Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


André Shimutz1515095408
 Share

Recommended Posts

É, Carlos, meus parabéns pelo esforço. Digno de aplausos.

 

Deveras, isso deve ter levado umas 5 horas de paciência, cálculo e tabelas.

 

E olha, serão dezenas de conclusões...

 

-Soledade focou fora das 20 mais.

 

-Lages e Vacaria, esperava uma diferença menor. Diferem em 50m e 1,1ºC. O que seria interessante é a análise das médias das mínimas e máximas. A quantidade de chuvas ficou parelha.

 

-Ctba, com 220mm, ficou pouco acima da normal, que é de 140mm. Já SP, arrebentou em Chuvas, com 320mm. Eis aí o que o Caco peca: o regime de chuvas de Ctba deveria ser tão grande quanto o de SP.

 

A diferença do verão com o inverno, pluviometricamente falando, dá a Ctba o regime subtropical e SP tropical de altitude. Isso é indiscutível.

 

-Cidades fora do sul com média de 20ºC, menores que Ctba, deveu-se às máximas baixas. Teresópolis com 600mm, significa mais tempo fechado e menor temperatura.

 

-As diferenças de BJ, Vacaria, Lages, se dá mais pelo local da estação que o carater orográfico, pois a diferença de altitudes delas não passa de 100m. Tanto é prova que Canela, apesar de estar mais de 150m mais baixa que Vacaria, teve apenas 0,1ºC mais fria na média.]

 

Seria interessante acompanhar a média das mínimas e máximas para se apurar onde está a diferença. Eu acredito que seja na máxima, pois Canela registrou o mais que o dobro de chuva que Vacaria.

 

-As médias de Vacaria e BJ estão compatíveis.

 

-A mantiqueira decepcionou. O que deveria ser vantajoso a CJ, se tornou uma evidência que mesmo no verão, as serras do sul tem médias menores, e o ano todo.

 

-Curitibanos, teve o mesma quantidade de chuva que Vacaria, Lages e BJ, e tirou Lagoa Vermelha da lista... :lol: .

 

Dica:

 

Carlos, seu trabalho é excelente. Mas se você diminuisse o monitoramento de algumas, como as do norte/NE e ampliasse no detalhamento das médias das mínimas e máxias das do "top 20?

 

Terá menos trabalho e aproveitaremos mais os dados das cidades que mais consultamos.

 

Abraços.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

EXCELENTE trabalho Carlos, PARABÉNS !

 

Juiz de Fora teve um mês de Janeiro bem seco, o acumulado foi apenas METADE do que é normal para este mês. A temperatura, de fato, esteve abaixo da média.

 

Chamou a atenção aqui o grande número de dias nublados e com pancadas rápidas de chuva. Não houve 1 dia sequer com uma chuva forte e duradoura. A ausência desta combinação é que acabou trazendo um mês mais seco.

 

A minha maior máxima foi de 32,4ºC. No topo do INMET, 29,5ºC.

Link to comment
Share on other sites

Ficou muito bom e abrangente, alguns destaques.

 

 

Arraial do Cabo teve 247 mm em janeiro, enquanto a média (pela estação convencional de Cabo Frio que ficava na entrada de Arraial) de janeiro+fevereiro+março é de 175 mm, ou seja, em 1 mês choveu 72 mm a mais do que a média dos 3 meses do verão.

 

Teresópolis, assim como nos anos anteriores, teve um mês muito chuvoso e com amplitude térmica relativamente pequena.

 

Enquanto o Carlos Dias fez média compensada, eu calculei as médias de 24 horas para Teresopolis e Vila Militar, e foram EXATAMENTE IGUAIS.

 

Anomalia negativa de temperatura entre 0,5 e 1 grau na cidade do Rio de Janeiro, mas com máximas até 2 graus abaixo da média na Vila Militar por causa do excesso de nebulosidade (31,1 contra média de 33,2 em Bangu, estação próxima), ainda na Vila Militar, a anomlia negativa (comparando com médias de Bangu) foi maior na média simples (1,1 grau) do que na compensada (0,8 ).

 

Máximas absolutas baixas para janeiro em quase todo o sul e boa parte do sudeste.

 

As médias 1961-1990 de janeiro em Bangu são:

 

27 graus a compensada.

 

28,15 graus a simples.

 

http://www.simerj.com/default_normais.php

Link to comment
Share on other sites

 

Enquanto o Carlos Dias fez média compensada, eu calculei as médias de 24 horas para Teresopolis e Vila Militar, e foram EXATAMENTE IGUAIS.

 

 

Elementar, meu caro Ioepa (ou seria Loepa?)

 

A fórmula da média compensada é tão perfeita quanto somar 24h. Inventaram-na para facilitar os cálculos.

 

abçs

Link to comment
Share on other sites

RS :

 

 

-Volume de chuvas significativo em Canela

 

 

PR :

 

-Espevara maior volume de chuvas em Curitiba

 

 

R Centro Oeste / Norte :

 

-Vilhena em Rondonia com uma agradavel media de 24 graus em pleno

verão.

 

1- Canela deve ser bem pluviosa normalmente, com 364mm neste janeiro.

 

Apesar em Caxias tem 146mm de média, e caiu neste janeiro 243m. Se Canela se assemelhar mais Caxias, tudo certo. Senão, ela se assemelhará com Cambará e São Chico, bem chuvosas.

 

=============

 

2- Bem, creio que SP e Ctba tiveram regimes iguais e volumes diferentes. A média de chuva é 165mm e este mês caiu 224mm, ou seja 36% a mais.

 

Vejamos uns exemplos de anomalias pluviométricas:

 

-Em SP, a média é 239mm. Este janeiro caiu 319mm. ou seja 33% a mais.

 

-Castro, janeiro teve 296mm e na normal são 193mm. Ou seja, 53% a mais.

 

-SJ, caiu 166mm. A normal dão 167mm. NORMALIDADE.

 

-POA, caiu 176mm. A normal são 100mm. 76% a mais.

 

-Caxias, caiu 243mm e a normal, 146mm: 66% a mais.

-Fpolis, teve 223mm, e a normal, 176%, 27% a mais.

 

==============

 

3-Vilhena, apesar de estar ao sul do estado e a 600m de altitude, mesmo assim não foi possível diferir mais de 1,7ºC com Porto Velho. Esta esperava uma diferença maior, a exemplo de Guaramiranga - CE.

Link to comment
Share on other sites

 

 

Elementar, meu caro Ioepa (ou seria Loepa?)

 

A fórmula da média compensada é tão perfeita quanto somar 24h. Inventaram-na para facilitar os cálculos.

 

abçs

 

É Loepa mesmo (o meu nome Luis), sobre a fórmula eu já havia observado que foi muito bem feita mas uma diferença de alguns décimos eu esperava, lembro que quando o TKR fez algumas estações de Goiás sempre dava uma pequena diferença entre a compensada e 24 horas, quem sabe nos próximos meses...

Link to comment
Share on other sites

Excelentes dados.

 

Os dados de Canela mostram como deve ser fria a estação desativada de São Francisco de Paula que está a mais de 900 metros de altitude, estando ainda mais ao sul e a leste.

 

Para mim São Francisco de Paula é mais fria que Vacaria e Bom Jesus, tão badaladas no cenário nacional e até mesmo gaúcho no quesito frio, pois estão ao redor dos 1000 metros. Ela só perde, ao meu ver, para Cambará e Ausentes aqui no Estado. Ainda assim fica quase igual à Cambará.

 

Após as instalaçãoes de automáticas em Ausentes, SJ (pq da maçã) e Morro da Igreja, meu sonho de consumo atualmente é que o INMET reative os dados de São Francisco de Paula, nem que seja por uma estação convencional.

Link to comment
Share on other sites

Mais uma vez um trabalho único no Brasil. Merece o nosso agradecimento e os parabéns de todos aqui!

 

Lages decepcionou e registrou uma diferença monstra para SJ.

 

Lages está dentro da normal de 31/90, creio ate que 0,3ºC abaixo. 19,4ºC está muito bom, mas SJ, sim, que chutou o balde, a barraca, o cachorro...

 

Ronaldo, tem como postar os dados de Lages da 61/90 completo? Em lugar algum consigo, nem mesmo no livro do Inmet que o Carlos iria comprar...

 

Valeu.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Excelentes dados.

 

Os dados de Canela mostram como deve ser fria a estação desativada de São Francisco de Paula que está a mais de 900 metros de altitude, estando ainda mais ao sul e a leste.

 

Para mim São Francisco de Paula é mais fria que Vacaria e Bom Jesus, tão badaladas no cenário nacional e até mesmo gaúcho no quesito frio, pois estão ao redor dos 1000 metros. Ela só perde, ao meu ver, para Cambará e Ausentes aqui no Estado. Ainda assim fica quase igual à Cambará.

 

Após as instalaçãoes de automáticas em Ausentes, SJ (pq da maçã) e Morro da Igreja, meu sonho de consumo atualmente é que o INMET reative os dados de São Francisco de Paula, nem que seja por uma estação convencional.

 

A proximidade com o mar não a tornaria um clima mais marítimo, "estragando" as mínimas? As noites seriam de MM sempre...

 

Quanto as máximas, nem preciso dizer... :P

 

Abçs

Link to comment
Share on other sites

Shimutz, São Francisco, ao meu ver, tem tanta MM quanto Canela, talvez um pouco mais. São pouco mais de 20km em linha reta uma da outra, extensão exata da área urbana de Curitiba. A dinâmica de nebulosidade é quase a mesma.

 

São Francisco não tem mata densa como Canela e Gramado. Lá é campo de cima da serra, logo a perda de calor é muito maior nas noites de céu claro.

Link to comment
Share on other sites

Shimutz, São Francisco, ao meu ver, tem tanta MM quanto Canela, talvez um pouco mais. São pouco mais de 20km em linha reta uma da outra, extensão exata da área urbana de Curitiba. A dinâmica de nebulosidade é quase a mesma.

 

São Francisco não tem mata densa como Canela e Gramado. Lá é campo de cima da serra, logo a perda de calor é muito maior nas noites de céu claro.

 

Entendo...

 

Seria interessante saber média das mínima e das máximas de Canela e Vacaria. Acredito que Vacaria ganha de mínima e Canela nas máximas, sendo empírico...

 

Pelo que eu que lembro, SChico e Vacaria têm paisagem semelhante.

 

O detalhe é: estas noite claras, não comuns e onde? Vacaria, Canela ou S. Chico?

Link to comment
Share on other sites

O Morro da Igreja tem uma amplitude anual muito baixa

 

Este ano vamos descobrir...Mas acho que o ano passado deve ter sido normal....O problema foi este ano com 12,8 em Janeiro, que na verdade deveria ser 14,x........

 

Sem falar do bloqueio que assolou toda a Região Sul em julho, até Buenos Aires teve um dos julhos mais quentes.

Link to comment
Share on other sites

O MI deve ter uma normal de 7,0ºC em julho e de uns 14,0ºC em janeiro, sendo a amplitude anual igual a de São Joaquim, isto é, 7,0ºC.

 

Em anos muito frios, com anomalias superiores a 3ºC, o MI chega a ter média de julho na casa dos 3,xºC. Algo parecido com o que tivemos em Paris neste último janeiro. Acredito que 2000 tenha tido esta média lá em cima, ou menos.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O Morro da Igreja tem uma amplitude anual muito baixa

 

Este ano vamos descobrir...Mas acho que o ano passado deve ter sido normal....O problema foi este ano com 12,8 em Janeiro, que na verdade deveria ser 14,x........

 

Sem falar do bloqueio que assolou toda a Região Sul em julho, até Buenos Aires teve um dos julhos mais quentes.

 

É verdade, inclusive no dia 12 de julho eu estava em Buenos Aires e peguei mais calor lá do que se estivesse aqui. Lembro das TVs anunciando máxima de 23,6°C. E a média das máximas para julho lá é algo em torno de 14°C. Eu lembro que naquela noite a TV marcava no canto da tela 19,2°C às 23h!!

Link to comment
Share on other sites

 

1-Canela deve ser bem pluviosa normalmente, com 364mm neste janeiro.

 

Apesar em Caxias tem 146mm de média, e caiu neste janeiro 243m. Se Canela se assemelhar mais Caxias, tudo certo. Senão, ela se assemelhará com Cambará e São Chico, bem chuvosas.

 

-POA, caiu 176mm. A normal são 100mm. 76% a mais.

 

-Caxias, caiu 243mm e a normal, 146mm: 66% a mais.

 

 

O regime de pluviosidade no RS se caracteriza por uma distribuição mensal uniforme e baixa variação anual. Uma série média para o RS com 39 anos de dados de precipitação (1952-1990) foi utilizada para diagnosticar anos que apresentaram períodos com deficiência de chuvas no estado.

 

Nota-se que os anos de 88 e 89 apresentam desvios negativos significativos na precipitação anual. Dois períodos de verão (janeiro e fevereiro) com anomalia negativa foram selecionados dentro destes dois anos. Estes períodos selecionados foram submetidos a um estudo sinótico usando campos de geopotencial, movimento vertical, vorticidade relativa, advecção de vorticidade e divergência. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) apresentou-se persistente nos meses de fevereiro que registraram deficiência de chuva mais pronunciada no RS.

 

Associada à ZCAS observou-se a presença de cavado sobre a America do Sul posicionado geralmente à leste do RS, e de um cavado no Pacifico em torno de 120°W. Este padrão atmosférico mostrou-se estacionário nos meses de fevereiro, com efeitos semelhantes a uma situação de bloqueio, de forma que os sistemas frontais foram desviados de sua trajetória normal sobre o RS. Com o posicionamento do cavado à leste do RS, a região esteve sujeita a subsidência, que contribuiu para inibir a atividade convectiva. Este período com anomalias negativas de precipitação coincidiu coma presença da fase positiva da Oscilação Sul (La Nina) no Pacífico.

 

 

Eu to falando deste ano...

 

Esta análise é tua, Carlos?

Link to comment
Share on other sites

O MI deve ter uma normal de 7,0ºC em julho e de uns 14,0ºC em janeiro, sendo a amplitude anual igual a de São Joaquim, isto é, 7,0ºC.

 

Em anos muito frios, com anomalias superiores a 3ºC, o MI chega a ter média de julho na casa dos 3,xºC. Algo parecido com o que tivemos em Paris neste último janeiro. Acredito que 2000 tenha tido esta média lá em cima, ou menos.

 

Em Julho/2007, a média lá em cima foi de 06,9ºC, enquanto que em Julho/2008 foi de 10,5ºC. Mas o mês de Junho do ano passado teve média de 07,3ºC por lá. Ou seja, talvez o mês mais frio do ano fique mesmo em torno dos 7 graus. Meses extremamente frios na serra catarinense ainda não ocorreram desde que a estação do MI entrou em funcionamento, e é por isso mesmo Bruno, que eu também sou da teoria de que dá pra conseguirmos ao menos uma média de 4ºC por lá, média digna de inverno congelante (fora o vento forte).

 

O Ronaldo pode confirmar, mas São Joaquim já teve Julhos com média de 6,xºC certo ? 4ºC no Morro da Igreja é perfeitamente aceitável :wink:

Link to comment
Share on other sites

São Joaquim teve média de 5,9C em algum julho da década de 50.

 

Engraçado que é muito mais fácil ter uma anomalia de -4c aqui em POA do que em São Joaquim.

Natural, pois Poa tem mais atmosfera. Quanto mais alto, menor a variacao pq menos o clima depende da atmosfera. No everest, o clima deve ser igual o ano todo.
Link to comment
Share on other sites

Floripa ter máxima absoluta maior que POA em janeiro é uma aberração!

 

Interessante que a estação do Rio de Janeiro (Convencional) , deu 27,5 de media...bem acima das demais..!!

 

Onde fica esta estação..?? Praça Mauá..?

 

 

Fica na Praça Mauá mesmo, mas ela desrespeita TODAS as regras de exposição e localização de uma estação meteorologica, fica num terraço de concreto rebaixado e sem circualção de ar no abrigo, é uma aberração meteorológica, as máximas em dias de sol ficam uns 4 a 6 graus acima da realidade, para saber as médias do Centro veja pelos dados do Santos Dumont que fica no mesmo bairro.

 

E lembre-se que a anomlia da Vila Militar é negativa, a média de 26,2 graus é da estação que foi fechada no Aterro do Flamengo, a média compensada de janeiro em Bangu (que também fechou) ao lado da Vila Militar é de 27 graus.

 

 

Um exemplo de como as máximas da Praça Mauá são absurdas:

 

Dia 02/02(anteontem): máximas 29 graus no Santos Dumont, 32 na Vila Militar e 35 na Praça Mauá, com o detalhe que o Santos Dumont fica no mesmo bairro da Praça Mauá e as duas estão ao lado da Baía de Guanabara, enquanto a Vila Militar é a estação mais continental da cidade e que registra as maiores máximas.

 

É como se a estação Praça Mauá estivesse numa estufa ao ar livre, todas as superfícies em volta são concretadas e refeltem calor para o abrigo, que para piorar está cercado por paredes.

Link to comment
Share on other sites

Floripa ter máxima absoluta maior que POA em janeiro é uma aberração!

 

Interessante que a estação do Rio de Janeiro (Convencional) , deu 27,5 de media...bem acima das demais..!!

 

Onde fica esta estação..?? Praça Mauá..?

 

É QUE NEM AQUELA MÁXIMA DE 40,0 DE JOINVILLE, PARA MIM TEM ALGUM ERRO.

Link to comment
Share on other sites

Mais uma vez um trabalho único no Brasil. Merece o nosso agradecimento e os parabéns de todos aqui!

 

Lages decepcionou e registrou uma diferença monstra para SJ.

 

Lages está dentro da normal de 31/90, creio ate que 0,3ºC abaixo. 19,4ºC está muito bom, mas SJ, sim, que chutou o balde, a barraca, o cachorro...

 

Ronaldo, tem como postar os dados de Lages da 61/90 completo? Em lugar algum consigo, nem mesmo no livro do Inmet que o Carlos iria comprar...

 

Valeu.

 

LAGES, NA SÉRIE COMPLETA É UM POUCO ACIMA DE 20,0ºC

 

NA AUTOMÁTICA INMET E OUTRA DA EPAGRI (24 HORAS) FECHOU COM 15,8 (EPAGRI) A DO INMET AINDA NÃO FECHEI. FOI O QUARTO MAIS FRIO E RECORDE DE MÉDIA MÁXIMA.

Link to comment
Share on other sites

Excelentes dados.

 

Os dados de Canela mostram como deve ser fria a estação desativada de São Francisco de Paula que está a mais de 900 metros de altitude, estando ainda mais ao sul e a leste.

 

Para mim São Francisco de Paula é mais fria que Vacaria e Bom Jesus, tão badaladas no cenário nacional e até mesmo gaúcho no quesito frio, pois estão ao redor dos 1000 metros. Ela só perde, ao meu ver, para Cambará e Ausentes aqui no Estado. Ainda assim fica quase igual à Cambará.

 

Após as instalaçãoes de automáticas em Ausentes, SJ (pq da maçã) e Morro da Igreja, meu sonho de consumo atualmente é que o INMET reative os dados de São Francisco de Paula, nem que seja por uma estação convencional.

 

A METSUL TEM UMA LÁ, DESATIVADA, POIS A PREFEITURA NÃO PAGA. PARA MIM ESTÁ NUM LOCAL INADEQUADO.

Link to comment
Share on other sites

Mais uma vez um trabalho único no Brasil. Merece o nosso agradecimento e os parabéns de todos aqui!

 

Lages decepcionou e registrou uma diferença monstra para SJ.

 

Lages está dentro da normal de 31/90, creio ate que 0,3ºC abaixo. 19,4ºC está muito bom, mas SJ, sim, que chutou o balde, a barraca, o cachorro...

 

Ronaldo, tem como postar os dados de Lages da 61/90 completo? Em lugar algum consigo, nem mesmo no livro do Inmet que o Carlos iria comprar...

 

Valeu.

 

61 ANOS;

 

20,3 (59 ANOS)

26,5/58 ANOS

15,8/58 ANOS

Link to comment
Share on other sites

O MI deve ter uma normal de 7,0ºC em julho e de uns 14,0ºC em janeiro, sendo a amplitude anual igual a de São Joaquim, isto é, 7,0ºC.

 

Em anos muito frios, com anomalias superiores a 3ºC, o MI chega a ter média de julho na casa dos 3,xºC. Algo parecido com o que tivemos em Paris neste último janeiro. Acredito que 2000 tenha tido esta média lá em cima, ou menos.

 

SÃO JOAQUIM TEVE 5,8ºC DE MÉDIA EM JUNHO DE 1963, QUEM SABE O MORRO POSSA TER FICADO NOS 2/3ºC

Link to comment
Share on other sites

 

61 ANOS;

 

20,3 (59 ANOS)

26,5/58 ANOS

15,8/58 ANOS

 

Valeu, vovô. :lol: :lol:

 

Então, é como eu achava mesmo. 19,4ºC está bom. Poderia ser melhor, como SJ, com quase 3ºC de anomalia.

 

Ronaldo, publicada em algum site, teria esta normal mês a mês de Lages? Não acho em lugar algum....

 

Brigadão!

Link to comment
Share on other sites

 

61 ANOS;

 

20,3 (59 ANOS)

26,5/58 ANOS

15,8/58 ANOS

 

Valeu, vovô. :lol: :lol:

 

Então, é como eu achava mesmo. 19,4ºC está bom. Poderia ser melhor, como SJ, com quase 3ºC de anomalia.

 

Ronaldo, publicada em algum site, teria esta normal mês a mês de Lages? Não acho em lugar algum....

 

Brigadão!

COLOCAREI UMA HORA, QDO O "QUATÍ' PESAR MENOS!!!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.