Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JANEIRO 2010


Guest Vinícius
 Share

Recommended Posts

  • Replies 655
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Não é problema com o abrigo, realmente está um calor que não se via desde novembro por aqui. Está muito quente, tá difícil ficar lá fora.

 

No sol, faz 40,5°C.

 

Pelo menos o modelo ETA acertou a previsão para a região de Gavião Peixoto :roll: .

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Pois é Ilson, mas já há uma bela formação de nebulosidade sobre a região aí... Até uns pontinhos se assanham no RINDAT... Aqui fomos à 32°C com pressão em queda... 1007 hPa pelo INMET e na BASM 1008; URA em 60%...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

E que nebulosdade que nada,o sol volta a brilhar forte e faz disparar ainda mais a temperatura.Pressao em 1010 hpa,URA em 40%,vento norte a 17 km/h e temperatura de 37.2°c.

Minha mãe, como conseguem morar ai???????????????????????? Quando o 'inferno' termina Ilson?? Fim de março já da uma refrescada???

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Por aqui só falta descer mais um pouquinho... Nosso No-N-Ne está carregado de CBs e bastante escurecido, aqui o vento começa a virar e entra de No-N... Com certeza Cruz Alta, Julio de Castilhos e região já devem estar recebendo uma bela pancada... Na BASM o vento foi à 20Km/h e no INMET 12.24Km/h com rajada em 24.48Km, ainda Se-S... 32°C; 1006 hPa... Vejamos o que será...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

E o calor aumentou ainda mais aqui na baixada e olha que poderia ter sido muito mais quente ainda,bendito seja o aumento da nebulosidade.Se nao tivermos chuva até a meia noite,teremos quebrado o recorde de minima mais elevada desde o inicio do monitoramento daqui da baixada[13 anos].

 

TEMP.MIN: 24.8[bAIXADA]

TEMP.MAX: 37.3[bAIXADA]

Link to comment
Share on other sites

E que nebulosdade que nada,o sol volta a brilhar forte e faz disparar ainda mais a temperatura.Pressao em 1010 hpa,URA em 40%,vento norte a 17 km/h e temperatura de 37.2°c.

Minha mãe, como conseguem morar ai???????????????????????? Quando o 'inferno' termina Ilson?? Fim de março já da uma refrescada???

 

Joao,

 

Acredite, a gente se acostuma!Pode demorar um tempo,mas chega uma hora que nóos nao sentimos mais tanto calor ou tanto frio.O calorao vai até o fim de março por aqui,mas até mesmo em abril é comum ir a 38°c num dia e 3 dias depois cair para 3 ou 4°c com geada.Mas quando as continentais polares começarem a chegar,aí sim é que eu tenho certeza de amar esse lugar onde eu moro.

Link to comment
Share on other sites

Voltei da praia a pouco!!! Fiquei em Atlântida, bairro de Xangrilá (+- 65 km ao S de Torres), de 25/12 a 3/1. Como tive dificuldades de pegar bons dados na temperatura, não fiz registros de máxima de mínima, mas consegui aferir mais ou menos os valores extremos.

 

A 600 m da orla, tive mínima de 20,4° dia 1º/1 e máxima de 34,7° dia 27/12. O período entre 25 e 30/12 foi infernalmente quente, praticamente sem vento e de consequente aquecimento. Ficava muito úmido e tivemos inclusive neblina na linha da praia em alguns desses dias. As mínima ficaram constantemente em 23°/24°, mais ou menos. A coisa melhorou só no dia 30, quando tivemos alguma chuvinha e no dia 31 com o vento nordestão batendo com força!!

 

Fiquei com dúvidas quanto as minhas mínimas, mas agora vi que Tramandaí teve noites com valores nas mesmas faixas dos meus dados. No Litoral Norte é comum mínimas de 22° com vento NE, mas dessa vez os valores ficaram até 2° acima do normal e o vento era muito fraco ou mesmoi virava de "terral". Hoje tive mínima de 24,0° em Atlântida e deu 23,9° em Tramandaí. Muito calor!!

 

Aqui em casa tive a lamentável variação de 20,8° a 34,9°. Não baixar dos 21° por 10 dias é dose.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Pois por aqui as CBs avançaram ao Ne-E-Se e ficou uma cobertura escurecida mandando garoa intermitente... Porém, ainda, míseros 4mm... Mas o vento... Há fosse sempre assim... Creio que a partir de Santa Cruz e Julio de Castilhos vai dar-se a maior carga chegando à PoA...

 

Caímos para 24°C na BASM, que registra 14.8Km/h e no INMET 26.8°C com indicativo de rajada em 27.36Km/h; 1008 hPa...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Tem nucleos de cor magenta na area central do RS. Nao tem como escapar!

É verdade Tucci, incrível a explosão de CBs no centro do RS nas últimas horas!!!

Explodiu uma área de instabilidade na metade N do RS! O satélite não deixa dúvidas sobre a ação da "criança".

 

Aqui em POA o céu está nublado, muito escuro e chove forte ao N da cidade. Parece que temos mamatus, mas é uma formação parecida. Já tem uma cortina de chuva vindo de oeste. O sistema que aparece no satélite está chegando por aqui agora.

 

No momento, a 6 m do solo, tenho 27,7°. Vai vir muita água!! (Graças a Deus!! :D )

 

Abraços tempestuosos!

Link to comment
Share on other sites

Depois de uma chuvinha boa que caiu ontem à noite, hoje o dia amanheceu com uma forte neblina, parecia outono/inverno; lógico que, depois o sol saiu e a temperatura bateu nos 30°C.

 

Hoje passamos sem chuva, mas, São Luiz do Paraitinga, uma cidade que fica no meio do caminho entre o Vale e o litoral norte, está debaixo d'agua, o rio que corta a cidade subiu impressionantes 10 metros; dos aproximadamente 10 mil habitantes, 8 mil foram afetados pela enchente.

 

Pela previsão de alguns sites, a partir de quinta-feira, volta a chover bastante aqui na região, o que é uma péssima notícia, algumas previsões, estão dando entre 150 e 200 mm de chuva , o que seria catastrófico para algumas cidades, já que os níveis dos rios estão muito altos.

Link to comment
Share on other sites

Hoje a tarde foi muuito quente, a mais quente desde novembro.

A máxima no abrigo chegou a 34,9°C (Em Ribeirão Preto fez 35°C).

No sensor exposto ao sol a temperatura chegou a 41,3°C.

 

Agora, 21h13, 28,6°C, 4°C a mais que ontem no mesmo horário.

 

Amanhã a temperatura deverá variar entre 23°C e 35°C.

Link to comment
Share on other sites

Hoje fui à praia pela primeira vez desde janeiro de 2008 e posso dizer que nunca vi a água do mar tão morna por aqui, nos três últimos anos nesta mesma época o mar sempre estava gelado e ficar mais de 15 minutos nele trazia grande desconforto e até hipotermia, mas hoje estava nordeste puro, certamente 25 graus ou mais na água, maravilhoso, pena que havia um pouco de galhos e gravetos na água que devem ter descido dos maciços costeiros nas chuvas do final de dezembro, mas a água super escura que castigou nosso litoral nas últimas semanas (por causa de algas) já voltou à cor esverdeada de costume.

 

Quando cheguei na praia (Ipanema) no meio da tarde o termômetro de rua na sombra marcava 25 graus e no sol 29 graus, o vento soprou sempre de sudoeste fresco o que formou nuvens orográficas finas que por vezes passavam em frente ao sol, curioso que já no final da tarde (19:30) o mesmo termômetro que marcava 25 mais cedo indicava 27 graus. O tempo seco tem predominado aqui na cidade desde o início do verão (choveu apenas entre os dias 28 e 31 de dezembro, pancadas rápidas nos dias 28 e 29 e chuva constante entre a tarde do dia 30 e começo da tarde do dia 31), mas nada entre os dias 20 e 27 de dezembro e este ano até hoje, não deve chover nos próximos dias na maior parte da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Já chega a 30 o número total de mortos em Angra dos Reis(sendo 19 na pousada na Ilha Grande e 11 no Centro de Angra) e 50 em todo o Estado(os outros 20 ocorridas ontem e na noite de anteontem conforme já dito foram distribuidos entre o Rio-12-e 5 municípios da Região Metropolitana), mas há pelo menos mais VINTE E DUAS pessoas desaparecidas no desabamento do Centro de Angra, no desabamento da Ilha Grande ainda não há um número oficial de desaparecidos mas se fala em algo entre 40 e 50 pessoas que estariam na pousada no momento do acidente, isso sem contar as casas de veranistas ao lado da pousada e que também foram soterradas, apenas esclarecendo que a informação divulgada hoje no Jornal Nacional de que a estação automática de Paraty não registrou chuva É ERRADA, essa estação está sem registros pluviométricos há quase 1 ano já, é claro que há uma variação devido às distâncias mas para quem interessar no município do Rio os acumulados em 24 horas(do início da tarde do dia 30 até o início da tarde de ontem, depois não teve mais chuva no Rio mas ao que tudo indica em Angra a chuva perdurou mais) segundo a Geo-Rio chegaram a casa dos 140/150mm em boa parte da cidade, sendo que na estação Mendanha, localidade montanhosa na Zona Oeste da cidade(não muito longe de Angra) nesse mesmo período foram registrados 242mm, acho que isso dá pra ter ao menos uma vaga ideia do quanto pode ter chovido em Angra e na Ilha Grande.

 

Voltando à tocar nesse assunto... hoje, no final da tarde, voltando da capital paulista, eu e meu parceiro nos deparamos com um carro da Defesa Civil do RJ, acompanhado de um carro funerário de Arujá, na região central de Mogi das Cruzes, onde estou passando minhas férias. Provavelmente estavam se dirigindo ao IML local, já que Arujá não tem. ^^^

 

Em Guararema, município vizinho, a situação também está crítica... conheço gente de lá que dormiu na casa de parentes aqui em Mogi porque não conseguiu voltar pra casa depois dos deslizamentos de terra. A cidade ficou isolada por um dia e eu tinha passado por lá no final da tarde do dia 31 (a chuva e os deslizamentos ocorreram à noite e na madrugada seguinte).

Link to comment
Share on other sites

Por aqui a chuva chegou no meio da tarde de forma moderada. A linha de instabilidade (ou seria uma frente quente?) se formou sobre o norte do RS e meio-oeste de SC e se deslocou na direção norte-sul, algo não muito frequente. A grama daqui do quintal de casa estava já começando a mostrar "estresse hídrico" vez que nos últimos 30 dias as precipitações tem sido escassas comparativamente ao mês de novembro. Entre a tarde e a noite acumulou em torno de 10mms. O GFS está prevendo de 80 a 100 mms aqui na região de Passo Fundo nos próximos 3 dias. Esperemos se confirma...

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Em Santa Maria madrugada e manhã chuvosa... No INMET são 62mm e aqui já acumulo 75mm...

Várias ocorrências de alagamentos em ruas, córregos e sangas transbordando, avarias em sinaleiras e falta de energia em várias regiões da cidade, o Arroio Lobato em Três Barras está causando muitos transtornos e o Corpo de Bombeiros está no local monitorando... Segundo um parente, na região do Passo da Tropas (extremo Sul da cidade) um córrego está quase alcançando a pista da BR 392...

 

No geral 22°C / 23°C... Vejamos o que ainda nos aguarda...

 

10:05h: Segundo Rádio Imembuí, "20 pessoas ilhadas no Balneário em Tres Barras. Defesa Civil e Corpo de Bombeiros tentam auxiliar as mesmas à atrevassar o Arroio Lobato."

 

10:27h: Segundo mesma rádio: "Em um bairro ao extremo N-Ne denominado Campestre do Menino Deus - Rincão do Soturno - 97mm e em uma região de São Martinho da Serra (No-N de Santa Maria) 120mm"...

 

Última atualização do INMET: 66.8mm... Aqui já são 81mm de chuva fraca e intermitente...

 

"Muita neve em Bangladesh e em Tóquio 8 pessoas morrem devido o frio... Aeroportos em toda Europa sofrem com as nevascas..." (Rai Italia News)

 

Saudações!

Link to comment
Share on other sites

E que nebulosdade que nada,o sol volta a brilhar forte e faz disparar ainda mais a temperatura.Pressao em 1010 hpa,URA em 40%,vento norte a 17 km/h e temperatura de 37.2°c.

Minha mãe, como conseguem morar ai???????????????????????? Quando o 'inferno' termina Ilson?? Fim de março já da uma refrescada???

 

Joao,

 

Acredite, a gente se acostuma!Pode demorar um tempo,mas chega uma hora que nóos nao sentimos mais tanto calor ou tanto frio.O calorao vai até o fim de março por aqui,mas até mesmo em abril é comum ir a 38°c num dia e 3 dias depois cair para 3 ou 4°c com geada.Mas quando as continentais polares começarem a chegar,aí sim é que eu tenho certeza de amar esse lugar onde eu moro.

Nossa, mas é muito quente, eu queria morrer de calor esse ano quando fez 36,3° aqui em Cascavel :oops: Pra mim o verão daqui caminha junto com o limite do suportável! Mas pelo menos tanto calor pra ti é recompensando no inverno né, e nas mínimas...rsrsr :D

Link to comment
Share on other sites

Aqui na zona leste de São Paulo, em 2009, a média das mínimas foi de 16,9°C e das máximas de 25,7°C. A média simples foi de 21,3°C, contra 21,5°C em 2007 e 2008 e 21,8°C em 2006 (tendência de RESFRIAMENTO, portanto). Choveu absurdos 2.014mm, um desvio de +559,2mm (!!) em relação à média 1961-1990 do INMET.

 

E esta primeira segunda-feira de 2010 está um forno, tempo ensolarado e 29,5°C! A máxima hoje chega a 33°C.

Link to comment
Share on other sites

Tomasini, creio que a chuva por aí seja questão de tempo. Há núcleos de chuva na área central do Estado e mesmo um pouco ao sul. Interessante notar que, em todo o Brasil, a única área abrangente de nuvens com desenvolvimento vertical é aqui. E de pensar que a dois dias atrás éramos a única área do país, junto com Roraima e algumas áreas do Nordeste, sem qualquer chuva.

 

Aqui em POA chove fraco, e antes choveu moderado. A mínima foi de "agradáveis" 23,8°. Agora faz 24,9° com 85%. Venta de NO a 3,9 km/h e a pressão está em 1011,9 mb.

 

Abraços chuvosos!

Link to comment
Share on other sites

O acumulado até as 9hs de hoje 113mm :shock: :o

E segue DESABANDO O MUNDO em Soledade!!! Olha só as últimas 3 h:

 

9-10 h - 18,4 mm

10 - 11 h - 13,8 mm

11- 12 h - 20,8 mm

 

Desde às 22 h de ontem são 135,8 mm de chuva!!! :shock: :shock: E mesmo assim a temperatura não baixou dos 19,9°. Calor e umidade tropicais agindo no RS. Já em Passo Fundo choveu apenas 2,6 mm no mesmo período.

 

Aqui continua a chuva e (ainda) faz 24,8°. Se não fosse a chuva estaríamos suando e derretendo.

 

Abraços alagados!

Link to comment
Share on other sites

O acumulado até as 9hs de hoje 113mm :shock: :o

E segue DESABANDO O MUNDO em Soledade!!! Olha só as últimas 3 h:

 

9-10 h - 18,4 mm

10 - 11 h - 13,8 mm

11- 12 h - 20,8 mm

 

Desde às 22 h de ontem são 135,8 mm de chuva!!! :shock: :shock: E mesmo assim a temperatura não baixou dos 19,9°. Calor e umidade tropicais agindo no RS. Já em Passo Fundo choveu apenas 2,6 mm no mesmo período.

 

Aqui continua a chuva e (ainda) faz 24,8°. Se não fosse a chuva estaríamos suando e derretendo.

 

Abraços alagados!

Marquito, desde as 17hs de otem até as 11 da matina de hoje, 146,7 mm, uma coisa absurda para mês de janeiro.Houve um acumulado de 103mm em poucas horas em um mês de janeiro, só não recordo exatamente qual foi o ano.

Link to comment
Share on other sites

Em Tunas, região de Soledade, já havia chovido 160 mm até o começo da manhã de hoje, ou seja, o dia pode terminar com 200/250 mm nesta localidade. Vejamos o que vai dar no Rio Jacuí. Chove muito também na região de Santa Maria e no Vale do Rio Pardo. Já há estradas bloqueadas.

Bem lembrado, cai um toró por aquelas bandas mais ao Centro do RS :o

Link to comment
Share on other sites

Atualizando o acumulado das 17hs de ontem até 12hs de hoje automática Inmet Soledade, 174,9mm :shock: :o

É um acumulado espetacular!

Na última hora foram mais 28,2 mm.

 

Então a sequência fica:

 

9-10 h - 18,4 mm

10 - 11 h - 13,8 mm

11- 12 h - 20,8 mm

12 - 13 h - 28,2 mm

 

Vamos ver no que deu até às 14 h. Também choveu forte em Bento Gonçalves com 19,4 mm na última hora. A chuva está mais intensa do centro para o leste do RS, e também está bem nublado em SC até quase a divisa com o PR. A chuva está se espalhando. Em Passo Fundo ainda não choveu desde o amanhecer.

 

Por aqui a chuva apertou um pouco e voltou a ficar fraca. Faz 23,4° e venta de O a 5,0 km/h. Está mais agradável.

 

Abraços alagados!

Link to comment
Share on other sites

Atualizando o acumulado das 17hs de ontem até 12hs de hoje automática Inmet Soledade, 174,9mm :shock: :o

É um acumulado espetacular!

Na última hora foram mais 28,2 mm.

 

Então a sequência fica:

 

9-10 h - 18,4 mm

10 - 11 h - 13,8 mm

11- 12 h - 20,8 mm

12 - 13 h - 28,2 mm

 

Vamos ver no que deu até às 14 h. Também choveu forte em Bento Gonçalves com 19,4 mm na última hora. A chuva está mais intensa do centro para o leste do RS, e também está bem nublado em SC até quase a divisa com o PR. A chuva está se espalhando. Em Passo Fundo ainda não choveu desde o amanhecer.

 

Por aqui a chuva apertou um pouco e voltou a ficar fraca. Faz 23,4° e venta de O a 5,0 km/h. Está mais agradável.

 

Abraços alagados!

Marquito, já há alagamentos muito fortes em pontos críticos, próximos à córregos na área urbana, na baixada do Bairro Farroupilha, do Bairro Primavera, próximo ao britador, aqui perto de casa umas 3 quadras na baixada do banhadal, também casas alagadas, e ainda no Bairro Expedicionário, os bombeiros, BM foram mobilizados no atendimento aos atingidos e até o Prefeito pessoalmente está acompanhando a equipe da Prefeitura.Falei com o João Alberto da Coagrisol,e ele também não lembra de algo parecido em janeiro, em termos de chuva em tão curto período.

Atualizando, dados da aut Inmet aumulado até 13hs 199,8mm!!!

Link to comment
Share on other sites

Pelo Inmet Alegrete, Bento Gonçalves e Soledade já acumularam mais de 100 mm de chuva nas últimas 24 horas (a última já chega nos 200 mm, hoje SOLedade não está fazendo jus ao nome), Santana do Livramento teve a maior intensidade com mais de 50 mm por hora mas já acalmou.

 

Aqui no Rio mais um dia de sol entre nuvens, agora 31 graus no Galeão e 29 no SD. Até agora no verão 10 dias sem e 4 dias com precipitação por aqui. Ao que tudo indica o número de dias "sem" ainda vai aumentar esta semana.

 

Felizmente ninguém morreu mas as imagens do centro histórico de São Luis do Paraitinga são das mais impressionantes que vi, num trecho é como se tivessem jogado uma bomba.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

P.S. Começa uma garoa fina nas lavouras em Sarandi. Agora vai!! :lol:

 

FOLGO EM SABER!!!... Com bem disse o Alexandre "VAI CHOVER NA TUA HORTA" :lol:

 

Aqui uma barra escura em todo horizonte W-So-S-Se e muito trovões... Vamos ver o que será...

 

Saudações e Sorte!

Link to comment
Share on other sites

Desculpe PHP não resisti.
Cezar Duquia disse:

Fernando

Estás absolutamente certo!! São medidas paralelas que, em conjunto levam a uma efetiva ação que ajudarão a Def Civil. O levantamento das áreas inundáveis (cotas máximas), o estudo do solo, a topografia (declives, ocupação do solo...), situação dos bueiros... se isso não estiver azeitado como o tomador de decisão poderá avaliar que 30 mm ou 5 mm de precipitação em 01 hora poderá trazer algum risco?

 

Essa conversa é boa e vai longe, mas é edificante.

 

Saudações G A U D É R I A S

 

risos contidos.

Exatamente do tópico do Duquia que eu lembrei hoje, mas sabe como é Mafili,vereador não apita muito(não pode onerar o município), mas desde que assumi fiz minha parte, criei na Câmara a Comissão de Defesa Civil (interna).Mas daí até colocar na cabeça do Prefeito e dos caras da Prefa questões meteorológicas vai um bom tempo.Bom, vou continuar enchendo a paciência dele, na mesma tecla.Cara eles não tem nenhum, eu disse NENHUM plano de ação em caso de desabrigados, nem pelo menos o pavilhão pré disponível para estas situações eles nominaram...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.