Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JANEIRO 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 451
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Aqui em casa, tive 2 dias seguidos com minima de 14.8C

 

Fazendo uma errata. Em negrito, os trechos modificados. :hang1: :punish:

 

Situação aqui:

- Quinta: madrugada abafada e sem vento até umas 4h50, quando desabou o mundo. Chuva o tempo todo desde 4h50.

16,7 (às 24h) / 22,4 (às 0h00)

 

- Sexta: chuva o dia todo, trocando por garoa de noite.

15,8 (mínima noturna) / 17,8

 

- Sábado: amanheceu encoberto sem garoa, abriu pelas 15h30 (parcialmente nublado) e de noite variou entre parciaalmente nublado e muitas nuvens.

15,3 (matinal mesmo) / 22,7

 

- Domingo: madrugada com poucas nuvens, encobrindo junto com o amanhecer. Parcialmente nublado de tarde, limpando de noite.

15,7 / 23,0

 

- Segunda: a madrugada foi um xerox da de domingo. Depois de um manhã mais fechada, abriu de tarde ficando parcialmnte nublado. Poucas nuvens agora no fim de tarde/início de noite.

15,4 / 23,4

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Forte temporal em Juiz de Fora na última hora. Tivemos raios, vento intenso e chuva

torrencial por aproximadamente 1 hora. Há várias partes da cidade alagadas. Infelizmente,

estou no aguardo para notícias ruins.

 

Nossa, I love Juiz de fora!!!!!!! Já teve notícias do temporal Renan? Teve granizo? A temp. deve ter despencado também ein... ja tava friozim antes. Que saudades da tua terra, eu amo d+ aí!

 

Não houve granizo, mas realmente a temperatura caiu bem. Mínima de 15,2ºC na estação do INMET.

Com relação aos estragos, eu ainda preciso ver mais notícias, mas basta dizer que as duas principais

avenidas da cidade, Av. Rio Branco e Av. Itamar Franco (também conhecida como Av. Independência)

ficaram intransitáveis durante o temporal, pois alguns pontos ficaram inundados.

Link to comment
Share on other sites

Realmente, as temperaturas no Sudeste surpreendem.

Aqui, já está se desenhando um forte calor nesta semana.

gostaria de saber o que houve com o site da Metsul -hein?- não é atualizado há meses.

Porto Alegre quando esquenta é terrível. a cidade vira um deserto, escaldante.

Acho que teremos essa situação aqui nesta semana.

abraços

Link to comment
Share on other sites

Realmente, as temperaturas no Sudeste surpreendem.

Aqui, já está se desenhando um forte calor nesta semana.

gostaria de saber o que houve com o site da Metsul -hein?- não é atualizado há meses.

Porto Alegre quando esquenta é terrível. a cidade vira um deserto, escaldante.

Acho que teremos essa situação aqui nesta semana.

abraços

 

O AAA pode falar melhor, mas até onde eu acompanho a empresa está atuando forte via Twitter agora. A Metsul acompanha as tendências do mundo digital! Blogs estão caindo em desuso!

Link to comment
Share on other sites

Impressionante este frio no Sudeste, Campos do Jordão bateu 05,4 , a capital paulista deu 13,0 no Iag e apenas 09,0 graus no Marcilaq....tipico de maio por aqui

 

Tipo, Marsilac é um monstro! Caramba, como as mínimas são baixas por lá! Como foi o deslocamento dessa MP?? Como exemplo, o planalto norte catarinense, mesmo as cidades mais a leste, tiveram mínimas comportadas no últimos dias, na faixa dos 11 a 13ºC, e geralmente estão em locais pouco habitados também, como Marsilac. Para explicar valores tão baixos nesta região, o cuore da mp deve ter ficado bem próximo da região, e a ausência de nuvens (apenas névoa pela manhã) devem ter ocasionado tamanha queda de temperatura.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Frio de Maio em Janeiro:

 

SP

 

Campos do Jordão (Vl Inglesa): 05,4

Campos do Jordão (Aut-Cptec): 07,0

Campos do Jordão (Jaguaribe/Aut-Inmet): 07,1

São Roque: 10,0

Itapetininga: 10,6

Tietê: 11,0

Jundiaí: 11,1

São Lourenço da Serra: 11,3

São Luis do Paraitinga: 11,3

Limeira: 11,4

Capão Bonito: 11,4

Barra do Turvo: 11,8

Campo Limpo Paulista: 11,8

Piracaia: 12,1

Nazaré Paulista: 12,5

Apiaí: 12,6

Bom Jesus dos Perdões: 12,8

Bragança Paulista: 12,8

Campinas: 12,8

Atibaia: 12,8

São Miguel do Arcanjo: 13,2

Sorocaba: 14,1

Piracicaba: 14,1

Itapira: 14,2

 

SP - Capital

 

São Paulo (Marcilaq): 09,0

Barueri: 12,6

São Paulo (Iag-Usp / Agua Funda): 13,0

São Paulo (Tremembé): 13,1

São Paulo (Pirituba): 13,2

São Paulo (Parelheiros): 13,8

São Paulo (Aut-Mirante de Santana): 14,4

São Paulo (M Boi Mirim): 14,7

 

SP - Litoral

 

Caraguatatuba: 15,7

Iguape: 16,2

Peruíbe: 17,4

Itanhaem: 17,5

Santos: 18,0

Ilhabela: 18,0

 

MG

 

Monte Verde: 06,6

Maria da Fé: 09,5

Extrema: 11,3

Barbacena: 13,9

Belo Horizonte (Aut-Inmet): 15,8

 

RJ:

 

Pico do Couto: 12,0

Nova Friburgo: 13,1

Teresópolis: 14,1

Rio de Janeiro (Marambaia): 18,2

Rio de Janeiro (Vl Militar): 18,8

Rio de Janeiro (Jacarepagua): 19,7

Rio de Janeiro (Forte Copa): 20,0

Link to comment
Share on other sites

Realmente, as temperaturas no Sudeste surpreendem.

Aqui, já está se desenhando um forte calor nesta semana.

gostaria de saber o que houve com o site da Metsul -hein?- não é atualizado há meses.

Porto Alegre quando esquenta é terrível. a cidade vira um deserto, escaldante.

Acho que teremos essa situação aqui nesta semana.

abraços

 

O AAA pode falar melhor, mas até onde eu acompanho a empresa está atuando forte via Twitter agora. A Metsul acompanha as tendências do mundo digital! Blogs estão caindo em desuso!

 

Se é esse o caso, preciso confessar que preferia como era antes!! Ainda não consegui virar um fã do tweeter. Fala isso de maneira geral, não consigo acompanhar com gosto o tweeter de ninguém, acho um negócio meio "esquisito"...

Mas pelo jeito, vou ter q aprender a gostar! Acho que é questão de tempo! :laugh:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Caracas, João! 5,4C em janeiro é raríssimo em CDJ!

 

Essa semana que começa deve ser a mais quente do ano no RS. Teremos uma severa onda de calor (Texas Standard) pela intensidade e duração. POA deve bater 40C em alguns bairros e o interior do RS pode ir aos 41C/42C.

Impressionante esse frio e na cidade de São Paulo!! Mínima de um dígito em qualquer lugar de POA em janeiro é um SONHO!! No INMET a mínima absoluta fica em 10,X° na primeira metade do século XX e 11,X° nas últimas décadas.

 

Por falar em calor, essa onda de calor que teremos coincidirá com o período da onda de calor de 2010. Só espero não termos aquele show de horror daquele ano! Deuzulivre!!

 

Nessa noite o vento parou por completo e refrescou. Tive mínima de 19,1°. Mas agora já faz 28,0° com 61% e quase não venta: OSO a 2,3 km/h.

 

Abraços extremos!

Link to comment
Share on other sites

Caracas, João! 5,4C em janeiro é raríssimo em CDJ!

 

Essa semana que começa deve ser a mais quente do ano no RS. Teremos uma severa onda de calor (Texas Standard) pela intensidade e duração. POA deve bater 40C em alguns bairros e o interior do RS pode ir aos 41C/42C.

Impressionante esse frio e na cidade de São Paulo!! Mínima de um dígito em qualquer lugar de POA em janeiro é um SONHO!! No INMET a mínima absoluta fica em 10,X° na primeira metade do século XX e 11,X° nas últimas décadas.

 

Por falar em calor, essa onda de calor que teremos coincidirá com o período da onda de calor de 2010. Só espero não termos aquele show de horror daquele ano! Deuzulivre!!

 

Nessa noite o vento parou por completo e refrescou. Tive mínima de 19,1°. Mas agora já faz 28,0° com 61% e quase não venta: OSO a 2,3 km/h.

 

Abraços extremos!

 

Se bem que Marsi está longe de ser "cidade" de Sampa: é um puta bairro com 200 km2 e apenas 10.000 cabeças. Mas ainda assim, estamos tendo um refresco de respeito, que não faria feio msm q estivesse ocorrendo na área urbana de Curita. Esta noite tivemos q puxar um cobertor + edredon leve, pq se ficássemos só por conta do edredon passaríamos frio! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Realmente, as temperaturas no Sudeste surpreendem.

Aqui, já está se desenhando um forte calor nesta semana.

gostaria de saber o que houve com o site da Metsul -hein?- não é atualizado há meses.

Porto Alegre quando esquenta é terrível. a cidade vira um deserto, escaldante.

Acho que teremos essa situação aqui nesta semana.

abraços

 

O AAA pode falar melhor, mas até onde eu acompanho a empresa está atuando forte via Twitter agora. A Metsul acompanha as tendências do mundo digital! Blogs estão caindo em desuso!

 

Se é esse o caso, preciso confessar que preferia como era antes!! Ainda não consegui virar um fã do tweeter. Fala isso de maneira geral, não consigo acompanhar com gosto o tweeter de ninguém, acho um negócio meio "esquisito"...

Mas pelo jeito, vou ter q aprender a gostar! Acho que é questão de tempo! :laugh:

 

Sds.

 

Pois eu também: sou do tempo da máquina de datilograr e do ofício. Tive grande dificuldade de entrar no Facebook, ainda mais seguir o tal twuitter.

acho que ficar num canto lendo é algo bem melhor.

aqui um belo dia. o calor não está tanto assim, perfeitamente enfrentável.

Link to comment
Share on other sites

Olha pessoal, Campos do Jordão está com 15,4 de media até ontem na estação do Inmet qdo Janeiro passado fechou em 17,8. Isso dá 2,4 graus mais frio que o ano passado...é muita coisa.

 

Comparando com a capital paulista este ano está em 21,1 (-01,0) contra 23,5 (+01,4) do ano passado.

 

O 15,4 É O MAIS NORMAL, O QUE ESTAVA FORA ERA OS 17,8....

 

SEMPRE FORÇANDO A BARRA.... :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Twitter é o meio mais fantástico para divulgar informação meteorológica urgente. É instantâneo, chega até o destinatário sem que ele precise te acessar e te permite uma puta interatividade. Blog, contudo, te garante profundidade, o que é essencial em Meteorologia. Há coisas que não podem ser ditas em 140 caracteres.

 

By the way, quem quiser colaborar com suas melhores fotos de fenômenos feitas até hoje para o lay-out do novo blog da MetSul terá a chance. Basta me enviar suas melhores fotos (máximo 5) para o e-mail metsul@gruposinos.com.br. Prazo final é o final da quarta.

Link to comment
Share on other sites

Situação aqui:

- Quinta: madrugada abafada e sem vento até umas 4h50, quando desabou o mundo. Chuva o tempo todo desde 4h50.

16,7 (às 24h) / 22,4 (às 0h00)

 

- Sexta: chuva o dia todo, trocando por garoa de noite.

15,8 (mínima noturna) / 17,8

 

- Sábado: amanheceu encoberto sem garoa, abriu pelas 15h30 (parcialmente nublado) e de noite variou entre parciaalmente nublado e muitas nuvens.

15,3 (matinal mesmo) / 22,7

 

- Domingo: madrugada com poucas nuvens, encobrindo junto com o amanhecer. Parcialmente nublado de tarde, limpando de noite.

15,7 / 23,0

 

- Segunda: a madrugada foi um xerox da de domingo. Depois de um manhã mais fechada, abriu de tarde ficando parcialmente nublado. Poucas nuvens agora no fim de tarde/início de noite.

15,4 / 23,4

Link to comment
Share on other sites

As previsões estão corretas ou Uruguaiana pode mesmo passar de 40C amanhã ou quarta??? :heat:

 

Já peguei 36C uma vez em Buenos Aires, sem vento, com mormaço!!! A sensação era sufocante na rua!

 

Sds.

 

Não estamos adotando esta idéia de 40C em Uruguaiana. Pra nós, o eixo do calor mais intenso ficará ao redor do centro do Estado (faixa São Gabriel - Santa Maria - Santa Cruz - Grande POA). Uruguaiana na casa de 37/38, mas mais pro Centro do Estado 38/39. Talvez 40 em algum ponto ou outro. Na segunda metade da semana nuvens devem impedir aquecimento maior em Uruguaiana enquanto a Grande POA vai torrar.

Link to comment
Share on other sites

O pessoal da Grande SP amanhecendo com 10° em pleno janeiro e nós dando o primeiro passo para uma semana infernal. Hoje tive máxima de 35,0°!! Graças a Deus a u.r. caiu a ate 29%. Me surpreendi quando vi a minha máxima e o fato de ter passado o dia na rua, mas sem aquele suor horroroso. Quando vi a umidade entendi porque.

 

Mas é só o começo: o calor E a umidade vão aumentar. O comentário para essa semana é o seguinte: pqp...

 

Agora tenho 24,0° com 73%. Vento SE a 12,4 km/h. A noite está muito bonita! Vênus dando as caras no céu.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 10,4ºC em Itapevi hoje cedo... janeiro?

Fico a imaginar as ondas de frio por aqui na Pequena Era Glacial nessa mesma época do ano, quanto mais no inverno, he he!!! :laugh:

 

 

Bela mínima!

 

Passei o final de semana em Monte Alegre e a grande amplitude térmica foi o destaque. Impressionante o frio vampiro que faz, logo que o dia começa estava frio e poucas horas depois o Sol estava extremamente forte, muito calor! No termômetro (de mercúrio de máximas e mínimas) que tenho na casa anotei as seguintes temperaturas:

 

29/01/2012

Máxima: 32ºC

Mínima: 13ºC

 

No Ciiagro a estação de Monte Alegre do Sul apresentou valores próximos com 30,7/13,5.

Link to comment
Share on other sites

Estive ontem em Porto Alegre (Forno Alegre), sensação no Centro da Cidade é de um calor escaldante hehehehe

 

Ontem foi bom (By Coutinho) :mosking:

Hoje o Forno ficará mais quente e mais úmido. Forno Alegre fazendo jus ao apelido!!

 

Pelo menos a noite de hoje foi agradável. Com a ausência de vento "esfriou" bem. Mínima de 20,2°.

 

Com essa mínima fecho a média mínima de janeiro em 20,6°. Mínima de 17,8° dia 3 e maior mínima de 24,7° dia 24. Quero só ver a média máxima, acima do normal. No geral, janeiro fechará no padrão graças às noites mais agradáveis. Foram 12 mínimas abaixo de 20°. No INMET deve ter sido 14 ou 15 noites. Está bom.

 

Agora já faz 28,6° com 60% e venta de NNO a 8,7 km/h.

 

Abraços do Forno!

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 10,4ºC em Itapevi hoje cedo... janeiro?

Fico a imaginar as ondas de frio por aqui na Pequena Era Glacial nessa mesma época do ano, quanto mais no inverno, he he!!! :laugh:

 

 

Bela mínima!

 

Passei o final de semana em Monte Alegre e a grande amplitude térmica foi o destaque. Impressionante o frio vampiro que faz, logo que o dia começa estava frio e poucas horas depois o Sol estava extremamente forte, muito calor! No termômetro (de mercúrio de máximas e mínimas) que tenho na casa anotei as seguintes temperaturas:

 

29/01/2012

Máxima: 32ºC

Mínima: 13ºC

 

No Ciiagro a estação de Monte Alegre do Sul apresentou valores próximos com 30,7/13,5.

 

No dia 30/1/2012 Monte Alegre apresentou uma mínima bem interessante!

 

30/01/2012

Máxima: 28,2ºC

Mínima: 11,6ºC

Link to comment
Share on other sites

39,4C em São Gabriel às 16hs! Pode ser que bata 40C agora na leitura das 17hs.

 

São Leopoldo já tem 36,8C com 24% de UR.

 

Embora o calor, o dia lá fora está lindo.

O calor teve o pico a pouco, ou ainda está no pico! Além de ficar mais quente do que ontem, a umidade está um pouco mais alta. Ontem tive 35,0° com 29%; hoje elevados 36,5° com 33%!!

 

Forno Alegre no momento:

 

Sertório: 36,9°

Menino Deus: 36,8°

Jardim Botânico (INMET, às 17 h): 35,3°

Aeroporto (17 h): 35°

Chácara das Pedras (aqui): 34,9°

Lomba do Pinheiro: 33,8°

Azenha (RBS): 33,5°

Belém Novo: 33,4°

 

Canoas: 37°

São Leopoldo: 36,4°.

 

Esse valor do INMET é a máxima do dia. Interessante que aqui em casa aqueceu mais rápido do que outras regiões da cidade. Agora o abrigo começa a ter sombra e a resfriar. Interessante que as máximas hojes parecem que "atrasaram", isto é, ocorreram entre 16 e 17 h, se mantendo até por mais tempo. Já minha máxima foi às 16:10. Começou a soprar um levíssimo vento SE a partir das 16 h.

 

Percebi que em dias quentes e bem secos a Zona Norte destoa do resto de POA: o relevo plano permite um aquecimento mais acentuado, e os microclimas se destacam.

 

Abraços no Forno!

Link to comment
Share on other sites

Médias de janeiro (bairro Chácara das Pedras, POA, 55 m):

 

Mínima: 20,6°

Máxima: 31,0°

Amplitude: 10,4°

Simples: 25,8°

U.r. mínima: 51,1%

 

Extremas:

 

Mínima: 17,8° (dia 3)

Máxima: 37,2° (dia 11)

Maior mínima: 24,7° (dia 24)

Menor máxima: 21,3° (dia 14)

Maior amplitude: 16,3° (dia 31)

Menor amplitude: 1,6° (dia 14)

Menor u.r.: 29% (dia 30)

 

Houve bastante tardes quentes, com 9 dias de máxima de 33° ou mais, sendo 6 de 35° ou mais. Em compensação não tivemos noites muito quentes. Foram 19 dias com 20° ou menos, sendo 12 abaixo de 20°.

 

Destaque para a máxima de 21,3°, a segunda menor já registrada em janeiro (e a menor que já registrei, já que o valor de 17,6° do INMET em 2009 eu estava fora), e a pequena amplitude de 1,6° no mesmo dia, creio que a única em 1° que já registrei nesse mês.

Link to comment
Share on other sites

"A estação convencional do INMET em Campos do Jordão marcou hoje mínima recorde para um mês de janeiro desde 1961, foram 5,7ºC.O recorde anterior de janeiro para o período de 1961 a 1990 foi de 6,6ºC em 4 janeiro de 1986.Na estação automática de Campos do Jordão marcou 7,1ºC,na cidade de Monte Verde-MG hoje marcou 6,6ºC."

 

Fonte: Climatempo

 

Se o frio for recorde assim no inverno podemos ter neve na mantiqueira!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.