia e sem sinal de ciclone é de se duvidar a capacidade deste bolsão frio atigir o Brasil com potencial interessante. Nas 18Z algum frio depois do dia 23.

Link to comment
Share on other sites

acho que já poderemos começar a jogar a toalha!!!

Julho já era. Hoje já é 11.

Pelo menos, uma semana pela frente é o marasmo total!!!

Sinto-me em meio à primavera.

Acho que o junho trocou de lugar com o Julho. Tivemos um junlho!!!

Se o frio que fez mês passado estivesse fazendo agora os comentários seriam: Bah! Mas tá frio este inverno!!!

EStou no aguardo do agosto!!!

O que houve? olhando o mapa da marinha. A carta sinótica coloca vários sistemas de baixa pressão estragando as massas polares.

Houve uma modificação radical na temperatura da costa?

Já é um El Nino?

Estou estupefato. Não me recordo de um inverno igual a este!!

Lembra-me os invernos piores que já vi.Sei que é um exagero. Mas, dá um desespero. Ir à Canela para o encontro e pegar temperatura alta. Ainda ter que ver a turma de Campos do Jordão dando risada de nós gaúchos...Que diga o Carlos!!!

Ainda há esperança de uma concentração forte de frio!!! Pode ser que a natureza esteja "represando" um friozão para nós!!!

Ah! Hoje luguei até o ar condicionado do carro!!No frio, é claro!!!

Link to comment
Share on other sites

COMUNICADO DE PRENSA

 

 

 

 

Santiago, 11 de Julio de 2008

 

 

 

ESTADO ACTUAL DEL CICLO EL NIÑO - LA NIÑA Y PRONÓSTICO CLIMÁTICO ESTACIONAL PARA CHILE

 

 

 

 

 

Actualmente la mayoría de los indicadores oceánicos y atmosféricos asociados al ciclo El Niño-La Niña, continúan observándose dentro de la fase neutra en la región del Pacífico ecuatorial. La temperatura superficial del mar, continúa incrementándose gradualmente manteniendo actualmente ligeros calentamientos de 0.4ºC por sobre el valor normal en la región oriental y costero (áreas Niño 3 y 1+2). Solo la región ubicada en la parte central y occidental del Pacífico ecuatorial (áreas Niño 3.4 y 4), presentan ligeros enfriamientos que alcanzan -0.4ºC por debajo del promedio climatológico (Ver figura 1).

 

La temperatura por debajo de la superficie del mar en el Pacífico ecuatorial, muestra una extensa región cálida con anomalías positivas, entre 2 y 3ºC y a una profundidad de 100 m en el sector occidental entre 170ºW y 130ºE. Un segundo núcleo cálido, a 50 m de profundidad en la parte oriental y borde costero (80-110ºW), se mantiene con anomalías positivas entre 3 y 4ºC. Solo una reducida región con ligeros enfriamientos y anomalías negativas de -0.5ºC se observa en el sector central y occidental del Pacífico, entre la superficie y los 70 m de profundidad (Ver figura 2).

 

Los calentamientos de la temperatura subsuperficial que se manifiestan en el Pacífico ecuatorial y que se desplazan por debajo de la superficie han comenzado a observarse en la superficie oceánica del Pacífico oriental y costero. Esto condición será clave en establecer un posible escenario de condiciones ligeramente cálidas en los próximos meses, tal como lo sugieren algunos modelos de pronóstico estacional de la temperatura superficial del mar.

 

Algunos Indicadores atmosféricos en el Pacífico ecuatorial asociados al ciclo El Niño-La Niña, tales como el Índice de la Oscilación del Sur, vientos alisios y actividad de radiación de onda larga, muestran un comportamiento en torno a su condición normal.

 

El Chile, el campo de la presión atmosférica a nivel de superficie y en la troposfera media, ha mostrado un predominio anticiclónico durante la mayor parte de junio y comienzos de julio, favoreciendo un menor desarrollo de actividad de los sistemas frontales y una reducción de la precipitación en la región centro-sur y sur del país (Ver figura 3).

 

 

PRONÓSTICO DE LA TEMPERATURA SUPERFICIAL DEL MAR

Según los resultados obtenidos de los distintos modelos de predicción climática, la evolución de la temperatura superficial del mar en los próximos meses en el Pacífico ecuatorial central, muestra condiciones en torno a lo normal (fase neutra) durante el trimestre julio-agosto-septiembre de 2008 (Ver figura 4). Por otra parte, se debe señalar que ésta condición introduce un mayor grado de incertidumbre en el pronóstico estacional de la temperatura y la precipitación en el territorio nacional.

 

 

PRONÓSTICO CLIMÁTICO PARA CHILE

Considerando que el escenario más probable de la temperatura superficial del mar para los siguientes tres meses (Jul-Ago-Sep 2008), es una condición en la fase neutra con anomalías ligeras entre -0.5 y +0.5ºC, el pronóstico climático regional para Chile es el siguiente:

 

 

PRECIPITACIÓN PARA EL TRIMESTRE, Julio - Agosto - Septiembre de 2008:

 

La zona norte, en las regiones de Arica y Parinacota, Tarapacá, Antofagasta y Atacama, las precipitaciones se presentarán en torno a lo "Normal" para la época.

La región de Atacama sin precipitaciones.

La zonas del centro norte, central, sur y austral, entre las regiones de Coquimbo y Magallanes, espera como mayor probabilidad precipitaciones entre "Normal" y ligeramente "Sobre lo Normal" correspondiente al trimestre.

 

TEMPERATURA PARA EL TRIMESTRE, Julio - Agosto - Septiembre de 2008:

 

Para la zona norte, entre las regiones de Arica y Parinacota, y Coquimbo, la temperatura máxima se presentará, en promedio, con valores "Bajo lo Normal" y la temperatura mínima estará por "Sobre lo Normal". La zona central, sur y austral, entre las regiones de Valparaíso y Magallanes, incluida la Metropolitana, espera temperaturas mínimas entre "Normal" y Bajo lo Normal", mientras que la temperatura máxima se presentará con valores entre "Normal" y "Sobre lo Normal".

 

Documento original, en formato PDF

 

Nota: Si no tiene Adobe Acrobat, haga click en el enlace para descargarlo.

 

 

 

La Dirección Meteorológica de Chile continuará monitoreando e informando a la comunidad de cualquier cambio significativo que sea observado en las temperaturas superficiales del mar en la región ecuatorial, así como en los indicadores atmosféricos considerados claves en el éxito del pronóstico estacional de la precipitación para Chile.

Link to comment
Share on other sites

COMUNICADO DE PRENSA

 

 

 

 

Santiago, 11 de Julio de 2008

 

 

 

ESTADO ACTUAL DEL CICLO EL NIÑO - LA NIÑA Y PRONÓSTICO CLIMÁTICO ESTACIONAL PARA CHILE

 

 

 

 

 

Actualmente la mayoría de los indicadores oceánicos y atmosféricos asociados al ciclo El Niño-La Niña, continúan observándose dentro de la fase neutra en la región del Pacífico ecuatorial. La temperatura superficial del mar, continúa incrementándose gradualmente manteniendo actualmente ligeros calentamientos de 0.4ºC por sobre el valor normal en la región oriental y costero (áreas Niño 3 y 1+2). Solo la región ubicada en la parte central y occidental del Pacífico ecuatorial (áreas Niño 3.4 y 4), presentan ligeros enfriamientos que alcanzan -0.4ºC por debajo del promedio climatológico (Ver figura 1).

 

La temperatura por debajo de la superficie del mar en el Pacífico ecuatorial, muestra una extensa región cálida con anomalías positivas, entre 2 y 3ºC y a una profundidad de 100 m en el sector occidental entre 170ºW y 130ºE. Un segundo núcleo cálido, a 50 m de profundidad en la parte oriental y borde costero (80-110ºW), se mantiene con anomalías positivas entre 3 y 4ºC. Solo una reducida región con ligeros enfriamientos y anomalías negativas de -0.5ºC se observa en el sector central y occidental del Pacífico, entre la superficie y los 70 m de profundidad (Ver figura 2).

 

Los calentamientos de la temperatura subsuperficial que se manifiestan en el Pacífico ecuatorial y que se desplazan por debajo de la superficie han comenzado a observarse en la superficie oceánica del Pacífico oriental y costero. Esto condición será clave en establecer un posible escenario de condiciones ligeramente cálidas en los próximos meses, tal como lo sugieren algunos modelos de pronóstico estacional de la temperatura superficial del mar.

 

Algunos Indicadores atmosféricos en el Pacífico ecuatorial asociados al ciclo El Niño-La Niña, tales como el Índice de la Oscilación del Sur, vientos alisios y actividad de radiación de onda larga, muestran un comportamiento en torno a su condición normal.

 

El Chile, el campo de la presión atmosférica a nivel de superficie y en la troposfera media, ha mostrado un predominio anticiclónico durante la mayor parte de junio y comienzos de julio, favoreciendo un menor desarrollo de actividad de los sistemas frontales y una reducción de la precipitación en la región centro-sur y sur del país (Ver figura 3).

 

 

PRONÓSTICO DE LA TEMPERATURA SUPERFICIAL DEL MAR

Según los resultados obtenidos de los distintos modelos de predicción climática, la evolución de la temperatura superficial del mar en los próximos meses en el Pacífico ecuatorial central, muestra condiciones en torno a lo normal (fase neutra) durante el trimestre julio-agosto-septiembre de 2008 (Ver figura 4). Por otra parte, se debe señalar que ésta condición introduce un mayor grado de incertidumbre en el pronóstico estacional de la temperatura y la precipitación en el territorio nacional.

 

 

PRONÓSTICO CLIMÁTICO PARA CHILE

Considerando que el escenario más probable de la temperatura superficial del mar para los siguientes tres meses (Jul-Ago-Sep 2008), es una condición en la fase neutra con anomalías ligeras entre -0.5 y +0.5ºC, el pronóstico climático regional para Chile es el siguiente:

 

 

PRECIPITACIÓN PARA EL TRIMESTRE, Julio - Agosto - Septiembre de 2008:

 

La zona norte, en las regiones de Arica y Parinacota, Tarapacá, Antofagasta y Atacama, las precipitaciones se presentarán en torno a lo "Normal" para la época.

La región de Atacama sin precipitaciones.

La zonas del centro norte, central, sur y austral, entre las regiones de Coquimbo y Magallanes, espera como mayor probabilidad precipitaciones entre "Normal" y ligeramente "Sobre lo Normal" correspondiente al trimestre.

 

TEMPERATURA PARA EL TRIMESTRE, Julio - Agosto - Septiembre de 2008:

 

Para la zona norte, entre las regiones de Arica y Parinacota, y Coquimbo, la temperatura máxima se presentará, en promedio, con valores "Bajo lo Normal" y la temperatura mínima estará por "Sobre lo Normal". La zona central, sur y austral, entre las regiones de Valparaíso y Magallanes, incluida la Metropolitana, espera temperaturas mínimas entre "Normal" y Bajo lo Normal", mientras que la temperatura máxima se presentará con valores entre "Normal" y "Sobre lo Normal".

 

Documento original, en formato PDF

 

Nota: Si no tiene Adobe Acrobat, haga click en el enlace para descargarlo.

 

 

 

La Dirección Meteorológica de Chile continuará monitoreando e informando a la comunidad de cualquier cambio significativo que sea observado en las temperaturas superficiales del mar en la región ecuatorial, así como en los indicadores atmosféricos considerados claves en el éxito del pronóstico estacional de la precipitación para Chile.

Link to comment
Share on other sites

Me preocupa esta situação, porque eu vou ser OU muito azarado OU muito sortudo, na minha viagem a São Joaquim. Seria histórico ver um mês de Julho sem qualquer onda de frio significativa, e se isso acontecer eu serei azarado, por ter ido na cidade mais fria do país JUSTAMENTE em um dos piores meses de Julho já registrados.....por outro lado, dizem que mesmo sob meses acima da média, sempre tem algum ar polar que pode ser muitas vezes de forte intensidade, e se isso acontecer justamente ali entre o final de Julho/início de Agosto eu serei então um sortudo, por ter escolhido JUSTAMENTE o único momento frio do mês :lol: :lol:

 

Vamos ver os próximos capítulos deste drama !

Link to comment
Share on other sites

Considerar este inverno como o pior de todos os tempos eu considero precipitado . Temos muitos aspectos positivos , tais como a baixa média das máximas , a ausência de calor exagerado e a constância do frio entre o final de maio e início de julho . Julho , sim , pode ser considerado , talvez , o pior de todos se continuar assim .

 

O Carlos disse que esse quadro favorece Campos , de modo que as médias convergem para a normal . Eu tenho dúvidas quanto a este fato ser positivo para Campos , pois a sua normal foi construída numa época de muita neve no sul .

Link to comment
Share on other sites

Considerar este inverno como o pior de todos os tempos eu considero precipitado . Temos muitos aspectos positivos , tais como a baixa média das máximas , a ausência de calor exagerado e a constância do frio entre o final de maio e início de julho . Julho , sim , pode ser considerado , talvez , o pior de todos se continuar assim .

 

O Carlos disse que esse quadro favorece Campos , de modo que as médias convergem para a normal . Eu tenho dúvidas quanto a este fato ser positivo para Campos , pois a sua normal foi construída numa época de muita neve no sul .

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.