Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JUNHO 2010


Recommended Posts

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Amigos,

De tudo isto que foi comentado pelos companheiros de BAZ, devemos cair na realidade de que frio de verdade temos sempre 1 ou 2 episódios por ano aqui no RS e SC. O "frio" que normalmente temos são de noites mais frias e tarde agradáveis. Ao meu ver, dia frio de verdade é aquele que temos a sensação de frio o dia inteiro, não passando de 12ºc ou 13ºc mesmo com sol...

Desculpem a sinceridade, mas certos amigos "bazianos" muitas vezes colocam o RS e SC como Estados em que a "Sibéria" tivesse se mudado para cá. Hehehe. Até o povo que morou a vida toda em São Joaquim reconhece que não há mais invernos tão frios como antigamente. Neve em quantidade então... ihhh coisa rara nos dias de hoje. Aquecimento global? Claro que não, pobreza de frio intenso mesmo e urbanização. Bem compreensível. Abraços!

Pra começar, onde vc mora?????

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

De tudo isto que foi comentado pelos companheiros de BAZ, devemos cair na realidade de que frio de verdade temos sempre 1 ou 2 episódios por ano aqui no RS e SC. O "frio" que normalmente temos são de noites mais frias e tarde agradáveis. Ao meu ver, dia frio de verdade é aquele que temos a sensação de frio o dia inteiro, não passando de 12ºc ou 13ºc mesmo com sol...

Desculpem a sinceridade, mas certos amigos "bazianos" muitas vezes colocam o RS e SC como Estados em que a "Sibéria" tivesse se mudado para cá. Hehehe. Até o povo que morou a vida toda em São Joaquim reconhece que não há mais invernos tão frios como antigamente. Neve em quantidade então... ihhh coisa rara nos dias de hoje. Aquecimento global? Claro que não, pobreza de frio intenso mesmo e urbanização. Bem compreensível. Abraços!

Pra começar, onde vc mora?????

 

Moro em Porto Alegre, amigo. Desde que nasci ( hehehe. ), ou seja quase 38 anos. Aliás, gosto bastante da tua terra, Soledade. Tive amigos que moraram aí. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

John, tu és de Porto Alegre, certo?.

Naõ sei o tempo que participas do BAZ. Mas, há muito, ninguém aqui é de Yakutsk.

Temos e temos bom feeling. O RS e SC são quentes e são frios. Estamos no limite. Isto não exclui nossas regiões de invernos até rigorosos, algumas vezes. Como 2000 e 2007. Ora o frio vem forte; or fica um marasmo.

 

Aqui em Porto, bastante abafado. peguei 21°C nos termômetros de rua.

Link to comment
Share on other sites

Moro em Porto Alegre, amigo. Desde que nasci ( hehehe. ), ou seja quase 38 anos. Aliás, gosto bastante da tua terra, Soledade. Tive amigos que moraram aí. Abraços!

 

Bem-vindo, John. Complete seu perfil, por favor.

 

Att.

 

Não entendo toda esta emoção, esta gangorra hormonal do povo.

E justamente a Ivonéia, que deveria ser uma das mais afetadas por ela, é uma da smais tranquilas! (brincadeirinha Ivonéia! :mrgreen:)

Até aqui pra Sampa, que é a antítese do frio extremo, tem vários modelos de curto prazo prevendo 3 dias de mínimas infeiores a 10:

- meteograma do Simepar

- Mbar 25 km

- Eta 20

Quanto ao longo prazo... não confio, só confio quando entra nas 120 horas. Até 168h ficou arriscado de 2001 pra cá.

Link to comment
Share on other sites

Moro em Porto Alegre, amigo. Desde que nasci ( hehehe. ), ou seja quase 38 anos. Aliás, gosto bastante da tua terra, Soledade. Tive amigos que moraram aí. Abraços!

 

Bem-vindo, John. Complete seu perfil, por favor.

 

Att.

 

Não entendo toda esta emoção, esta gangorra hormonal do povo.

E justamente a Ivonéia, que deveria ser uma das mais afetadas por ela, é uma da smais tranquilas! (brincadeirinha Ivonéia! :mrgreen:)

Até aqui pra Sampa, que é a antítese do frio extremo, tem vários modelos de curto prazo prevendo 3 dias de mínimas infeiores a 10:

- meteograma do Simepar

- Mbar 25 km

- Eta 20

Quanto ao longo prazo... não confio, só confio quando entra nas 120 horas. Até 168h ficou arriscado de 2001 pra cá.

 

Perfeito: longo prazo só Deus pra pever.

Estou até satisfeito para o período. Estamos no início de junho...tudo está normal.

Link to comment
Share on other sites

Moro em Porto Alegre, amigo. Desde que nasci ( hehehe. ), ou seja quase 38 anos. Aliás, gosto bastante da tua terra, Soledade. Tive amigos que moraram aí. Abraços!

 

Bem-vindo, John. Complete seu perfil, por favor.

 

Att.

 

Não entendo toda esta emoção, esta gangorra hormonal do povo.

E justamente a Ivonéia, que deveria ser uma das mais afetadas por ela, é uma da smais tranquilas! (brincadeirinha Ivonéia! :mrgreen:)

Até aqui pra Sampa, que é a antítese do frio extremo, tem vários modelos de curto prazo prevendo 3 dias de mínimas infeiores a 10:

- meteograma do Simepar

- Mbar 25 km

- Eta 20

Quanto ao longo prazo... não confio, só confio quando entra nas 120 horas. Até 168h ficou arriscado de 2001 pra cá.

 

Perfeito: longo prazo só Deus pra pever.

Estou até satisfeito para o período. Estamos no início de junho...tudo está normal.

Link to comment
Share on other sites

John, tu és de Porto Alegre, certo?.

Naõ sei o tempo que participas do BAZ. Mas, há muito, ninguém aqui é de Yakutsk.

Temos e temos bom feeling. O RS e SC são quentes e são frios. Estamos no limite. Isto não exclui nossas regiões de invernos até rigorosos, algumas vezes. Como 2000 e 2007. Ora o frio vem forte; or fica um marasmo.

 

Aqui em Porto, bastante abafado. peguei 21°C nos termômetros de rua.

Legal, cara!

Não quero provocar discussões, nada disso. Nem pensei que o pessoal do BAZ não tivesse "feeling", mas volto a dizer que pela maneira que escrevem alguns, muitas vezes, fica parecendo que se esquecem que aqui realmente não é Yakutski (hehehe). Acho legal esta divergência de opiniões também, pois só acrescenta no final das contas conhecimento.

Concordo também que 2000 e 2007 foram anos no geral com bastante frio, mas foram casos isolados. Este ano acredito em uns 2 episódios de frio extremo, nada mais que isso; no mais, como tem sido nos últimos tempos, um frio comum, mais um frio "vampiro", com noites frias e tardes agradáveis. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Olá gente!

 

Dia chuvoso e frio/ameno!

 

Chegaram os 4 abrigos da Azula, mas estou decepcionado!!!

 

São pequenos de maaaaaais!

 

11cm de altura, e os pratinhos tem 15cm de diâmetro!

 

O lugar para o sensor é pequeno de mais também, ele praticamente se encaixa no espaço que tem no centro do abrigo, não sobrando espaço...

 

Vamos ver se devolvo ou não.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

John, tu és de Porto Alegre, certo?.

Naõ sei o tempo que participas do BAZ. Mas, há muito, ninguém aqui é de Yakutsk.

Temos e temos bom feeling. O RS e SC são quentes e são frios. Estamos no limite. Isto não exclui nossas regiões de invernos até rigorosos, algumas vezes. Como 2000 e 2007. Ora o frio vem forte; or fica um marasmo.

 

Aqui em Porto, bastante abafado. peguei 21°C nos termômetros de rua.

Legal, cara!

Não quero provocar discussões, nada disso. Nem pensei que o pessoal do BAZ não tivesse "feeling", mas volto a dizer que pela maneira que escrevem alguns, muitas vezes, fica parecendo que se esquecem que aqui realmente não é Yakutski (hehehe). Acho legal esta divergência de opiniões também, pois só acrescenta no final das contas conhecimento.

Concordo também que 2000 e 2007 foram anos no geral com bastante frio, mas foram casos isolados. Este ano acredito em uns 2 episódios de frio extremo, nada mais que isso; no mais, como tem sido nos últimos tempos, um frio comum, mais um frio "vampiro", com noites frias e tardes agradáveis. Abraços!

Beleza JOHN, é que me pareceu familiar teu modo de escrever.Amigo vivemos aqui e portanto falamos do clima daqui,prefiro isto do que ficar falando sobre o clima de New York e outras...

O clima daqui do Brasil, é o que é, portanto com características próprias.Tá explicado pq você não reclama do frio, pois POA tem um frio muito camarada :lol: , venha morar aqui em cima da Serra e vai mudar de opinião ;) A não ser que você seja extremamente calorento...

Link to comment
Share on other sites

Menores temperatutas na faixa leste do Sudeste agora:

 

10,1°C Pico do Couto - RJ

13,0°C Monte Verde - MG

13,3°C Campos do Jordão - SP

15,1°C Teresópolis - RJ

16,1°C Barra do Turvo - SP

17,7°C Viçosa - MG

17,7°C Juiz de Fora - MG

17,8°C Passa Quatro - MG

18,8°C Vitória - ES

19,7°C Iguape - SP

20,3°C Valença - RJ

20,5°C Alfredo Chaves - ES

20,6°C Cambuci - RJ

 

Vitória detonando!! A máxima por lá até o momento é de apenas 20,2°C.

Link to comment
Share on other sites

O ETA está subestimando as mínimas para cá na segunda e terça. Coloca uma

"calorosa" temperatura de 9ºC para segunda e terça, quando o GFS aposta num

valor entre 5/6ºC. Não gosto desta divergência, porém, nos últimos 3 episódios

de frio mais intenso aqui pra minha região, o GFS é quem esteve consistente

desde o início e acertou ! O ETA colocou o frio apenas 24h antes ou até mesmo

durante o evento.

 

Por isso, mantenho minhas expectativas, de que a mínima aqui na baixada deverá

atingir valores importantes, abaixo dos 7 certamente.

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

De tudo isto que foi comentado pelos companheiros de BAZ, devemos cair na realidade de que frio de verdade temos sempre 1 ou 2 episódios por ano aqui no RS e SC. O "frio" que normalmente temos são de noites mais frias e tarde agradáveis. Ao meu ver, dia frio de verdade é aquele que temos a sensação de frio o dia inteiro, não passando de 12ºc ou 13ºc mesmo com sol...

Desculpem a sinceridade, mas certos amigos "bazianos" muitas vezes colocam o RS e SC como Estados em que a "Sibéria" tivesse se mudado para cá. Hehehe. Até o povo que morou a vida toda em São Joaquim reconhece que não há mais invernos tão frios como antigamente. Neve em quantidade então... ihhh coisa rara nos dias de hoje. Aquecimento global? Claro que não, pobreza de frio intenso mesmo e urbanização. Bem compreensível. Abraços!

 

Antes de mais nada, seja bem-vindo, John, e gostaríamos que colocasse o nome da sua cidade (Porto Alegre)

em seu perfil ;)

E bem, você fez algumas citações sobre o inverno brasileiro, permita-me discordar de alguns pontos (embora

concorde com outros):

 

- O frio de verdade a que você se refere é o que ? abaixo de 0ºC ou abaixo de -5ºC ? Porque se for a primeira

opção, na realidade a região de São Joaquim tem DIVERSOS dias abaixo de 0 grau. Isso num inverno normal.

 

- O frio que dura o dia inteiro, na realidade é bastante comum de ocorrer nas áreas acima dos 600m do RS e

SC...através das estações automáticas do INMET, pudemos perceber vários outros lugares do país que faz

um frio bem respeitável. Veja os dados do Ronaldo Coutinho sobre São Joaquim. São muitos os dias do tipo

que você citou, "não passando de 12ºc ou 13ºc mesmo com sol..." CREIO que estejas generalizando o clima

de POA para o resto do RS e SC, hehehe

 

- Não sei se o povo fala isso, de que o inverno não é mais tão frio como de antigamente...só se estiver se

referindo aos habitantes das grandes cidades, enclausurados na grande ilha de calor ! Sim, pois, se formos

analisar as médias, os últimos invernos têm sido de normais a abaixo da média no Sul. EMBORA EU TENHA

DE ADMITIR QUE, AQUI NO SUDESTE, os invernos têm deixado muito a desejar !

 

- A neve, sim, isso é um fato...não neva mais como antigamente, mas isso é passageiro. A qualquer

momento mesmo, a dinâmica que propiciava a neve no Brasil poderá voltar. Resta-nos aguardar este

momento, por sinal o momento MAIS AGUARDADO por nós do BAZ.

 

- Mais uma vez seja bem-vindo, vamos seguir debatendo :D

Link to comment
Share on other sites

Concordo, PHP! Porto Alegre é uma ilha de calor no RS. Meu pai que mora em Luvramento sempre fala isso quando chega aqui. Eu idem, pois viajo bastante pelo interior.

 

John, impossível não considerar as nossas cidades serranas como frias.

Isto ae Brunão, com o agravante na região da Serra Gringa, Hortências,São Francisco de Paula, da menor insolação e máximas menores(aqui, a parte leste/sudeste da Serra do Botucaraí, é assim), já na Solecity tem mais sol ,tava falando pro Shima, o ideal para mim era passar o verão em Canela,e no inverno ir pro Mormaço ou Espumoso,bem mais amenas :lol: :D

Link to comment
Share on other sites

Concordo, PHP! Porto Alegre é uma ilha de calor no RS. Meu pai que mora em Luvramento sempre fala isso quando chega aqui. Eu idem, pois viajo bastante pelo interior.

 

John, impossível não considerar as nossas cidades serranas como frias.

Isto ae Brunão, com o agravante na região da Serra Gringa, Hortências,São Francisco de Paula, da menor insolação e máximas menores(aqui, a parte leste/sudeste da Serra do Botucaraí, é assim), já na Solecity tem mais sol ,tava falando pro Shima, o ideal para mim era passar o verão em Canela,e no inverno ir pro Mormaço ou Espumoso,bem mais amenas :lol: :D

 

Nossa capital deveria ter sido em Caxias ou Soledade. Teríamos fama de frio. É o mesmo se Curitiba ficasse na Ilha do Mel.

Saindo de Porto Alegre para qualquer lado já esfria. Indo para Igrejunha ou Lajeado. Muda tudo.

Link to comment
Share on other sites

Jonh escreveu e deve continuar escrevendo :

Legal, cara!

Não quero provocar discussões, nada disso. Nem pensei que o pessoal do BAZ não tivesse "feeling", mas volto a dizer que pela maneira que escrevem alguns, muitas vezes, fica parecendo que se esquecem que aqui realmente não é Yakutski (hehehe). Acho legal esta divergência de opiniões também, pois só acrescenta no final das contas conhecimento.

Concordo também que 2000 e 2007 foram anos no geral com bastante frio, mas foram casos isolados. Este ano acredito em uns 2 episódios de frio extremo, nada mais que isso; no mais, como tem sido nos últimos tempos, um frio comum, mais um frio "vampiro", com noites frias e tardes agradáveis. Abraços!

 

Bem-Vindo, Jonh.

 

Agora sabendo que você é de POA.

 

Devo confessar tem algo neste teu texto que diz: Seremos grandes amigos.

 

PS:E a Yoko, beleza?

 

PS2: Aos amigos do fórum: estou emocionado com depoimento do Jonh.....

PS3: Ninguém vai falar FORNO ALEGRE ????

PS4: Fábio preciso como sempre....enfim um digito???? será???

 

Obrigado pelo apoio, cara! Hehehe.

Aos demais amigos: não estou falando necessariamente em números de graus e dígitos quando falo em frio, mas na sensação de frio intenso que perdure um dia todo. Já presenciei algumas vezes isto em Porto Alegre, com certeza, mas nos últimos anos tem se tornado menos frequente (o que não quer dizer que de vez em quando não ocorra...). "Frio vampiro", seria aquele frio forte durante a noite, por causa da grande perda de radiação e uma tarde agradável, até meio "quente" algumas vezes.

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Impressionante como os institutos diminuíram o frio. A SOMAR dava 6°C para Porto Alegre segunda . Agora dá 8 ou 9.

quer dizer a MP perdeu muita força.

Gosaria de questionar aos que têm mais experiência: qual o motivo desta perda de força???

correntes de jato ou o deslocamento natural delas faz com que percam a força na medida que outras variáveis as influenciam.

 

AAO bombando lá nas nuvens!

Link to comment
Share on other sites

Bem-vindo, John. Então temos mais um conterrâneo do único lugar do RS que combina o calor do interior com o frio do litoral, além de ter um dos menores índices de precipitação e instabilidade do RS e além da famosa nebulosidade noturna. Parabéns, também moras no pior (ou segundo pior) lugar em termos de clima do RS (alguém poderia objetar o litoral, mas sabendo que em média é 2° mais frio que aqui no verão, tem-se o compensatório de não derreter nesse período).

 

Por aqui, máxima de 20,5°. Agora faz 18,9° com 82% e vento S a 6,9 km/h. O chão molhou, depois pára de chover e molha de novo. Agora o dia está cinzento e sem chuva.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mostardas é pior que POA no inverno do RS :lol:

 

Por aqui, mais um dia muito agradável. Junho voltou aos

bons tempos, hehehe

 

Máxima de 22,3ºC e com o sol aparecendo várias vezes.

Vento frio por vezes, e só tende a melhorar a partir de agora.

Enfim, maior frio do ano até agora em breve 8-)

Link to comment
Share on other sites

Mostardas é pior que POA no inverno do RS :lol:

Sem dúvida! Mas eu me referia ao clima em geral. Ainda assim Mostardas consegue a infelicidade de ter dias bem quentes no verão, significativamente mais quentes que o Litoral Norte e um pouco mais que o Litoral Sul (penso em Rio Grande). Já no inverno é uma lástima total. Em 2009 zerou em POA, deu 1°/2° no Litoral Norte e Mostardas não baixou de 4°. Já vi diferenças na mínima de 6° daqui para lá, algo como 8° aqui sem vento e 16° lá com vento NE! :shock: Isso também acontece em Tramandaí, mas é mais incomum. Mostardas é o anti-BAZ.

 

Agora faz 19,2° com 84%. O dia está ficando mais escuro e úmido. Venta de SSE a 4,0 km/h.

 

Abraços anti-BAZ!

Link to comment
Share on other sites

Chove bem fraco na serra gaúcha, somente às vezes é um pouco mais forte. A visibilidade também está bem baixa e faz um pouco menos de 14ºC no hotel onde estou.

 

A Climatempo passou a prever neve para um monte de cidades gaúchas e catarinenses. Se uma paraguaia localizada já está difícil, imagina uma nevada ampla... :lol:

Link to comment
Share on other sites

Chove bem fraco na serra gaúcha, somente às vezes é um pouco mais forte. A visibilidade também está bem baixa e faz um pouco menos de 14ºC no hotel onde estou.

 

A Climatempo passou a prever neve para um monte de cidades gaúchas e catarinenses. Se uma paraguaia localizada já está difícil, imagina uma nevada ampla... :lol:

 

Estás em São Chico? Estou indo para Canela agora à tardinha para passar o fim-de-semana. Vamos ver se conseguimos pegar uma geadinha domingo, hehehehe

Link to comment
Share on other sites

Chove bem fraco na serra gaúcha, somente às vezes é um pouco mais forte. A visibilidade também está bem baixa e faz um pouco menos de 14ºC no hotel onde estou.

 

A Climatempo passou a prever neve para um monte de cidades gaúchas e catarinenses. Se uma paraguaia localizada já está difícil, imagina uma nevada ampla... :lol:

Acho este "climatempo" uma verdadeira piada! Hehehe. Aliás, eles veem neve fácil quase sempre que uma MP se aproxima.

A Revista Viagem e Turismo tem um encarte sobre as cidades serranas do RS e SC, falando em neve, como esta fosse frequente... Não sabem como me irrita isto, pois engana e muito o turista que vem do nordeste. Pior quando eles vêm e nem frio pegam. Em julho de 2008 amigos meus da Bahia vieram e pegaram só calor em pleno julho, por exemplo; uma decepção total! Temos que ser realistas quanto aos fatos. O frio ocorre sim, mas aqui não é constante.

Link to comment
Share on other sites

2008 foi irritante, mesmo, John. Passei duas semanas em Canela no mês de julho. Não passou de 23C, porém também não baixou dos 5C! Foi quase tão monótono quanto este maio que passou.

 

Entretanto, tanto este maio/2010 quanto aquele julho/2008 eu considero exceções no nosso outono inverno. A regra e história mostram que as mínimas absolutas e máximas absloutas nestes meses tendem a ser mais extremas que aquilo que foi apresentado.

Link to comment
Share on other sites

Chove bem fraco na serra gaúcha, somente às vezes é um pouco mais forte. A visibilidade também está bem baixa e faz um pouco menos de 14ºC no hotel onde estou.

 

A Climatempo passou a prever neve para um monte de cidades gaúchas e catarinenses. Se uma paraguaia localizada já está difícil, imagina uma nevada ampla... :lol:

 

Estás em São Chico? Estou indo para Canela agora à tardinha para passar o fim-de-semana. Vamos ver se conseguimos pegar uma geadinha domingo, hehehehe

Isso mesmo!

 

Hoje eu fui almoçar em Gramado e a cidade estava bem cheia por causa do feriado. Eu também achei incrível observar como a neblina encobriu rapidamente a cidade perto do meio-dia. :mrgreen: Depois fui passear um pouco por Canela e vi algo que parecia uma estação meteorológica perto de um aeroporto. É a do INMET?

Link to comment
Share on other sites

Fui conferir esta previsão do Mbar...ele coloca neve para um punhado de cidades, com temperaturas relativamente altas para a neve. Por exemplo, para Urubici coloca neve a noite toda praticamente, com temperaturas de 10/11°C.

 

Em Matão, máxima de 26,3°C.

Link to comment
Share on other sites

Fui conferir esta previsão do Mbar...ele coloca neve para um punhado de cidades, com temperaturas relativamente altas para a neve. Por exemplo, para Urubici coloca neve a noite toda praticamente, com temperaturas de 10/11°C.

 

Em Matão, máxima de 26,3°C.

 

Com todo o reespeito :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Chove bem fraco na serra gaúcha, somente às vezes é um pouco mais forte. A visibilidade também está bem baixa e faz um pouco menos de 14ºC no hotel onde estou.

 

A Climatempo passou a prever neve para um monte de cidades gaúchas e catarinenses. Se uma paraguaia localizada já está difícil, imagina uma nevada ampla... :lol:

Acho este "climatempo" uma verdadeira piada! Hehehe. Aliás, eles veem neve fácil quase sempre que uma MP se aproxima.

A Revista Viagem e Turismo tem um encarte sobre as cidades serranas do RS e SC, falando em neve, como esta fosse frequente... Não sabem como me irrita isto, pois engana e muito o turista que vem do nordeste. Pior quando eles vêm e nem frio pegam. Em julho de 2008 amigos meus da Bahia vieram e pegaram só calor em pleno julho, por exemplo; uma decepção total! Temos que ser realistas quanto aos fatos. O frio ocorre sim, mas aqui não é constante.

Mais um da ala dos secadores da neve... :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Chove bem fraco na serra gaúcha, somente às vezes é um pouco mais forte. A visibilidade também está bem baixa e faz um pouco menos de 14ºC no hotel onde estou.

 

A Climatempo passou a prever neve para um monte de cidades gaúchas e catarinenses. Se uma paraguaia localizada já está difícil, imagina uma nevada ampla... :lol:

Acho este "climatempo" uma verdadeira piada! Hehehe. Aliás, eles veem neve fácil quase sempre que uma MP se aproxima.

A Revista Viagem e Turismo tem um encarte sobre as cidades serranas do RS e SC, falando em neve, como esta fosse frequente... Não sabem como me irrita isto, pois engana e muito o turista que vem do nordeste. Pior quando eles vêm e nem frio pegam. Em julho de 2008 amigos meus da Bahia vieram e pegaram só calor em pleno julho, por exemplo; uma decepção total! Temos que ser realistas quanto aos fatos. O frio ocorre sim, mas aqui não é constante.

 

 

NEVE COMO FENÔMENO É FREQUENTE, MAS EM POUCOS DIAS/ANO, E RESTRITO AO PLANALTO DA NEVE, REDUZINDO MAIS PARA AS ÁREAS ACIMA DOS 1100/1200 m ENTRE A REGIÃO DE AUSENTES E O TOPO DO PLANALTO SUL DE SC, O PROBLEMA É A FORMA COMO DIZEM; MANCHETES DO TIPO: NEVA NO SUL, PODE NEVAR NAS SERRAS DO SUL E ASSIM VAI.

 

FORA DESTA REGIÃO A NEVE É MENOS FREQUENTE, POIS NEM TODOS OS INVERNO ELA OCORRE, MAS NÃO CHEGA SER UMA RARIDADE. NEVE COM ACUMULAÇÃO EXPRESSIVA FICA MAIS LIMITADA AO TOPO DA SERRA DO RS/AUSENTES E S.JOAQUIM E ALHURES, AQUI É NORMAL TER NEVADAS ACIMA DE 5 CM A CADA 3/5 ANOS.

 

O QUE IRRITA É A FALTA DE CONHECIMENTO DO HISTÓRICO DA REGIÃO E POR ESTAR NUM PERÍODO DE 14 ANOS DE POUCA NEVE, AGORA O QUE É 14 ANOS PARA UM CLIMA, NADA, UM PISCAR DE OLHOS, MAS AFETA A NOÇÃO DAS PESSOAS EM TERMOS DE CLIMA, TANTO QUE AQUI ESTÃO NEGLIGENCIANDO O FATOR NEVE NAS CONSTRUÇÕES, ACHANDO QUE NÃO DARÁ MAIS NEVE. ORAS O NORDESTE JÁ TEVE SECA, SECA AO PÉ DA LETRA, POR MAIS DE 5/8 ANOS E NEM POR ISSO A CHUVA DEIXOU DE CAIR POR LÁ.

 

O FATO DE PESSOAS DE FORA VIREM AQUI E PEGAR CALOR NÃO QUER DIZER QUE NÃO FAÇA FRIO E CONTANTE, QUE FAZ NAS ÁREAS ACIMA DOS 600/800 M. SE FORES EM CUIABÁ E TIVER O AZAR DE PEGAR UMA FRIAGEM DIRÁS QUE NÃO FAZ CALOR LÁ EM JULHO.

 

A MÍDIA FALA MUITA BESTEIRA POR FALTA DE INFORMAÇÃO E POR QUERER PONTOS NO IBOPE. DA MESMA MANEIRA, DIZER QUE POA TEM ALGUNS DIAS DE FRIO É PURA BIRRA OU NÃO SENTIR FRIO, É SÓ VER OS DADOS E VERÁS QUE TEM MUITOS DIAS COM M[AXIMAS ABAIXO DE 13/15 E MUITAS MÍNIMAS ABAIXO DOS 5. MOSTARDAS PODE TER VALORES "ALTOS", CREIO MAS PELA LOCALIZAÇÃO DA ESTAÇÃO, PORÉM A SENSAÇÃO DE FRIO LÁ DEVE SER BEM MAIOR QUE EM POA DEVIDO AO VENTO E UMIDADE.

 

OLHEM OS DADOS ANTES DE FALAR QUE NEM A MÍDIA.

 

PH; POR FAVOR NÃO FALE.

Link to comment
Share on other sites

Coloquemos os pontos nos is: Faz frio aqui? Faz!

Concordo com o Coutinho. Nem tenho que concordar ou não: para quem tem as estatísticas e estuda, além de morar, numa região de frio.

O que não temos é uma constância no frio. Porém, nesta época do ano em diante, a temperatura sempre ficará abaixo dos 20. Em dias mais frios, não ultrapassará os 15. Temos calor e frio. Numa definição bem feliz em que li o Prof. Eugenio(Metsul)dizendo: somos uma região de frio e calor. Estamos no limite.Principalmente Porto Alegre, paralelo 30.

Não sou um secador de neve. Mas, acredito que neste ano ela virá. Eu estava bem esperançoso mas perdi um pouco o horizonte.

Acredito que tenho um bom histórico de vida para a ocorrencia de frio.Afinal, 50 anos de vida(ou quase) já é uma estatística.

Nos anos 70 houve mais neve. Nos 90, ela voltou. Estamos tendo uma folga que não é no todo. Pinheiro Machado é um exemplo.

Por que não poderemos ter uma repetição dos anos 50 e 60? Assim como falo nos ciclos de frio e calor. Também os fenômenos fortes como nevascas do passados poderão voltar a ocorrer. Como o inverno de 2000. Quem acreditava que pudesse ocorrer?

Link to comment
Share on other sites

O Ronaldo tem razão, mas por favor, não se iludam com o meu pessimismo com relação a 2010! Em 1998 eu não acreditava que pudesse ficar sem frio intenso (mínimas e máximas contantemente baixas), e aconteceu!! Em 2000 lembro do Bruno falarem junho que aquele inverno seria que nem 1998, e veio aquele maremoto de ar frio! O que me deixa com pulga atrás da orelha é que até o momento vem sem confirmando SEMPRE o pior quadro para o E do RS. Estamos com a dinâmica térmica de 1998 aqui no E gaúcho, e não a dinâmica de massas de ar.

 

Quanto à Mostardas, de fato, sente-se mais frio do que faz frio. Ao que eu saiba a estação está na beira da praia, mas não tenho certeza. Em dias sem vento certamente é mais frio na área urbana de Mostardas do que na praia, onde há poucas casas.

 

Até o momento caíram 2,2 mm aqui em casa. Agora faz 17,0° com +- 87% e não há vento. Pressão em 1012,9 mb.

Link to comment
Share on other sites

Vendo as previsões dos institutos nada de frio para cá só uma refrescada já para a vizinha Corumbá muito frio. Por aqui estão prevendo mínimas de 15/16°C enquanto para Corumbá 9/11°C. Pago para ver, uma condição assim só se tivermos muita nebulosidade e por lá um céu estrelado. O que tenho analisado de uma forma geral é que Corumbá tem máximas mais baixas que aqui já em contrapartida aqui tem mínimas mais baixas que lá, az vezes ocorre vice-versa. Algumas vezes quando lá registra um menor valor que aqui é de no máximo 3°C de diferença o mesmo vale para aqui quando registra máximas mais baixas que lá, as máximas lá podem ser até 7/9°C menor que aqui e o mesmo pode-se dizer das mínimas em Caceres.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.