Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Fox Glacier - geleira na Nova Zelândia


Rafael MG
 Share

Recommended Posts

Pessoal,

 

Aí vão algumas fotos da geleira Fox Glacier, na costa oeste da Ilha do Sul, Nova Zelândia (43º S), onde fiz um trekking em novembro do ano passado (05/11/2008). Essa geleira vai de 2.000 metros a apenas 250 metros sobre o nível do mar, e praticamente se encontra com uma floresta úmida com samambaias gigantes :shock: , que muito se parece com a mata atlântica, apesar da latitude de 43º S. A região é uma das mais chuvosas do mundo, pois recebe muita umidade do Mar da Tasmânia que dá de cara com os Alpes do Sul (segundo moradores com quem conversei, chove mais de 5000 mm por ano!). Na geleira, fui brindado com tempo severo :D , com temperaturas de cerca de 5º C a 0º C e fortes ventos e pancadas de neve (umas 6), causadas por uma forte frente fria que levou neve para boa parte do sul da Nova Zelândia em plena primavera, sendo que é raro nevar nas partes baixas da geleira Fox, onde estive (o trekkng que fiz foi de 250 a 700 metros, aproximadamente).

 

Espero que gostem das fotos, pois pretendo mostrar-lhes fotos de outros lugares fantásticos da Nova Zelândia! ;)

 

Face da geleira de perfil, com floresta úmida ao fundo:

NovaZelndia3-2008002-1.jpg

 

Face da geleira, vista de frente:

NovaZelndia3-2008001-1.jpg

 

Caminhando na floresta úmida, antes de entrar na geleira (reparem que, nesse momento,já nevava):

NovaZelndia-2008033.jpg

 

Vista para a parte superior da geleira, com picos altos ao fundo:

NovaZelndia3-2008004-1.jpg

 

Neve chegando na geleira:

NovaZelndia-2008027.jpg

 

Chegando na geleira, já com neve:

NovaZelndia-2008037.jpg

 

Eu e meu instrumento de trabalho naquele dia:

NovaZelndia3-2008003.jpg

 

Eu na geleira, encarando uma pancadona de neve:

NovaZelndia-2008052.jpg

 

Neve caindo na geleira:

IMG_0044.jpg

 

Depois da tempestade, a bonança:

NovaZelndia-2008098.jpg

 

Cidadezinha de Fox Glacier, próxima à geleira, com cerca de 500 habitates (a população vive do turismo na geleira):

NovaZelndia-2008172.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Sensacional Rafael!!

Estupendas as fotos!!

Cada vez mais me encanto com a Nova Zelândia.

Se tivesse que por algum motivo sair do Brasil, lá seria um dos locais que eu iria preferir para viver.

Sds.

Obrigado pelos comentários, Tomasini.

Gostaria de ter compartilhado essas fotos com vocês antes, mas só agora deu pra postá-las.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

É QUASE UM RESUMO DO PLANETA NUM PONTO!! MUITO BONITAS AS FOTOS.

 

O Brasil é ou a "errata" ou o "making-of"...

 

Eu não me conformo com o Brasil, que apesar de ter dimensões continentais, não tenha uma cadeia de montanhas e com nevadas generosas nelas.

Toda vez que penso nisso dá um desânimo...

Obviamente que altas montanhas significaria placas tectônicas e daí teríamos terremotos fortes no entorno delas. Por este aspecto, sim, o Brasil é um país abençoado.

Sds.

 

Concordo com o Luiz, e tipo, como há muito já se foi falado por aqui..Se a Mantiqueira se localizasse onde se encontra a Serra Geral..Gramado seria a Aspen brasileira e SJ viveria de renda da estação de esqui :lol: , e pra pagar a dívida com sudeste trazeriamos o Pico da Neblina na divisa dos Estados do RJ/SP/MG..

 

E detalhe, tudo isso sem terremotos ;)

Link to comment
Share on other sites

Algumas das fotos parecem saídas dos tempos da sopa primordial.

 

Na américa florestas perto de geleiras também podem encontradas na área dos Andes e no oeste nos EUA/Canadá.

 

Recordes de temp na NZ:

 

Wellington -1.9 31.1

Auckland -2.5 32.4* * a temperature of 34.4C was recorded in Albert Park Station

Kaitaia -1 30.5

Christchurch -10 42* * highest temperature was recorded in the Gardens Station

Dunedin -8.8 36

Invercargill -8 32.2

Ruatoria 39.2

Rangiora 42.4

Jordan 42.4

Chateau Tongariro -13.6 30

Ophir -21.6

Raoul Island 7.4 31

Chatam Island -2.3 25.4

Campbell Island -7.9 21.2

Enderby Island -4.2 16.9

Link to comment
Share on other sites

Esse frio neozelandês deve ser tanto ou mais cortante do que no Sul do Brasil. Todas as massas de ar que atuam na Nova Zelândia são úmidas, a radiação solar é mais fraca, tem mais umidade e em geral é mais frio.

 

Nas primeiras fotos em que aparece a base da geleria deve estar 3° ou 4° levando-se em conta a linha da neve e a linha em que a neve está mais densa.

 

E claro, belíssimas fotos!!!! :D 8-)

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

 

Agradeço a todos pelo interesse em ver as fotos e pelos comentários elogiosos a respeito delas. Vou preparar outras fotos da Fox Glacier e outras, de outros lugares lindos que conheci na Nova Zelândia.

A viagem foi relamente espetacular e, apesar de ter ido sozinho, sem a família, foi uma viagem maravilhosa, em que tive a oportunidade de ver e fazer coisas fantásticas, como o trekking na geleira e um pouso de helicóptero no alto d euma montanha, a 2000 metros de altitude.

Quanto à indagação do Marcos, sobre a sensação de frio na Nova Zelândia, posso dizer que, no dia em que a frente fria chegou, justamente esse dia em que estava na geleira, a sensação de frio foi terrível, o que foi potencializado por ventos fortíssimos que sopraram em alguns momentos daquele dia (geralmente, as precipitações vinham acompanhadas de fortes rajadas) - os ventos eram tão fortes, que teve uma hora que fiquei com medo até de perder a mochila, numa hora em que tive que colocá-la no chão para pôr minha máquina fotográfica dentro dela (parece exagero, mas não é!).

No entanto, em Christchurch, no dia da minha chegada, tive temperaturas entre 5° C (mínima) e 21° C (máxima), mas senti bastante calor à tarde, como se estivesse uns 27° C (nesse dia, o céu estava bem ensolarado também) (O interessante é que, em BH, onde moro, nos dias de frio seco que temos, com máximas próximo de 20° C, não sinto tanto calor como senti em Christchurch).

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.