Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Junho de 2008


Recommended Posts

Realmente a saída do Inpe é fantástica. Recupera o padrão que o americano vinha colocando até ontem. Mas mesmo assim a confiança é baixa acima de 108hs. Como bem lembrou o Bruno, devemos nos fixar na tendência. A tendência de qual? O problema é que temos duas correntes bem divergentes que trocaram de mão cada uma. Me preocupa o fato do GFS querer apontar uma nova tendência e me alegra saber que modelos importantes aderiram ao padrão Inpe. Desse jeito ainda não consegui definir a minha ida para o encontro. Aguardo.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Pessoal, alguém aí talvez me ajude...

 

Pelo radar de Santiago está se formando linhas de tempestades bem organizadas, não só no centro da área de chuva, como em sua dianteira...

 

Isso, não pode resultar em tempo severo nas próximas horas?

 

Principalmente para o noroeste... A temperatura que estava em 13,2ºc até aumentou! Faz 13,9ºc, a chuva parou faz umas duas horas e as nuvens estão mais leves por aqui.... uma calmaria que pode esconder o que se encaminha....

 

:?:

Link to comment
Share on other sites

Dica: façam um gráfico das mínimas absolutas em 850 hPa sobre POA projetadas em cada rodada. Este será um trabalho que durará o resto do inverno e até a primavera. Assim poder-se-á observar o comportamento passado dos modelos e perceber quaisquer tendências em suas previsões. Uma "previsão da previsão".

 

Lembra, Luiz, que há dois anos eu fazia uma tabela com a projeção do modelo a cada rodada ? É de enlouquecer.

Link to comment
Share on other sites

A madrugada não foi de boas notícias vindas dos mais importantes modelos globais, o americano e o europeu. Ambos continuam na idéia de que uma baixa no pacífico deve cruzar o caminho do bolsão frio, atrapalhando a trajetória e enfraquecendo toda evolução do canal. Isso refletiria numa erupção enfraquecida no Cone Sul, com poucas chances de vencer a força da ASAS. Preocupa o fato de mostrarem consistência neste cenário por consecutivas rodadas.

 

Enquanto isso boas notícias começam a aparecer em modelos menos impoartantes, não por isso menos confiáveis. A idéia geral de que esta baixa no pacífico pode atrapalhar corrobora a sugestão do americano e europeu, mas não atrapalharia tanto. Boa parte do bolsão frio continuaria firme no avanço sobre o Cone Sul. Isso inclusive já pode ser visto por todos no Eta 20 e no Mbar. Sendo sustentados por outros importantes modelos globais.

O Inpe continua firme na idéia de frio intenso, dando uma ligeira amenizada em sua rodada mais recente. O que pode ser visto como uma ótima notícia visto o índice de acerto sobre as tendências, mas não sobre a intensidade. Neste padrão ainda podemos acreditar em alguma chance de neve.

 

Dito isso observa-se que tanto o americano como o europeu são os modelos que estão destoando da ampla maioria, são os contra corrente. Os demais sugerem que esta erupção pode chegar com boa intensidade no Sul do Brasil. Entretanto fica cada vez mais longe a possibilidade de algo intenso, visto a série de dificuldades que o bolsão frio terá de enfrentar para chegar aqui. Mas tudo pode mudar como um passo de mágica se as fortes instabilidades que devem escorrer do Chaco em direção ao Prata e ao Sul do Brasil derem origem a uma baixa no oceano. Pelo que tenho visto me parece que as rodagens do Mbar, Eta e Inpe são mais estáveis e estão em melhor consonância com o que costuma ocorrer na erupção de um anticiclone deste porte. O histórico do ano também joga a favor para acreditarmos pouco na força da ASAS e no completo bloqueio deste bolsão frio como sugere o americano e em menor escala o europeu.

Pelo cenário atual aconselho chegarmos em Canela já na sexta, para aproveitar o grosso da advecção do frio. Ou mesmo antes, no caso da formação de uma baixa para a possibilidade de neve.

 

Minha viagem segue indefina. Vamos acompanhar!

Link to comment
Share on other sites

O global do INPE mostra condições favoráveis à neve em Gramado no sábado do encontro, coisa rara de acontecer.
Essa idéia é confiável?

 

Poxa, quando o GFS começou a apontar esta tendência, o INPE não pegava nada. Agora o INPE tá com tudo, enquanto o GFS desistiu.

 

Esses modelos deixar-me-ão malucos ainda

 

O quê é mais provável? Os modelos do INPE retirarem tudo na próxima rodada ou o GFS voltar com tudo?

 

Eu insisto. Acho que o GFS volta.

Link to comment
Share on other sites

O global do INPE mostra condições favoráveis à neve em Gramado no sábado do encontro, coisa rara de acontecer.
Essa idéia é confiável?

 

Poxa, quando o GFS começou a apontar esta tendência, o INPE não pegava nada. Agora o INPE tá com tudo, enquanto o GFS desistiu.

 

Esses modelos deixar-me-ão malucos ainda

 

O quê é mais provável? Os modelos do INPE retirarem tudo na próxima rodada ou o GFS voltar com tudo?

 

Eu insisto. Acho que o GFS volta.

Espero que sim, mas acho que não tche..

Se a gente olhar o histórico do ano, o INPE vai de espacito reduzindo a potência do ar frio e quando tiver em cima do laço o GFS bota o frio de novo, mas algo beeem mais modesto.

Link to comment
Share on other sites

O global do INPE mostra condições favoráveis à neve em Gramado no sábado do encontro, coisa rara de acontecer.
Essa idéia é confiável?

 

Poxa, quando o GFS começou a apontar esta tendência, o INPE não pegava nada. Agora o INPE tá com tudo, enquanto o GFS desistiu.

 

Esses modelos deixar-me-ão malucos ainda

 

O quê é mais provável? Os modelos do INPE retirarem tudo na próxima rodada ou o GFS voltar com tudo?

 

Eu insisto. Acho que o GFS volta.

Espero que sim, mas acho que não tche..

Se a gente olhar o histórico do ano, o INPE vai de espacito reduzindo a potência do ar frio e quando tiver em cima do laço o GFS bota o frio de novo, mas algo beeem mais modesto.

 

Eu também acredito que o GFS volta com todo o frio...

Mas a cada rodada minha esperança diminui...

Dou mais 3 saídas para isso acontecer, 12Z, 18Z ou 0Z, caso contrário...

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa é certa. Se as projeções do Inpe viessem a se confirmar, teríamos neve em quase todas as invasões polares mais fortes. E não é o que vem acontecendo.

 

Isso pelo acoplado. Eu nao me referia ao acoplado.

 

Mas eu também não me refiro ao acoplado.

Caio, eu vi poucas vezes o global do INPE apontar neve, muito poucas.
Link to comment
Share on other sites

ÚLTIMA LEITURA:

 

GFS 12Z = erupção polar fraca, semi-bloqueada, maritimizada e desviada na altura do RS. O melhor do frio entra já na quinta, assim teríamos um encontro sob temperaturas apenas amenas. Nada intenso, nada de neve.

 

É preocupante a constância do GFS para este padrão.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Não vi os mapas das 12Z ainda pq não tenho acesso. Porém o Caio antecipou que a MP fica bloqueada na altura do sul do RS. Constatações:

 

1 - É uma mudança em relação às últimas rodadas. Elas estavam dando calor até o paralelo 40S.

 

2 - Se o INPE mantiver o padrão nas 12Z, continuo achando difícil o GFS ficar parado nas 18Z.

 

3 - Não há bloqueio em altos níveis. Difícil ele parar aqui na altura do RS.

 

4 - Caso ela se maritimize, vai fazer mais frio em Teresópolis do que em Canela

Link to comment
Share on other sites

Acessei os mapas da rodada 12Z.

 

Pelo grid de 84 horas, o mais confiável do GFS, a MP aparece bonitinha, pronta para o abate, a partir do paralelo 40S. O anticiclone está bonitinho no pacífico, entrando pelos andes na altura do paralelo 42S e amparado por uma baixa no atlântico.

 

Ou seja, o canhão "estaria" armado. Resta saber pq o GFS não consegue captar isso para o grid de até 180 horas, ainda mais com essa total ausência de bloqueio onde registrarei neste mês de junho a minha menor máxima absoluta já registrada para um mês de inverno: 20,7C

Link to comment
Share on other sites

Em suma, estou confiante na volatilidade do GFS, ainda mais que não entramos ainda no Grid de 180 horas para sábado à noite.

 

O problema é que a evolução do sistema já está no grid de 180hs. O resultado imediato previsto para sábado é que não está. O que preocupa é isto. A trajetória do anticiclone já entrou faz tempo no grid de 180hs.

Não é o seu caso, Bruno. Mas não devemos confiar apenas no Inpe porque ele é o modelo que mais nos favorece. Para mim, a manutenção da estabilidade do Inpe nesta tarde, se ocorrer, complica ainda mais a situação. Criando uma zona de incerteza enorme e um descompasso raramente visto num prazo curto. Vamos acompanhar.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Caio, sinceramente, eu confio mais no INPE do que no GFS para previsões de médio-prazo. O GFS é mais um ratificador do que um "previsor".

 

Imagina se fôssemos profissionais da área. Em previsões de 7 dias, como faríamos? Sairíamos por aí fazendo previsões do tipo "tira e bota"? Quando o ETA coloca algo para o grid de 7 dias, ele nunca "tira e bota" a todo momento. O máximo que ele faz é corrigir a intensidade do fenômeno.

 

Ou seja, se o INPE corrigir e convergir para a solução do GFS, presenciarei uma correção inédita do INPE para um período de previsão de médio prazo.

Link to comment
Share on other sites

Caio, sinceramente, eu confio mais no INPE do que no GFS para previsões de médio-prazo. O GFS é mais um ratificador do que um "previsor".

 

Imagina se fôssemos profissionais da área. Em previsões de 7 dias, como faríamos? Sairíamos por aí fazendo previsões do tipo "tira e bota"? Quando o ETA coloca algo para o grid de 7 dias, ele nunca "tira e bota" a todo momento. O máximo que ele faz é corrigir a intensidade do fenômeno.

 

Ou seja, se o INPE corrigir e convergir para a solução do GFS, presenciarei uma correção inédita do INPE para um período de previsão de médio prazo.

 

Até porque não tem nenhum profissional se arriscado a médio prazo. As previsões dos institutos mais confiáveis raramente ultrapassam os três dias, colocando no máximo uma tendência num prazo mais esticado. E com relação ao ETA, eu concordo. Mas desde já não estou botando muita fé em algo intenso. O anticiclone não é nenhuma Brastemp e por experiência própria todos devem ceder um pouco, o que não ocasionaria algo que não tenhamos preseciado neste inverno.

Link to comment
Share on other sites

A NOAA já avisou que a confiança nas previsões acima de 84-96hs continua baixa para o fluxo que deve nos atingir. E adiciona que espera correções para a velocidade de propagação da onda para os próximos dias para o GFS.

 

Olha a minha mensagem das 2:19hs e verás que isso realmente tem fundamento.

Link to comment
Share on other sites

Mas não para essa baixa que aparece próximo as Malvinas "ajudar" e forçar essa alta pressão mais para cima, pelo menos a região sul do Brasil?

Em altitude a situação é favorável? Pelo que vi até ontem, não havia aquele cavado típico em 500hpa que acompanha o avanço do ar frio mais forte.

Link to comment
Share on other sites

Mas não para essa baixa que aparece próximo as Malvinas "ajudar" e forçar essa alta pressão mais para cima, pelo menos a região sul do Brasil?

Em altitude a situação é favorável? Pelo que vi até ontem, não havia aquele cavado típico em 500hpa que acompanha o avanço do ar frio mais forte.

 

Ela até ajuda, mas pouco. E foi a baixa nesta nova rodagem que deixou mais lento o fluxo da onda em altos níveis. Estava pior, e mesmo sem bloqueio em 500mb ela acaba assumindo uma trajetória desfavorável, sentido oeste-leste.

Link to comment
Share on other sites

Não gosto do tal GFS, muito conservador. :lol:

Na minha percepção não houve bloqueio até agora, e não haverá bloqueio pelo menos a curto prazo.Vamos lá Bruno não desanime!

 

heheheheh, se existisse o modelo PHP, haveria indicação de frio e neve toda semana :D

 

tempo bom por aqui, 20,2ºC

Link to comment
Share on other sites

A idéia de frio intenso pro encontro fica cada vez mais distante se levarmos em consideração as rodadas desta tarde. Não porque algumas saídas foram ruins e outras foram boas. Mas porque aumentaram os índices de incerteza. E isso não cheira nada bem.

Fiquei pasmo ao observar outra tendência. Agora são três caminhos, o projetado pelo padrão americano, com uma erupão mais fraca e maritimizada. O padrão Inpe/Eta, projetando uma invasão continental e forte. E por fim o padrão europeu que nesta tarde optou pelo ingresso de uma pequena e fraca "bolha" de ar frio que se desprende do anticiclone no pacífico e já entra no Cone Sul no começo da próxima semana. Esta solução é a pior possível e ainda por cima foi suportada por outros modelos globais. Assim, uma coisa já é certa, se entrar, o grosso do frio entra antes do encontro começar.

Diante da falta de concenso, especialmente por uma erupção mais forte, fica difícil acreditar que algo especial possa ocorrer. E levo em consideração também que novamente o Inpe deu uma ligeira reduzida na expectativa de frio. Todos esses fatores contribuem para idéia de que no fim das contas o padrão americano possa (ainda que distante) estar um pouco mais próximo daquilo que realmente vai acontecer. Criando uma situação intermediária entre ele e o Inpe. É plausível mas isso não nos anima muito.

Link to comment
Share on other sites

olhei a rodada do global agora . Foi desanimador . Minha última esperança tá no ETA agora ...

 

Cara, vai ser uma pena se o encontro não tiver muito frio :(

 

mês que vem, começarei a olhar as tendências para o final de Julho, que é minha viagem pra SJ (ano passado, fez muito frio no final de julho).

 

Agora céu claro, e 14.1C

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.