Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

All Activity

This stream auto-updates

  1. Today
  2. Interlagos: 18,7°C / 31,8°C Noite de verão em Sampa... Muita gente (Homens e mulheres) de bermuda e camiseta numa noite de final de abril... barzinhos cheios.
  3. Podemos ter alguns tornado junto com a linha de tempestade em OK. Algumas células isoladas podem se formar na frente da linha e ter um potencial de tornado mais forte.
  4. Não creio que chegue a 40C em qualquer estação de SP e RJ como a Metsul sugere, mas a definição feita dessa onda de calor ficou perfeita: é uma bizarrice climática , sobretudo pela duração incrivelmente longa do evento. Os extremos do dia ficaram em 17,7C / 27,8C com céu parcialmente nublado durante grande parte do dia. A partir de amanhã em diante , por tempo indeterminado, teremos sol e mais sol, com mínimas sempre variando entre 16C a 19C e máximas entre 27C a 30C pelas estações da cidade. Haverá picos de calor mais fortes em alguns dias, e aí vem a chance de quebra de recorde de calor para Maio.
  5. 🌤️🌥️🌥️☁️🌧️⛈️ Máxima: 34,7°C em Corupá/Santa Isabel Mínima: 10,8°C em Bom Jardim da Serra/Terra do Gelo Menor máxima: 18,4°C no Morro da Igreja Rajadas máximas: 77,98 km/h em Balneário Arroio do Silva/BOAA 77,4 km/h em Laguna/Cabo de Santa Marta Precipitação máxima até o momento: 11,4 mm em Praia Grande/Alvorada > Mais um dia impressionante para esse fraco Abril. > Tirando Urubici/Mundo Novo que teve 14,44°C/21,42°C e São Joaquim/Cruzeiro que teve 15,4°C/21,9°C (além dos topos), praticamente todo o estado teve calor/abafamento. Mesmo assim acima da média também... > Já é praticamente certo que a primeira quinzena de Maio vai fechar acima da média em SC.
  6. Yesterday
  7. Sim, exatamente... Estamos presenciando algo que não sabemos as proporções. Isso torna a aventura da vida mais interessante, mesmo q não tão agradável na prática. Estou finalmente tabelando os meus registros pessoais que se iniciaram em novembro de 1991. É muita coisa e já fiz bastante. Mas dá trabalho. Vários anos estão faltando pois em certo dia eu me desfiz de uma enorme papelada que me acompanhava como uma maldição. A maior parte dos meus registros está em cadernos quadriculados e folhas grampeadas com fotos de eventos importante. Um dos motivos que me levou a finalmente tomar a decisão de reciclar meu material foi algo que me deixou muito chateado... Não, abismado!: procurando um certo registro no INMET da cidade de Castro, aqui no Paraná me deparei com 1 mês em BRANCO. Não tinha observação durante 30 dias justamente no mês que eu buscava informações. Fiquei triste, irritado e frustrado... Tudo bem, posso superar. Mas acontece q percebi que em diversos anos, talvez até todos, havia 1 mês inteirinho em branco (null). Meu Deus, o cara tira férias! O observado tira férias e ninguém o substitui! Eu não tiro férias meteorológicamente falando e não sou meteorologista. Durante mais de 30 anos eu anotei diariamente mês após mês, ano após ano sem ganhar 1 centavo por isso, na verdade eu perdi oportunidades boas justamente pela minha mania de não deixar de registrar. Mesmo quando eventualmente eu saía por 2 ou 3 dias numa viagem eu deixava minha irmã encarregada de tirar fotos do termômetro (pq não confiava 100% que ela anotaria corretamente os registros) e depois disso, meu filho mais velho anotava e mesmo confiando eu ligava à noite pra saber, sim sou bitolado. Enquanto isso, INMET não se importava com suas estações... É um país incrível. Então resolvi tabelar mas muita coisa vai ser deixada para trás, por exemplo, vento/cobertura de nuvens/tipo de nuvens/horário de ocorrência de chuva/trovões, geada, nevoeiro, etc. Esses registros vou deixar pois não consigo tabelar e levaria muito tempo pra fazer isso. Estou salvando apenas temperaturas e acumulados pluviométricos. Infelizmente 1995/1996/1997/2010/2011/2012 não tenho mais. Perdi esses anos, mas tenho todos os demais, entre 1992 e 2024. Estou bem animado. Dos que já tabelei, vou mostrar uma comparação entre Abril 1999 (ano excelente) e Abril 2002 (ano horrível): Veja o abismo entre esses dois anos no mês de Abril (obviamente não só em Abril mas é o mês vigente). Pra começar, as mínimas absolutas, com uma diferença de incríveis 10,7°C. Nesse caso das mínimas, 1999 teve a onda de frio histórica e 2002 não teve nada. A questão é q em 2002 tivemos calor anormal constante e nenhuma MP significativa aqui em 25°S. Já na questão das médias, uma diferença de 3°C (muita coisa) entre esses 2 anos (Abril). São essas loucuras que me animam a continuar minha peregrinação, e acredito que outros colegas (talvez vc também) tenham a mesma empolgação em continuar esse trabalho árduo mas excitante.
  8. Que delícia isso...saudades de uma chuva assim com uma queda de temperatura na sequência. Aqui em São Paulo fomos a 31,0°C no Mirante, após mínima alta de 19,6°C, sol o dia todo, não saí de casa. Me sinto em Outubro...
  9. Vídeo da chuva forte que deu em POA de tarde. Depois posto o registro da enxurrada do início da noite! Foi paulada!! Agora 20,7° com 94% com chuva fraca e algumas trovoadas. É a mínima do dia.
  10. Cadê o frio gente? Não aguento mais passar calor. O último verão foi muito seco e agora é a época que seca tudo de vez. Sonhando que essa La Niña traga ares mais frios pra cá. Um repeteco de 2010 não faria mal.
  1. Load more activity
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.