Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JANEIRO 2010


Guest Vinícius
 Share

Recommended Posts

  • Replies 655
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Buenas!

 

Olhando-se o leito do rio, uma questão fica evidente: Com a força da correnteza, não teria como serem respeitadas as curvas do leito... Evidente que a água avancará em linha reta nesses locais... Outra, com essa estrutura, há quanto tempo não há uma manutenção???

 

SyS!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A ponte não é de 77. Foi inaugurada em 63.

Era que eu estava pensando.

Marquito narrei jogo em Agudo pela Série Ouro de Futsal, se não me engano em 2004 ou 2005,a cidade de Agudo fica num panelão.A paisagem desta região normalmente tem aquelas áreas alagadas onde o pessoal cultiva o arroz, imagina então tanta chuva sobre as cabeceiras dos rios, a própria chuva no local, é água sobre água.

Aqui agora há pouco mais um toró com relâmpagos e vento a pressão continua baixa ; pelo meu barômetro,1005 HPa!O acumulado até as 5h da madrugada, 251,6 mm!!!

Link to comment
Share on other sites

Caiu a ponte sobre o rio Fão entre Barros Cassal e Fontoura Xavier,e não é uma ponte pequena.Graças a Deus, sem vítimas,pouco tempo antes da ponte cair,um ônibus de linha havia passado sobre a mesma.

Alexandre seria importante conversar com o Prefeito de Barros Cassal, ouvi-o falando no rádio há pouco e o relato é impressionante do quanto choveu , dos estragos em Barros Cassal,mais de 300mm de chuva.Neste momento está falando o Prefeito de Fontoura Xavier, José Flávio e dá conta também de 330mm acumulados e muitos estragos, caiu outra ponte maior ainda, esta com 104m que divide os municípios de Fontoura Xavier e Progresso.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Aqui tivemos uma forte pancada de 42mm e vento considerável...... Ficamos sem energia até agora... Segundo rádio Guarathan em São Pedro foi complicado devido ao vento... Pelos registros do INMET a rajada, aqui, chegou à 36.7Km/h o que não chega ser demasiado frente outros dias... Vejamos o que será, pois pelas imagens está entrando "chumbo grosso" no estado...

 

Segundo rádio já chove há mais de uma hora em Agudo, complicando as buscas... Quaraí em estado crítico...

 

Alexandre, afinal o que houve em Santiago aquela noite???

 

Saudações!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Foi muito feio o que ocorreu em São Pedro... Ouvindo o prefeito, agora, o mesmo disse o seguinte: "parece que passou um ciclone".... :shock:... Casas testelhadas, alagamentos, postes caídos, enfim... Aguardemos mais noticias...

 

Sobre a idade da ponte, ainda dou mais crédito ao Alexandre... Talvez a governadora tenha se equivocado no ardor do momento, pois imaginem ir ao local e ver tudo arrasado... Um repórter ao comentar o tema, estando no local, ficou com voz embaraçada ao falar...

 

Parece que a tal ponte apresentou rachaduras algum tempo atrás e o exército andou fazendo uns "remendos"...

 

Saudações!

Link to comment
Share on other sites

O Secretário de Obras está em São Tomé, ele descreve o cenário de destruição, nas barrancas, a ponte do Arroio Tereza também caiu, a força da água foi tamanha que arrastou, enormes rochas, lama, e varreu várias partes de mato, levando pinheiros, árvores nativas para dentro do rio, é coisa jamais vista em nossa região! :shock:

Vou ver se consigo fotos com o Ronei assessor de imprensa da Prefeitura.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Forte carga sobre Santa Maria, felizmente aqui não foi forte, mas para No-N-Ne está muito feio... Nuvens cinza escuras passam em uma velocidade digno de nota... Olhando-se daqui é de espantar o quadro... Espero que nada de mais grave tenha ocorrido em São Martinho, Julio de Castilhos ou Itaara...

 

Saudações!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sarandi a chuva até ontem era insuficiente em boa parte da região. Na média ficou nos 30 mm. A pouco deu uma pancada forte e pelas imagens do satélites deverá vir mais. Se assim for, finalmente irá suprir a deficiência hídrica da região.

Saudações.

 

Não quero ser pessimista, mas acho que esta Frente já "degringolou". Vai secar rapidamente. O excesso de chuva na área central do estado não se repetiu no norte. Há lugares (muitos lugares) próximos ao Rio Uruguai onde sequer choveu. É o cúmulo da má distribuição espacial da chuva. :evil:

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Meu caro Dr Vicente vá a ponte que partiu (...)

 

8-)

 

Mafili, o que ouvi pela rádio, e rádio é muito dinâmica, foi que o vice prefeito estava indo lá justamente para fazer uma avaliação pois a idéia era essa... Além do fato de que a governadora viria exatamente para ver a região e, de uma maneira ou de outra, o tráfego já estava sendo monitorado... Imagina, poderia ela estar lá no momento!!!... Sobre a dinamicidade do rádio, foi esse o caso da entrevista dela... Ela misturou "alho com bugalhos" e falou em "tufão"... É perdoável... Hoje pela manhã o prefeito de São Pedro ao relatar a tempestade que atingiu a cidade se expressou assim: "foi um ciclone que não deu tempo de nada"...

 

Em Tempo: Olho e re-olho as fotos da ponte inteira e confesso que não fico "satisfeito" com aqueles pilares... Outra coisa que me lateja: Hoje pela manhã, na rádio guarathan foi dito pelo locutor do horário que havia, SIM, indícios de rachaduras e que há alguns anos o exército já havia feito manutenção na mesma... "Há alguns anos"... Enfim...

 

P.S: Ouçam, a partir de agora, a rádio Guaíba... É muito DEZ o programa... E o melhor: Com intervenções da Metsul... Uma "alta autoridade" do DAER largou a "pérola" de que esse tipo de ponte não tem estrutura para suportar altos volumes (mais ou menos isso)...

 

Saudações!

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Rio com dia nublado (nuvens médias e altas) e abafado com 31 graus no SD e 33 no Galeão, ontem tivemos uma chuvinha rápida com poucas trovoadas baixas que serviu para refrescar a noite.

 

Tenho observado nos últimos dias que a estação do Inmet em Araranguá (SC) frequentemente registra o maior ponto de orvalho do país, e quanto maior o PO mais desconfortável fica o calor, caso a estação não tenha algum problema podemos dizer que o calor de Araranguá é o mais opressivo entre as cidades com automática do Brasil, hoje chegou a 29 graus, o maior já registrado nesta estação. Certamente a estação não fica na beira da praia onde as condições são mais amenas, vide Santa Marta, Torres e outras que tem registrado índices bem altos mas não tanto.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Rio com dia nublado (nuvens médias e altas) e abafado com 31 graus no SD e 33 no Galeão, ontem tivemos uma chuvinha rápida com poucas trovoadas baixas que serviu para refrescar a noite.

 

Tenho observado nos últimos dias que a estação do Inmet em Araranguá (SC) frequentemente registra o maior ponto de orvalho do país, e quanto maior o PO mais desconfortável fica o calor, caso a estação não tenha algum problema podemos dizer que o calor de Araranguá é o mais opressivo entre as cidades com automática do Brasil, hoje chegou a 29 graus, o maior já registrado nesta estação. Certamente a estação não fica na beira da praia onde as condições são mais amenas, vide Santa Marta, Torres e outras que tem registrado índices bem altos mas não tanto.

 

Interessante a análise, Loepa. Grosso modo todas as estações sulinas estão registrando índices de calor muito altos, talvez estamos presenciando, agora já no ínicio do ano, o pior período de 2010 em termos de índice de calor. Aqui em POA sua-se em todo e qualquer ambiente sem A/C.

Link to comment
Share on other sites

MAfili, segue alguns dados e o link do video da ponte de Birigui, ponte pequena, ainda bem .

 

Uma ponte desabou na região noroeste do estado de São Paulo em razão da força das águas. Um morador filmou o momento em que uma parte do asfalto cedeu. Ninguém se feriu.

 

A ponte fica no principal acesso da cidade de Birigui, a 507 km de São Paulo, à Rodovia Marechal Rondon. Algumas famílias estão isoladas em razão da queda da ponte.

 

http://eptv.globo.com/noticias/noticias_interna.aspx?283850

Link to comment
Share on other sites

Explodiram 6 núcleos de instabilidade nos litorais de SC e do PR, além de um sobre o Planalto norte de SC, próximo do Vale do Itajaí. Pelo potencial de tormenta da região (calor dos vales + umidade do mar) vamos ver se não dá nenhum temporal mais severo. Espero que nada sério.

 

Aqui em casa a mínima foi de belos 23,9° e a máxima de 29,9°. Amazônia de novo. Agora faz 28,3° com 74% e venta de ONO a 9,7 km/h. O Alexandre me falou a pouco que choveu com forças em todas as áreas do RS, menos na extensão da Laguna dos Patos. Só POA e a região de Pelotas escaparam as enxurradas. Uma pancada por aqui cairia bem só para baixar uns 3° na temperatura.

 

Pressão em 1004,3 mb.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Hoje segundo meu termometro a mínima foi de -40,3° :mrgreen: Mas ele não anda muito confiável ultimamente :lol: No mais, mínima de 23,5° na estação do Lucas e maxima de 32,9°!

 

Calooooooooooooooooooooooooor

 

:lol:

 

Aqui, agradabilíssimo... 25°C / 26 °C; 80% de URA; vento de No-N à 9Km/h na BASM e rajada à 14.7Km/h no INMET... Mas daqui 7min. muda tudo :D...

 

 

Segundo nossa governadora, em entrevista à uma rádio local, o "Fórum Climático" vai transcorrer com um único foco: As alterações climáticas e as consequências que podem ocasionar, traçando metas de prevenção para que esses temporais, enchentes, etc. não causem mais transtornos... Muito meritório!!!!...

 

Saudações!

Link to comment
Share on other sites

Que calor em Cascavel: 2 dias com máxima de 32,9°C.

 

Estou em Torres. Chove fraco com períodos de melhorias no começo desta noite. A temperatura atual é de 25,0°C na estação do INMET e de 25,4°C no meu termômetro instalado próximo da praia.

 

Por conta da chuva, na última hora a temperatura mínima foi de 24,1 no INMET e de 24,3 no meu termômetro!

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, uma das manhãs mais "frias" do mês. A mínima foi 20,2°C.

 

Até agora não baixou de 20°C neste mês :roll: .

E nenhuma máxima menor que 30°C.

 

 

Ontem o sol apareceu forte à tarde e a temperatura disparou para 33,1°C.

 

Agora faz 22,7°C com céu muito nublado e 86% de UR.

Choveu 0,5mm durante a madrugada. O acumulado do mês é de umidíssimos 1,5mm.

 

:roll: :roll: :roll:

 

Que mês...

Link to comment
Share on other sites

Escutei numa emissora de rádio, o locutor falando que caíram algumas travessias no RS...

Por favor, o que ocorreu aqui, não tem precedentes na região, foram pontes de concreto; com 75, 104m que foram destruídas pleas águas, e sem falar a grande altura destas pontes em relaçã ao leito dos rios.Nem falo em pontilhões que foram vários e vários...

Link to comment
Share on other sites

Pasmem, a altura da ponte que caiu sobre o rio Fão entre Fontoura e Barros cassal; era de 35m :o :shock:

Shima, acho que foi -se o abrigo com termômetro lá na baixada do Pantera, o Paulo, caseiro, perdeu tudo, e já decidiu sair do local :(

Estive ontem no Parque das Tuias, foram muitos estragos,açudes transbordaram e a água invadiu o restaurante, quiosques, barracas,lancheria com a enxurrada chegando a 1m50cm;o termÔmetro e abrigo lá ,escaparam por pouco .

O mesmo ocorreu com o Camping Beira Rio às margens do Espraiado.

Link to comment
Share on other sites

Céu nublado em Torres, neblina e vento forte. A minima registrada pelo INMET foi de 21,1°C. No meu termômetro a mínima foi de 20,6°C. E apesar do vento bem forte, a estação do INMET só registrou 28km/h. Isso pois o anemômetro está instalado a +- 3 metros de altura (no máximo 4) com uma construção próxima. Tiro fotos da estação mais tarde! Agora faz 21,9°C pela estação do INMET e 22,2°C a beira mar

Link to comment
Share on other sites

QUE 2012 NADA, SEGUNDO O MARCOS É CENARIO DE FIM DE MUNDO

Eu não autorizei esse comentário meu aqui no BAZ. Vou processar-te! :D Pagamento só em 2013! :D

 

Do mais, dia muito agradável, vento fresco e porcos boiando no Guaíba. Aqui em casa não baixei dos 21°, mas estava 22° às 10:30. Agora faz 23,4° com 68% e venta de S a 4,0 km/h.

 

Abraços apocalípticos!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Pois SM está com ar e sensação de inicio de outono... 21°C e vento, segundo últimas atualizações, à 22.22Km/h na BASM e rajada à 29Km/h no INMET... Agradabilíssimo...

 

Pois eu vi uma notícia onde a repórter falava em morte de 2.000 suínos em determinada região à qual não lembro o nome agora...

 

QUE 2012 NADA, SEGUNDO O MARCOS É CENARIO DE FIM DE MUNDO

 

BOA!!!!... Apesar dos pesares...

 

Pode parecer sem importância, mas achei de interessante leitura

 

Pena que nem todas as pessoas tenham condições de seguir os conselhos...

 

Saudações!

Link to comment
Share on other sites

Pasmem, a altura da ponte que caiu sobre o rio Fão entre Fontoura e Barros cassal; era de 35m :o :shock:

 

Exceção de Agudo, sejamos sinceros, todas as demais pontes eram de pequeno porte.

Pode parar, não só sinceros, temos de ser verdadeiros, a não ser que no teu critério, ponte com 75, com 104m de vão sejam pequenas;aí é uma avaliação tua, na minha análise, ponte pequena é ponte de 15, 20 no máximo 30m, estas duas uma tinha 75, a outra 104m, é bem diferente...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.