Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Janeiro de 2008


Breno
 Share

Recommended Posts

  • Replies 441
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Dia fresco em POA. Tenho apenas 19,1° com 86% e chuva. Já foram 16,2 mm até agora.

 

Só não sei de onde tirei a máxima de 32,6° ontem. A temperatura disparou e subiu algo como 1,5° em 10 minutos. Acho que meu ventilador do abrigo desligou por um instante, mas considerei a máxima válida assim mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Ontem a chuva chegou na parte da tarde. Começou por volta das 15 horas e se prolongou até a noite. O maior valor acumulado ocorreu na encosta do maciço da Tijuca, com 46 mm. Na maior parte da cidade não passou dos 30 mm e, no interior do estado, choveu menos ainda. Agora de manhã voltou a chover mas de forma fraca.

 

As previsões indicam chuva forte para hoje e amanhã. Será ? Não estou acreditando nisso.....

Link to comment
Share on other sites

Em Goiânia, temos o segundo dia com máximas abaixo de 25ºC. E em janeiro, já temos 100mm de chuva a mais que dezembro. Foram 318mm em janeiro e 218mm em dezembro.

 

Hoje:

Minha casa: 18.9ºC - 24.4ºC

Auto Inmet: 20.0ºC - 24.7ºC

Conv Inmet :19.2ºC - 24.2ºC

 

 

Agora, 21h, 20.6ºC aqui em casa.

Link to comment
Share on other sites

A última madrugada foi de chuva moderada no Rio! O dia começou nublado e logo uma chuva fraca e rápida voltou a cair na cidade! Durante a tarde o céu ficou com muitas nuvens e o sol até apareceu ligeiramente e bem fraco em alguns momentos! Agora de noite, o tempo melhorou mais e há muitas estrelas no céu brilhando entre poucas nuvens, hehe!

 

Condições Registradas:

Mínima: 19,3ºC

Máxima: 27,5ºC

URA: 74%

Precipitação: 22 mm (Santa Cruz e Sepetiba)

 

Condições Atuais (22:35):

Tempo: Parcialmente Nublado

Temp.: 24,9ºC

URA: 84%

Ventos: De Sudoeste à 8 km/h

Pressão: 1006 hPa

 

Previsão para esta quinta-feira:

Provavelmente a temperatura deve se elevar um pouco mais na cidade podendo alcançar os 30 graus em alguns pontos! O sol continua entre muitas nuvens e pode voltar a chover fraco no final da tarde e/ou início da noite! Durante a noite, o tempo deve melhorar um pouco!

 

Boa Noite!!! :D

Link to comment
Share on other sites

JÁ COMEÇA A SINALIZAR UMA POSSÍVEL GEADA NA SEGUNDA-FEIRA....."SERÁ O VERÃO MAIS QUENTE DOS ÚLTIMOS 10 ANOS NA MAIOR PARTE DO PAÍS"...FONTE; INMET/INPE NA REVISTA VEJA....

Todos os anos são o mais quentes, mais tempestuosos, mais secos, mais chuvosos, com os maiores recordes de furacões, calor e tornados em 3 milhões de anos!!

 

Bom, por aqui tive mínima de 18,6°... às 12:14 durante a chuva moderada que acumulou 52,9 mm!!

 

Agora tenho 20,1° com 80% e pressão em 1008,3 mb. Apenas nublado com leves aberturas.

 

Bem-vinda seja esta agradável noite! 8)

Link to comment
Share on other sites

Hoje 30/01 :

 

Porto Alegre :

 

Aut - Inmet : 18,4 / 24,7

 

Conv - Inmet : 20,1 / 20,7

 

Estranho.. :roll:

As tabelas das capitais do INMET desconsideram as temperaturas na madrugada (horário da máxima), além de colocarem a máxima até às 17 h (horário de verão em que se publica a tabela).

 

Só acho muito esquisito essa mínima de 20,1°. Fazia 18°/19° ao meio-dia!

 

Tenho 20,1° com 79%.

 

Abraços inmetianos!

Link to comment
Share on other sites

Hoje 30/01 :

 

Porto Alegre :

 

Aut - Inmet : 18,4 / 24,7

 

Conv - Inmet : 20,1 / 20,7

 

Estranho.. :roll:

As tabelas das capitais do INMET desconsideram as temperaturas na madrugada (horário da máxima), além de colocarem a máxima até às 17 h (horário de verão em que se publica a tabela).

 

Só acho muito esquisito essa mínima de 20,1°. Fazia 18°/19° ao meio-dia!

 

Tenho 20,1° com 79%.

 

Abraços inmetianos!

 

Como disse pro Carlos outro dia, talvez o que se publica na internet não seja arquivado como "extremos diários".

 

Veja, chega as 18h, todas as capitais estão com seus registros diários fechados. mas o inmet trabalha sob as regras da OMM: 0h UTC começa e termina um dia, no registro diário.

Link to comment
Share on other sites

Belo Horizonte teve mínima de 16,7º C naconvencional do INMET :D

Na automática em Contagem, cidade industrial e a 20 Km, houve registro de 15,9º C (mas essa estação fica num campus de uma faculdade,em área mais alta que a média da cidade).

A máxima em BH (est. convencional) foi de 25,6º C.

 

Acredito que a mínima foi baixa porque choveu muito forte lá pelas 3 da madrugada, e com ventos fortes, o que certamente contribuiu pra abaixar a temperatura.

Link to comment
Share on other sites

Blumenau, mais chuva. Já há alagamentos pontuais na cidade :cry:

Mais cedo tive que ir na Vorstadt, havia alguns pontos de alagemento na Rua Itajaí.

A prainha da Ponta Aguda - do outro lado do centro - já está debaixo de água.

 

Notícia também de alagamento em outros pontos no Vale: Gaspar, Ilhota, Navegantes e Bal. Camboriu também tiveram problemas com o temporal de hoje.

Link to comment
Share on other sites

É algo FORA DO COMUM a chuva daqui. Não esperava tanto volume. Quase 200mm só hoje de precipitação acumulada.

 

para o inmet, no site tá:

 

Data de pesquisa: 31/01

 

 

FLORIANOPOLIS 19,1 °C 21,8 °C 95,0 % 136,9

 

 

como vêem, o inmet informa os extremos do dia não considerando oh UTC. ele publica o fechamento do dia no fim da tarde, ficando de fora os registro até às 21h local.

Link to comment
Share on other sites

JANEIRO;

 

S.JOAQUIM

 

NESTE ANO FECHOU COM AS SEGUINTES MÉDIAS;

 

INMET;

 

21,0/12,6/16,0/196,1 mm

-2,1/-0,5/-1,2/+28,6 mm (1955/2007)

 

CLIMATERRA

 

22,2/12,8/16,7/151,6 mm

-2,3/-0,7/-1,2/-19,9 mm (1999/2007)

 

O MAIS FRIO DESDE A ABERTURA DA ESTAÇÃO.

 

INMET

 

-MAIS FRIO EM 26 ANOS, PERDE PARA 1982 (15,8°C)

-QUARTO MAIS FRIO EM 54 ANOS

- MÉDIA MÁXIMA MAIS BAIXA, JUNTO COM 1990, EM 54 ANOS.

 

FPOLIS/INMET

 

MÉDIAS

 

27,8/21,1/24,5 SIMPLES

 

-12 DIAS COM MÍNIMAS ABAIXO DE 20,0ºC ( POSSIVELMENTE ESTÁ ENTRE OS 5 JANEIROS QUE MAIS MÍNIMAS BAIXAS TEVE NA SÉRIE 1911/2007)

MÉDIA MÍNIMA E MÁXIMA MAIS BAIXA DESDE 1990

MAIS FRIO DESDE 1990

UM DOS MAIORES PERÍODOS SEGUIDOS COM MÍNIMAS ABAIXO DE 20,0 SEGUIDOS, FORAM 8 DIAS (21 A 28), PODE SER, TAMBÉM, UM DOS MAIORES JÁ REGISTRADOS EM JANEIRO, TALVEZ APENAS EM 1979 POSSA TER TIDO ALGO PARECIDO, POIS A MÉDIA MÍNIMA FOI DE 19,5, ÚNICA ABAIXO DE 20,0 NA SÉRIE 1911/2007.

 

A REGIÃO DE FRAIBURGO

 

JANEIRO MAIS FRIO EM 17 ANOS , JUNTO COM 1994, MÉDIA DE 19,1.

 

URUSSANGA SEM REGISTRAR NENHUMA TEMPERATURA IGUAL OU ACIMA DE 30,0 ENTRE 17 A 31 DE JANEIRO, QUANDO A MÉDIA MÁXIMA É DE +-31ºC.

 

FONTE; INMET/CLIMATERRA.

Link to comment
Share on other sites

 

Mas os registros apos as 16 horas não entram no dia seguinte , tanto de precipitação ou temperatura..??

 

ao que parece não.

 

veja: creio que para efeitos de divulgação na internet, o inmet dispensa um critério mais "oficial". eles só o fazem para ilustrar e informar as condições por mera curiosidade.

 

eu acho, senão não teria lógica. 8)

 

PS: tô em matinhos, litoral do PR, estação móvel do BAZ. de frente para o mar, ótima brisa, céu com poucas núvens, 28,1ºC. maravilhoso dia...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.