Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

O Piauí arde com 45 graus de temperatura máxima


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

Desculpe-me Alexandre ,onde escrevi negável, leia-se inegável.É o que dá a gente tentar expressar através da escrita, o que se quer falar :oops: Uma letra e tudo que se quer dizer muda,é o nosso português :wink:

O que eu quero mesmo é de vez em quando dar uma apimentada nos debates hehehe.E o que gostaria também que o Alexandre, o Caio , O Carlos e todos os bazianos viessem conhecer não só minha cidade, mas também minha região.

Voltemos ao tópico, já ouvi dizer que o calor do Piauí, chega a ser quase insuportável em algumas cidade como Teresina, Picos e outras...

 

Se Soledade não mudou de lugar, eu conheço Soledade. Ou não seria aquela cidade onde se tem o Italians para comer um belo sanduíche. Ou não seria aquela cidade que logo à entrada na estrada tinha há alguns anos um depósito todo arrasado por um temporal. Ou não seria aquela cidade que tem uma enorme torre (que parece de concreto) bem no meio da cidade e que se vê de longe na 386. Se essa não for a Soledade em que já estive vários vezes, tenho mesmo que conhecer Soledade. :D:D:D

 

Sobre a região também conhecemos. Selbach, Tio Hugo, Espumoso, Fontoura, em todos estes lugares a gente já esteve, ou já almoçou ou já jantou.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O fato de Campos do Jordão ser habitualmente mais fria que São Joaquim no verão e ter uma média anual parecida com a de São Joaquim não permite que ela seja considerada um ícone da expressão máxima de frio no Brasil.

 

Fosse assim, San Francisco, nos EUA, que tem um clima relativamente frio mesmo no verão, poderia ser considerada uma cidade mais fria que Washington, que é gelada no inverno mas têm verões bastante quentes.

 

Realmente, CJ é bem fria para os padrões nacionais e tem verões geralmente amenos, mas SJ, além da neve, tem algo que é raríssimo em CJ: frentes frias que deixam as temperaturas baixíssimas mesmo durante o dia (máximas de 0° C a 05° C), enquanto CJ muito raramente tem máximas abaixo de 10° C.

 

Além disso, quando as mínimas vão abaixo de 0° C em CJ (o que não é raro, mas também não é comum), as máximas costumam ficar na casa dos 15° C.

 

Dessa forma, embora o frio de CJ seja respeitável e a temperatura média anual não seja muito diferente de SJ, os eventos de frio são muito mais intensos em São Joaquim do que em CJ, sendo justa a fama que ela carrega de ícone do frio brasileiro.

 

Não querendo levantar o embate novamente acerca deste tema eu não pude me conter e elogiar o teor e a sensatez desta mensagem. Vou guarda-la no meu arquivo. Acho que ela pode resumir a expressão comum no Baz acerca deste tema, inclusive a dos jordanienses.

Belo raciocínio!

Link to comment
Share on other sites

Na previsão do tempo Jornal Hoje, estavam previstos "mais de 40°" (by repórter) para Teresina e 36° para POA.

No momento (13 h), Teresina tem 37° e o aero de POA (14 h) tem 35° (lembrando que o Nordeste não tem horário de verão). Ambas as cidades têm 1006 mb.

Aqui em casa, no momento, estou com tórridos 36,7°!!! U.r. em 28%.

Apenas gostaria que meu abrigo aquecesse um pouco menos para ser um pouco mais realista...

Link to comment
Share on other sites

ORealmente, CJ é bem fria para os padrões nacionais e tem verões geralmente amenos, mas SJ, além da neve, tem algo que é raríssimo em CJ: frentes frias que deixam as temperaturas baixíssimas mesmo durante o dia (máximas de 0° C a 05° C), enquanto CJ muito raramente tem máximas abaixo de 10° C.

 

 

Naquele livro sobre a neve no Brasil, fiquei impressionado pelo fato de São Joaquim já ter registrado máximas NEGATIVAS por pelo menos uma meia dúzia de vezes, sendo a menor de todas, -2º C.

Desde 1948 e 2005, apenas em 1971 e 1976 não se registrou a ocorrência de neve na região.

Link to comment
Share on other sites

ORealmente, CJ é bem fria para os padrões nacionais e tem verões geralmente amenos, mas SJ, além da neve, tem algo que é raríssimo em CJ: frentes frias que deixam as temperaturas baixíssimas mesmo durante o dia (máximas de 0° C a 05° C), enquanto CJ muito raramente tem máximas abaixo de 10° C.

 

 

Naquele livro sobre a neve no Brasil, fiquei impressionado pelo fato de São Joaquim já ter registrado máximas NEGATIVAS por pelo menos uma meia dúzia de vezes, sendo a menor de todas, -2º C.

Desde 1948 e 2005, apenas em 1971 e 1976 não se registrou a ocorrência de neve na região.

 

EM 1976 NEVOU EM JULHO, MEIO DE JULHO. A MÁXIMA MAIS BAIXA FOI DE -2,4°C DIA 31/07/1994.

Link to comment
Share on other sites

(...texto...) A MÁXIMA MAIS BAIXA FOI DE -2,4°C DIA 31/07/1994.

Foi 1993, e naquele dia eu vi a primeira neve da minha vida em Caxias do Sul. Em Caxias, nevou continuamente desde o amanhecer até logo após o meio-dia, variando de -1° a 0°, quando a neve começou a virar chuva. A máxima ficou em 3° e à noite estava 2° com chuvisco. 8)

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

O jornal Folha de São Paulo do dia 25 de novembro , junto com diversos outros jornais , noticiou que a temperatura máxima em Bom Jesus foi 44,7C e não 44,6C. Inclusive as 3 matérias que eu li ressaltam que este é um novo recorde histórico no Brasil.

Confira a matéria da Folha :

 

www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u115658.shtml

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.