Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

Ola, fotos ""quentinhas" de uma rápida chuva de granizo 1 hora atrás!!

 

Um pouco antes da chuva o temômetro estava marcando pouco mais de 11ºC, depois da chuva despencou para 6ºC :shock:

vamos às fotos, essas são minhas, o Pedro tirou mais.

 

4598961643_31fb663298_o.jpg

 

4598961647_1a42025144_o.jpg

 

OgAAAKTLaSpx9fDn9REeJgWyOs72B4bHQU4fdIn0FqxF4z48QhrNkp4_Ahh6QdITTKfuor9rBTfHqzbTSaa4cUokPHIAm1T1UBJX_rv3VENiySMoNNW7dumhtWee.jpg

 

OgAAACOUt1vdFY2pOFkgKPiRPOQqSStxF_tcQXUkCECRcq4MRwOAc5_QYSb87-ebdep8dKOcSirJu8B2aKpMeIawFV4Am1T1UMEL3uPyNSAiuhXKV7CFOfKXherp.jpg

 

 

Boletim de Hoje para APIAÍ- SP

Mínima de pouco mais de 8 ºC, tempo completamente fechado

Máxima de 12,7ºC.

Agora 17:43, e a temperatura está mais baixa que hoje cedo, temos 7,8ºC, graças à "granizada". :)

 

saluudoos

Renato, tire umas fotos do local do seu termometro... se pega sol, bem ventilado, nos de mais informações... As fotos do abrigo, etc 8-)

Link to comment
Share on other sites

Que tunda Campo Grande impôs em BH, aliás BH decepcionou, não imaginava tamanha diferença pró CG :shock: :o

 

Este duelo me lembra Curita x São Paulo. Nasmédias anuais as 2 se parecem, mas pegue a média das mínimas absolutas anuais de cada uma. Digo, a média da madru mais fria de cada ano, dividido pelo número de anos. Em São José dos Pinhais esta é de -1 pro período 96/09, enquanto em Congonhas é de 6,5 graus. E as médias anuais são respectivamente de 16,7 e 19,4. Ou seja, enquanto as médias anuais variam digamos, apenas 2,7 graus, as madrugadas mais geladas de uma estão a 7,5 graus de distância das madrugadas mais geladas do ano da outra.

São apenas 2 graus de latitude e 200m de altitude de diferença (sem considerar a ilha de calor) e enquanto SJP está com poças de água congeladas, CGH mal branqueou a grama.

Link to comment
Share on other sites

Cara, as fotos de Apiaí, parecem neve granulada :o

 

Cara, imagina o susto qui eu levei :lol: , quando eu percebi que estava chovendo, fui procurar uma pilha para minha máquina, e só depois fui olhar a temperatura, que marcava 6ºC :o , na hora pensei que fosse chuva/neve/precipitação granulada , tem alguma possibilidade de ser mesmo?? :shock:

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Parece que a temperatura irá DESABAR em Campo Grande

essa noite. A temperatura por lá era de 17ºC às 17:00 e

com apenas 5ºC de PO !

 

Adri, seja bem vinda ao fórum. É sempre bom que apareçam mais

pessoas de Minas por aqui ^^

 

E é verdade o que disseram aí, o clima do centro-oeste, quando o

corredor polar está aberto assim, é mais dinâmico do que aqui no

leste do sudeste. Somos muito influenciados pelo ASAS, muito do nosso

inverno é sob atuação deste. Isso causa a famosa monotonia de

temperaturas amenas/baixas de manhã e agradável/quente à tarde.

MPs continentais não são muito boas para Juiz de Fora, que fica bem

a sudeste do estado. Nem sempre elas chegam com força até aqui.

Link to comment
Share on other sites

Boa Noite!

Bastante granizo aqui também no início da tarde, não esperava por isto!

O que teria causado o granizo em tantos lugares?

Pela análise do GFS a temperatura a 850hpa na hora estava em torno de 6°C :?

 

Agora já tenho 11.8°C, céu nublado 7/10±

 

As fotos ficaram muito ruins, achei um vídeo:

http://www.rpctv.com.br/paranaense/video.phtml?Video_ID=85487&tipo=nahoracerta

Link to comment
Share on other sites

Boa Noite!

Bastante granizo aqui também no início da tarde, não esperava por isto!

O que teria causado o granizo em tantos lugares?

Pela análise do GFS a temperatura a 850hpa na hora estava em torno de 6°C :?

 

Agora já tenho 11.8°C, céu nublado 7/10±

 

As fotos ficaram muito ruins, achei um vídeo:

http://www.rpctv.com.br/paranaense/video.phtml?Video_ID=85487&tipo=nahoracerta

 

 

Caramba Andre, granizo em C. Mourão na primavera é quase todo ano, mas nessa época e com atuação de ar polar, fazia algum tempo que eu não via!! Esse ano promete Andre, C. Mourão vai ter aquelas geadas severas tão comuns nos anos 80...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Acho que os eventos de frio são mais POTENTES no oeste, porém mais FREQUENTES no leste. Por quê? Porque no primeiro há praticamente a atuação de um tipo de MP, a continental, enquanto que no leste, além da continental (um pouco mais enfraquecida), há a atuação das marítimas.

 

Embora mais fracas, as marítimas são importantes para a manutenção da sensação de inverno, pois no oeste quando esquenta no inverno, sai da frente. É verão total.

 

Na média, a potencia do oeste acaba se equilibranda com a frequência do leste.

 

 

A temperatura maxima maior que já registrei no inverno[junho-julho-agosto]foi de 32.0°c aqui na baixada,Se pegarmos o mes de setembro[até o dia 21 e que ainda é considerado inverno] já fiu a 37,5°c.

Link to comment
Share on other sites

Após uma máxima de 23,7°C a temperatura está simplesmente desabando. As 18h fazia 17,8°C e caiu param 16,1°C as 18h30. Agora faz 15,9°C, meio estabilizado, mas isso é por causa de umas nuvenzinhas fdp que estão no céu, mas estão se dissipando. A UR mínima foi 36%.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!!

 

Tivemos um amanhecer com pequeno efeito baixada,graças a abertura parcial do céu,o dia todo foi uma mistura de nuvens e sol eque mesmoa ssim,nao passou dos 20°c,graças a virada do vento para oeste no inicio da tarde,vento este que era frio.Houveram relatos de chuva forte entre horizontina e mauricio cardoso,nesta tarde.

 

TEMP.MIN: 8.2[bAIXADA] 9.8[iNMET]

TEMP.MAX:20.0[bAIXADA]19.0[iNMET]

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

 

Eu realmente nao entendo o porque de tanta reclamaçao,surpresa e certo bairrismo.MassA de ar polar continental é assim mesmo,vai até o sul da amazonia,derrubando a temperatura por lá tambem.Campo grande nao me surpreendeu nenhum pouco com a sua minima,para uma cidade que registrou 4°c com chuva no ano passado,nao me surpreende mais em nada.O problema todo,ou seja,a situaçao que aumentou o choro de muitos,foi esta maldita baixa se dar no nosso litoral,nos trouxe uma melequera,impedindo um maior declinio na minima,mas impediu uma maior subida na maxima e que bombou ar frio pelo interior do continente e bota bem no interior nisso.Nao é vergonha nenhuma nós perdermos na minima para o centro-óeste,aqui ninguem tem poder de dominar o tempo e a temperatura,temos de aceitar as coisas como sao.Pergunto,quantas vezes uma friagem atinge o norte brasileiro por ano?Muito poucas vezes.Vejam só quantos colegas do forum que apareceram com essa MPC,um monte de gente,que até entao nao tinha visto.É isso aí colegas,que todos nós tenhamos um inverno maravilhoso,com neve para quem possa ter,com minima negativa aonde possa dar e frio para todo mundo.Todos temos direito de sentir frio!!Que venha a proxima e por favor,sem ciclone na costa gaucha,apenas na bacia do prata.

Link to comment
Share on other sites

Veja a previsão da Somar Meteorologia para o Centro-Oeste:

 

 

12/05

Tempo seco em todo o Centro-Oeste. O frio da madrugada aumenta com mínima entre 6°C e 8°C em boa parte de Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e sudoeste de Goiás. A máxima ainda não chega a 20°C nas mesmas áreas que registrarão a mínima mais baixa.

 

Previsão estendida

Sol em todo o Centro-Oeste nesta quinta-feira. O frio aumenta ainda mais com mínima que varia entre 3°C e 5°C em boa parte de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e sul de Mato Grosso. APESAR DO FRIO, NÃO HÁ RISCO DE GEADAS EM NENHUMA ÁREA PRODUTORA. A temperatura máxima finalmente começa a subir a partir da quinta-feira, com valores que alcançam 22°C entre o Mato Grosso do Sul e sul de Goiás e mais de 25°C em Mato Grosso. Na sexta-feira, voltam as chuvas fracas e isoladas para o norte de Mato Grosso, porém o tempo permanecerá seco na maior parte do Centro-Oeste. A temperatura mínima entra em elevação, mas ainda faz frio em boa parte da Região. A temperatura máxima também sobe em toda a Região. Entre 15 e 19 de maio, o tempo ainda permanecerá seco em boa parte da Região, com exceção do centro e sul de Mato Grosso do Sul e noroeste de Mato Grosso. Faz frio pela manhã e calor à tarde.

 

 

E pro norte do País:

 

12/05

As chuvas prosseguem entre o Tocantins e noroeste do Amazonas, com risco de temporais no norte do Pará, Roraima e noroeste do Amazonas. Entre o Acre e o sul do Pará, o tempo permanece seco e ensolarado. O frio da madrugada aumenta ainda mais entre o Acre, Rondônia e sul do Amazonas, com temperaturas que oscilam em torno dos 10°C em algumas cidades. Já a temperatura máxima permanecerá mais baixa no sul de Rondônia e entre Roraima e o noroeste do Amazonas. Em Tocantins e Pará, o calor predomina.

 

Previsão estendida

Na quinta-feira, a situação permanecerá inalterada com chuvas entre o Tocantins e noroeste do Amazonas e tempo seco entre o Acre e o sul do Pará. Os temporais, para variar, concentram-se entre o norte do Amazonas e Roraima. O frio da madrugada aumenta ainda mais, com mínima entre 6°C e 8°C no sul de Rondônia. A temperatura máxima, por sua vez, finalmente entra em elevação entre o Acre e Rondônia. Por outro lado, entre Roraima e o norte do Amazonas, o excesso de nuvens deixará a temperatura máxima mais baixa ao longo do dia. Na sexta-feira, os temporais novamente atingem o noroeste do Amazonas e o Estado de Roraima. Ainda faz frio pela manhã, mas finalmente, o calor retorna à tarde para toda a Região. Entre 15 e 19 de maio, as chuvas voltam a atingir boa parte da Região, com exceção do sudeste do Pará e centro e sul do Tocantins. As chuvas mais intensas atingem o norte do Amazonas, Roraima e o noroeste do Pará. A temperatura mínima entra em elevação e o frio da madrugada chega ao fim neste período.

Link to comment
Share on other sites

Temperatura caindo rapidamente em Campo Grande, mais rápido que ontem à noite.

Hoje a tarde toda praticamente ficou estável em 17ºC e chegando aos 18ºC (máxima de hoje) às 15h hora local, logo voltou a cair.

 

Agora 18h26 hora local temos 12ºC com céu limpíssimo, estrelado com pouco vento.

 

Amanhã para quinta promete!

Link to comment
Share on other sites

Ola, fotos ""quentinhas" de uma rápida chuva de granizo 1 hora atrás!!

 

Um pouco antes da chuva o temômetro estava marcando pouco mais de 11ºC, depois da chuva despencou para 6ºC :shock:

vamos às fotos, essas são minhas, o Pedro tirou mais.

 

4598961643_31fb663298_o.jpg

 

4598961647_1a42025144_o.jpg

 

OgAAAKTLaSpx9fDn9REeJgWyOs72B4bHQU4fdIn0FqxF4z48QhrNkp4_Ahh6QdITTKfuor9rBTfHqzbTSaa4cUokPHIAm1T1UBJX_rv3VENiySMoNNW7dumhtWee.jpg

 

OgAAACOUt1vdFY2pOFkgKPiRPOQqSStxF_tcQXUkCECRcq4MRwOAc5_QYSb87-ebdep8dKOcSirJu8B2aKpMeIawFV4Am1T1UMEL3uPyNSAiuhXKV7CFOfKXherp.jpg

 

 

Boletim de Hoje para APIAÍ- SP

Mínima de pouco mais de 8 ºC, tempo completamente fechado

Máxima de 12,7ºC.

Agora 17:43, e a temperatura está mais baixa que hoje cedo, temos 7,8ºC, graças à "granizada". :)

 

saluudoos

Renato, tire umas fotos do local do seu termometro... se pega sol, bem ventilado, nos de mais informações... As fotos do abrigo, etc 8-)

 

este é meu termômetro das mínimas, que agora deixo "grudado" à esse cipreste.

Agora 20:03, temp de 8,2ºC.

4599375079_f7c5ffaf9a_o.jpg

4599375337_e5c8063289_o.jpg

 

tenho outros termômetros que ficam dentro da garagem, um do lado de fora da garagem,e mais 2 dentro de casa,um na sala e outro no meu quarto, mas pretendo comprar mais 2 e deixar em outras partes.

 

 

saludos

Link to comment
Share on other sites

Boa Noite!

Bastante granizo aqui também no início da tarde, não esperava por isto!

O que teria causado o granizo em tantos lugares?

Pela análise do GFS a temperatura a 850hpa na hora estava em torno de 6°C :?

 

Agora já tenho 11.8°C, céu nublado 7/10±

 

As fotos ficaram muito ruins, achei um vídeo:

http://www.rpctv.com.br/paranaense/video.phtml?Video_ID=85487&tipo=nahoracerta

 

Olha, situação bizarra hoje mesmo, céu de instabilidades típicas de primavera e o vento sudoeste um pouco mais frio soprando a partir do início da tarde.

Link to comment
Share on other sites

Vários relatos de granizo pela região sul... o que seria a causa?

:?: :?: :?:

 

Ivoneia, na página 24 eu colei uma explicação interessante que estava no site do Simepar ontem a noite:

 

O vento predominante continua favorecendo o ingresso de umidade do Oceano em direção ao continente.

Além disso, em altos níveis da atmosfera a circulação dos ventos (formação de um vórtice ciclônico http://climanalise.cptec.inpe.br/~rclimanl/boletim/cliesp10a/vociclo.html ) volta a favorecer a ocorrência de chuvas em parte da região Sul do País. Esta condição é maior nos setores central, sul e leste dos três Estados. No oeste e no sudoeste do Paraná as instabilidades ganham força à tarde, e são mais localizadas. As temperaturas continuam baixas pela manhã, e não sobem muito a tarde.

 

Interessante o link do cptec, vale destacar:

 

Além de causar chuvas fortes, os VCAN também estão muitas vezes associados a ocorrência de geadas. Fortune (1982), estudou a severidade de uma grande geada ocorrida em 1981 e Ele constatou que um VCAN foi o elemento importante para a ocorrência de geadas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Situações desse tipo geralmente causam grandes prejuízos para a agricultura, principalmente para a cultura cafeeira.

Link to comment
Share on other sites

Meu amigo Mafili, deu uma olhada nas várias imagens de satélite?

Percebeu que a nebulosidade avança bem até adivinhe onde...

O limite é a noroeste/norte/oeste de Soledade, ous eja, enquanto tínhamos sol e algumas nuvens de Espumoso para lá, daqui de Soledade em direção a sul/sudeste/leste/nordeste, chuva e nublado.

Link to comment
Share on other sites

Que cidade é essa? :?

 

Apiaí seria uma rival de Campos do Jordão?? Pelos posts do amigo de lá parece ser bem gélida tb!!

 

Abraços!

 

Apiaí não é tão famosa por que está em uma região com índices de desenvolvimento humano inferiores às respectivas médias estaduais :cry: (SP),

assim como os graus de escolaridade, emprego e renda, entre outros indicadores, os municípios são tradicionalmente menores do que os de outras populações paulistas.

Link to comment
Share on other sites

Que cidade é essa? :?

 

Apiaí seria uma rival de Campos do Jordão?? Pelos posts do amigo de lá parece ser bem gélida tb!!

 

Abraços!

 

Apiaí não é tão famosa por que está em uma região com índices de desenvolvimento humano inferiores às respectivas médias estaduais :cry: (SP),

assim como os graus de escolaridade, emprego e renda, entre outros indicadores, os municípios são tradicionalmente menores do que os de outras populações paulistas.

 

 

Mais por outro lado....

A região do Vale do Ribeira tem o maior e mais preservado remanescente de Mata Atlântica do Brasil.

Com mais de 2,1 milhões de hectares de mata contínua, que equivalem a aproximadamente 21% dos remanescentes de Mata Atlântica existentes no Brasil :mrgreen: .

Link to comment
Share on other sites

Que cidade é essa? :?

 

Apiaí seria uma rival de Campos do Jordão?? Pelos posts do amigo de lá parece ser bem gélida tb!!

 

Abraços!

 

Apiaí não é tão famosa por que está em uma região com índices de desenvolvimento humano inferiores às respectivas médias estaduais :cry: (SP),

assim como os graus de escolaridade, emprego e renda, entre outros indicadores, os municípios são tradicionalmente menores do que os de outras populações paulistas.

 

 

Mais por outro lado....

A região do Vale do Ribeira tem o maior e mais preservado remanescente de Mata Atlântica do Brasil.

Com mais de 2,1 milhões de hectares de mata contínua, que equivalem a aproximadamente 21% dos remanescentes de Mata Atlântica existentes no Brasil :mrgreen: .

 

 

Isso sem falar que se nao fosse eu e Pedro ninguem ia saber nada daqui.. :cry:

Falta mais investimento,e, divulgação daqui,no nosso Querido estado de São Paulo, mas por outro lado, o bom é que ainda somos uma região preservada! :mrgreen: ,preservação que talvez não existisse se fossemos um grande pólo turistico..

Sou a favor de um turismo mais Sustentável para nós, e , para as outras cidades que possuam grandes florestas também!

 

Bom, o tempo aqui não mudou muito, parcialmente Nublado e agora 22:13, temos exatos 8ºC.

 

saludos

Link to comment
Share on other sites

Isso sem falar que se nao fosse eu e Pedro ninguem ia saber nada daqui.. :cry:

 

Que nada, Apiaí, bem como muitas cidades de sua região despeta a curiosidade dos bazianos há anos... 8-) :P

 

Valewww :P

E ah,,acessem nosso tópico de Apiaí (cidade Cfb De São Paulo), lá no Imagens,e comentem :evil: uaahua :lol:

abçs

 

 

saludos

Link to comment
Share on other sites

Parece que a temperatura irá DESABAR em Campo Grande

essa noite. A temperatura por lá era de 17ºC às 17:00 e

com apenas 5ºC de PO !

 

Adri, seja bem vinda ao fórum. É sempre bom que apareçam mais

pessoas de Minas por aqui ^^

 

E é verdade o que disseram aí, o clima do centro-oeste, quando o

corredor polar está aberto assim, é mais dinâmico do que aqui no

leste do sudeste. Somos muito influenciados pelo ASAS, muito do nosso

inverno é sob atuação deste. Isso causa a famosa monotonia de

temperaturas amenas/baixas de manhã e agradável/quente à tarde.

MPs continentais não são muito boas para Juiz de Fora, que fica bem

a sudeste do estado. Nem sempre elas chegam com força até aqui.

 

 

Muito obrigada pelas boas vindas, Renan!

E tenho notícias de BH. O frio mais uma vez não será como eu gostaria.

A umidade está muito alta nessa noite, além da chuva fina que retornou.Às 22h fazia 17.3°C e UR de 91%, segundo registros da estação do INMET. E se fizer frio será apenas para vampiro sentir. :(

O único frio que tenho vivenciado aqui é através dos noticiários e dos comentários de vocês. É o que me consola. :cry:

Link to comment
Share on other sites

A madrugada será gelada no oeste, pelo visto. Por aqui, uma temperatura

amena: faz 17,0ºC.

 

Hoje a MÁXIMA no Morro da Igreja ficou abaixo dos 5ºC,

sempre um motivo de orgulho para nós, bazianos :lol:

Aquele pico funciona muito bem com ciclone perto da costa + ar frio.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.