Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Junho


Recommended Posts

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

ARGUMENTAÇÃO BOA, MAIS QUE O CHORÃO CONTINUARÁ CHORANDO ISTO CONTINUARÁ, CONTINUARÁ DIZENDO QUE CTBA ESTÁ TROPICALIZADA, QUANDO OS DADOS DOAS ÚLTIMOS 20 ANOS, NÃO MOSTRAM ISTO, CONTINUARÁ, CLIMA É ALGO MUITO MAIOR QUE A SIMPLES VIDA DE UM SER HUMANO NORMAL. ESTAMOS SEM NEVE FORTE A 10 ANOS, SIM, MAIS FAZ PARTE DE CICLOS. S.JOAQUIM NÃO TEVE NENHUMA MUDANÇA SIGNIFICATIVA NOS ÚLTIMOS 50 ANOS. A ONDE TEVE FORAM NAS CIDADES GRANDES, DEVIDO A URBANIZAÇÃO. FPOLIS TINHA GEADA NO CENTRO DA CIDADE A +-40/50 ANOS ATRÁS, HOJE É UMA RARIDADE, ISTO NO CENTRO, AÍ OS MAIS ANTIGOS DIZEM..."ANTIGAMENTE FAZIA MAIS FRIO...", E ESTÃO COM A RAZÃO, SÓ NÃO CONSIDERAM O FATO DE QUE A 50 ANOS ATRÁS TINHA UMA FLORESTA NO MEIO DA CIDADE. AGORA QUEM MORA NO INTERIOR DA ILHA CONTINUA VENDO GEADA TODOS OS ANOS....

 

AQUI EM S.JOAQUIM OS MAIS ANTIGOS QUE MORAM NO CENTRO DA CIDADE DIZEM A MESMA COISA, E DE FATO OCORRE, UMA GEADA FRACA AQUI EM CASA NÃO DÁ NO CENTRO, UMA NEVE "PARAGUAIA' QUE BRANQUEIA A MINHA GRAMA, NÃO FAZ NADA NO CENTRO.... ISTO QUE TEMOS APENAS ALGUNS QUILÔMETROS DE ÁREA E +-22 MIL ALMAS PENADAS AQUI, AGORA IMAGINA CTBA, POA, SP,....

 

 

COMO FAZ PARTE.....

 

REZE E CONTINUE A CHORAR.... E EU A VER OS GEADÕES, AS PARAGUAIAS E O CURTIR O NOSSO MEDIANO FRIO DE JUNHO, 4,9 AGORA COM SOL.... :lol: :lol: 8)

 

Ronaldo mas isso vai contra tudo o que voce vem falando nos ultimos anos. Já ouvi voce dizer algumas vezes que Campos era que nem SJ na decada de 20, que Sao Joaquim terá alterações nos anos vindouros, que o Furacao catarina é efeito do aquecimento, que o bicho homem só vai parar quando morrer 1/3 da população, etc...

Eu já te vi muito pessimista... ou toh enganado??

Link to comment
Share on other sites

Em Campinas a temperatura está caindo rapidamente e nesse momento já temos 13°C e vento calmo.

O dia todo fez sol forte e os ventos mativeram-se em sudoeste e oeste com umidade relativa abaixo dos 60% e temperatura máxima de 18°C.

Tem tudo para baixarmos dos 5°C hoje. Só espero, mais uma vez, que esse ciclone que está no oceano não mande umidade e nuvens para nós.

Pouts, parece que foi só eu falar que os ventos já mudaram para Leste... :evil:

 

Eh Luis, não teve jeito. Como já esperavamos, o vento mudou para Sudeste, segurando a queda da temperatura.

Mas pelo menos temos a sensação térmica. No cepagri, 11ºC e ventos de 42.6km/h SE, sensação térmica de 1,4ºC. Já tivemos rajadas de 57 Km/h

Em Viracopos, também 11ºC e ventos de 25 Km/h

Link to comment
Share on other sites

Cenário interessante que os modelos do inpe estão apontando para 29-30. A umidade vinda do oceano jogada pela alta pressão somada ao posicionamento do jato e a um cavado (não sei se é a análise correta) poderiam proporcionar precipitação para o Estado de SP. Além do Inpe, o MBAR e o HRM também apontam esse cenário.

Na frente do dia 01-02, a chuva poderá ser razoável.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

 

Curitiba no momento tem 4,8 graus no Boqueirão. Os termometros de rua estão marcando de 4 a 6 graus.

Olha geada ai piazada.

 

Sera??

O vento ta de leste e o ar nao ta muito seco...capaz de chegar nos 4°C e ficar nisso ate amanha, se nao ocorrer o pior de chegar a MM. A tarde, em direçao a serra do mar, dava pra ve muita nebulosidade.

No aeroporto agora ta 6°C, mas com ponto de orvalho de 5°C. E no Alex estranhamente ficou parado nos 8°C faz um tempinho...aqui em casa (5° andar) to com 7,4°c.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

 

Curitiba no momento tem 4,8 graus no Boqueirão. Os termometros de rua estão marcando de 4 a 6 graus.

Olha geada ai piazada.

 

Sera??

O vento ta de leste e o ar nao ta muito seco...capaz de chegar nos 4°C e ficar nisso ate amanha, se nao ocorrer o pior de chegar a MM. A tarde, em direçao a serra do mar, dava pra ve muita nebulosidade.

No aeroporto agora ta 6°C, mas com ponto de orvalho de 5°C. E no Alex estranhamente ficou parado nos 8°C faz um tempinho...aqui em casa (5° andar) to com 7,4°c.

 

 

Pois é Rodrigo, as vezes é complicado!!!

Ontem(pelo Alex) depois das 6 da tarde a temperatura desmoronou até a meia noite!!! Daí começou a cair lentamente, e as 3 e meia da madrugada estancou em 6ºC com céu limpinho e não caiu mais!!! :?

Caiu alguns décimos apenas depois das 3 e meia, chegando a 5.6ºC e depois subindo em plena madrugada com céu limpo...!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Pois é, aqui no topo, a temperatura cai de maneira mais constante que no Alex, sem tantas micro-subidas na madrugada por causa do vento. E mesmo aqui, a temp subiu um pouco antes do nascer do sol. Eu sonhava com o instante magico em que a temp chegaria em 5,9 [-o< . Mas nao: uma pequena parede de estratos de origem ciclonal cobria o ceu, ao oeste, do horizonte até a metade do caminho para o zenite (uns 45 graus angulares). E foi isto que azedou um pouco a minima. Ficou em 6,0.

A maxima subiu preguiçosamete aos 16,1. Mas por volta das 16 horas, ja tinha alguns cumulos que, podia-se ver, nao eram arrastados por vento sudoeste. Ja eram arrastaos por vento sul-sudeste. E assim foi até umas 21h00, quando estava limpo. Agora, às 1h43, alguns estratos passeiam ao norte. De um modo geral, uns 10% de cobertura de nuvens. Claro, a origem deles é maritima.

Acompanhem a marcha das temps ao longo do fim de tarde até agora:

16h05: 16,1

17h37: 14,0

21h00: 10,6

0h00: 8,7

1h43: 8,2

Link to comment
Share on other sites

Ao contrário do que eu esperava, o céu limpou totalmente aqui em POA, para não falar de todo o E do RS e SC, pelo menos. 8)

 

De acordo com o INMET, à 1 h as temperaturas eram as seguintes:

 

Monte Verde, SP: 5,0°

Santa Maria, RS: 5,3°

Santo Augusto, RS: 5,7°

Livramento, RS: 5,9°

Rio Grande, RS: 5,9°

Curitiba, PR: 6,4°

Chuí, RS: 6,7° (Climerh)

Caçapava do Sul, RS: 7,1°

POA, RS: 8,0°

Ponta Porã, MS: 8,7°

Bauru, SP: 8,9°

Ituiutaba, MG: 8,9°

Torres, RS: 9,1°

Tramandaí, RS: 9,5° (Climerh)

Barbacena, MG: 10,1°

Franca, SP: 10,2°

Ivinhema, MS: 10,5°

Ilha do Arvoredo, SC: 11,1° (Climerh, à 0 h)

Florianópolis, SC: 11,7°

Campo Grande, MS: 12,5°

Florianópolis, SC: 13,3° (Climerh)

Pontal do PR, PR: 17,6° :oops: (Climerh)

 

Aqui em casa, tenho 8,8° com 96%. Vou aos 7°.

Link to comment
Share on other sites

Não, ninguém merece mesmo!!

 

Das 19:30 de ontem até a mínima do momento queda de 2,3°C, com céu limpo!!!!

Eta ur alta e vento...

 

Apesar de a sensação térmica ter chego a -4°C, e a relav nesse momento estar em -1°C mas com água em cima do temrômetro...

 

Já já, ligo pro 3 Pontes e vamos ver quanto estará...

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

MADRUGADA MAIS FRIA DO ANO EM SC. EM S.JOAQUIM FOI REGISTRADO NA CLIMATERRA, NA CIDADE, -2,1ºC E NO DISTRITO DO CRUZEIRO A MÍNIMA FOI DE -4,0ºC COM -8,8ºC NA RELVA. FOI A TRIGÉSSIMA SÉTIMA GEADA DO ANO NA REGIÃO DE S.JOAQUIM E A PRIMEIRA TEMPERATURA NEGATIVA NA SEDE DA CLIMATERRA, NO CRUZEIRO JÁ É A SEXTA MÍNIMA NEGATIVA DO ANO.

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte.

Link to comment
Share on other sites

NEVOEIRO CONGELADO.

 

02h:08 COM -0,7ºC

 

TIRA FOTO !!!!!!!

 

NÃO APARECE, TÁ MUITO ESCURO, MESMO COM O FLASH. TEM QUE SER UMA MÁQUINA BEM MELHOR DO QUE A QUE EU TENHO.

 

Até mesmo a geada some em determinadas fotos.

depende da máquina.

o que se vê ao olho nu nem sempre aparece de fato na foto.

Será que alguém verificou geada na grande Porto Alegre?

Link to comment
Share on other sites

Com os ventos, a temperatura caiu apenas 2ºC desde às 23:00h de ontem :roll: . Tivemos mínima de 8,7ºC no Cepagri e 9ºC em Viracopos, mais tarde sai o valor da Defesa Civil.

A noite foi bem fria, o frio entrava com tudo pelas frestas das portas e janelas, hehe. Hoje de manhã, as pessoas estavam indo trabalhar encolhidas, e quando o vento batia mais forte era aquela reclamação.

No momento 40 Km/h SE no Cepagri e sensação térmica de 3ºC

Link to comment
Share on other sites

Maravilha, Caio! A automática do INMET apontou 10,0° em Floripa (na verdade, São José). O interior da ilha é uma geladeira quando comparada às áreas urbanas e as praias de Floripa. O Climerh tinha 8,8° às 7 h.

São Francisco do Sul despencou de 15,8° à 0 h para 7,1° às 7 h!!! :shock:

 

A mínima em POA foi de 6 graus. Sem dados completos, os metares de Canoas e Santa Maria apontaram respectivamente 3 e 4 graus.

 

Pelo INMET:

 

Santa Maria: 4,3C

Rio Grande: 4,4C

Livramento: 4,6C

Santo Augusto: 4,7C

Caçapava do Sul: 5,1C

POA: 6,3C

Torres: 6,3C

 

Floripa: 10,0C

Ctba: 5,6C

As mínimas foram bem regulares no RS. Enquanto o E do estado teve queda contínua à noite (tanto é que Torres alcançou POA :? ) o interior manteve-se mais estabilizado.

Eu bati 7,6°, e Tramandaí teve modestos 8,5° às 5 h.

Agora, às 11 h, fazia apenas 9,1° em Livramento (mas que cidade com dificuldade de aquecer, meu Deus! 8) ).

Aqui em casa, tenho 13,8° com 88%. Céu com muitos cirrustratus e névoa úmida.

Link to comment
Share on other sites

-4,0oC Climaterra/São Joaquim - Cruzeiro

 

-3,5oC Climerh-Epagri/Urupema

 

Estava mais do que na hora de se restabelecer a ordem.

 

hehehehehehe

mas se vale Cruzeiro vale tambem o meio do mato de campos.

E certamente fez negativa em uns pontos das cidades.... o que me alegra é que pra frente voces devem esquentar bem enquanto a gente vai ficar com as geadas em sequencia!!!

mas ganharam esses dias e ganharão mais alguns aí pela frente

boa!

Link to comment
Share on other sites

-4,0oC Climaterra/São Joaquim - Cruzeiro

 

-3,5oC Climerh-Epagri/Urupema

 

Estava mais do que na hora de se restabelecer a ordem.

 

hehehehehehe

mas se vale Cruzeiro vale tambem o meio do mato de campos.

E certamente fez negativa em uns pontos das cidades.... o que me alegra é que pra frente voces devem esquentar bem enquanto a gente vai ficar com as geadas em sequencia!!!

mas ganharam esses dias e ganharão mais alguns aí pela frente

boa!

 

hehehehehe se vale para o meio do mato de vocês, o tal Horto, óbviamente vale pro abrigo oficial do Ademar que fica quase ao lado do asfalto.

O que me alegra também é o fato desse frio sem graça de CDJ registrar zero grau ou uma tímida negativa vez ou outra. Enquanto que aqui além de fazer -4oC, -6oC...-9oC, quando esquenta é o pré-frontal anunciando o frio que não tarda a chegar, e se ao menos não trouxer a possibilidade de neve, deixara a paisagem novamente completamente branca como a que foi registrada na manhã de hoje.

Agora com a ordem estabelecida torcemos para que o mês de julho não repita o que aconteceu em junho, onde o frio emocionante foi substituído pelo marasmo sem graça.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Tristeza total aqui na capital.

A partir da meia-noite comecei a avistar a nebulosidade sendo insuflada pelo ciclone - meia hora depois tudo tava perdido.

Tinha temperatura de 4,8 graus pouco antes da meia-noite e simplesmente estancou e caiu um pouco até às 6:00 quando registrei 4,0 graus.

Mais uma possibilidade de geada moderada jogada no ralo. Putz como é foda morar próximo ao oceano...

Pelo menos essa nebulosidade ajuda na manutenção das máximas. No momento céu parcialmente nublado e temperatura de 11,1 graus aqui no Boqueirão.

Link to comment
Share on other sites

21h00: 10,6

0h00: 8,7

1h43: 8,2

 

bem compatível com aqui.

 

21h ontem: 9,7

00h 8,9

 

mas 4º às 23h no boqueirão é algo curioso. realmente, muito baixa.

 

bom, curitiba se assemelha a SP em ilha de calor.

 

 

Nem tanto Shimu, o aero já marcava 6ºC antes da meia noite, e a mínima no Inmet foi de 5.3ºC. Já no alex, a temperatura não caiu nada da meia-noite pra frente!!!

 

O boqueirão é muito longe do Centro, onde você está por exemplo!!! E o Inmet daí do Centro cívico também é muito longe!!!

 

Mas ilha de calor existe mesmo!!!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O Alexandre apagou o tópico por não querer dispersar este tópico em outros (ao menos é o que eu lembro o que ele me falou)

 

como é que é? :shock:

 

o alê não fez isso... não se pode apagar mensagens com este propósito.

 

esclareciemento!

 

Apaguei sim. Combinamos que os assuntos seriam concentrados em tópico único. Foi a melhor coisa que já aconteceu em organização no BAZ. Ao invés de 30 tópicos sobre frio em junho temos um só com mais de 70 páginas até o momento em que é possível do início ao fim se verificar a sequência lógica do que as pessoas estão pensando, as previsões que se confirmam ou não se confirmam, o acompanhamento dos eventos que estão ocorrendo, de resto tudo que está acontecendo em torno de frio naquele mês. Os fóruns internacionais parceiros do BAZ agem da mesma forma. Está aí o Luiz para testemunhar. E quando apaguei tive o cuidado de ver que não tinha nenhuma informação sobre frio mas apenas conversas sobre o MSN. MSN é assunto pro comunidade. Esclarecido, Shima ?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.