Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Julho de 2007


Recommended Posts

Eu nao sumi nao. E nem sei porque esse momento seria especial. Pra começar cade a neve ?

 

Brincadeiras a parte esse evento rarissimo de 1040mb estava mal localizado, no oceano. So as rebarbas passaram por aqui. Vamos ver a proxima que esta com 11038mb na Argentina.

 

A sequencia de fatos foi muito interessante pra mim. Primeiro o pessoal consulta trocentos modelos e, mesmo com valores absurdos, continua-se a acreditar nessas coisas.

 

A ocorrencia de neve no Brasil é tao rara e necessita de situacoes tao no limite que acontece, na maioria esmagadora das vezes, de forma inconspicua.

 

Antigamente eu pensava que caia neve ano sim ano nao. Mas era neve mesmo. Hoje é dificil de avaliar. Nossas lembranças do passado sao sempre mais douradas e parece que eventos separados de muitos anos foram proximos. Neve decente, pelo visto, é muito rara mesmo. Acompanhei as temperaturas e humidade desde ontem. As condicoes foram propicias, mas nao deu. Condicoes que nem essas sao dificeis de se repetir, dai uma certa frustraçao.

 

Os dados do RJ e SP ainda nao sao conclusivos. Para o RJ o frio é grande : agora as automaticas apresentam entre 16 e 17 graus, o que é fenomenal para aquele local de caniculas. Para SP esta um pouco abaixo dos valores que ocorrem a cada inverno, mas nada excepcional. Para Itatiaia e mantiqueira as condicoes nao sao tao boas. Em Resende esta 16.5 com 80% de umidade. Acho dificil o Itatiaia ter neve. O Pico do Couto esta com 6.3 e chovendo... quem sabe ? Um pouco mais e a pedra do sino que tem quase 2400m teria neve. Ai sim seria demais, pois essa magnifica montanha pode ser vista facilmente de quase toda a orla da baia de guanabara, incluindo o Aeroporto santos Dumont.

Campos do Jordao tem agora 6.5 com aumento de umidade. Dai se ve que pra nevar nesse local realmente é meio miraculoso. A nao ser que seja aquela neve que o seu Joao viu por 30 segundos.

 

Mas vamos ver amanha. Afinal eram 1040mb !!

 

Resumindo, infelizmente foi muita onda pra pouco fato. Resta saber ao menos se a minima de hoje no planalto Sul de SC vai ser decente. Estou com os olhos no Morro da Igreja. Vamos ver se desencanta !!!

O que me decepcionou é que, mesmo com esse ano excepcionalmente frio no Sul do Brasil a neve ainda nao veio. Pelo menos o que eu entendo por neve.

 

Um abraço

 

ps: Acabei de ver agora e o Morro da Igreja esta com -3.3 . Parece que dessa vez vai. Sera que chega a -8 ? ou menos ?

 

Tava uma rajada de 210km/h... essa ta meio dificil..Isso é quase furacao :lol: :lol: Se for verdade o vento levou as antenas e os colegas que estao la :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Eu pularia de alegria por uma nevezinha de 30 segundos, mas acho que não vai ser desta vez, pois a nabulosidade está com cara de nebulosidade baixa apenas.

A máxima em Curitiba foi de 11,9C hoje (SIMEPAR), e um pouco mais de 12C no INMET.

A mínima do INMET foi de 2,3C

Aqui em casa eu tinha 10C às 17horas (com sol), 8C às 18:20 e 6,5C agora (19:50), com tempo nublado!

Link to comment
Share on other sites

Temos 12ºC em Viracopos e 13ºC no cepagri, com tempo nublado e muito vento.

Rajada máxima do dia até agora foi de 84.4km/h SE às 16:40h, conforme o site do Cepagri. No momento temos 59.3km/h SE, dando uma sensação térmica de 0.6°C, segundo o próprio site. Claro que é instantaneo, mas demonstra o quanto podemos sentir frio na exposição ao ar livre.

Link to comment
Share on other sites

Quem asabe, não sou mto bem nisso, precisaria saber mais sobre a nebulosidade no norte da argentina... hehehe

 

Nuvens médias/altas. Nada de neve Ricardo.

 

Deve ser "culpa" do jato... ?

 

Não sei, segundo PHP seria resultante do jato, mas eu não sei avaliar.. bem, vc hegou a ver as imagens?

 

Claro que sim, não falarei de algo que não ví né Ricardo...

:lol: :lol:

 

Bom, não perca o sono achando que vem neve com isso aí, vai pra cama guri, que eu já me vou!

 

:P :twisted: 8)

Link to comment
Share on other sites

O Cacella pode até falar coisas que o pessoal fica descordando, mas a verdade é que eu também não ficarei com este inverno guardado na minha memória caso não caia uma neve decente no Sul do país ainda nesta estação ! Claro, eu nem senti o frio que está fazendo lá, inclusive por isso que não ficará lembrado na minha memória, hehehe :lol:

 

 

Mas, independentemente de quando vc está sentindo o frio que está fazendo no Sul ou não, a verdade é que a nevasca é o grande fenômeno espetacular do inverno....geadas generalizadas, neves Paraguaias...não são NADA perto da beleza de uma paisagem depois de neve forte por horas...atualmente, nevascas são raras no Planalto da Neve, porém Agosto é um mês historicamente com nevascas grandes. Já ocorreram muitas neste mês, confirma ??

 

Então, sigo acreditando...repito para São Pedro: "NÃO QUERO VER NEVE DE 5 MINUTOS EM SJ" :lol: Que seja de 1 dia inteiro

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Esta foi uma mensagem de alguém que torce desesperadamente pela neve, sem qualquer fundamento científico, na verdade =P

 

Então, se nevar forte e acumular em Agosto, eu vou empolgar e dizer: "Nossa, essa região é incrível ! como neva por lá !" :D

 

Bem, aqui em Juiz de Fora o frio se intensifica, agora tempo nublado e 11ºC no INMET e aqui 12,8ºC

 

-Bem interessante este frio de 5C em CDJ com chuva !

Link to comment
Share on other sites

Em Floripa uma tarde gelada e ondas espirrando no passeio da av. que vai ao Aeroporto

 

passeiomw9.th.jpg

 

Na praia do Campeche após às 15h, identico a previsão do modelo de ondas WRF, começou uma ressaca bastante forte na parte sul da Ilha, que com o vento ficava insuportável observar, pois a sensação era de frio muito forte, mas apesar do risco, desmoronamento, fiz algumas imagens. A água invadiu a lateral e a parte de baixo dos bares que ficam no acesso principal a orla. A marinha emitiu alerta de mar grosso e o pessoal dos bares estava assustado, fui conferir a pouco em Ingleses e Santinho mas o mar já está mais recuado, a água apenas bate nas muretas, mas, para quem curte essa loucura do mar e do vento, é tudo de bom!!!!

 

Os 20m de areia já engolidos pelo mar, já com alguns danos nessa área do bar

 

dsc01282ru9.th.jpg

 

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.