Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Fábio Torales
 Share

Recommended Posts

Aproveito este post para informar da mais nova estação do RS: Camaquã.

 

Cidade situada entre o início da serra do sudeste e a Lagoa dos Patos, com baixa altitude. Vai ajudar bastante na interpretação de dados daqui da capital, que tinha como melhor referência de leste a cidade de Rio Grande.

 

Aqui em POA mais um dia de sol e calor, ontem chegamos aos 31 graus. Hoje pode repetir. Tranquilidade mesmo, só em Ausentes, cuja máxima de ontem foi apenas 13 graus mais baixa. Não tem nenhuma comparação, difícil acreditar que fica tão próximo daqui! hehe

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 414
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Um parente meu que atualmente mora em Chapecó, porém é "gaúcho da gema, da fronterira mesmo, do lado argentino" que defende o Rio Grande com unhas e dentes (mas que tbém tira umas tbém, hehe), sempre falou que São José dos Ausentes ´´e mais fria que São Joaquim. Embora ele não seja um lunático como nós Bazianos por frio, ele manja bem de frio. Será que ele estaria correto? Olha, Ausentes tem despontado bem. Para mim, já pôs Campos no chinelo...

 

Mas Campos ainda continua imbatível no frio em qualquer mês do ano na média das 16:00 as 8:00 :lol:

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

 

Curitiba inicia a tarde com céu nublado e 19,3 graus no CIC.

 

Curitiba ganharia o picolito de capital mais nublada! hehe

Se na questão da temperatura há divergência se a comparação com São Paulo é válida, o tema de cobertura de nuvens e precipitação é muito próximo entre as duas capitais.

 

É comum olhar para o satélite e ver as nuvens que começam do centro-norte de Santa Catarina, passam por Curitiba e vão até SP e região nessa época do ano.

 

Enquanto isso, muito sol e calor em POA. Deve estar bom na praia esta semana. Temperatura galgando aqui, já está nos 29,7C pelo INMET.

 

Floripa "quentinha" com 26,0C, Curitiba com 20,9C e Sampa também amena com 22,7C.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

 

Curitiba inicia a tarde com céu nublado e 19,3 graus no CIC.

 

Curitiba ganharia o picolito de capital mais nublada! hehe

Se na questão da temperatura há divergência se a comparação com São Paulo é válida, o tema de cobertura de nuvens e precipitação é muito próximo entre as duas capitais.

 

É comum olhar para o satélite e ver as nuvens que começam do centro-norte de Santa Catarina, passam por Curitiba e vão até SP e região nessa época do ano.

 

Enquanto isso, muito sol e calor em POA. Deve estar bom na praia esta semana. Temperatura galgando aqui, já está nos 29,7C pelo INMET.

 

Floripa "quentinha" com 26,0C, Curitiba com 20,9C e Sampa também amena com 22,7C.

E, em Brasília (terra de sapo, alguns barbudos), chove estupidamente a 36 horas! Temperatura não tá subindo muito por aqui....

Link to comment
Share on other sites

Forma-se o primeiro ciclone tropical da história na costa do Sudeste do Brasil e o BAZ ignora. Que saudades do BAZ do passado.

 

O GFS 12Z coloca a manutenção do sistema por pelo menos até 12 horas. Muito interessante a situação! Enquanto isso deve cair o mundo naquele estado por pelo menos mais 48hs. Situação preocupante quanto a chuva.

Link to comment
Share on other sites

Um parente meu que atualmente mora em Chapecó, porém é "gaúcho da gema, da fronterira mesmo, do lado argentino" que defende o Rio Grande com unhas e dentes (mas que tbém tira umas tbém, hehe), sempre falou que São José dos Ausentes ´´e mais fria que São Joaquim. Embora ele não seja um lunático como nós Bazianos por frio, ele manja bem de frio. Será que ele estaria correto? Olha, Ausentes tem despontado bem. Para mim, já pôs Campos no chinelo...

 

Mas Campos ainda continua imbatível no frio em qualquer mês do ano na média das 16:00 as 8:00 :lol:

OS DADOS ESTÃO AÍ, É SÓ TER A PACIÊNCIA E CONFERIR...
Link to comment
Share on other sites

Um parente meu que atualmente mora em Chapecó, porém é "gaúcho da gema, da fronterira mesmo, do lado argentino" que defende o Rio Grande com unhas e dentes (mas que tbém tira umas tbém, hehe), sempre falou que São José dos Ausentes ´´e mais fria que São Joaquim. Embora ele não seja um lunático como nós Bazianos por frio, ele manja bem de frio. Será que ele estaria correto? Olha, Ausentes tem despontado bem. Para mim, já pôs Campos no chinelo...

 

Mas Campos ainda continua imbatível no frio em qualquer mês do ano na média das 16:00 as 8:00 :lol:

OS DADOS ESTÃO AÍ, É SÓ TER A PACIÊNCIA E CONFERIR...

 

Aonde estão os dados de CJ das horas Ronaldo? Como tem no site da climaterra de SJ?

Link to comment
Share on other sites

Um parente meu que atualmente mora em Chapecó, porém é "gaúcho da gema, da fronterira mesmo, do lado argentino" que defende o Rio Grande com unhas e dentes (mas que tbém tira umas tbém, hehe), sempre falou que São José dos Ausentes ´´e mais fria que São Joaquim. Embora ele não seja um lunático como nós Bazianos por frio, ele manja bem de frio. Será que ele estaria correto? Olha, Ausentes tem despontado bem. Para mim, já pôs Campos no chinelo...

 

Mas Campos ainda continua imbatível no frio em qualquer mês do ano na média das 16:00 as 8:00 :lol:

OS DADOS ESTÃO AÍ, É SÓ TER A PACIÊNCIA E CONFERIR...

 

Aonde estão os dados de CJ das horas Ronaldo? Como tem no site da climaterra de SJ?

 

Eu acho que me expressei mal. Quero saber aonde posso obter os dados de hora/hora de CJ como os dados que existem no site da climaterra de SJ :wink:

Link to comment
Share on other sites

Um parente meu que atualmente mora em Chapecó, porém é "gaúcho da gema, da fronterira mesmo, do lado argentino" que defende o Rio Grande com unhas e dentes (mas que tbém tira umas tbém, hehe), sempre falou que São José dos Ausentes ´´e mais fria que São Joaquim. Embora ele não seja um lunático como nós Bazianos por frio, ele manja bem de frio. Será que ele estaria correto? Olha, Ausentes tem despontado bem. Para mim, já pôs Campos no chinelo...

 

Mas Campos ainda continua imbatível no frio em qualquer mês do ano na média das 16:00 as 8:00 :lol:

OS DADOS ESTÃO AÍ, É SÓ TER A PACIÊNCIA E CONFERIR...

 

Aonde estão os dados de CJ das horas Ronaldo? Como tem no site da climaterra de SJ?

 

Eu acho que me expressei mal. Quero saber aonde posso obter os dados de hora/hora de CJ como os dados que existem no site da climaterra de SJ :wink:

 

http://venus.inmet.gov.br/sonabra/dbRegSonabra.php?codEst=A706&onRollOver=%5Btype+Function%5D&onRollOut=%5Btype+Function%5D&onEnterFrame=%5Btype+Function%5D&v%5Furl=http%3A%2F%2Fvenus%2Einmet%2Egov%2Ebr%2Fsonabra%2FdbRegSonabra%2Ephp%3FcodEst%3DA706

Link to comment
Share on other sites

Forma-se o primeiro ciclone tropical da história na costa do Sudeste do Brasil e o BAZ ignora. Que saudades do BAZ do passado.

 

O GFS 12Z coloca a manutenção do sistema por pelo menos até 12 horas. Muito interessante a situação! Enquanto isso deve cair o mundo naquele estado por pelo menos mais 48hs. Situação preocupante quanto a chuva.

 

Vi o alerta da MetSul dias atrás, mostrando os modelos com o indicativo de violentas chuvas no litoral do ES!! E não é que o ciclone tropical em potencial apareceu??? :shock: :shock: :shock:

 

http://www.metsul.com/blog/

 

Felizmente, o sistema parece que perdeu força e se dissipou! Parece que chegou a tocar no limite de vento para tempestade tropical!

 

Nós ainda vamos ver outro furacão no Atlântico Sul!! Espero que não passe por terra... [-o<

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

No Japão nem tava tão frio... 12° e toda aquela umidade são normais em POA. Meu irmão esteve lá por alguns meses e disse que o problema do inverno em Tóquio é o frio constante (sempre de 0° a 10°) e a baixa sensação térmica.

 

E por falar em POA, é o 3º ou 4º dia que temos a maior mínima do RS. Graças a combinação perfeita de vento E com nebulosidade noturna. Nessas condições, ninguém bate POA.

 

No momento, parecem haver cirrustratus e temos vento E. Estou com 23,6°. Mais uma noite quente.

Link to comment
Share on other sites

Fiquei espantado com os jogadores do inter jogando de luvas com 12°C, todos usando por baixo do uniforme aquele colant pra lá de suspeito :lol:

 

http://www.youtube.com/watch?v=CtGRM-18ZG8

 

vejam a única final do mundial disputada com neve, em 1987.

 

E VAI ESTAR BEM FRIO NA FINAL, CHUVA E QUEM SABE ALGUMA CHANCE REMOTA DE NEVE, TALVEZ MAIS NA SEGUNDA.

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre fritando!!!

 

No momento, tenho 36,0° com 41%!!!

 

Sensação térmica de, pelo menos, pouco mais de 40°!!!!

 

Todo o centro, oeste e noroeste do RS estão no mesmo padrão! Vamos derreter!! E, se Deus quiser, podemos ter chuvas de verão, porque há cumulus crescendo para todo o lado! 8)

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre fritando!!!

 

No momento, tenho 36,0° com 41%!!!

 

Sensação térmica de, pelo menos, pouco mais de 40°!!!!

 

Todo o centro, oeste e noroeste do RS estão no mesmo padrão! Vamos derreter!! E, se Deus quiser, podemos ter chuvas de verão, porque há cumulus crescendo para todo o lado! 8)

 

32,1°C, com 40% = +- 37°C

 

Quero chuvaaaaa!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Fiquei espantado com os jogadores do inter jogando de luvas com 12°C, todos usando por baixo do uniforme aquele colant pra lá de suspeito :lol:

 

http://www.youtube.com/watch?v=CtGRM-18ZG8

 

vejam a única final do mundial disputada com neve, em 1987.

 

O pior é que, quando jogam em caxias com 3ºC tem neguinho que mau veste as luvas. Vão fazer balaca lá na China com aquele colain (é assim, torales?), aliás, tá bem ali no lado, heheheh

 

Sobre esta final de 1987, considero um pecado decidir a final de clubes num campo como aquele. Aliás, essa final de clubes deveria ser disputada no verão japones, em julho, logo após as finais da Libertadores e Champions League. Assim, os clubes sul-americanos teriam muito mais vantagens por não terem seus jogadores vendidos como o caso do Inter neste ano e compo estaria bem melhor. É a tendência, acho que a Fifa deve adotar esse calendário ainda no curto-prazo.

 

Viva o Barça!

Link to comment
Share on other sites

Fiquei espantado com os jogadores do inter jogando de luvas com 12°C, todos usando por baixo do uniforme aquele colant pra lá de suspeito :lol:

 

http://www.youtube.com/watch?v=CtGRM-18ZG8

 

vejam a única final do mundial disputada com neve, em 1987.

 

O pior é que, quando jogam em caxias com 3ºC tem neguinho que mau veste as luvas. Vão fazer balaca lá na China com aquele colain (é assim, torales?), aliás, tá bem ali no lado, heheheh

 

Sobre esta final de 1987, considero um pecado decidir a final de clubes num campo como aquele. Aliás, essa final de clubes deveria ser disputada no verão japones, em julho, logo após as finais da Libertadores e Champions League. Assim, os clubes sul-americanos teriam muito mais vantagens por não terem seus jogadores vendidos como o caso do Inter neste ano e compo estaria bem melhor. É a tendência, acho que a Fifa deve adotar esse calendário ainda no curto-prazo.

 

Viva o Barça!

 

COLLANT! hehehe

 

Sobre jogo, sem comentários. Deixo apenas minha imagem que já está aí há um tempão.

 

Calorão em POA. No Inmet a máx. bateu nos 35,6C agora há pouco.

No RS que deve vencer hoje é Santa Rosa, com 36,2C na última hora.

 

E quem está dando um banho de refresco é Torres, cuja temperatura mais elevada foi de calorosos 23,3C. Humilhando todo mundo, como diz o Marcos. Com certeza quem está mais a leste está mais tranquilo agora. O inferno hoje é a continentalidade. 8)

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre fritando!!!

 

No momento, tenho 36,0° com 41%!!!

 

Sensação térmica de, pelo menos, pouco mais de 40°!!!!

 

Todo o centro, oeste e noroeste do RS estão no mesmo padrão! Vamos derreter!! E, se Deus quiser, podemos ter chuvas de verão, porque há cumulus crescendo para todo o lado! 8)

 

 

38,5ºC EM ITAPIRANGA.

Link to comment
Share on other sites

Bateu nos 36 graus hoje em Porto Alegre! Tá bem quente hoje.

 

Acho que o ponto que menos sofreu de calor e ganhou de todo mundo foi o litoral, talvez do sul do RS e região de Torres, onde mal passou dos 23 graus. Ia comentar também de Curitiba, mas vi agora no Inmet de lá 26,5C de máxima, ficou fora da disputa da brisa do dia. hehe

Link to comment
Share on other sites

No RS que deve vencer hoje é Santa Rosa, com 36,2C na última hora.

 

Dá uma olhada no Blog Radares do Tempo, onde estamos postando as temperaturas das automáticas nossas. Tá arrebentando o Vale dos Sinos. Já tinha os 36 de Santa Rosa a uma da tarde.

 

 

minha nossa, aqui não passou dos 24 graus...

 

Acabe de passar, agora 17:30

 

Curitiba 25

São Paulo 25

Floripa 26

Rio 30

POA 36 :shock:

Link to comment
Share on other sites

Bateu nos 36 graus hoje em Porto Alegre! Tá bem quente hoje.

 

Acho que o ponto que menos sofreu de calor e ganhou de todo mundo foi o litoral, talvez do sul do RS e região de Torres, onde mal passou dos 23 graus. Ia comentar também de Curitiba, mas vi agora no Inmet de lá 26,5C de máxima, ficou fora da disputa da brisa do dia. hehe

 

O calor gaúcho é bem continental. Vem direto do chaco e o nosso interior, "craw"!

 

Eu estou no frescor da época das chuvas do planalto central. Aqui em BSB dificilmente tem passado dos 24ºC na máxima do dia.

Link to comment
Share on other sites

Minha máxima bateu 36,6° com u.r. de 33%! :shock:

 

E é uma pena que a atmosfera ainda esteja pouco instável, porque dentre os cumulus e cumulus congestus em ebulição por aí havia estratus. O céu se enchia de nuvens e nublava um pouco, mas nada de precipitação... buá!

 

A pouco eu tinha 33,2° com 49%! Vai ser uma noite muito quente se não chover!!

Link to comment
Share on other sites

Acho que o ponto que menos sofreu de calor e ganhou de todo mundo foi o litoral, talvez do sul do RS e região de Torres, onde mal passou dos 23 graus.

 

Será que eu vou para a Torres neste verão? Lá não esquentou ainda!!!! :shock:

 

Será que o mar na costa gaúcha está mais gelado que nos últimos anos?

Link to comment
Share on other sites

Minha máxima bateu 36,6° com u.r. de 33%! :shock:

 

E é uma pena que a atmosfera ainda esteja pouco instável, porque dentre os cumulus e cumulus congestus em ebulição por aí havia estratus. O céu se enchia de nuvens e nublava um pouco, mas nada de precipitação... buá!

 

A pouco eu tinha 33,2° com 49%! Vai ser uma noite muito quente se não chover!!

 

Cai granizo a 30 km ao norte de Porto Alegre. Enorme incêndio na Free-way. Vejam a foto impressionante no Blog Radares do Tempo.

Link to comment
Share on other sites

Minha máxima bateu 36,6° com u.r. de 33%! :shock:

 

E é uma pena que a atmosfera ainda esteja pouco instável, porque dentre os cumulus e cumulus congestus em ebulição por aí havia estratus. O céu se enchia de nuvens e nublava um pouco, mas nada de precipitação... buá!

 

A pouco eu tinha 33,2° com 49%! Vai ser uma noite muito quente se não chover!!

 

Em meu termômetro máxima e mínima (daqueles, de madeira e em U, é minha estação meteorológica agora) medi 32ºC de máxima. Agora faz 29ºC.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Minha máxima bateu 36,6° com u.r. de 33%! :shock:

 

E é uma pena que a atmosfera ainda esteja pouco instável, porque dentre os cumulus e cumulus congestus em ebulição por aí havia estratus. O céu se enchia de nuvens e nublava um pouco, mas nada de precipitação... buá!

 

A pouco eu tinha 33,2° com 49%! Vai ser uma noite muito quente se não chover!!

 

Em meu termômetro máxima e mínima (daqueles, de madeira e em U, é minha estação meteorológica agora) medi 32ºC de máxima. Agora faz 29ºC.

 

Sds.,

 

E o que ocorreu com a estação high-tech ?

Link to comment
Share on other sites

Minha máxima bateu 36,6° com u.r. de 33%! :shock:

 

E é uma pena que a atmosfera ainda esteja pouco instável, porque dentre os cumulus e cumulus congestus em ebulição por aí havia estratus. O céu se enchia de nuvens e nublava um pouco, mas nada de precipitação... buá!

 

A pouco eu tinha 33,2° com 49%! Vai ser uma noite muito quente se não chover!!

 

Cai granizo a 30 km ao norte de Porto Alegre. Enorme incêndio na Free-way. Vejam a foto impressionante no Blog Radares do Tempo.

 

Daqui não se vê nenhuma nuvem de maior desenvolvimento. Pelo satélite se vê algumas formações antecipando a frente. Precisamos de uma chuva razoável para aliviar a terra desse calorão.

Link to comment
Share on other sites

Não é por nada, mas a fraca frente fria (se é que é frente fria) já está causando chuva em Santa Maria e já atingiu todo o centro, O e S do RS. A chuva foi pouco significativa, porém forte e num curto espaço de tempo. 8) Em geral, as temperaturas despencaram mais de 10° e em algumas áreas o vento bateu 70 km/h. Acredito que nesse noite o tempo vira em POA e baixa a temperatura.

 

Com esse calorão todo, também vai refrescar um pouco no O de SC.

 

Mas não se iludam: essa frente é só pra enganar o BAZ, hehe. :)

Link to comment
Share on other sites

Mas que m**** que é isso daqui, tchê!!! A linha de instabilidade provocou várias chuvaradas e temporais pelo RS e, ao atingir POA, dissipa-se!!! :x :evil: E pior: há tempestades na Lagoa dos Patos e no Planalto!! :?

 

Por aqui, começa a ventar e há fortes relâmpagos ao S e SE (os clarões estão cada vez mais fortes!!). Estou com 24,7° e 76%. Vamos ver se chove de uma vez, e não aquela pancada merreca das 23:30 e que durou um mísero minuto, só abafando a atmosfera.

 

p.s.: acabei de ouvir um trovoada de um enorme raio que caiu ao S da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Mas que m**** que é isso daqui, tchê!!! A linha de instabilidade provocou várias chuvaradas e temporais pelo RS e, ao atingir POA, dissipa-se!!! :x :evil: E pior: há tempestades na Lagoa dos Patos e no Planalto!! :?

 

Por aqui, começa a ventar e há fortes relâmpagos ao S e SE (os clarões estão cada vez mais fortes!!). Estou com 24,7° e 76%. Vamos ver se chove de uma vez, e não aquela pancada merreca das 23:30 e que durou um mísero minuto, só abafando a atmosfera.

 

p.s.: acabei de ouvir um trovoada de um enorme raio que caiu ao S da cidade.

 

Não notem o "concertar". É uma obra de arte do ClicRBS:

 

Um temporal deixou pelo menos 9,5 mil clientes da AES Sul sem energia elétrica na fronteira e região central do Estado. A chuva começou por volta das 18h30min, acompanhada de vento forte. As rajadas de vento chegaram a 70 km/h.

 

De acordo com a AES Sul, os municípios de Alegrete, Jaguari, Uruguaiana e Santana do Livramento são os mais atingidos pela falta de energia. Na cidade de São Borja, choveu cerca de 30 milímetros em Duas horas. As ruas ficaram alagadas e o trânsito congestionado. Uma árvore caiu na zona central do município e provocou danos a rede elétrica, que já foram concertados. Neste momento, 82 equipes da empresa estão trabalhando para normalizar o serviço.

 

Já nos municípios de Caçapava do Sul, São Sepé e Formigueiro pelo menos 27 mil residências estão sem energia elétrica. O motivo é um problema na linha de transmissão de Santa Maria para Caçapava do Sul.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.