Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Maio de 2008


Recommended Posts

Mínimas 21-05-2008

 

Vitória da Conquista - BA: 11,8ºC

Santa Tereza - ES: 12,0ºC

Correntina - BA: 13,1ºC

Luis Eduardo Magalhães - BA: 13,1ºC

Piatã - BA: 13,5ºC

ITIRUÇU - BA: 14,2ºC

BRUMADO - BA :14,8ºC

Irecê BA: 15,3ºC

Alegre - ES: 15,6ºC

Buritimara BA: 15,7ºC

Alfredo Chaves - ES:16,0ºC

Macajuba - BA : 16,0ºC

Guaranhuns - PE: 17,2ºC

Paranã - TO: 17,4ºC

Gurupi - TO: 17,7ºC

Linhares - ES: 18,1ºC

Vitória - ES: 18,1ºC

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Hoje o dia amanheceu totalmente nublado, embora a mínima aqui em casa foi muito elevada (20,4ºc), a ausência do sol fornece sensação amena a esta manhã.

 

Algumas mínimas 21/05/2008

 

Passo Fundo: 17,9ºc

Santa Rosa: 18,5ºc

Soledade: 19,0ºc

Três de Maio (Ricardo): 20,4ºc

Cruz Alta: 20ºc

 

Campos do Jordão (Tucci) : 01,6

Campos do Jordão (Horto Portaria) : 01,6

Monte Verde : 02,4

Campos do Jordão (Horto) : 02,5

Campos do Jordão (Cptec/Inpe) : 03,5

Campos do Jordão (Inmet - Aut ) : 04,7

Caldas : 05,1

Maria da fé : 05,2

 

Sim, Carlos.. Nos moeram hoje! hehe... Mas eu não posto só temperaturas quando é frio! um calorzinho também é bom! :D

 

Nossas mínimas de hoje serão as máximas de vocês... 8)

Link to comment
Share on other sites

Mas é quente essa Porto Alegre!!! PQP!!!

Madrugada e estou torrando aqui no Bairro Santana.

Notei as MMM que o Marcos se refere.

Já vieste pra Blumenau tu?

 

Ontem eu tava brincando com a estação, testando o abrigo que fiz debaixo do sol. Me mostrou 31°C, eu pensei que o abrigo tivesse torto. Olhei na estação de Indaial do INMET e conclui que o abrigo funcionava direitinho :D

É essa cidade maldita que é quente mesmo

Link to comment
Share on other sites

Mas é quente essa Porto Alegre!!! PQP!!!

Madrugada e estou torrando aqui no Bairro Santana.

Notei as MMM que o Marcos se refere.

Já vieste pra Blumenau tu?

 

Ontem eu tava brincando com a estação, testando o abrigo que fiz debaixo do sol. Me mostrou 31°C, eu pensei que o abrigo tivesse torto. Olhei na estação de Indaial do INMET e conclui que o abrigo funcionava direitinho :D

É essa cidade maldita que é quente mesmo

 

 

Pois é, Blumenau e Joinville o calor pega pra valer mesmo!!! São verdadeiros panelões, próximos a serra e o mar, e com baixa altitude!!! Sds.

Link to comment
Share on other sites

Tivemos noite de verão por aqui: 20,6° aqui em casa de mínima de 20,3° no INMET.

 

Interessante que no Litoral Norte a temperatura já disparou e devido ao vento NO: atingiu 30,1° em Tramandaí e 31,6° em Torres na última hora. O litoral S de SC deve estar fritando!!

 

E no Morro da Igreja não baixou dos 12,1° com ventos de NO a 60 km/h! Mas ninguém supera Santa Maria: mínima de 26,0° pouco depois das 8 h!!! :shock:

 

Agora tenho 25,7° com 65% e 1010,3 mb. Sem vento e nublado com cumulus escurecidos. Parece que vai chover, mas tudo indica que ficaremos num abafamento e sem sol. Pelo menos não iremos aos 30° s eficar assim. Tenho em torno de 26° desde às 10:15.

 

O modelo global do CPTEC indica frio muito intenso até para POA (aí Marco ) !!!!!

 

Do dia 31/05 em diante, a máxima não passaria dos 10ºC inclusive. Difícil, mas não impossível !

É verdade! Mas pense bem: em POA nada é impossível! Depois do congelante final de maio ano passado, com máxima cravando em 10,0°, tivemos mínima de... 8°, a maior de todo o Sul do Brasil.

 

Mas vamos ver.

 

Abraços encoberto!!

Link to comment
Share on other sites

Mas é quente essa Porto Alegre!!! PQP!!!

Madrugada e estou torrando aqui no Bairro Santana.

Notei as MMM que o Marcos se refere.

Já vieste pra Blumenau tu?

 

Ontem eu tava brincando com a estação, testando o abrigo que fiz debaixo do sol. Me mostrou 31°C, eu pensei que o abrigo tivesse torto. Olhei na estação de Indaial do INMET e conclui que o abrigo funcionava direitinho :D

É essa cidade maldita que é quente mesmo

 

 

Pois é, Blumenau e Joinville o calor pega pra valer mesmo!!! São verdadeiros panelões, próximos a serra e o mar, e com baixa altitude!!! Sds.

Incrivelmente essas cidades são tórridas pela geografia local. Mas peguem uma massa de ar frio e tempo seco: a temperatura despenca à noite e, pelo o que acompanho, vocês não têm aquelas nuvenzinhas pra atrapalhar o resfriamento. A temperatura cai mesmo.

 

Agora o Tomasini viu o que me refiro: é comum ter nuvens apenas sobre POA num raio de vários quilômetros, e quando falo apenas e sobre POA falo muitas vezes com literalidade!! Nesse caso são os morros que causam turbulência na atmosfera combinados com o Guaíba e a Laguna dos Patos em volta. Poucas vezes temos a garantia de um resfriamento noturno contínuo em massas de ar frio.

 

Abraços nebuloso-tropicais!

Link to comment
Share on other sites

Mas ninguém supera Santa Maria: mínima de 26,0° pouco depois das 8 h!!! :shock:

 

 

Tá aí Marcão, imagine se vc morasse em Santa Maria, não ia reclamar das MM, mas o que isso cara, o clima dessa cidade em situações de ar quente é simplesmente hostil, é a visão do inferno!!! :twisted: :twisted:

 

26ºC as 8 da manhã!!! :shock: :evil: :shock:

Eu ia embora cara, largava tudo, emprego, namorada, família!!! :lol: :lol:

 

O mais difícil é entender o que provoca isso naquela cidade, porque a fronteira oeste é quente, mas essa Santa Maria é simplesmente surreal!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Isso ocorre em algumas situações no ano. Em compensação, em dias que POA tinha mínima de 13°/15°, Santa Maria caía sempre para 6°/7°. Há muita gente e por vezes negativa em alguns pontos da cidade. O problema são os dias de calor e/ou vento N.

 

Agora tenho 25,1° com 68% e muito nublado!

 

Abraços pré-frontais!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Fui dar uma pesquisada mais aprofundada em mapas,latitudes e afins, eis que constatei algo que às vezes passa despercebido,, Erechim está mais ao norte do que Lages, ou seja Erechim está em latitude menor, e olhando superficialmente ou no imaginário, SC ao norte do RS, a gente vê que não é bem assim, e SJ está mais ao sul que Passo Fundo, e´impressionante, SJ nesta latitude, com estas altitudes teoricamente ainda está mais favorável à neve do que eu mesmo imaginava, mas aí bato cabeça me perguntando,:Por que SJ tem apresentado tão pouca neve nos últimos anos?}??Só pode ser ciclo ruim demais ou "olho" do pessoal do sudeste(brincadeira gurizada) :lol:

Mas sinceramente acredito que em breve as serras do RS e SC voltarão ao normal no que refere-se à ocorrência do fenômeno.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mas ninguém supera Santa Maria: mínima de 26,0° pouco depois das 8 h!!! :shock:

 

 

Tá aí Marcão, imagine se vc morasse em Santa Maria, não ia reclamar das MM, mas o que isso cara, o clima dessa cidade em situações de ar quente é simplesmente hostil, é a visão do inferno!!! :twisted: :twisted:

 

26ºC as 8 da manhã!!! :shock: :evil: :shock:

Eu ia embora cara, largava tudo, emprego, namorada, família!!! :lol: :lol:

 

O mais difícil é entender o que provoca isso naquela cidade, porque a fronteira oeste é quente, mas essa Santa Maria é simplesmente surreal!!!

 

Sds.

Tu já pegou Lageado, Santa Cruz do Sul,Muçum, Encantado em dia de calor?É humanamente impossível"como diz um amigo meu, suportar numa boa um calor assim :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Mas é quente essa Porto Alegre!!! PQP!!!

Madrugada e estou torrando aqui no Bairro Santana.

Notei as MMM que o Marcos se refere.

Já vieste pra Blumenau tu?

 

Ontem eu tava brincando com a estação, testando o abrigo que fiz debaixo do sol. Me mostrou 31°C, eu pensei que o abrigo tivesse torto. Olhei na estação de Indaial do INMET e conclui que o abrigo funcionava direitinho :D

É essa cidade maldita que é quente mesmo

 

 

Pois é, Blumenau e Joinville o calor pega pra valer mesmo!!! São verdadeiros panelões, próximos a serra e o mar, e com baixa altitude!!! Sds.

Incrivelmente essas cidades são tórridas pela geografia local. Mas peguem uma massa de ar frio e tempo seco: a temperatura despenca à noite e, pelo o que acompanho, vocês não têm aquelas nuvenzinhas pra atrapalhar o resfriamento. A temperatura cai mesmo.

 

Agora o Tomasini viu o que me refiro: é comum ter nuvens apenas sobre POA num raio de vários quilômetros, e quando falo apenas e sobre POA falo muitas vezes com literalidade!! Nesse caso são os morros que causam turbulência na atmosfera combinados com o Guaíba e a Laguna dos Patos em volta. Poucas vezes temos a garantia de um resfriamento noturno contínuo em massas de ar frio.

 

Abraços nebuloso-tropicais!

Joinville tem um ventito de quando em vez, é praticamente litoral. Blumenau é encravada no meio dos morros, o termo "panela" é bastante apropriado. Não duvido que seja uma das cidades mais quentes do Sul.

 

O verão aqui é terrível. No inverno a proximidade do mar favorece a MM e, quando se tem sol, esquenta muito à tarde. Em breve entrará no ar minha estação aqui em bnu, só falta construir o apoio para o abrigo e minha internet em casa voltar a funcionar ;)

Link to comment
Share on other sites

Fui dar uma pesquisada mais aprofundada em mapas,latitudes e afins, eis que constatei algo que às vezes passa despercebido,, Erechim está mais ao norte do que Lages, ou seja Erechim está em latitude menor, e olhando superficialmente ou no imaginário, SC ao norte do RS, a gente vê que não é bem assim, e SJ está mais ao sul que Passo Fundo, e´impressionante, SJ nesta latitude, com estas altitudes teoricamente ainda está mais favorável à neve do que eu mesmo imaginava, mas aí bato cabeça me perguntando,:Por que SJ tem apresentado tão pouca neve nos últimos anos?}??Só pode ser ciclo ruim demais ou "olho" do pessoal do sudeste(brincadeira gurizada) :lol:

Mas sinceramente acredito que em breve as serras do RS e SC voltarão ao normal no que refere-se à ocorrência do fenômeno.

 

 

Ciclone Paulo, tem q ter ciclone concomitantemente a entrada do ar frio!! É muito raro nevar no sul sem ciclone, e eles sumiram nos últimos anos!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Fui dar uma pesquisada mais aprofundada em mapas,latitudes e afins, eis que constatei algo que às vezes passa despercebido,, Erechim está mais ao norte do que Lages, ou seja Erechim está em latitude menor, e olhando superficialmente ou no imaginário, SC ao norte do RS, a gente vê que não é bem assim, e SJ está mais ao sul que Passo Fundo, e´impressionante, SJ nesta latitude, com estas altitudes teoricamente ainda está mais favorável à neve do que eu mesmo imaginava, mas aí bato cabeça me perguntando,:Por que SJ tem apresentado tão pouca neve nos últimos anos?}??Só pode ser ciclo ruim demais ou "olho" do pessoal do sudeste(brincadeira gurizada) :lol:

Mas sinceramente acredito que em breve as serras do RS e SC voltarão ao normal no que refere-se à ocorrência do fenômeno.

 

 

Ciclone Paulo, tem q ter ciclone concomitantemente a entrada do ar frio!! É muito raro nevar no sul sem ciclone, e eles sumiram nos últimos anos!!!

 

Sds.

Sim esta é uma das explicações, mas e pq tão poucos ciclones?Aí é que está, enquanto a meteorologia se preocupa mais com o Pacífico com La Niña?ElNiño,que sei que tem sua importância, esquecem de observar o que ocorre no Atlântico...

Link to comment
Share on other sites

Mas é quente essa Porto Alegre!!! PQP!!!

Madrugada e estou torrando aqui no Bairro Santana.

Notei as MMM que o Marcos se refere.

Já vieste pra Blumenau tu?

 

Ontem eu tava brincando com a estação, testando o abrigo que fiz debaixo do sol. Me mostrou 31°C, eu pensei que o abrigo tivesse torto. Olhei na estação de Indaial do INMET e conclui que o abrigo funcionava direitinho :D

É essa cidade maldita que é quente mesmo

 

Mano véio de caneco e viagem, estará aqui no feriado? Temos a visita ilustre do Bruno e do Brenno em nossa capital. :wink:

 

http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?t=4438

 

Abçs

Link to comment
Share on other sites

alguém está conseguindo acessar o site da Metsul?

no meu pc está caindo em um site que nada tem a ver.

e o endereço está certo.

 

Eu consigo acessar. Porém parece ser uma página armazenada em cache. Sei lá.

Mas acesso.

 

curiosamente, agora, consigo acessar.

mas, durante um certo período ficou outra página que nada tinha ver.

Link to comment
Share on other sites

Tarde com bastante vento aqui no noroeste gaúcho...

 

Rajadas hoje à tarde na região:

 

Palmeira 52,56km/h

Cruz Alta 41,56km/h

São Luís Gonzaga 39,26km/h

Santa Rosa 35,28km/h

Santo Augusto 33,48km/h

 

Fiz uma lista um pouco maior com rajadas no RS e SC (rajada máxima do dia até 15h00min) :D

 

Morro da Igreja - SC: 71,4km/h

Bagé - RS: 65,8km/h

Santa Maria - RS: 62,6km/h

Caçapava do Sul - RS: 56,8km/h

Passo Fundo - RS: 54,3km/h

Palmeira das Missões - RS: 52,5km/h

Sao Jose dos Ausentes - RS: 52,2km/h

Quarai - RS: 48,2km/h

Santana do Livramento RS: 48,2km/h

Chui - RS: 44,6km/h

Uruguaiana - RS: 44,6km/h

São Miguel do Oeste - SC: 44,2km/h

Xanxerê - SC: 43,9km/h

Ilha do Arvoredo - SC: 43,5km/h

Rancho Queimado - SC: 43,5km/h

Vacaria - RS: 43,5km/h

Soledade - RS: 42,8lm/h

Cruz Alta - RS: 41,7km/h

Alegrete - RS: 41,7km/h

Erechim - RS: 41,4km/h

Siderópolis - SC: 41,2

São Borja - RS: 41,0km/h

Joaçaba - SC: 40,6km/h

Link to comment
Share on other sites

A serra da Mantiqueira se beneficia muito com os anticiclones que deixam o ar bastante seco aqui no Sudeste nesta época do ano. Mesmo Juiz de Fora também se beneficia: Hoje mínima de 11.5ºC na minha estação ! teve bom ! 8)

 

É verdade Renan.

Aqui em Itatiaia marquei 12.0C (sensor fixo na parede, dentro da varanda... com plantas e etc).

Pelo wunderground vi que Resende deu 11C, sendo esta cidade uns 2C mais quente que Itatiaia! Acredito que em algumas partes da cidade a temperatura tenha descido abaixo de 10C.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Tarde com bastante vento aqui no noroeste gaúcho...

 

Rajadas hoje à tarde na região:

 

Palmeira 52,56km/h

Cruz Alta 41,56km/h

São Luís Gonzaga 39,26km/h

Santa Rosa 35,28km/h

Santo Augusto 33,48km/h

 

Fiz uma lista um pouco maior com rajadas no RS e SC (rajada máxima do dia até 15h00min) :D

 

Morro da Igreja - SC: 71,4km/h

Bagé - RS: 65,8km/h

Santa Maria - RS: 62,6km/h

Caçapava do Sul - RS: 56,8km/h

Passo Fundo - RS: 54,3km/h

Palmeira das Missões - RS: 52,5km/h

Sao Jose dos Ausentes - RS: 52,2km/h

Quarai - RS: 48,2km/h

Santana do Livramento RS: 48,2km/h

Chui - RS: 44,6km/h

Uruguaiana - RS: 44,6km/h

São Miguel do Oeste - SC: 44,2km/h

Xanxerê - SC: 43,9km/h

Ilha do Arvoredo - SC: 43,5km/h

Rancho Queimado - SC: 43,5km/h

Vacaria - RS: 43,5km/h

Soledade - RS: 42,8lm/h

Cruz Alta - RS: 41,7km/h

Alegrete - RS: 41,7km/h

Erechim - RS: 41,4km/h

Siderópolis - SC: 41,2

São Borja - RS: 41,0km/h

Joaçaba - SC: 40,6km/h

Jóia esta colaboração Guto!Vou tentar trazer uma lista com as médias de vento de várias cidades :D

O problema é que vc não pega o dia todo, o ideal é fazer um cálculo do dia anterior. :D

E a rajada máxima de Soledade foi 46,8km/h e não 42,8 :wink:

Link to comment
Share on other sites

Tarde com bastante vento aqui no noroeste gaúcho...

 

Rajadas hoje à tarde na região:

 

Palmeira 52,56km/h

Cruz Alta 41,56km/h

São Luís Gonzaga 39,26km/h

Santa Rosa 35,28km/h

Santo Augusto 33,48km/h

 

Fiz uma lista um pouco maior com rajadas no RS e SC (rajada máxima do dia até 15h00min) :D

 

Morro da Igreja - SC: 71,4km/h

Bagé - RS: 65,8km/h

Santa Maria - RS: 62,6km/h

Caçapava do Sul - RS: 56,8km/h

Passo Fundo - RS: 54,3km/h

Palmeira das Missões - RS: 52,5km/h

Sao Jose dos Ausentes - RS: 52,2km/h

Quarai - RS: 48,2km/h

Santana do Livramento RS: 48,2km/h

Chui - RS: 44,6km/h

Uruguaiana - RS: 44,6km/h

São Miguel do Oeste - SC: 44,2km/h

Xanxerê - SC: 43,9km/h

Ilha do Arvoredo - SC: 43,5km/h

Rancho Queimado - SC: 43,5km/h

Vacaria - RS: 43,5km/h

Soledade - RS: 42,8lm/h

Cruz Alta - RS: 41,7km/h

Alegrete - RS: 41,7km/h

Erechim - RS: 41,4km/h

Siderópolis - SC: 41,2

São Borja - RS: 41,0km/h

Joaçaba - SC: 40,6km/h

 

Jóia esta colaboração Guto!Vou tentar trazer uma lista com as médias de vento de várias cidades :D

Valeu!

 

O problema é que vc não pega o dia todo, o ideal é fazer um cálculo do dia anterior. :D

Eu coloquei as rajadas de hje pois percebi que o dia estava bem ventoso em parte do RS e SC. :shock:

Pegar todo dia é muito trabalhoso..

 

E a rajada máxima de Soledade foi 46,8km/h e não 42,8 :wink:

Verdade!! hehe :roll:

Link to comment
Share on other sites

Ontem e hoje aqui em Taubaté, céu aberto, sem nuvens; de manhã uma "frescura" de 16 graus á tarde um calor de 27; e deve continuar assim até o fim de semana.

Uma pergunta para quem costuma frequentar Campos do Jordão; qual a temperatura mais baixa que vcs já pegaram???

Eu cheguei a pegar, não me lembro se foi oficial ou não, 3 graus abaixo de zero, segundo o termômetro de rua que fica lá no centro de Capivari, isso foi no feriado de Corpus Christi de 2000.

 

A mais baixa que peguei em Campos do Jordão foi de -1°C em 19 de julho de 2006, com geada moderada, oficialmente, se eu não me engano, fez 1,8°C no INMET.

 

Em tempo, na automática de Campos do Jordão hoje mínima de 4,7°C e máxima de 20,5°C, às 17h fazia 17,6°C e às 18h a temperatura já era de 12,5°C, começa o espetáculo da queda na Mantiqueira e quem for para lá no feriadão vai pegar madrugadas muito frias. Já aqui, registrei mínima de 13,2°C (devido ao ar seco e tempo aberto) e máxima de 28,0°C, agora 23,3°C.

Link to comment
Share on other sites

Agora Meia-noite :

 

Monte Verde : 05,6

Campos do Jordão : 06,6

Tucci: Arriscaria uns 04,5

 

São José dos Ausentes : 15,1

São Joaquim : 15,5

 

Coitadas das medias de maio.. :lol:

 

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA E SEXTA-FEIRA, DIAS 22 E 23/05/08

- 21/05 - 11h28min

 

 

 

 

VERANICO; APÓS UM PERÍODO DE FRIO CONSTANTE UM PERÍODO DE 4/5 DIAS OU MAIS DE TEMPERATURA BEM ACIMA DO NORMAL E, NORMALMENTE, SEM CHUVA.

 

"VERANICO DE MAIO", QUE NA REALIDADE NÃO É MUITO FREQUENTE DE ACONTECER, VERANICO, AO PÉ DA LETRA, É MAIS COMUM EM JULHO E AGOSTO.

 

O VERANICO, QUE TEVE INÍCIO NESTA SEGUNDA-FEIRA, DEVE DURAR ATÉ SEXTA OU SÁBADO, APÓS A PASSAGEM DE UMA FRENTE FRIA, FRACA, QUASE SEM CHUVA POR SC, ENTRE A TARDE/NOITE DE SÁBADO E MADRUGADA/MANHÃ DE DOMINGO, TEREMOS A ENTRADA DE UMA MASSA DE AR SECO DE ORIGEM POLAR QUE BAIXARÁ A TEMPERATURA EM SC, MAIS SENSÍVEL MENTE DO CENTRO AO LITORAL, JÁ COM RISCO DE GEADA NO AMANHECER DE SEGUNDA-FEIRA, NAS ÁREAS ACIMA DOS 1000 m, COM MAIOR CHANCE NA REGIÃO DE S.JOAQUIM ONDE A MÍNIMA FICARÁ PRÓXIMA OU INFERIOR A 0ºC NOS VALES E BAIXADÕES DA REGIÃO.

 

ATÉ SEXTA OU SÁBADO A TEMPERATURA NAS REGIÕES MAIS FRIAS; AS MÍNIMAS FICARÃO ENTRE 5/8ºC (BAIXADAS E VALES) E AS MÁXIMAS ENTRE 23/26ºC E NA MAIOR PARTE DE SC; ENTRE 10/15ºC E 26/31ºC, PODENDO PASSAR DOS 32/34ºC NO INTERIOR DO LITORAL, BAIXO VALE DO RIO ITAJAÍ E REGIÃO DE ITAPIRANGA. POSSÍVEL CHUVA NO SÁBADO DE TARDE/NOITE EM PONTOS BEM ISOLADOS DO ESTADO. FRIO NA SEMANA QUE ENTRARÁ.

 

DADOS DE HOJE, PODERÁ SOFRER ALTERAÇÕES.

Link to comment
Share on other sites

Mas é quente essa Porto Alegre!!! PQP!!!

Madrugada e estou torrando aqui no Bairro Santana.

Notei as MMM que o Marcos se refere.

Já vieste pra Blumenau tu?

 

Ontem eu tava brincando com a estação, testando o abrigo que fiz debaixo do sol. Me mostrou 31°C, eu pensei que o abrigo tivesse torto. Olhei na estação de Indaial do INMET e conclui que o abrigo funcionava direitinho :D

É essa cidade maldita que é quente mesmo

 

AGORA É QUE ESTÁ DENTRO DO NORMAL DE MAIO. ESTAVA E ESTÁ AINDA ABAIXO DO PADRÃO.

Link to comment
Share on other sites

Mas é quente essa Porto Alegre!!! PQP!!!

Madrugada e estou torrando aqui no Bairro Santana.

Notei as MMM que o Marcos se refere.

Já vieste pra Blumenau tu?

 

Ontem eu tava brincando com a estação, testando o abrigo que fiz debaixo do sol. Me mostrou 31°C, eu pensei que o abrigo tivesse torto. Olhei na estação de Indaial do INMET e conclui que o abrigo funcionava direitinho :D

É essa cidade maldita que é quente mesmo

 

 

Pois é, Blumenau e Joinville o calor pega pra valer mesmo!!! São verdadeiros panelões, próximos a serra e o mar, e com baixa altitude!!! Sds.

Incrivelmente essas cidades são tórridas pela geografia local. Mas peguem uma massa de ar frio e tempo seco: a temperatura despenca à noite e, pelo o que acompanho, vocês não têm aquelas nuvenzinhas pra atrapalhar o resfriamento. A temperatura cai mesmo.

 

Agora o Tomasini viu o que me refiro: é comum ter nuvens apenas sobre POA num raio de vários quilômetros, e quando falo apenas e sobre POA falo muitas vezes com literalidade!! Nesse caso são os morros que causam turbulência na atmosfera combinados com o Guaíba e a Laguna dos Patos em volta. Poucas vezes temos a garantia de um resfriamento noturno contínuo em massas de ar frio.

 

Abraços nebuloso-tropicais!

Joinville tem um ventito de quando em vez, é praticamente litoral. Blumenau é encravada no meio dos morros, o termo "panela" é bastante apropriado. Não duvido que seja uma das cidades mais quentes do Sul.

 

O verão aqui é terrível. No inverno a proximidade do mar favorece a MM e, quando se tem sol, esquenta muito à tarde. Em breve entrará no ar minha estação aqui em bnu, só falta construir o apoio para o abrigo e minha internet em casa voltar a funcionar ;)

 

PASSE UM VERÃO EM ITAPIRANGA E VERÁ O QUE É CALOR DE DIA, A SORTE É QUE ALIVIA UM POUCO DE NOITE. LÁ JÁ DEU 46,5ºC!!! E 17 DIAS SEGUIDOS COM MÁX. ACIMA DE 40,5ºC.

Link to comment
Share on other sites

Agora Meia-noite :

 

Monte Verde : 05,6

Campos do Jordão : 06,6

Tucci: Arriscaria uns 04,5

 

São José dos Ausentes : 15,1

São Joaquim : 15,5

 

Coitadas das medias de maio.. :lol:

 

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA E SEXTA-FEIRA, DIAS 22 E 23/05/08

- 21/05 - 11h28min

 

 

 

 

VERANICO; APÓS UM PERÍODO DE FRIO CONSTANTE UM PERÍODO DE 4/5 DIAS OU MAIS DE TEMPERATURA BEM ACIMA DO NORMAL E, NORMALMENTE, SEM CHUVA.

 

"VERANICO DE MAIO", QUE NA REALIDADE NÃO É MUITO FREQUENTE DE ACONTECER, VERANICO, AO PÉ DA LETRA, É MAIS COMUM EM JULHO E AGOSTO.

 

O VERANICO, QUE TEVE INÍCIO NESTA SEGUNDA-FEIRA, DEVE DURAR ATÉ SEXTA OU SÁBADO, APÓS A PASSAGEM DE UMA FRENTE FRIA, FRACA, QUASE SEM CHUVA POR SC, ENTRE A TARDE/NOITE DE SÁBADO E MADRUGADA/MANHÃ DE DOMINGO, TEREMOS A ENTRADA DE UMA MASSA DE AR SECO DE ORIGEM POLAR QUE BAIXARÁ A TEMPERATURA EM SC, MAIS SENSÍVEL MENTE DO CENTRO AO LITORAL, JÁ COM RISCO DE GEADA NO AMANHECER DE SEGUNDA-FEIRA, NAS ÁREAS ACIMA DOS 1000 m, COM MAIOR CHANCE NA REGIÃO DE S.JOAQUIM ONDE A MÍNIMA FICARÁ PRÓXIMA OU INFERIOR A 0ºC NOS VALES E BAIXADÕES DA REGIÃO.

 

ATÉ SEXTA OU SÁBADO A TEMPERATURA NAS REGIÕES MAIS FRIAS; AS MÍNIMAS FICARÃO ENTRE 5/8ºC (BAIXADAS E VALES) E AS MÁXIMAS ENTRE 23/26ºC E NA MAIOR PARTE DE SC; ENTRE 10/15ºC E 26/31ºC, PODENDO PASSAR DOS 32/34ºC NO INTERIOR DO LITORAL, BAIXO VALE DO RIO ITAJAÍ E REGIÃO DE ITAPIRANGA. POSSÍVEL CHUVA NO SÁBADO DE TARDE/NOITE EM PONTOS BEM ISOLADOS DO ESTADO. FRIO NA SEMANA QUE ENTRARÁ.

 

DADOS DE HOJE, PODERÁ SOFRER ALTERAÇÕES.

 

Ronaldooo, td bem contigo??

 

Hoje eu tava dando uma olhada no SBT aki de Floripa, e adorei ver o comercial da tua previsão do tempo.. hehehe! Disk previsão.

 

Falando do tempo, aki em Fpolis tivemos mais um dia de verão. Amanhã acho que as praias vão ter muito movimento.

Link to comment
Share on other sites

Agora Meia-noite :

 

Monte Verde : 05,6

Campos do Jordão : 06,6

Tucci: Arriscaria uns 04,5

 

São José dos Ausentes : 15,1

São Joaquim : 15,5

 

Coitadas das medias de maio.. :lol:

 

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA E SEXTA-FEIRA, DIAS 22 E 23/05/08

- 21/05 - 11h28min

 

 

 

 

VERANICO; APÓS UM PERÍODO DE FRIO CONSTANTE UM PERÍODO DE 4/5 DIAS OU MAIS DE TEMPERATURA BEM ACIMA DO NORMAL E, NORMALMENTE, SEM CHUVA.

 

"VERANICO DE MAIO", QUE NA REALIDADE NÃO É MUITO FREQUENTE DE ACONTECER, VERANICO, AO PÉ DA LETRA, É MAIS COMUM EM JULHO E AGOSTO.

 

O VERANICO, QUE TEVE INÍCIO NESTA SEGUNDA-FEIRA, DEVE DURAR ATÉ SEXTA OU SÁBADO, APÓS A PASSAGEM DE UMA FRENTE FRIA, FRACA, QUASE SEM CHUVA POR SC, ENTRE A TARDE/NOITE DE SÁBADO E MADRUGADA/MANHÃ DE DOMINGO, TEREMOS A ENTRADA DE UMA MASSA DE AR SECO DE ORIGEM POLAR QUE BAIXARÁ A TEMPERATURA EM SC, MAIS SENSÍVEL MENTE DO CENTRO AO LITORAL, JÁ COM RISCO DE GEADA NO AMANHECER DE SEGUNDA-FEIRA, NAS ÁREAS ACIMA DOS 1000 m, COM MAIOR CHANCE NA REGIÃO DE S.JOAQUIM ONDE A MÍNIMA FICARÁ PRÓXIMA OU INFERIOR A 0ºC NOS VALES E BAIXADÕES DA REGIÃO.

 

ATÉ SEXTA OU SÁBADO A TEMPERATURA NAS REGIÕES MAIS FRIAS; AS MÍNIMAS FICARÃO ENTRE 5/8ºC (BAIXADAS E VALES) E AS MÁXIMAS ENTRE 23/26ºC E NA MAIOR PARTE DE SC; ENTRE 10/15ºC E 26/31ºC, PODENDO PASSAR DOS 32/34ºC NO INTERIOR DO LITORAL, BAIXO VALE DO RIO ITAJAÍ E REGIÃO DE ITAPIRANGA. POSSÍVEL CHUVA NO SÁBADO DE TARDE/NOITE EM PONTOS BEM ISOLADOS DO ESTADO. FRIO NA SEMANA QUE ENTRARÁ.

 

DADOS DE HOJE, PODERÁ SOFRER ALTERAÇÕES.

 

Ronaldooo, td bem contigo??

 

Hoje eu tava dando uma olhada no SBT aki de Floripa, e adorei ver o comercial da tua previsão do tempo.. hehehe! Disk previsão.

 

Falando do tempo, aki em Fpolis tivemos mais um dia de verão. Amanhã acho que as praias vão ter muito movimento.

 

AQUI TUDO EM ORDEM, CURTINDO O VERANICO. LOGO, LOGO VEM FRIO FORTE.

Link to comment
Share on other sites

A serra da Mantiqueira se beneficia muito com os anticiclones que deixam o ar bastante seco aqui no Sudeste nesta época do ano. Mesmo Juiz de Fora também se beneficia: Hoje mínima de 11.5ºC na minha estação ! teve bom ! 8)

 

É verdade Renan.

Aqui em Itatiaia marquei 12.0C (sensor fixo na parede, dentro da varanda... com plantas e etc).

Pelo wunderground vi que Resende deu 11C, sendo esta cidade uns 2C mais quente que Itatiaia! Acredito que em algumas partes da cidade a temperatura tenha descido abaixo de 10C.

Sds.

 

NO SUDESTE ESTÁ ASSIM FRIO DEVIDO AO AR SECO DE ORIGEM POLAR, POR ISSO ESSE FRIO FORTE NA MADRUGADA/AMANHECER, SE FOSSE AR SECO DE ORIGEM TROPICAL O FRIO SERIA BEM MENOS INTENSO. É UMA MASSA DE AR FRIO EM TRANSIÇÃO PARA TROPICAL, MAS AINDA É AR FRIO.

Link to comment
Share on other sites

Ainda que seja cedo, começo a temer uma certa convergência em torno do seguinte entendimento dos modelos. O anticiclone do fim deste mês entra mega continental, porém sofre uma mega maritimização sobre o Sul do Brasil. Isso porquê encontra a muralha Brasil Tropical. Não é o pior dos cenários, o frio chega com força, mas pode ser um desperdício tremendo. Pelas últimas projeções quem não vai gostar nada disso é o pessoal acima do paralelo 24/25. É gente, sem ciclone ou áreas de baixa pressão induzindo no Atlântico a coisa não progride.

Link to comment
Share on other sites

Ainda que seja cedo, começo a temer uma certa convergência em torno do seguinte entendimento dos modelos. O anticiclone do fim deste mês entra mega continental, porém sofre uma mega maritimização sobre o Sul do Brasil. Isso porquê encontra a muralha Brasil Tropical. Não é o pior dos cenários, o frio chega com força, mas pode ser um desperdício tremendo. Pelas últimas projeções quem não vai gostar nada disso é o pessoal acima do paralelo 24/25. É gente, sem ciclone ou áreas de baixa pressão induzindo no Atlântico a coisa não progride.

 

Caio,

 

Pela tua mensagem, entendi que RS e Planalto Catarinense terão frio.

Minha dúvida é a seguinte:

Vai ter frio e ciclone para esta região? E em havendo ciclone e frio, pode haver neve?

Link to comment
Share on other sites

Ainda que seja cedo, começo a temer uma certa convergência em torno do seguinte entendimento dos modelos. O anticiclone do fim deste mês entra mega continental, porém sofre uma mega maritimização sobre o Sul do Brasil. Isso porquê encontra a muralha Brasil Tropical. Não é o pior dos cenários, o frio chega com força, mas pode ser um desperdício tremendo. Pelas últimas projeções quem não vai gostar nada disso é o pessoal acima do paralelo 24/25. É gente, sem ciclone ou áreas de baixa pressão induzindo no Atlântico a coisa não progride.

 

Caio,

 

Pela tua mensagem, entendi que RS e Planalto Catarinense terão frio.

Minha dúvida é a seguinte:

Vai ter frio e ciclone para esta região? E em havendo ciclone e frio, pode haver neve?

 

Mauro

 

Como bem colocou o amigo Ronaldo, algumas simulações apostam num cavado, que induz o avanço do ar frio. Custo acreditar ainda nesta situação enquando o GFS não estabilizar as suas rodagens e outros importantes modelos globais não convergirem para esta idéia. A neve, neste momento, é um fenômeno que eu descartaria.

Link to comment
Share on other sites

Mauro

 

Como bem colocou o amigo Ronaldo, algumas simulações apostam num cavado, que induz o avanço do ar frio. Custo acreditar ainda nesta situação enquando o GFS não estabilizar as suas rodagens e outros importantes modelos globais não convergirem para esta idéia. A neve, neste momento, é um fenômeno que eu descartaria.

 

Obrigado Caio.

A questão é que o GFS está muito distanciado do frio e isto nos deixa desconfiados, com uma pulga atrás da orelha.

Link to comment
Share on other sites

Mauro

 

Como bem colocou o amigo Ronaldo, algumas simulações apostam num cavado, que induz o avanço do ar frio. Custo acreditar ainda nesta situação enquando o GFS não estabilizar as suas rodagens e outros importantes modelos globais não convergirem para esta idéia. A neve, neste momento, é um fenômeno que eu descartaria.

 

Obrigado Caio.

A questão é que o GFS está muito distanciado do frio e isto nos deixa desconfiados, com uma pulga atrás da orelha.

 

IRÁ CORRIGIR. PARA SEGUNDA DE -4/-2 NA REGIÃO DE S.JOAQUIM.

Link to comment
Share on other sites

Parte do técnico do cptec

 

"A frente fria que encontra-se no sul do Uruguai se deslocará pelo oceano, mas favorece as instabilidades observadas entre este país e o RS. Com isto deverá ocorrer pancadas de chuva no extremo sul do Estado gaúcho. Na sexta-feira uma nova frente fria se propagará pela Argentina, Uruguai e atingirá o sul do RS trazendo maiores condições para chuvas. Mas é justamente entre a sexta-feira e o sábado que começam as diferenças entre os modelos ETA e o GFS, sobretudo para a Região Sul do país. O modelo GFS indica a formação de uma área de baixa pressão (ciclone) intensa a leste do Uruguai e a sudeste do RS, mas o modelo ETA não indica este ciclone. De qualquer forma, mesmo que o GFS esteja certo e que se forme este ciclone, ele está mais afastado do continente e não ficará vários dias na região como o ciclone de cerca de 15 dias atrás. Portanto este sistema por enquanto não é muito significativo. Seja como for haverá aumento da nebulosidade no RS e mesmo entre SC e o PR. No domingo a nebulosidade tende a aumentar um pouco inclusive na faixa leste do Sudeste por conta de ventos oceânicos associados com o deslocamento da frente fria e a alta da retaguarda deste sistema pelo Atlântico. O cavado que encontra-se sobre o sul da Região Nordeste tende a facilitar a formação e deslocamento de nuvens altas como cirrus entre o sul do PA, TO, norte de GO e a BA, contribuindo para a manutenção da nebulosidade sobre esta área.

Elaborado pelo Meteorologista Vlamir da Silva Junior.

Atualizado às 12z pela Meteorologista: Naiane Araujo

Atualizado às 18z pela Meteorologista: Mônica Lima."

Link to comment
Share on other sites

O bloqueio tem suas desvantagens, mas estar neste exato momento em frente a praia brava com um mar cristalino e sem vento não tem preço. Essa cidade é sacanagem.

 

JOAQUINA QUASE SEM ONDAS NESTE EXATO MOMENTO E UMAS 30 PESSOAS NA PRAIA, MENOS DE 10 NA ÁGUA, MAIS SURFISTA DE PRIMEIRA VIAGEM. TÁ LINDA A JOACA! DE VEZ EM QUANDO UMA DE 0,5/1,0m.

Link to comment
Share on other sites

Quebra de record em Joinville

 

 

Ja bati o record de temperatura para o mes de maio em Joinville.

as 14h ja estou com 33,1 . Isto eh, a temperatura mais alta que registrei em Joinville no mes de maio , havia sido em 1997, com 33,0 .

 

 

Outro fato curioso, eh a umidade, estou com 34%, o que segura entre uma umidade muito baixa na cidade, , ate agora soh registrei uma vez umidade abaixo de 30%, que ocorreu em agosto de 2005 com 26% .

 

Clima desertico na cidade, a noite a minha minima foi de 13,6.

 

No aeroporto tambem esta muito quente. esta com 33,0 sendo a minima registrada nessa noite 15,0 e a umidade no aero agora esta em 38%.

 

Pelo andar da carruagem deverei bater os 34 graus, ou ate mesmo passar disso .

 

A temperatura passar dos 30 graus em maio eh muito dificil aqui, em junho e julho eh mais frequente do que em maio .

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.