Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Junho de 2008


Recommended Posts

6Z segue a tendência da 0Z

 

Foram rodadas horríveis até para a Argentina. Rodadas malucas.

 

Pelas últimas rodadas não viria nenhum frio forte nos próximos 15 dias, o que é bastante improvável tendo em vista os últimos 2 meses!

 

Como diria o Luiz: "foquemos-nos" na tendência.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Nesta rodada do GFS o frio é amplamente maritimizado.

 

Porém.....

 

O Global do INPE mantem o frio forte com um pico no dia 4.

 

O acoplado também traz bastante frio para os dias 04 e 05, porém coloca ainda mais para o dia 09.

 

O ensemble também mantem bastante frio para o fim-de-semana do encontro.

 

"FOQUEMOS-NOS" NA TENDÊNCIA!!

Link to comment
Share on other sites

Seguindo a tendência eu subo pra SJ pra pegar neve... Mas ainda faltam alguns dias, pra mim confiança mesmo é abaixo de 100 horas do evento, ou seja, ainda está suscetível a mudanças. Obviamente, o que eu quero é que se for mudar, que mude para mais frio, mas digo que a gente ainda pode tomar uma famosa ré da dança dos modelos...

Link to comment
Share on other sites

A grande "M" que os modelos identificaram foi uma forte área de baixa pressão no pacífico sul que literalmente fatia o anticiclone em dois, atravessando o caminho da alta e acabando com a intensidade do sistema. Este tipo de situação, adverte-se, é muito comum. Sinal perigoso ou maluquice dos modelos? Só o tempo dirá.

Link to comment
Share on other sites

Nesta rodada do GFS o frio é amplamente maritimizado.

 

Porém.....

 

O Global do INPE mantem o frio forte com um pico no dia 4.

 

O acoplado também traz bastante frio para os dias 04 e 05, porém coloca ainda mais para o dia 09.

 

O ensemble também mantem bastante frio para o fim-de-semana do encontro.

 

"FOQUEMOS-NOS" NA TENDÊNCIA!!

Engraçado, quando o GFS não dá o que vc quer ver vc vai para os modelos do INPE, neh?he he he

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Nesta rodada do GFS o frio é amplamente maritimizado.

 

Porém.....

 

O Global do INPE mantem o frio forte com um pico no dia 4.

 

O acoplado também traz bastante frio para os dias 04 e 05, porém coloca ainda mais para o dia 09.

 

O ensemble também mantem bastante frio para o fim-de-semana do encontro.

 

"FOQUEMOS-NOS" NA TENDÊNCIA!!

Engraçado, quando o GFS não dá o que vc quer ver vc vai para os modelos do INPE, neh?he he he

Abraços,

 

Mas é lógico!!!

 

Se eu estou comentando a possibilidade da entrada de uma MP, eu colho informações de tudo quanto é canto.

 

Entretanto, também é lógico que eu leve em consideração aos oscilações do GFS.

 

Entra tudo na panela!!

Link to comment
Share on other sites

Nesta rodada do GFS o frio é amplamente maritimizado.

 

Porém.....

 

O Global do INPE mantem o frio forte com um pico no dia 4.

 

O acoplado também traz bastante frio para os dias 04 e 05, porém coloca ainda mais para o dia 09.

 

O ensemble também mantem bastante frio para o fim-de-semana do encontro.

 

"FOQUEMOS-NOS" NA TENDÊNCIA!!

Engraçado, quando o GFS não dá o que vc quer ver vc vai para os modelos do INPE, neh?he he he

Abraços,

 

Mas é lógico!!!

 

Se eu estou comentando a possibilidade da entrada de uma MP, eu colho informações de tudo quanto é canto.

 

Entretanto, também é lógico que eu leve em consideração aos oscilações do GFS.

 

Entra tudo na panela!!

eu sei que é Lógico, tava só pegando no teu pé. :D

Link to comment
Share on other sites

Outro fator interessante, o SIMEPAR estima mínimas para Palmas de 1°C e -1°C para domingo e segunda respectivamente.

 

Na minha leitura dos modelos, eu não vejo um resfriamento tão significativo no começo da semana que vem. Geada talvez, só bem isolada.

 

É um ponto de vista bem interessante

 

PODE TER GEADA NA SEGUNDA, 3/5 EM PALMAS.

 

 

O engraçado é que o Simepar quase sempre é bastante conservador!!! Pelo que eu vi vai ser frio bem seco novamente!!! Aqui em Curitiba, a média das mínimas ainda está acima da média...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Outro fator interessante, o SIMEPAR estima mínimas para Palmas de 1°C e -1°C para domingo e segunda respectivamente.

 

Na minha leitura dos modelos, eu não vejo um resfriamento tão significativo no começo da semana que vem. Geada talvez, só bem isolada.

 

É um ponto de vista bem interessante

 

PODE TER GEADA NA SEGUNDA, 3/5 EM PALMAS.

 

 

O engraçado é que o Simepar quase sempre é bastante conservador!!! Pelo que eu vi vai ser frio bem seco novamente!!! Aqui em Curitiba, a média das mínimas ainda está acima da média...

 

Sds.

Acho que não tchê, o GFS dá bastante umidade ainda. Fosse o frio um bom tanto mais forte, poder-se-ia falar em neve
Link to comment
Share on other sites

Nesta rodada do GFS o frio é amplamente maritimizado.

 

Porém.....

 

O Global do INPE mantem o frio forte com um pico no dia 4.

 

O acoplado também traz bastante frio para os dias 04 e 05, porém coloca ainda mais para o dia 09.

 

O ensemble também mantem bastante frio para o fim-de-semana do encontro.

 

"FOQUEMOS-NOS" NA TENDÊNCIA!!

Engraçado, quando o GFS não dá o que vc quer ver vc vai para os modelos do INPE, neh?he he he

Abraços,

 

NÃO GOSTO E NÃO USO NO DIA A DIA, MAS É O QUE ESTÁ PEGANDO MELHOR O FRIO A +- 2 MESES. O MBAR É O MELHOR NO CURTO PRAZO.

Link to comment
Share on other sites

Para vocês terem uma idéia, para Buenos Aires foi de -5,0oC para +10oC na próxima quinta-feira em 850hpa.

QUE ISSO! :shock:

Que absurdo!!!

Vai voltar com certeza!!!

 

Quando a loucura é grande eu acredito mais em chance de voltar do que quando de pouco a pouco vai tirando o frio. O que me anima é que a maioria dos outros modelos mantém a tendência de frio muito intenso...

 

Para TM subiu de 0ºc em superfície para 15ºc!

Link to comment
Share on other sites

Para vocês terem uma idéia, para Buenos Aires foi de -5,0oC para +10oC na próxima quinta-feira em 850hpa.

QUE ISSO! :shock:

Que absurdo!!!

Vai voltar com certeza!!!

 

Quando a loucura é grande eu acredito mais em chance de voltar do que quando de pouco a pouco vai tirando o frio. O que me anima é que a maioria dos outros modelos mantém a tendência de frio muito intenso...

 

Para TM subiu de 0ºc em superfície para 15ºc!

 

O que me preocupa é que a maioria dos modelos seguiu o americano.

Link to comment
Share on other sites

Dica: façam um gráfico das mínimas absolutas em 850 hPa sobre POA projetadas em cada rodada. Este será um trabalho que durará o resto do inverno e até a primavera. Assim poder-se-á observar o comportamento passado dos modelos e perceber quaisquer tendências em suas previsões. Uma "previsão da previsão".

Link to comment
Share on other sites

Dica: façam um gráfico das mínimas absolutas em 850 hPa sobre POA projetadas em cada rodada. Este será um trabalho que durará o resto do inverno e até a primavera. Assim poder-se-á observar o comportamento passado dos modelos e perceber quaisquer tendências em suas previsões. Uma "previsão da previsão".

 

Pelo o que bem conheço do GFS ele tem no máximo 4 rodadas para recolocar o frio. Caso contrário, forget it...

Link to comment
Share on other sites

Notícia boa!

 

A rodada do Global que acaba de sair fresquinha do forno coloca um frio muiot forte para sexta-feira com neve na madrugada de sexta para sábado na serra, mantendo um dia muito frio, tando no sábado quanto no domingo.

 

Coloca, pelos meteogramas, neve para Lagoa Vermelha, Passo Fundo e Concórdia. Não coloca para as demais pq não possui gráficos para outras cidades com altitude, no mínimo, decente.

Link to comment
Share on other sites

Com esta notícia, apostaria todas as minhas fichas que o GFS volta com tudo na próxima rodada (18Z) ou nas das 0Z. Digo isto baseado na consistência que os modelos do INPE constumam mostrar ao longo do tempo.

 

 

As duas ondas de frio mais fortes que atingiram o Paraná esse ano, inclusive aquela desse mês que negativou pra todo lado, o INPE foi o mais acertado, pelo menos pro Paraná, sendo que o GFS oscilou bastante, e chegou até a tirar o frio...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Com esta notícia, apostaria todas as minhas fichas que o GFS volta com tudo na próxima rodada (18Z) ou nas das 0Z. Digo isto baseado na consistência que os modelos do INPE constumam mostrar ao longo do tempo.

 

É o samba do crioulo doido ! :lol:

 

 

Essas oscilações são tão normais quanto as disputas no BAZ pra dizer qual cidade é mais fria!!! :lol: :lol:

 

Esse ano temos a favor que os modelos acertaram quase sempre, pois o frio tem chegado de forma constante!!! Já em 2005, por exemplo, os modelos apontavam frio, atrasavam, atrasavam, e em cima da hora ele sumia, ou chegava maritimizado... :twisted:

 

Em 2008 digamos que está uma maravilha acompanhar esses modelos, comparado aos últimos anos...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Notícia boa!

 

A rodada do Global que acaba de sair fresquinha do forno coloca um frio muiot forte para sexta-feira com neve na madrugada de sexta para sábado na serra, mantendo um dia muito frio, tando no sábado quanto no domingo.

 

Coloca, pelos meteogramas, neve para Lagoa Vermelha, Passo Fundo e Concórdia. Não coloca para as demais pq não possui gráficos para outras cidades com altitude, no mínimo, decente.

 

Neve para Erechim também.

 

Chove forte agora.

Link to comment
Share on other sites

A temperatura chegou aos 10ºC hoje no Rio, Zona Oeste. Não sabemos ainda do Alto da Boa Vista, mas deve ter sido ou igual ou maior, pois foi resfriamento de radiação. Choveu ontem em toda a cidade. As florestas, agradecem.

 

Essa marca do Rio é IMPRESSIONANTE :shock:

 

Frio por aqui agora, são 17:45 e já faz 13,5ºC !

Link to comment
Share on other sites

Essas oscilações são tão normais quanto as disputas no BAZ pra dizer qual cidade é mais fria!!! :lol: :lol:

 

Sobre campos já joguei a toalha faz tempo..pelo menos no inverno

 

Como está a média de CDJ neste junho?

 

minha media esta perto de 11 graus celsius. a compensada deve estar perto de 10 graus.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, os dados dos modelos do INPE, ETA 20 e Global 100, estão um espetáculo.

 

Olhem os mapas.

 

Estou confiando mais nos modelos tupiniquins do que nos yankees. E não é por causa daquilo que eles têm apresentado. Basta ver a consistência de ambos nos últimos meses. Quando eles colocam, não tiram mais e confirmam o que disseram dias antes.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.