Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Inverno mais quente dos últimos anos no Sudeste?


Estevan Oliveira
 Share

Recommended Posts

E também não podemos nos esquecer de nossos saudosos recordes de calor em janeiro, março, abril, maio, junho e agosto!! Foi um ano de entrar na memória negra do BAZ!

 

É verdade!

As anomalias positivas aqui do RJ devem ter chegado a 5, 6 graus... Estamos sofrendo desde Janeiro, sem interrupções! Me lembro do mês de Março, foi o pior de todos, com dias a fio com temperaturas acima dos 36Cº... cheguei à passar mal em algumas ocasiões!

Agora, vem esse Agosto tórrido! Não temos sossego nem no inverno, ou seria INFERNO?!:evil:

Neste momento tenho 27.1Cº e 60% de U.R. A máxima aqui em casa hoje foi de 35.8Cº!

Ricardo.

Link to comment
Share on other sites

aqui os unicos meses que ficou acima da media , foram abril, junho ( $ graus ) ,e agora em agosto .nos outros ficaram dentro da normalidade , so para verem a maxima ate agora aqui em casa, foi de 34,8 , no mes de marco , mas agora em agosto ontem registrei 33,8, mas no aeroporto fez 37,0 e na epagri 37,5, recorde absoluto para o mes de agosto

Link to comment
Share on other sites

Pois é,isso nos mostra como a meteorologia é uma caixinha de surpresas... :) Vejam o que aconteceu no nosso agosto? Cade o Clima Europeu do Sul do Brasil? Cara, até o verão de algumas cidades europeias consegue ser mais fria do que a nossa Curitiba em pleno mes de agosto!!! :shock: Vejam a média de Berlin em Agosto e comparem!!! Vivemos mesmo num pais tropical e o o frio é apenas um episódio.... :lol:

 

VALEU!!!

Link to comment
Share on other sites

Pois é,isso nos mostra como a meteorologia é uma caixinha de surpresas... :) Vejam o que aconteceu no nosso agosto? Cade o Clima Europeu do Sul do Brasil? Cara, até o verão de algumas cidades europeias consegue ser mais fria do que a nossa Curitiba em pleno mes de agosto!!! :shock: Vejam a média de Berlin em Agosto e comparem!!! Vivemos mesmo num pais tropical e o o frio é apenas um episódio.... :lol:

 

VALEU!!!

 

 

Caro Ronye,

 

 

1) Jamais é possível dizer que o inverno do sul do Brasil se compara ao centro-norte da Europa. Nossa comparação é com o extremo sul da Europa, o que as médias normais de inverno podem comprovar.

 

2) Nossa indignação é justamente em relação às absurdas anomalias deste inverno, que estão prestes a superar anos historicamente quentes como 1967 e 1977. Jamais estas anomalias acontecem no inverno centro-europeu, mas são passíveis de acontecer no extremo sul do continente e em regiões sub-tropicais / meduterrâneas como California, Sudeste dos EUA, Sudeste da Austrália e África do Sul.

 

3) O que tu tenta fazer é transformar o clima de todo o Brasil em tropical, assim como é do Rio de Janeiro. Só para fortalecer tua memória, as médias normais de julho no RJ equivalem as de fevereiro em Curitiba.

 

4) Ontem, no meio da maior onda de calor que eu já vi em pleno inverno desde que moro no sul do Brasil, Uruguaiana tinha 11oC no meio da tarde. Santa Vitória do Palmar, Pinheiro Machado e Pelotas não passaram de 13oC. Se isso não é inverno, eu não sei o que é!!

Vale ressaltar que neste mesmo inverno louco, Mendoza (32,5 S e 400m de altitude ao pé da Cordilheira) já teve 30oC (como Curitiba ontem) e Buenos Aires (34,5S) 29oC!!! O bloqueio ficou boa parte do inverno no norte da PAtagônia. Isso é normal?

 

5) Não sabemos se estamos no auge de um período quente ou se realmente o aquecimento global está destrambelhnado o clima do sul do Brasil. O que sabemos é que SE EXISTEM ANOMALIAS GIGANTESCAS, É PORQUE O QUE O NORMAL DO CLIMA NÃO É SER DO JEITO QUE VEM SENDO. PORTANTO, PARA EFEITO DE ANÁLISE CLIMATOLÓGICA, A MÉDIA DE INVERNO DE CURITIBA É DE 13oC, ALGO COMPARÁVEL AO SUL DA ESPANHA E DE PORTUGAL, CALIFORNIA E SUDESTE DOS EUA. NÃO TEM NADA DE ALPINO, MAS É FRIO PRA DEDÉU, DESDE QUE FIQUEMOS NA NORMAL (ALGO RARO ATUALMENTE)!!!!!

 

Não leve a mal meu tom professoral, mas eu sou professor e percebo nas entrelinhas de suas declarações uma tentativa de incluir o sul do Brasil na inexistência do inverno carioca. Isso é normal, pois tu gostas de frio e moras numa cidade no qual ele não existe. Sugiro outra postura para que não acabe odiando o teu país!!

 

Eu sempre gostei de frio e morava no Rio. Em 1996, sobrevoei a Serra Catarinense toda coberta de neve (parecia os Andes), voltando de uma viagem a trabalho para Lages, e me apaixonei por SC. Passei a vir surfar 3, 4, 5 e até 6 vezes por ano em Garopaba e Floripa, enquanto morava no Rio. Entrei na água na Silveira certa vez com geada na grama.

 

Portanto, faça algo como eu!!!! Mude para o sul!!!

Link to comment
Share on other sites

Pois é,isso nos mostra como a meteorologia é uma caixinha de surpresas...

 

isso é fato.

 

:) Vejam o que aconteceu no nosso agosto? Cade o Clima Europeu do Sul do Brasil? Cara, até o verão de algumas cidades europeias consegue ser mais fria do que a nossa Curitiba em pleno mes de agosto!!! :shock: Vejam a média de Berlin em Agosto e comparem!!!

 

VALEU!!!

 

:lol: :lol: :lol: :lol:

 

cadê aquele ronye, sensato, ponderado que conhecia?

 

cara, nada a ver... :lol: :lol: meu, berlin está a mais de 40º latitude norte. no meio da europa. puxa, esta foi umas das piores comparações que um baziano fez no site... :lol: :lol: :lol: :lol:

 

de fato, basta um mês anômalo positivo para se comparar com cidades de latitudes diferentes, continentalidades diferentes, regime de chuvas diferentes...

 

 

fala, você tava zuando, né? :lol:

Link to comment
Share on other sites

Pois é,isso nos mostra como a meteorologia é uma caixinha de surpresas...

 

isso é fato.

 

:) Vejam o que aconteceu no nosso agosto? Cade o Clima Europeu do Sul do Brasil? Cara, até o verão de algumas cidades europeias consegue ser mais fria do que a nossa Curitiba em pleno mes de agosto!!! :shock: Vejam a média de Berlin em Agosto e comparem!!!

 

VALEU!!!

 

:lol: :lol: :lol: :lol:

 

cadê aquele ronye, sensato, ponderado que conhecia?

 

cara, nada a ver... :lol: :lol: meu, berlin está a mais de 40º latitude norte. no meio da europa. puxa, esta foi umas das piores comparações que um baziano fez no site... :lol: :lol: :lol: :lol:

 

de fato, basta um mês anômalo positivo para se comparar com cidades de latitudes diferentes, continentalidades diferentes, regime de chuvas diferentes...

 

 

fala, você tava zuando, né? :lol:

 

Cara,

 

Eu comparo a cidade que eu quiser com a região que eu quiser.. se acha a comparação um absurdo pelo menos respeite...Eu não considero um absurdo...

Não está presenciando o forte calor em pleno mes de Agosto em SP e Curitiba? Áh, por favor....Ultimamente, vou sentir mais frio indo para Paris(Média de 17°C) no verão do que passar um inverno em SP(Média de 20°C no Aeroporto)... Fazer o que? Não tenho culpa se o clima tem nos reservado muitas surpresas nos ultimos tempos...

 

FUI!

Link to comment
Share on other sites

Pois é,isso nos mostra como a meteorologia é uma caixinha de surpresas... :) Vejam o que aconteceu no nosso agosto? Cade o Clima Europeu do Sul do Brasil? Cara, até o verão de algumas cidades europeias consegue ser mais fria do que a nossa Curitiba em pleno mes de agosto!!! :shock: Vejam a média de Berlin em Agosto e comparem!!! Vivemos mesmo num pais tropical e o o frio é apenas um episódio.... :lol:

 

VALEU!!!

 

 

Caro Ronye,

 

 

1) Jamais é possível dizer que o inverno do sul do Brasil se compara ao centro-norte da Europa. Nossa comparação é com o extremo sul da Europa, o que as médias normais de inverno podem comprovar.

 

2) Nossa indignação é justamente em relação às absurdas anomalias deste inverno, que estão prestes a superar anos historicamente quentes como 1967 e 1977. Jamais estas anomalias acontecem no inverno centro-europeu, mas são passíveis de acontecer no extremo sul do continente e em regiões sub-tropicais / meduterrâneas como California, Sudeste dos EUA, Sudeste da Austrália e África do Sul.

 

3) O que tu tenta fazer é transformar o clima de todo o Brasil em tropical, assim como é do Rio de Janeiro. Só para fortalecer tua memória, as médias normais de julho no RJ equivalem as de fevereiro em Curitiba.

 

4) Ontem, no meio da maior onda de calor que eu já vi em pleno inverno desde que moro no sul do Brasil, Uruguaiana tinha 11oC no meio da tarde. Santa Vitória do Palmar, Pinheiro Machado e Pelotas não passaram de 13oC. Se isso não é inverno, eu não sei o que é!!

Vale ressaltar que neste mesmo inverno louco, Mendoza (32,5 S e 400m de altitude ao pé da Cordilheira) já teve 30oC (como Curitiba ontem) e Buenos Aires (34,5S) 29oC!!! O bloqueio ficou boa parte do inverno no norte da PAtagônia. Isso é normal?

 

5) Não sabemos se estamos no auge de um período quente ou se realmente o aquecimento global está destrambelhnado o clima do sul do Brasil. O que sabemos é que SE EXISTEM ANOMALIAS GIGANTESCAS, É PORQUE O QUE O NORMAL DO CLIMA NÃO É SER DO JEITO QUE VEM SENDO. PORTANTO, PARA EFEITO DE ANÁLISE CLIMATOLÓGICA, A MÉDIA DE INVERNO DE CURITIBA É DE 13oC, ALGO COMPARÁVEL AO SUL DA ESPANHA E DE PORTUGAL, CALIFORNIA E SUDESTE DOS EUA. NÃO TEM NADA DE ALPINO, MAS É FRIO PRA DEDÉU, DESDE QUE FIQUEMOS NA NORMAL (ALGO RARO ATUALMENTE)!!!!!

 

Não leve a mal meu tom professoral, mas eu sou professor e percebo nas entrelinhas de suas declarações uma tentativa de incluir o sul do Brasil na inexistência do inverno carioca. Isso é normal, pois tu gostas de frio e moras numa cidade no qual ele não existe. Sugiro outra postura para que não acabe odiando o teu país!!

 

Eu sempre gostei de frio e morava no Rio. Em 1996, sobrevoei a Serra Catarinense toda coberta de neve (parecia os Andes), voltando de uma viagem a trabalho para Lages, e me apaixonei por SC. Passei a vir surfar 3, 4, 5 e até 6 vezes por ano em Garopaba e Floripa, enquanto morava no Rio. Entrei na água na Silveira certa vez com geada na grama.

 

Portanto, faça algo como eu!!!! Mude para o sul!!!

 

Sul X Brasil

QUe coisa feia!

Link to comment
Share on other sites

Pois é,isso nos mostra como a meteorologia é uma caixinha de surpresas... :) Vejam o que aconteceu no nosso agosto? Cade o Clima Europeu do Sul do Brasil? Cara, até o verão de algumas cidades europeias consegue ser mais fria do que a nossa Curitiba em pleno mes de agosto!!! :shock: Vejam a média de Berlin em Agosto e comparem!!! Vivemos mesmo num pais tropical e o o frio é apenas um episódio.... :lol:

 

VALEU!!!

 

 

Caro Ronye,

 

 

1) Jamais é possível dizer que o inverno do sul do Brasil se compara ao centro-norte da Europa. Nossa comparação é com o extremo sul da Europa, o que as médias normais de inverno podem comprovar.

 

2) Nossa indignação é justamente em relação às absurdas anomalias deste inverno, que estão prestes a superar anos historicamente quentes como 1967 e 1977. Jamais estas anomalias acontecem no inverno centro-europeu, mas são passíveis de acontecer no extremo sul do continente e em regiões sub-tropicais / meduterrâneas como California, Sudeste dos EUA, Sudeste da Austrália e África do Sul.

 

3) O que tu tenta fazer é transformar o clima de todo o Brasil em tropical, assim como é do Rio de Janeiro. Só para fortalecer tua memória, as médias normais de julho no RJ equivalem as de fevereiro em Curitiba.

 

4) Ontem, no meio da maior onda de calor que eu já vi em pleno inverno desde que moro no sul do Brasil, Uruguaiana tinha 11oC no meio da tarde. Santa Vitória do Palmar, Pinheiro Machado e Pelotas não passaram de 13oC. Se isso não é inverno, eu não sei o que é!!

Vale ressaltar que neste mesmo inverno louco, Mendoza (32,5 S e 400m de altitude ao pé da Cordilheira) já teve 30oC (como Curitiba ontem) e Buenos Aires (34,5S) 29oC!!! O bloqueio ficou boa parte do inverno no norte da PAtagônia. Isso é normal?

 

5) Não sabemos se estamos no auge de um período quente ou se realmente o aquecimento global está destrambelhnado o clima do sul do Brasil. O que sabemos é que SE EXISTEM ANOMALIAS GIGANTESCAS, É PORQUE O QUE O NORMAL DO CLIMA NÃO É SER DO JEITO QUE VEM SENDO. PORTANTO, PARA EFEITO DE ANÁLISE CLIMATOLÓGICA, A MÉDIA DE INVERNO DE CURITIBA É DE 13oC, ALGO COMPARÁVEL AO SUL DA ESPANHA E DE PORTUGAL, CALIFORNIA E SUDESTE DOS EUA. NÃO TEM NADA DE ALPINO, MAS É FRIO PRA DEDÉU, DESDE QUE FIQUEMOS NA NORMAL (ALGO RARO ATUALMENTE)!!!!!

 

Não leve a mal meu tom professoral, mas eu sou professor e percebo nas entrelinhas de suas declarações uma tentativa de incluir o sul do Brasil na inexistência do inverno carioca. Isso é normal, pois tu gostas de frio e moras numa cidade no qual ele não existe. Sugiro outra postura para que não acabe odiando o teu país!!

 

Eu sempre gostei de frio e morava no Rio. Em 1996, sobrevoei a Serra Catarinense toda coberta de neve (parecia os Andes), voltando de uma viagem a trabalho para Lages, e me apaixonei por SC. Passei a vir surfar 3, 4, 5 e até 6 vezes por ano em Garopaba e Floripa, enquanto morava no Rio. Entrei na água na Silveira certa vez com geada na grama.

 

Portanto, faça algo como eu!!!! Mude para o sul!!!

 

Sul X Brasil

QUe coisa feia!

 

luan a comparaçao é

Clima do sul X clima do resto do brasil

Link to comment
Share on other sites

Cara,

 

Eu comparo a cidade que eu quiser com a região que eu quiser.. se acha a comparação um absurdo pelo menos respeite...Eu não considero um absurdo...

Não está presenciando o forte calor em pleno mes de Agosto em SP e Curitiba? Áh, por favor....Ultimamente, vou sentir mais frio indo para Paris(Média de 17°C) no verão do que passar um inverno em SP(Média de 20°C no Aeroporto)... Fazer o que? Não tenho culpa se o clima tem nos reservado muitas surpresas nos ultimos tempos...

 

FUI!

 

1-respeito. faltei com respeito? diz-me onde?

 

2-eu critico o que eu quiser, quem quiser e como quiser.

 

3-de fato, perdi meu tempo em tentar uma prosa contigo.

 

 

 

creio que o BAZ está numa fase meio que crítica. bons tempos foram aqueles que se levavam na esportiva, na amizade, sem pedras na mãos, com razões e contra razões construtivas e elegantes. não se pode mais comentar graciosamente uma linha sequer de comentário de uns e outros que a falta de consideração vem à tona, deixa um clima de mal estar e maldizer. :?

 

a maneira dura, mas construtiva, que o o zé dirigiu-se ao ronald teve uma resposta diferente se comparada com a minha. isso é indiferença. é lamentável. é asqueroso.

 

 

bom, boa conduta humana e gentileza não se ensinam, se adquirem.

 

 

PS: ah! paris seria um bom destino. eterno!

Link to comment
Share on other sites

Pois é,isso nos mostra como a meteorologia é uma caixinha de surpresas... :) Vejam o que aconteceu no nosso agosto? Cade o Clima Europeu do Sul do Brasil? Cara, até o verão de algumas cidades europeias consegue ser mais fria do que a nossa Curitiba em pleno mes de agosto!!! :shock: Vejam a média de Berlin em Agosto e comparem!!! Vivemos mesmo num pais tropical e o o frio é apenas um episódio.... :lol:

 

VALEU!!!

 

 

Caro Ronye,

 

 

1) Jamais é possível dizer que o inverno do sul do Brasil se compara ao centro-norte da Europa. Nossa comparação é com o extremo sul da Europa, o que as médias normais de inverno podem comprovar.

 

2) Nossa indignação é justamente em relação às absurdas anomalias deste inverno, que estão prestes a superar anos historicamente quentes como 1967 e 1977. Jamais estas anomalias acontecem no inverno centro-europeu, mas são passíveis de acontecer no extremo sul do continente e em regiões sub-tropicais / meduterrâneas como California, Sudeste dos EUA, Sudeste da Austrália e África do Sul.

 

3) O que tu tenta fazer é transformar o clima de todo o Brasil em tropical, assim como é do Rio de Janeiro. Só para fortalecer tua memória, as médias normais de julho no RJ equivalem as de fevereiro em Curitiba.

 

4) Ontem, no meio da maior onda de calor que eu já vi em pleno inverno desde que moro no sul do Brasil, Uruguaiana tinha 11oC no meio da tarde. Santa Vitória do Palmar, Pinheiro Machado e Pelotas não passaram de 13oC. Se isso não é inverno, eu não sei o que é!!

Vale ressaltar que neste mesmo inverno louco, Mendoza (32,5 S e 400m de altitude ao pé da Cordilheira) já teve 30oC (como Curitiba ontem) e Buenos Aires (34,5S) 29oC!!! O bloqueio ficou boa parte do inverno no norte da PAtagônia. Isso é normal?

 

5) Não sabemos se estamos no auge de um período quente ou se realmente o aquecimento global está destrambelhnado o clima do sul do Brasil. O que sabemos é que SE EXISTEM ANOMALIAS GIGANTESCAS, É PORQUE O QUE O NORMAL DO CLIMA NÃO É SER DO JEITO QUE VEM SENDO. PORTANTO, PARA EFEITO DE ANÁLISE CLIMATOLÓGICA, A MÉDIA DE INVERNO DE CURITIBA É DE 13oC, ALGO COMPARÁVEL AO SUL DA ESPANHA E DE PORTUGAL, CALIFORNIA E SUDESTE DOS EUA. NÃO TEM NADA DE ALPINO, MAS É FRIO PRA DEDÉU, DESDE QUE FIQUEMOS NA NORMAL (ALGO RARO ATUALMENTE)!!!!!

 

Não leve a mal meu tom professoral, mas eu sou professor e percebo nas entrelinhas de suas declarações uma tentativa de incluir o sul do Brasil na inexistência do inverno carioca. Isso é normal, pois tu gostas de frio e moras numa cidade no qual ele não existe. Sugiro outra postura para que não acabe odiando o teu país!!

 

Eu sempre gostei de frio e morava no Rio. Em 1996, sobrevoei a Serra Catarinense toda coberta de neve (parecia os Andes), voltando de uma viagem a trabalho para Lages, e me apaixonei por SC. Passei a vir surfar 3, 4, 5 e até 6 vezes por ano em Garopaba e Floripa, enquanto morava no Rio. Entrei na água na Silveira certa vez com geada na grama.

 

Portanto, faça algo como eu!!!! Mude para o sul!!!

 

Sul X Brasil

QUe coisa feia!

 

 

pára de jogar lenha na fogueira guri!! Isso sim é feio!!

O que o Zé quis dizer é que a região onde o inverno é mais pronunciado é o sul. Qual o problema dessa afirmação? Tem algo errado?

Link to comment
Share on other sites

Cara,

 

Eu comparo a cidade que eu quiser com a região que eu quiser.. se acha a comparação um absurdo pelo menos respeite...Eu não considero um absurdo...

Não está presenciando o forte calor em pleno mes de Agosto em SP e Curitiba? Áh, por favor....Ultimamente, vou sentir mais frio indo para Paris(Média de 17°C) no verão do que passar um inverno em SP(Média de 20°C no Aeroporto)... Fazer o que? Não tenho culpa se o clima tem nos reservado muitas surpresas nos ultimos tempos...

 

FUI!

 

1-respeito. faltei com respeito? diz-me onde?

 

2-eu critico o que eu quiser, quem quiser e como quiser.

 

3-de fato, perdi meu tempo em tentar uma prosa contigo.

 

 

PS: ah! paris seria um bom destino. eterno!

 

Tentar uma Prosa comigo? Releia o seu comentário, não foi eu que falei que ouviu o comentário mais absurdo do BAZ, tentando fazer eu cair no ridiculo aqui peranto a comunidade baziana... Isso não é faltar com respeito?

 

Bom, falando do tempo...

 

Nesse momento tenho 32,6°C as 21:02, muito vento e 37% de umidade!!! Que Loucura!!! A temperatura dentro do meu quarto com a janela entreaberta chegou a 35°C !!!! Que doidera!!! Sorte que eu não estava em casa.... :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

A máxima chegou a 38,5°C e a minima foi de 27,0°C

Que horror!!! :shock:

 

Valeu!

Link to comment
Share on other sites

Sugiro algum tipo de secessão no baz. Esse é um assunto que gostaria de discutir, ou tentar discutir mais seriamente, e nao vejo mais clima. Tem muita coisa subjetiva nas entrelinhas das frases. Ronye, nao tenho nada contra voce, mas nao me sinto bem mandando qualquer tipo de reply aqui discordando da sua mensagem por sentir que meu reply pode tambem nao ser levado a serio. Entao quando vai surgir esse tipo de quebra de clima entre as mensagens, um pouco de desrespeito, etc, prefiro procurar minha turma, nao entrar na discussao pq acho que nao levará a nada, realmente, num momento que quero que leve a algum lugar.. afinal, gosto de frio e frio é algo importante pra gente aqui. pra mim ao menos.

 

eu sinceramente sinto nas suas palavras alguma coisa alem de querer expressar sua opiniao.... suas comparações sao logicas, seus pontos de vista previsiveis e sua maneira de expressar isso é incompativel co minha forma de entender a discussao. Entao velho, fique tranquilo que nao vou te repreender - quem sou eu?! hehe. Mas vou preferir ficar cada vez mais longe dessas discussoes que nao evoluem muito pra mim....

 

Queria dizer que, nao for algum tipo de secessao no BAZ (nao sei como fazer isso), as discussoes, antes pedidas pelo nosso amigo Luiz, que eu admiro muito por ter criado isso aqui, tendem a ser esvair e a ficar cada vez menos produtivas/criativas. Numa discussao a la CamposxSao Joaquim, cria-se uma bagagem enorme. Essa bagagem tá sendo desperdiçada na minha opiniao. Entramos aqui no maternal e quando chegamos no colegial o pessoal do maternal parece que domina isso aqui, expulsando quem tem alguma coisa ja a acrescentar, depois de anos apanhando. Luiz, agora o problema é gestao - nao mais tecnicidade. Pelo que entendi nao é comercial, é quantitativo. Acho que está na hora de voce optar por um partido de quadros ou de massa. Se o seu projeto é comercial ou cientifico.

 

Eh facil tambem criticar e só jogar pedra, eu sei. Acho que eu, na sua posicao, optaria por um meio mais tecnico, mas mais acrescentador. Por mais que voce perca um pouco de fluxo de informação aqui. Sua criança virou um animalsinho de 15 anos - um serelepe - como diz o Lord, e se nao receber educação, ou limites, vai começar a roubar o carro sem voce saber. É questao de qual sua prioridade com o site. A galera boa daqui, que pára pra pensar no que está escrevendo, imagino eu, começa a cansar a partir de um momento que o papo cai na brincadeira ou ironia e vaza.

 

Um abraço

JT

Link to comment
Share on other sites

Concordo, João. No caso, a direção já foi tomada. É científico. Almeja-se atingir um grau maior de cientificidade, nas discussões ("fluxo"). Isso não significa fazer com que o fórum torne-se um meio [ apenas ] para profissionais. Não. A busca pelo conhecimento é o que distingüe a raça humana e que deve guiar nossos objetivos por aqui. Tendo sabido disso, fica fácil administrar. Porém a administração não deve partir apenas de uma pessoa. Não é centralizado. Este site apresenta um perfil totalmente diferente dos encontrados por aí. Atingimos uma maturidade invejável, não podemos perder, retroceder nos ganhos. Portanto, reforço a mensagem já postada neste mesmo fórum há algum tempo: é preciso trabalhar, pensar, pesquisar e muitos outros ares para mantermos e melhorarmos este ambiente.

 

Fica aqui minha sugestão: a melhoria de qualquer coisa que você faça depende inteiramente de como você melhora a si mesmo.

 

Cord. Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Tentar uma Prosa comigo? Releia o seu comentário, não foi eu que falei que ouviu o comentário mais absurdo do BAZ, tentando fazer eu cair no ridiculo aqui peranto a comunidade baziana... Isso não é faltar com respeito?

 

eu tentando fazer cair no ridículo? não sabia que tinha este grande poder de persuasão, mas obrigado.

 

quem deve reler comentários é você: ridículo é algo risível. pior é algo errado. conheça as palavras para não ser ridículo. nem errado.

 

você viu o tom desrespeitoso com que se dirigiu a mim, camarada? :?

 

 

olha, pra mim chega de perder tempo. nem sei por que dou atenção... :roll:

 

até.

Link to comment
Share on other sites

Muitas coisas são esquecidas quando se faz os comentários sobre o o fim do mundo e do fim do inverno no sul do Brasil. Darei alguns exemplos:

 

1) Estamos em latitudes subtropicais, e não temperadas classicas (mais de 35). Estamos sujeitos a aquecimentos invernais fortes. Dallas tem 7oC de média em Janeiro (34N), neva todo os anos, mas teve 32oC este mês de fevereiro por dois dias consecutivos e sempre passa de 30oC em janeiro. Será que os bazianos de lá também estão em pânico total? HE HE HE HE!!!

 

2) Imaginem os bazianos agora em 1967, em pleno inverno. Desespero total!!! Um ano tórrido, sem inverno, após uma sequencia de anos tórridos nos quais a única coisa de bom foi a nevasca de 1965. Para vcs terem uma idéia, 2005 é ameno perto de 1967!! Não houve inverno no su ldo Brasil!!! Qual seria o sentimento comum??? Não haverá mais inverno!!!!! Acabou??? Não!! Depois daquele ano começou um resfriamento que culminou na décade entre 1980-1990, onde houve frio e neve fartos em praticamente todos os anos!!! HE HE HE HE!!!

 

Depois lembro de outros, pois vou entrar numa reunião agora, he he he!!

Link to comment
Share on other sites

Muitas coisas são esquecidas quando se faz os comentários sobre o o fim do mundo e do fim do inverno no sul do Brasil. Darei alguns exemplos:

 

1) Estamos em latitudes subtropicais, e não temperadas classicas (mais de 35). Estamos sujeitos a aquecimentos invernais fortes. Dallas tem 7oC de média em Janeiro (34N), neva todo os anos, mas teve 32oC este mês de fevereiro por dois dias consecutivos e sempre passa de 30oC em janeiro. Será que os bazianos de lá também estão em pânico total? HE HE HE HE!!!

 

2) Imaginem os bazianos agora em 1967, em pleno inverno. Desespero total!!! Um ano tórrido, sem inverno, após uma sequencia de anos tórridos nos quais a única coisa de bom foi a nevasca de 1965. Para vcs terem uma idéia, 2005 é ameno perto de 1967!! Não houve inverno no su ldo Brasil!!! Qual seria o sentimento comum??? Não haverá mais inverno!!!!! Acabou??? Não!! Depois daquele ano começou um resfriamento que culminou na décade entre 1980-1990, onde houve frio e neve fartos em praticamente todos os anos!!! HE HE HE HE!!!

 

Depois lembro de outros, pois vou entrar numa reunião agora, he he he!!

 

 

é isso nobre colega de profissão!!

Disso tudo e um pouco mais!

Tens aí fácil os dados destes anos tórridos (máx., médias)? Qual foi a sequência destes nefastos períodos? Teve alguma sequência igual a que presenciamos hoje ou estamos num período sem precedentes?

 

Percebo que muitos dos Bazianos fazem análises demasiadamente simplistas e começam a disseminar total pessimismo.

Acho importante nos atermos em históricos dos eventos severos do passado, assim como levar em consideração a questão de urbanização, ciclos e aquecimento global.

A compilação destes dados nos leva a opiniões mais embasadas e criteriosas, sobretudo de cunho científico, enriquecendo sobremaneira as discussões aqui no BAZ.

Reitero também que além de profissionais como o Duquia e equipe da Climatologia, temos muitos bons amadores das mais diversas áreas. A opinião de cada um é de fundamental importância, mas se o desrespeito e as provocações gratuitas imperarem, farão com que estas estimadas pessoas se afastem, levando consigo muito do conhecimento desta bela ciência que é a meteorologia.

Senhores, vamos utilizar o bom senso e respeitar mais os nossos colegas.

 

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Beleza Zé!

Bela mensagem.

Basta analisar os dados para se perceber que há alternância de invernos frios e outros "quentes".

Irei trocar a palavra "ciclo" por "cíclico".

Ciclo dá a idéia de uma regularidade de "X" anos frios e "N" anos quentes. E eu penso que temos ora anos frios, ora anos quentes mas não eu um padrão muito definido. A estatística ajuda mas não garante que tal ano será frio ou não.

Portanto, ao veu ver teremos sim anos frios no futuro porém, quando eu não faço a menor idéia.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Beleza Zé!

Bela mensagem.

Basta analisar os dados para se perceber que há alternância de invernos frios e outros "quentes".

Irei trocar a palavra "ciclo" por "cíclico".

Ciclo dá a idéia de uma regularidade de "X" anos frios e "N" anos quentes. E eu penso que temos ora anos frios, ora anos quentes mas não eu um padrão muito definido. A estatística ajuda mas não garante que tal ano será frio ou não.

Portanto, ao veu ver teremos sim anos frios no futuro porém, quando eu não faço a menor idéia.

Abraços!

 

É o que coloquei ao Lucas noutro tópico. A idéia que se tem de clima é essencial ao fazer uma análise. Eu sigo o pensamento de Monteiro (Monteiro, C. A. F) que trata o clima como um elemento dinâmico, que se constitui no RITMO de sucessão habitual dos diversos tipos de tempo, como as ondas que chegam a uma praia, não como algo fixo a uma média rígida. O clima, porém, é um sistema aberto e portanto é passível de ser modificado. A média é uma ótima ferramenta para se mensurar o clima, mas sozinha tem seu valor muito reduzido. E pode acarretar conclusões errôneas e equivocadas.

Link to comment
Share on other sites

Muitas coisas são esquecidas quando se faz os comentários sobre o o fim do mundo e do fim do inverno no sul do Brasil. Darei alguns exemplos:

 

 

 

2) Imaginem os bazianos agora em 1967, em pleno inverno. Desespero total!!! Um ano tórrido, sem inverno, após uma sequencia de anos tórridos nos quais a única coisa de bom foi a nevasca de 1965. Para vcs terem uma idéia, 2005 é ameno perto de 1967!! Não houve inverno no su ldo Brasil!!! Qual seria o sentimento comum??? Não haverá mais inverno!!!!! Acabou??? Não!! Depois daquele ano começou um resfriamento que culminou na décade entre 1980-1990, onde houve frio e neve fartos em praticamente todos os anos!!! HE HE HE HE!!!

 

Depois lembro de outros, pois vou entrar numa reunião agora, he he he!!

 

 

Zé, realmente houve um período bastante quente em meados dos anos 60, principalmente entre 63 e 67!!! Porém, isto vale mais pra SC e RS, principalmente São Joaquim, que teve uma sequência de invernos ruins nessa época!!!Porém, mesmo nesse período houveram várias nevascas na região de São Joaquim e serra gaúcha, algumas que deixaraiam extasiados os moradores do sul do Brasil hoje!!!

 

Pra Curitiba a coisa é bem diferente!!! Houveram invernos ruins nessa época, mas nada que se compare com os últimos anos... :evil:

Nas médias, os anos 60 eram gelados perto do período atual aqui em Curitiba; as médias nos anos 60 e 70 giravam em torno de 16ºC, e o número de geadas era bem maior que hoje, até o triplo do que 2004 e 2005 por exemplo!!! Em 71 tivemos 35 geadas em Curitiba, em 72 foram 25, em 70 idem, o Rodrigo e o alex postaram um tópico uma vez desse período de 70 a 73 em curitiba, com geadas e temperaturas mínimas, e os dados eram impressionantes!!!

 

Os anos 60 e 70 foram mais frios em Curitiba do que a década entre 80 e 90(nas médias anuais)!!! A década de 80 foi muito bôa em frio, mas porquê nevava bastante em São Joaquim, mas o número de geadas caiu em curitiba comparando-se com as décadas anteriores!!!

Aqui, as médias seguem um aquecimento contínuo desde a década de 40 até hoje!!! O gráfico postado pelo Zeocity uma vez aqui mostra bem isso!!! A reta vai subindo quase que continuamente, a exceção é a década de 50, que teve alguns anos tão frios quanto a décade de 20, com algumas médias de 15ºC!!! Eu tenho esses dados, e depois se quiser podemos comparar Zé...

 

Pra Curitiba o período atual é muito mais quente que qualquer outro período desde que há estação aqui(1885)!!! De 1995 pra cá a coisa é gritante, as médias explodiram e 2005 vai bater todos os recordes, vai ser o ano mais quente desde 1885... :( :evil:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

 

Zé, realmente houve um período bastante quente em meados dos anos 60, principalmente entre 63 e 67!!! Porém, isto vale mais pra SC e RS, principalmente São Joaquim, que teve uma sequência de invernos ruins nessa época!!!Porém, mesmo nesse período houveram várias nevascas na região de São Joaquim e serra gaúcha, algumas que deixaraiam extasiados os moradores do sul do Brasil hoje!!!

 

Pra Curitiba a coisa é bem diferente!!! Houveram invernos ruins nessa época, mas nada que se compare com os últimos anos... :evil:

Nas médias, os anos 60 eram gelados perto do período atual aqui em Curitiba; as médias nos anos 60 e 70 giravam em torno de 16ºC, e o número de geadas era bem maior que hoje, até o triplo do que 2004 e 2005 por exemplo!!! Em 71 tivemos 35 geadas em Curitiba, em 72 foram 25, em 70 idem, o Rodrigo e o alex postaram um tópico uma vez desse período de 70 a 73 em curitiba, com geadas e temperaturas mínimas, e os dados eram impressionantes!!!

 

Os anos 60 e 70 foram mais frios em Curitiba do que a década entre 80 e 90(nas médias anuais)!!! A década de 80 foi muito bôa em frio, mas porquê nevava bastante em São Joaquim, mas o número de geadas caiu em curitiba comparando-se com as décadas anteriores!!!

Aqui, as médias seguem um aquecimento contínuo desde a década de 40 até hoje!!! O gráfico postado pelo Zeocity uma vez aqui mostra bem isso!!! A reta vai subindo quase que continuamente, a exceção é a década de 50, que teve alguns anos tão frios quanto a décade de 20, com algumas médias de 15ºC!!! Eu tenho esses dados, e depois se quiser podemos comparar Zé...

 

Pra Curitiba o período atual é muito mais quente que qualquer outro período desde que há estação aqui(1885)!!! De 1995 pra cá a coisa é gritante, as médias explodiram e 2005 vai bater todos os recordes, vai ser o ano mais quente desde 1885... :( :evil:

 

Sds.

 

Para Curitiba, 1963-1967 foi quente comparado a época, principlamente aos anos anteriores.

Pois em 1962, a média anual de Curitiba foi de 15,6ºC (jul 10,9ºC e mar 19,3ºC os extremos).

 

A sequencia "quente" é:

 

ANO / MÉDIA ANUAL ( MÊS + FRIO / MÊS + QUENTE )

 

1963 / 17,4ºc ( 12,5ºc / 21,3ºc )

1964 / 16,2ºc ( 10,8ºc / 20,2ºc )

1965 / 16,9ºc ( 12,7ºc / 20,6ºc )

1966 / 17,0ºc ( 12,7ºc / 21,5ºc )

1967 / 17,3ºc ( 13,5ºc / 20,0ºc )

 

Com excessão de 1964, acho que estes anos foram bem semelhantes a 1999, 2000, e 2004; os ultimos anos decentes por aqui. No entanto, nem tudo esta perdido. No periodo 63-67 não houve minima negativa na cidade (min 0,2ºC) enquanto que em 99, 2000 e 2004 tivemos minimas negativas.

 

Essa teoria do caos que nunca mais fara frio por aqui, acho meio extremistas, pois episódios de frio como os do passado continuaremos a ter, mas nas médias, acho dificil.

Link to comment
Share on other sites

Só um detalhe ai que não foi mencionado.

Paris se teve mesmo média de 17ºC em agosto, foi 2ºC abaixo da média normal, que é de 19ºC para o mês.

Valendo lembrar também que agosto para o hemisfério norte equivale a fevereiro no hemisfério sul, mês em que Curitiba apresentou 19,9º C na normal 61/90, ou seja, 0,9º C acima de Paris.

Vale lembrar também que o Rio de Janeiro tem média aproximada de 21º C em julho, de modo que o "inverno" fluminense é o verão curitibano. E mesmo os mais quentes invernos em Curitiba, são um sonho de frio inatingível para a capital carioca!

Link to comment
Share on other sites

Só um detalhe ai que não foi mencionado.

Paris se teve mesmo média de 17ºC em agosto, foi 2ºC abaixo da média normal, que é de 19ºC para o mês.

Valendo lembrar também que agosto para o hemisfério norte equivale a fevereiro no hemisfério sul, mês em que Curitiba apresentou 19,9º C na normal 61/90, ou seja, 0,9º C acima de Paris.

Vale lembrar também que o Rio de Janeiro tem média aproximada de 21º C em julho, de modo que o "inverno" fluminense é o verão curitibano. E mesmo os mais quentes invernos em Curitiba, são um sonho de frio inatingível para a capital carioca!

 

exatamente!

 

mas, meu caro michel, a inveja é o conforto dos fracos...

Link to comment
Share on other sites

Muitas coisas são esquecidas quando se faz os comentários sobre o o fim do mundo e do fim do inverno no sul do Brasil. Darei alguns exemplos:

 

 

 

2) Imaginem os bazianos agora em 1967, em pleno inverno. Desespero total!!! Um ano tórrido, sem inverno, após uma sequencia de anos tórridos nos quais a única coisa de bom foi a nevasca de 1965. Para vcs terem uma idéia, 2005 é ameno perto de 1967!! Não houve inverno no su ldo Brasil!!! Qual seria o sentimento comum??? Não haverá mais inverno!!!!! Acabou??? Não!! Depois daquele ano começou um resfriamento que culminou na décade entre 1980-1990, onde houve frio e neve fartos em praticamente todos os anos!!! HE HE HE HE!!!

 

Depois lembro de outros, pois vou entrar numa reunião agora, he he he!!

 

 

Zé, realmente houve um período bastante quente em meados dos anos 60, principalmente entre 63 e 67!!! Porém, isto vale mais pra SC e RS, principalmente São Joaquim, que teve uma sequência de invernos ruins nessa época!!!Porém, mesmo nesse período houveram várias nevascas na região de São Joaquim e serra gaúcha, algumas que deixaraiam extasiados os moradores do sul do Brasil hoje!!!

 

Pra Curitiba a coisa é bem diferente!!! Houveram invernos ruins nessa época, mas nada que se compare com os últimos anos... :evil:

Nas médias, os anos 60 eram gelados perto do período atual aqui em Curitiba; as médias nos anos 60 e 70 giravam em torno de 16ºC, e o número de geadas era bem maior que hoje, até o triplo do que 2004 e 2005 por exemplo!!! Em 71 tivemos 35 geadas em Curitiba, em 72 foram 25, em 70 idem, o Rodrigo e o alex postaram um tópico uma vez desse período de 70 a 73 em curitiba, com geadas e temperaturas mínimas, e os dados eram impressionantes!!!

 

Os anos 60 e 70 foram mais frios em Curitiba do que a década entre 80 e 90(nas médias anuais)!!! A década de 80 foi muito bôa em frio, mas porquê nevava bastante em São Joaquim, mas o número de geadas caiu em curitiba comparando-se com as décadas anteriores!!!

Aqui, as médias seguem um aquecimento contínuo desde a década de 40 até hoje!!! O gráfico postado pelo Zeocity uma vez aqui mostra bem isso!!! A reta vai subindo quase que continuamente, a exceção é a década de 50, que teve alguns anos tão frios quanto a décade de 20, com algumas médias de 15ºC!!! Eu tenho esses dados, e depois se quiser podemos comparar Zé...

 

Pra Curitiba o período atual é muito mais quente que qualquer outro período desde que há estação aqui(1885)!!! De 1995 pra cá a coisa é gritante, as médias explodiram e 2005 vai bater todos os recordes, vai ser o ano mais quente desde 1885... :( :evil:

 

Sds.

 

Olha Silvio: acredito que parte do aquecimento recente de Curitiba possa ter causas não cíclicas, como por exemplo a ação do homem em nível macro. Entretanto, acredito que o tipo de urbanização sofrido por Curitiba ao longo dos anos 70-80 possa ter influenciado de forma sensível o clima daqui. A ilha térmica da cidade hoje é com certeza mais proeminente do que a de tempos atrás. Para locais de mesma altitude e relevo semelhante, verificamos queda de até 4oC saindo da cidade em dias com diferentes condições atmosféricas. Eu já verifiquei isso!! Isso é com certeza causado pelo efeito "ilha térmica", que afeta, na minha opinião, bastante a redução de geadas. Já percebeu como geadas razoáveis ocorrem nas regiões mais afastadas do centro em dias que as mínimas ofociais não chegam a baixar de 6oC???? Veja a diferença dos dados do Bettega na CIC e Boqueirão e do Alex (Campo Comprido) para o INMET/SIMEPAR. A ilha térmica é bem sensível!!!!

 

Portanto um período frio (década de 1980) pode não ter parecido ser tão frio em Ctba por causa da urbanização). Para tirar as dúvidas, precisamos de fazer a comparação Curitiba X Ponta Grossa ou Pinhais, por exemplo, mas em todo o período em questão (1960-2005)!!!!

 

Entretanto, acho bom deixar claro que eu acho, sim, que só a urbanização e os ciclos não explicam todo o aquecimento de Ctba e de outras cidades do sul. Acredito em algum efeito macro, proveniente da ação do homem, que pode ser apenas uma elevação média (pouco provável) ou uma alteração no sentido da dinâmica - variações bruscas (acho bem mais provável). Entretanto ninguém aqui conseguirá provar uma ou outra tese, ou seja, só ciclos ou aquecimento pelo homem, por que somos um graão de areia na história total da terra e ninguém tem dados precisos tão antigos para argumentar desta forma.

 

O que sabemos é que o quinquênio 2001-2005 está sendo um dos mais quentes da história (como foi 1963-1967) no sul do Brasil, e que devemos sim esperar anos mais frios.

 

Agora, quanto a Curitiba voltar a ter o clima de 1918, eu realmente não acredito!!!!! Quem sabe Pinhais ou Campo Largo, he he he!!!!

Link to comment
Share on other sites

Que a urbanização provocou aumento das médias na cidade isso é fato. Não questiono.

Mas não se pode culpá-la pelo que aconteceu pós-90. Afinal, o crescimento a partir de então existiu, mas a cidade já era bem grande. O aumento das médias foi muiiiito acentuado neste período, que acredito que tenha acontecido inclusive nas pequenas localidades do PR, especialmente do leste.

Link to comment
Share on other sites

Que a urbanização provocou aumento das médias na cidade isso é fato. Não questiono.

Mas não se pode culpá-la pelo que aconteceu pós-90. Afinal, o crescimento a partir de então existiu, mas a cidade já era bem grande. O aumento das médias foi muiiiito acentuado neste período, que acredito que tenha acontecido inclusive nas pequenas localidades do PR, especialmente do leste.

 

na década de 70 Curitiba era infinitamente menor que POA. Ela tinha cerca de 400 mil habitantes enquanto que POA tinha quase 1 milhão. Hj a situação se inverteu e Curitiba tem 1,7 milhão e POA 1,4 milhão. A mudança foi realmente brusca em Curitiba no quesito urbanização.

Link to comment
Share on other sites

Agora, quanto a Curitiba voltar a ter o clima de 1918, eu realmente não acredito!!!!! Quem sabe Pinhais ou Campo Largo, he he he!!!!

 

 

Ah sim, nisso eu também não acredito,pois seria necessário uma nova era do gelo para que ocorresse! Entretanto, se o clima de Curitiba voltasse a ser o que era na década de 80 e início da de 90, com "neve paraguaia" de vez em quando, já estaria de bom tamanho!

Link to comment
Share on other sites

Que a urbanização provocou aumento das médias na cidade isso é fato. Não questiono.

Mas não se pode culpá-la pelo que aconteceu pós-90. Afinal, o crescimento a partir de então existiu, mas a cidade já era bem grande. O aumento das médias foi muiiiito acentuado neste período, que acredito que tenha acontecido inclusive nas pequenas localidades do PR, especialmente do leste.

 

na década de 70 Curitiba era infinitamente menor que POA. Ela tinha cerca de 400 mil habitantes enquanto que POA tinha quase 1 milhão. Hj a situação se inverteu e Curitiba tem 1,7 milhão e POA 1,4 milhão. A mudança foi realmente brusca em Curitiba no quesito urbanização.

 

 

Pois é bruno, mas é exatamente isso que não encaixa na teoria da urbanização como fator relevante!!! Entre 87 e 94, Curitiba teve invernos tão rigorosos quanto no início dos anos 60 ou 70!!! além disso, não haviam essas anomalias gigantescas na médias!!!!

 

Portanto, a Curitiba do início dos anos 90 com mais de 1,0 milhão de habitantes tinha invernos e médias quae idênticas a curitiba de 1970!!!!

 

A coisa literalmente descambou de 1995 pra cá, e parece que esse ano foi realmente um marco no clima curitibano, por quê a partir de 95 só fechamos dois anos na média histórica(96 e 99), e 2000 e 2004 ligeiramente acima!!!!

Assim, não há como alegar urbanização como causa do aquecimento comparando-se 88, 89, e 90, invernos rigorosos e anos frios, com 95, 97, 98 por exemplo, são cinco anos de diferença apenas, a cidade mudou pouco nesse período, curitiba já era uma grande metrópole em meados de 90, e fazia muito frio no inverno!!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Acho que o aquecimento devido a urbanização de Curitiba, da pra percebe quando as vezes em dias secos do inverno, pode-se ver geada nos arredores da cidade, enquanto o inmet tem minima acima dos 6ºC.

 

Ja esse aquecimento nas médias que todo mundo fala, da pra ve quando temos no mesmo inverno uns 3 veranicos de 15 dias fortissimos, ou quando as massas polares atingem o RS, SC e o oeste do PR bem forte, enquanto em Ctba faz apenas dias amenos. E essas médias absurdas dos ultimos anos, é por causa disso.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.