Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

BOMBA !!! INVERNO 2007


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

Siga o raciocínio que quiser, .Aqui não é concurso de população, se fosse assim SP capital é imbatível...

Na antártida ocorrem as mais baixas temperaturas do globo e é praticamente desabitada, a não ser pelas expedições que estão por lá...

Nem por isto,as temperaturas dos pólos são desconsideradas.

Quando terminam os argumentos,eles apelam pra outros assuntos.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 169
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Do Paraná pra cima foi ruim. No Rio Grande do Sul foi bom. Maio muito abaixo da média com quebra de recordes de frio de 50 anos na época no Prata. Junho na média. Julho acima da média só até o dia 22. A última semana do mês foi gélida e com geada severa em vários pontos. Agosto abaixo da média. Setembro abaixo da média. Neve na Grande Porto Alegre e 70 cidades gaúchas em setembro. Primeiro evento de neve mais geral na Grande Porto Alegre desde 1994. Primeira neve da história na Grande Porto Alegre em setembro. Maior nevada no Rio Grande do Sul até hoje documentada em setembro. Maior nevada que o Vale dos Sinos testemunhou até hoje em qualquer época. Neve com acumulação em São Joaquim pela primeira vez, creio, desde 2002. Menores mínimas em agosto em diversas localidades do Sul do Brasil. Quebra de recordes de mínimas de 30/40 anos para setembro no Centro/Sul do Brasil. Geadas severas que não eram vistas desde 2000 e 1996 no Sul do Brasil. Pior colheita de trigo no interior gaúcho desde 1971 como consequência do frio. Desastre para a fruticultura como resultado do interno frio na segunda metade do inverno. Ciclone extratropical com vento de 110 km/h em Porto Alegre. Maior ressaca na costa gaúcha desde a onda de frio de julho de 1994. E tenho que ler que inverno só foi bom em Salvador ? Tenha a santa paciência. Outra, vamos combinar, São Paulo não é sul e sim centro do país. Pra terminar, não posto mais mensagens no BAZ informando que os modelos informam pra longo prazo. Como alguém disse, é a política do "pagar pra ver". Fiquem todos sabendo na hora das coisas. Outra. Não leiam nenhum prognóstico climático em site de INMET, INPE, NOAA, etc. Porque o fundamento é o mesmo: estatística e climatologia de longo prazo. Quem lê os fóruns internacionais e lê algumas mensagens aqui tem que ter muita paciência, mas muita paciência mesmo. São dados em profusão e um nível de discussão paupérrimo, exceto por alguns.

 

Ao invés de combinar, vamos informar, ou voltar para a escola mesmo. :lol:

 

São Paulo não fica no Sul, sequer no Centro do Brasil. Mas sim no Sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Do Paraná pra cima foi ruim. No Rio Grande do Sul foi bom. Maio muito abaixo da média com quebra de recordes de frio de 50 anos na época no Prata. Junho na média. Julho acima da média só até o dia 22. A última semana do mês foi gélida e com geada severa em vários pontos. Agosto abaixo da média. Setembro abaixo da média. Neve na Grande Porto Alegre e 70 cidades gaúchas em setembro. Primeiro evento de neve mais geral na Grande Porto Alegre desde 1994. Primeira neve da história na Grande Porto Alegre em setembro. Maior nevada no Rio Grande do Sul até hoje documentada em setembro. Maior nevada que o Vale dos Sinos testemunhou até hoje em qualquer época. Neve com acumulação em São Joaquim pela primeira vez, creio, desde 2002. Menores mínimas em agosto em diversas localidades do Sul do Brasil. Quebra de recordes de mínimas de 30/40 anos para setembro no Centro/Sul do Brasil. Geadas severas que não eram vistas desde 2000 e 1996 no Sul do Brasil. Pior colheita de trigo no interior gaúcho desde 1971 como consequência do frio. Desastre para a fruticultura como resultado do interno frio na segunda metade do inverno. Ciclone extratropical com vento de 110 km/h em Porto Alegre. Maior ressaca na costa gaúcha desde a onda de frio de julho de 1994. E tenho que ler que inverno só foi bom em Salvador ? Tenha a santa paciência. Outra, vamos combinar, São Paulo não é sul e sim centro do país. Pra terminar, não posto mais mensagens no BAZ informando que os modelos informam pra longo prazo. Como alguém disse, é a política do "pagar pra ver". Fiquem todos sabendo na hora das coisas. Outra. Não leiam nenhum prognóstico climático em site de INMET, INPE, NOAA, etc. Porque o fundamento é o mesmo: estatística e climatologia de longo prazo. Quem lê os fóruns internacionais e lê algumas mensagens aqui tem que ter muita paciência, mas muita paciência mesmo. São dados em profusão e um nível de discussão paupérrimo, exceto por alguns.

 

Ao invés de combinar, vamos informar, ou voltar para a escola mesmo. :lol:

 

São Paulo não fica no Sul, sequer no Centro do Brasil. Mas sim no Sudeste.

 

Na escola se ensina interpretação de texto. Pois bem, se não ficou claro, apesar da obviedade ululante, estava me referindo não às regiões geográficas (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, etc) mas à localização geográfica do estado. Se o problema é escola, isso não me fez falta meu amigo. De alguém que gabaritou as 25 questãoes de Geografia no vestibular da PUC-RS em 1993. Tem cada coisa no BAZ. Depois a gente manda plantar coquinho e é suspenso.

Link to comment
Share on other sites

Siga o raciocínio que quiser, .Aqui não é concurso de população, se fosse assim SP capital é imbatível...

Na antártida ocorrem as mais baixas temperaturas do globo e é praticamente desabitada, a não ser pelas expedições que estão por lá...

Nem por isto,as temperaturas dos pólos são desconsideradas.

Quando terminam os argumentos,eles apelam pra outros assuntos.

 

Sgues o raciocínio que desejas. É teu direito. Apenas estou dizendo que é absurdo considerar Urubici o município mais frio do Brasil por causa das montanhas que cercam a cidade e onde quase ninguém mora. A diferença entre a sede de Urubici e o alto do Morro da Igreja é superior a 800 metros. Mais que TODA a altitude que te gabas de Soledade. Só isso !!! Viu o tamho do absurdo do teu raciocínio Paulo ?

Link to comment
Share on other sites

Proponho que sigamos o raciocínio do Paulo. Porto Alegre tem que ser considerada pela temperatura que faz no alto do Morro Santana, a 300 metros de altitude, onde moram 50 pessoas. Vamos desconsiderar a temperatura que faz na cidade inteira, com altitudes entre 20 e 50 metros, onde moram mais de 1 milhão de pessoas.

 

 

Por essa linha de raciocínio temos que desconsiderar "Cruzeiro" então..que representa menos que 3% dos habitantes dos municipios de São Joaquim.

 

Nada a ver. A área urbana de São Joaquim tem altitudes entre 1.350 e 1.400 metros. O Cruzeiro está a 1.507 metros (Ademar). O que o PHP está propondo é julgar Urubici a cidade mais fria do Brasil com a sede a 900 metros e o Morro da Igreja a 1.800 metros.

Link to comment
Share on other sites

Incrível ,como surgem toda hora defensores de SJ!!!

Por quê o medo de Uubici?

É no município de Urubici que estão os pontos mais frios do BR, vcs queiram ou não.

Se é no município de Urubici,pra mim é Urubici.

 

Paulo, não é possível. Eu acho que ou tu não lê o que escrevo ou não presta atenção. Urubici CIDADE fica ao redor dos 930m. São Joaquim CIDADE fica entre 1340 e 1410 +/-. Logo, não há comparação.

 

São Joaquim e região do seu entorno tem altitudes tão elevadas quanto o morro da igreja e região. Existem até terras que são, como gostas de afirmar, mais CONTINENTAIS que o morro da igreja, que é bem aberto para o leste. Logo, o ponto exato mais frio de São Joaquim, ou no morro das antenas ou o morro da igreja estão todos ao redor dos 1600/1800m. Seria loucura achar que vamos ter estações em todos estes pontos em detrimento das cidades, que é onde realmente importa e onde as pessoas vivem.

 

 

Como loucura também seria São Joaquim ter apenas uma estação no Cruzeiro e não na cidade. Como já tem na cidade, a estação serve de APOIO. São dados a mais. Quisera eu que Porto Alegre tivesse uma estação em cada bairro da cidade para conferir as diferenças.

 

Eu não "torço" para São Joaquim. Não tenho nenhum motivo para isso, nem mesmo o Ronaldo que mora lá "torce" para a cidade em detrimento de outras da região. Se tem uma coisa que não se entende aqui é a raiva que tens sobre São Joaquim, que a única forma que compreendo é uma pitadinha de inveja e ciuminho bobo que muito se fala da cidade e deixamos cidades menos frias, embora significativas, como Soledade. Querias que fosse o contrário. Debate focado em Soledade e nas cidades que gostas mais. Assim fica complicado.

Link to comment
Share on other sites

Incrível ,como surgem toda hora defensores de SJ!!!

Por quê o medo de Uubici?

É no município de Urubici que estão os pontos mais frios do BR, vcs queiram ou não.

Se é no município de Urubici,pra mim é Urubici.

 

Paulo, não é possível. Eu acho que ou tu não lê o que escrevo ou não presta atenção. Urubici CIDADE fica ao redor dos 930m. São Joaquim CIDADE fica entre 1340 e 1410 +/-. Logo, não há comparação.

 

São Joaquim e região do seu entorno tem altitudes tão elevadas quanto o morro da igreja e região. Existem até terras que são, como gostas de afirmar, mais CONTINENTAIS que o morro da igreja, que é bem aberto para o leste. Logo, o ponto exato mais frio de São Joaquim, ou no morro das antenas ou o morro da igreja estão todos ao redor dos 1600/1800m. Seria loucura achar que vamos ter estações em todos estes pontos em detrimento das cidades, que é onde realmente importa e onde as pessoas vivem.

 

 

Como loucura também seria São Joaquim ter apenas uma estação no Cruzeiro e não na cidade. Como já tem na cidade, a estação serve de APOIO. São dados a mais. Quisera eu que Porto Alegre tivesse uma estação em cada bairro da cidade para conferir as diferenças.

 

Eu não "torço" para São Joaquim. Não tenho nenhum motivo para isso, nem mesmo o Ronaldo que mora lá "torce" para a cidade em detrimento de outras da região. Se tem uma coisa que não se entende aqui é a raiva que tens sobre São Joaquim, que a única forma que compreendo é uma pitadinha de inveja e ciuminho bobo que muito se fala da cidade e deixamos cidades menos frias, embora significativas, como Soledade. Querias que fosse o contrário. Debate focado em Soledade e nas cidades que gostas mais. Assim fica complicado.

 

Perfeito !!!

Link to comment
Share on other sites

Do Paraná pra cima foi ruim. No Rio Grande do Sul foi bom. Maio muito abaixo da média com quebra de recordes de frio de 50 anos na época no Prata. Junho na média. Julho acima da média só até o dia 22. A última semana do mês foi gélida e com geada severa em vários pontos. Agosto abaixo da média. Setembro abaixo da média. Neve na Grande Porto Alegre e 70 cidades gaúchas em setembro. Primeiro evento de neve mais geral na Grande Porto Alegre desde 1994. Primeira neve da história na Grande Porto Alegre em setembro. Maior nevada no Rio Grande do Sul até hoje documentada em setembro. Maior nevada que o Vale dos Sinos testemunhou até hoje em qualquer época. Neve com acumulação em São Joaquim pela primeira vez, creio, desde 2002. Menores mínimas em agosto em diversas localidades do Sul do Brasil. Quebra de recordes de mínimas de 30/40 anos para setembro no Centro/Sul do Brasil. Geadas severas que não eram vistas desde 2000 e 1996 no Sul do Brasil. Pior colheita de trigo no interior gaúcho desde 1971 como consequência do frio. Desastre para a fruticultura como resultado do interno frio na segunda metade do inverno. Ciclone extratropical com vento de 110 km/h em Porto Alegre. Maior ressaca na costa gaúcha desde a onda de frio de julho de 1994. E tenho que ler que inverno só foi bom em Salvador ? Tenha a santa paciência. Outra, vamos combinar, São Paulo não é sul e sim centro do país. Pra terminar, não posto mais mensagens no BAZ informando que os modelos informam pra longo prazo. Como alguém disse, é a política do "pagar pra ver". Fiquem todos sabendo na hora das coisas. Outra. Não leiam nenhum prognóstico climático em site de INMET, INPE, NOAA, etc. Porque o fundamento é o mesmo: estatística e climatologia de longo prazo. Quem lê os fóruns internacionais e lê algumas mensagens aqui tem que ter muita paciência, mas muita paciência mesmo. São dados em profusão e um nível de discussão paupérrimo, exceto por alguns.

 

Ao invés de combinar, vamos informar, ou voltar para a escola mesmo. :lol:

 

São Paulo não fica no Sul, sequer no Centro do Brasil. Mas sim no Sudeste.

 

Na escola se ensina interpretação de texto. Pois bem, se não ficou claro, apesar da obviedade ululante, estava me referindo não às regiões geográficas (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, etc) mas à localização geográfica do estado. Se o problema é escola, isso não me fez falta meu amigo. De alguém que gabaritou as 25 questãoes de Geografia no vestibular da PUC-RS em 1993. Tem cada coisa no BAZ. Depois a gente manda plantar coquinho e é suspenso.

 

Olha, de boa, mas as questões de geografia do vestibular da PUC-RS de 1993 não deviam estar tão complicadas assim porque o Estado de São Paulo não está geograficamente no centro do Brasil não... :roll:.

Tem que engolir essa e manter o controle emocional.

 

Abs Tetra Brasileiros

 

Dá-lhe Inter contra o Barcelona!!!

 

P.S: Esse Ranking em que o atual 3º colocado do brasileiro deste ano aparece como 1º do ranking da CBF, até vale para campeonatos puramente nacionais. Experimenta contabilizar libertadotes e mundiais interclubes que aí não tem time no Brasilpro tricolor paulista :lol:

Link to comment
Share on other sites

Luiz, pra começar São Paulo está sim na faixa central do país. Está na mesma latitude do Mato Grosso do Sul que é um estado do Centro-Oeste. Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e o centro-sul de Minas estão no centro do país. Repito que não estou falando da divisão regional oficial. São Paulo está geograficamente na faixa central do Brasil e pertence oficialmente ao Sudeste do Brasil.

 

Sobre as questão terem sido fáceis, tu não tens como afirmar. Possivelmente até estavam, afinal a média de acertos foi 12 em 25. Eu fiz as 25.

 

Sobre o teu time, o meu e o dos outros eu não viu discutir. É off-topic e não quero estragar o tópico. Se quiseres mande uma MP. Mas te informo que o meu tempo está escasso para tratar de assuntos futebolísticos que para mim não têm o menor interesse.

Link to comment
Share on other sites

Quer saber to de saco cheio destes puxa-sacos de SJ, vcs esquecem Urupema, e outras dezenas, ficam sé falando em São Joaquim, coisa repetitiva, parece que adotaram uma cidade que não pode ser batida em termos de frio.

Outra coisa Torales, eu falei município, não cidade.Tem gente aqui que não estudou geografia mesmo, não sabem que município abrange zona urbana e rural...

Pois está posta a disputa, Ausentes contra SJ, vamos lá não descoversem.

Outra questão, quero ver a comparação automática x automática, não adianta virem com dados extra-oficiais, que pra mim tem valor relativo...

Link to comment
Share on other sites

Quer saber to de saco cheio destes puxa-sacos de SJ, vcs esquecem Urupema, e outras dezenas, ficam sé falando em São Joaquim, coisa repetitiva, parece que adotaram uma cidade que não pode ser batida em termos de frio.

Outra coisa Torales, eu falei município, não cidade.Tem gente aqui que não estudou geografia mesmo, não sabem que município abrange zona urbana e rural...

Pois está posta a disputa, Ausentes contra SJ, vamos lá não descoversem.

Outra questão, quero ver a comparação automática x automática, não adianta virem com dados extra-oficiais, que pra mim tem valor relativo...

 

Desisto, Paulo. hehe

 

Só vou dizer uma coisa: conheça São Joaquim e região. Vá até a casa do Ronaldo, bata um papo com ele. Vai ajudar.

Link to comment
Share on other sites

Luiz, pra começar São Paulo está sim na faixa central do país. Está na mesma latitude do Mato Grosso do Sul que é um estado do Centro-Oeste. Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e o centro-sul de Minas estão no centro do país. Repito que não estou falando da divisão regional oficial. São Paulo está geograficamente na faixa central do Brasil e pertence oficialmente ao Sudeste do Brasil.

 

Sobre as questão terem sido fáceis, tu não tens como afirmar. Possivelmente até estavam, afinal a média de acertos foi 12 em 25. Eu fiz as 25.

 

Sobre o teu time, o meu e o dos outros eu não viu discutir. É off-topic e não quero estragar o tópico. Se quiseres mande uma MP. Mas te informo que o meu tempo está escasso para tratar de assuntos futebolísticos que para mim não têm o menor interesse.

 

Alexandre, para terminar, o Estado de São Paulo não está na mesma latitude do MS do em sua plenitude. Sua maior porção está mais ao sul do que este Estado. O que falar então da Capital paulista, que tem sua latitude superior à Ponta Porã/MS (mais meridional, portanto).

 

Tudo depende muito do ponto de vista, é bastante subjetivo. No meu ponto de vista, a cidade de Goiânia pode ser considerada como um marco central entre sul e norte do País. Não sei se concorda ou não.

 

Quanto aos temas extra meteorologia:

 

1) Está equívocado. Se na prova, a média de acertos foi de 12 dentre 25 questões com certeza não estava fácil. Parabéns para você pela sua performance. Destoou, e muito, da média, para melhor.

 

2) Não falo mais de futebol e do querido SPFC do BAZ. Sinceramente, em terras brasilis, perdeu a graça. :lol:

 

Abs Tetra Brasileiros (Pela última Vez!!! Eu prometo...)

Link to comment
Share on other sites

Quer saber to de saco cheio destes puxa-sacos de SJ, vcs esquecem Urupema, e outras dezenas, ficam sé falando em São Joaquim, coisa repetitiva, parece que adotaram uma cidade que não pode ser batida em termos de frio.

Outra coisa Torales, eu falei município, não cidade.Tem gente aqui que não estudou geografia mesmo, não sabem que município abrange zona urbana e rural...

Pois está posta a disputa, Ausentes contra SJ, vamos lá não descoversem.

Outra questão, quero ver a comparação automática x automática, não adianta virem com dados extra-oficiais, que pra mim tem valor relativo...

 

Desisto, Paulo. hehe

 

Só vou dizer uma coisa: conheça São Joaquim e região. Vá até a casa do Ronaldo, bata um papo com ele. Vai ajudar.

 

Já foi mais que medido. São Joaquim ganha de Ausentes em todas as médias.

 

Quer apostar, PHP? Eu aposto! Ponha os valores na mesa!

 

Isso é para provar que ninguém aqui está torcendo por SJ. É apenas uma constatação HISTÓRICA. Quem torce aqui é vc em relação à Soledade :wink:

Link to comment
Share on other sites

Acho que assim, vocês vão ler a mensagem. O tópico trata do inverno 2007, e não de todas as outras coisas que estão sendo discutidas aqui. Querem continuar ? Abram novo tópico.

Att.

 

Só acho que não é pq surge um tema interessante dentro de um tópico que devemos sessá-lo por fuga do tema. Isso é excesso de formalismo e burocracia. Fujam dos protocolos!! Esse tema é interessante e não devia parar. Aliás, os temas que mais me fazem prender ao BAZ são aqueles proibidos de alguma maneira ou de outra.

Link to comment
Share on other sites

Luiz, pra começar São Paulo está sim na faixa central do país. Está na mesma latitude do Mato Grosso do Sul que é um estado do Centro-Oeste. Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e o centro-sul de Minas estão no centro do país. Repito que não estou falando da divisão regional oficial. São Paulo está geograficamente na faixa central do Brasil e pertence oficialmente ao Sudeste do Brasil.

 

Sobre as questão terem sido fáceis, tu não tens como afirmar. Possivelmente até estavam, afinal a média de acertos foi 12 em 25. Eu fiz as 25.

 

Sobre o teu time, o meu e o dos outros eu não viu discutir. É off-topic e não quero estragar o tópico. Se quiseres mande uma MP. Mas te informo que o meu tempo está escasso para tratar de assuntos futebolísticos que para mim não têm o menor interesse.

 

Alexandre, para terminar, o Estado de São Paulo não está na mesma latitude do MS do em sua plenitude. Sua maior porção está mais ao sul do que este Estado. O que falar então da Capital paulista, que tem sua latitude superior à Ponta Porã/MS (mais meridional, portanto).

 

Tudo depende muito do ponto de vista, é bastante subjetivo. No meu ponto de vista, a cidade de Goiânia pode ser considerada como um marco central entre sul e norte do País. Não sei se concorda ou não.

 

Quanto aos temas extra meteorologia:

 

1) Está equívocado. Se na prova, a média de acertos foi de 12 dentre 25 questões com certeza não estava fácil. Parabéns para você pela sua performance. Destoou, e muito, da média, para melhor.

 

2) Não falo mais de futebol e do querido SPFC do BAZ. Sinceramente, em terras brasilis, perdeu a graça. :lol:

 

Abs Tetra Brasileiros (Pela última Vez!!! Eu prometo...)

 

Alexandre, no vestiba da PUC-RS de 1998 fiz 19 de 25 na prova de Geografia. A média acho que ficou nos 11,x... Não sou tão "cabrção" quanto tu! :lol:

Link to comment
Share on other sites

Luiz, pra começar São Paulo está sim na faixa central do país. Está na mesma latitude do Mato Grosso do Sul que é um estado do Centro-Oeste. Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e o centro-sul de Minas estão no centro do país. Repito que não estou falando da divisão regional oficial. São Paulo está geograficamente na faixa central do Brasil e pertence oficialmente ao Sudeste do Brasil.

 

Sobre as questão terem sido fáceis, tu não tens como afirmar. Possivelmente até estavam, afinal a média de acertos foi 12 em 25. Eu fiz as 25.

 

Sobre o teu time, o meu e o dos outros eu não viu discutir. É off-topic e não quero estragar o tópico. Se quiseres mande uma MP. Mas te informo que o meu tempo está escasso para tratar de assuntos futebolísticos que para mim não têm o menor interesse.

 

Alexandre, para terminar, o Estado de São Paulo não está na mesma latitude do MS do em sua plenitude. Sua maior porção está mais ao sul do que este Estado. O que falar então da Capital paulista, que tem sua latitude superior à Ponta Porã/MS (mais meridional, portanto).

 

Tudo depende muito do ponto de vista, é bastante subjetivo. No meu ponto de vista, a cidade de Goiânia pode ser considerada como um marco central entre sul e norte do País. Não sei se concorda ou não.

 

Quanto aos temas extra meteorologia:

 

1) Está equívocado. Se na prova, a média de acertos foi de 12 dentre 25 questões com certeza não estava fácil. Parabéns para você pela sua performance. Destoou, e muito, da média, para melhor.

 

2) Não falo mais de futebol e do querido SPFC do BAZ. Sinceramente, em terras brasilis, perdeu a graça. :lol:

 

Abs Tetra Brasileiros (Pela última Vez!!! Eu prometo...)

 

Acho que, falando em termos de latitude, uma boa divisao seria do tropico de capricornio (que passa em SP) pra baixo o sul, do tropico ate mais ou menos a altura de mato grosso, bahia o centro e dai pra cima o norte...

 

Acho que tem muito Brasil la pra cima, pra se considerar o SP como regiao central do pais...

Link to comment
Share on other sites

Vamo parar com esta lenga-lenga Bruno, sei que SJ é muito fria, está entre as mais frias do país, em termos de cidade acho que só chega perto a cidade de Urupema, mas em se tratando de município, Urubici e Urupema, são imbatíveis, em médias, máximas, mínimas e neve inclusive.

Pra me convencer do contrário, prove.

Link to comment
Share on other sites

Vamo parar com esta lenga-lenga Bruno, sei que SJ é muito fria, está entre as mais frias do país, em termos de cidade acho que só chega perto a cidade de Urupema, mas em se tratando de município, Urubici e Urupema, são imbatíveis, em médias, máximas, mínimas e neve inclusive.

Pra me convencer do contrário, prove.

 

Diz a lei brasielira que fatos públicos e notórios dispensam prova. É público e notório que São Joaquim é mais fria e tem mais neve que Urubici e Urupema.

 

Abração !!!

Link to comment
Share on other sites

Tenho mapas do Exército em casa que revelam o contrário,existem dezenas de pontos acima dos 1700m em Urupema, bem como em Urubici,onde inclusive está o Morro da Igreja ou por acaso é público e notório que o mesmo está em SJ, só se for para o imaginário de alguns...

Vc sabe que neva mais no Morro e também nas Antenas em Urupema.Aí está posta uma disputa equilibrada e razoável.A comparação é boa quando são forças equivalentes.

Link to comment
Share on other sites

Tenho mapas do Exército em casa que revelam o contrário,existem dezenas de pontos acima dos 1700m em Urupema, bem como em Urubici,onde inclusive está o Morro da Igreja ou por acaso é público e notório que o mesmo está em SJ, só se for para o imaginário de alguns...

Vc sabe que neva mais no Morro e também nas Antenas em Urupema.Aí está posta uma disputa equilibrada e razoável.A comparação é boa quando são forças equivalentes.

 

De novo cada um falando de coisas diferentes: Alexandre falando da cidade, PHP do município!!

 

A sede de SJ é a mais alta das três, junto com Urupema. Os dados recentes mostram que neva mais na sede de SJ do que na de Urupema, e muito mais do que na de Urubici. Entretanto, Urupema, de frente para o Morro das Torres, tem o privilégio de ver a pisagem branca a distãncia com uma frequencia muito maior do que o povo de SJ. Os Morros das Torres e da Igreja são os locais mais nivosos do Brasil, seguidos de perto pelos Morros do Cruzeiro (BAZ e Véia) e outros da região.

 

Temos o Ronaldo em SJ e a filial dele chamada ADemar no Cruzeiro. Não temos nada semelhante no Morro das Torres (só a EPAGRI na base do Morro, mas cujas notícias são esparsas e desencontradas) nem no Morro da Igreja (só os oficiais da aeronáutica com seu mercurio desabrigado). Mas mesmo assim, sabemos que tinha uns 8-10cm (dando um desconto para os 15 cm anunciados pela aeronáutica e EPAGRI) de neve em ambos locais em setembro deste ano, enquanto o Cruzeiro tinha 5cm e SJ 2,5cm nos melhores locais! Sabemos também que ambos locais já tiveram nevascas com mais de 30 cm de acumulação enquanto a cidade de SJ teve chuva misturada com neve se macumular (1998).

 

Portanto: cidade mais fria e nivosa na sede = SJ. Municípios com pontos mais frios e nivosos da região=Urupema e Urubici.

 

Acho que dá para chegar a estas conclusões com base nos fatos recentes!

Link to comment
Share on other sites

Vamo parar com esta lenga-lenga Bruno, sei que SJ é muito fria, está entre as mais frias do país, em termos de cidade acho que só chega perto a cidade de Urupema, mas em se tratando de município, Urubici e Urupema, são imbatíveis, em médias, máximas, mínimas e neve inclusive.

Pra me convencer do contrário, prove.

 

Diz a lei brasielira que fatos públicos e notórios dispensam prova. É público e notório que São Joaquim é mais fria e tem mais neve que Urubici e Urupema.

 

Abração !!!

pegando carona na peleia...

 

É público e notório que São Joaquim e mais fria e tem mais neve que URUPEMA????

Mesmo???

Link to comment
Share on other sites

Boa pergunta, Rodrigo. Até a década de 70, Palmas era notoriamente a cidade mais fria do Brasil. Se perguntasses a alguém, ouviria isso, salvo daqueles que vivessem mais perto de SC. Por ser público e notório, será que o fato dispensa prova? Cria-se, portanto, um divisor de águas entre o parecer jurídico e o científico... :wink:

Link to comment
Share on other sites

Boa pergunta, Rodrigo. Até a década de 70, Palmas era notoriamente a cidade mais fria do Brasil. Se perguntasses a alguém, ouviria isso, salvo daqueles que vivessem mais perto de SC. Por ser público e notório, será que o fato dispensa prova? Cria-se, portanto, um divisor de águas entre o parecer jurídico e o científico... :wink:

 

Quando eu digo que é todo mundo puxando brasa pro seu assado...

Link to comment
Share on other sites

Boa pergunta, Rodrigo. Até a década de 70, Palmas era notoriamente a cidade mais fria do Brasil. Se perguntasses a alguém, ouviria isso, salvo daqueles que vivessem mais perto de SC. Por ser público e notório, será que o fato dispensa prova? Cria-se, portanto, um divisor de águas entre o parecer jurídico e o científico... :wink:

 

Quando eu digo que é todo mundo puxando brasa pro seu assado...

 

Alexandre,

 

Educadamente peço que pare com isso. Não há nenhuma brasa aqui meu amigo, ficaria feliz se houvesse. Palmas é certamente uma das mais quentes cidades que figuram entre as mais frias do país. Perde até para Lages. Nem por isso deixo de analisá-la. Alguém me ensinou que não é a maior fogueira que produz o melhor assado... s

 

Fique com seu assado, todas as minhas brasas e cuide para não se chamuscar.

 

Enquanto cuidas do teu fogo, volto à discussão séria.

 

É interessante notar a especulação que existe sobre o título de mais quente ou mais fria. Não é apenas uma brincadeira de BAZ, é um título capaz de levantar ou destruir uma cidade. Nestes dias de comunicação rápida, as pequenas cidades do interior, derrubadas pelos diversos ciclos econômicos pelos quais passaram, buscam alternativas de renda, sendo o turismo uma das mais importantes delas. O pessoal de Palmas conta que antigamente faziam-se cartões postais do município, mas hoje não mais, porque o fluxo turístico é baixo. É muito marketing envolvido. Enquanto a Globo paranaense não está nem aí, o SIMEPAR faz o que pode e os moradores esperam, a cidade afunda. Já que o turismo não anda, a moda agora é passar o trator nas reservas de mata nativa (que são abundantes na região) e criar gado. Quem sabe plantar Pinus, isto também se encontra bastante. Os campos de Palmas já estão desfigurados com estas imensas reservas artificiais. Sem dúvida trarão mais dinheiro que o turismo, mas toda a reserva biológica que ali se encontra já sofre duras penas. A fiscalização é difícil, as cidades em si são de difícil acesso. Os dados mostram que Bituruna, ao norte de Palmas, onde ficam as maiores reservas de mata de araucária do estado, está sofrendo com uma devastação acelerada, mesmo em áreas de preservação. Há uns tempos, um incêndio pernicioso destruiu vastas áreas do bioma... há quem diga que é puxar brasa. Não preciso de brasa alguma. Não gosto de meu estado porque ele é MAIS em alguma coisa, bem como não gosto de Santa Catarina por causa de um título. Gosto por gostar, pois valorizo a gente que ali vive, a terra, as paisagens e tudo o que torna cada lugar único e por isso sim, maravilhoso.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Luiz, sugeriste Palmas como mais fria. Agora voltas atrás. Eu não puxo brasa aqui para nenhum lugar e tento que a discussão seja séria. Estiveste ausente do BAZ e aparentemente não leste as discussões. Tivesse lido e teria visto que nas últimas semanas insisti para que fosse discutida a questão com base em fatos e dados e não em "sensação" e percepções pessoais. Tu envereda a discussão pra outros temas que é totalmente offt-topic (seção que foi extinta).

Link to comment
Share on other sites

Não preciso de muito texto para derrubar teus argumentos. Leia melhor a mensagem:

 

Boa pergunta, Rodrigo. Até a década de 70, Palmas era notoriamente a cidade mais fria do Brasil. Se perguntasses a alguém, ouviria isso, salvo daqueles que vivessem mais perto de SC. Por ser público e notório, será que o fato dispensa prova? Cria-se, portanto, um divisor de águas entre o parecer jurídico e o científico... Wink

 

Ora, não afirmei coisa alguma. Lancei mão de um fato observável na literatura para fundamentar minha argumentação, refutando tua idéia. Justamente por Palmas não ser a mais fria que teu argumento não é válido. Contrário fosse, estarias correto e minha mensagem não faria sentido. Não é porque algo é tido como válido por muitos, pública e notoriamente, que será cientificamente comprovado e verdadeiro.

 

Luiz, sugeriste Palmas como mais fria. Agora voltas atrás. Eu não puxo brasa aqui para nenhum lugar e tento que a discussão seja séria. Estiveste ausente do BAZ e aparentemente não leste as discussões. Tivesse lido e teria visto que nas últimas semanas insisti para que fosse discutida a questão com base em fatos e dados e não em "sensação" e percepções pessoais. Tu envereda a discussão pra outros temas que é totalmente offt-topic (seção que foi extinta).

 

Espero que após leitura mais cuidadosa, entendas o que disse na mensagem acima. Saiba que li grande parte das mensagens, mesmo tendo estado fora. Gastei precioso tempo (algumas horas do dia de hoje) apenas para isso. Se tantas mensagens foram escritas em busca de transparência, parece que não trouxeram muito benefício; basta ler aquela que tanto eu e o Rodrigo comentamos. Trata-se de uma discussão científica. Se buscamos uma visão científica, penso que aquela explicação jurídica seja insuficiente, a não ser que se veja provida dos devidos "poréns".

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Luiz, não te apega a uma mensagem isolada. Leste todas as mensagens mas não conseguiste apanhar as sutilezas das brincadeiras que eu, o Paulo Henrique e outros fizemos nestas discussões de qual cidade é mais fria. O que interessa mesmo é o postado pelo Zé Vicente. É a mensagem definitiva. Um ponto final.

Link to comment
Share on other sites

Boa pergunta, Rodrigo. Até a década de 70, Palmas era notoriamente a cidade mais fria do Brasil. Se perguntasses a alguém, ouviria isso, salvo daqueles que vivessem mais perto de SC. Por ser público e notório, será que o fato dispensa prova? Cria-se, portanto, um divisor de águas entre o parecer jurídico e o científico... :wink:

 

Luiz, perdoe-me, mas Palmas jamais foi considerada a cidade mais fria do Brasil. Talvez para os paranaenses isso fosse uma verdade, mas no Brasil............

 

Aliás, fui saber que caia neve em palmas já bem grandinho. Se ela tivesse essa fama, não seria muito difícil ouvir comentários dela na TV e em outros veículos de comunicação.

 

Nesta tu se puxou.

Link to comment
Share on other sites

Luiz, não te apega a uma mensagem isolada. Leste todas as mensagens mas não conseguiste apanhar as sutilezas das brincadeiras que eu, o Paulo Henrique e outros fizemos nestas discussões de qual cidade é mais fria. O que interessa mesmo é o postado pelo Zé Vicente. É a mensagem definitiva. Um ponto final.

 

Não estou brincando, talvez seja este o problema. Já que não consideras minha mensagem no contexto, melhor parar a discussão por aqui.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Boa pergunta, Rodrigo. Até a década de 70, Palmas era notoriamente a cidade mais fria do Brasil. Se perguntasses a alguém, ouviria isso, salvo daqueles que vivessem mais perto de SC. Por ser público e notório, será que o fato dispensa prova? Cria-se, portanto, um divisor de águas entre o parecer jurídico e o científico... :wink:

 

Luiz, perdoe-me, mas Palmas jamais foi considerada a cidade mais fria do Brasil. Talvez para os paranaenses isso fosse uma verdade, mas no Brasil............

 

Aliás, fui saber que caia neve em palmas já bem grandinho. Se ela tivesse essa fama, não seria muito difícil ouvir comentários dela na TV e em outros veículos de comunicação.

 

Nesta tu se puxou.

 

Bruno, permita-me fundamentar o que disse. Quando puder, digitalizo os recortes de jornal e trechos de livros que fazem tal menção. Como disse e espero que tenhas lido, estabeleci uma exceção em minha mensagem. Obviamente quem vivia perto de SC e RS cresceu num meio que já valorizava o potencial existente, dentro do qual situavam-se as cidades mais frias. São Joaquim só foi ter estação meteorológica em 1955. As cidades da Serra Gaúcha, bem depois. Apenas São Chico (que me lembre) tinha estação antes disso. Como disse e disse novamente acima, não afirmei que Palmas era a mais fria, ou foi, mas que apenas chegou a ser considerada a mais fria, afinal tem estação desde o século XIX, reflexo de um rico período no qual parte de SC e do PR estava sob sua jurisdição, indo do Rio Iguaçu até o oeste de Santa Catarina, permitindo que o município paranaense tenha uma invejável série de dados, quase ininterrupta desde Outubro de 1922. No que disse, a única coisa passível de mudança é a década. Talvez tenha terminado nos anos 50 ou 60. É para que se reveja a idéia postada pelo Alexandre, não para discutir se Palmas é a mais fria ou não, afinal todos sabemos que não é e nunca foi.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,sem entrar no mérito de ser ou não mais fria, Palmas foi sim conhecida como a terra das grandes nevadas, eu mesmo ouvi falar muito destes frios memoráveis e não só de Palmas,mas também de Clevelândia.

De São Joaquim é que as notícias são mais recentes, quando o pessoal de lá acordou pra gigante turística que é SJ, acredito até pelo bom trabalho do Ronaldo em divulgá-la.Aliás os catarinas demoraram um monte para descobrir o potencial de frio que têm em seu território. :wink:

Link to comment
Share on other sites

O Luiz tem razão. Palmas é uma cidade muito antiga e de seu município desmembram-se quase todos os demais do Sul/Sudoeste do Paraná. Antigamente a cidade era um elo, uma parada obrigatória, para os viajantes do Sul - desde o tropeirismo.

Muitas pessoas do interior do Paraná até hoje falam que Palmas é a cidade mais fria do Brasil.

 

De 30 anos pra cá que a cidade caiu no esquecimento e praticamente parou no tempo, culpa talvez de São Joaquim e outras cidades de fato mais frias.

Link to comment
Share on other sites

O Luiz tem razão. Palmas é uma cidade muito antiga e de seu município desmembram-se quase todos os demais do Sul/Sudoeste do Paraná. Antigamente a cidade era um elo, uma parada obrigatória, para os viajantes do Sul - desde o tropeirismo.

Muitas pessoas do interior do Paraná até hoje falam que Palmas é a cidade mais fria do Brasil.

 

De 30 anos pra cá que a cidade caiu no esquecimento e praticamente parou no tempo, culpa talvez de São Joaquim e outras cidades de fato mais frias.

 

é isso mesmo gaudério!! eu desde guri tinha Palmas como a cidade mais fria do Brasil. De São Joaquim, creio que tenho ouvido falar de uns 15-20 anos pra cá.

Link to comment
Share on other sites

O Luiz tem razão. Palmas é uma cidade muito antiga e de seu município desmembram-se quase todos os demais do Sul/Sudoeste do Paraná. Antigamente a cidade era um elo, uma parada obrigatória, para os viajantes do Sul - desde o tropeirismo.

Muitas pessoas do interior do Paraná até hoje falam que Palmas é a cidade mais fria do Brasil.

 

De 30 anos pra cá que a cidade caiu no esquecimento e praticamente parou no tempo, culpa talvez de São Joaquim e outras cidades de fato mais frias.

 

é isso mesmo gaudério!! eu desde guri tinha Palmas como a cidade mais fria do Brasil. De São Joaquim, creio que tenho ouvido falar de uns 15-20 anos pra cá.

 

E eu só conheci Palmas através do Luiz aqui no BAZ. :oops:

 

Pra mim Palmas era só a capital do TO. hehe

Link to comment
Share on other sites

O Luiz tem razão. Palmas é uma cidade muito antiga e de seu município desmembram-se quase todos os demais do Sul/Sudoeste do Paraná. Antigamente a cidade era um elo, uma parada obrigatória, para os viajantes do Sul - desde o tropeirismo.

Muitas pessoas do interior do Paraná até hoje falam que Palmas é a cidade mais fria do Brasil.

 

De 30 anos pra cá que a cidade caiu no esquecimento e praticamente parou no tempo, culpa talvez de São Joaquim e outras cidades de fato mais frias.

 

é isso mesmo gaudério!! eu desde guri tinha Palmas como a cidade mais fria do Brasil. De São Joaquim, creio que tenho ouvido falar de uns 15-20 anos pra cá.

 

E eu só conheci Palmas através do Luiz aqui no BAZ. :oops:

 

Pra mim Palmas era só a capital do TO. hehe

 

Bom, santa ignorância destes livros e autores!!! Será que eles não tinham atlas em casa naquela época?

 

Luiz, eu sei que não é tu que achas ou achavas que Palmas era a mais fria. Eram os livros que diziam. Mas, ainda assim, acho um completo absurdo, ainda mais por tratar-se de livros científicos (eram cinetíficos?)

Link to comment
Share on other sites

Bruno,

 

Não é ignorância. Veja que não havia informação. Assim como hoje muitos consideram São Joaquim o lugar mais frio do país, sabemos que há pontos ainda mais gélidos no topo da serra, mas sem dados. Na época não haviam estações a fornecer dados ininterruptos como hoje temos. A rede era escassa e como sempre, tudo dependia de interesse. E respondendo à sua pergunta, sim, em livros científicos. Os mesmos livros já assinalavam a existência de lugares tão frios quanto (ou mais frios) em SC e RS, mesmo na Serra do Mar paranaense (onde ficam os pontos mais frios do estado). É interessante notar como davam mais atenção à geografia tempos atrás. Numa outra publicação que tenho, do IBGE, o autor não apenas cita São Joaquim e alhures, mas também o Nordeste do RS e região de Palmas (também interior do estado, Castro, Cascavel...) ao falar do frio. Isso na década de 60, hoje parece-me que o que importa é "o mais". Como disse, não é a escala do fenômeno que importa... se fosse assim, a neve no Brasil poderia se considerar desprezível, fenômeno esporádico e sem interesse. Neva aqui, acolá, sei lá quando e se Deus quiser. Não é assim que pensamos, claro. Não estudamos as cidades frias por serem as mais frias, mas por serem interessantes do aspecto climatológico no país. Neste contexto, podemos incluir também vastas áreas do Sul do país pertencentes a um mesmo domínio climato-botânico que é o das araucárias, abrangendo as regiões elevadas do Planalto Meridional.

 

O problema grave é o que foi citado. Esquecem a periferia buscando dados no ponto mais alto, mais frio, mais nivoso... enquanto o clima como um todo acaba de lado. Não há como compreender a gênese dos fenômenos meteorológicos atuantes numa determinada região sem ter uma visão ampla do quadro. Isso me faz lembrar de lugares como Palmas, Horizonte, Inácio Martins, General Carneiro, Bituruna... lugarejos minúsculos e climaticamente interessantes no Brasil e no Paraná, porém completamente esquecidos. Moro longe e não posso ir até lá pesquisar. Muitos aqui pensam ser bairrismo, não sei porque. Não estou afirmando nada que os dados não comprovem.

 

Por isso - e é o que lembro - os bazianos deveriam sair mais de um foco único - SJ e Serra Gaúcha - e buscar conhecer novos pontos. A Mantiqueira, a Serra da Bocaina, a Serra do Mar, o Pico da Neblina, há tanto lugar interessante e desperdiçamos todo nosso tempo com uma região apenas sem reservar ao menos um pouquinho de nossa curiosidade para o resto.

 

Eis o mal do Brasil. É quase todo habitado, mas desconhecido.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Bruno,

 

Não é ignorância. Veja que não havia informação. Assim como hoje muitos consideram São Joaquim o lugar mais frio do país, sabemos que há pontos ainda mais gélidos no topo da serra, mas sem dados. Na época não haviam estações a fornecer dados ininterruptos como hoje temos. A rede era escassa e como sempre, tudo dependia de interesse. E respondendo à sua pergunta, sim, em livros científicos. Os mesmos livros já assinalavam a existência de lugares tão frios quanto (ou mais frios) em SC e RS, mesmo na Serra do Mar paranaense (onde ficam os pontos mais frios do estado). É interessante notar como davam mais atenção à geografia tempos atrás. Numa outra publicação que tenho, do IBGE, o autor não apenas cita São Joaquim e alhures, mas também o Nordeste do RS e região de Palmas (também interior do estado, Castro, Cascavel...) ao falar do frio. Isso na década de 60, hoje parece-me que o que importa é "o mais". Como disse, não é a escala do fenômeno que importa... se fosse assim, a neve no Brasil poderia se considerar desprezível, fenômeno esporádico e sem interesse. Neva aqui, acolá, sei lá quando e se Deus quiser. Não é assim que pensamos, claro. Não estudamos as cidades frias por serem as mais frias, mas por serem interessantes do aspecto climatológico no país. Neste contexto, podemos incluir também vastas áreas do Sul do país pertencentes a um mesmo domínio climato-botânico que é o das araucárias, abrangendo as regiões elevadas do Planalto Meridional.

 

O problema grave é o que foi citado. Esquecem a periferia buscando dados no ponto mais alto, mais frio, mais nivoso... enquanto o clima como um todo acaba de lado. Não há como compreender a gênese dos fenômenos meteorológicos atuantes numa determinada região sem ter uma visão ampla do quadro. Isso me faz lembrar de lugares como Palmas, Horizonte, Inácio Martins, General Carneiro, Bituruna... lugarejos minúsculos e climaticamente interessantes no Brasil e no Paraná, porém completamente esquecidos. Moro longe e não posso ir até lá pesquisar. Muitos aqui pensam ser bairrismo, não sei porque. Não estou afirmando nada que os dados não comprovem.

 

Por isso - e é o que lembro - os bazianos deveriam sair mais de um foco único - SJ e Serra Gaúcha - e buscar conhecer novos pontos. A Mantiqueira, a Serra da Bocaina, a Serra do Mar, o Pico da Neblina, há tanto lugar interessante e desperdiçamos todo nosso tempo com uma região apenas sem reservar ao menos um pouquinho de nossa curiosidade para o resto.

 

Eis o mal do Brasil. É quase todo habitado, mas desconhecido.

 

Sds.,

 

CORRETO, MAIS O MAIOR PROBLEMA SÃO OS DADOS E A PRÓPRIA MÍDIA.

 

A BAHIA TEVE UM INVERNO MUITO FRIO E NÃO SAIU NADA!! DAÍ ENTENDE-SE QUE NÃO TEM FRIO NA BAHIA. VÁ LÁ SEM CASACO ENTRE MAIO A SETEMBRO NA REGIÃO DE VITÓRIA DA CONQUISTA, A FAMÍLIA DO ADEMAR FOI EM MAIO DE 2005 E PASSOU QUASE TODA AS FÉRIAS DENTRO DE CASA , POIS SÓ TINHAM LEVADO ROUPA DE VERÃO E PEGARAM ATÉ +-4,0ºC E NÃO PASSAVA MUITO DE 18/20 DE DIA POR MAIS DE 4/5 DIAS SEGUIDOS... E SÃO DO CRUZEIRO, IMAGINA OUTROS "BRASILEIROS"...

 

O MESMO NO ACRE, RONDÔNIA, MATO GROSSO, SUDOESTE DO AMAZONAS, ETC... A MAIORIA DO POVO BRASIL, ESPECIALMENTE DO LITORAL ACHA QUE O BRASIL SÓ TEM CALOR, E QUE FRIO É SÓ AQUI.

 

S.JOAQUIM É CONHECIDA A NÍVEL NACIONAL DESDE OS FINS DE 1970....

Link to comment
Share on other sites

Mas a diferença é que hoje existe, por exemplo, o Google Earth, que destrincha todo o país, de norte a sul. Logo, os pontos possivelmente mais frios já são todos conhecidos. Não existe nada para se conhecer. Basta agora colher e analisar dados. Isso é muito complicado. Ninguém pode colocar uma estação no pico da neblina e informar dados. Aos poucos tudo vai se ajeitando, até ano passado São Joaquim não tinha nenhuma automática. Agora o Carlos nos trará dados do Alsene.

 

Em tempo, não se discute muito sobre Picos da Neblina porque simplesmente o assunto se esgota. Não existem dados, apenas estimativas com relação a uma cidade relativamente próxima. Mais do que ficar chutando valores não se pode ir. Não dá pra comparar com a proximidade e os inúmeros dados de outros lugares, assim a discussão tende a focar onde se tem de onde extrair dado e informação.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.