Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Allef Matos

Moderators
  • Content count

    748
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    4

Allef Matos last won the day on July 17 2018

Allef Matos had the most liked content!

Community Reputation

522 Excellent

2 Followers

About Allef Matos

  • Birthday 03/12/1994

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Allef Matos

    O Tempo Antigamente

    Estes dados do MT apesar de existirem não estão corretos. Já fui verificar. As menores temperaturas que consegui no MT foi -1ºC em Cáceres, Sangradouro e Poxoréo. Aqui no RS todo sul gaúcho está como 0ºC e negativas são comuns. Alguns registros históricos: Bagé: -7,3ºC Pelotas: -6,8ºC Jaguarão: -4,7ºC (era um baita topo) Os topos de Piratini, Encruzilhada e Caçapava já tiveram -5ºC. Depois trago mais dados.
  2. Pois é, o verão da campanha tem médias menores que os da capital paulista de hoje. Nem dá pra falar do abafamento já que é a época de menor umidade na região e ainda temos entradas de ar frio. Essa impressão é causada por alguns gaúchos que adoram alarmar e exagerar. Pelotas também está com a mesma média de Março e sem tendência de reverter nos próximos dias. OIhem o meteograma do ECMWF para os próximos dias. Ridículo é pouco, vai manter essas anomalias de +2/+2,xºC. #Abrilixo #AbrilasPortasdoInferno
  3. Está longe de uma dinâmica de outono. É que sempre foi pintado o verão da campanha como muito quente, coisa que não existe. Esse ideia equivocada atrapalha as vezes na avaliação. Respondendo a pergunta estamos no máximo numa transição e com anomalias positivas bem expressivas pra abril (+2 por aí).
  4. Os modelos estão na Disney em relação a toda essa chuva no Rio. Mas analisando agora, percebe-se que as condições sinóticas presentes exigiam um certo cuidado e atenção. Havia um cavado de ondas curtas deslocando lentamente próximo ao Rio de Janeiro e havia termodinâmica favorável (intenso calor na tarde de ontem). Estes fatores são suficientes para deixar o tempo bastante instável (muitas tempestades e SCM's são originados em ambientes com a presença destes cavados de ondas curtas). Outro detalhe é a grande advecção de umidade em baixos níveis, devido ao sistema de baixa pressão próximo a costa do Sudeste. Juntou forte instabilidade com grande disponibilidade de umidade. Pra variar este quadro se manteve nas horas seguintes.
  5. De fato massas polares marítimas podem ser englobadas por ela, intensificando-a. Principalmente quando está deslocada mais próxima do nosso continente. Geralmente ocorre muito nestes meses atípicos do nosso inverno, mas também ocorre em situações normais.
  6. A ASAS é diferente de mp marítima ou da mp que se maritimiza após passar pelo continente! Ela é um anticiclone semi-permanente formado pela circulação geral da atmosfera. Ao longo do ano está ali sobre o atlântico sul tropical/subtropical, variando de posicição e intensidade. Sua circulação gera os alísios de sudeste e todos os demais fenômenos associados ou iniciados por esta componente dos alísios (ZCIT, JBN e etc). Portanto seu papel é crucial !! Acontece que infelizmente, as vezes, ela se desloca mais para sudoeste e se haver alguma configuração de bloqueio nos médios e altos níveis da troposfera, o terror está armado. Os cavados frontais não consegue se amplificar de maneira alguma para as baixas latitudes e consequentemente os sistemas transientes são totalmente bloqueados. Pra variar a ASAS em superfície drena o ar quente das baixas latitudes para as latitudes mais altas.
  7. O Abril as portas do inferno segue a toda aqui no sul gaúcho. Hoje um típico dia de outono (em Cuiabá) com 20,7/32,1ºC. Fazia quase 1 mês que não trintava na estação. ST chegou a 38ºC. Nos próximos dias refresca, mas sem resfriamento significativo. Já é alguma coisa. 😅
  8. O mês de março aqui na região: Médias horárias em alguma delas: Pinheiro (Charrua): 18,3ºC Pinheiro (Passo): 18,6ºC Herval (Guarda Nova): 18,7ºC Canguçu (INMET): 19,2ºC Bagé (INMET): 20,5ºC Pelotas (Colina): 20,5ºC Jaguarão (INMET) : 21,0ºC
  9. O ECMWF foi o melhor modelo para este sistema. Em nenhum momento chegou a dar furacão, nem colocou landfall e nem dava o sistema rapidamente indo para alto mar como alguns modelos chegaram a dar. Sempre deu o sistema descendo paralelo a costa e só depois indo para alto mar. E cá entre nós foi um sistema bem difícil de se prever. Lavou a alma frente as várias bolas foras que vinha dando nas ultimas semanas. Decepção total com o UKMET que em geral é um ótimo modelo para ciclones, muitas vezes o melhor de todos. Mijou totalmente fora do pinico.
  10. IBA pelo FV3 está no momento com pressão ao redor de 1003 hPa e vento sustentado entre 75/80 km/h. A tarde deve ter pressão de 996 hPa e vento sustentado de quase 100 km/h. O máximo deve ocorrer na manhã de terça com 994 hPa e vento sustentado ao redor dos 100 km/h. O GFS old concorda:
  11. QUE MOMENTO HISTÓRICO!! ESTOU MUITO EMPOLGADO E FELIZ. TORCENDO PRA IBA SE TORNAR UM FURACÃO, MAS LONGE DA COSTA. 😀 ❤️
  12. WRF na 0z veio com um poderoso furacão na costa. O centro de pressão seria inferior a 980 hPa. Temperatura ao redor de 28ºC em 850 hPa próximo ao olho. E positiva em 500 hPa, onde a temperatura costuma ser negativa! Rajadas de vento extrapolam a escala. Vamos seguir acompanhando!
  13. Impressionante esta saída do GFS. O UKMET manteve o cenário das ultimas rodadas, em que mostra a Tempestade Tropical fazendo landfall no norte do ES. Atenção para os acumulados de chuva previstos para o litoral e norte do ES. Dando um zoom a
  14. A 12 Z do UKMET segue apostando na Tempestade Tropical e fazendo landfall no ES.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.