Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - NOVEMBRO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

Modelo americano insiste em forte erupção polar para a próxima semana.

 

Sequência de mínimas geladas para Bagé:

 

WED 06Z 10-NOV   5.6     3.3    1020      91      11    0.00     569     552    
THU 06Z 11-NOV   4.7     4.0    1024      94      15    0.00     571     552    
FRI 06Z 12-NOV   9.4     7.1    1022      91      11    0.00     575     557 

 

Caxias do Sul:

 

THU 06Z 11-NOV   4.0     2.8    1022      98       6    0.00     572     554    

 

 

Chapecó:

 

THU 06Z 11-NOV   6.4     7.4    1021      96       5    0.00     578     561     

 

 

Ezeiza:

 

TUE 06Z 09-NOV   7.2     1.8    1018      83      35    0.00     564     549    
WED 06Z 10-NOV   4.4     1.9    1025      83       8    0.00     566     545    
THU 06Z 11-NOV   7.2     3.9    1025      92      10    0.00     572     552

 

 

Porto Alegre:

 

THU 06Z 11-NOV   8.2     1.9    1022      92      15    0.00     570     552   

Link to comment
Share on other sites

COMPARANDO

 

2009/2010 EM OUT/NOV NA CLIMATERRA

 

28; 23,0/08,9 E 20,4/7,0

29; 27,6/10,6 E 23,3/8,3

30; 28,1/10,1 E 19,2/12,3

31; 30,6/12,1 E 18,4/8,1

01; 28,4/12,4 E 18,3/6,9 GEADA

02; 29,7/11,9 E 19,2/3,2 GEADA

03; 27,9/16,5 E --/3,3 GEADA

04; 28,6/15,1 E --/--

05; 30,1/17,2 E --/--

06; 25,1/16,4 E --/--

 

28,0/12,1/19,9 E --/--/--

Link to comment
Share on other sites

A MP projetada para semana que vem pelo GFS eu considero um despropósito para um mês de novembro, por duas razões:

 

- a trajetória do sistema será continental, o que é raríssimo para um mês de novembro

- o sul do RS fica negativo em 850hpa, o que, talvez, seja ainda mais raro para um mês de novembro

 

Antes, muito calor. Imagino que deve rolar um phuta temporal na entrada da frente.

Link to comment
Share on other sites

A MP projetada para semana que vem pelo GFS eu considero um despropósito para um mês de novembro, por duas razões:

 

- a trajetória do sistema será continental, o que é raríssimo para um mês de novembro

- o sul do RS fica negativo em 850hpa, o que, talvez, seja ainda mais raro para um mês de novembro

 

Antes, muito calor. Imagino que deve rolar um phuta temporal na entrada da frente.

 

COMPORTAMENTO DE PRMAVERA NO VERÃO.....

Link to comment
Share on other sites

RS: Estiagem castiga Região da Fronteira

 

A ausência de umidade no solo, provocada pela falta de chuvas, principalmente na Região da Fronteira, atrasa o plantio de culturas de subsistência em propriedades familiares. Nos últimos 45 dias, choveu 12 milímetros em Santana do Livramento, o equivalente a menos de 10% da média pluviométrica mensal de outubro na região. Segundo o presidente da Associação e Sindicato Rural, César Maciel, nas áreas de arroz, recentemente semeadas, os agricultores estão antecipando a irrigação com aguada para garantir a germinação das sementes. Apesar da falta de chuva, ainda há água em abundância nas barragens e nos rios.

 

Segundo Maciel, os reflexos da estiagem afetam também a pecuária. Alguns criadores do município anteciparam o período de entore do rebanho para garantir melhores índices de reprodução. O presidente da Associação comenta que, no lado uruguaio da Fronteira, o governo abriu linhas de crédito destinadas à construção de microaçudes e bebedouros. Em Artigas, cidade vizinha a Quaraí, no inverno passado, mais de cem agricultores foram beneficiados com crédito subsidiado para projetos de irrigação familiar. Maciel lamentou a ausência de uma política do governo brasileiro voltada à construção de pequenos reservatórios para armazenamento de água e à limpeza de açudes.

 

 

 

03/11/2010

 

Fonte:Correio do Povo

Link to comment
Share on other sites

Tem milho e soja no sul do RS? Acho que é só arroz e uva...

 

A área é bem menor que a de arroz, mas há boas lavouras em São Borja, e principalmente São GAbriel, Lavras do Sul e Bagé. Em Uruguaiana e Livramento são poucas mesmo!!

 

Ainda é muito cedo pra falar nisso, mas começam a surgir reclamações pela falta de chuva em outras regiões gaúchas. Apenas para citar, não corroboro essa opinião, mas acho q vale a citação:

 

 

RS: La Niña avança nas lavouras e falta de chuva preocupa produtores

No período de plantio da safra de verão, a falta de chuva, que deverá permanecer, preocupa produtores de arroz, soja e milho.

Os primeiros efeitos do La Niña sentidos no arroz do Sul do Estado, que se caracteriza pela escassez de chuva, são verificados também nas lavouras de soja, especialmente na região, e nas de milho no Noroeste. Depois de uma safra recorde no Estado, a nova ameaça de estiagem está preocupando os produtores gaúchos.

 

As regiões Oeste e Sul são as mais atingidas pela baixa precipitação. Segundo a meteorologista Estael Sias, da Central de Meteorologia, a situação deve perdurar durante todo o verão, como é característico em anos de La Niña.

 

— Novembro deve ter apenas 10 dias de chuva, e não será em grandes volumes — explica Estael.

 

Embora o quadro previsto de tempo seco esteja se confirmando, representantes do agronegócio afirmam que ainda é cedo para se falar em prejuízos.

 

— A soja semeada não está germinando. Precisa chover logo para que possa se desenvolver — afirma o gerente técnico da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto (Cooplantio), Dirceu Gassen.

 

Em fase de desenvolvimento, o milho teve a aplicação de nitrogênio – nutriente essencial para o bom crescimento do cereal – prejudicada pela falta de chuva. Segundo José Ruedell, diretor da Fundacep, a chuva registrada nos últimos dias deu uma amenizada no problema nas regiões Noroeste e Missões. Reconhece, no entanto, que é difícil prever o que acontecerá nos próximos dias.

 

Com as sementes de arroz plantadas desde o início de outubro, produtores de Pelotas aguardam a chuva para que se inicie a germinação, conta Luiz Felipe Reschteiner, que semeou 1,2 mil hectares. Esperançoso, Reschteiner acredita que, se a chuva vier logo, será possível obter uma boa produção.

 

Fonte: Zero Hora

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi mais um dia de céu limpo sem nenhuma nuvem em Cascavel, algo que não é comum nesta época do ano. Parece que estamos em setembro.

 

Hoje o dia começou com 15,1°C, mas durante a tarde o calor foi intenso em Cascavel. A Davis registrou 29,6°C e a umidade caiu a 19%, o valor mais baixo do ano! No aeroporto a máxima também foi de 29°C

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi mais um dia de céu limpo sem nenhuma nuvem em Cascavel, algo que não é comum nesta época do ano. Parece que estamos em setembro.

 

Hoje o dia começou com 15,1°C, mas durante a tarde o calor foi intenso em Cascavel. A Davis registrou 29,6°C e a umidade caiu a 19%, o valor mais baixo do ano! No aeroporto a máxima também foi de 29°C

 

Exato, além desse céu completamente azul não ser comum em novembro, está muito seco também para a época. Hoje variei de 16,4°C a 31,7°C e URA mínima de apenas 23%.

Link to comment
Share on other sites

Mais interessante é ver esse céu azul por aqui também, na maior parte do dia...isso em novembro, mês primaveril em que geralmente as nuvens e as chuvas reinam! E mais interessante ainda é minha PWS registrar 22% de U.R. Isso é muito baixo para Joinville..

 

Hoje minha máxima chegou a 29 graus, e a mínima foi atrapalhada pelas nuvens pela manhã...17,8 graus..

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi mais um dia de céu limpo sem nenhuma nuvem em Cascavel, algo que não é comum nesta época do ano. Parece que estamos em setembro.

 

O mesmo para Floripa. E em outubro tivemos comportamento parecido. Muito, muito raro nos últimos anos de chuva e mais chuva.

 

Isso é novidade para mim! Juro que não sabia que céu azul sem nuvens é algo raro em Floripa, Cascavel, etc, a partir de novembro. Aqui em POA céu azul sem nuvens é algo normal em qualquer época do ano. Pode ocorrer em janeiro, em julho, em outubro ou em maio. Aliás, os extremos, os dias mais frios e os dias mais quentes do ano, são sempre com céu azul e sem nuvens por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Pode ser Clovis, até porque o europeu como na semana passada é bem mais cauteloso. Uma solução intermediária me parce mais correta. Mas como curiosidade aí vão algumas temperaturas projetadas pela rodada das 18Z.

 

Bagé:

 

WED 06Z 10-NOV   6.6     5.7    1021      96      13    0.00     570     553    

THU 06Z 11-NOV   4.9     5.8    1021      88       6    0.00     572     554

 

Caxias do Sul:

 

WED 06Z 10-NOV   9.3     3.8    1017      97      31    0.02     574     560        

THU 06Z 11-NOV   3.8     5.8    1021      96       3    0.00     573     556

 

 

Chapecó:

 

WED 06Z 10-NOV   9.3     3.8    1017      97      31    0.02     574     560    

THU 06Z 11-NOV   3.8     5.8    1021      96       3    0.00     573     556 

 

Ezeiza:

 

TUE 06Z 09-NOV   7.5     3.2    1016      83      18    0.00     562     549    

WED 06Z 10-NOV   7.0     4.4    1024      93      40    0.00     566     547

Link to comment
Share on other sites

Isso é novidade para mim! Juro que não sabia que céu azul sem nuvens é algo raro em Floripa, Cascavel, etc, a partir de novembro.

 

Pode acreditar. Salvo raros episódios aqui é muito raro entre fins de setembro e início de dezembro. Pior época para se fazer turismo em SC disparado.

 

Pois é, foram raros os feriados de 02 de novembro e 15 de novembro que peguei sol em SC. Acho que nesse quesito, Baln. Camboriú é até pior que Floripa, sempre chove nessa época! Mas o imbatível nesse quesito é o feriado de 07 de setembro, além de chover, já peguei até tempestade nessa época...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Até porque a umidade amazônica se espalha pela maior parte do Brasil a partir de outubro e as pancadas de fim de tarde, ou mesmo céu "encarneirado" é algo corriqueiro. Agora, céu azul absoluto é incomum nessa época, por vários dias seguidos, graças as recentes invasões de ar frio. Na verdade isso é algo desastroso se não ocorrer chuva logo logo.

Link to comment
Share on other sites

Aqui não foge à regra do Sul: céu azul, tempo seco e tarde quente. Tive minha primeira máxima de 30° depois de 72 dias: 30,7°. A última vez que atingi a casa dos 30 foi no dia 23/8 com 33,3°. A u.r. caiu a até 35% e a maior rajada foi de 26,1 km/h pouco antes das 21 h. Já a mínima de manhã foi de 15,3°. Ou seja: tive variação de 15,4° ao longo do dia. Foi também a maior amplitude desde o dia 23/8, quando variei 16,4°. Naquele dia a u.r. TAMBÉM caiu para os 35%. Situação típica dos dias quentes da primavera, com tarde quente e estável seguido de final de dia com vento mais moderado vindo de E.

 

O dia de hoje parece ter sido casado com o dia 23/8.

 

Agora tenho 20,0° com 60% e venta de SE a 14,7 km/h. Tempo bom. Muito agradável.

 

Nos próximos dias o ar fresco já era. Vem calorão. :hysteric:

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi mais um dia de céu limpo sem nenhuma nuvem em Cascavel, algo que não é comum nesta época do ano. Parece que estamos em setembro.

 

O mesmo para Floripa. E em outubro tivemos comportamento parecido. Muito, muito raro nos últimos anos de chuva e mais chuva.

 

Isso é novidade para mim! Juro que não sabia que céu azul sem nuvens é algo raro em Floripa, Cascavel, etc, a partir de novembro. Aqui em POA céu azul sem nuvens é algo normal em qualquer época do ano. Pode ocorrer em janeiro, em julho, em outubro ou em maio. Aliás, os extremos, os dias mais frios e os dias mais quentes do ano, são sempre com céu azul e sem nuvens por aqui.

 

Pois é, geralmente o calor é acompanhado de muitos cúmulos nesta época do ano, por conta da umidade mais elevada o céu torna-se parcialmente nublado durante a tarde. No entanto, estes 19% registrados nesta quarta feira, com certeza entram pra coleção dos valores históricos mais baixos para o mês!

 

Nesta madrugada céu limpo e nuvens esparsas bem baixas. A umidade continuou baixa até poucos minutos atrás. Existe na cidade um enorme gradiente térmico vertical, pois não havia vento. Como a estação está no topo, as temperaturas se mantiveram elevadas. Observe pelo wunderground que até as 2h praticamente não ventou, depois disso, o vento começou a soprar e a temperatura caiu rapidamente:

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IPARANAC4

 

Até o momento a rajada de vento chegou a 13km/h na madrugada e a temperatura em Cascavel é de 21.3°C

Link to comment
Share on other sites

NÃO BRUNO, EM NOVEMBRO NÃO É RARO TER CÉU LIMPO NA CAPITAL, GERALMENTE DE FINS DE OUTUBRO ATÉ A PRIMEIRA QUINZENA DE DEZEMBRO TEMOS DIAS BONS NA CAPITAL COM BASTANTE SOL, POIS HÁ UMA BOA REDUÇÃO NA CHUVA. NÃO É COMUM DIAS SEGUIDOS DE CÉU LIMPO. DA SEGUNDA QUINZENA DE DEZEMBRO ATÉ MARÇO, POUCO FREQUENTE E RARAMENTE MAIS DE 2/3 DIAS DE CÉU CLARO, QDO OCORRE.

Link to comment
Share on other sites

 

Isso é novidade para mim! Juro que não sabia que céu azul sem nuvens é algo raro em Floripa, Cascavel, etc, a partir de novembro. Aqui em POA céu azul sem nuvens é algo normal em qualquer época do ano. Pode ocorrer em janeiro, em julho, em outubro ou em maio. Aliás, os extremos, os dias mais frios e os dias mais quentes do ano, são sempre com céu azul e sem nuvens por aqui.

 

Pois é, geralmente o calor é acompanhado de muitos cúmulos nesta época do ano, por conta da umidade mais elevada o céu torna-se parcialmente nublado durante a tarde. No entanto, estes 19% registrados nesta quarta feira, com certeza entram pra coleção dos valores históricos mais baixos para o mês!

 

Nesta madrugada céu limpo e nuvens esparsas bem baixas. A umidade continuou baixa até poucos minutos atrás. Existe na cidade um enorme gradiente térmico vertical, pois não havia vento. Como a estação está no topo, as temperaturas se mantiveram elevadas. Observe pelo wunderground que até as 2h praticamente não ventou, depois disso, o vento começou a soprar e a temperatura caiu rapidamente:

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IPARANAC4

 

Até o momento a rajada de vento chegou a 13km/h na madrugada e a temperatura em Cascavel é de 21.3°C

 

Engraçado que no micro o vento atua como um distribuidor de temp, mas no macro ele atua acentuando o gradiente vertical de teperatura, tanto que geralmente algumas das maiores diferenças entre POA e a Serra do Nordeste ocorrem em situação de advecção fria , por exemplo.

Link to comment
Share on other sites

 

Engraçado que no micro o vento atua como um distribuidor de temp, mas no macro ele atua acentuando o gradiente vertical de teperatura, tanto que geralmente algumas das maiores diferenças entre POA e a Serra do Nordeste ocorrem em situação de advecção fria , por exemplo.

 

Eu diria que, em noites de calmaria, sobre predomínio do ar seco e umidade muito baixa, a diferença entre altitudes, próximas, são grandes. Prova-se através do ocorrido hoje na estação. Neste caso, o vento é fundamental para igualar a temperatura do ar, transportando-o pelas diferentes oscilações do relevo (topo, baixada).

 

A diferença térmica pode ser observada no mapa do SIMEPAR.

 

201011040546.jpg

Link to comment
Share on other sites

Gente, esta estação de Beltrão tá uma coisa!

 

Quase 200m mais baixa que Pato, com muitos dias de mínimas inferiores a estação do Simepar.

 

Bem provável que esteja numa baixada, pois não vejo outra explicação.

 

Lembrando, Pato está entre 720 e 880m na área urbana, e a estação do Simepar está a 13km da cidade, num semi-topo a 700m. E beltrão gira em média entre 500 e 600m.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Gente, esta estação de Beltrão tá uma coisa!

 

Quase 200m mais baixa que Pato, com muitos dias de mínimas inferiores a estação do Simepar.

 

Bem provável que esteja numa baixada, pois não vejo outra explicação.

 

Lembrando, Pato está entre 720 e 880m na área urbana, e a estação do Simepar está a 13km da cidade, num semi-topo a 700m. E beltrão gira em média entre 500 e 600m.

 

Abraços!

 

É a mesma situação de Cascavel e Toledo. Está errado? Há de se pensar!

Link to comment
Share on other sites

Isso é novidade para mim! Juro que não sabia que céu azul sem nuvens é algo raro em Floripa, Cascavel, etc, a partir de novembro.

 

Pode acreditar. Salvo raros episódios aqui é muito raro entre fins de setembro e início de dezembro. Pior época para se fazer turismo em SC disparado.

 

Eu nunca tive impressão de ficar nublado demais aí. Mas certamente meus critérios é que não ajudam.

 

Não sei até que ponto o céu nublado é ruim. Eu detesto fazer turismo com sol forte para atrapalhar.

 

Para quem quer ficar torrando na praia, é necessário sol. Mas minha melhor lembrança de praia é quando saí às pressas de Jurerê Internacional com uma enorme tempestade entrando pelo mar! Raios bem próximos, um baita vendaval! Os carrinhos do Superimperatriz estavam andando na rua levados pelo vento! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

 

Para quem quer ficar torrando na praia, é necessário sol. Mas minha melhor lembrança de praia é quando saí às pressas de Jurerê Internacional com uma enorme tempestade entrando pelo mar! Raios bem próximos, um baita vendaval! Os carrinhos do Superimperatriz estavam andando na rua levados pelo vento! :laugh:

 

Não é a toa que é o cara que fundou o BAZ!!

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :good:

Link to comment
Share on other sites

MANTENHO O QUE DISSE, AFINAL TENHO 35/40 ANOS DE OBSERVAÇÃO NA CAPITAL E DADOS. NÃO É COMUM VÁRIOS DIAS SEGUIDOS, MAS NÃO CHEGA A SER RARO.

 

AS CINCO MENORES MÍNIMAS REGISTRADAS, EM SC, NO DIA 04/11/2010 DE MANHÃ.

 

SÃO JOAQUIM/CETREJO/EPAGRI; 7,1°

 

MORRO DA IGREJA/INMET; 8,3°C

 

SÃO JOAQUIM/CRUZEIRO/CLIMATERRA; 8,3°C

 

SÃO JOAQUIM/VILA FRANCIONI; 9,0°C

 

URUPEMA/EPAGRI; 10,0°C

Link to comment
Share on other sites

Aliás, um dia de sol e calor já é desagradável.

Aqui voltou o terror. Tenho 33,5° com 35% no momento! :cray: Realmente muito quente! Não esperava tanto já a esse horário.

 

Em outros pontos de POA:

São Leopoldo (+- 20 km da cidade): 33,8°

Sertório: 33,6°

Moinhos de Vento: 33,5°

Menino Deus: 33,0°

Aeroporto: 31° (às 13 h)

INMET: 30,8° (às 13 h)

RBS (Azenha): 30,1°

 

Minha mínima foi de 17,4°. Aí se vê a amplitude do dia de hoje! Agora venta de N a 6,1 km/h. Pressão em 1008,1 mb.

 

Abraços calorentos!

Link to comment
Share on other sites

Hoje ta fazendo um calor típico de novembro, 30/31°C lá fora e já tem aquela sensação de desconforto, vento morno e necessidade de ventilador ligado, com as janelas fechadas dentro de casa pra nao entrar calor está em 25°C, com ventilador no leve vai de boa, a merda mesmo é passar o ano todo batido sem pegar um único resfriado e agora pegar uma gripe forte, no calor é pior que no inverno.

Link to comment
Share on other sites

Pra Blumenau sinceramente não vejo nenhuma raridade isso de ter 3/4 dias seguidos de céu limpo em Novembro, se for considerar os últimos anos realmente..

 

Acontece que já estamos ai com quase 1 semana de tempo limpo com poucas nuvens, isso sim é algo incomum não só em novembro, mas como no ano todo em geral.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.