Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - FEVEREIRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

Existem apostas para esse inverno seja com bons extremos mas não tão constante. Mas torço para que o recorde de 13/07/1923 seja quebrado em Blumenau/SC qdo chegou a -02,8ºC. Nosso amigo D Soares ficaria muito feliz, pois faria um bom frio na sua região...

 

Pois olha, Carlos...os dados meteorológicos históricos em Joinville são uma lástima...mas espero que possamos repetir ao menos 2008, que zerou em diversas áreas de Joinville....

 

Estou apostando nesse ano mínimas melhores daquela que eu consegui em julho desse ano, quando fez 5,7ºC...ano passado foi fraquinho em termos mínimas absolutas....

 

Caros amigos,

Eu sonho com aquela onda de frio de 75, quando experimentamos temperaturas durante o dia em Goiânia em torno de 5 a 7ºC, ou junho de 85, onde tivemos um longo período frio. Creio que Goiânia e Belo Horizonte são as capitais mais afetadas nos últimos anos por bloqueios atmosféricos que impedem uma queda mais significativa da temperatura quando do avanço das massas de ar frio. Espero que isso mude esse ano.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 346
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

É Marcos , aqui está insuportável mesmo..!! Quase 10 da noite e tenho 28,4 com 84% de umidade e céu nublado...está terrivel..!!

 

Isso é opressor... :sad:

 

Aqui em Curitiba, 22h10, chove fraco, venta um pouco e faz 19ºC no Centro Cívico.

 

SP, com 26ºC. Absurdo!

 

No MI, 13ºC, chuva forte e rajadas de 100km/h.

 

Aqui de fato estava surreal domingo de noite. Passava das 1h de segunda no horário de verão e fazia 24 out!

 

Tão surreal que, domingo à noite, eu estava em Mogi das Cruzes e me mandei p/ uma sorveteria que fica à uns 500m de casa de moto. Mandei as regras de segurança às favas e saí de regata, bermuda e tênis (27,5ºC às 20hs). :heat:

 

A mínima nesta segunda foi a mais alta do ano até agora: 21,4ºC em Itapevi.

Link to comment
Share on other sites

Esse ano gostaria que tivéssemos ao menos 1 Manada de Elefantes Polar entrando em nosso território sem ter a sua maior parte sendo desviada para o oceano, e com caminho livre como foi no ano passado que tivemos um período com caminho livre formando um corredor gelado na america do sul, e extremamente seca a ponto de ver mínimas negativas de 2 dígitos na serra e negativas generalizadas pelo Sul todo quase. Se for pra ter bloqueio que ele cause uma nevasca a ponto de ser vista pelos satélites ahahah

Link to comment
Share on other sites

A temperatura neste momento atingiu níveis simplesmente asquerosos. Está entre 30 e 31 aqui em casa e a umidade rondando os 80%...

Alegria de porto-alegrense no verão dura pouco. Choveu 23,3 mm aqui em casa e a temperatura não baixou dos 23,3°. Estava bom de manhã.

 

Mas agora o sol mal tentou aparecer e a claridade aumento. Resultado: a temperatura disparou!! Faz 29,0° com 76%! P.o. em 24,3°!! Venta de NO a 9,0 km/h.

 

Abraços sufocados!

Link to comment
Share on other sites

31,5 no Menino Deus e 31,2 na Sertório. Hoje o abafamento conseguiu superar tudo. A faxineira foi embora as 15:30 e até agora o chão da cozinha que ela passou pano úmido tem água nos cantos. A roupa não seca. Parece inverno, só uns 20 graus mais quente...

O pior não é isso: a temperatura disparou e... estancou até agora à noite!! Minha máxima foi de 30,1° às 16:24, mas estava 29,0° às... 19:35!! Agora está 27,5° com 76% e quase nublado com estratus. Se o teto estiver em 500 m é muito! Vento ZERO!! Fui encontrar uns amigos meus às 18 h e, claro, acabei totalmente enxarcado. Foi um dos piores dias! A u.r. mínima foi de 70%. Vou te contar...

 

A MetSul informou que o ciclone deve ficar 72 h parado na altura do Chuí. Ou seja: vamos ter vento, ar seco e, claro, mais chuva, já que esse ar seco deve enxugar essa maldita umidade.

 

Tomara que caia neve e deixe o Canadá no chinelo.

 

Abraços sufocados!

Link to comment
Share on other sites

31,5 no Menino Deus e 31,2 na Sertório. Hoje o abafamento conseguiu superar tudo. A faxineira foi embora as 15:30 e até agora o chão da cozinha que ela passou pano úmido tem água nos cantos. A roupa não seca. Parece inverno, só uns 20 graus mais quente...

O pior não é isso: a temperatura disparou e... estancou até agora à noite!! Minha máxima foi de 30,1° às 16:24, mas estava 29,0° às... 19:35!! Agora está 27,5° com 76% e quase nublado com estratus. Se o teto estiver em 500 m é muito! Vento ZERO!! Fui encontrar uns amigos meus às 18 h e, claro, acabei totalmente enxarcado. Foi um dos piores dias! A u.r. mínima foi de 70%. Vou te contar...

 

A MetSul informou que o ciclone deve ficar 72 h parado na altura do Chuí. Ou seja: vamos ter vento, ar seco e, claro, mais chuva, já que esse ar seco deve enxugar essa maldita umidade.

 

 

 

Tomara que caia neve e deixe o Canadá no chinelo.

 

Abraços sufocados!

 

 

Dê graças que aí via refrescar nos próximos dias! Aqui em Ctba a coisa vai continuar feia!!!! Tudo bem que a noite a temperatura sempre cai pra valores em torno de 20oC (e as mínimas tem sido abaixo disso), mas ninguém aqui tem AC em casa, he he he! Ou seja, quando fica dias e dias sem a mínima cair abaixo de 18oC por aqui, com 30oC a tarde com umidade, é uma TORTURA! Acho que vou me mudar para o meu carro, he he he!

Link to comment
Share on other sites

 

Dê graças que aí via refrescar nos próximos dias! Aqui em Ctba a coisa vai continuar feia!!!! Tudo bem que a noite a temperatura sempre cai pra valores em torno de 20oC (e as mínimas tem sido abaixo disso), mas ninguém aqui tem AC em casa, he he he! Ou seja, quando fica dias e dias sem a mínima cair abaixo de 18oC por aqui, com 30oC a tarde com umidade, é uma TORTURA! Acho que vou me mudar para o meu carro, he he he!

 

Pois é, as veses a gente se questiona que Curitiba não é tão preparada pro inverno, qualquer frio meia boca ja gela os ambientes, mas pro calor também não. Meu apartamento la é voltado com a sala e os quartos para face norte, pega sol praticamente o dia inteiro. Quando faz muitos dias quentes consecutivos, como agora, se torna um forno. Mas também, é aquele negocio, vale a pena colocar ar condicionado só por causa de algumas semanas no ano, de calor muito forte? Da mesma forma, será que vale a pena colocar calefação também por algumas semanas no ano de frio mais intenso? No geral, a cidade acaba ficando quase que 70% do ano com temperaturas amenas, que não justifica nem um nem outro.

 

O verão aqui na bahia ta sendo mais facil de encara, tem ar condicionado em quase tudo que é lugar. :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Sempre que começa a esquentar, eu levo a vida se ar condicionado em casa até onde aguentar...essa temporada foi praticamente inevitável não usar ar condicionado todos os dias de janeiro...

 

Mas tem uma particularidade: moro em apartamento, com uma das faces voltada a leste sem barreiras físicas. Dependendo das janelas que se abrem, o vento toma conta e o apartamento fica muito agradável, dispensando qualquer outro tipo de ventilação. :good:

Link to comment
Share on other sites

Cortina de água cobrindo POA!! Os prédios da Perimetral desapareceram!!! Fortes trovoadas e a chuva está forte, e aumentando!

 

Até agora choveu 3,5 mm, mas está aumentando. Faz 23,8°, a mínima do dia. De madrugada não baixamos dos 25,0°!! A máxima foi de 28,7° às 10 h em ponto. Venta de O a 13,5 km/h.

 

Bendita água!!

Link to comment
Share on other sites

Vou reclamar direitos autorais, da citação Forno Alegre,criada por mim há alguns anos atrás :heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Até o Chefe de Gabinete do Tarso, o VIni Wu, fez referência uhuahuhauha

Chove em Solecity, bastante vento.Faz 20º com o vento e garoa, sensação de 13º.

Link to comment
Share on other sites

Pode ficar com os direitos autorais, PHP! Melhor: fica com os direitos e o calor também, hehe!

 

Finalmente a chuva parou por aqui. Total acumulado: 31,7 mm! Na RBS foram 30,3 mm. Uma beleza de água!

 

O giro do ciclone jogou ar mais seco pelo RS, que organizou uma linha de instabilidade que vai desde a Grande POA até o Altoi Uruguai. Agora o núcleo mais duro da instabilidade está entrando na serra. Começou a chover a pouco em Caxias do Sul.

 

Agora tenho 23,2° e venta de NE a 3,9 km/h. Ao oeste o tempo está mais claro, mas nublado. Tomara que NÃO abra!!

Link to comment
Share on other sites

Aqui agora quase 32°C 70% umidade sensação térmica de 37°C VERÃO NOJENTO

 

O verão climático demorou pra começar, mas em compensação agora ele está cobrando juros compostos, taxas e impostos =/

 

Beto, estou com 30,8ºC aqui na Zona Sul de Joinville, região menos urbanizada...na sede do jornal AN a temperatura está em 31,7ºC...Em ambas a umidade está em torno de 70% e com muitas nuvens no céu.... :heat:

 

Concordo com o teu comentário sobre o verão climático...Quando tive um dia de dezembro com máxima em torno de 16ºC, achei que esse verão seria ameno....até o momento, ledo engano...

Link to comment
Share on other sites

Muita chuva na grande Florianópolis: aqui em Palhoça chove torrencialmente a mais de duas horas, fiquei sem luz por uma hora.

 

Infelizmente ainda não instalei o pluviômetro, mas é chuva com potencial de danos. Meu quintal está alagado.

 

Na estação de Santo Amaro da Imperatriz, uns 10km daqui, cerca de 30mm em uma hora (http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISCSANTO2)

Link to comment
Share on other sites

Um grande canal de umidade cobre metade do estado de SP, PR e SC no momento. Acontece que este não consegue

avançar até a zona da mata mineira, que segue sob a influência da ASAS, muito mais forte que o normal para esta

época do ano. Consequentemente, estamos na PIOR estiagem desde pelo menos 1974, quando a estação do INMET

mudou de lugar e começaram novos registros de chuva. Foi notícia hoje nos jornais locais inclusive.

 

Não chove desde o dia 17/01, e isso é extremamente incomum para a época do ano.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas registradas hoje no Paraná até as 8h

 

General Carneiro: 17,5 - inmet

Clevelândia: 17,9 - inmet

Castro: 18,6 - inmet

Foz do Iguaçu: 18,7 - inmet

Ibaití: 19,4 - inmet

Curitiba: 19,6 - inmet

Cascavel: 19,6 - Davis VP2

Ivaí: 19,8 - inmet

Curitiba: 19,9 - Oregon/Campo Comprido

Joaquim Távora: 20,0 - inmet

Nova Fátima: 20,1 - inmet

Marechal Cândido Rondon: 20,3 - inmet

Dois Vizinhos: 20,3 - inmet

Planalto: 20,3 - inmet

Maringá: 20,5 - inmet

Icaraíma: 21,3 - inmet

Goioerê: 21,4 - inmet

Diamante do Norte: 22,0 - inmet

Paranapoema: 22,3 - inmet

Morretes: 23,0 - inmet

Ilha do Mel: 24,2 - inmet

 

Rajada máxima do vento no Paraná até as 8h

 

Curitiba: 30,9km/h - Inmet

Icaraíma: 29,1km/h - Inmet

Goioerê: 28,4km/h - Inmet

Ilha do Mel: 24,1km/h - Inmet

Paranapoema: 23,4km/h - Inmet

Castro: 21,2km/h - Inmet

Maringá: 20,1km/h - Inmet

General Carneiro: 19,8km/h - Inmet

Diamante do Norte: 18,7km/h - Inmet

Ivaí: 18,3km/h - Inmet

Curitiba: 18,0km/h - Oregon/Campo Comprido

Marechal Cândido Rondon: 14,7km/h - Inmet

Clevelândia: 14,4km/h - Inmet

Cascavel: 12,9km/h - Davis VP2

Planalto: 12,9km/h - Inmet

Foz do Iguaçu: 11,5km/h - Inmet

Ibaití: 10,0km/h - Inmet

Nova Fátima: 9,3km/h - Inmet

Dois Vizinhos: 9,0km/h - Inmet

Joaquim Távora: 7,5km/h - Inmet

Morretes: 0,0km/h - Inmet

Link to comment
Share on other sites

Guarujá - Minima de hoje / 27,7ºC com 90%

Minha mínima foi de 22,4° com chuva. Pior que não sei quanto choveu nessa noite, mas creio que foi em torno de 10 mm. Tenho de esperar minha estação "limpar" os dados de ontem e tirar a diferença.

 

Esse calor no Guarujá está igual às nossas noites na onda de calor de fevereiro de 2010. Show de horror!

 

A mínima em SP (Mirante Santana) foi de incríveis 23,6°!!! :good2: Em Moela ficou igual a tua casa: 27,7°. É isso que dá ter uma frente "fria" logo ao sul: o calor fica retido na parte imediatamente à frente.

 

Aqui tenho 23,5°. Chuva fraca. Uma delícia... até o sol voltar, claro. Ontem tive máxima de 28,7° com 70% de u.r. mínima. Não aguente mais a combinação calor + umidade.

 

Abraços sufocados!

Link to comment
Share on other sites

olhando esse forno ai no sul/sudeste, to começando achar o verão da BA agradavel hehe

 

No aeroporto de Porto Seguro as minimas tem ficado em 22ºC/23ºC e as máximas em 30ºC/31ºC...como no litoral bate uma brisa constante, acaba ficando bem agradavel :hi:

 

O que mata é o sol. 5min e vc ja sente a pele cozinhar.

Link to comment
Share on other sites

olhando esse forno ai no sul/sudeste, to começando achar o verão da BA agradavel hehe

 

No aeroporto de Porto Seguro as minimas tem ficado em 22ºC/23ºC e as máximas em 30ºC/31ºC...como no litoral bate uma brisa constante, acaba ficando bem agradavel :hi:

 

O que mata é o sol. 5min e vc ja sente a pele cozinhar.

 

O problema aqui no Sul não é a temperatura em si, e sim a umidade amazônica, agora por exemplo está 32°C às 15:00 e sensação térmica de 39°C :evil:

 

Fora que os dias aqui são mais longos que na bahia nessa epoca do ano

Link to comment
Share on other sites

Nem se compara o calor do Sul e do Sudeste ao litoral S da BA. Nessa região da BA é MUITO melhor!! Raramente atinge 35° e sempre há vento marítimo, e geralmente há uma boa chuva de verão. É um dos locais do Brasil com menor temperatura máxima absoluta. Se passou de 36°/37° foi muito!

 

Agora tenho 25,3° com 77%. Tive máxima de 26,3° até o momento. Espero que fique nisso! E começa a chover fraco.

Link to comment
Share on other sites

 

Dê graças que aí via refrescar nos próximos dias! Aqui em Ctba a coisa vai continuar feia!!!! Tudo bem que a noite a temperatura sempre cai pra valores em torno de 20oC (e as mínimas tem sido abaixo disso), mas ninguém aqui tem AC em casa, he he he! Ou seja, quando fica dias e dias sem a mínima cair abaixo de 18oC por aqui, com 30oC a tarde com umidade, é uma TORTURA! Acho que vou me mudar para o meu carro, he he he!

 

Pois é, as veses a gente se questiona que Curitiba não é tão preparada pro inverno, qualquer frio meia boca ja gela os ambientes, mas pro calor também não. Meu apartamento la é voltado com a sala e os quartos para face norte, pega sol praticamente o dia inteiro. Quando faz muitos dias quentes consecutivos, como agora, se torna um forno. Mas também, é aquele negocio, vale a pena colocar ar condicionado só por causa de algumas semanas no ano, de calor muito forte? Da mesma forma, será que vale a pena colocar calefação também por algumas semanas no ano de frio mais intenso? No geral, a cidade acaba ficando quase que 70% do ano com temperaturas amenas, que não justifica nem um nem outro.

 

O verão aqui na bahia ta sendo mais facil de encara, tem ar condicionado em quase tudo que é lugar. :pleasantry:

 

É meio por aí! Aquecedores a óleo são um investimento muito menor que a calefação central, que para se pagar teria de ser usada muitos e muitos dias, o que não ocorre por aqui. QUanto a ar-condicionado nem pensar! Um amigo meu é Diretor da Roche e mora em Basel. Lá geralmente rola umas duas semanas bem quentes no verão, mas é PROIBIDO ter ar condicionado por lá! Ou seja, a Europa é muito mais consciente que os EUA, que torram sua energia abundante e barata para tentar crescer a taxas de país em desenvolvimento! É ridículo ver oque fazem com aquecimento e refrigeração nos hoteis e casas americanos. Acho que nós aqui em Ctba acabamos ficando mais pro lado dos Europeus em função da imigração e o costume deste povo em racionar as coisas. ALém de não termos muitos extremos de temperatura e também não termos tanto dinheiro, he he he!

Comprei meu ventilador naqueles dias infernais do verão-menino do ano passado. Apesar das médias deste verão estarem muito altas, não chega nem aos pés do ano passado!

Link to comment
Share on other sites

Nos últimos dias aqui a temperatura tem chegado nos 30 C de tarde e sem chuva. Já de noite com o céu limpo tem caido bem! Mínimas perto dos 17 C

Hj q a situação mudou, de tarde veio uma chuva forte, com raios e rajadas de vento de 60 km no aero! Agora em Uberlandia faz 23 C, e pelo q eu to vendo no satélite deve chover mais ainda essa noite

Link to comment
Share on other sites

Guarujá - Minima de hoje / 27,7ºC com 90%

Minha mínima foi de 22,4° com chuva. Pior que não sei quanto choveu nessa noite, mas creio que foi em torno de 10 mm. Tenho de esperar minha estação "limpar" os dados de ontem e tirar a diferença.

 

Esse calor no Guarujá está igual às nossas noites na onda de calor de fevereiro de 2010. Show de horror!

 

A mínima em SP (Mirante Santana) foi de incríveis 23,6°!!! :good2: Em Moela ficou igual a tua casa: 27,7°. É isso que dá ter uma frente "fria" logo ao sul: o calor fica retido na parte imediatamente à frente.

 

Aqui tenho 23,5°. Chuva fraca. Uma delícia... até o sol voltar, claro. Ontem tive máxima de 28,7° com 70% de u.r. mínima. Não aguente mais a combinação calor + umidade.

 

Abraços sufocados!

 

Cada dia eu tenho mais certeza de que a a capital paulista é quase uma Santos encravada no planalto, rs! :laugh:

 

Ontem, a mínima em Itapevi foi de 17,4ºC. Para refrescar um pouco a casa, abro portas e janelas no início da manhã. :good:

Link to comment
Share on other sites

Essa é certamente uma das maiores mínima de SP nos últimos anos!! Se for a maior não será novidade!

 

Aqui em casa estou com as seguintes médias nos 10 primeiros dias de fevereiro:

 

mínima: 22,6°

máxima: 30,9°

simples: 26,75°

u.r. mínima: 59,8%

 

Hoje tive a menor máxima do mês até agora: 26,4°. A mínima foi de 22,3°. Acumulei 10,6 mm de chuva pela manhã.

 

Agora faz 22,3° com 82% e o tempo está bom. Temperatura caindo. :good2:

Link to comment
Share on other sites

 

Dê graças que aí via refrescar nos próximos dias! Aqui em Ctba a coisa vai continuar feia!!!! Tudo bem que a noite a temperatura sempre cai pra valores em torno de 20oC (e as mínimas tem sido abaixo disso), mas ninguém aqui tem AC em casa, he he he! Ou seja, quando fica dias e dias sem a mínima cair abaixo de 18oC por aqui, com 30oC a tarde com umidade, é uma TORTURA! Acho que vou me mudar para o meu carro, he he he!

 

Pois é, as veses a gente se questiona que Curitiba não é tão preparada pro inverno, qualquer frio meia boca ja gela os ambientes, mas pro calor também não. Meu apartamento la é voltado com a sala e os quartos para face norte, pega sol praticamente o dia inteiro. Quando faz muitos dias quentes consecutivos, como agora, se torna um forno. Mas também, é aquele negocio, vale a pena colocar ar condicionado só por causa de algumas semanas no ano, de calor muito forte? Da mesma forma, será que vale a pena colocar calefação também por algumas semanas no ano de frio mais intenso? No geral, a cidade acaba ficando quase que 70% do ano com temperaturas amenas, que não justifica nem um nem outro.

 

O verão aqui na bahia ta sendo mais facil de encara, tem ar condicionado em quase tudo que é lugar. :pleasantry:

 

É meio por aí! Aquecedores a óleo são um investimento muito menor que a calefação central, que para se pagar teria de ser usada muitos e muitos dias, o que não ocorre por aqui. QUanto a ar-condicionado nem pensar! Um amigo meu é Diretor da Roche e mora em Basel. Lá geralmente rola umas duas semanas bem quentes no verão, mas é PROIBIDO ter ar condicionado por lá! Ou seja, a Europa é muito mais consciente que os EUA, que torram sua energia abundante e barata para tentar crescer a taxas de país em desenvolvimento! É ridículo ver oque fazem com aquecimento e refrigeração nos hoteis e casas americanos. Acho que nós aqui em Ctba acabamos ficando mais pro lado dos Europeus em função da imigração e o costume deste povo em racionar as coisas. ALém de não termos muitos extremos de temperatura e também não termos tanto dinheiro, he he he!

Comprei meu ventilador naqueles dias infernais do verão-menino do ano passado. Apesar das médias deste verão estarem muito altas, não chega nem aos pés do ano passado!

 

Zé, estaria o uso exacerbado de a/c nos EUA ligado à cultura consumista da sua população ou à necessidade, mesmo? Já imaginou como deve ser a vida de um indivíduo em Houston, onde todo ano chega à 38C por mais de 60 dias (pense bem nestes valores...), sem a/c e com toda aquela umidade do Golfo do México? Deve ser uma tortura de vida. E isso não se restringe apenas ao Texas, mas à grande parte do meio oeste. Tem ainda todos os desertos do oeste. Exagero, na minha opinião, seria ver a/c sendo usado no verão de Seattle ou aquecimento no inverno de Orlando. Condicionamento de ambientes é algo importante na qualidade de vida e de trabalho de pessoas expostas a climas extremos, e o verão dos EUA certamente está entre os mais extremos do mundo.

Link to comment
Share on other sites

"Raios, Raios dúplos, Raios Tríplos..." :laugh:

 

Tá feia a coisa no litoral de SP e norte de SC, DF e parte de GO:

 

Estava instalando minha estação ontem...a quantidade de raios que presenciei me fez pensar em colocar um pararraio nela....fiquei receoso com o que pode acontecer se um raio atingir a PWS...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.