Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

Tempo aberto hoje, agora marca 29,7 graus e a máxima de hoje foi até agora de 29,9 graus.

 

Desde que instalei meu novo termômetro no dia 4 a mínima vem subindo a cada dia: começou com 19,2 graus no dia 5, 20,4 graus no dia 6, 20,9 graus no dia 7 e hoje chegou a 21,6, a máxima também vem subindo só que mais lentamente: 28,7 graus no dia 4 (neste dia começei a observar porque foi quando chegou o termômetro, não medi a mínima), 29,5 graus no dia 5, 29,8 graus nos dias 6 e 7 e 29,9 graus hoje até agora (a de hoje pode ser modificada ainda ou não).

 

Está prevista a chegada de uma frente fria (que seria bastante úmida) no início da segunda quinzena (dias 17 ou 18 ); este ano não repetirá 2006, quando julho foi todinho sob bloqueio e só chegou uma frente fria normalzinha no final do mês, a segunda metade deste mês por enquanto promete muita umidade, o que me interessa mais é saber se esta frente (que pode ficar estacionária) teria força para trazer um pouco de chuva para o interior da região, onde a chuva é de fato mais necessária no momento, alguns modelos sinalizam isso agora mas até lá vai mudar muitas vezes.

 

Quanto as previsões de dias abaixo de 20 graus, eu não levaria muito a sério, é vício de modelo, este mesmo modelo tem previsto (para os últimos dias, para hoje e para os próximos dias) máximas entre 24 e 26 graus para o Rio (certamente tem passado disto), a grade dele é muito grande, o que o torna nada confiável para prever máximas em locais específicos. O maior período abaixo de 20 graus no Galeão e Santos Dumont nos últimos anos foi de 2 dias em julho de 2004 (dias 19 e 20), em alguns bairros chegou a 3 ou 4 dias e no Inmet (leva em conta a rede toda) acho que 1 dia neste evento.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Hoje a máxima aqui na Abolição atingiu 33,4°C.No momento tenho 25,1°C e céu limpo.Hoje já é o quinto dia seguido de céu absolutamente limpo por aqui.Como também anoto as condições do tempo diárias além de temperaturas e chuva, percebi que esse é o segundo maior período de dias seguidos de céu absolutamente limpo(sem um cirrus sequer), só perdendo pra uma sequência de 7 dias em julho do ano passado.

Link to comment
Share on other sites

As máximas estão aumentando cada vez mais nestes dias de Julho no Rio. Estão acima da média, mas daqui a poucos dias isso deve mudar com a entrada de uma boa massa polar aqui no Rio, na semana que vem. O modelo acoplado continua indicando uns quatro dias de máxima abaixo de 20º, e embora os modelos tenham uma variedade muito grande, eu acredito que isso deva acontecer, ou quase isso, dada a insistência do modelo. Vamos ver... A máxima de ontem em Inhaúma foi de 32,3º, foi um dia bem seco e quente. A mínima de hoje foi de 20,0º. Agora faz 25º no Maracanã.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 20,3°C hoje e no momento já faz 28,5°C aqui na Abolição, no subúrbio, com céu ainda totalmente limpo.As últimas rodadas do modelo seguem indicando a chegada de uma fraca frente fria na noite de quarta/madrugada de quinta trazendo alguma chuva e uma boa queda na máxima na quinta feira, mas com sol voltando e temperaturas subindo rápido já na sexta, dia 13.O bom é que a frente mais forte foi antecipada para a tarde/noite já do dia 16, trazendo bastante chuva e frio, estando realmente prevista máximas abaixo de 20°C nos dias 17, 18 e 19.

Link to comment
Share on other sites

A frente deve atingir o estado do Rio, afinal o AP à sua retaguarda é bastante intenso. Duas questões se colocam: o quanto de frio chegará ao estado e a quantidade de chuva que cairá sobre o estado, principalmente na região litorânea, já que mais para o interior a umidade diminui por fatores dinâmicos.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na Barra da Tijuca, tem uma estranha neblina-fumaca!! muito esquisito, alguem sabe se ta rolando uma queimada em algum lugar...

A Visibilidade ta mtu baixa

 

Exatamente!!!!

A Visibilidade era em torno de 100 mts, fora aquele cheiro de maresia misturado com fumaça.

A Temperatura no momento era de 20°C e a umidade em 100%. Bem diferente dos 22% que registrei no domingo. :shock:

Em que lugar da Barra está?

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Manhã de sol com bastante névoa ainda no Rio, resquício do nevoeiro londrino que tomou conta da cidade durante a noite/madrugada passada. A temperatura vai subido, nesse momento faz 26º no Maracanã. A mínima em Inhaúma hoje foi de 19,6º, e a máxima de ontem de 28,9º. A entrada de umidade foi resonsável pelo nevoeiro à noite e pelo fato da máxima não ter subido tanto quanto no domingo. Uma frente fria se aproxima, mas tudo indica que não ter muita ação por aqui, infelizmente. Dá até inveja do frio que está fazendo na Argentina. Não que eu esteja esperando o frio que faz lá, é claro, mas se esse bloqueio não estivesse tão forte, com certeza a massa polar chegaria até aqui. O jeito é esperar, já que o bloqueio dá indícios de que vai enfraquecer.

Link to comment
Share on other sites

Ontem realmente uma névoa misturada com fumaça começou por aqui já no início da noite, com o passar das horas o cheiro de fumaça era cada vez mais insuportável e até pensei que eram os favelados de um morro próximo daqui fazendo queimadas como é de costume deles(justamente nos dias mais secos eles inventam de queimar lixo, papel e mato, e a fumaça toma conta das redondezas) mas pelo visto não eram eles já que foii reportada cheiro de fumaça em vários bairros da cidade, no final da noite a fina névoa já havia se transformado em denso nevoeiro, e assim foi por toda madrugada e amanhecer de hoje, a mínima aqui na Abolição foi de 20,0°C mas no momento já faz calor de 31,8°C por aqui com céu completamente limpo, amanhã de noite deve chegar a fraca frente fria trazendo um pouco de chuva e deixando o dia bem ameno na quinta e sexta, depois a temperatura sobe rápido até o dia 16-17 quando chega uma nova frente fria, o número de dias abaixo de 20°C já diminuiu pra 2 apenas(19 e 20), no final se pelo menos um dia não passar dos 20°C já devemos comemorar.

Link to comment
Share on other sites

Hoje registrei uma mínima de 19,4 graus (contra 20 graus ontem e 21,6 graus no sábado), mas apesar da queda na mínima a máxima subiu chegando a 30,6 graus (contra 29 graus ontem e 30,4 graus no sábado), ontem à noite o ar estava muito enevoado e com leve cheiro de fumaça por aqui, mas não houve neblina, aliás, em 20 anos morando aqui eu NUNCA vi neblina, ela simplesmente não ocorre nesta parte da cidade por algum motivo que eu desconheço, acho que as brisas que descem do maciço inibem, mas não tenho certeza.

Link to comment
Share on other sites

Máxima aqui na Abolição hoje de 33,4°C.No momento 25,8°C e céu limpo.Inclusive hoje foi o sétimo dia consecutivo de céu completamente limpo aqui, o maior período sem aparecimento de nebulosidade desde que comecei a acompanhar o tempo em 2002, empatado com uma sequência de sete dias também em julho do ano passado.Mas amanhã as nuvens voltam, pois a frente fria, já bem enfraquecida deve nos atingir entre a noite de amanhã e a madrugada da quinta.

Link to comment
Share on other sites

Manhã ainda de muito sol mas já com alguns cirrus´que vão aumentando e dando lugar já a algumas nuvens altas e médias aqui no Rio.A mínima da madrigada aqui na Abolição foi de 20,7°C e no momento já faz 27,4°C por aqui.Segundo as últimas previsões, a fraca frente fria chega hoje a noite por aqui trazendo alguma chuva e até relevante queda na máxima, que amanhã não passaria dos 23-24°C segundo os modelos do CPTEC, devido ao dia chuvoso.Na sexta ainda há previsão de chuva na madrugada e amanhecer mas no decorrer do dia o tempo deve ir abrindo e a temperatura subindo, mas sem calor(previstos valores de máxima na casa dos 26°C neste dia).No fim de semana o sol estará de volta com temperatura em elevação, mas entre a segunda e a terça feira uma nova frente fria deve chegar, o único dia com máxima abaixo de 20°C seria a quarta feira, dia 18, se isso acontecer, pelo menos uma máxima abaixo de 20°C, já vai ser a glória!

Link to comment
Share on other sites

Sol e alguns cirrus no Rio nesta manhã, como já disse o Breno, devido a aproximação da frente fria. Venta moderamente nesse momento e uma cena pitoresca me chamou a atenção nesta manhã. É que no caminho do trabalho, entre Inhaúma e Maracanã, o vento moderado fez com que centenas de folhas secas de amendoeiras voassem ao mesmo tempo, proporcionando um belo espetáculo, e me fazendo lembrar que, por incrível que pareça, estamos no inverno, hehehe! Vamos ver se a partir da semana que vem, com o fim do bloqueio, as temperaturas façam jus ao inverno... Bem, a máxima de ontem em Inhaúma foi de 31,9º, e a mínima de hoje de 20,5º. Agora faz 26º no Maracanã.

Link to comment
Share on other sites

A máxima hoje por aqui ficou em 30,4°C.A ventania continuou até o início da tarde quando o vento acalmou mas o aumento na nebulosidade se intensificou ainda mais, no meio da tarde já tinhamos céu completamente nublado e por volta das 17h começou a chover bem fraco aqui na Abolição, desde então se alterna entre garoa e chuva fraca por aqui acumulando 2mm até o momento, a temperatura despencou e no momento faz apenas 21,0°C(logo logo a mínima de 20,7°C deve ser alterada), os maiores acumulados são nas encostas ou próximo a elas, são eles: 27mm no Sumaré, 20mm em Laranjeiras, 16mm no Jardim Botânico, 14mm na Rocinha e em Santa Teresa, 11mm no Mendanha e na Cidade de Deus, 8mm no Riocentro, Grota Funda e Barra e 7mm no Itanhangá.Já os menores acumulados são de 0,2mm na Penha e em Irajá, 0,4mm no Grajaú, 0,6mm na Ilha e em Bangu e 0,8mm no Cachambi.Amanhã a máxima deve ser bem baixa e o dia chuvoso.

Link to comment
Share on other sites

A frente fria chegou, e o relevo do Rio como sempre faz coisas incríveis, consegue "tirar água de pedra", mesmo com frente fria em estágio de dissipação a caminho do mar, tendo produzido pouquíssima chuva no super úmido litoral paulista e não tendo caído UMA GOTA até agora na também super úmida Parati segundo a auto do INMET (e no satélite não aparece nenhuma nuvem aqui em cima), a chuva veio generosa para as nossas encostas com mais de 50 mm no chuvaré (quer dizer, Sumaré), ô lugar para chover no inverno estas encostas da cidade do Rio, deveria ser feito um estudo para explicar porque frentes caquéticas com nuvens finíssimas fazem cair tanta água nelas, e esta nem é grandes coisas, já vi frente mais fraca que essa emplacar 200 mm no Sumaré.

 

Mas óbvio que aqui em baixo (na cidade) a situação é outra, aqui em casa temos um chuvisco/garoa por horas mas nem molhou embaixo da árvore ainda, mas tive que mudar o sensor do termômetro de lugar para não molhar o que iria F... com a temperatura, que aliás se mantém perto de frustrantes 20 graus agora comparando com 14 graus em Santos e 11 graus em SP (para ser mais exato 19,8 graus agora, a máxima da quarta-feira de 26,1 graus foi no começo da manhã).

Link to comment
Share on other sites

Bem comentado pelo Loepa(aliás, qual seu nome?), mesmo com frentes ridículas como essa as encostas arrebentam no acumulado, e mesmo bairros próximos a elas também, vejam os maiores acumulados até o momento: Sumaré 99mm, Rocinha 64mm, Jardim Botânico 52mm, Laranjeiras 48mm, Mendanha 38mm, Vidigal 37mm, Riocentro 36mm, Grota Funda 32mm, Itanhangá 30mm, Santa Teresa 29mm, Urca 28mm, Barra 27mm, Ilha 23mm, Copacabana 22mm, Cidade de Deus 20mm, Tijuca 17mm e Santa Cruz e Sepetiba 11mm.Agora vejam os menores: Penha e Irajá 1mm, Grajaú e Cachambi 2mm, Bangu 3mm, Saúde e São Cristóvão 4mm, Piedade e Anchieta 5mm e Madureira e Campo Grande 6mm.Aqui na Abolição tenho 5mm(3 ontem e 2 hoje), apesar da pouca chuva pelo menos tivemos grande queda na temperatura, neste momento faz 19,2°C com céu completamente fechado e um pouco de vento, sensação térmica na casa dos 16-17°C, o que pra mim já é um pouco frio.

Link to comment
Share on other sites

A fraca frente fria trouxe um pouco de chuva pro Rio, fora as encostas, que já tiveram a situação amplamente explicada pelo Breno e o Loepa (também tenho curiosidade de saber o seu nome), e que tem um bom volume de chuva no inverno mesmo. Em Inhaúma, garoou a noite/madrugada toda e não passou disso mesmo. A temperatura diminuiu como previsto, e está amena nesse momento. A mínima em Inhaúma foi de 18,5º, e a máxima de ontem de 27,4º. Hoje a máxima deve ficar entre 22 e 23º. Os modelos estão, pela primeira vez depois de vários dias, prevendo sucessivas entradas de frentes frias, indicando talvez o fim do bloqueio, com destaque para a primeira semana de Agosto, com temperaturas muito baixas pro Rio também. Agora 21º no Maracanã.

Link to comment
Share on other sites

Parece que não é só no inverno, mas o verão tem acontecido também, chuva significativa no verão em Rocinha e Sumaré, por exemplo.

Enquanto a frente fria vai embora e o Pan começou hoje com o futebol feminino e o Brasil ganhou de 4 a 0 com o tempo nublado no Engenho de Dentro. Amanhã é dia da abertura dos jogos! :D

Uma nova frente fria deve chegar no dia 17/18 com maior intensidade.

Agora tenho, 21.9C e 79% UR.

Link to comment
Share on other sites

A questão é que no inverno e em boa parte do outono e primavera a diferença entre a chuva que cai no Sumaré & cia e a que cai nas outras estações é muito maior do que no verão, porque a chuva no verão é menos mal distribuída (menos, mas ainda assim mal distribuída, pois ser mal distribuída é uma característica da nossa chuva), mas esta chuva orográfica murrinha cai sempre nos mesmos lugares, veja só o exemplo de setembro de 2005, setembro deveria ser um dos meses mais secos do ano na maior parte do SE, mas naquele ano foi o mês mais chuvoso de toda a serie no Sumaré com 610 mm (e na Penha 42 mm no mesmo mês), até em julho de 2006 (seco, bloqueio quase o mês todo) o Sumaré passou de 100 mm, a média lá supera os 100 mm em todos os 12 meses do ano se não me engano, o que me causou surpresa desta vez foi uma frente que não provocou quase chuva no litoral norte de SP e sul do RJ (ZERO mm em Parati Inmet e Caraguatatuba Cptec), ter produzido tanta chuva orográfica aqui mais ao norte.

 

De todas as maneiras, eu acredito (ja faz um tempo) que este mês vai ser (mais um) julho chuvoso na cidade, se os modelos que consultei estiverem corretos a única coisa que vai acontecer de agora até o dia 31 é passar frente fria pelo Rio de Janeiro, uma atrás da outra, nos últimos 3 anos julho foi chuvoso em 2 (2004 e 2005), em 2004 muito chuvoso inclusive, este ano eu não acho que chegaremos a 2004, mas 2005 talvez.

 

A médium Adelaide Scritori da FCCC (contratada pelo Cesar Maia para dar um jeito na instabilidade do inverno carioca durante o PAN) vai ter muito trabalho pela frente. :lol:

 

Hoje registrei uma mínima de 18,5 graus e máxima de 23,1 graus, o primeiro dia que não ficou acima da média na vida do meu novo termômetro (instalado dia 4 deste mês).

 

Me chamo Luis.

Link to comment
Share on other sites

A garoa fraquíssima virou chuva fraca por volta das 11h15 até 11h45 quando retornou pra forma de garoa parando completamente ás 12h, sendo que nada mais se precipitou desde entãO.o total acumulado hoje aqui na Abolição foi 5mm.A máxima atingiu 22,9°C(poderia ter sido menor se o sol não tivesse aparecido entre 12h15 e 12h45) e a mínima foi de 18,5°C.No momento faz 20,7°C por aqui com muitas nuvens mas já com aberturas, entre a segunda(16) e a terça(17) deve chegar a outra frente fria, essa PARECE que vai ser mais forte(tanto em chuva quanto em frio) e teria duração maior(tempo só abrindo por volta do dia 19), mais a longo prazo já aparecem mais duas frentes, uma por volta do dia 23 durando uns 3 dias e outra por volta do dia 28 encerrando o mês.

Link to comment
Share on other sites

Mínima hoje de 19,5°C e máxima de 28,5°C aqui na Abolição, no subúrbio.O tempo realmente limpou rapidamente bem como a temperatura subiu e a pressão caiu velozmente.Neste momento tenho céu quase limpo, apenas com uns poucos cirrus e 27,6°C.O fim de semana deve ser de sol, a próxima frente chega entre a segunda e a terça, se a intensidade dela até o meio dessa semana era de forte á muito forte, passou pra de fraca á ligeiramente moderada de ocordo com as últimas rodadas.

Link to comment
Share on other sites

O dia foi quente. A pressão atmosférica continua caindo, agora com 1011 hPa, com cirrus no céu.

 

Estive em Copacabana pela manhã e o mar estava realmente forte, com belas ondas.

 

Segundo o Climatempo, ao longo desta semana três frentes frias passarão sobre o estado sem provocar chuva ou queda acentuada de temperatura. Segundo eles, apenas no final de semana é que chuva moderada poderá ocorrer.

Link to comment
Share on other sites

Segundo os modelos, teremos entrada de frentes amanhã, quinta e no próximo domingo.A de amanhã e de quinta seriam fracas e só provocariam chuva no dia de sua chegada ou no máximo no dia seguinte também, com temperaturas amenas só.Já a do dia 22 seria de forte intensidade acompanhada de ar polar de moderada a forte intensidade.

Link to comment
Share on other sites

Que julho quente. Pelo modelo europeu so deve esfriar, de verdade, a partir do dia 22.

 

Olá, Roberto.Fala de que bairro de nossa cidade?

Pelas rodadas da tarde, nada mudou.Chega amanhã uma fraca frente, seguida de outra fraca por volta do dia 19.Somente por volta do dia 22, 23 que chega uma bem forte e realmente significativa.

Link to comment
Share on other sites

Manhã de muitas nuvens e névoa úmida no Rio.No momento 24,8°C aqui na Abolição.A mínima foi de 20,2°C.Boa parte do Estado de São Paulo, inclusive o litoral(que tem mais a ver climatologicamente com o Rio) amanheceu sob chuvas e trovoadas.Pelo satélite, já está a caminho, já entrando no extremo sul de nosso Estado.Será que chega aqui e trás essa boa chuva pra cá também?Algumas previsões indicam, outras dão no máximo chuviscos.Falando em previsões, a forte frente que entraria no dia 22-23 simplesmente SUMIU, pelo menos no modelo Global.Por ele, além da frente de hoje, teríamos uma(fraca também) entre dia 18-19 e uma bem forte somente por volta do dia 29-30.

Link to comment
Share on other sites

Manhã de céu parcialmente nublado nesta segunda feira, por causa da proximidade da frente fria. Mais uma vez teremos uma decepção, pois só vai trazer um pouco de chuva e temperatura amena. E o pior é que a frente do dia 22 teve a sua intensidade reduzida e muito. Tomara que isso mude até lá, porque senão teremos o mês de Julho mais monótono dos últomos tempos. A máxima de ontem em Inhaúma foi de 32,4º. A mínima de hoje, de 20,0º. Agora faz 24º no Maracanã.

Link to comment
Share on other sites

A chuva enfim chegou.Ás 17h25 ela começou já de forma moderada aqui na Abolição, passando pra forte intensidade ás 17h40, e voltando pra moderada ás 17h55.No momento a chuva ainda cai de forma moderada por aqui e faz friozinho de 20,0°C.O acumulado até o momento é de 11mm.Ocorreram uns poucos e fracos relâmpagos, fato que não ocorria desde 3 de maio.

Link to comment
Share on other sites

Choveu rasoavelmente por toda cidade, praticamente.Aqui na Abolição tive um total de 13mm.Vejam agora os maiores e menores acumulados: Maiores: Rocinha 28mm, Vidigal 24mm, Sumaré 19mm, Urca e Copacabana 17mm, Jardim Botânico 16mm, Irajá 15mm, Laranjeiras 14mm, Anchieta 13mm, Ilha, Cachambi e Saúde 12mm, Tijuca, Santa Teresa, Rio Centro e Barra 11mm, Grajaú, Piedade, Itanhangá, Santa Cruz, Grota Funda e São Cristóvão 10mm.Menores: Bangu e Gericinó 5mm, Tanque e Campo Grande 6mm e Mendanha, Cidade de Deus e Penha com 7mm.No momento 20,0°C e tempo começando a abrir, a mínima foi alterada pra 19,1°C, ocorrida a cerca de meia hora.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.