Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Junho 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

A Rede Somar tem uma previsão boa. Ano passado eu meti um pau neles por estarem prevendo um inverno "xoxo" ou " chocho"?. E acertaram. Pelo menos no que se refere ao que consideram inverno - a partir de junho a setembro. Acertaram na mosca. Logo, temos que ter respeito pelos insitutos. Afinal os caras estudaram mais do que eu(pelo menos do que EU). Aqueles que são mais especializados no assunto podem dispor de discórdia sob o ponto de vista científico.

 

NÃO SENHOR, O INVERNO FOI LONGO E NA MÉDIA FOI FRIO, JULHO TEVE AUSÊNCIA DE FRIO NOS TOPOS, NAS BAIXADAS FOI FRIO TAMBÉM. TANTO QUE EM TERMOS DE UNIDADE DE FRIO, QUAKIDADE DE FRIO, FICOU ENTRE OS 3 MELHORES EM SC EM 32 ANOS. PARA QUEM DISSE QUE O INVERNO SERIA 1/2 ACIMA DA MÉDIA E QUE NÃO SE ALONGARIA, ERRARAM FEIO. EM SC COM CERTEZA.

Não quis dizer que acertaram totalmente. Mas, no que se refere à julho, pelo menos, acertaram. Tudo depende do período de inverno que eles levam em conta. Não estou te contestando, Coutinho, nem tenho dados pra isso. Com tuas estatísticas tens mais razão e confiabilidade para contestar o que eu disse. Como leigo o inverno é muitas vezes o que "sinto". A gente se desliga quando o frio se vai. Deixamos de olhar o "todo".Da mesma forma que respeito o teu conhecimento.

Até acho que tens razão se considerarmos maio, junho, setembro. Acho que foi frio. Julho, pelo menos aqui, um desastre. Agosto foi médio. É...dou o braço a torcer e admito que foi frio.

Link to comment
Share on other sites

que não ocorreram -[/i] mas por conta das mínimas altas pela umidade. Além do que, quase sempre, um dos meses do JJA fica acima da média.

.

 

Agora dizer que não houve temperatura alta em julho...? e o nosso encontro do BAZ, foi muito frio???!!!

Pode me detonar, Alexandre, agora, dizer que NÃO HOUVE CALOR EM JULHO. É tapar o sol com a peneira.HOUVE.

Estava quase 27 em Canela. NUM TODO ADMITO QUE FOI UM INVERNO FRIO. Não podemos agir como os outros, afinal. maio e junho frios. julho mais ou menos(pra mim foi quente), agosto normal e setembro com neve em Pinheiro Machado. Mas, não te esqueças que o frio naquela ocasião ficou muito mais restrito à região sul...ou estou enganado???!!!

Link to comment
Share on other sites

O interessante em julho de 2008 é que foi uma completa inversão de julho de 2007, quanto mais ao sul do Brasil maior foi a anomalia positiva de temperatura, em alguns locais da Argentina e Uruguai então chegou muito perto de ser o julho mais quente de toda a série histórica (não sei se alguma localidade do RS chegou perto do recorde de média, mas lembro de significativas anomalias positivas), na Região Sul ocorreram anomalias positivas generalizadas (mais intensas ao sul), e no sudeste normal com alguns dias abaixo da média mais por causa das mínimas. Julho de 2008 para mim ficará marcado pelo bloqueio "monstro" e bem ao sul.

 

Em 2007 julho foi bem frio em grande parte do RS mas já dentro/acima no norte da Região Sul.

Link to comment
Share on other sites

Segue o mapa das máximas hoje pelo estado de São Paulo. Vale lembrar que o dado da cidade de Apiaí é interpolado, ou seja, é um valor estimado e a estação da interpolação é a Automática de Curitiba. No mais, todos os dados são do Inmet, com exceção do de Matão e Araçatuba.

 

Mximas12-06-09.jpg

Link to comment
Share on other sites

OK. FOI FRIO: PONTO FINAL!!!!!!!!

 

Eu tomei banho de piscina em Canela e ainda jogamos basquete. Dava pra ver como estava de encarangar de frio.

Alexandre. O teu banho foi na psicina térmica. Vá lá...

Basquete, até marcaste umas cestas...

Agora, sem brincadeiras, pelo menos naquela ocasião o friozito foi à noite. De dia estava razoavelmente quente.

Talvez eu tenha ficado com a LEMBRANÇA decepcionante do encontro por causa de uma temperatura completamente fora de propósito a nossos propósitos. Por isso qualifiquei de encontro do MAZ(mais acima de zero).

Veja bem, Alexandre, não estou duvidando de estatísticas, matérias, nada disso.

Se pegarmos a coisa sob o ponto de vista global foi um inverno frio. Já levei raquetada, chineladas e marteladas de três: Coutinho, Bruno e tu. Não quero ser desmantelado.

É aquela história: inverno frio e sem evento de neve parece que nada ocorreu. A neve veio a Pinheiro Machado.

E, como não acredito que vá encontrar qualquer um que me apóie na tese de que julho do ano passado foi quente, estou encerrando minhas opiniões aqui. Por isso eu digo. Vou pegar os dados e analisar como fazia antigamente: tinha gráficos de tudo e coloquei fora(QUE Pena!!!). Hoje é mais fácil: a começar por aqui no BAZ que há as média mínimas e máximas cadastradas.

Link to comment
Share on other sites

E, como não acredito que vá encontrar qualquer um que me apóie na tese de que julho do ano passado foi quente, estou encerrando minhas opiniões aqui.

 

Eu apóio, Gamboa, em partes.

 

Ao menos no NOROESTE DO RS julho foi quente. Ainda mais se compararmos com junho, leia esse texto publicado no RadarSul em agosto de 2008:

 

"Nesse enregelante outono, registramos 12 geadas, já em julho, mês geralmente marcado pelo frio, apenas duas."

 

Fonte: http://www.radarsul.com/2008/08/surpresas-do-outono.html

 

Agora, como o Alexandre disse, não sei se a caracterização é como um mês quente, já que não houve máximas muito elevadas (geralmente foram amenas), mas devido às mínimas bastante altas para a época.

Link to comment
Share on other sites

Julho de 2008 pelo Grec USP:

 

No mês de julho observou-se o predomínio de anomalias positivas de temperatura máxima em quase todo o País atingindo índices superiores a 5°C em áreas do Centro-Oeste e Sudeste. Por outro lado, anomalias negativas restringiram-se a pontos isolados do Nordeste e Paraná. O campo de anomalia de temperatura mínima mostra anomalias positivas nas regiões Norte, Sul e oeste do estado de São Paulo, sendo que os índices mais extremos foram observados na porção sul do País. No restante da região Sudeste, Nordeste e parte do Centro-Oeste prevaleceram anomalias negativas (Figuras B1 e B2).

Comparação com o mês anterior

Em relação ao mês anterior as alterações foram marcantes. No campo de anomalia de temperatura máxima o padrão só não foi modificado na região Nordeste, que continuou a apresentar anomalia em torno da média ou negativa. No restante do País, a alteração foi dramática, passando de anomalia em torno da média ou negativa, em junho, para positiva em julho. No campo de anomalia de temperatura mínima, o padrão manteve-se similar ao do mês anterior nas regiões Nordeste e Norte. Na região Sudeste, principalmente em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, o padrão de anomalias alterou-se de em torno da média para negativa. Na região Sul, ocorreu o inverso, anomalias em torno da média em junho e positivas em julho.

 

 

Julho de 2008 foi um mês quente, no sul do RS foi bem quente (me refiro à comparação com a média) e no Uruguai e norte da Argentina um dos mais quentes da história, até São Joaquim não registrou nenhuma mínima negativa (nas estações Inmet e Climaterra, sei que nas baixadas deu e sempre dá) o que deve ser raro em julho, foi um mês muito ruim para inverno, pelo que li o Alexandre não negou que o mês foi quente, apenas disse que não teve máximas muito altas no sul.

Link to comment
Share on other sites

Em Matão, a noite terminou com céu encoberto, mas a nebulosidade se dissipou totalmente e a temperatura despencou durante a madrugada. A mínima foi 6,4°C. Neste momento, temos muito sol e frio, 12,1°C. A máxima deve ser menor que 19°C.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas

4.8ºC Três de Maio

4.2ºC Santa Rosa, Inmet

-0.4ºC Mato Queimado

-0.5ºC SR, baixada.

 

Vejam isso:

 

"Mais um recorde batido!O que se levou um ano inteiro para registrarmos 7 minimas negativas em 2000,conseguimos 8 negativas em apenas 13 dias,algo impensavel até entao."

 

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

 

Ilson Tessaro, Blog da Metsul.

Link to comment
Share on other sites

Florianópolis tem um belo dia de junho. Amanhecemos ainda com frio, registrando mínimas de 7,5oC no Climerh (ilha), 8,2oC no Climerh (continente) e 8,7oC no Inmet (continente). Daqui para frente o frio começa a aliviar e já nota-se a entrada do vento norte, que deve favorecer a máximas e mínimas mais altas nas próximas madrugadas. A grande questão para a próxima semana é a atualização das soluções dos modelos em torno da evolução de um grande centro de alta pressão no pacífico sul que deve influenciar o tempo na América do Sul no último terço de junho. As últimas rodagens ainda divergem quanto a evolução deste sistema, mas tudo indica que o anticiclone no pacífico terá força suficiente para avançar no cone-sul. As grandes questões ainda pairam sobre os "aditivos" que poderão impulsionar mais ou menos esta alta na direção do Brasil. Até lá muitos fatores influnciarão esta erupção de ar frio. Mas ao que tudo indica parece que já temos uma data chave, 23 de junho.

 

Para a próxima semana chama a atenção algumas soluções apontando na direção da formação de uma baixa frente ao litoral da região sul. Há chances de áreas de instabilidade se formarem no Paraguai e se deslocarem para o litoral, causando bastante chuva para estas regiòes neste movimento. Frente ao litoral além de vento e chuva, esta baixa proporcionaria a entrada de mais um bolsão de ar frio entre terça e quarta-feira, contribuindo para a manutenção das médias baixas neste mês pelo menos até a segunda metade da próxima semana. Após este período há uma tendência de aquecimento em função do fortalecimento da ASAS e da "entresafra" que tenderá a ocorrer até a definição da possível erupção de ar frio para os últimos dias de junho.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante esse dado do Pericó. Tanto frio assim ajuda ou atrapalha os vinhedos?

 

NA ÉPOCA CERTA AJUDA. EM DEZ DEU -1,0

 

NA TERÇA OU QUARTA IRIE LÁ TIRAR FOTOS. ESTA É PARA DAR UMA "SOVA" EM GENERAL CARNEIRO. CUTUCARAM A ONÇA COM VARA CURTA!!! TBÉM SERVE PARA MOSTRAR PARA "MUITOS" O QUE É BAIXADA!!!

 

Quem cutucou o que?

 

É algo óbvio que o Pericó é mais frio!

Link to comment
Share on other sites

Impressionante esse dado do Pericó. Tanto frio assim ajuda ou atrapalha os vinhedos?

 

NA ÉPOCA CERTA AJUDA. EM DEZ DEU -1,0

 

NA TERÇA OU QUARTA IRIE LÁ TIRAR FOTOS. ESTA É PARA DAR UMA "SOVA" EM GENERAL CARNEIRO. CUTUCARAM A ONÇA COM VARA CURTA!!! TBÉM SERVE PARA MOSTRAR PAR

 

Acredito que com esses dados não há duvidas sobre o Pericó, localizado na porta de um vale cercado por montanhas que alcançam os 1700m na região. Escorre muito ar frio na direção deste distrito, mais do que eu pensava. Essa estação vai dar o que falar. Quero ver quando chegar um monstro polar!

Link to comment
Share on other sites

Realmente, quando chegar alguma fortíssima onda de frio, o que deve ocorrer neste inverno, o Pericó vai dar o que falar. Se em massas de ar frio ordinárias como esta já chega a -5, o que dirá de uma "bomba polar".

 

Ontem choveu 7mm por aqui, o que me deixa contente. Agora tempo parcialmente nublado, muitos Stratocumulus no céu e 16,3C

Link to comment
Share on other sites

Baixadões há em toda a parte. Porém, neste baixadão de Pericó a altitude do baixadão é deveras interessante.

Cada vez mais se descobre que , historicamente, sempre fez frio em determinados lugares. O que faltava era a medição destas temperaturas. General Carneiro, Pericó, Baixadões de Soledade, eram esquecidos. Continuam esquecidos pela meteorologia "Oficial". Diga-se INMET. Levantei a questão da normalização das estações: proteção do local onde está medindo a temperatura é fundamental. Qualquer termômetro a céu aberto dá temperaturas mais baixas por efeitos do vento.

Façamos uma campanha para que coloquem estações em todos os baixadões que for possível!!!!

Link to comment
Share on other sites

Ainda que em uma situação que carece convergência de outros modelos, algumas saídas desta tarde confirmam suas rodadas anteriores antecipando a formação de uma baixa pressão frente a costa do RS e SC. O que dá segurança para o prognóstico. Esta situação indica pelo menos a manutenção das médias climatológicas bem abaixo da normal, já que um novo bolsão de ar frio na próxima semana garantiria médias com este padrão. E caso se confirme a entrada de outra erupção de ar frio no último terço de junho, poderíamos estar diante de um mês histórico, com possibilidade de encabeçar a lista dos mais frios desde o início dos registros.

Link to comment
Share on other sites

Shima, o vale do Rincão dos Silvanos está disposto no sentido noroeste, sudeste, fazendo aquela curva mais adiante onde o rio Penteado passa, há uma leve abertura para sudoeste, portanto, pra entrada de ar frio tem 3 portas principais e excelente retenção de ar frio.E já está instalado o term de máx e min, em altura aproximada de 160m sobre um palanque, claro dentro do abrigo PVC, e com desnível maior para o lado de baixo do barranco, mais um meio metro, portanto em boa altura.Não sei até que ponto houve o efeito baixada hoje, já que tinha muita nebulosidade ontem à noite,mas gente vou dizer pra vcs, a sensação lá não é brincadeira, se não é o fogão à lenha do sogro, não quem aguente o frio.To doidinho pra ir lá hoje conferir a mínima,mas vou deixar pra próxima massa mais intensa e com efeito baixada.

Não que vá comparar com Peri´có, mas que o Silvanos dá tunda em muito lugar bem mais alto, dá mesmo. 8-) :twisted: :twisted: :twisted:

Link to comment
Share on other sites

Acredito que um sistema de alta pressão que está na costa do Chile deve cruzar a Cordilheira. Pelo que se avizinha, haverá, possivelmente, a formação de um ciclone. Curioso como estas massas estão entrando com seus núcleos de forma mais continental. Gerando temepraturas mais baixas para o lado do PR, MS, GO e SP. Claro que pega o RS e SC. Porém, os núcleos têm feito baixar bastante a temperatura a ponto de Foz do Iguaçu registrar 0.0°C hoje.

Se houve o avanço desta alta pressão sobre o continente teremos um mês com médias que poderão ser históricas.

Estaremos revivendo ou iniciando a reviver os anos 70???

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.