Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Allef Matos

Moderators
  • Content count

    789
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    4

Allef Matos last won the day on July 17 2018

Allef Matos had the most liked content!

Community Reputation

822 Excellent

2 Followers

About Allef Matos

  • Birthday 03/12/1994

Location

  • Location
    Blumenau

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Allef Matos

    Monitoramento e previsão Europa - 2020

    Que horripilante o inverno nestas áreas. Impressionante demais.😱
  2. O cenário dos modelos é por demais de interessante tanto para hoje como para os próximos dias no Rio Grande do Sul. Neste dia 09 uma ampla crista em 200/250 hPa se estende por parte do cone-sul, associado ao transporte meridional de ar quente e dificultando o deslocamento de sistemas transientes pela região. Em 500 hPa uma alta sobre posicionada sobre o norte da Argentina influenciando o tempo nesta região e nas áreas próximas. Esse sistema gera movimento subsidente e inibe a formação de nuvens de chuva. A compressão adiabática associada e a radiação solar incidente, juntamente com o transporte meridional de calor favorece a elevação acentuada da temperatura. Pelo campo de altura geopotencial em 500 hPa (figura abaixo) é possível visualizar melhor a crista. Ela se estendendo até próximo ao centro-sul da Argentina. Para quem não sabe a temperatura na coluna troposférica influencia a altura geopotencial. Valores mais altos de altura geopotencial denota presença de ar quente inchando a coluna e elevando a superfície geopotencial no dado nível. Enquanto ar frio comprime a coluna e diminui a altura no nível a que se está medindo. Um campo excelente para estes tipos de análises é o campo de espessura geopotencial entre 500 hPa e 1000 hPa. Temperatura máxima prevista pelo ECMWF na tarde de hoje. Reparem no RS. Importante lembrar que o Euro é conservador para temperaturas, não raro acontece de fazer 2 ou até 3°C acima dos valores brutos, principalmente nas cidades de menor altitude. Isso abre chance para beliscar os recordes em alguns lugares. O padrão se mantém nos próximos dias. No dia 14 há chances reais de quebras de recordes absolutos para março. Para terem uma ideia vai alguns recordes em março no RS: Uruguaiana: 39,7°C (1953) São Gabriel: 39,4°C (1925) Bagé: 39,2°C (1953) Pelotas: 39,1°C (1926) Porto Alegre: 38,9°C (1926) Encruzilhada do Sul: 38,4°C (1926) Algumas saídas já chegaram a colocar esses valores brutos para as cidades da campanha, sul, oeste gaúcho e até mesmo grande POA. Contudo ainda tem que seguir monitorando já que falta alguns dias até lá.
  3. Previsão para Pelotas. É uma verdadeira aberração se tratando de março. Depois de10 anos sem meses de março quentes no RS a situação mudou.
  4. Infelizmente o gradiente de pressão não favoreceu estabilidade no sul gaúcho. Houve alguma estabilidade a oeste de Bagé. Poderia ter feito menos na Olaria.
  5. Boa tarde, pessoal Não sei se foi comentado aqui, mas a estação do Passo da Olaria em Pinheiro Machado está online há dois dias. Segue o link para os que quiserem acompanhar: https://www.weatherlink.com/embeddablePage/show/9d33584254034df988a53b4b09423b7e/summary Em tempo muito calor por lá hj, variação de 17,3/34,9°C. Outras cidades da região como Jaguarão, Rio Grande e Pelotas com 35/36°C. No feriado do carnaval pode ir a sub-5°C na Olaria.
  6. Pessoal, meta alcançada. Nos próximos dias a Olaria volta online. Muita gratidão a todos os que contribuíram. Que o universo retribua em dobro a todos vocês.
  7. Os dados da Olaria no curto tempo de vida para o pessoal relembrar. Qualquer ajuda é bem vinda. Aos que já ajudaram, gratidão.
  8. São GabriHell teve 41,2°C. Isso sim é um recorde!
  9. Novamente 41°C na convencional de Bagé.
  10. Todo mundo sabe que o dado consta no banco de dados do INMET. Mas a consideração a cerca do dado está aí. O fato de ser INMET não impede de haver erros. Dia 31 vai a 46°C em Bagé.
  11. Eu e mais alguns aqui no fórum acompanhamos Bagé faz um bom tempo. Temos todos os dados de lá desde que foi fundada há mais de 100 anos, diga-se de passagem. Essa estação convencional tá bugada faz tempo. Vem registrando sucessivos recordes (setembro, outubro e agora em dezembro). Fora outras estranhezas. Quem acompanha o clima da região sabe que 41°C naquela localidade da estação é bastante difícil, para não dizer improvável.
  12. O 40,9°C da convencional de Bagé é mais fake que a neve do Campo dos Goytacazes.
  13. Canguçu é uma prima de Pinheiro. Os locais mais parecidos são Pedras Altas e Herval. Essas sim são irmãs, por pegar a mesma borda oeste/sudoeste da Serra do Sudeste. Ainda tem Piratini com parentesco maior que Canguçu. Aliás diria que Herval, Pedras Altas e Piratini são mais frias que Canguçu. As duas primeiras por estarem mais ao sul e mais pro lado da Campanha, próximo aos centros anticiclônicos nos pós-advecção (quando a MP ainda tá nova, fresquinha), e por terem excelente efeito de borda de serra. Piratini diria que é mais fria pelo formato do relevo ser melhor para mínimas, e na máxima se perder é pouca coisa. Não duvidaria nem que o interior alto de Bagé e o de Pelotas serem mais frios. Enfim, Canguçu é inegavelmente fria, mas pode ter vários outros locais/municípios mais frios no sul gaúcho, ao contrário do que era pressuposto até então neste espaço.
  14. Em médias anual São José dos Ausentes sem dúvida levará vantagem. Nas médias de inverno e extremos de mínimas é uma das candidatas ao pódio no RS, mas só acompanhando para termos certeza. De qualquer forma um excelente lugar.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.