Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Fábio Torales
 Share

Recommended Posts

  • Replies 414
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

19:00:

 

Curitiba 28 :shock:

 

Rio 27

POA 26

Floripa 25

 

São Paulo 20

 

Cheguei de Curitiba agora, que inferno estava aquela cidade hoje??? O Atlântico ajuda muito Floripa nessas condições.

 

Caio, jamais venha à Porto Alegre no verão!! Se achaste Ctba um inferno, tu irás arder no mármore deste mesmo inferno se vieres à Porto Alegre em janeiro.

 

Aviso: Não podes dormir em um local sem ar-condicionado, pois tu não consegue fechar os olhos. Se revira a noite toda na cama por causa do desconforto e não dorme!

 

Verdade!

 

Campanha Caio e Bettega em POA no início de janeiro!! :shock:

 

Em POA, não! Campo Bom de uma vez! hehe

 

 

Primeiro pergunto: de onde o amigo tirou este valor de 28 graus às 19:00?

Só se for do asfalto!! Esse horário já tinha 24,2 graus no CIC.

E tem outra, tivemos chuva fraca pela manhã e sol por toda a tarde com uma UR incrivelmente alta, daí a sensação de sufocamento.

Link to comment
Share on other sites

19:00:

 

Curitiba 28 :shock:

 

Rio 27

POA 26

Floripa 25

 

São Paulo 20

 

Cheguei de Curitiba agora, que inferno estava aquela cidade hoje??? O Atlântico ajuda muito Floripa nessas condições.

 

 

 

????Ué, não entendi essa?? :?

 

 

Vejam a estação do Alex:

 

Tempo - Temperatura - Ponto de orvalho

 

19:07 - 25.5 °C - 14.3 °C

 

 

Caio, choveu a manhã toda, e a temperatura ainda era de 22ºC as 13:30hs!!! A manhã toda foi muito amena, só que depois da chuva o tempo abriu e a umidade alta aumentou a sensação de calor!!!

 

13:29 - 22.8 °C (estação do Alex).

 

Vejam os últimos dias no Aero:

 

C U R I T I B A

 

1/12:14,3 /20,4

2/12:12,8 /22,2

3/12:16,4 /28,8

 

Hoje foi o primeiro dia que o calor pegou mesmo!!!Acho que é normal pra essa época!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Nossa, como é difícil admitir que Curitiba tbém faz calor...

 

Fazer mais calor que SP então parece que é coisa do outro mundo...coisa que até acontece as vezes...

 

Aliás, quanto está agora?

 

Vou dar uma checada e já volto.

 

 

Eu não falei que não estava calor, só disse que até uma da tarde a temperatura não passou de 22ºC!!!

 

O que tem de tão incrível nesses 28,8ºC que fizeram hoje??É perfeitamente normal!!Se compararmos com o calor que fez em todo sul do país nos últimos dias, está bem razoável por aqui!!

 

A média do mês até agora está em 19.6ºC!!!Também normal por enquanto!!!

Estamos no verão!!! :D

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

À 0:35 eu tinha 20,4°. Considerei essa valor a mínima de ontem (havia feito 23,1° pela manhã). Enfim: show de horror! Noites quentes em POA são sempre sem vento.

 

 

Marcos, achei o culpado pro calor que tá fazendo aqui no sul!!!Segundo nosso amigo PHP:

 

Eu já penso que a culpa toda é do "boi-ta-tá do Passo do Ladrão, ou quem sabe do "mão-pelada do Rincão dos Coelhos" , Alexandre uhahahahaha :D

 

:D:D

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

21:48:

 

SP 19,6

 

Curitiba 21 :oops: (Essa é pro Shimutz :lol: )

 

tá comparando temperatura da fria granja viana com o quente aero de Ctba. aí não vale. use um peso só para estas duas medidas... 8)

 

05/12/2006 05h 18.5ºC em ctba

 

05/12/2006 06h 19.6 em SP. coloqui as 6h da matina pois as 5h, para comparar com ctba, SP tava mais quente.

 

ou seja, SP não perde por esperar. :D :lol: :lol: mais uma vez como praxe, mínima menor em ctba :idea:

 

PS: dados do INMET.

Link to comment
Share on other sites

21:48:

 

SP 19,6

 

Curitiba 21 :oops: (Essa é pro Shimutz :lol: )

 

tá comparando temperatura da fria granja viana com o quente aero de Ctba. aí não vale. use um peso só para estas duas medidas... 8)

 

05/12/2006 05h 18.5ºC em ctba

 

05/12/2006 06h 19.6 em SP. coloqui as 6h da matina pois as 5h, para comparar com ctba, SP tava mais quente.

 

ou seja, SP não perde por esperar. :D :lol: :lol: mais uma vez como praxe, mínima menor em ctba :idea:

 

PS: dados do INMET.

 

Perderam pra POA com 17,9C. hehehe

 

Mínima no RS pelo INMET foi em Ausentes com 12,8C, mas Caçapava do Sul chegou bem com 13,9C.

Link to comment
Share on other sites

21:48:

 

SP 19,6

 

Curitiba 21 :oops: (Essa é pro Shimutz :lol: )

 

tá comparando temperatura da fria granja viana com o quente aero de Ctba. aí não vale. use um peso só para estas duas medidas... 8)

 

05/12/2006 05h 18.5ºC em ctba

 

05/12/2006 06h 19.6 em SP. coloqui as 6h da matina pois as 5h, para comparar com ctba, SP tava mais quente.

 

ou seja, SP não perde por esperar. :D :lol: :lol: mais uma vez como praxe, mínima menor em ctba :idea:

 

PS: dados do INMET.

 

 

como já era de se esperar.

Nunca é demais lembrar que o aero fica em SÃO JOSÉ DOS PINHAIS.

Link to comment
Share on other sites

É não tem como encarar ,Ausentes é a mais fria do RS, disparado.Uma curiosidade Tora, esta automática está em baixada, topo ou outra forma de relevo?

 

Está em topo! Por coincidência, mesmo valor do Inmet de SJ!

 

Bettega, São José dos Pinhais tem mínimas maiores ou menores que em Ctba? Imagino que por ser mais aberto e distante da área urbana, (na comparação com o Inmet) seja mais frio, certo?

Link to comment
Share on other sites

É não tem como encarar ,Ausentes é a mais fria do RS, disparado.Uma curiosidade Tora, esta automática está em baixada, topo ou outra forma de relevo?

 

Está em topo! Por coincidência, mesmo valor do Inmet de SJ!

 

Bettega, São José dos Pinhais tem mínimas maiores ou menores que em Ctba? Imagino que por ser mais aberto e distante da área urbana, (na comparação com o Inmet) seja mais frio, certo?

 

O aero normalmente tem mínimas e máximas superiores aos registrados por mim.

A região do aero por ser mais descampado, perde calor mais rapidamente e logo estagna por receber mais umidade vinda do oceano. O município de SJP fica próximo ao pé da serra do mar.

Link to comment
Share on other sites

21:48:

 

SP 19,6

 

Curitiba 21 :oops: (Essa é pro Shimutz :lol: )

 

tá comparando temperatura da fria granja viana com o quente aero de Ctba. aí não vale. use um peso só para estas duas medidas... 8)

 

05/12/2006 05h 18.5ºC em ctba

 

05/12/2006 06h 19.6 em SP. coloqui as 6h da matina pois as 5h, para comparar com ctba, SP tava mais quente.

 

ou seja, SP não perde por esperar. :D :lol: :lol: mais uma vez como praxe, mínima menor em ctba :idea:

 

PS: dados do INMET.

 

Puuuuurga Shimutz :lol: ,

 

não tenho a insanidade em achar que SP possa registrar uma mínima mais baixa que Curitiba em qualquer dia do ano, nem mesmo se pegar a gélida Granja Viana.

 

Se ler a minha mensagem anterior novamente, eu até escrevi "acho que Curitiba amanhecerá mais fria.."

 

Os dados que postei na mensagem anterior não são da Granja Viana, mas sim da estação do Tucci, no Jd. Marajoara, Zona Sul da cidade de S.Paulo. Imagino que na G Viana, devia estar próximo, pois, como já te falei, quando o tempo está fechado, a diferença de mínima mal é sentida. Então, não usei dois pesos e duas medidas como você sugeriu.

 

Forte Abraço

Caco

P.S: Estamos aí...estou esperando ligação quando vc chegar em Sampa em Janeiro pra gente ir na Munchen.. :wink:

Link to comment
Share on other sites

tá comparando temperatura da fria granja viana com o quente aero de Ctba. aí não vale. use um peso só para estas duas medidas... 8)

 

05/12/2006 05h 18.5ºC em ctba

 

05/12/2006 06h 19.6 em SP. coloqui as 6h da matina pois as 5h, para comparar com ctba, SP tava mais quente.

 

ou seja, SP não perde por esperar. :D :lol: :lol: mais uma vez como praxe, mínima menor em ctba :idea:

 

PS: dados do INMET.

 

Perderam pra POA com 17,9C. hehehe

 

Mínima no RS pelo INMET foi em Ausentes com 12,8C, mas Caçapava do Sul chegou bem com 13,9C.

 

Essa discussão SP X Curitiba, convenhamos, só vale no verão, porque no inverno...

 

E por aqui, maravilha! A noite de hoje foi mais amena. Tive 19,3°, dentro do padrão pra POA (a média mínima de dezembro é 18°).

 

No momento, tenho 25,7° com 61% e tempo nublado com estratus. O problema é a umidade, se bem que hoje não está calor. Apenas tem-se uma leve sensação de abafamento.

 

12,8 INMET

11,9 CLIMATERRA

9,5 BANDEIRA

Ronaldo Coutinho sempre chineleando com todo o Brasil... :oops: 8)

Link to comment
Share on other sites

não tenho a insanidade em achar que SP possa registrar uma mínima mais baixa que Curitiba em qualquer dia do ano

 

Mas o bairro de Palhereiros que tem uma media anual por volta de 02 graus em relação ao Mirante de Santana perde por pouco......!!!

 

E tambem temos o Riacho Grande próximo à Volks tem tem Máximas baixíssimas por causa da proximidade da serra do mar.....

 

É verdade Carlos. Aliás, Parelheiros (dentro do perímetro da cidade de São Paulo, e mesma altitude do Inmet/SP) é foda mesmo. É bem pau-a-pau com Curitiba, no inverno e verão. Tipo: Parelheiros está mais para Curitiba do que para Inmet/SP. Fato. O que, ao contrário do que o Marcos (POA) falou, é relevante, sugerindo que é perda de tempo comparar Curitiba x São Paulo no inverno.

Link to comment
Share on other sites

não tenho a insanidade em achar que SP possa registrar uma mínima mais baixa que Curitiba em qualquer dia do ano

 

Mas o bairro de Palhereiros que tem uma media anual por volta de 02 graus em relação ao Mirante de Santana perde por pouco......!!!

 

E tambem temos o Riacho Grande próximo à Volks tem tem Máximas baixíssimas por causa da proximidade da serra do mar.....

 

É verdade Carlos. Aliás, Parelheiros (dentro do perímetro da cidade de São Paulo, e mesma altitude do Inmet/SP) é foda mesmo. É bem pau-a-pau com Curitiba, no inverno e verão. Tipo: Parelheiros está mais para Curitiba do que para Inmet/SP. Fato. O que, ao contrário do que o Marcos (POA) falou, é relevante, sugerindo que é perda de tempo comparar Curitiba x São Paulo no inverno.

 

Não concordo, a estação de Parelheiros não rivaliza nem com o centro de Curitiba (Simepar). Se for botar o CIC na peleia aí fica mais vergonhoso ainda.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

 

Dia quente por aqui!!

 

Condições atualizadas:

 

Curitiba: sol entre poucas nuvens, UR45%, vento S-SE e 26,3ºC (CIC)

 

São Joaquim: sol, UR 35%, vento SO e 25,9ºC (Climaterra)

 

Porto Alegre: nublado, UR70%, vento S-SE, 25ºC (Aero)

 

Florianópolis: parc. nublado, UR 58%, calmo, 30,3ºC (Aero) 27ºC (Capoeiras)

Link to comment
Share on other sites

não tenho a insanidade em achar que SP possa registrar uma mínima mais baixa que Curitiba em qualquer dia do ano

 

Mas o bairro de Palhereiros que tem uma media anual por volta de 02 graus em relação ao Mirante de Santana perde por pouco......!!!

 

E tambem temos o Riacho Grande próximo à Volks tem tem Máximas baixíssimas por causa da proximidade da serra do mar.....

 

É verdade Carlos. Aliás, Parelheiros (dentro do perímetro da cidade de São Paulo, e mesma altitude do Inmet/SP) é foda mesmo. É bem pau-a-pau com Curitiba, no inverno e verão. Tipo: Parelheiros está mais para Curitiba do que para Inmet/SP. Fato. O que, ao contrário do que o Marcos (POA) falou, é relevante, sugerindo que é perda de tempo comparar Curitiba x São Paulo no inverno.

 

Não concordo, a estação de Parelheiros não rivaliza nem com o centro de Curitiba (Simepar). Se for botar o CIC na peleia aí fica mais vergonhoso ainda.

 

Bettega, uma pergunta simples, que não precisa de lenga lenga para resposta: basta ser direto.

 

As temperaturas registradas em Parelheiros estão mais para Inmet/SP (Mirante Santana) ou para Inmet Curitiba?

 

Tá mais para onde?

Link to comment
Share on other sites

Pelo Inmet, Ctba bateu nos 27 graus hoje e com um pouco de precipitação. Tá esquisito o tempo pra lá nos últimos dois dias. Tem nebulosidade, umidade alta e temperatura próxima dos 27/28..

 

Aqui em POA um dia de alívio com máx não passando dos 25. Deve ter dado viração em Ausentes, com temperatura já nos 15 graus.

Link to comment
Share on other sites

não tenho a insanidade em achar que SP possa registrar uma mínima mais baixa que Curitiba em qualquer dia do ano

 

Mas o bairro de Palhereiros que tem uma media anual por volta de 02 graus em relação ao Mirante de Santana perde por pouco......!!!

 

E tambem temos o Riacho Grande próximo à Volks tem tem Máximas baixíssimas por causa da proximidade da serra do mar.....

 

É verdade Carlos. Aliás, Parelheiros (dentro do perímetro da cidade de São Paulo, e mesma altitude do Inmet/SP) é foda mesmo. É bem pau-a-pau com Curitiba, no inverno e verão. Tipo: Parelheiros está mais para Curitiba do que para Inmet/SP. Fato. O que, ao contrário do que o Marcos (POA) falou, é relevante, sugerindo que é perda de tempo comparar Curitiba x São Paulo no inverno.

 

Não concordo, a estação de Parelheiros não rivaliza nem com o centro de Curitiba (Simepar). Se for botar o CIC na peleia aí fica mais vergonhoso ainda.

 

Bettega, uma pergunta simples, que não precisa de lenga lenga para resposta: basta ser direto.

 

As temperaturas registradas em Parelheiros estão mais para Inmet/SP (Mirante Santana) ou para Inmet Curitiba?

 

Tá mais para onde?

 

Eu nao sei responder,pq nao acompanho os dados de parelheiros. Mas acho que pra uma comparaçao como esta,teria que pegar a media. Afinal, vcs so lembram de parelheiros meia duzia de dias por ano, qdo tem massa polar forte,qdo tem ceu claro e a diferença entre inmet fica maior... :twisted:

brincadeira,mas se vcs querem tanto esta comparaçao, peguem os dados de parelheiros durante 1 mes, façam as medias, e comparem com Curitiba, e SP inmet.

Bom, pelo pouco que conheço la da regiao,realmente nao tem duvida que é bem mais fria que o centro de SP. Mas, alguem ja viu a estaçao de la, ou onde ela esta localizada? As estaçoes fornecem dados 24 hrs por dia?

Falo isso, pois um tempo atras eu tava vendo uns dados da estaçao do butanta, e achei uns dados mto estranhos. Minimas bem mais altas e maximas beeem mais baixas.Depois fiquei sabendo que a estaçao na funcionava 24 hrs por dia, por isso registrava dados so algumas horas por dia. Ultimamente acho que ja ta normal (mesmo continuando registrando umas temperaturas meio estranhas, mais altas, pra regiao). A de parelheiros nao me pareçe assim, mas nao custa verifica.

 

Bom, realmente hje eu tava comentando com um amigo. Hoje apesar de a temperatura nao estar taao alta, ta uma sensaçao de calor bem alta aqui em Curitiba. Tempo umido, temperatura la nos 27°C, vento fraco, aquele sol no meio de uma ceu nublado e com cara de poluido.

Claro que aqui em Curitiba faz calor, mas esse tempo de hoje nao eh mto comum. Acho que eh pq estamos bem no meio das instabilidades do sudeste, com uma baixa pressao e uma frente fria no sul.

Link to comment
Share on other sites

É verdade Carlos. Aliás, Parelheiros (dentro do perímetro da cidade de São Paulo, e mesma altitude do Inmet/SP) é foda mesmo. É bem pau-a-pau com Curitiba, no inverno e verão. Tipo: Parelheiros está mais para Curitiba do que para Inmet/SP. Fato. O que, ao contrário do que o Marcos (POA) falou, é relevante, sugerindo que é perda de tempo comparar Curitiba x São Paulo no inverno.

Só uma correção: eu não sugeri que é "perda de tempo" comparar as duas cidades no inverno. Apenas quis dizer que o frio de Curitiba destoa do de SP no inverno, e isso é evidente. Mas se comparar algumas regiões da cidade de SP com o geral de Curitiba (Parelheiros, por exemplo) aí a disputa é mais parelha.

 

Do mais, peço ao pessoal para não destoar da razão desse tópico, que são as condições do tempo em dezembro. 8)

 

E, por falar nisso, parece que temos boas notícias para o N e NO do RS nessa noite, onde se formaram duas áreas de instabilidades. Pela formação delas, parecem ser bem fortes apesar de muito localizadas.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

É verdade Carlos. Aliás, Parelheiros (dentro do perímetro da cidade de São Paulo, e mesma altitude do Inmet/SP) é foda mesmo. É bem pau-a-pau com Curitiba, no inverno e verão. Tipo: Parelheiros está mais para Curitiba do que para Inmet/SP. Fato. O que, ao contrário do que o Marcos (POA) falou, é relevante, sugerindo que é perda de tempo comparar Curitiba x São Paulo no inverno.

Só uma correção: eu não sugeri que é "perda de tempo" comparar as duas cidades no inverno. Apenas quis dizer que o frio de Curitiba destoa do de SP no inverno, e isso é evidente. Mas se comparar algumas regiões da cidade de SP com o geral de Curitiba (Parelheiros, por exemplo) aí a disputa é mais parelha.

 

Do mais, peço ao pessoal para não destoar da razão desse tópico, que são as condições do tempo em dezembro. 8)

 

E, por falar nisso, parece que temos boas notícias para o N e NO do RS nessa noite, onde se formaram duas áreas de instabilidades. Pela formação delas, parecem ser bem fortes apesar de muito localizadas.

 

Abraços!

 

Tá pedindo para o pessoal não destoar, mas já destoou também. :wink:

 

O que eu prego sempre é que as dinâmicas de massar de ar de SP/Capital e Curitiba são parelhas, muito semelhantes. Maia do que entre Curitiba e SJoaquim, o que falar então entre POA e Curitiba. Isso reflete-se no funcionamento do regime anual pluviométrico e na variação de temperaturas com o passar dos meses, que tem mais similaridade entre São Paulo e Curitiba do que entre Curitiba e S Joaquim.

 

É evidente que Curitiba é mais fria que São Paulo. Entretanto, acredito que a diferença de temperatura (principalmente a mínima) entre SP e Curitiba era menor antigamente em função do forte processo de urbanização que a primeira sofreu no século passado. A constatação de que os registros de Parelheiros (bairro pertencente ao perímetro urbano da cidade de São Paulo) estão mais próximos aos de Curitiba do que aos do Inmet de de SP dão constatação à esta tese.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

É verdade Carlos. Aliás, Parelheiros (dentro do perímetro da cidade de São Paulo, e mesma altitude do Inmet/SP) é foda mesmo. É bem pau-a-pau com Curitiba, no inverno e verão. Tipo: Parelheiros está mais para Curitiba do que para Inmet/SP. Fato. O que, ao contrário do que o Marcos (POA) falou, é relevante, sugerindo que é perda de tempo comparar Curitiba x São Paulo no inverno.

Só uma correção: eu não sugeri que é "perda de tempo" comparar as duas cidades no inverno. Apenas quis dizer que o frio de Curitiba destoa do de SP no inverno, e isso é evidente. Mas se comparar algumas regiões da cidade de SP com o geral de Curitiba (Parelheiros, por exemplo) aí a disputa é mais parelha.

 

Do mais, peço ao pessoal para não destoar da razão desse tópico, que são as condições do tempo em dezembro. 8)

 

E, por falar nisso, parece que temos boas notícias para o N e NO do RS nessa noite, onde se formaram duas áreas de instabilidades. Pela formação delas, parecem ser bem fortes apesar de muito localizadas.

 

Abraços!

 

Tá pedindo para o pessoal não destoar, mas já destoou também. :wink:

 

O que eu prego sempre é que as dinâmicas de massar de ar de SP/Capital e Curitiba são parelhas, muito semelhantes. Maia do que entre Curitiba e SJoaquim, o que falar então entre POA e Curitiba. Isso reflete-se no funcionamento do regime anual pluviométrico e na variação de temperaturas com o passar dos meses, que tem mais similaridade entre São Paulo e Curitiba do que entre Curitiba e S Joaquim.

 

É evidente que Curitiba é mais fria que São Paulo. Entretanto, acredito que a diferença de temperatura (principalmente a mínima) entre SP e Curitiba era menor antigamente em função do forte processo de urbanização que a primeira sofreu no século passado. A constatação de que os registros de Parelheiros (bairro pertencente ao perímetro urbano da cidade de São Paulo) estão mais próximos aos de Curitiba do que aos do Inmet de de SP dão constatação à esta tese.

 

Abs

 

e Curitiba ficou parada no tempo??? Aqui tb creseceu e muito!

Concordo que Parelheiros é um pólo frio de vcs aí de SP, mas mesmo assim perde feio tanto para as estações oficiais quanto para as da periferia.

Insisto ainda que se quiserem comparar Parelheiros com alguma estação nossa, esta deverá ser feita com a Lapa ou alguma outra do sudoeste da cidade. Aí sim a diferença fica ainda maior. É fato!

Link to comment
Share on other sites

Pelo Inmet, Ctba bateu nos 27 graus hoje e com um pouco de precipitação. Tá esquisito o tempo pra lá nos últimos dois dias. Tem nebulosidade, umidade alta e temperatura próxima dos 27/28..

 

Aqui em POA um dia de alívio com máx não passando dos 25. Deve ter dado viração em Ausentes, com temperatura já nos 15 graus.

 

Tora, realmente está muito estranho e incomum, mas esta temperatura não perdurou por muito tempo, pois em torno das 16:30 o vento E já soprava moderadamente e a temperatura despencou rapidamente.

O bom daqui é isso, as temperaturas quando muito se aproximam de 28-29 graus, mas rapidamente entram em descenso!!

 

Bom gurizada, estou indo pra Caxias do Sul agora, retorno na sexta-feira!

 

Um abraço a todos

Link to comment
Share on other sites

Só pra registrar que no final da madrugada deu uma chuva bem forte aqui em POA. Muita gente acordou com as trovoadas, depois veio uma chuva forte com bastante vento. Deu uns 10mm. Pela manhã já tinha parado, mas o céu continua encoberto com temperatura agora na casa dos 21 graus. Bem mais ameno hoje, de novo.

Link to comment
Share on other sites

Só pra registrar que no final da madrugada deu uma chuva bem forte aqui em POA. Muita gente acordou com as trovoadas, depois veio uma chuva forte com bastante vento. Deu uns 10mm. Pela manhã já tinha parado, mas o céu continua encoberto com temperatura agora na casa dos 21 graus. Bem mais ameno hoje, de novo.

E eu tinha escrito um pouco antes:

 

E, por falar nisso, parece que temos boas notícias para o N e NO do RS nessa noite, onde se formaram duas áreas de instabilidades. Pela formação delas, parecem ser bem fortes apesar de muito localizadas.

Essas áreas em formação atingiram POA. É atividade do jato. O satélite ontem mostrava a formação em "V", típica dessas tempestades violentas. Uma dessas áreas explodiu exatamente sobre POA!!

 

Acordei com violentas trovoadas aqui em casa!! E foram 2 ou 3 trovões muito fortes, seguido de chuva muito forte!! Meu termômetro perdeu o sinal do sensor externo, talvez por causa das descargas elétricas próximas.

 

Aqui em casa acumulei 15 mm. Pelo visto foi uma chuva muito forte e em curto período!! Estou com 21,9° no momento.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

É verdade Carlos. Aliás, Parelheiros (dentro do perímetro da cidade de São Paulo, e mesma altitude do Inmet/SP) é foda mesmo. É bem pau-a-pau com Curitiba, no inverno e verão. Tipo: Parelheiros está mais para Curitiba do que para Inmet/SP. Fato. O que, ao contrário do que o Marcos (POA) falou, é relevante, sugerindo que é perda de tempo comparar Curitiba x São Paulo no inverno.

Só uma correção: eu não sugeri que é "perda de tempo" comparar as duas cidades no inverno. Apenas quis dizer que o frio de Curitiba destoa do de SP no inverno, e isso é evidente. Mas se comparar algumas regiões da cidade de SP com o geral de Curitiba (Parelheiros, por exemplo) aí a disputa é mais parelha.

 

Do mais, peço ao pessoal para não destoar da razão desse tópico, que são as condições do tempo em dezembro. 8)

 

E, por falar nisso, parece que temos boas notícias para o N e NO do RS nessa noite, onde se formaram duas áreas de instabilidades. Pela formação delas, parecem ser bem fortes apesar de muito localizadas.

 

Abraços!

 

Tá pedindo para o pessoal não destoar, mas já destoou também. :wink:

 

O que eu prego sempre é que as dinâmicas de massar de ar de SP/Capital e Curitiba são parelhas, muito semelhantes. Maia do que entre Curitiba e SJoaquim, o que falar então entre POA e Curitiba. Isso reflete-se no funcionamento do regime anual pluviométrico e na variação de temperaturas com o passar dos meses, que tem mais similaridade entre São Paulo e Curitiba do que entre Curitiba e S Joaquim.

 

É evidente que Curitiba é mais fria que São Paulo. Entretanto, acredito que a diferença de temperatura (principalmente a mínima) entre SP e Curitiba era menor antigamente em função do forte processo de urbanização que a primeira sofreu no século passado. A constatação de que os registros de Parelheiros (bairro pertencente ao perímetro urbano da cidade de São Paulo) estão mais próximos aos de Curitiba do que aos do Inmet de de SP dão constatação à esta tese.

 

Abs

 

e Curitiba ficou parada no tempo??? Aqui tb creseceu e muito!

Concordo que Parelheiros é um pólo frio de vcs aí de SP, mas mesmo assim perde feio tanto para as estações oficiais quanto para as da periferia.

Insisto ainda que se quiserem comparar Parelheiros com alguma estação nossa, esta deverá ser feita com a Lapa ou alguma outra do sudoeste da cidade. Aí sim a diferença fica ainda maior. É fato!

 

Te falo mais Bettega. Se bobear, proporcionalmente, Curitiba cresceu mais que SP nos últimos anos. Entretanto, na variação do clima de um ambiente em função do crescimento populacional e urbano, quem dita a regra é o absoluto, e não o proporcional, entende? A cidade de São Paulo cresceu mais em termos populacionais e estrutural absolutos.. é fato, o que a prejudica em mínimas mais generosas. Concorda?

 

Parelheiros destoa BEM mais da estação mais quente de SP, do que a estação mais fria de Curitiba da mais quente da mesma. Compreende? Sabe porque? Efeito do processo de urbanização.

 

Engraçado que não comentaste o que escrevi sobre a dinâmica das massas de ar polar...

 

Abs Tetra Brasileiros

Link to comment
Share on other sites

Buenas

 

Aqui a pontinha dessa instabilidade provocou chuva forte e rápida.

Questão de 3/4 minutos deu 10mm!

O sol voltou entre nuvens, e a temperatura que havia caído pra 20°C está novamente em 24°C.

 

Abraços

 

Frente de rajada bonita até.

 

18°C agora, venta com rajadas de 40km/h.

Estamos naquela área entre a beira do CB e a área da chuva...

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.