Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - OUTUBRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 602
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

ACHO QUE OS DO TOPO DA SERRA SÃO UM DOS POUCOS BRAZUCAS QUE DESEJAM CALOR E NÃO FICAM CHEIOS DELE, POR SER ARTIGO TÃO RARO!!!

 

EM 13 VERÕES, APENAS UMA, SOMENTE UMA, NOITE DORMÍ SEM NADA A NOITE TODA DE "TÃO QUENTE", A MÍNIMA FICOU ENTRE 17/18°C!

 

JÁ USEI O LENÇOL TÉRMICO, JÁ LIGUEI A LAREIRA E JÁ TIVE GEADA NO QUINTAL EM PLENO VERÃO.

 

AMANHÃ PODEREMOS TER MÍNIMAS ENTRE -3/0°C NAS BAIXADAS E COMEÇO DE ENCOSTA E ENTRE 1/4°C DA ENCOSTA AO TOPO. GEADA COM POTENCIAL DE DANOS.

 

OS MODELOS JÁ INDICAM NOVA JANELA PARA GEADA DANOSA ENTRE OS DIAS 9 A 11.

 

PREOCUPA O CENÁRIO, JÁ ESTÁ REDUZINDO A CHUVA E O FRIO NÃO TÁ COM CARA DE LARGAR O PÉ TÃO CEDO.

 

 

Concordo plenamente Ronaldo. :good:

Eu adoro o frio, mas não vejo a hora de um verãozinho um pouco mais longo, um calorzinho sem aquele vento frio.

Parece que o "Inverno" :pleasantry: não quer ir embora mesmo.

Estou com medo desses ciclones que estão se formado, pelo visto vamos ter muita chuva principalmente no Rio Grande do Sul.

Ronaldo, você que tem um canal mais direto com o homem, pede para São Pedro um calorzinho para Serra ahuahauha...

Só uma brincadeirinha para descontrair... :good2:

Link to comment
Share on other sites

Por aqui a nebulosidade impediu qualquer queda mais acentuada na temperatura: mínima de 15,4ºC e tempo carrancudo!

 

Estive em Campo Alegre hoje pela manhã e o tempo também estava carrancudo, porém com temperatura variando entre 9 e 11 graus no trajeto, com um ventinho que faz lembrar o bom inverno que tivemos este ano....

 

Por aqui, encosto agora nos 19ºC....

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Deixa o frio ficar!! Por mim ficaria assim o ano todo. ODEIO CALOR!!

 

Por mim, podia dar uns 5 dias NO MÁXIMO acima de 30 de tarde (e, claro, abaixo dos 20 na madruga) só pra não esquecer como é o calor. Chegar nos 35 graus é muito opressivo, me deixa mal, com uma puta moleza. :hang1: :heat:

 

Aqui, variação de nuvens com predomínio delas. Chegou a garoar/chover na madruga. Mínima de 15,9 depois de uma agradável máxima de 21,8 ontem. E aqui em Mauá, no termômetro de pele, ainda não parece ter chegado nos 20.

Link to comment
Share on other sites

ZÉ....QUERES DIZER PÍNUS??? POIS ARAUCÁRIA A BEIRA MAR, É ALGO RARÍSSIMO.

 

 

Sim! Quando mencionei pinheiros, me referia aos pinus eliotti ou taedae do sul do BR (coníferas proveninetes do sudeste e do Oeste dos EUA, respectivamente) e às casuarinas ou pinus australiano de Búzios e região e do Recreio dos Bandeirantes/Barra da Tijuca (que na verdade não são coníferas, mas parecem com as mesmas a ponto do nome popular ser Pinus!)!

 

Araucária a beira mar é uma ou outra isolada! Na Ferrugem tem duas, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Deixa o frio ficar!! Por mim ficaria assim o ano todo. ODEIO CALOR!!

 

:laugh: :laugh:

Eu gosto do calor até começar o suador. Quando começa já fico p***, hehe. Seja com 22° ou 35°. O que determina calor para mim é a partir do momento em que começo a sentí-lo. Quando começa desconforto térmico é porque tem de estar abaixo disso.

 

Hoje tive mínima de 11,2°. Belo valor para outubro. No INMET deu 9,9° só para perder um dígito. :mosking: A máxima foi de 22,3°. Agora faz 19,3° com 66%.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

ACHO QUE OS DO TOPO DA SERRA SÃO UM DOS POUCOS BRAZUCAS QUE DESEJAM CALOR E NÃO FICAM CHEIOS DELE, POR SER ARTIGO TÃO RARO!!!

 

EM 13 VERÕES, APENAS UMA, SOMENTE UMA, NOITE DORMÍ SEM NADA A NOITE TODA DE "TÃO QUENTE", A MÍNIMA FICOU ENTRE 17/18°C!

 

JÁ USEI O LENÇOL TÉRMICO, JÁ LIGUEI A LAREIRA E JÁ TIVE GEADA NO QUINTAL EM PLENO VERÃO.

 

AMANHÃ PODEREMOS TER MÍNIMAS ENTRE -3/0°C NAS BAIXADAS E COMEÇO DE ENCOSTA E ENTRE 1/4°C DA ENCOSTA AO TOPO. GEADA COM POTENCIAL DE DANOS.

 

OS MODELOS JÁ INDICAM NOVA JANELA PARA GEADA DANOSA ENTRE OS DIAS 9 A 11.

 

PREOCUPA O CENÁRIO, JÁ ESTÁ REDUZINDO A CHUVA E O FRIO NÃO TÁ COM CARA DE LARGAR O PÉ TÃO CEDO.

 

Ô inveja. :laugh: :laugh: :laugh:

Aqui em Goiânia vamos pro 4º dia seguido de chuva. E a temperatura tá uma delícia, comparando com a semana passada.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Deixa o frio ficar!! Por mim ficaria assim o ano todo. ODEIO CALOR!!

 

:laugh: :laugh:

Eu gosto do calor até começar o suador. Quando começa já fico p***, hehe. Seja com 22° ou 35°. O que determina calor para mim é a partir do momento em que começo a sentí-lo. Quando começa desconforto térmico é porque tem de estar abaixo disso.

 

Hoje tive mínima de 11,2°. Belo valor para outubro. No INMET deu 9,9° só para perder um dígito. :mosking: A máxima foi de 22,3°. Agora faz 19,3° com 66%.

 

Abraços calorosos!

 

É isso mesmo, eu já senti calor e suei com 22°C (situações de pré-frontais ou entrada de ar mais quente e úmido), assim como já me senti confortavelmente bem com 30°C (dias secos com predominância de ar mais frio, subindo somente devido à insolação).

 

Então tudo depende da atmosfera e até mesmo questões orgânicas que faz com que alguns dias seja irritantemente quente e outros agradavelmente quente.

Link to comment
Share on other sites

tive 10.2 de mínima. O curioso são as diferenças de discursos em relação à época. Se é inverno se diz que faz frio; primavera, a mesma temperatura é " amena".

Vai entender o povo...

 

Pra mim o contexto faz a diferença, uma coisa é amanhecer num dia seco de outubro com 10°C, a outra é amanhacer num dia seco com 10°C no auge do inverno. As temperaturas são iguais, mas talvez a perspectiva das pessoas em relação a época do ano disvirtue um pouco, porque nós sabemos que no auge do inverno essa temperatura não vá subir muito assim como o sol bem mais fraco. Já nessa época do ano as coisas são diferentes, as pessoas sabem que não vão ter que se encarangar toda no período vespertino, quiçá sintam calor.

 

Assim como aquelas primeiras temperaturas baixas depois do verão, uns 15°C já me faz tremer todo, já agora pra mim nessa época é algo trivial porque o organismo já está adaptado. É compreensível já que nossos corpos são basicamente feitos de água.

Link to comment
Share on other sites

É isso aí, Coutinho, e a saída do GFS 12Z para o começo da próxima semana pode não ser uma cópia do que vai ocorrer realmente, mas nos mostra bem que as erupções polares seguirão intensas para a época do ano graças aos vários fatores já bem apresentados anteriormente aqui pelo Caio. Nessa imagem dá pra ver duas bombas, uma no Pacífico e outra no Atlântico, além de uma maior continentalização do ar frio e uma potente frente fria começando a patrolar o Brasil a partir do domingo! Fiquemos de olho..

 

sa4_144hr.png.83ba87b1e532b3e28b9563173346aa11.png

Link to comment
Share on other sites

Pois em Bagé a temperatura despencou hoje de manha. Minha irmã mora lá e disse que estava frio quase todo o dia.

Aqui tive 10.2. no Inmet fez 9.9°C.

fui me fazer de pato a ganso e peguei um resfriado. Ontem subi à serra de camisas e peguei um tempo frio. Hoje é espirro e mais espírro.

Agoram vai se confirmando: o calor somente deverá chegar por aqui lá pelo mes de novembro. Novembro é o mês de calorões e temperaturas que chegam aos 40, muitas vezes.

Link to comment
Share on other sites

Ô inveja. :laugh: :laugh: :laugh:

Aqui em Goiânia vamos pro 4º dia seguido de chuva. E a temperatura tá uma delícia, comparando com a semana passada.

Abraços

 

Meu amigo, Rodrigão. Acabei de ver, agora em Gyn: 18ºC. Finalmente um refresco... :good2:

 

Em Lages, vento frio e 11ºC.

 

Pois é amigo, refrescou bem essa semana. Tivemos chuva forte ontem à tarde, à noite e durante toda a madrugada de hj. Minhas plantas agradecem.

Link to comment
Share on other sites

Tenho a alegria de anunciar o mais incrível encontro baziano da história do fórum. Eu e o Clóvis Padoan vamos escrever no BAZ do Círculo Polar Ártico no final de novembro.

 

Parabéns. Rapaz, nesse ritmo logo logo é na Antártida em pleno inverno. E por falar em encontros internacionais, e aquela idéia nossa de fazermos o 1º BAZ Internacional em Ushuaia?

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Tenho a alegria de anunciar o mais incrível encontro baziano da história do fórum. Eu e o Clóvis Padoan vamos escrever no BAZ do Círculo Polar Ártico no final de novembro.

 

Parabéns. Rapaz, nesse ritmo logo logo é na Antártida em pleno inverno. E por falar em encontros internacionais, e aquela idéia nossa de fazermos o 1º BAZ Internacional em Ushuaia?

Abraços

 

Pois é, Rodrigo, a idéia continua. Um amigo meu tirou férias e estava indo para Ushuaia no último sábado.

O dólar se elevou um pouco(ou bastante?) o que deixa a viagem mais cara.

Estou contigo na idéia. o embrião já está sendo criado pelo AAA e Clóvis.

Aqui, alguns institutos estavam prevendo uma chuva rápida. O que não disseram é que a "rápida" viria com baldes de água. Choveu e choveu bem!

Link to comment
Share on other sites

Tenho a alegria de anunciar o mais incrível encontro baziano da história do fórum. Eu e o Clóvis Padoan vamos escrever no BAZ do Círculo Polar Ártico no final de novembro.

 

Momento único do BAZ! Façam muitas fotos e vídeos por lá! :good2:

Fantástico!!! Será o mais incrível encontro do BAZ. Batendo o MI, SJ, CJ e empatando com Soledade! :good2:

 

Aqui choveu 23,3 mm nessa madrugada e de manhã cedo. Entre 3:30 e 4 h tivemos chuva forte. A mínima foi de 15,4°.

 

Agora está ficando quente e abafado. Faz 24,5° com 60%. Ai, ai, logo teremos aqueles calores opressores, com 30° e 60%. O AAA me contou que teremos calor semana que vem. Espero que fique tudo para dezembro... ou para dezembro de 2012, se muito!!

 

Venta de NNE a 9,0 km/h.

 

Abraços polares!

Link to comment
Share on other sites

TEMPO PARA O DIA, NO CÍRCULO ÁRTICO;

 

FORTE MASSA DE AR QUENTE E SECA DEIXA O TEMPO BOM, CÉU CLARO E CALOR FOR DE ÉPOCA, 3 A 12°C!!

 

CIENTÍSTAS ESTÃO INTRIGADOS, UMA FORTE ONDA DE CALOR, ORIGEM NA ALEMANHA, SUBIU A CONTRA OS VENTOS DOMINANTES E ESTÁ ATINGINDO TODO O NORTE DA NORUEGA, OCUPA UMA PEQUENA ÁREA, NÃO SABEM EXPLICAR ESTE NOVO FENÔMENO DA NATUREZA, MAS EM 2 DIAS AS TEMPERATURAS ÁRTICAS VOLTARÃO A REGIÃO....

 

CLÓVIS, QUAL O CUSTO DA COMIDA E GERAL AÍ NA ALEMANHA?

Link to comment
Share on other sites

TEMPO PARA O DIA, NO CÍRCULO ÁRTICO;

 

FORTE MASSA DE AR QUENTE E SECA DEIXA O TEMPO BOM, CÉU CLARO E CALOR FOR DE ÉPOCA, 3 A 12°C!!

 

CIENTÍSTAS ESTÃO INTRIGADOS, UMA FORTE ONDA DE CALOR, ORIGEM NA ALEMANHA, SUBIU A CONTRA OS VENTOS DOMINANTES E ESTÁ ATINGINDO TODO O NORTE DA NORUEGA, OCUPA UMA PEQUENA ÁREA, NÃO SABEM EXPLICAR ESTE NOVO FENÔMENO DA NATUREZA, MAS EM 2 DIAS AS TEMPERATURAS ÁRTICAS VOLTARÃO A REGIÃO....

 

CLÓVIS, QUAL O CUSTO DA COMIDA E GERAL AÍ NA ALEMANHA?

 

HAHHAHAHAHAHHAHHAHHAHAHHAHHAHAAHHAHAHHAHAHAHAH essa foi demais! :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

TEMPO PARA O DIA, NO CÍRCULO ÁRTICO;

 

FORTE MASSA DE AR QUENTE E SECA DEIXA O TEMPO BOM, CÉU CLARO E CALOR FOR DE ÉPOCA, 3 A 12°C!!

 

CIENTÍSTAS ESTÃO INTRIGADOS, UMA FORTE ONDA DE CALOR, ORIGEM NA ALEMANHA, SUBIU A CONTRA OS VENTOS DOMINANTES E ESTÁ ATINGINDO TODO O NORTE DA NORUEGA, OCUPA UMA PEQUENA ÁREA, NÃO SABEM EXPLICAR ESTE NOVO FENÔMENO DA NATUREZA, MAS EM 2 DIAS AS TEMPERATURAS ÁRTICAS VOLTARÃO A REGIÃO....

 

CLÓVIS, QUAL O CUSTO DA COMIDA E GERAL AÍ NA ALEMANHA?

 

HAHHAHAHAHAHHAHHAHHAHAHHAHHAHAAHHAHAHHAHAHAHAH essa foi demais! :laugh: :laugh:

 

 

Coutinho "secador"...

 

Pura inveja... :mosking:

Sds.

Link to comment
Share on other sites

A QUEM INTERESSAR POSSA

 

Com o objetivo de não sobrecarregar o forum com imagens de satelites e

também de colocar imagens que para muitos não interessam, disponibilizei

no site http://www.leomar2010.xpg.com.br em conjunto com a estação

meteorologica IBRAZIL83, uma grande quantidade de imagens divididas por

dia da semana tal como as recebo por aqui.

As quais sempre serão atualizadas diariamente.

Agradeço a sua atenção e fica aqui o convite para visitar este site.

 

Cordiais saudações

 

Leomar

Link to comment
Share on other sites

Por aqui vamos tendo mínimas amazônicas já...

 

Hoje amanhecemos com neblina e chuva fraca....

 

Pessoal, vou replicar meu comentário feito no tópico de Condições - Menores Temperaturas 2011, haja vista que este tópico é o mais visto do fórum...

 

Aqui vai:

________________________________________________________________________

Pessoal, existem algumas estações aqui em Joinville que estão em fase de teste, que irão compor a rede da Defesa Civil.

 

São da Campbell Scientific (mesma marca da estação do Central Park) mas ainda não estão online, devido a problemas na transmissão.

 

Consegui alguns dados de algumas delas, mas infelizmente não consegui os dados daquela que julgo ser a que registra as temperaturas mais baixas aqui na planície, excluindo-se a região serrana. Digo isso porque obtive alguns dados há algum tempo e a estação em questão era mais fria que as outras.

 

Entretanto, consegui os dados de uma estação que também registrara bons valores de mínima. Fica próximo a algumas indústrias e atrás do CEASA aqui de Joinville, próximo a BR-101.

 

O menor valor registrado por ela este ano foi em 28 de junho, com a marca de 0,6ºC!!!

 

E a responsável pela estação meteorológica da Univille aqui de Joinville afirmou categoricamente em reportagem no jornal que a temperatura em Joinville nunca chegou a 0ºC e que a mínima nesta estação, até hoje, ficou em 5ºC! Sendo que eu, em junho de 2008, fui pessoalmente registrar a temperatura no dia 17 daquele mês, e esta estação, cercada de construções e no alto de um morrinho, registrou 2ºC. Vai entender o que se passa na cabeça dessa mulher...

Link to comment
Share on other sites

Para nossa verdadeira alegria teremos chuva forte por aqui ao longo do sábado, tempo fechado no domingo (talvez melhorando ao final do dia) e tempo bom segunda. É dose! Ai, Jesus...

 

A MetSul está alertando por fortes tempestades no oeste do RS e, acrescento eu, O de SC. Inclusive com chance de granizo grande.

 

Enquanto a tormenta não vem, tempo muito bom e agradável por aqui. Começamos a ter aquele vento E mais moderado, típico de primavera e que nos salva dos calorões. Ontem fez 35,5° em Santa Rosa!!!! Creio que lá na baixada do Ilson. Show de horror!

 

Ontem variei de 15,4° a 26,6°. Hoje a mínima foi de 16,3° e agora já tenho 25,3° com 67%. Quente e úmido. Tomara que fique assim até dezembro!! Se janeiro for "fresco" também não vou reclamar. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, esta mulher foi minha professora durante minha graduação, e desconhece completamente o clima da região. Acabou cuidando (?????) da estação convencional da Univille. Uma pena, porque o anterior cuidador era muito mais interessado em climatologia.

 

Mandei até email à jornalista que a entrevistou, cobrando uma retificação da matéria, mas até agora NADA. O jornal é simplesmente o de maior circulação da região, e depois dessa reportagem muita gente falava "nossa, dia 28 de junho foi o dia mais frio em 11 anos! A temperatura mínima foi de 5ºC!"

 

PQP! Até o poço quente da RBS registrou 4,x neste dia!!!!

 

Aí eu comecei a divulgar meus dados, e 2 radialistas deram grande exposição a temperatura registrada dia 28 de junho aqui na minha estação. Menos mal...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.