Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Janeiro


Fabiano Rodrigues
 Share

Recommended Posts

Muito bons os teus mapas, Fabiano!!

 

Conforme a última normal do INMET (1961 - 1990), a média das máximas em Porto Alegre no mês de janeiro é superior a do Rio de Janeiro. Dá para se dizer que mais fácil passar calor em Porto Alegre do que no Rio de Janeiro no verão.

 

Por isso a minha indignação com a reportagem do calor no sul feita pelo Jornal Nacional ontem à noite. A repórter começou: "Os gáuchos, que estão normalmente acostumados com o frio, estão tendo que aturar temperaturas acima de 40ºC nestes últimos dias". Como se isto fosse algo anormal!!! Desde que me conheço por gente, passo calores iguais ou superiores a este na capital gáucha. No ano passado foi até mais quente no INMET, pois bateu nos 39,2°C, enquanto neste ano atingimos esta marca apenas no aeroporto...

 

A mulher entrevistada, que não tinha a mínima memória meteorológica, disse que jamais tinha passado tanto calor assim aqui em Porto Alegre. Ah, faça mil favores!!! Só pode estar ficando esclerosada (acho que é assim que se escreve)!! E o pior é que este tipo de reportagem que marcam a argumentação dos leigos....

 

Esta onda de calor é forte, claro que é! Mas dizer que nunca vimos...capaz! Sinto calor assim todo ano aqui no RS. A grande diferença desta massa está na sua extensão e não na sua magnitude. Tanto que Campo Bom teve 4 dias seguidos com temperaturas igual ou superior à 39ºC. Não quebramos praticamente nenhum recorde histórico. Ficamos perto de igualar e conseguimos quebrar alguns recordes de 20 anos.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 173
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Tudo isso aconteceu enquanto tomava banho, o que notei foi apenas um vento forte, muita poeira seguida de chuvarada:

 

Fonte: A Notícia Ilustrada, quarta-feira; 11 de janeiro de 2006. Capa

 

Panambi registra temperatura de 41°C

 

As temperaturas elevadas atingiram em cheio nosso município. Na tarde de ontem, o site do setor de eletrônica do Grupo Fockink registrava, precisamente às 13h 52 minutos, a segunda maior temperatura deste ano de 2006, 41°C. Ainda segundo o site, a maior temperatura foi registrada no último dia 06/01, chegando à marca de 42 °C [...]

 

Rajadas de vento atingem Panambi

 

Panambi foi atingida no início da noite de ontem, por volta das 19 hs e 30 min, com fortes rajadas de vento, associadas a uma rápida precipitação, que durou cerca de 15 minutos. Segundo informações do Sargento Lauro do Corpo de Bombeiros de nossa cidade, este tempo foi o suficiente para destelhar 20 casas e derrubar árvores, devido à intensidade do vento.

O lado sul da cidade foi o mais atingido, principalmente o bairro Arco-Íris e redondezas do Campus da Unijuí. Casos de destelhamento também foram registrados no Loteamento Arco-Íris, Rua Jeremias Nunes, Jorge Malchow no Bairro Piratini e residências próximas a Borracharia Chimarrão. O forte vento derrubou também uma árvore nas proximidades do Posto 300.

Link to comment
Share on other sites

Tudo isso aconteceu enquanto tomava banho, o que notei foi apenas um vento forte, muita poeira seguida de chuvarada:

 

Fonte: A Notícia Ilustrada, quarta-feira; 11 de janeiro de 2006. Capa

 

Panambi registra temperatura de 41°C

 

As temperaturas elevadas atingiram em cheio nosso município. Na tarde de ontem, o site do setor de eletrônica do Grupo Fockink registrava, precisamente às 13h 52 minutos, a segunda maior temperatura deste ano de 2006, 41°C. Ainda segundo o site, a maior temperatura foi registrada no último dia 06/01, chegando à marca de 42 °C [...]

 

Rajadas de vento atingem Panambi

 

Panambi foi atingida no início da noite de ontem, por volta das 19 hs e 30 min, com fortes rajadas de vento, associadas a uma rápida precipitação, que durou cerca de 15 minutos. Segundo informações do Sargento Lauro do Corpo de Bombeiros de nossa cidade, este tempo foi o suficiente para destelhar 20 casas e derrubar árvores, devido à intensidade do vento.

O lado sul da cidade foi o mais atingido, principalmente o bairro Arco-Íris e redondezas do Campus da Unijuí. Casos de destelhamento também foram registrados no Loteamento Arco-Íris, Rua Jeremias Nunes, Jorge Malchow no Bairro Piratini e residências próximas a Borracharia Chimarrão. O forte vento derrubou também uma árvore nas proximidades do Posto 300.

Link to comment
Share on other sites

Gente, vou discordar. Regionalmente esta onda de calor é histórica não apenas pela duração como também pela magnitude. Vejam a quantidade de recordes quebrados em Santa Catarina. Recordes de 40, 50 anos. Já vimos calor igual aqui em Porto Alegre sim, até pior, mas regionalmente ela é muito duradoura e abrangente. Estamos nos encaminhando pro quinto dia seguido acima de 39 graus em Campo Bom. O recorde de dias acima de 39 era de 14/15/16 de novembro de 1986, portanto três dias consecutivos. Estamos indo pro quinto dia. E tem tudo pra vir o sexto e o sétimo. Não é mole não gente. É uma onda de calor diferenciada.

Link to comment
Share on other sites

Tudo isso aconteceu enquanto tomava banho, o que notei foi apenas um vento forte, muita poeira seguida de chuvarada:

 

Fonte: A Notícia Ilustrada, quarta-feira; 11 de janeiro de 2006. Capa

 

Panambi registra temperatura de 41°C

 

As temperaturas elevadas atingiram em cheio nosso município. Na tarde de ontem, o site do setor de eletrônica do Grupo Fockink registrava, precisamente às 13h 52 minutos, a segunda maior temperatura deste ano de 2006, 41°C. Ainda segundo o site, a maior temperatura foi registrada no último dia 06/01, chegando à marca de 42 °C [...]

 

Rajadas de vento atingem Panambi

 

Panambi foi atingida no início da noite de ontem, por volta das 19 hs e 30 min, com fortes rajadas de vento, associadas a uma rápida precipitação, que durou cerca de 15 minutos. Segundo informações do Sargento Lauro do Corpo de Bombeiros de nossa cidade, este tempo foi o suficiente para destelhar 20 casas e derrubar árvores, devido à intensidade do vento.

O lado sul da cidade foi o mais atingido, principalmente o bairro Arco-Íris e redondezas do Campus da Unijuí. Casos de destelhamento também foram registrados no Loteamento Arco-Íris, Rua Jeremias Nunes, Jorge Malchow no Bairro Piratini e residências próximas a Borracharia Chimarrão. O forte vento derrubou também uma árvore nas proximidades do Posto 300.

 

Báh Alexandre, aqui em Ijuí não caiu uma gota, nenhum ventinho...

Foi bem localizado aí então...

Link to comment
Share on other sites

Essa onde de calor só é comparável às outras duas, que tenho registrado: a de fevereiro de 2003 e o inesquecível janeiro de 1997!!!

Em março passado, tivemos os 39,0° do INMET (o Bruno disse ser 39,2°) e, antes disso, batemos 39° uma vez depois que eu nasci (em 12/2/1981): 39,5° no tórrido 12/12/1994, quando foram registrados 43° no Estádio Olímpico! :shock: :shock:

 

Hoje tive mais um valor digno de nota: uma mínima expressiva de 25,6°!!! É a maior mínima aqui em casa desde a onda de calor de 2003, quando tive 26,6° de mínima dia 6/2/2003.

 

Então para resgatar alguns dados históricos caseiros, aí vão os dados de algumas ondas de calor (a partir de março de 2003, passei a utilizar o abrigo, que possui pequeno aquecimento):

 

Janeiro/1997:

 

Dia - mínima/máxima

 

3/1 - 21,7°/33,3°

4/1 - 23,7°/34,9°

5/1 - 21,5°/33,4°

6/1 - 22,1°/33,4°

7/1 - 23,2°/36,6°

8/1 - 26,8°/37,0° (segunda maior mínima já registrada aqui em casa e 4ª maior máxima)

9/1 - 23,9°/30,1°

10/1 - 22,6°/29,2°

11/1 - 22,3°/31,8°*

12/1 - 21,5°*/35,2°

13/1 - 24,5°/36,9°

14/1 - 24,6°/35,8°

15/1 - 25,3°/32,1°

16/1 - 24,4°/32,3°

 

* INMET

 

A partir daí, as mínima ficam abaixo dos 24°, mas faz 35,0° pelo INMET dia 18 e de 24,0° a 35,7° dia 29, também pelo INMET.

 

Janeiro - Fevereiro/2003

 

Dia - mínima/máxima

 

30/1 - 21,6°/34,0°

31/1 - 24,4°/35,1°

1º/2 - --- / 36,3°

2/2 - 23,7°/35,4°*

3/2 - 25,3°/34,4°

4/2 - 25,9°/36,4°

5/2 - 25,3°/35,3°

6/2 - 26,6°/33,8° (3ª maior mínima já registrada aqui em casa)

7/2 - 25,5°/34,9°

8/2 - 24,6°/31,2°

 

* INMET

 

Há ainda fortes ondas de calor em dezembro/1997 e março/2002. Vale ressaltar que os calorões muitas vezes si situam justamente no período de Natal e Ano Novo e na primeira quinzena de janeiro.

 

Nesse momento, tenho 36,6° com 44%, o que confere uma sensação térmica de até 44°!!

Link to comment
Share on other sites

Tudo isso aconteceu enquanto tomava banho, o que notei foi apenas um vento forte, muita poeira seguida de chuvarada:

 

Fonte: A Notícia Ilustrada, quarta-feira; 11 de janeiro de 2006. Capa

 

Panambi registra temperatura de 41°C

 

As temperaturas elevadas atingiram em cheio nosso município. Na tarde de ontem, o site do setor de eletrônica do Grupo Fockink registrava, precisamente às 13h 52 minutos, a segunda maior temperatura deste ano de 2006, 41°C. Ainda segundo o site, a maior temperatura foi registrada no último dia 06/01, chegando à marca de 42 °C [...]

 

Rajadas de vento atingem Panambi

 

Panambi foi atingida no início da noite de ontem, por volta das 19 hs e 30 min, com fortes rajadas de vento, associadas a uma rápida precipitação, que durou cerca de 15 minutos. Segundo informações do Sargento Lauro do Corpo de Bombeiros de nossa cidade, este tempo foi o suficiente para destelhar 20 casas e derrubar árvores, devido à intensidade do vento.

O lado sul da cidade foi o mais atingido, principalmente o bairro Arco-Íris e redondezas do Campus da Unijuí. Casos de destelhamento também foram registrados no Loteamento Arco-Íris, Rua Jeremias Nunes, Jorge Malchow no Bairro Piratini e residências próximas a Borracharia Chimarrão. O forte vento derrubou também uma árvore nas proximidades do Posto 300.

 

Báh Alexandre, aqui em Ijuí não caiu uma gota, nenhum ventinho...

Foi bem localizado aí então...

 

 

Oi Debora, pareçe que sim. Enquanto o lado sul da cidade (o meu) tomava chuva e vento, com telhas voando, o norte não viu nenhuma gota também. Essa é a legítima chuva de verão. Hoje pela manhã indo para o trabalho tomei chuva de novo :roll:

Link to comment
Share on other sites

Acredito que a grande diferença desta onda de calor para aquelas mais habituais na região é a secura do ar! Em minha opinião este é o motivo para o RS estar chegando tão frequentemente a 38/40oC!

 

As máximas têm ocorrido com umidade em torno de 40%, e por isso a maior elevação da temperatura!

 

Como não tivemos entrada de ar novo mais fresco do sul, a frente fria fez com que as máximas caíssem e as mínimas aumentassem!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Inclusive a secura do ar tem provocado problemas respiratórios, e enfermidades da garganta.

 

....apesar de nenhuma estação no Rio Grande do Sul ter registrado valores de umidade muito baixos. A umidade vem se mantendo em patamares superiores a 40% durante a tarde, o que vem gerando valores de sensação térmica (índice de calor) entre 40 e 50 graus.

Link to comment
Share on other sites

Está infernalmente quente. Dias e mais dias de calor. Em Florianópolis, eu nunca vi uma seqüencia de dias assim. Temperaturas elevadíssimas. No outro hemisfério, vemos um frio descomunal na Ásia e Europa.

 

Que lindo contraste. Eu espero que no hemisfério Sul tenhamos um frio ao menos de proporcionalmente parecido com o que está acontecendo no hemisfério Norte.

 

Aliás, a partir desde ano, 2006, eu deixei de acreditar na teoria do aquecimento global. O frio atual e outros fatores me fizeram não mais acreditar plenamente nessa teoria. Hehe

 

 

Um feliz 2006 para todos os BAZianos.

 

Abraço,

Leonardo.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Alexandre. Se fossem apenas 2 dias ainda vai(assim como todo o verão no RS com aqueles 38/39 bem típicos na maioria das cidades tidas como "quentes"), mas 4...

4 com máximas acima de 38°, sendo 3 com máximas acima de 39° e destas 3, 2 com máxima acima de 40°, "não combina pra quem foi forjado em zinco". 2 HI acima de 50°C é infernal!

Onda de calor(eu falo daquelas temperaturas extremas do verão, cada cidade com o seu extremo) duradoura é muito raro. Levando bem pelo lado subjetivo, é melhor ter 44° isolado do que essa onda infernal que parece que nunca vai terminar.

Olha só agora: 30°C, UR 64% e HI 38°C.

Nada fácil.

 

CHUVA!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Está infernalmente quente. Dias e mais dias de calor. Em Florianópolis, eu nunca vi uma seqüencia de dias assim. Temperaturas elevadíssimas. No outro hemisfério, vemos um frio descomunal na Ásia e Europa.

 

Que lindo contraste. Eu espero que no hemisfério Sul tenhamos um frio ao menos de proporcionalmente parecido com o que está acontecendo no hemisfério Norte.

 

Aliás, a partir desde ano, 2006, eu deixei de acreditar na teoria do aquecimento global. O frio atual e outros fatores me fizeram não mais acreditar plenamente nessa teoria. Hehe

 

 

Um feliz 2006 para todos os BAZianos.

 

EM FPOLIS NÃO ESTÁ NADA FORA DO NORMAL, NO VERÃO DE 84 FOI MUITO MAIS INTENSO O CALOR, FORAM MAIS DE 10/12 DIAS SEGUIDOS COM MÁXIMAS BEM ACIMA DOS 30.

O CALOR ESTÁ MAIS INTENSO NO PLANALTO E OESTE.

 

Abraço,

Leonardo.

Link to comment
Share on other sites

Muito bons os teus mapas, Fabiano!!

 

Conforme a última normal do INMET (1961 - 1990), a média das máximas em Porto Alegre no mês de janeiro é superior a do Rio de Janeiro. Dá para se dizer que mais fácil passar calor em Porto Alegre do que no Rio de Janeiro no verão.

 

Por isso a minha indignação com a reportagem do calor no sul feita pelo Jornal Nacional ontem à noite. A repórter começou: "Os gáuchos, que estão normalmente acostumados com o frio, estão tendo que aturar temperaturas acima de 40ºC nestes últimos dias". Como se isto fosse algo anormal!!! Desde que me conheço por gente, passo calores iguais ou superiores a este na capital gáucha. No ano passado foi até mais quente no INMET, pois bateu nos 39,2°C, enquanto neste ano atingimos esta marca apenas no aeroporto...

 

A mulher entrevistada, que não tinha a mínima memória meteorológica, disse que jamais tinha passado tanto calor assim aqui em Porto Alegre. Ah, faça mil favores!!! Só pode estar ficando esclerosada (acho que é assim que se escreve)!! E o pior é que este tipo de reportagem que marcam a argumentação dos leigos....

 

Esta onda de calor é forte, claro que é! Mas dizer que nunca vimos...capaz! Sinto calor assim todo ano aqui no RS. A grande diferença desta massa está na sua extensão e não na sua magnitude. Tanto que Campo Bom teve 4 dias seguidos com temperaturas igual ou superior à 39ºC. Não quebramos praticamente nenhum recorde histórico. Ficamos perto de igualar e conseguimos quebrar alguns recordes de 20 anos.

 

Abs!

 

é verdade Bruno, assistir notícias sobre o tempo e clima nos telejornais é no mínimo irritante.

Ontem estava assistindo ao jornal local à noite, quando passou uma notícia sobre o calor em Foz do Iguaçu que naquele dia havia alcançado 36 graus, mas estes 36 graus estavam sendo marcados nos termômetros de rua sob o sol... faça-me o favor - ignorância tem limite... e aí aparecia um turista alemão dizendo que nunca havia passado tanto calor na vida - mas ele pelo jeito não lembra da onda infernal de calor que a Europa passou no último verão e se não me engano no verão de 2004 - houve valores de até 38 graus na França, Alemanha e Itália...

Duro é ficar ouvindo as pessoas na rua dizendo: Meu Deus passei na rua tal e vi o termometro (sob o sol e descalibrado) marcando 34 graus aqui em Curitiba - sendo que a temperatura real seria de 26 graus.

Link to comment
Share on other sites

Inclusive a secura do ar tem provocado problemas respiratórios, e enfermidades da garganta.

 

....apesar de nenhuma estação no Rio Grande do Sul ter registrado valores de umidade muito baixos. A umidade vem se mantendo em patamares superiores a 40% durante a tarde, o que vem gerando valores de sensação térmica (índice de calor) entre 40 e 50 graus.

À tarde aqui tem estado abaixo dos 40%, a não ser que meu oregonh scientific termo-higro esteja com defeito...

Link to comment
Share on other sites

Duro é ficar ouvindo as pessoas na rua dizendo: Meu Deus passei na rua tal e vi o termometro (sob o sol e descalibrado) marcando 34 graus aqui em Curitiba - sendo que a temperatura real seria de 26 graus.

 

Eu ja nem ligo mais. O pessoal q fala essas besteira tem memória curta e ja bastem 3 dias de tempo ameno pra fala "nessa cidadade não tem mais verão"...pra dai depois de 3 dias de calor e termometros "marcando" 37ºC fala "nossa, deve se o el nino, esse ano ta muito quente...".

Link to comment
Share on other sites

Meu pai chegou de Uruguaiana hoje. Passou a semana lá. Chegou hoje em POA e tá achando Porto Alegre fresquinha Disse também que na terça-feira ele se viu em um cenário apocaliptico na fazenda dele no interior do município. O termômetro de mercúrio que instalei para ele lá registrava 40,7ºC por volta das 17 horas em um local protegido que achei. naquele momento ele disse que olhou para o céu, que estava de uma cor acizentada, sentiu aquele vento morno-quente batendo no rosto e achou por um momento que teria um mau súbito tamanho era o sentimento de mau estar. Alguém tinha que ver ele contanto a história. Falou também que à noite foi comer na casa do capataz, uma casa de frente oeste e telhado de zinco. Ele disse que aquele local era inabitável e impossível de ficar dentro. Era uma sauna seca!! Devia estar uns 40C dentro da casinha e não tinha jeito de fazer aquele calor passar pq fora de casa a coisa não colaborava...

 

Uruguaiana, Alegrete, Quaraí e Livramento. Conheço muito bem aquela região, pois minha família é de lá e meus pais moram em Livramento hoje. É literalmente a terra dos extremos climáticos no Brasil, pois também sabem ser frias no inverno.

Link to comment
Share on other sites

23:15 e faz 30,6 na sede da Climatologia Urbana em São Leopoldo.

Também, anotem aí: tinha 29,0° às 23 h e agora estou com... 28,9° e 65%. Essa será a pior noite. No aero (23 h), estava 29° com sensação de 33°! :shock:

Durante todo o dia, bateu um vento de O e NO, mais seco, e a atmosfera estava mais estável. Os Cb´s que o Fred falou só apareceram mais ao final do dia, e bem mais distante de POA do que nos dias anteriores.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Valem algumas informações surpreendentes que verifiquei de anteontem até hoje:

 

- anteontem (3ª-feira), coloquei meu termômetro instatâneo (aqueles para medir a temperatura do alimentos) na água "fria" na torneira a cozinha (a borboleta azul). Resultado: 31°!!! :shock: Eu disse a água "fria" da torneira!!

 

- também anteontem, saí da aula da francês que comecei essa semana... Às 16 h (que beleza). Aproveitei para levar esse mesmo termômetro junto. Dentro da sala de aula estávamos em torno de 32,5°. Na parada de ônibus da Oswaldo Aranha, em frente ao HPS de POA, registrei, às 17:30, temperatura oscilando entre 38° e 41° (vale lembrar que havia uma luminosidade "a mais" para a medição da temperatura em função do ângulo solar) . A temperatura variava à medida que os ônibus passavam no corredor de ônibus. A sensação de calor quando passava o ônibus era impressionante!! Uma maravilha!!

 

- ontem (4ª-feira), estava na aula de francês de novo, suando como um porco, e ouço uma trovoada. O que aconteceu? Não caiu uma gota na região do HPS, mas fiquei sabendo que em casa (6 km de distância) choveu por mais de 1 h, não muito forte. Cheguei em casa umas 18 h e estava 30,3° (isso que choveu por 1 h!!). Lá pelas 20 h, estava... 29,7°. Fantástico!!

 

- nesses três dias eu andei de ônibus com ar-condicionado e lotação (espécie de ônibus menor, mas mais confortável, também com ar mais fresco). Nenhum dava conta. Só hoje eu peguei uma lotação que me impediu de suar, o que é um milagre!!

 

- hoje, medi a temperatura da água da piscina: 32,5°!!! Eu tenho a psicina a 10 anos aqui em casa, e JAMAIS a senti tão quente quanto hoje!!!

 

E eu continuo com os mesmos 28,9° da mensagem passada e 65%. Essa noite está concorrendo a ser a mais quente já vista aqui em casa, se não baixar de 27,1° e bater o valor recorde de dez/1997.

Link to comment
Share on other sites

Sensacionais as suas informações Marcos.

 

O site estiagem é FANTÁSTICO, inédito, um show de informações, aulas do Eugênio e muitas reportagens. Magnífico, fora de sério. Se o Alexandre fosse americano com toda certeza seria um gêniozinho da NOAA, de algum canal de televisão ou rádio. Sorte termos um gênio assim aqui, os Bazianos agradecem!

Link to comment
Share on other sites

Amigos, que loucura... Impossível dormir hoje em Porto Alegre!

 

Aproveito a insônia para pontuar também as maravilhosas observações do Marcos e parabenizar a Climatologia pelo site espetacular.

 

Saibam que haja saúde para aguentar tanto calor..., por dias seguidos. Disse na rádio que na Zero Hora de hoje há um longo estudo sobre esse calor histórico, deve valer a pena conferir.

 

Temperaturas do momento via Metar 28C PoA e Canoas, já Santa Maria tem 26C, na rádio Gaúcha falam em 30.3C em PoA.

Link to comment
Share on other sites

Manaus? Miami? Jacarta? Kuala Lumpur? Nãããão....... é POA!!!

Até o momento, minha mínima foi de históricos 26,1°!!! Estou abaixo apenas dos valores de 26,6° dia 4/2/2003, 26,8° dia 8/1/1997 e 27,1° de 20/12/1997.

Agora, estou com 31,2° com 68% e céu predominantemente nublado com altoestratus, altocumulus, cumulus e alguns cumulus congestus. Está um dia digno de clima equatorial!!

E vamos suando!!

Link to comment
Share on other sites

Na minha estação faz 33,1ºC, mas com a UR de 66%, proporciona uma sensação de 41,7ºC.

No Aero de Floripa faz 32ºC(UR: 62%), e sensação de 38ºC.

Mas o pior foi em torno de 13 horas, com 33,7ºC e sensação recorde de 42,7ºC.

Mas CBs a sudoeste indicam que hoje não fica sem chuva.

 

Saudações "calorentas"

Link to comment
Share on other sites

Marcos, aqui em casa também está tornando-se insuportável. No momento, 15:03 (hor. de verão) faz 34,9ºC. Sorte que a UR está em 27%. Mas mesmo assim, terrível...

 

Sds.,

Hum... Madrid... 35,2°? Madrid, ainda...

 

Na minha estação faz 33,1ºC, mas com a UR de 66%, proporciona uma sensação de 41,7ºC.

No Aero de Floripa faz 32ºC(UR: 62%), e sensação de 38ºC.

Mas o pior foi em torno de 13 horas, com 33,7ºC e sensação recorde de 42,7ºC.

Mas CBs a sudoeste indicam que hoje não fica sem chuva.

 

Saudações "calorentas"

Hong Kong.

 

Na verdade, quando fiz paralelo ao clima equatorial, eu me referia mais à variação de temperatura aqui em POA, hoje, do que a sensação de calor em si. Poxa, mínima de 26,1° mal ocorrem por aqui, tanto é que a última vez que a mínima nesse nível foi de fev/2003!

 

No momento, tenho 32,6° com 59% e variada nebulosidade. Está um Rio de Janeiro, hehe.

À NO há um grande cumulus congestus, praticamente um Cb. O topo já começa a se "esparramar" na tropopausa e começa a ficar retilíneo.

 

Abraços duplos.

Link to comment
Share on other sites

Parece que refresca a partir de terça feira. A minha grande dúvida diz respeito a existência ou não de outra onda de calor como essa ainda neste verão!! Se a temperatura não ficar mais baixa até o final de janeiro e caso ocorra outra onda como essa de agora poderemos ter respectivamente o janeiro e o verão mais quente em muitos anos, o que, temos de convir, não condiz com uma situação de La Niña!!!

 

Aliás, alguém aí ja falou na OMJ favorável a chuva!! Lembro-me muito bem que esta desgraçada nestas condições é também favorável ao calor!!!

 

Portanto, meu receio é ter uma menina ridícula, na qual o verão bata muitos recordes e o outono-inverno seje novamente ridículo!! Se isso ocorrer será inédito desde que se monitoram temperaturas no Brasil, sendo sinal de mudanças, sejam elas cíclicas ou causadas pelo homem!!!

 

Nestes dias tive de dormir sem camisa e com a janela aberta!! Na verdade, não dormia sem lençol e colcha em Curitiba desde 2003!! Curitiba não está preparada para estas temperaturas!! Meus primos portugueses saíram com a impressão de que o verão daqui é semelhante ao do baixo Douro, onde moram!!! Foi difícil argumentar que nosso verão é ameno!!!! Foram 7 dias tórridos em Curitiba e no litoral Catarinense enquanto eles estiveram por aqui!!Agora eles vão torrar no Rio de Janeiro!!!

Link to comment
Share on other sites

A minha grande dúvida diz respeito a existência ou não de outra onda de calor como essa ainda neste verão!! Se a temperatura não ficar mais baixa até o final de janeiro e caso ocorra outra onda como essa de agora poderemos ter respectivamente o janeiro e o verão mais quente em muitos anos, o que, temos de convir, não condiz com uma situação de La Niña!!!

 

 

O La Niña favorece clima mais seco no Sul do Brasil. Com umidade mais baixa, acentuam-se extremos tanto de frio como de calor. Se pegares o comportamento do verão de 2000 aqui no Rio Grande do Sul, encontrarás vários picos de calor importantes e ondas de calor significativas.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Aqui em Curitiba o tempo segue igualmente quente, mas não tão quente quanto no RS.

As máximas estão ficando nos 26-29 graus com UR em torno de 40-50%.

Estamos sentindo falta de chuvas mais intensas, pois ultimamente o tempo fecha e chuvisca 5 minutos e o tempo abre novamente...

 

Como assim Bettega? Somente nos dias 11 (28 graus) e 12 (29 graus) que não tivemos máxima acima de 30 em Ctba, desde 6/1!

Isso aqui tá infernal também!

Link to comment
Share on other sites

Clima excepcionalmente ridículo!!!!!! Insurpotável!!!!!!!!!!!!!!!!!! DO CAPETA!!!!!!!!!!!!

Ohem isso: Agora(00:55): 33°C!!!!!!!!!!!!!!!!! UR:74%

HI: 48°C!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nuvens esparsas

Bafo total. Calor insuportável.

Se não é a mais quente é uma das mais quentes noites que já passei na minha vida.

 

NEM QUEIRAM ESTAR NO MEU LUGAR AGORA!

Link to comment
Share on other sites

Clima excepcionalmente ridículo!!!!!! Insurpotável!!!!!!!!!!!!!!!!!! DO CAPETA!!!!!!!!!!!!

Ohem isso: Agora(00:55): 33°C!!!!!!!!!!!!!!!!! UR:74%

HI: 48°C!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nuvens esparsas

Bafo total. Calor insuportável.

Se não é a mais quente é uma das mais quentes noites que já passei na minha vida.

 

NEM QUEIRAM ESTAR NO MEU LUGAR AGORA!

 

MEU DEUS

 

QUE HORROR!

 

Aqui está tudo descarrilhando. Já é a média mais elevada desde, desde, desde.... desde?

 

E as mínimas! 23,9 ºC no domingo

 

Thomás, qual a máxima? Aqui o abafamento hoje foi cruel, mas o Sol era de matar, durante a tarde

que horror

Link to comment
Share on other sites

Não tem essa de "meu Deus!" Lucas!! Deus é de todo mundo!! Na verdade, é mais nosso do que teu, porque estamos fritando horrores por aqui, hehe!! :lol:

 

De manhã cedo, voltei entre 7 e 8:30, voltei da praia com os meus dindos. Vindo de Imbé, em direção à encosta da Serra do Mar, a diferença de temperatura era flagrante. A mínima em Imbé foi de 23,4°, e fazia 23,9° quando saímos. Havia névoa úmida. Ao circundarmos a Serra do Mar (ela acaba exatamente em Osório, município vizinho de Imbé), era claramente sensível o calor do interior. Incomparável!!!

Próximo à POA, era possível ver cumulus congestus e mesmo um ou outro Cb à O... às 8 h!!!! :shock: Acredito que as nuvens são remanescências das chuvas da madrugada no interior. E o céu estava cheio de cumulus em formato arredondado, típico de instabilidade. A chuva hoje é quase certa!

 

Agora, tenho 37,5° com 40%!!! Sensação térmica de 49023570,55°!!! :shock: Cumulus congestus à NO, NE, E, e uns menores ao N. Parece haver um Cb à E, mas a vista daqui de casa é muito ruim para aqueles lados.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Ao circundarmos a Serra do Mar (ela acaba exatamente em Osório, município vizinho de Imbé), era claramente sensível o calor do interior. Incomparável!!!

 

 

Ontem fiz este mesmo trajeto, só que a noite!!

 

A temperatura do meu carro, na estrada do mar (3 km de distância do litoral), girava ao redor de 26ºC às 19:30hs. Quando circundei o morro de Osório, que delimita a Serra Geral do Pampa gaúcho, verifiquei um salto fenomenal! A tempearatura instantaneamente subiu para 31°C!!! e Cheguei em Porto Alegre às 22hs com os mesmo 31°C, enquanto na praia já devia estar ao redor dos 24ºC.

 

Dava vontade de pegar aquela brisa do mar de Torres, enlatar e levar para casa aqui em Porto Alegre :lol:

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.