Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Morro da Igreja - Freezing Rain 16/07/2010


Caio César
 Share

Recommended Posts

Um evento raro em qualquer lugar do mundo. Surpreendente e inesquecível para um baziano. A caminho do ENBAZ 2010 tínhamos como primeiro destino um passeio ao Morro da Igreja, nossos colegas Marcelo e Fábio mereciam uma recepção de gala. O dia estava frio, chovia e tinha chance de neve. Ao acordar logo percebí que faltava frio em altura, pois com temperatura negativa e precipitação por toda a noite não havíamos recebido nenhuma notícia do fenômeno. Estranho. Fui com uma desconfiança, poderíamos ser surpreendidos. Confesso que cheguei a pensar em freezing rain.

 

Chegamos ao pé do Morro da Igreja e quando entramos no trevo a chuva apertou, o termômetro do carro marcava 6oC a 914m de altitude, mas pela internet do telefone sabíamos que no alto do pico a temperatura na automática do Inmet estava negativa. A natureza nos reservava algo ainda mais impressionante. A certo ponto na subida atingimos 0oC e uma fina garoa insistia em cair, alí já sabíamos que a neve não viria, faltava frio em altura. Mais uma no travessão. Foi quando logo ao fazer uma subida em curva à esquerda que tudo mudou. Uma paisagem sombria e nebulosa nos aguardava. O cenário era belíssimo, de tirar o fôlego para qualquer apaixonado por meteorologia. Tudo estava congelado. Sinal que a noite fora úmida e chuvosa, e com temperatura negativa estávamos diante de uma raríssima freezing rain tupiniquim. Foi uma surpresa inesquecível. Se não a neve não veio tivemos a sorte de presenciar algo tão belo e raro quanto. As imagens falam por sí só.

 

Uma observação: temos o imenso prazer de contar neste espaço com alguém tão profissional e dedicado como o Alexandre Aguiar. Sabendo disso logo do alto do morro liguei para ele informando sobre a ocorrência do evento. Como vocês puderam observar o incansável Alexandre está sempre a frente em sua área. O sucesso não é a toa. Não mediu esforços e logo que recebeu as imagens fez uma ampla divulgação em seu site e nos veículos de comunicação aos quais presta serviço. Assim saiu à frente, mostrando a posição de vanguarda da empresa. Muito obrigado pelo suporte e pelo prestígio. Foi uma honra ver essas imagens na Metsul, no Correio do Povo e no R7.

 

A quantidade de gelo variava conforme a altitude e o posicionamento. O gelo acumulava-se mais nas encostas voltadas ao vento e quanto mais alto estávamos.

 

Por volta dos 1650m esta belíssima paisagem apareceu. Bom proveito!

 

 

1.jpg

 

2.jpg

 

4.jpg

 

5.jpg

 

6.jpg

 

7.jpg

 

8.jpg

 

9.jpg

 

11.jpg

 

13.jpg

 

14.jpg

 

15.jpg

 

16.jpg

 

17.jpg

 

18.jpg

 

19.jpg

 

20.jpg

 

21.jpg

 

22.jpg

 

23.jpg

 

24.jpg

 

25.jpg

 

26.jpg

 

27.jpg

 

31.jpg

 

28.jpg

 

29.jpg

 

30.jpg

Link to comment
Share on other sites

Agradeço aos amigos pelos elogios. Realmente é quase inacreditável que presenciamos este fenômeno em terras "tropicais". Na verdade eu achei bem melhor ter observado este fenômeno do que qualquer paraguaia por aí. Este pelo menos deixa a paisagem diferente, com um clima bem invernal. A última vez que este tipo de fenômeno foi observado na região foi em setembro de 2005. Acredita-se que a ocorrência é bastante rara, mas não temos histórico para afirmar o intervalo de ocorrência. Acho bem plausível um registro a cada 5/10 anos.

Link to comment
Share on other sites

Agradeço aos amigos pelos elogios. Realmente é quase inacreditável que presenciamos este fenômeno em terras "tropicais". Na verdade eu achei bem melhor ter observado este fenômeno do que qualquer paraguaia por aí. Este pelo menos deixa a paisagem diferente, com um clima bem invernal. A última vez que este tipo de fenômeno foi observado na região foi em setembro de 2005. Acredita-se que a ocorrência é bastante rara, mas não temos histórico para afirmar o intervalo de ocorrência. Acho bem plausível um registro a cada 5/10 anos.

 

1) FANTÁSTICAS AS FOTOS! PARABÉNS!

 

2) Liguei para o Caio até as 8:30 da amnhã e só aí dessiti de ir, por achar que não teria neve digna do meu esforço (6 horas de estrada ida e volta a partir de Piçarras). Se soubesse que veria esta freezing rain, teria ido com certeza! O arrependimento!

 

3) Tem muita neve acumulada junto com a chuva. Deve ter sido neve misturada a chuva durante boa parte da madruga!

 

ESTA É UMA BOLA NA TRAVE QUE TEM GOSTO DE GOL!

Link to comment
Share on other sites

Quanto a frequencia deste evento no MI, diria que ela deve ser mais comum do que apenas a cada 5-10 anos, principalmente agora em épocas de seca de nevascas.

Entre 1990 e 1999 o MI recebeu 5 nevascas com acumulação maior de 20 cm (2 em 1990, 1994, 1996 e 1998). Entre 2000 e 2009, pneu!

 

Creio que a antiga frequencia com que estas nevascas ocorriam pode estar agora se convertendo em eventos de freezing rain, já que vivemos em uma época de urucubaca infnita para a neve! Sabemos que houve em 2005 e 2010. Agora, não sabemos, por exemplo, se chegou a ocorrer no ano passado, naquele evento de julho, uma vez que ninguém chegou lá em cima na manhã seguinte. E antes da estação do MI podem ter ocorrido algumas janelas para o evento em MPS frustradas para a neve. Em 2005, a RBS foi lá em cima. Agora em 2010, se não fosse o BAZ, ninguém teria certeza absoluta da intensidade do evento!

Link to comment
Share on other sites

Entre 1990 e 1999 o MI recebeu 5 nevascas com acumulação maior de 20 cm (2 em 1990, 1994, 1996 e 1998). Entre 2000 e 2009, pneu!

 

Zé faltaram aí as nevadas de 1991 (agosto), 1992 (julho) e 1993 (virada julho/agosto). Todas atingiram e/ou ultrapassaram os 20cm.

 

Nossa, a neve forte era praticamente TODOS os anos então no MI na década de 90 ! :shock:

 

Também existe uma suposta nevada de 10cm de acumulação no MI em Maio de 2005... alguém confirma ? Já li a respeito disso.

Link to comment
Share on other sites

Entre 1990 e 1999 o MI recebeu 5 nevascas com acumulação maior de 20 cm (2 em 1990, 1994, 1996 e 1998). Entre 2000 e 2009, pneu!

 

Zé faltaram aí as nevadas de 1991 (agosto), 1992 (julho) e 1993 (virada julho/agosto). Todas atingiram e/ou ultrapassaram os 20cm.

 

 

Na verdade eu não sabia o quanto acumulou nestas nevadas por lá... Sei que em SJ ficou em torno de 10-15 cm na maioria delas, mas nos anos dos quais eu não tinha conhecimento específico eu projetei pro MI a mesma acumulação de SJ... Então acabei sendo conservador!

 

Corrigindo portanto com as informações do grande Caio:

Entre 1990 e 1999 (10 anos) houveram 8 nevadas com acumulação maior que 20 cm no MI, dando praticamente uma nevasca anual naquele local (0,8 nevasca/ ano). ENtre 2000 e 2009 tivemos 0 nevadas com acumulação maior que 20 cm no MI, dando "pneu" nevasca / ano, he he he! Eita uruca!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Entre 1990 e 1999 o MI recebeu 5 nevascas com acumulação maior de 20 cm (2 em 1990, 1994, 1996 e 1998). Entre 2000 e 2009, pneu!

 

Zé faltaram aí as nevadas de 1991 (agosto), 1992 (julho) e 1993 (virada julho/agosto). Todas atingiram e/ou ultrapassaram os 20cm.

 

Nossa, a neve forte era praticamente TODOS os anos então no MI na década de 90 ! :shock:

 

Também existe uma suposta nevada de 10cm de acumulação no MI em Maio de 2005... alguém confirma ? Já li a respeito disso.

 

Esta nevada de maio de 2005 não deu 10 cm nem em sonho! Tanto maio de 2003 quanto maio de 2005 nevou no MI mas a acumulação ficou em torno de 1 polegada ou, na melhor das hipóteses, se contarmos barrancos (neve espremida pelo vento), 5 cm!

Link to comment
Share on other sites

Só reforçando o que todo mundo ja disse, parabens por este registro sensacional!! Imagens como essa fazem que o BAZ faça justiça ao nome 8-)

 

Mostrei as fotos aqui na bahia para o pessoal do trabalho, e eles nem acreditavam que no Brasil possa ocorrer algo assim!! todos ja sabiam que pode nevar, mas nem imaginavam um cenario congelado desses...

Link to comment
Share on other sites

Esta nevada de maio de 2005 não deu 10 cm nem em sonho! Tanto maio de 2003 quanto maio de 2005 nevou no MI mas a acumulação ficou em torno de 1 polegada ou, na melhor das hipóteses, se contarmos barrancos (neve espremida pelo vento), 5 cm!

 

Hmmmm, informação falsa que eu vi, pelo visto... é doloroso, então, percebermos que esta década

foi PNEU para nevascas, hehehe !

 

Quem sabe ao último minuto do segundo tempo da prorrogação ? :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

 

2) por achar que não teria neve digna do meu esforço (6 horas de estrada ida e volta a partir de Piçarras). Se soubesse que veria esta freezing rain, teria ido com certeza! O arrependimento!

 

Era encontro nacional do BAZ e não da neve... :? Aposto que se nevasse só no MI, nem iria até SJ, rever os amigos... :x:x:x

 

6 horas ida e volta? Sílvio e eu levamos 15 horas (Cwb-SJ-Cwb) por conta de muita chuva e neblina na 116.

 

Mas concordo contigo quanto as fotos: oníricas, magníficas. Dignas de merecer destaque na mídia. Parabéns aos bazianos que subiram o MI. :D

 

abçs

 

Tava de férias com a família toda (inclusive um filhote recém nascido) na Praia e não iria ao encontro de qualquer jeito (quando tiveres filhos entenderás, he he he)... A aposta era ver uma nevasca no MI! Mas a freezing rain já teria sido show!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.