Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Julho de 2008


Recommended Posts

As consultorias agrometeorológicas da Argentina estão prevendo frio intenso e prolongado após o "veranito de invierno" atual:

 

El este del Noroeste Argentino, la Región del Chaco, el norte de la Región Pampeana y el sur y centro de la Mesopotamia, observarán temperaturas máximas superiores 20´C, algunos focos de valores mayores. El centro del NOA, el este de Cuyo, el sur de la Región Pampeana y el norte de la Mesopotamia observarán temperaturas máximas entre 15 y 20´C. El oeste del NOA, el oeste y centro de Cuyo y el sur de la Región Pampeana observarán temperaturas máximas inferiores a 15´C.

 

Al vapor

A pesar del alto contenido de humedad de la atmósfera, las precipitaciones se concentrarán sobre algunas zonas, siendo dispersas sobre el resto del área agrícola. Esto puede atribuirse a que todavía subsiste cierta acción residual del episodio de "La Niña" que afectó a la campaña agrícola 2007/2008, lo cual impide que la distribución de las precipitaciones asuma un patrón totalmente normal. Sólo el sudeste de Buenos Aires observará un foco con precipitaciones moderadas (10 a 25 mm) que, hacia la costa, se harán abundantes (25 a 50 mm). Sobre el resto del área agrícola nacional se observarán precipitaciones dispersas y lloviznas, con núcleos aislados de tormentas. Además, se producirán episodios de niebla, que obstaculizarán la circulación por las rutas.

 

Hacia el fin de semana próximo se producirá la entrada de una masa de aire frío, que provocará un fuerte descenso térmico en el sur del área agrícola nacional, mientras que el norte seguirá bajo la influencia de los vientos cálidos provenientes del trópico.

 

El este del Noroeste Argentino, la Región del Chaco, el norte de la Región Pampeana y el norte y centro de la Mesopotamia observarán temperaturas mínimas superiores a 10´C, con valores superiores a 15´C, sobre el centro del área. El centro del Noroeste Argentino, el este de Cuyo, el centro de la Región Pampeana y el sur de la Mesopotamia observarán temperaturas mínimas entre 5 y 10 ´C, con leve a moderado riesgo de heladas localizadas. El oeste del Noroeste Argentino, el oeste y el centro de Cuyo y el sur de la Región Pampeana observarán temperaturas mínimas entre 0 a 5´C con alto riesgo de heladas localizadas. El sudoeste de Buenos Aires observará un foco con temperaturas mínimas inferiores a 0´C con heladas intensas.

 

Después, el frío

Es probable que este fenómeno inicie un prolongado lapso con temperaturas bajo lo normal, que se extendería durante varios días, con riesgo de heladas. La gradual disipación del episodio de "La Niña", que afectó a la campaña agrícola 2007/2008 está posibilitando la reactivación de las precipitaciones.

 

Durante las últimas semanas, buena parte del centro y el este del área agrícola nacional recibieron precipitaciones que trajeron alivio a la falta de humedad que aqueja a muchas zonas. No obstante, el proceso en marcha será lento y desparejo, debido a que aún subiste bastante acción residual de "La Niña", y amenaza con tardar en hacerse efectivo en el oeste del área agrícola nacional, donde las condiciones de déficit probablemente se prolonguen hasta la proximidad de la primavera.

 

En lo que respecta a la temperatura se están acentuando las fuertes oscilaciones de la temperatura. Durante la primera etapa de la perspectiva se observarán temperaturas superiores a lo normal, que generarán una fuerte evapotranspiración que consumirá las reservas de humedad de los suelos. En la segunda etapa de la perspectiva, una prolongada ola de frío retardará el desarrollo de los cultivos e interrumpirá la cadena forrajera.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Estas foram as mínimas de algumas das principais cidades do estado de Rondônia no dia de hoje. Percebam a ínfima diferença de 0,3ºC entre a capital Porto Velho com apenas 88 metros de altitude contra os 610 metros da cidade mais alta do estado, Vilhena.

 

Rondnia-visivel.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A SITUAÇÃO É TÃO DESESPERADORA QUE O PHP SUMIU. ATÉ ELE QUE CONSEGUE TER ESPERANÇA QUANDO NINGUÉM MAIS TEM JOGOU A TOALHA.

 

O clima por lá deve ter esquentado. Na política. Debates "acalorados" :lol:

 

Até a automática de Soledade saiu do ar há muitos dias. Vai ver derreteu.

Aqui tá tão primaveril, que até perdi o ânimo em monitorar as temperaturas do Missões :lol:

A esperança ainda é nos últimos dias de julho e primeiros de agosto.

Link to comment
Share on other sites

ja tenho 3,5 graus. Hoje vai nehativar aqui mole mole. Ta muuuuito frio na rua e ta cheio de turista mal agasalhado! Hahahahaha. No caminho pro restaurante o termomeyro do carro chegou a marcar 2 graus

 

Aqui não tá que nem ontem. Apenas 10,6ºC agora, enquanto devia estar curtindo no mínimo uns 2ºC... :cry:

Link to comment
Share on other sites

minima aqui de -0,3 graus... Achei que cairia mais. Tirei boas fotos da geada hoje!

Tucci, queremos dados, não humilhações. :lol: :cry:

 

Aqui tive elevados 15,0° de mínima. Agora já estou na máxima de ontem: 23,8°. U.r. em 58% e 1017,2 mb. Cirrus e um ou outro cumulus isolado e vento N ou NO fraco.

 

Abraços tropicais!

Link to comment
Share on other sites

minima aqui de -0,3 graus... Achei que cairia mais. Tirei boas fotos da geada hoje!

Tucci, queremos dados, não humilhações. :lol: :cry:

 

Aqui tive elevados 15,0° de mínima. Agora já estou na máxima de ontem: 23,8°. U.r. em 58% e 1017,2 mb. Cirrus e um ou outro cumulus isolado e vento N ou NO fraco.

 

Abraços tropicais!

ta bom marcao!! Agora ja tenho 18 graus. O dia ta maravilhosoaqui na serra!
Link to comment
Share on other sites

Renan , JF teve um dia parecido com o que eu tive aqui em Canela

 

Para a minha região, foi um dia bastante típico de acontecer em Julho, Bruno.....mas para Canela, trata-se de um show dos horrores :lol: #-o

 

Calma, que eu tenho certeza que no final do mês chega um frio bom por aí ! ESPERO QUE SIM !!!

Link to comment
Share on other sites

Máximas na Grande Porto Alegre:

 

Campo Bom: 29,8

São Leopoldo: 30,1

 

Noroeste RS

 

São Luís Gonzaga: 26,7ºc

Santa Rosa: 26,6ºc

Cruz Alta: 26ºc

Frederico West.: 25,8ºc

Três de Maio: 25,3ºc

Santo Augusto: 24,7ºc

Palmeira das Missões: 24,1ºc

Isso é um dia de calor moderado para a Grande POA no verão!! Aqui em casa bati 27,1°!!

 

Agora, às 20:10, tenho elevados 20,3° com 71% Não há vento e estamos sob forte estabilidade. Pressão em 1015,8 mb.

 

Abraços tropicais!

Link to comment
Share on other sites

Maria da Fé MG com apenas 05,4 graus agora as 20:HS , marca que para o horario é a mais fria do ano..Com certza teremos negativa por lá amanhã..!!

 

Acredito que não nagativará. Porém nao sou dono da verdade, o que eu percebi por lá a temperatura despenca muito rápido porém depois de uma certa hora desce muito devagar.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Mais uma noite gelada em Minas.....excelente !!! :D

 

E Santa Catarina volta a ficar fria justamente quando eu estiver lá. Lucky !

 

 

Agora, céu claro e 10,2ºC

 

E JÁ HÁ INDÍCIO DE NEVE....

 

E justamente quando acabam as minhas férias!!! Pé quente que sou!!! Elas começaram no início do veranico e acabam com o fim dele. Sério, bati todos os recordes!!!

Link to comment
Share on other sites

Mais uma noite gelada em Minas.....excelente !!! :D

 

E Santa Catarina volta a ficar fria justamente quando eu estiver lá. Lucky !

 

 

Agora, céu claro e 10,2ºC

 

E JÁ HÁ INDÍCIO DE NEVE....

 

E justamente quando acabam as minhas férias!!! Pé quente que sou!!! Elas começaram no início do veranico e acabam com o fim dele. Sério, bati todos os recordes!!!

 

CONFIRMANDO AS RODADAS, AS DAS 0Z ESTAVA BEM CONSISTENTE, DAVA 2/4 CM DE NEVE PARA CÁ. JULHO FICARÁ PRÓXIMO OU ABAIXO DA MÉDIA EM SC E RS E PARTE DO PR, SUL E LESTE.

Link to comment
Share on other sites

As últimas rodadas foram realmente muito boas. Temos uma alta de 1040hpa entrando pelo continente a partir do próximo fds. Porém, o que me deixa bastante curioso é o cenário traçado de pelo Global para os dias 25/26/27 de julho, quando uma baixa se aprofunda no litoral catarinense jogando ar frio para o norte do Brasil, entrando pelo interior de SP, algo parecido com 1918. É um puta ciclone. Se esse cenário se confirmar eu perdôo São Pedro por estas minhas férias mornas.

 

Aqui em Canela tenho 13,2C agora e céu azul. Estou me sentindo em Juiz de Fora :lol:

Link to comment
Share on other sites

Mais uma noite gelada em Minas.....excelente !!! :D

 

E Santa Catarina volta a ficar fria justamente quando eu estiver lá. Lucky !

 

 

Agora, céu claro e 10,2ºC

 

E JÁ HÁ INDÍCIO DE NEVE....

 

E justamente quando acabam as minhas férias!!! Pé quente que sou!!! Elas começaram no início do veranico e acabam com o fim dele. Sério, bati todos os recordes!!!

 

CONFIRMANDO AS RODADAS, AS DAS 0Z ESTAVA BEM CONSISTENTE, DAVA 2/4 CM DE NEVE PARA CÁ. JULHO FICARÁ PRÓXIMO OU ABAIXO DA MÉDIA EM SC E RS E PARTE DO PR, SUL E LESTE.

 

Ronaldo, considerando o dia de hj, as médias de Canela são as seguintes:

 

julho/08

Mínimas: 8,9C

Máximas: 19,9C

Média: 13,3C (anomalia de +3C)

 

Acho muito difícil recuperar, quanto mais ficar abaixo da média.

 

Em POA também estou com anomalia de +3°C...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

As últimas rodadas foram realmente muito boas. Temos uma alta de 1040hpa entrando pelo continente a partir do próximo fds. Porém, o que me deixa bastante curioso é o cenário traçado de pelo Global para os dias 25/26/27 de julho, quando uma baixa se aprofunda no litoral catarinense jogando ar frio para o norte do Brasil, entrando pelo interior de SP, algo parecido com 1918. É um puta ciclone. Se esse cenário se confirmar eu perdôo São Pedro por estas minhas férias mornas.

 

Não há referências sinóticas de julho de 1918, mas apenas da neve de junho de 1918 em Buenos Aires.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Canela tenho 13,2C agora e céu azul. Estou me sentindo em Juiz de Fora :lol:

 

kkkkkkkkkkkkkkkk !!! :lol: Juiz de Fora está mais gelada ! está 09,6ºC, um pouco mais frio que São Joaquim no momento :lol:

Em homenagem para vocês: tenho 18,1° às 0:39. :twisted:

 

Abraços tropicalíssimos!!

Link to comment
Share on other sites

Amigos cheguei em Blumenau vindo de São Bento do Sul a pouco. Me surpreendi ao perceber geada em alguns pontos isolados em São Bento e na Serra de Corupá.

 

Me surpreendi pois de fato não esperava, não tinha nada previsto. Tanto que sequer acompanhei as temperaturas. No INMET de Rio Negrinho fez, até agora, 5,5°C - São Bento deve estar por aí também.

 

Pelas temperaturas nas estações do INMET acho dificil que tenha geado hoje em muitas outras cidades sulinas...

Link to comment
Share on other sites

Amigos cheguei em Blumenau vindo de São Bento do Sul a pouco. Me surpreendi ao perceber geada em alguns pontos isolados em São Bento e na Serra de Corupá.

 

Me surpreendi pois de fato não esperava, não tinha nada previsto. Tanto que sequer acompanhei as temperaturas. No INMET de Rio Negrinho fez, até agora, 5,5°C - São Bento deve estar por aí também.

 

Pelas temperaturas nas estações do INMET acho dificil que tenha geado hoje em muitas outras cidades sulinas...

 

VENHO FALANDO DE GEADA ISOLADA A DIAS NA PREVISÃO, INCLUSIVE AGORA MESMO NA RÁDIO DE ITAIÓPOLIS FALEI EM GEADA BEM ISOLADA DE BAIXADA, LÁ DEU 5,0ºC. TEVE INTERNAÚTA CRITICANDO QUE AS MÍNIMAS DA CLIMATERRA ESTAVAM FORA DA REALIDADE, AÍ ESCREVÍ...

 

OBS: AS MÍNIMAS PREVÍSTAS, EM GERAL NÃO BATEM COM AS OBSERVADAS PELAS ESTAÇÕES DO INMET E EPAGRI, POIS ESTAS, INFELIZMENTE, ESTÃO MAL LOCALIZADAS, FICAM EM TOPO OU ENCOSTA. EM NOITES COM POUCO VENTO OU CALMAS PODEM APRESENTAR VALORES BEM SUPERIORES AO REGISTRADO NA MAIOR PARTE DAS CIDADES OU MUNICÍPIOS, ALGUMAS VEZES SUPERIORES A 5/7ºC. EM SÃO JOAQUIM NÃO É RARO A ESTAÇÃO DO INMET REGISTRAR UMA MÍNIMA POSITIVA E O LAGO DA PRAÇA AMANHECER CONGELADO!!, POIS A CIDADE DE SÃO JOAQUIM, MAIOR PARTE DELA, ESTÁ NUMA GRANDE BAIXADA EM RELAÇÃO A ESTAÇÃO QUE ESTÁ NUM QUASE TOPO. A PRÓPRIA ESTAÇÃO DA CLIMATERRA ESTÁ NUMA ENCOSTA (DENTRO DA BAIXADA). CHAPECÓ, XANXERÊ, SÃO MIGUEL DO OESTE E TANTAS OUTRAS ESTÃO EM SITUAÇÕES SEMELHANTES, NÃO REFELTINDO A REAL SITUAÇÃO DA MAIOR PARTE DA CIDADE. O IDEAL SERIA TER ESTAÇÕES EM BAIXADAS, ENCOSTAS E TOPOS, MAS É MUITO CARO E NUM PAÍS ONDE NÃO SE INVESTE EM EDUCAÇÃO, QUANTO MAIS EM METEOROLOGIA!.

 

POIS ESTIMO A ONDA AS PESSOAS VIVEM OU TEM RENDA E NÃO PARA OS TOPOS DE MORROS!!!

Link to comment
Share on other sites

Amigos cheguei em Blumenau vindo de São Bento do Sul a pouco. Me surpreendi ao perceber geada em alguns pontos isolados em São Bento e na Serra de Corupá.

 

Me surpreendi pois de fato não esperava, não tinha nada previsto. Tanto que sequer acompanhei as temperaturas. No INMET de Rio Negrinho fez, até agora, 5,5°C - São Bento deve estar por aí também.

 

Pelas temperaturas nas estações do INMET acho dificil que tenha geado hoje em muitas outras cidades sulinas...

 

AQUI PODE TER DADO, POIS ONTEM A NOITE ESTAVA NEGATIVO NA RELVA.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.