Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JANEIRO 2011


Igor
 Share

Recommended Posts

  • Replies 443
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Vejo esta situação como um grande revés, aos meteorologistas que, ao estabelecer previsões climáticas de longos períodos, não arriscam uma relação entre os diferentes oceanos e o continente, direcionando ao Pacífico, toda responsabilidade por anomalias nas variáveis meteorológicas. Onde quero chegar: Não há como estabelecer um real comportamento da atmosfera apenas em função do Pacífico, como no Brasil, muito se faz.

 

Lucas e demais

 

Sei que não te referiste a nós, mas quero mostrar umas coisas pra vocês. Na primeira semana de outubro do ano passado palestrei pela MetSul para mais de 200 produtores rurais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Centro-Oeste (MT, GO e MS) durante um evento de clientes nossos em Passo Fundo. À época convidei o Tomasini pra ir. Deu gancho o homem.

 

palestraf.jpg

 

Com a história de La Niña e noticiário de seca imperava o pavor entre os produtores. Pavor total. A palestra de uma hora e meia se ocupou boa parte dos oceanos e seus ciclos, em especial o Pacífico, mas o ponto alto era uma tabelinha que tomou quase meia hora de grandes debates com o público.

 

palestra2.jpg

 

A tabela mostra os volumes de chuva em Passo Fundo (amostragem da Metade Norte do Rio Grande do Sul) nos anos análogos a 2010/2011 selecionados pela MetSul. A discussão se deu em torno dos volumes de chuva, altos em pelo menos um ou dois meses do período critico da safra de verão, e a possibilidade de períodos de algumas semanas de tempo mais seco pela irregularidade típica das precipitações de verão ou mesmo muito seco. Além da apresentação dos números se explicou análogo por análogo porque eles foram escolhidos.

 

Não está na tabela porque não dispunha dos dados de Passo Fundo, assim apresentei os mapas de precipitação do Estado, mas a lista de análogos é completada por 2005/2006 e 2007/2008. Por que 2005/2006 ? Atlântico !! Atlântico !! Águas muito quentes no Atlântico tropical e grande atividade de ciclones tropicais no Caribe, tal como visto em 2010.

 

Nossa idéia era desmistificar o que se dizia em alguns canais meteorológicos e na mídia (foi manchete de capa da Zero Hora) que haveria “estiagem sem fim até abril no Estado”. Só podia bater pavor mesmo nos produtores, a maioria formada por médios e grandes, mas os análogos não mostravam uma tendência de estiagem incessante e cruel. Ao contrário, até sugeriam períodos com chuva acima da média.

 

A mesma tabela (com outros números regionalizados conforme a platéia), as mesmas informações, os mesmos dados, foram apresentados em outras palestras em Soledade (duas vezes), Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Camaquã, Rosário do Sul, etc e etc.

 

Alexandre

Link to comment
Share on other sites

Nunca presenciei um janeiro tão insuportável como este, nada de refresco, NADA.

Abraços

 

What about 2006 ?

 

Sei que estou comparando jiló com abacaxi (afinal, antes morava em Curita e agra moro no ABC), mas me parece que em 2006 a menor umidade fazia a sensação noturna ser menos opressiva. Este ano dá pra contar nos dedos de 1 mão as vezes que consegui ficar de camisa à noite!

Link to comment
Share on other sites

Belíssimo registro. Será que não foi nuvem funil ?

 

Tornado.

 

Globo noticiou danos na superfície.

 

Parece que houve destelhamentos, corte de energia e um muro de 800m foi completamente tombado.

 

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/863296-fenomeno-climatico-deixa-varias-casas-destelhadas-e-sem-luz-no-rio.shtml

Link to comment
Share on other sites

Acumulados de Chuva - 19 dias:

 

Bom Jesus dos Perdões SP: 553,5 mm

Matão SP: 545,1 mm

Jaú SP: 522,0 mm

São Lourenço MG: 513,9 mm

Piracaia SP: 511,5 mm

Monte Alegre do Sul SP: 504,5 mm

Extrema MG: 491,5 mm

Goiás GO: 469,5 mm

Atibaia SP: 462,9 mm

Bragança Paulista SP: 462,5 mm

Barra Bonita SP: 459,0 mm

Nova Friburgo RJ: 450,4 mm

Amparo SP: 449,4 mm

Itapira SP: 444,4 mm

Nazaré Paulista SP: 440,9 mm

São Pedro SP: 417,5 mm

Sumaré SP: 415,5 mm

Piracicaba SP: 411,1 mm

Jundiaí SP: 409,1 mm

Santos SP: 408,7 mm

Agua Boa MT: 405,4

Espírito Santo do Pinhal SP: 402,4 mm

Maria da Fé MG: 398,6 mm

Jaguariúna SP: 392,4 mm

São Carlos SP: 385,6 mm

Machado MG: 384,8 mm

São João da Boa Vista SP: 383,5 mm

Guiratinga MT: 382,4 mm

Nova Odessa SP: 377,3 mm

São Paulo SP (Aut): 353,0 mm

Campo Verde MT: 350,0 mm

Santa Bárbara D´Oeste SP: 344,6 mm

Juiz de Fora MG: 341,6 mm

Campos do Jordão SP (Horto): 341,6 mm

Bauru SP: 340,8 mm

Campos do Jordão SP (Aut): 339,4 mm

Guarulhos SP: 337,8 mm

Araraquara SP: 338,0 mm

Cananéia SP: 334,0 mm

São Simão SP: 327,0 mm

Itatiba SP: 322,9 mm

Lavras MG: 320,4 mm

Pontes de Lacerda MT: 312,4 mm

Campina Verde MG: 309,4 mm

Guarujá SP: 309,2 mm

Vargem SP: 308,1 mm

Mirassol SP: 304,0 mm

Aragarças GO: 303,4 mm

Paulínia SP: 302,6 mm

Teresópolis RJ: 301,6 mm

 

Carlos, minha estação já registrou 433 mm de chuva neste janeiro.... (não aparece no wunderground pq teve alguns dias que a estação não ficou on line...)

 

Só de ontem pra hoje foram mais de 100 mm...diversos pontos da cidade que fazia tempo que não enchia passaram a madrugada cheios de água....

 

Esse Janeiro está sendo um dos piores em termos de enchente. As chuvas, por vezes torrenciais, mais o descaso do poder público e da população estão proporcionando alguns alagamentos em Joinville....mais do que o usual...

Link to comment
Share on other sites

Nunca presenciei um janeiro tão insuportável como este, nada de refresco, NADA.

Abraços

 

What about 2006 ?

 

Sei que estou comparando jiló com abacaxi (afinal, antes morava em Curita e agra moro no ABC), mas me parece que em 2006 a menor umidade fazia a sensação noturna ser menos opressiva. Este ano dá pra contar nos dedos de 1 mão as vezes que consegui ficar de camisa à noite!

 

Aeroporto Salgado Filho - jan/2006:

Média Mínima: 22C

Média Máxima: 32C

Média: 26C

Máxima Absoluta: 39C

Mínima absoluta: 17C

 

Jan/2011 (até agora):

Média Mínima: 22C

Média Máxima: 31C

Média: 26C

Máxima Absoluta: 36C

Mínima Absoluta: 21C

 

Conclusão: 2006 foi levemente mais quente, mas o quadro ainda pode mudar.

Link to comment
Share on other sites

palestra2.jpg

Impressionante a variabilidade da precipitação na virada de 70 para 71: novembro seco e dezembro um verdadeiro dilúvio!!

 

Tenho reparado a maluquice das precipitações nesse ano, pelo menos no RS e em parte do Sul. As duas enxurradas que caíram em POA já totalizaram a média de janeiro, ou mesmo passaram um pouco. Fosse o Atlântico mais frio e a história teria sido diferente. Creio que uma menor quantidade de umidade na atmosfera não seria capaz de sequer provocar chuva, em vista que a formação de nuvens retroalimenta um sistema de tempestades pela liberação de calor utilizado para evaporar a água. Para haver chuva de verão (portanto, irregular), basta uma certa quantidade de energia que dê engate em todo o sistema.

 

Por aqui muito úmido e abafado. Ótimo para ficar grudando. Eca. Minha mínima hoje foi de 22,5°. Agora faz 28,9° com 70%. Fui ao Centro e voltei de lá encharcado. Minha camiseta está até mesmo manchada. Um horror!! Venta de SE a 13,2 km/h.

 

Abraços irregulares!

Link to comment
Share on other sites

Belíssimo registro. Será que não foi nuvem funil ?

 

Tornado.

 

Globo noticiou danos na superfície.

 

Parece que houve destelhamentos, corte de energia e um muro de 800m foi completamente tombado.

 

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/863296-fenomeno-climatico-deixa-varias-casas-destelhadas-e-sem-luz-no-rio.shtml

 

Me desculpem, mas isso não é um tornado. É uma nuvem-funil. Em nenhum momento ela toca o chão ou se aproxima das casas danificadas. O vento da tempestade pode muito bem ter danificado aquelas casas que não possuem boa infra-estrutura. A única imagem em que a nuvem-funil parece tocar o chão é uma em que a nuvem aparece atrás de um morro causando a sensação de que tocou o chão, o que não é verdade.

Link to comment
Share on other sites

Meteorologistas dizem que nuvem no Rio seria tornado de baixa intensidade

 

Cariocas e fluminenses se assustaram com a formação de uma nuvem vista no início da noite desta quarta-feira (19) em vários pontos do Rio de Janeiro. A formação foi vista por pessoas em Nova Iguaçu e Seropédica, na Baixada Fluminense, e em Bangu e Campo Grande, na Zona Oeste da capital. Leitores enviaram vídeos para o VC no RJ e fotos para o VC no G1.

 

Para a meteorologista Marlene Leal, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno pode ser chamado de tornado, provocado pelo aquecimento e umidade do ar. Se estivesse sobre a água, seria uma tromba d'água.

 

São as mesmas células de nuvens que causam ventos fortes, granizos e tempestades. O tornado ou tromba d’água se rompe da nuvem, sai em forma de espiral e suga o que estiver na água (tromba d´água) e ou na terra (tornado)”, explicou a meteorologista, também depois de ver imagens da formação enviadas pelo G1.

 

Ainda de acordo com Marlene Leal, o tornado de baixa intensidade se dissipa. “É ótimo que não tenha tocado o solo ou a água”, completou.

 

De acordo com o meteorologista Fernando de Almeida Tavares, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), da Unesp, o fenômeno visto nos céus do Rio de Janeiro parecia um tornado. “Parece ser um tornado de fraca intensidade, talvez o início da formação de um tornado”, disse o especialista, após ver imagens da formação enviadas pelo G1.

 

A estudante de biologia Ana Flávia Boechat Bertolini estava dentro de um ônibus quando percebeu uma formação de nuvens diferente no céu de Nova Iguaçu. "A nuvem tinha um bico que foi aumentando e fez uma roda bem grande. Parecia um tornado, um vento muito forte, e o bico foi crescendo, tipo um cone, quase chegou ao chão", contou a estudante.

 

"Os passageiros ficaram muito assustados e o motorista chegou a reduzir bem a velocidade", disse Ana Flávia, acrescentando que a formação durou alguns minutos e após a passagem da nuvem começou a chover forte no local. "Caiu uma chuva muito forte, mas o céu continuava claro".

 

janaina-suzano.jpg

Tornado de baixa intensidade no Rio (Foto: Janaina Suzano/VC no G1)

 

G1

 

 

concordo plenamente com o lucas, pela foto e uma classica nuvem funil, ainda mais que a propria (se da pra chamar) meteorologista fala; é otimo que nao tenha tocado o sol ou a agua, completou.

 

nossa deu ate um ruim ler esse comentario dessa meteorologista, principalmente falando em tornado de baixa intensidade (nao seria na tabela um f0 entao, credo....)

Link to comment
Share on other sites

Confesso que é a primeira vez que vejo falar em tornado no Rio :o, independente de ele ter tocado o solo ou não, as imagens são impressionantes e já seria o suficiente pra me fazer me borrar todo hahaha, e o detalhe, geralmente quando vemos fotos de tornado ou um semi-tornado whatever..geralmente são em regiões planas e descampadas, dificilmente se vê em registro esse fenômeno em relevos irregulares como é o caso do RJ, imagino que morros dificultam a formação desses bichão.

 

Essa pergunta vai pro Coutinho, tu acreditas que já possa ter ocorrido tornado na região de Blumenau/Indaial/Ilhota/Brusque?

 

Meu pai disse que em 83 as árvores aos fundos do meu terreno ficaram retorcidas depois de uma bizzara tempestade que deu de noite, foi a única ocasião até hoje que a casa chegou a alagar.

Link to comment
Share on other sites

Me desculpem, mas isso não é um tornado. É uma nuvem-funil. Em nenhum momento ela toca o chão ou se aproxima das casas danificadas. O vento da tempestade pode muito bem ter danificado aquelas casas que não possuem boa infra-estrutura. A única imagem em que a nuvem-funil parece tocar o chão é uma em que a nuvem aparece atrás de um morro causando a sensação de que tocou o chão, o que não é verdade.

 

Pelos relatos que estão no link da reportagem não dá pra descartar, Lucas. Agora, se formos levar em consideração APENAS essa foto, somente nuvem funil.

Link to comment
Share on other sites

Confesso que é a primeira vez que vejo falar em tornado no Rio :o, independente de ele ter tocado o solo ou não, as imagens são impressionantes e já seria o suficiente pra me fazer me borrar todo hahaha, e o detalhe, geralmente quando vemos fotos de tornado ou um semi-tornado whatever..geralmente são em regiões planas e descampadas, dificilmente se vê em registro esse fenômeno em relevos irregulares como é o caso do RJ, imagino que morros dificultam a formação desses bichão.

 

Essa pergunta vai pro Coutinho, tu acreditas que já possa ter ocorrido tornado na região de Blumenau/Indaial/Ilhota/Brusque?

 

Meu pai disse que em 83 as árvores aos fundos do meu terreno ficaram retorcidas depois de uma bizzara tempestade que deu de noite, foi a única ocasião até hoje que a casa chegou a alagar.

 

Na verdade a região que ele se formou é um vale, aqui na zona oeste da região metropolitana do Rio existem dois maciços principais, o da Pedra Branca que fica entre a região da Barra da Tijuca/Bangu/Campo Grande e o maciço Mendonha que separa Bangu/Campo Grande de Nova Iguaçu, eu acredito que ele tenha se formado no vale entre esses maciços.

 

Engraçado que um dia antes aqui na Barra caiu uma puta chuva e eu fiquei na varanda na esperança de ver uma nuvem funil, pois tinha umas formações monstruozas. Hehehehe. E calhou de ter esse a uns 30km daqui de casa. rs.

Link to comment
Share on other sites

Tem gente que vai mudar de opinião depois de ver este vídeo:

 

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2011/01/nuvem-parecida-com-tornado-assusta-moradores-no-rio-de-janeiro.html

 

E ler esta matéria:

 

- Engoli muita terra, foi um barulho horroroso, os olhos da minha sobrinha ficaram cobertos de areia. Foi assustador. Chegou a retorcer o ferro da janela. Minha máquina de lavar foi parar a cerca de 50 metros. Foi muito rápido, o vento passou e foi arrastando tudo pela frente.

 

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/01/20/tornado-causa-estragos-em-nova-iguacu-923571096.asp

Link to comment
Share on other sites

nossa deu ate um ruim ler esse comentario dessa meteorologista, principalmente falando em tornado de baixa intensidade (nao seria na tabela um f0 entao, credo....)

É uma aberração o que dizem a respeito de meteorologia neste país! Não se pode assistir TV, pois sempre é um monte de abobrinha!

 

Essa nuvem funíl não tocou o chão e os estragos, do tal "tornado", ocorreram longe da nuvem funíl. Rajadas de vento da tempestade cabem perfeitamente neste cenário, mas não são diretamente ligada a nuvem!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Alexandre, não há evidências reais de tornado, não há fotografias de um tornado, nem rastro de tornado. Dá pra ver em todas as imagens e em todos os vídeos que esta nuvem esteve bem acima da superfície, nunca tocando o chão, e o principal, longe das áreas atingidas (basta mapear no google earth)

 

Rajadas de vento bem localizadas, em direções contrárias, podem ter causados estes danos, ainda mais em regiões tão precárias sem infra-estrutura. Casas frágeis em áreas com potencial de risco.

 

Na minha opinião não é um tornado e o que eu acho mais absurdo nessa história foi a associação da nuvem-funil em questão (documentada) com os efeitos da tempestade em locais diferentes (e quem sabe em momentos diferentes) por meteorologistas na televisão!

 

imagem4i.png

 

Nuvem-funíl

 

imagem3k.png

 

Nuvem-funíl

 

imagem2at.png

 

Nuvem-funíl

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A globo "tirou onda" com o meteorologista, agora no Jornal Nacional, de forma bem sutíl.

Como bem sabemos, uma nuvem funíl só pode ser considerada tornado se tocar o chão, como disse a jornalista.

Mesmo assim o meteorologista disse que o fenômeno foi um tornado (o que não é verdade). A reportagem contrariou o meteorologista e ainda pesou de forma negativa sobre ele pela animação/explicação correta.

A matéria da globo tratou o acontecimento como vendaval. E na minha opinião está certa!

O INMET não teve como medir a velocidade do vento pois não há estação meteorológica na região.

Nenhum morador caracterizou o vendaval como tornado . Fortalecendo a minha ideia ja exposta, o vendaval e a nuvem funil não estiveram diretamente ligados nem ocorreram exatamente no mesmo local e tempo.

Não é de hoje, mas acho que estão banalizando este tipo de acontecimento. Parece que as questões climáticas viraram mitos no nosso país. Não há credibilidade alguma e as taxações erradas sobre os fenômenos da atmosfera agravam esta situação!

Link to comment
Share on other sites

O Lucas está cometendo um erro primário em se tratando de análise de tornado. Está com o raciocínio linear de que se a imagem não mostra o cone indo até o solo não há como se falar em tornado. Ocorre que o cone (funil de condensação) nem sempre é visível até o solo, mas há configuração de tornado sim porque a coluna giratória está atingindo o solo.

 

A tornado is a narrow, violently rotating column of air that extends from the base of a thunderstorm to the ground. Because wind is invisible, you can't always see a tornado. A visible sign of the tornado, a condensation funnel made up of water droplets, sometimes forms and may or may not touch the ground during the tornado lifecycle. Dust and debris in the rotating column also make a tornado visible and confirm its presence.

 

http://www.nssl.noaa.gov/primer/tornado/tor_basics.html

 

Tornado3.jpg

 

Laverne.JPG

 

P5073334.jpg

 

f0f8b2caa33b2c88699aafa55b77_grande.jpg

Link to comment
Share on other sites

Então tecnicamente oficialmente para um tornado ser considerado um tornado a dinâmica de vento dele tem que tocar ao solo e não necessariamente a parte visível nuvem e detritos?

 

Caso houvesse um F5 numa superfícei 100% limpa, mesmo ele não tocando o solo acho que a maioria consideraria uma nuvem-funil, pois a olho nu a gente não veria ele tocando o solo.

Link to comment
Share on other sites

Então tecnicamente oficialmente para um tornado ser considerado um tornado a dinâmica de vento dele tem que tocar ao solo e não necessariamente a parte visível nuvem e detritos?

 

Caso houvesse um F5 numa superfícei 100% limpa, mesmo ele não tocando o solo acho que a maioria consideraria uma nuvem-funil, pois a olho nu a gente não veria ele tocando o solo.

 

 

Tem que se menos dar valor ao "o que deve ser" , para "o que vimos, com os própros olhos".

 

O QUÊ EU VÍ?

 

Uma "ponta" de nuvem em direção ao solo.

 

Caco

Link to comment
Share on other sites

Tem que se menos dar valor ao "o que deve ser" , para "o que vimos, com os própros olhos".

 

Aí, meu caro, não é Ciência. É a fábula de São Tomé.

 

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:xlYsyry9s9oJ:will.illinois.edu/weather/tornadochasing/+invisible+tornado&cd=60&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

 

“I always point out in my tornado show that many tornadoes start out as invisible at the bottom. They don’t look like they’re touching the ground, but they are.”

Link to comment
Share on other sites

Lucas! Besteirol de apresentadores de televisão a parte, os relatos de quem estava no local estão aí para comprovar. Um vendaval comum não deixaria tantas evidências reais como se fosse tornado numa área tão pequena.

 

Relatos não comprovam nada, alias, nenhum morador disse que era um tornado, mas sim vendaval.

O que comprovam são fotos, rastros, etc. Imagina se as pessoas não iriam ver um tornado em plena luz do dia.

Isso não foi um tornado e é um erro dos meteorologistas. Outra evidência que volto a dizer, a nuvem funíl e o vendaval que destruiu aquelas casas (sem estrutura alguma) não ocorreram no mesmo lugar.

Agora vão me dizer que existe tornado "pinga-pinga"!?!?

 

Alexandre, eu sei que, em alguns casos, mesmo não tocando o chão, os ventos provocados pelo tornado são bastante destrutívos. Mas a rotação do tornado é bem mais expressíva que em uma nuvem funíl. Ontem em um jornal, um video bem interessante mostrou a nuvem funíl na vertical, mas não havia vento forte e a nuvem estava bem distante da superfície.

 

Semana passada uma nuvem funíl apareceu aqui em Cascavel e nas imagens é possível ver um canal de "umidade" que toca o chão, com ventos fracos.

 

http://www.twitvid.com/YK3ZO

 

http://twitpic.com/3o8ohw

Link to comment
Share on other sites

Vocês viram? Gastaram R$550.000,00 instalando 19 pluviômetros na região serrana, que não entraram em funcionamento, pois, para monitora-los e dar assistência técnica, gastariam R$900.000,00 por ano. Por isso não chegaram a um acordo de quem iria ser responsável por tais gastos: município, estado do Rio de Janeiro ou governo federal.

 

Enquanto isso nós gastamos menos de R$2.000,00 para instalar estações DAVIS, e temos custo inferior a R$100,00 mensal em om internet para enviar os dados a um computador com armazenamento de dados na internet em tempo real a custo zero.

 

Não se dá valor ao dinheiro neste país, rs

Link to comment
Share on other sites

Lucas! Besteirol de apresentadores de televisão a parte, os relatos de quem estava no local estão aí para comprovar. Um vendaval comum não deixaria tantas evidências reais como se fosse tornado numa área tão pequena.

 

Relatos não comprovam nada, alias, nenhum morador disse que era um tornado, mas sim vendaval.

O que comprovam são fotos, rastros, etc.

 

Não comprovam? Relatos de quem estava no local é como tesouro, Lucas, e obviamente pouca gente sabe o que é um tornado. E tem fotos sim.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, de 4ª feira até hoje, até o presente momento, 230 mm registrados aqui em Joinville. Essa madrugada mais enchentes pela cidade...terrível... ;/

Já ta precisando de bote, canoa, barco, por ai? :laugh:

 

Eu ainda não, mas em alguns locais da cidade sim....

Se bem que ontem a noite encheu a casa da minha namorada....fiquei até as 5 da matina de hj levantando móveis e limpando toda a sujeira...

Link to comment
Share on other sites

Lucas! Besteirol de apresentadores de televisão a parte, os relatos de quem estava no local estão aí para comprovar. Um vendaval comum não deixaria tantas evidências reais como se fosse tornado numa área tão pequena.

 

Relatos não comprovam nada, alias, nenhum morador disse que era um tornado, mas sim vendaval.

O que comprovam são fotos, rastros, etc.

 

Não comprovam? Relatos de quem estava no local é como tesouro, Lucas, e obviamente pouca gente sabe o que é um tornado. E tem fotos sim.

 

Você tem foto? Por favor, socialize, pois, não vi foto alguma além da nuvem funíl. Na boa, se você realmente quer acreditar...

Ps. Não há relatos de civís falando em tornado e sim em vendaval. Pra mim é muito diferente!

Link to comment
Share on other sites

Vocês viram? Gastaram R$550.000,00 instalando 19 pluviômetros na região serrana, que não entraram em funcionamento, pois, para monitora-los e dar assistência técnica, gastariam R$900.000,00 por ano. Por isso não chegaram a um acordo de quem iria ser responsável por tais gastos: município, estado do Rio de Janeiro ou governo federal.

 

Enquanto isso nós gastamos menos de R$2.000,00 para instalar estações DAVIS, e temos custo inferior a R$100,00 mensal em om internet para enviar os dados a um computador com armazenamento de dados na internet em tempo real a custo zero.

 

Não se dá valor ao dinheiro neste país, rs

 

 

COM DADOS DE 5 EM 5 MINUTOS!!!

 

É ROUBALHEIRA MESMO!!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.