Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JANEIRO 2010


Guest Vinícius
 Share

Recommended Posts

  • Replies 655
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Caísse uma ponte de 104 metros e a mídia não estaria falando só de Agudo.

Alexandre vou te confessar que não conheço o local da ponte entre FX e Progresso, pesquisei mais algumas fontes que dão conta de que a ponte tinha 55m,confiei na palavra do Prefeito de FX :? Mas mesmo assim ponte de concreto de 50m não pode ser considerada travessia, ou pontilhão.

Falei agora há pouco aqui num mercado com um rapaz que reside em Travesseiro, município da região da Marques de Souza, segundo ele, a enxurrada matou cerca de 5000 porcos.

Aquela região precisará ser reconstruída!!![/b]

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Aqui seguimos nesse agradabilíssimo dia... Confesso que meus filhos já estão de abrigo :D ... Na BASM 23°C; 78%; 1014 hPa e vento E-Se à 16.67Km/h... INMET com 22.9°C; 74%; 1013 hPa e indicativo de rajada em 29Km/h... Há fosse sempre assim...

 

Saudações!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Todos os hinos são uma Ode bélica... Pior aqueles que são só uma "marcha fúnebre"... O conceito de hino é exaltar a pátria, a nação, a raça, enfim... Por isso o hino brasileiro é considerado um dos mais bonitos do mundo...

 

Saudações!

Link to comment
Share on other sites

Jajá, fotos do funil que surpreendeu a população de Matão. É pequeno, mas a população ficou surpresa, tamanha a raridade do fenômeno. O que se seguiu foi uma chuva muito forte. Já chove bem forte há quase 1 hora. Com certeza passou dos 40mm.

Link to comment
Share on other sites

O funil.

 

DSC01830.png

 

DSC01832.png

 

DSC01834.png

 

DSC01835.png

 

Chuva de verão.

 

DSC01837.png

 

DSC01836.png

 

O funil foi pequeno, mas de qualquer forma é novidade para mim. Fiquei bastante feliz em ver.

 

Depois, a chuva forte começou e tomei uma deliciosa chuva pela primeira vez em 4 anos hahaha.

Veio muita gente tomar chuva comigo :D .

 

Continua chovendo forte e a temperatura é baixa para o horário; faz 20,6°C.

Link to comment
Share on other sites

Muito jóia, Vinícius! Sorte!

 

Para mim, até agora, registrei um funil bem pequeno, há dois anos, e vi outros dois pequenos se entrelaçarem numa tempestade. Mas nem um show de bola, nítido, para cartão postal!

 

Interessante é que nos dois maiores eventos que tivemos aqui eu não registrei nada. POR UM LADO, AINDA BEM! Fosse qualquer um deles, poderia ter sido o último. :|

Link to comment
Share on other sites

Obrigado gente!

 

Há pouco, a chuva forte deu uma trégua mas ainda troveja. A mínima do mês ocorreu logo após a chuva: 19,8°C.

Agora continua chovendo fraco e faz 20,8°C.

O acumulado até agora foi de 72,0mm.

 

É Ricardo, tinha bastante gente na rua aflito, esperando que o funil sumisse logo. Por outro lado eu queria que ele crescesse um pouco mais ( :D ) para melhorar o espetáculo, mas claro, sem danos.

Link to comment
Share on other sites

Notícia da agora na Rádio Cristal; há duas senhoras idosas totalmente ilhadas, na localidade de Linha Cecon, bem no limite com o São Tomé, estão se deslocando para lá os bombeiros, BM e voluntários, além da equipe da Prefeitura de Barros Cassal, para realizar o resgate, o problema é que praticamente a maioria das estradas está intrafegável, ou dão passagem apenas para jipes, caminhões e caminhonetes, e em alguns trechos, só a cavalo ou a pé!

Link to comment
Share on other sites

Gente, obrigado pelos elogios!

Mas pensem...quantos episódios climáticos não passam por nós despercebidos...

Se não fosse meu pai ter me falado, eu não teria visto!

 

A madrugada foi chuvosa em Matão. A mínima de hoje foi 19,9°C.

Agora continua nublado e faz 23,1°C com 87% de UR.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Ontem à noite estava bem ameno e com muito vento, hoje amanheceu com sol e já esquenta.

 

Mas pensem...quantos episódios climáticos não passam por nós despercebidos... Se não fosse meu pai ter me falado, eu não teria visto

 

Realmente, aos nossos olhos foje muita coisa. Pode haver um tornado em formação atrás de um morro e ninguém perceber. Aqui mesmo, a área povoada do interior não deve chegar a 5%, então apenas quando ocorre algo em uma comunidade é que vira notícia, como ocorreu em Progresso. Fosse no meio de uma lavoura, mato, etc, ninguém saberia.

 

Sobre não ver, isso me acontece várias vezes. Agora, o jeito é ter informantes! Aqui é minha mãe. O mais incrível é perceber que as pessoas começam a gostar disso também! Anos atrás ela tinha pavor, horror, e até me reprendia às vezes por gostar dessas coisas. Na última semana a ouvi chamando uma frente de rajada de linda! :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Ontem à noite estava bem ameno e com muito vento, hoje amanheceu com sol e já esquenta.

 

Mas pensem...quantos episódios climáticos não passam por nós despercebidos... Se não fosse meu pai ter me falado, eu não teria visto

 

Realmente, aos nossos olhos foje muita coisa. Pode haver um tornado em formação atrás de um morro e ninguém perceber. Aqui mesmo, a área povoada do interior não deve chegar a 5%, então apenas quando ocorre algo em uma comunidade é que vira notícia, como ocorreu em Progresso. Fosse no meio de uma lavoura, mato, etc, ninguém saberia.

 

Sobre não ver, isso me acontece várias vezes. Agora, o jeito é ter informantes! Aqui é minha mãe. O mais incrível é perceber que as pessoas começam a gostar disso também! Anos atrás ela tinha pavor, horror, e até me reprendia às vezes por gostar dessas coisas. Na última semana a ouvi chamando uma frente de rajada de linda! :lol: :lol: :lol:

 

Realmente, as pessoas em minha volta ficam encantadas ao ver o quanto eu gosto disso, e consequentemente elas me ajudam quando eu perco alguma coisa. Nos últimos dias de dezembro, eu perdi uma nuvem arco, mas minha prima fotografou para mim e me mandou.

 

Mudando o assunto, como citato em alguns tópicos, deveríamos dar nomes às baixas que se formam por aqui também.

 

Aqui o sol aparece entre muitas nuvens e já está esquentando. Faz 26,5°C com 73%.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Realmente, Ricardo e Vinicius... Estando dormindo, naquela fase em que "morremos", não vemos nada... Aqui todos que não gostavam de "ver" temporal e raios, agora prontamente me avisam de algo... Ante-ontem de madrugada meu filho ligou do quartel, em plena madrugada, para avisar que relampejava para os lados de São Pedro e que estava começando a ventar... Um vizinho, um senhor de 73 anos, se tornou também meu "olheiro" e vem ao portão chamar-me quando nota alguma formação se aproximando :D ...

 

Bueno, o sol hoje "veio com tudo"... Não vou reclamar, haja vista a necessidade de uns dias secos para aliviar um pouco a tensão e a situação... Nas últimas atualizações 23°C; 70% de URA; 1013 hPa e vento à 18.5Km/h na BASM; INMET com 22.4°C; 78%; 1012 e indicativo de rajada em 27Km/h... Bafão se formando...

 

Saudações!

Link to comment
Share on other sites

Dia com cara de inverno aqui em Jaraguá do Sul e região. A garoa contante, neblina nos morros, vento fraco e temperaturas mais baixas dão uma sensação de frio.

 

Na última hora a estação de Rio Vermelho em São Bento do Sul tinha apenas 16,9ºC, sendo que a máxima do dia foi de apenas 17,7ºC após uma mínima de exatos 15ºC pela manhã.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde colegas!!

 

Cheguei logo no inicio da tarde de tres passos e já com as boas vindas da ''sucursal'',que novamente passou ''rindo'' dos 35°c.Apos 5 dias por lá,consigo perceber o quanto é quente santa rosa,é impressionante mesmo!Nao quero nem comentar a minima mais elevada desde o inicio das mediçoes daqui da baixada[13 anos]registrada na terça-feira[25.4],sorte que eu nao estava aqui.

 

TEMP.MIN: 20.6[bAIXADA] 35.5[bAIXADA]

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Chuva fraca por aqui, porém muitos trovões... O caso é que está avançando de W-No-N para Ne-E-Se, justamente onde ainda proseguem as buscas pelos corpos... SBSM com 26°C; 1009 hPa e vento à 9.2Km/h... INMET com 26.8°C com rajada em 21.9Km... Após um dia em que batemos 28.9°C de máxima...

 

*21:38h... 6mm de chuvisco por aqui...

 

Saudações!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Interessante, o GFS coloca uma mínima de 13° no dia 15 :o , seria isto um sinal do rigoroso inverno que teremos?

Apenas a título de curiosidade, segundo os antigos, cada dia do mês de janeiro reflete um mês do ano.

Por exemplo, por esta observação, o final de março, abril e início de maio, serão de muita chuva, junho e julho com frio intenso, agosto com veranico.

Link to comment
Share on other sites

Relâmpagos à oeste, pelo radar chuva na região de Ibirubá e vindo em nossa direção.

Cheguei a ver dois relâmpagos ao sul de POA, mas ficou só nisso.

 

Aqui tivemos um bom calor à tarde: máxima de 31,3°. Agora faz 24,3° com 76% e venta de ESE a 8,5 km/h. Está nublado com pressão em 1009,7 mb. Deve chover mais no domingo.

 

Abraços com relâmpagos!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Chuva forte em SM já há uma hora... Muitos raios para So-S-Se-E-Ne, justamente a região critica... Aqui estou com 39mm e venta de moderado à forte, subjetivamente falando... Somados aos 6mmm de ontem são 45mm... Pior que pelas imagens parece que a faixa de chuva estará justamente sobre a região que abrange o leito do Jacuí... Aguardemos...

 

Pelas últimas atualizações na BASM, que atualiza de maneira mais versátil que o INMET, 21°C; 1012 hPa e vento No-N à 22Km/h...

 

Saudações!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Chuva forte em SM já há uma hora... Muitos raios para So-S-Se-E-Ne, justamente a região critica... Aqui estou com 39mm e venta de moderado à forte, subjetivamente falando... Somados aos 6mmm de ontem são 45mm... Pior que pelas imagens parece que a faixa de chuva estará justamente sobre a região que abrange o leito do Jacuí... Aguardemos...

 

Pelas últimas atualizações na BASM, que atualiza de maneira mais versátil que o INMET, 21°C; 1012 hPa e vento No-N à 22Km/h...

 

Saudações!

O mais impressionante é que os modelos até ontem davam pouca chuva para hoje, e pelas imagens de satélite, vem muita água de novo,nas últimas rodadas quem captou melhor esta possibilidade foram o GFS e o ETA.Aqui já começa a chover.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Pois é Paulo... Havia uma merreca e de ontem para hoje começaram à exagerar mas, para variar, estão aquém do que já caiu aqui... Imagines que o indicativo era entre 5 e 15mm para cá e desde às 05:30 já tenho 45mm... Com 6mm de ontem, são 51mm :shock: ... Um amigo que mora ao So da cidade, Vila Rigão, me ligou dizendo que lá ele tem 42mm de acumulado... Imagines para amanhã que a projeção chegaria à 40mm :( ... Creio que mais uma vez o WRF/BAZ do Marcelão vai dar de "relho", pois está muito mais próximo dos volumes que estão caindo por aqui...

 

Mas tá agradabilíssimo... 23°C com vento à 14.8Km/h na BASM e indicativo de rajada em 25.2Km/h no INMET... Durante duas atualizações a rajada ficou em 42.48Km... Até o momento 32mm no INMET... Vamos ver o que vai ser nas próximas horas...

 

Saudações!

Link to comment
Share on other sites

Interessante, o GFS coloca uma mínima de 13° no dia 15 :o , seria isto um sinal do rigoroso inverno que teremos?

Apenas a título de curiosidade, segundo os antigos, cada dia do mês de janeiro reflete um mês do ano.

Por exemplo, por esta observação, o final de março, abril e início de maio, serão de muita chuva, junho e julho com frio intenso, agosto com veranico.

 

Se fosse assim, todos os meses do ano seriam quentes e úmidos aqui :roll: ...

 

No mais, minima de 19,6°C, a menor do mês. Agora algumas nuvens e faz 26,3°C.

Link to comment
Share on other sites

O mais impressionante é que os modelos até ontem davam pouca chuva para hoje, e pelas imagens de satélite, vem muita água de novo,nas últimas rodadas quem captou melhor esta possibilidade foram o GFS e o ETA.Aqui já começa a chover.

 

NOT. Havia modelos dando chuva forte sim ONTEM.

A maioria não.

Link to comment
Share on other sites

Estas fórmulas de tempo de recorrência não tem minha total confiança, talvez por não tê-las estudado profundamente.

 

Porém, em hidrologia, utilizando a fórmula de Pato, para um dia em que registrei 130mm ao longo de 1 dia, tempo em minutos na fórmula, seriam milhões de anos para um episódio daquele se repetir.

 

Mas enfim, talvez eles tenham outros métodos que não cheguei a ver, mas lembro de comentários que para UHE, utilizam-se precipitações que ocorrem a cada 5 mil anos, para segurança!

 

Abraços de engenheiro em formação :lol:

Link to comment
Share on other sites

Simepar:

 

>>> 09/01/2010 13:09

Início de tarde com registro de chuvas na maioria das regiões parananenses. Um núcleo de chuva forte está ingressando no Noroeste do Estado, com mais intensidade em Icaraíma e Querência do Norte. Há risco de tempestades. Entre o Centro-Norte e toda faixa Leste, as chuvas se espalham e possuem intensidade moderada a fraca. Alerta-se novamente pela continuidade e intensidade das chuvas na região das praias. O volume de chuvas deve voltar a ser bastante significativo nesta região e nos rios que cortam pela Serra do Mar.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite colegas!!

 

E finalmente tivemos uma dia menos quente.A nebulosidade impediu uma elevaçao maior da temperatura,tivemos um pouco de chuva entre as 10 e 11 da manha,mas o acumulado nao foi grande.Estive em santo angelo pela manha,a chuva que caiu entre as 7 e 11 da manha foi muito forte e o acumulado deve ter se aproximado dos 100 mm.A automatica de sao luiz gonzaga registrou 80 mm no dia de hoje.

 

TEMP.MIN: 22.6[bAIXADA] 28.4[bAIXADA]

PREC.ACUM:10.5 MM[bAIXADA]

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.