Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - OUTUBRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

Diferença absurda entre as estações da RBS em Joinville e Blumenau em relação as demais estações da RBS do RS e SC.

 

Todas as estações agora no meio-dia estão entre 19/24°C e aqui em Blu e Joinville passando dos 31°C :-o

 

Pois é...A de Criciúma é um pouco difícil levar em consideração, haja vista que ela está em um baita morro...

 

Mas aqueceu demais para as nossas bandas..

 

Hoje, aliás, está um típico dia de verão aqui: a temperatura sobe rápido e, no decorrer da tarde, há o aumento de nuvens e um possível aguaceiro...

 

Agora, há nuvens carregadas à oeste...

 

E depois de uma máxima de 31,7ºC, tenho 28,6ºC agora... :heat:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 602
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Esta anomalia em Curitiba e São Paulo agora em Outubro de quase 2 graus é de matar....Pode ser um sinal que a chegada do Verão será antecipada começando pra valer agora em Novembro....Temos que verificar como está a temperatura no oceano se subiu tambem...que caso isso tenha ocorrido vamos ter ligar o ar-condicionado 30/40 dias antes do normal....

 

Eu já nem levo mais a sério a normal 61-90 como padrão de comparação das temps atuais, afinal, as metrópoles brasileiras cresceram e ficaram muito mais motorizadas. Pela semi-normal 2001-2010, Curita está 0,8 acima. Quanto a Sampa, agora não lembro, mas provavelmente está com disreta anomalia positiva. Por enquanto, não acredito em nada surreal em relação ao visto nos últimos 10 anos, se considerarmos Sul e Sudeste. Porém, pra análises locais devemos levar em conta:

- conexão Norte-Sul;

- o tórrido julho em Chicago e a seca extrema no Texas;

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Curitiba parece que pulamos direto para dezembro. Desde que inicou o mês, exceto o dia 4, um calor e umidade elevada que já nos faz lembrar alto verão! Hoje a máxima rondou os 26° com umidade em torno de 60%, o suficiente para incomodar e tomar aquele suador, principalmente dirigindo! Espero que mude esse padrão por uns dias, ninguém merece verão antecipado.

Link to comment
Share on other sites

Esta anomalia em Curitiba e São Paulo agora em Outubro de quase 2 graus é de matar....Pode ser um sinal que a chegada do Verão será antecipada começando pra valer agora em Novembro....Temos que verificar como está a temperatura no oceano se subiu tambem...que caso isso tenha ocorrido vamos ter ligar o ar-condicionado 30/40 dias antes do normal....

 

Carlos, hj fui na praia em Santos e achei a água do mar quente em relação a este mesmo período de outros anos. Ano passado que quase não fez calor essa época, era novembro e o mar tava gelado ainda!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Hoje amanhecemos sob intensa neblina, que em pouco tempo se transformou em trovoadas e chuva forte.

 

5a4e893e9fcaf_CpiadeDSCF2160.thumb.jpg.2727b1bba2301c399625df63d3bdfe74.jpg

 

Um pouco mais tarde o Simepar postou uma imagem de satélite mostrando a área de instabilidade que já se deslocava em direção ao norte pioneiro.

 

1312.png.26f9633b28c36185d08410b01a9fd517.png

 

Se a mínima novamente não foi aquelas coisas, a máxima felizmente ficou em 22,9°C graças a nebulosidade que esteve presente no restante do dia.

Link to comment
Share on other sites

Esta anomalia em Curitiba e São Paulo agora em Outubro de quase 2 graus é de matar....Pode ser um sinal que a chegada do Verão será antecipada começando pra valer agora em Novembro....Temos que verificar como está a temperatura no oceano se subiu tambem...que caso isso tenha ocorrido vamos ter ligar o ar-condicionado 30/40 dias antes do normal....

 

Carlos, hj fui na praia em Santos e achei a água do mar quente em relação a este mesmo período de outros anos. Ano passado que quase não fez calor essa época, era novembro e o mar tava gelado ainda!

 

Esse é meu medo, pois até nov agua está fria....Ontem Santos bateu 31,6 graus sem sol....uma estufa..devido a alta umidade

Link to comment
Share on other sites

Top *10* - As + frias do dia :

 

01-Urupema SC: 06,5

02-São Joaquim SC (Cetrejo): 07,2

03-Bom Jardim da Serra SC: 10,3

---Campo Belo do Sul SC: 10,3

05-Abdon Batista SC: 10,8

06-Campos Novos SC: 10,9

07-Agua Doce SC: 11,4

08-Curitibanos SC: 11,7

09-Rio das Antas SC: 11,8

--Caçador SC: 11,8

 

São Joaquim SC (Aut): 09,7

Link to comment
Share on other sites

Menos no verão né Pedro, com nossas maravilhosas pancadas de verão quase todo dia, hhehehe. :clapping:

 

No satélite dá pra se perceber fortíssimas instabilidades entre o leste da Bolívia e extremo oeste do MT. O bicho deve

estar pegando ! A umidade já voltou com tudo para a região central da Am. Sul e, consequentemente, estas células de instabilidade

irão, inevitavelmente, descer até o Sudeste também. É a re-ativação da MEC, que volta com tudo nesta época do ano.

Link to comment
Share on other sites

Tº Média compensada Out 2011 (até dia 10):

 

Curitiba PR: 18,2 (+01,7)

Porto Alegre RS: 19,5 (+00,3)

Florianópolis SC: 20,7 (+01,1)

São Paulo SP: 21,0 (+02,0)

Brasília DF: 21,1 (-01,0)

Belo Horizonte MG: 22,0 (-00,1)

Vitoria ES: 23,2 (-00,3)

Rio de Janeiro RJ: 23,5 (+00,7)

Goiânia GO: 23,7 (-00,9)

Maceió AL: 24,7 (+00,6)

Salvador BA: 25,1 (+00,1)

Rio Branco AC: 25,3 (+00,4)

Recife PE: 25,5 (00,0)

Campo Grande MT: 25,6 (+01,5)

João Pessoa PB: 25,8 (-01,9)

Aracaju SE: 26,1 (+00,2)

Natal RN: 26,1

São Luis MA: 27,3 (+00,7)

Fortaleza CE: 27,4 (+00,4)

Belem PA: 27,4 (+01,0)

Cuiabá MT: 28,3 (+00,9)

Boa Vista RR: 28,6

Palmas TO: 28,8

Macapá AP: 29,3

Teresina PI: 29,4 (+00,4)

Manaus AM: 29,5 (+01,9)

 

*Porto Velho - Estação fora do ar

Link to comment
Share on other sites

Meu histórico do feriado de 12/10:

 

Ano - mínima / máxima

 

1995 - 12° / 24°

1996 - 20,8° / 28,3° (maior mínima do mês)

1997 - 19,3 / 22,5°

1998 - 14,8°* / 25,4°*

1999 - 16,5° / 22,8°

2000 - 18,1° / 23,3°

2001 - 17,9° / 24,9°

2002 - 18,4° / 27,6°

2003 - 10,6° / 18,9°

2004 - 16,0° / 25,1°

2005 - 18,0° / 32,5° (máxima do mês)

2006 - 17,1° / 24,3°

2007 - 17,9° / 23,8°

2008 - 17,1° / 30,1°

2009 - 15,4° / 23,9°

2010 - 11,1° / 23,3°

 

* INMET

 

Interessante notar que o feriado de Aparecida fica no meio de uma primavera climática. Vez que outra temos noites frias (uns 12°) e vez que outra tardes quentes (30°), mas nada de extremos.

Link to comment
Share on other sites

As minimas abaixo de 20 graus aqui na baixada santista estão cada vez mais dificies que ocorrer..

 

Santos - mínimas:

 

01/10: 18,5

02/10: 19,1

03/10: 18,9

04/10: 18,4

05/10: 16,9

06/10: 17,7

07/10: 19,8

08/10: 19,0

09/10: 20,3

10/10: 20,2

11/10: 21,6

12/10: 21,3

 

Manhãs quentes e abafadas de Santos começaram... :heat: Ou seja, o pesadelo está de volta e fica até março.

 

Em Ctba, céu nublado, vento e 22ºC. Está agradável.

Link to comment
Share on other sites

Essa anomalia de 2 graus em SP neste mes de transição de estação não esperava.....será um sinal de um verao antecipado??

 

Acho muito cedo pra jogar a toalha, não estamos nem no dia 15 de outubro ainda. Deve normalizar mais pra frente, ou quem sabe um novembro mais ameno??

Vamos acompanhar!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Carlos, parece que vai fazer um frio bacana nas áreas mais a leste a partir do final de semana.. Esfriaria um pouco até no interior do Paraná.

Aqui a pressão atmosférica caiu um pouco mais, registro 1007 hPa e temperatura de 19,8°C. Vento SE agradável e constante. Parou de chover, mas grandes áreas de chuva forte explodiram no MS e estão avançando para o nosso Paraná.

 

Boa notícia também para os hermanos.. Apesar de serem eventos isolados, está chovendo em boa parte do centro-norte argentino! Até algumas granizadas podem estar ocorrendo.

Link to comment
Share on other sites

Igor, tenho visto chuvas no Paraná de forma bastante regular. Mesmo em setembro, choveu bem para determinadas culturas agrícolas...

Início de safra vai de forma excelente até o momento!

 

Sds.

 

Silvio, aqui na região de Cianorte / Campo Mourão setembro foi bem seco, começou a chover bem recentemente, só a partir de 08/10. Já são 88 mm, o dobro do mês passado. Hoje foram 14 mm e sem notícias de temporais no estado por enquanto.

Link to comment
Share on other sites

Essa anomalia de 2 graus em SP neste mes de transição de estação não esperava.....será um sinal de um verao antecipado??

 

Repito... 61-90 é legal como retrato do passado, e nada mais. Sampa cresceu, Curita idem. Aliás, explodiram, ambas, desde 1930. E Sampa explodiu ainda mais que Curita.

Falo em anomalia de apenas 0,5. E considerando a seminormal 2001-2010, que é nosso novo referencial. Ou, o dia que eu estiver de bobeira (tipo, nas férias fevereirais) de repente uso os dados da Nasa pra montar normais 81-2010 pra Curita e Sampa! :ok:

Aliás, eu tenho prontas tabelas comparando:

- Sampa: final do séc XIX vs 2001-2010

- Curita: mesmo período

E lá dá pra ver como Sampa esquentou muito mais que Cta de lá pra cá. Se Curita tivess inflado como Sampa, e Sampa tivesse tido o crescimento menos explosivo de Curita, chegaríamos ao absurdo de ter as 2 cidades com:

- mesmas médias anuais;

- verão mais quente em Curita

- inverno pouca coisa mais frio em Curitópolis

Link to comment
Share on other sites

Estou em SAMPA terra da garoa e com garoa, temperatura agradabilíssima. Até a próxima quarta estarei aqui a trabalho e também fazendo aquele check up pós cirúrgico. Todos convidados para uma visita no Transamérica Expo Center - stand da Armada Yachts.

 

E aí? Você está hospedado em qual região? A gente pode fazer um BAZcontro, na Paulista tem uns butecos com bom custo-benefício. :friends:

Tem alguns bazianos num raio de 50 km a partir do centro da capitar.

Link to comment
Share on other sites

Igor, tenho visto chuvas no Paraná de forma bastante regular. Mesmo em setembro, choveu bem para determinadas culturas agrícolas...

Início de safra vai de forma excelente até o momento!

 

Sds.

 

Silvio, aqui na região de Cianorte / Campo Mourão setembro foi bem seco, começou a chover bem recentemente, só a partir de 08/10. Já são 88 mm, o dobro do mês passado. Hoje foram 14 mm e sem notícias de temporais no estado por enquanto.

 

 

 

Silvio e Igor

 

Aqui em Apucarana também estivemos com uma longa estiagem em setembro, mas agora em outubro já estamos com 100 mm até agora.

Assim distribuidos:

 

01/10 - 6 mm

02/10 - 7 mm

05/10 - 1 mm

08/10 - 6 mm

09/10 - 25 mm

10/10 - 5 mm

11/10 - 42 mm

12/10 - 6 mm

13/10 - 2 mm até 11:52 Hs.

 

Cordiais saudações

Link to comment
Share on other sites

Estou em SAMPA terra da garoa e com garoa, temperatura agradabilíssima. Até a próxima quarta estarei aqui a trabalho e também fazendo aquele check up pós cirúrgico. Todos convidados para uma visita no Transamérica Expo Center - stand da Armada Yachts.

 

E aí? Você está hospedado em qual região? A gente pode fazer um BAZcontro, na Paulista tem uns butecos com bom custo-benefício. :friends:

Tem alguns bazianos num raio de 50 km a partir do centro da capitar.

 

Legal! Qualquer coisa se houver encontro me avisem!

Link to comment
Share on other sites

Estou em SAMPA terra da garoa e com garoa, temperatura agradabilíssima. Até a próxima quarta estarei aqui a trabalho e também fazendo aquele check up pós cirúrgico. Todos convidados para uma visita no Transamérica Expo Center - stand da Armada Yachts.

 

E aí? Você está hospedado em qual região? A gente pode fazer um BAZcontro, na Paulista tem uns butecos com bom custo-benefício. :friends:

Tem alguns bazianos num raio de 50 km a partir do centro da capitar.

 

O meu único problema é o horário, já que o evento aqui sempre termina as 22h00. Mas vou verificar se consigo sair mais cedo para nos encontrarmos.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.