Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JANEIRO 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

Até parece erro do sistema, mas não é: pela primeira vez que vejo um radar da Redemet bater o pico da escala na intensidade da chuva! Há um núcleo de tempestade no Vale do Rio Pardo, penso que perto de Cachoeira do Sul, que está com a chuva no MÁXIMO da escala. A sondagem de 10.400 m mostra chuva MUITO forte. Provavelmente é uma supercélula. Esperemos notícias!

 

Os núcleos de chuva eabrangem todo o NO e Missões, além de parte do O e Centro do Estado. Muitas tempestades.

 

Aqui a máxima foi de 34,0° e não baixamos dos 49%!! Agora faz 29,4° com 64% e venta de SE a 10,8 km/h. Não fosse o vento entrar de E e SE a partir das 15 h e teríamos passados dos 35°.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 451
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Marcos, filmei rapidamente com o celular o céu de POA. Foi pensando em ti!! Não é que chego aqui e tu já postou sobre o tema? :mosking:

Deve ser algum tipo de telepatia atmosférica: a mente lança um raio até o campanheiro e já filtra temperatura, pressão, vento, etc, e infunde tudo no colega!! :good2:

 

Parece que estamos no olho do furacão

Pra variar!! Se bem que a O e SO não estava fechado, ao que eu saiba. Mas é sempre assim: fecha na Grande POA e no pé da serra. Aqui que é mais abafado, não chove. Só deu nuvem, o que deixa ainda mais abafado.

 

Agora faz 26,5° com 66%. Sem vento! Noite típica de verão!

 

Abraços telepáticos!

Link to comment
Share on other sites

Máxima de hoje: 36,6°. É o segundo maior valor desde o início do ano. A mínima foi de 22,4° e u.r. não baixou de 37%. A sensação térmica chegou a 41,7°.

 

A estação da RBS de Cruz Alta reportou 35,6 mm hoje. Deu temporal por lá.

 

Agora tenho 31,5° e a mesma temperatura aqui dentro. U.r. de 58%, vento de ENE a 10,6 km/h e pressão caindo em 1005,8 mb.

Link to comment
Share on other sites

Se aproximam de Porto Alegre, pelo setor Oeste, dois núcleos convectivos pequenos, mas de bom desenvolvimento vertical, segundo radar da Aeronáutica. Relâmpagos já podem ser vistos, calor desumano para esta hora.

Tirem as roupas do varal e não deixem as janelas escancaradas ao dormir.

Link to comment
Share on other sites

Ficamos presos dentro do avião hoje a tarde no aeroporto de Congonhas por cerca de 40 minutos. O céu desabou bem na hora de decolar e o aeroporto teve que fechar.

 

[attachment=0]Cópia de DSCF2239.jpg[/attachment]

 

É... depois da Grande Merda de 18 de Julho de 2007, parece que o pessoal de CGH ficou meio cabreiro em deixar aeronaves decolarem/aterrissarem com eventos de chuva intensa...

Link to comment
Share on other sites

Se aproximam de Porto Alegre, pelo setor Oeste, dois núcleos convectivos pequenos, mas de bom desenvolvimento vertical, segundo radar da Aeronáutica. Relâmpagos já podem ser vistos, calor desumano para esta hora.

Tirem as roupas do varal e não deixem as janelas escancaradas ao dormir.

 

Uma diferença interessante entre o padrão desta semana e o padrão típico dos verões de 2009/2010-2010/2011: naqueles verões, os pancadões alagavam Sampa, mas cessavam geralmente antes de anoitecer. Nesta semana que passou, os alagamentos seguiram o msm script. Mas a chuva se reduzia de forma bem mais gradual, só cessando bem depois do anoitecer, e até mesmo perto da meia-noite. Ou seja, enquanto naqueles verões era bem aconselhável escancarar as janelas imediatamente após a pancada, isto não pôde ser feito nesta semana.

Link to comment
Share on other sites

Desvios Jan 2012 (até dia 22):

 

Porto Alegre: (-0,6) 24,1 - 124,4 mm (100,1mm)

 

Florianópolis: (-0,1) 24,2 - 255,4 mm (176,2 mm)

 

Curitiba: (+0,8) 20,4 - 52,8 mm (165,0 mm)

 

São Paulo: (-0,8) 21,3 - 216,4 mm (238,7 mm)

 

Campo Grande: (+0,5) 24,9 - 168,6 mm (243,3 mm)

 

Belo Horizonte: (-0,7) 22,1 - 349,0 mm (296,3 mm)

 

Brasília: (-1,7) 19,9 - 229,2 mm (241,4 mm)

 

Goîânia: (-1,3) 22,5 - 178,0 mm (270,3 mm)

 

Rio Branco AC: (-1,0) 24,5 - 404,4 mm (287,5 mm)

 

Porto Velho RO: (+0,5) 25,5 - 168,0 mm (346,8 mm)

 

Cuiabá MT: (-0,5) 26,2 - 104,2 mm (209,9 mm)

 

Manaus AM: (-0,1) 26,0 - 284,8 mm (260,1 mm)

 

Link to comment
Share on other sites

Chama a atenção como choveu pouco, até agora, em Porto Velho, Manaus, Rio Branco e Cuiabá.

 

Aqui em casa acumulei 122,0 mm até agora. Praticamente empatado com o INMET.

 

Dose foi a noite de hoje: mínima de 24,4°. :negative: Agora já torramos com 33,1° e 57%. Vento ONO a 9,8 km/h. Deuzulivre!

Link to comment
Share on other sites

Jornalista Nina Velho da SDR de São Joaquim manda notícias:

 

CORVO BRANCO

 

Outro ponto da SC-439 em obras, entre Urubici e a Serra do Corvo Branco, está com a pavimentação asfáltica concluída na extensão total do trecho, 20Km. Segundo o engenheiro responsável pela obra, Waldir Zanete, faltam apenas serviços complementares de calçadas e conclusão da pintura e sinalização. A previsão é de que a obra fique pronta para inauguração em março'.

 

Só um esclarecimento. A SC-439 está asfaltada até aproximadamente 6 km da Serra do Corvo Branco. Esse último trecho (6 km) é terra, mas em boas condições.

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

wow, que calor lá no Rio Grande...

 

Começou a chover (e forte!) agorinha aqui no oeste de Curitiba. Até achei que fosse pedra, mas são só pingos grossos... Tá bem abafado

 

Não sei se posso perguntar aqui mesmo (e desculpem a ignorância :biggrin: ), mas o que é a normal climatológica, que eu já ouvi em alguns lugares aqui pelo fórum?

 

edit: só o tempo de postar isso, parou de chover hahah

Link to comment
Share on other sites

RS - 15:HS:

 

Bagé: 36,0

Santa Maria: 36,0

Uruguaiana: 36,0

Pelotas: 33,0

 

Tem chovido pouquíssimo na metade sul gaúcha nos últimos 90 dias!! Mesmo em Cruz Alta e Tupanciretã, tem lavouras que não receberam mais que 10 mm do dia 18 de novembro pra cá... :negative:

 

Esse calor de 36C no Pampa vai tirar qualquer resquício de umidade do solo!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Chama a atenção como choveu pouco, até agora, em Porto Velho, Manaus, Rio Branco e Cuiabá

 

Marcos acho que estás equivocado pelo menos quanto a Rio Branco e Manaus. Por aqui já foram mais de 400 mm esse mês, mais de 115mm acima do normal, e Manaus também já ultrapassou a média do mês. As demais realmente estão abaixo até o momento. Nos últimos 3 dias a chuva forte deu uma trégua por aqui e voltou a fazer calor forte durante a tarde.

 

Rio Branco AC: (-1,0) 24,5 - 404,4 mm (287,5 mm)

 

Porto Velho RO: (+0,5) 25,5 - 168,0 mm (346,8 mm)

 

Cuiabá MT: (-0,5) 26,2 - 104,2 mm (209,9 mm)

 

Manaus AM: (-0,1) 26,0 - 284,8 mm (260,1 mm)

Link to comment
Share on other sites

Ficamos presos dentro do avião hoje a tarde no aeroporto de Congonhas por cerca de 40 minutos. O céu desabou bem na hora de decolar e o aeroporto teve que fechar.

 

[attachment=0]Cópia de DSCF2239.jpg[/attachment]

 

É... depois da Grande Merda de 18 de Julho de 2007, parece que o pessoal de CGH ficou meio cabreiro em deixar aeronaves decolarem/aterrissarem com eventos de chuva intensa...

 

Fala Luciano! Olha, desconheço qual foi o final da investigação, mas ainda creio em falha humana. De jeito nenhum culpo os pilotos, erros acontecem com todos e as vezes não tem mais volta. Faz parte de nossas vidas... De qualquer forma, o fechamento do aeroporto nesses casos de chuva muito forte é compreensível.

 

Maior mínima do mês hoje, 22,3°C. A minha máxima chegou aos 32,8°C, bem abafado. Aumentam as chances de chuva a partir de amanhã aqui no PR e segundo o gfs estará bem ameno os próximos dias em algumas partes do sul e sudeste. Ameno até demais para Janeiro.

Link to comment
Share on other sites

Chama a atenção como choveu pouco, até agora, em Porto Velho, Manaus, Rio Branco e Cuiabá

 

Marcos acho que estás equivocado pelo menos quanto a Rio Branco e Manaus. Por aqui já foram mais de 400 mm esse mês, mais de 115mm acima do normal, e Manaus também já ultrapassou a média do mês. As demais realmente estão abaixo até o momento. Nos últimos 3 dias a chuva forte deu uma trégua por aqui e voltou a fazer calor forte durante a tarde.

 

Rio Branco AC: (-1,0) 24,5 - 404,4 mm (287,5 mm)

 

Porto Velho RO: (+0,5) 25,5 - 168,0 mm (346,8 mm)

 

Cuiabá MT: (-0,5) 26,2 - 104,2 mm (209,9 mm)

 

Manaus AM: (-0,1) 26,0 - 284,8 mm (260,1 mm)

Ah, meu Deus! Me desculpe! Fiz confusão entre a temperatura média e a precipitação!! Heheh, que vergonha!! :oops:

 

Abraços envergonhados!

Link to comment
Share on other sites

quando sera que vem o primeiro frio mais significativo do ano? impressionante o calor que tem feito no Sul, aqui em SP até que nao esta tao quente!

Hoje foi um dia de horror aqui! Tive máxima de 36,7° e a sensação chegou a 42,8°!! A mínima foi de 24,4°.

 

O pior é que NÃO choveu!! Nesses últimos dias as nuvens de chuva têm passado por todo o lado. Só aqui que não. Pra variar...

 

E agora de noite não está nada bom. Faz 29,5° com 62% e venta de NE a 6,3 km/h. Baixei dos 30° só às 22:12!! Ta feia a coisa!

 

Abraços sufocados!

Link to comment
Share on other sites

Ah, meu Deus! Me desculpe! Fiz confusão entre a temperatura média e a precipitação!! Heheh, que vergonha!! :oops:

 

Abraços envergonhados!

 

Que é isso Marcos, dá pra confundir mesmo!! ( e teus abraços são muito engraçados.. hahahaha)

 

To impressionado com o calorão constante que tem feito aí, parece que poa tá disputando com o rio pra ver quem tem o verão mais quente, e olha que o rio no verão é quase imbatível com qualquer lugar do país.

 

Aqui em Rio Branco resolvi colocar meu termômetro lá fora para medir a temp. agora à noite, já que temos uma bela noite de céu limpo. Por volta das 22:00 tinha 23,8ºC. Hoje o dia amanheceu bem agradável, com céu nublado e chuva fraca no meio da manhã, em torno de 22ºC, depois a temp. disparou e ficou na casa dos 30ºC e no fimzinho da tarde tivemos uma pancada de chuva que deu uma refrescada boa no calor da tarde e antes das 19:00hs da tarde já tinha 24ºC

Link to comment
Share on other sites

Jordan, esse verão está bom. Está no padrão. Só esses três últimos dias colocaram a média máxima acima do normal. Aqui em casa está em 30,7° até o dia 23. Estava abaixo dos 30° três dias atrás.

 

Esse é o terceiro pico de calor do verão, e a primeira noite muito quente. O início de janeiro foi bem bom, sempre entre 26° e 30° na máxima.

 

Essa noite é a pior. Está sendo a noite mais quente desde a IMBATÍVEL onda de calor de fev/2010. Naquela ocasião estava 31,8° à meia-noite!! Nessa meia-noite fazia elevadíssimos 28,5°!!

 

Agora faz 28,3° com 65% e 31,1° com 57% aqui dentro, mesmo com janela aberta e ventilador em cima do apoio puxando o ar da rua.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Estas noites "calientes" de POA são praticamente impossíveis de ocorrer aqui em

Jotaéfe. A queda forte de temperatura à noite nas regiões mais altas é sempre uma

certeza, enquanto ao nível do mar isso se dá de uma forma bem mais lenta, em geral.

 

 

Não sei se posso perguntar aqui mesmo (e desculpem a ignorância :biggrin: ), mas o que é a normal climatológica, que eu já ouvi em alguns lugares aqui pelo fórum?

 

 

Pergunte tudo o que desejar saber :good:

 

A normal climatológica é uma média aritmética simples, conseguida por meio de uma observação de diversos dados meteorológicos (temperatura,

chuva, pressão, etc) ao longo do tempo. Os dados meteorológicos são obtidos em um local específico, conhecido como "Estação Climatológica", e

para se formar uma normal climatológica, são necessários pelo menos 30 anos de coleta de dados !

Link to comment
Share on other sites

 

A normal climatológica é uma média aritmética simples, conseguida por meio de uma observação de diversos dados meteorológicos (temperatura,

chuva, pressão, etc) ao longo do tempo. Os dados meteorológicos são obtidos em um local específico, conhecido como "Estação Climatológica", e

para se formar uma normal climatológica, são necessários pelo menos 30 anos de coleta de dados !

 

Muito bem definido. Faltou para que serve: definir o clima da localidade coletada. :good:

Link to comment
Share on other sites

Pelo que eu to vendo a próxima frente não vai ser daquelas típicas que estacionam no sudeste... Ela vai concentrar maior volume de chuvas no leste

Enquanto isso vai continuar bem padrão verão, mínimas entre 18 e máximas entre 28, calor, sol e chuva de tarde!

 

 

Poa no verão fazer o calor de cidade de litoral e não ter praia é sacanagem! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Poa no verão fazer o calor de cidade de litoral e não ter praia é sacanagem! :laugh:

Temos o nosso querido Guaibão, impróprio para banho. POA tem as máximas mais baixas da Região Metropolitana, fora o extremo norte da cidade, plano e mais distante do Guaíba, que rivaliza com o Vale dos Sinos.

 

Agora está um delícia: 36,1° com 51%!! Sensação térmica de 43,9°!!

 

Morremos!!

 

Abraços mortos!!

Link to comment
Share on other sites

Antes que eu me esqueça: radar da Canguçu registra chuva torrencial na região de Bagé. Graças a Deus!

 

Já estão pipocando instabilidades na serra gaúcha, Planalto e interior de SC. Por aqui vai chover em breve. Tem uma linha de instabilidade se desenvolvendo ao oeste.

 

Agora 36,2° com 50%. Sensação de 44°/45°!!

Link to comment
Share on other sites

quando sera que vem o primeiro frio mais significativo do ano? impressionante o calor que tem feito no Sul, aqui em SP até que nao esta tao quente!

Hoje foi um dia de horror aqui! Tive máxima de 36,7° e a sensação chegou a 42,8°!! A mínima foi de 24,4°.

 

O pior é que NÃO choveu!! Nesses últimos dias as nuvens de chuva têm passado por todo o lado. Só aqui que não. Pra variar...

 

E agora de noite não está nada bom. Faz 29,5° com 62% e venta de NE a 6,3 km/h. Baixei dos 30° só às 22:12!! Ta feia a coisa!

 

Abraços sufocados!

 

 

Porto Alegre no Verão é um inferno hein! Que calor!!

Link to comment
Share on other sites

Bendita chuva!! Chove fraco e totalmente regular por praticamente toda a região noroeste, parte do oeste e norte do PR. Até agora registrei 22 mm. A chuva caiu mais forte no meio e fim da tarde, quando vários bueiros tiveram dificuldades em suportar a quantidade de água no centro da cidade. Umuarama, cidade mais a oeste, teve carros arrastados pela força da água! Faz 21,7°C no momento.

Link to comment
Share on other sites

Raios, trovoadas, chuvarada!! Obrigado, Senhor!! :good2: :good2: :good2:

 

Estragando o final de tarde e a praia dos gaúchos!!! Que feio Marcos... :mosking:

 

:laugh: :laugh:

Feio era ter que tolerar sensação térmica de 44°!!!! Aqui em casa a máxima foi de 36,3° e a u.r. mínima foi de 50%!!!

 

Infelizmente perdi parte dos dados da enxurrada. Registrei só 7,1 mm. Creio que os raios interferiram no sinal. Na cidade choveu entre 20 e 25 mm. Na Zona Sul parece que nem choveu.

 

Agora algumas nuvens. Havia relâmpagos ao sul. Faz 24,9° com 86%. Sem vento! Tem uma instabilidade com chuva torrencial na Laguna dos Patos!!!

 

Abraços bonitos!

Link to comment
Share on other sites

Vento ontem chegou a 68 km/h em Solecity e a máxima de 28.5º.Chuva de ontem dados coletados pela Coagrisol:

Soledade 70mm(muito bom)*

Ibirapuitã 43mm

Fontoura Xavier 31mm

Mormaço 30mm

Barros Cassal 2mm

Percebam a diferença entre cidades tão próximas, fato normal em se tratando de verão.

 

*Esta coleta é feita no Posto 03 da Coagrisol, Bairro Botucaraí, fica a cerca de 500m da casa de meu pai.

Link to comment
Share on other sites

Cena bizarra fotografada por mim hoje à tarde no bairro Cidade Baixa aqui em Porto Alegre quando fazia 36C/UR 60%:

 

i11xy.jpg

 

Detalhe: a mulher se manteve assim por vários minutos nessa posição. Ver aquele capuz de couro quase me fez desmaiar por ela. A mulher obviamente era louca.

 

 

NO DESERTO ANDAM COM MAIS ROUPA QUE ELA E COM 50°C!

Link to comment
Share on other sites

NO DESERTO ANDAM COM MAIS ROUPA QUE ELA E COM 50°C!

 

E com umidade a 10%...

 

Certamente, a cidadã aí está adoentada.

 

Em Lages, o rio Cará, que corta a cidade, saiu parcialmente do seu leito ontem a noite na frente dos Fóruns, encobrindo poucos trechos da Av. Belizário. Seria o nosso "Rio Pinheiros":

 

004.jpg

Marciano Correia/blog da Olivete Salmória.

Link to comment
Share on other sites

Vento ontem chegou a 68 km/h em Solecity e a máxima de 28.5º.Chuva de ontem dados coletados pela Coagrisol:

Soledade 70mm(muito bom)*

Ibirapuitã 43mm

Fontoura Xavier 31mm

Mormaço 30mm

Barros Cassal 2mm

Percebam a diferença entre cidades tão próximas, fato normal em se tratando de verão.

 

*Esta coleta é feita no Posto 03 da Coagrisol, Bairro Botucaraí, fica a cerca de 500m da casa de meu pai.

 

Batatal está muito mal... e é aí do lado, hem. Mas o pessoal da metade norte está mais confortável que os da outra metade. :russian:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.