Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Allef Matos

Moderators
  • Content count

    764
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    4

Allef Matos last won the day on July 17 2018

Allef Matos had the most liked content!

Community Reputation

586 Excellent

2 Followers

About Allef Matos

  • Birthday 03/12/1994

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. A massa polar de depois de amanhã deve trazer uma virada impressionante para o RS. Só para terem uma ideia Pelotas deve sair de 23/25ºC no dia 25 para 2/3ºC no dia 26. Essa massa por ser bastante seca e estável deve trazer temperaturas mínimas expressivas, com negativas em várias localidades e geadas amplas. Advecção fria e seca. As 18 horas do dia 25 00 horas do dia 26. Umidade despenca mesmo durante a noite. Ponto de orvalho para o horário E para a noite do dia 26 e madrugada do dia 27 Umidade em 850 hPa Umidade em 900 hPa As temperaturas mínimas podem surpreender e a geada será forte. Único porém é o vento norte que pode atrapalhar no final da madrugada, mas baixadas protegidas sem dúvida brilharão, especialmente na campanha, sul e centro do estado.
  2. Não é da baixada, é a estação na Serra dos Veledas que instalamos no ultimo dia 11 de maio. Fica a 470 m. Além de ser mais alta, é mais borda de serra que o Parque Charrua. Venta muito mais. A estação da baixada está fora do ar faz dias. Problemas de internet.
  3. O Pires ta com problema de internet. O Vimes está temporariamente sem estação.
  4. Entramos em contato ontem com o pessoal da chácara lá no Passo dos Pires, em PM. Disseram que a mínima ontem foi de 0ºC. Na verdade não é bem a mínima, mas sim a temperatura instantânea do console quando olham entre 7/7:30 da manhã, antes de iniciarem suas atividades. Pode até ter rolado uma negativa de leve. O pessoal lá é meio simples, então não sabem lidar bem com o console. Vamos tentar essa semana resolver o problema com a internet lá. Em tempo, mínima hoje de 5,3ºC em Pelotas. Em Jaguarão 6,3ºC e Rio Grande 7,8ºC.
  5. Amanhecer friozinho no RS. Mínima de 3,8°C em Quaraí, Pelotas e Livramento. Em Dom Pedrito 4,0°C. No Passo dos Pires e Vimes, alem das baixadas do arredores da Serra do Sudeste e fronteira pode ter feito 0°C. Próxima noite ainda será gelada.
  6. Saída do ECMWF da 0z do dia 19 de Maio de 2018 ( Há exatos 1 ano). Saída do ECMWF da 0z de hoje Nunca estive tão desanimado em um final de maio como agora, principalmente por hoje saber do que a nossa querida América do Sul é capaz de nos entragar (2017, 2015, 2014 e outros).
  7. Valeu, pessoal. Agora é torcer para natureza nos presentear com bons eventos e assim testarmos o lugar.
  8. Eu, @Gabriel Cassol e @Fernando Rafael, com ajuda de alguns amigos, instalamos no sábado, dia 10, uma estação Davis Pro-2 6153 na Serra dos Veledas, em Pinheiro Machado. Ficou registrando a semana toda offline. Hoje retornamos ao local para deixa-la online e fazer mais alguns ajustes no suporte e no cercado. Agora está topíssima, atualizando em tempo real e o fato de ser campos limpos, livres de árvores e obstáculos, permitiu deixar todos os sensores rigorosamente nos padrões da OMM. A localidade fica em uma propriedade rural a 10 km da área urbana de Pinheiro Machado, é um dos pontos culminantes da metade sul gaúcha (470 m de altitude) e é full borda da Serra do Sudeste. Tem também uma beleza exuberante e peculiar. Venta que é uma beleza. A estação meteorológica, sentido Sul/Sudoeste Sentido sudoeste/oeste, com a torre anemométrica ao fundo no ponto culminante (476 m segundo o exército). Sentido norte/nordeste Sentido leste/Nordeste, com a sede de Pinheiro Machado ao fundo. ALGUMAS DA PAISAGEM Sul/sudoeste, sentido Pedras Altas/Herval/Aceguá Sentido oeste (Campanha) Bueno, é isso gurizada. Esse lugar promete!!! Quem quiser acompanhar: https://www.weatherlink.com/bulletin/a7efb4f6-f444-4020-8b38-8bafdcc76903
  9. -32,8ºC é muito gelo, mas perde para os -67,8ºC de Vacas Gordas e do Passo dos Vimes. São os recordes nacionais.😂😂😂 Brincadeiras a parte, de fato é triste ver todos estes hellcordes. Aqui, no ultimo domingo, igualamos o recorde de 1991 de maior mínima para maio. Foi de 21,0ºC. Até dia 20 as anomalias devem estar entre +3/+4ºC.
  10. O problema na América do Sul é que testemunhamos uma verdadeira dinâmica tropical em expansão. É como se a atmosfera tropical, barotrópica, estivesse se expandindo para as latitudes médias. Observamos as médias mínimas aumentando expressivamente, enquanto a média máxima em muitos lugares está quase constante no tempo, ou seja, as amplitudes estão suavizando, inclusive nos extremos. Não demora vai começar a repercutir na amplitude entre o mês mais frio e o mês mais quente também. Um claro sinal de tropicalização, possivelmente até maior que em lugares onde a magnitude do aquecimento é maior. Logo vamos começar a substituir as uvas e as oliveiras pelo café e pelo caju, na campanha.
  11. Pela previsão bruta do Europeu, não baixa de 13ºC em Pelotas em toda grade (até dia 16). E sem máxima sub-20ºC também. Na prática a mínima seria de 10ºC durante todo o período e de fato sem máxima sub-20ºC. Aqui é latitude 32ºS!!!!!!!!!!! Um mês que costuma dar boas geadas e tem média de 15ºC.
  12. Exatamente. Pelo GFS teremos no dia 5 de maio 21/30ºC. Uma mínima maior que a média máxima do mês 😂
  13. Renan, a média de maio é 11,4/20,5ºC. Para os primeiros dez dias é 12/22ºC.
  14. Olha que primor essa previsão do Euro pra cá. Essa imundície em plena latitude 32ºS ou será que olhei pra 23ºS ? 😁 🤡😂
  15. Pelotas amanheceu hoje com 8,2ºC. O Passo dos Pires está offline e o Vimes perdeu sinal no meio da madrugada, quando voltou as 8 e pouco da manhã estava com 8,2ºC. Ambos devem ter tido 4/5ºC. Para os próximos dias, sem comentários. É desolador ver que o que achávamos ser um pesadelo prestes a acabar (uns anos atrás), na verdade se tornou a realidade lúcida, nua e crua do nosso clima. Não tem nevasca ou super inverno que venha oferecer alento a todo esse padrão tenebroso que temos atravessado.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.