Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

O Piauí arde com 45 graus de temperatura máxima


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

DOM 20 NOV 2005 - 21:00

 

TEMPERATURA CHEGA QUASE AOS 45 GRAUS NO PIAUÍ

 

Máxima chegou aos 41 graus no Aeroporto de Teresina.

 

As condições atmosféricas são semelhantes ao do deserto da Arábia Saudita, onde os termômetros marcam com facilidade máximas de 45 graus. Mas está acontecendo no Brasil.

 

Em Bom Jesus do Piauí a temperatura máxima registrada hoje pelo órgão federal de Meteorologia foi de 44,3 graus. Na capital Teresina, os termômetros do aeroporto da cidade marcaram 41 graus com apenas 10 graus de ponto de orvalho.

 

"O ar está extremamente seco e a baixa umidade favorece este absurdo aquecimento naquela região que já é muito quente por sua posição geográfica", comenta o meteorologista Luiz Fernando Nachtigal.

 

O meteorologista da Climatologia Urbana assinala que há inclusive graves riscos à saúde em razão do calor tão extremo com umidade relativa do ar excessivamente baixa. Agora às nove da noite a temperatura era de absurdos 35 graus no Aerporto de Teresima.

 

Responsável técnico: Meteorologista Luiz Fernando Nachtigall

Link to comment
Share on other sites

Fiz um levantamento sobre os ultimos 2 meses na cidade de BOM JESUS:

 

BOM JESUS - PIAUÍ

 

01/10/2005 : 29,1 / 40,1

02/10/2005 : 29,4 / 42,1

03/10/2005 : 32,0 / 41,1

04/10/2005 : 30,1 / 41,3

05/10/2005 : 29,9 / 41,0

06/10/2005 : 32,3 / 41,9

07/10/2005 : 24,2 / 40,0

08/10/2005 : 28,1 / 38,1

09/10/2005 : 29,1 / 39,0

10/10/2005 : 29,4 / 39,4

11/10/2005 : 30,4 / 41,0

12/10/2005 : 31,0 / 36,1

13/10/2005 : 30,2 / 40,0

14/10/2005 : 31,1 / 39,1

15/10/2005 : 31,4 / 39,3

16/10/2005 :

17/10/2005 : 31,3 / 42,4

18/10/2005 : 31,2 / 42,1

19/10/2005 : 32,3 / 42,4

20/10/2005 : 30,3 / 39,2

21/10/2005 : 29,1 / 42,3

22/10/2005 :

23/10/2005 : 31,8 / 42,0

24/10/2005 : 32,1 / 41,1

25/10/2005 :

26/10/2005 : 30,4 / 40,2

27/10/2005 : 31,0 / 36,3

28/10/2005 : 31,1 / 38,3

29/10/2005 : 31,3 / 40,2

30/10/2005 : 31,0 / 42,1

31/10/2005 : 25,1 / 32,4 / 02,0 mm

01/11/2005 : 28,3 / 39,3

02/11/2005 : 19,1 / 29,2

03/11/2005 : 31,4 / 43,1

04/11/2005 : 31,1 / 42,3

05/11/2005 : 30,1 / 41,0

06/11/2005 : 30,9 / 41,3

07/11/2005 : 30,3 / 43,1

08/11/2005 :

09/11/2005 :

10/11/2005 : 32,4 / 44,0

11/11/2005 : 30,1 / 34,1

12/11/2005 : 28,1 / 31,1

13/11/2005 : 29,1 / 31,0

14/11/2005 : 29,1 / 32,1 / 12,3 mm

15/11/2005 : 30,1 / 34,1 / 37,3 mm

16/11/2005 : 29,1 / 33,1 / 08,8 mm

17/11/2005 :

18/11/2005 : 34,1 / 44,3

19/11/2005 : 31,1 / 42,1

20/11/2005 : 30,4 / 44,3

 

 

Fonte: INMET

Link to comment
Share on other sites

lucasfumagalli@gmail.com

 

Bem, eu e o Luiz buscamos alguns dados da cidade:

 

Ela se localiza no Sul do Piauí,na região do ALTO MÉDIO GURGÉIA, está fundada a aproximadamente 280 metros acima do nível do mar, é habitada desde 1833. Fica nas proximidades de uma serra com nome bem sujestivo se levarmos em conta o calor que anda fazendo. Serra das confusões. A cidade tem aproximadamente 15 mil habitantes.

Link to comment
Share on other sites

Este tópico é interessante. Com base neste PRECIOSO levantamento do Lucas, acabamos de encontrar a cidade que é a antítese de São Joaquim. Se conhecíamos os extremos geográficos do Brasil, agora encontramos os extremos climáticos.

 

O extremos seria com Campos do Jordão e não com SJ. Campos tem o Verão mais frio do Brasil..!!

 

Ninguém perguntou. :lol: 8)

 

Brincadeira. Apenas para evitar abrir uma discussão totalmente fora do tema por aqui. Afinal, ninguém perguntou se era no verão, no inverno, na quaresma ou no Natal: é sempre. Não só quanto temperatura, mas como uma série de fenômenos os quais são ditos relacionados ao frio, acima de tudo devido às suas repercussões na sociedade e economia.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Este tópico é interessante. Com base neste PRECIOSO levantamento do Lucas, acabamos de encontrar a cidade que é a antítese de São Joaquim. Se conhecíamos os extremos geográficos do Brasil, agora encontramos os extremos climáticos.

 

O extremos seria com Campos do Jordão e não com SJ. Campos tem o Verão mais frio do Brasil..!!

 

Ninguém perguntou. :lol: 8)

 

Brincadeira. Apenas para evitar abrir uma discussão totalmente fora do tema por aqui. Afinal, ninguém perguntou se era no verão, no inverno, na quaresma ou no Natal: é sempre. Não só quanto temperatura, mas como uma série de fenômenos os quais são ditos relacionados ao frio, acima de tudo devido às suas repercussões na sociedade e economia.

 

Sds.,

 

ALÉM DO QUE, CAMPOS ESTÁ PERDENDO ATÉ NO VERÃO..... 8) :finga:

Link to comment
Share on other sites

Alguns dados chamam a atenção nesse inferno brasileiro: dia 15/11, mínima de 30,1° a máxima de 34,1° com 37 mm de chuva. Imaginem a sensação térmica com precipitação e essas temperaturas! :shock: Ademais, mínima de 34,1° no dia 18/11 deve ser um dos maiores valores do gênero no Brasil! :shock: :shock: :shock:

Link to comment
Share on other sites

E essas minimas absurdas não são exclusividades de Bom Jesus não, estive vendo e muitas outras cidades da região registraram minimas de 30 a 31 graus mas com menor frequencia!!!!!

 

Agora são 2 horas da manhã, a temperatura baixou bastante e faz 28 graus. Até eu, em Cascavel, ja registrei 27 neste horário. Mas amanhã o inferno volta

Link to comment
Share on other sites

Meu amigo que mora em Teresina em Piaui... ele me falou que dia ontem lá parecia que estava no inferno... :twisted: e ainda falou que ele não aguenta mais esse calor.... hehe... coitado do povo que está lá... !!!

 

Vamos rezar para que leve chuva para lá... :P

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Alguns dados chamam a atenção nesse inferno brasileiro: dia 15/11, mínima de 30,1° a máxima de 34,1° com 37 mm de chuva. Imaginem a sensação térmica com precipitação e essas temperaturas! :shock: Ademais, mínima de 34,1° no dia 18/11 deve ser um dos maiores valores do gênero no Brasil! :shock: :shock: :shock:

 

Será que esses dados são confiaveis..?? Partindo do Inmet , tenho minhas duvidas.. :roll:

 

observe as outras estações. todas tem valores parecidos

Link to comment
Share on other sites

Alguns dados chamam a atenção nesse inferno brasileiro: dia 15/11, mínima de 30,1° a máxima de 34,1° com 37 mm de chuva. Imaginem a sensação térmica com precipitação e essas temperaturas! :shock: Ademais, mínima de 34,1° no dia 18/11 deve ser um dos maiores valores do gênero no Brasil! :shock: :shock: :shock:

 

Será que esses dados são confiaveis..?? Partindo do Inmet , tenho minhas duvidas.. :roll:

 

observe as outras estações. todas tem valores parecidos

 

Além do que, nem todas as estações do INMET são como a de Campos do Jordão... :wink:

Link to comment
Share on other sites

Este tópico é interessante. Com base neste PRECIOSO levantamento do Lucas, acabamos de encontrar a cidade que é a antítese de São Joaquim. Se conhecíamos os extremos geográficos do Brasil, agora encontramos os extremos climáticos.

 

O extremos seria com Campos do Jordão e não com SJ. Campos tem o Verão mais frio do Brasil..!!

 

Que legal! Então descobriu que CDJ tem o inverno mais quente e o verão ligeramente mais frio. Afinal o que importa mais para você, o verão ou o inverno?

 

Esse é o velho amigo Carlos Dias, sempre puxando a mesma discussão tentando fazer alguma publicidade já que a natureza não colabora.

 

Ora, ora ..estamos todos animados nesta noite..Bem ainda estamos na primavera e quanto a 2004 CJ levou o caneco..e agora está indo rumo ao BI ..

 

Hehehehe, essa foi pra rir! ..e reforçar a minha segunda afirmativa neste post.

Link to comment
Share on other sites

O Carlos conseguiu com maestria que eu ficasse apaixonado por Campos do Jordão e com uma enorme vontade de conhecer a cidade. Mas o Carlos não me convenceu do impossível: acreditar que CDJ é mais fria que São Joaquim. Até porque frio é um conceito complexo (geada, neve, temperatura, sensação térmica) e não meramente temperatura média, mínima ou máxima. Como "idéia de frio", "conceito de frio", São Joaquim leva grande vantagem.

Link to comment
Share on other sites

Grande Carlos !

 

Estás te referindo exclusivamente ao indicador temperatura, mas não abordas o que disse acima: tempo frio é conceito. E no conceito SJ leva enorme vontade. Sobre o Caio. Como que tu queres que o homem não fique brabo ??? Ele será futuro governador de SC e tu me vens com esta que a cidade mais fria do Brasil não é São Joaquim, quando é. :wink: :wink:

 

Alexandre

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, o que penso é o seguinte :

 

Que em 2004 e 2005 pelo que eu vi Campos leva vantagem no Verão, empata na Primavera e Outono e perde no Inverno

 

Repetindo isto agora, agora a 10 ou 20 anos atrá não sei responder

 

Não estou levando para o lado para competição mas sim da verdade , do que a natureza é soberana neste ponto, ao contrario do nosso velho amigo Caio Cezar que ficar fazendo briguinha aqui, aliás já que estou conversando com um moderador , digo não vou cair no joguinho dele..é que agora ele anda perdendo um pouco o equilibrio com a chegada do verão..!!

 

abraço Alexandre..!!

 

 

Equilíbrio é um conceito que as diferentes interpretações podem levar a conclusões precipitadas sobre uma pessoa. Para tanto acho desnecessário o uso de adjetivos que busquem esse caminho e tentam fazer com que as outras pessoas que não acompanham outros tópicos tenham percepções distorcidas quanto aos meus argumentos e a minha pessoa. Não estou nem sou desequilibrado emocionalmente. É patético achar que esse assunto me incomoda mais no verão. Imagino que comemorar a vitória na estação mais quente do ano além de frustrante para um fervoroso amante do frio recheia ainda mais os seus argumentos de contradições.

É possível observar aí a tática da "primeira pedrada", quem a atira leva consigo a razão na discussão, nesse caso, quem adjetiva primeiro consegue formar o esteriótipo do opositor. Não estou aqui para adjetiva-lo, tenho "equilíbrio" suficiente para manter a discussão no cerne das questões e não leva-las sempre ao campo de batalha CDJxSJ como tens feito ultimamente.

Quando destacas que eu levo para o lado da competição e você pelo lado da verdade fica assim ainda mais evidente a sua estratégia. É louvável, pela ótica da estratégia, e lamentável, pela ótica da razão, que tentes me responsabilizar por atitudes vinda de você. Quem acompanha os tópicos sabe muito bem do que eu estou falando.

Não contento do assunto ter terminado noutro tópico trancado pelo moderador podemos notar explicitamente que se existe alguma perda de equilíbrio aqui é quando este assunto vem a tona, sobrando adjetivações e conclusões precipitadas, faltando argumentos, bom-senso e informações.

Sempre que a questão é levantada, e esse sempre é através de você, é recheada de achismos e afirmações inflamadas, levadas em sua maioria das vezes mais pela emoção do que pela razão. Veja neste tópico quem levantou o assunto. Respondo todas as suas tentativas porquê não compartilho aqui de meias verdades. Logo, sou o seu maior empecilho a publicidade das meias verdades.

Eu entendo a necessidade desenfreada da publicidade que você tenta dar ao assunto e às suas conclusões. Lógicamente guardadas as devidas proporções essa tática tem uma estratégia espetacularmente consagrada pela história, Goebbels mostrou muito bem como isto funciona.

Link to comment
Share on other sites

Grande Carlos !

 

Estás te referindo exclusivamente ao indicador temperatura, mas não abordas o que disse acima: tempo frio é conceito. E no conceito SJ leva enorme vontade. Sobre o Caio. Como que tu queres que o homem não fique brabo ??? Ele será futuro governador de SC e tu me vens com esta que a cidade mais fria do Brasil não é São Joaquim, quando é. :wink: :wink:

 

Alexandre

Pena que o Alexandre e o Caio não aceitam o conceito de frio de Soledade, que eles nem conhecem...

Parece que vale só o conceito de SJ,Ausentes, Cambará, Caxias, Gramado, mesmo conceito da mídia...

Não te entrega Carlão, ainda vou conhecer a tua CDJ. :wink: :wink: :wink:

Link to comment
Share on other sites

Grande Carlos !

 

Estás te referindo exclusivamente ao indicador temperatura, mas não abordas o que disse acima: tempo frio é conceito. E no conceito SJ leva enorme vontade. Sobre o Caio. Como que tu queres que o homem não fique brabo ??? Ele será futuro governador de SC e tu me vens com esta que a cidade mais fria do Brasil não é São Joaquim, quando é. :wink: :wink:

 

Alexandre

 

Alexandre, eu não estou bravo nem nunca fiquei com este assunto porque simplesmente não há motivos para isso. Quanto ao governo de SC não serei eu, mas um familiar muito próximo está trabalhnado para isso, vamos acompanhar!

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Amigo Carlos e demais colegas que me desculpem, mas em uma comparação entre duas cidades para saber qual é a mais fria e havendo tantos conceitos para isso, o principal para mim é a neve. Ora, se uma neva todos os anos e a outra dá para contar nos dedos de uma mão as precipitações de neve em um século é patético querer comparar. É SJ de goleada! Uns 300 x 0. Por favor! CDJ é fantástica! Linda! E muito gélida! Mas ir além disso e querer intitulá-la a mais fria do Brasil para mim não faz o menor sentido. A não ser que com as mudanças climáticas em um futuro hipotético venha a nevar mais lá que em SJ. Aí mudo de idéia.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Paulo, perdoe-me, mas sejamos realistas.

 

Para que não se inicie aqui algo que já vi muito, a síndrome palmática aguda.

 

Sds.,

Hehehehehe, Luiz, as vezes acho que sofro da síndrome soledática crônica hahahahheheheheh.

Ah lembrei de um motorista que faz a linha São Paulo e Passo Fundo em certa vez que fui a Sampa, quando paramos num posto à beira da BR, logo depois de entrar em SC divisa com Paraná e ele me disse :Este local é muito frio, taco a taco com tua Soledade e até mais, afirmou...Acho que era interior do município de Caçador.

Link to comment
Share on other sites

Paulo, perdoe-me, mas sejamos realistas.

 

Para que não se inicie aqui algo que já vi muito, a síndrome palmática aguda.

 

Sds.,

Hehehehehe, Luiz, as vezes acho que sofro da síndrome soledática crônica hahahahheheheheh.

Ah lembrei de um motorista que faz a linha São Paulo e Passo Fundo em certa vez que fui a Sampa, quando paramos num posto à beira da BR, logo depois de entrar em SC divisa com Paraná e ele me disse :Este local é muito frio, taco a taco com tua Soledade e até mais, afirmou...Acho que era interior do município de Caçador.

 

Somente um médico joaquinense foi capaz de curar-me daquela síndrome... 8) :arrow:

Link to comment
Share on other sites

Grande Carlos !

 

Estás te referindo exclusivamente ao indicador temperatura, mas não abordas o que disse acima: tempo frio é conceito. E no conceito SJ leva enorme vontade. Sobre o Caio. Como que tu queres que o homem não fique brabo ??? Ele será futuro governador de SC e tu me vens com esta que a cidade mais fria do Brasil não é São Joaquim, quando é. :wink: :wink:

 

Alexandre

Pena que o Alexandre e o Caio não aceitam o conceito de frio de Soledade, que eles nem conhecem...

Parece que vale só o conceito de SJ,Ausentes, Cambará, Caxias, Gramado, mesmo conceito da mídia...

Não te entrega Carlão, ainda vou conhecer a tua CDJ. :wink: :wink: :wink:

 

O Paulo só pode sofrer de complexo de inferioridade. Só pode ser isso. Sob o conceito de frio, Soledade não é apenas uma das cidades mais frias do Rio Grande do Sul como uma das mais frias do Brasil. Quem dizer o contrário que se interne no manicômio (Pai do Luiz recém abriu um e que trabalha ao lado da Funerária Bom Descanso).

 

O Carlos vai me matar pelo que vou dizer, mas no que chamo de conceito de frio Soledade é mais fria que Campos do Jordão. Que Ausentes e Cambará são mais frias que Soledade não se discute. É o óbvio ululante. Agora Soledade rivaliza com Caxias e Gramado, ora sendo mais fria uma, ora sendo mais fria outra, dependendo da situação sinótica que implica maior ou menor influência de continentalidade e componente de oeste (Minuano/Pampero).

 

Só se influencia pelo conceito de mídia o desinformado. Como não sou desinformado, os meus conceitos são próprios e feitos a partir das minhas pesquisas. Desafio alguém - tirando o Thiago Augusto - que já tenha se dedicado a pesquisar a história climática do estado e suas regiões.

 

Sds

 

Alexandre

Link to comment
Share on other sites

Quanto ao governo de SC não serei eu, mas um familiar muito próximo está trabalhnado para isso, vamos acompanhar!

 

Abraço!

 

avisa que transfiro meu título aí... :wink:

 

ah! dia 27 to por aí. presto concurso em na UFSC com uns amigos em trindade. almoçamos no barnys? :D

 

antes de chegar eu te ligo.

 

abraços praianos jurídicos.

Link to comment
Share on other sites

Quanto ao governo de SC não serei eu, mas um familiar muito próximo está trabalhnado para isso, vamos acompanhar!

 

Abraço!

 

avisa que transfiro meu título aí... :wink:

 

ah! dia 27 to por aí. presto concurso em na UFSC com uns amigos em trindade. almoçamos no barnys? :D

 

antes de chegar eu te ligo.

 

abraços praianos jurídicos.

 

Me liga ou me passa novamente o teu tel porquê o meu cel deu pau!

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

Para mim essa é a região mais quente do Brasil, imagino que a média das máximas e das mínimas na cidade de Bom Jesus seja sempre com um valor perto dos 30 graus ou mais...no monento Teresina tem 39ºC, com 11% de umidade, oq é um valor considerado crítico. Aquela região já deve estar sofrendo com a falta de água, pois imaginem como um açude não evapora rapidamente por causa desse calor e dessa umidade?

Mas...a que se deve essa massa de ar seco no interior do Nordeste? :?:

abraços

Link to comment
Share on other sites

Grande Carlos !

 

Estás te referindo exclusivamente ao indicador temperatura, mas não abordas o que disse acima: tempo frio é conceito. E no conceito SJ leva enorme vontade. Sobre o Caio. Como que tu queres que o homem não fique brabo ??? Ele será futuro governador de SC e tu me vens com esta que a cidade mais fria do Brasil não é São Joaquim, quando é. :wink: :wink:

 

Alexandre

Pena que o Alexandre e o Caio não aceitam o conceito de frio de Soledade, que eles nem conhecem...

Parece que vale só o conceito de SJ,Ausentes, Cambará, Caxias, Gramado, mesmo conceito da mídia...

Não te entrega Carlão, ainda vou conhecer a tua CDJ. :wink: :wink: :wink:

 

O Paulo só pode sofrer de complexo de inferioridade. Só pode ser isso. Sob o conceito de frio, Soledade não é apenas uma das cidades mais frias do Rio Grande do Sul como uma das mais frias do Brasil. Quem dizer o contrário que se interne no manicômio (Pai do Luiz recém abriu um e que trabalha ao lado da Funerária Bom Descanso).

 

O Carlos vai me matar pelo que vou dizer, mas no que chamo de conceito de frio Soledade é mais fria que Campos do Jordão. Que Ausentes e Cambará são mais frias que Soledade não se discute. É o óbvio ululante. Agora Soledade rivaliza com Caxias e Gramado, ora sendo mais fria uma, ora sendo mais fria outra, dependendo da situação sinótica que implica maior ou menor influência de continentalidade e componente de oeste (Minuano/Pampero).

 

Só se influencia pelo conceito de mídia o desinformado. Como não sou desinformado, os meus conceitos são próprios e feitos a partir das minhas pesquisas. Desafio alguém - tirando o Thiago Augusto - que já tenha se dedicado a pesquisar a história climática do estado e suas regiões.

 

Sds

 

Alexandre

O Alexandre meu amigo ,nada ver com complexo de inferioridade(sou normal cara).Agora Até pode ser um duelo de Davi e Golias,(Soledade Davi xCambará Golias)hehehe, mas eu topo a tua aposta:

Na minha opinião em termos de mínimas Soledade ganha de Caxias, Gramado, Canela, São Francisco e te digo mais com Cambará e Bom Jesus é taco a taco... 8) 8) 8)

Mas ressalte-se, eu falei mínimas absolutas e também na média das mínimas.

Não subestimando sua inteligência que é negável Alexandre, aprofunde-se na pesquisa sobre maritimidade e influência do mar.Pois Cambará e São Chico, quase fazem a cama dentro do oceano...

E pode pegar baixada contra baixada que eu quero ver.Taí uma grande idéia este desafio de cidades hein hehheheh.

Outra coisa, o Carlos tem razão quanto ao assunto principal do BAZ, só se fala em São Joaquim tchê, vamos abrir um pouco mais este leque :evil: :evil: :evil:

Link to comment
Share on other sites

O fato de Campos do Jordão ser habitualmente mais fria que São Joaquim no verão e ter uma média anual parecida com a de São Joaquim não permite que ela seja considerada um ícone da expressão máxima de frio no Brasil.

 

Fosse assim, San Francisco, nos EUA, que tem um clima relativamente frio mesmo no verão, poderia ser considerada uma cidade mais fria que Washington, que é gelada no inverno mas têm verões bastante quentes.

 

Realmente, CJ é bem fria para os padrões nacionais e tem verões geralmente amenos, mas SJ, além da neve, tem algo que é raríssimo em CJ: frentes frias que deixam as temperaturas baixíssimas mesmo durante o dia (máximas de 0° C a 05° C), enquanto CJ muito raramente tem máximas abaixo de 10° C.

 

Além disso, quando as mínimas vão abaixo de 0° C em CJ (o que não é raro, mas também não é comum), as máximas costumam ficar na casa dos 15° C.

 

Dessa forma, embora o frio de CJ seja respeitável e a temperatura média anual não seja muito diferente de SJ, os eventos de frio são muito mais intensos em São Joaquim do que em CJ, sendo justa a fama que ela carrega de ícone do frio brasileiro.

Link to comment
Share on other sites

O fato de Campos do Jordão ser habitualmente mais fria que São Joaquim no verão e ter uma média anual parecida com a de São Joaquim não permite que ela seja considerada um ícone da expressão máxima de frio no Brasil.

 

Fosse assim, San Francisco, nos EUA, que tem um clima relativamente frio mesmo no verão, poderia ser considerada uma cidade mais fria que Washington, que é gelada no inverno mas têm verões bastante quentes.

 

Realmente, CJ é bem fria para os padrões nacionais e tem verões geralmente amenos, mas SJ, além da neve, tem algo que é raríssimo em CJ: frentes frias que deixam as temperaturas baixíssimas mesmo durante o dia (máximas de 0° C a 05° C), enquanto CJ muito raramente tem máximas abaixo de 10° C.

 

Além disso, quando as mínimas vão abaixo de 0° C em CJ (o que não é raro, mas também não é comum), as máximas costumam ficar na casa dos 15° C.

 

Dessa forma, embora o frio de CJ seja respeitável e a temperatura média anual não seja muito diferente de SJ, os eventos de frio são muito mais intensos em São Joaquim do que em CJ, sendo justa a fama que ela carrega de ícone do frio brasileiro.

 

Perfeito Rafael!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Valeu, Alexandre! E põe recorde nisso! :shock: Adquiri meu termo-higrômetro em 28/3/2000 e é a primeira vez que baixei dos 20% de umidade relativa!! :shock: Os 18% são, de longe, a menor u.r. já registrada aqui em casa. Já tive 22/23% ano passadou e/ou em 2003.

Por sinal, a temperatura disparou aqui em casa, saltando da mínima de 18,3° para 35,2°!!! Foi o dia mais quente depois do inverno, e o curioso foi que eu mal suei durante a tarde. E dá-lhe Brasília!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Desculpe-me Alexandre ,onde escrevi negável, leia-se inegável.É o que dá a gente tentar expressar através da escrita, o que se quer falar :oops: Uma letra e tudo que se quer dizer muda,é o nosso português :wink:

O que eu quero mesmo é de vez em quando dar uma apimentada nos debates hehehe.E o que gostaria também que o Alexandre, o Caio , O Carlos e todos os bazianos viessem conhecer não só minha cidade, mas também minha região.

Voltemos ao tópico, já ouvi dizer que o calor do Piauí, chega a ser quase insuportável em algumas cidade como Teresina, Picos e outras...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.